Vous êtes sur la page 1sur 26

NUTRIO MATERNO INFANTIL II

Desnutrio Infantil
Andressa Souza
Nutricionista CRN 11100413

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA
Definio

A desnutrio energtico-proteica (DEP) ocorre pela deficincia primria e/ou secundria de energia e protenas e representa uma sndrome carencial que rene inmeras manifestaes clnicas, antropomtricas e metablicas.

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA

A desnutrio infantil, apesar da reduo da sua prevalncia, continua sendo um problema de sade pblica em todo o mundo; A desnutrio est associada a 50% de todas as mortes de crianas menores de 5 anos no mundo (UNICEF, 2005); A desnutrio aumenta o risco de doenas e pode afetar o crescimento e desenvolvimento da criana;

A Organizao Mundial da Sade (OMS) publicou um manual de tratamento da desnutrio grave, cuja implementao reduziu a mortalidade em 5 a 30% de desnutrio (OMS, 2000).

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA

A desnutrio reconhecida como um importante fator de risco para o aumento de infeces e mortalidade infantil; Evidncias mostram um envolvimento da deficincia de micronutrientes e maior gravidade de doenas.

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA

Epidemiologia no Brasil

PNDS - 1996 Desnutrio 13%

PNDS - 2006 7%

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA
Etiologia

Vida intrauterina - baixo peso ao nascer; Fase de lactente - interrupo precoce do aleitamento materno; Doenas - ocorrncia de repetidos episdios de doenas infecciosas (diarrias e respiratrias), acompanhados de perda de peso devido reduo do apetite e absoro de nutrientes; Problemas familiares - situao socioeconmica;

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA
Etiologia

Prticas alimentares incorretas - incio precoce da alimentao complementar e utilizao incorreta de frmulas lcteas; Alimentao inadequada - baixo nmero de refeies, baixa disponibilidade de alimentos, condies inadequadas de moradia;
Cuidados com a criana - precrio conhecimento das mes sobre os cuidados com a criana (alimentao, higiene e cuidados com a sade de modo geral); Fraco vnculo me e filho.

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA

Desnutrio leve e moderada:


Alteraes de crescimento, visveis pela desacelerao de curva de crescimento; Perda de peso; Reduo de tecido adiposo; Anemia leve a moderada; Ressecamento de pele e cabelos; Alterao de desenvolvimento psicomotor; Apetite ainda preservado.

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA

Desnutrio grave:

Perda de peso grave; Reduo da imunidade celular; Alterao da funo cerebral; Dificuldade de aprendizagem; Perda de massa muscular e adiposa; Cabelos opacos e com queda; Unhas quebradias; Reduo da secreo de cido clordrico (HCl), biliar e pancretica; Absoro reduzida de nutrientes; Atrofia da mucosa intestinal; Desidratao e edema; Falta de apetite;

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA
Principais deficincias nutricionais

Anemia ferropriva; Deficincia de iodo; Hipovitaminose A; Deficincia de zinco.

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA
Avaliao da criana

Antes de implementao do tratamento, devem ser realizadas as avaliaes antropomtricas, clnicas e bioqumicas do estado nutricional; Avaliao antropomtrica: Peso, estatura, IMC, dobras cutneas. Utilizar as curvas de crescimento para fazer a avaliao do estado nutricional. ** O ministrio da sade recomenda a utilizao de um registro dirio de peso durante a internao de crianas desnutridas. Caso a internao se prolongue, esta anotao deve ser feita mensalmente.

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA
Avaliao da criana

Avaliao clnica

Quando a criana atendida pela primeira vez, deve ser imediatamente avaliada quanto ao risco de morte; Se houver sinais de risco (hipoglicemia, hipotermia, desidratao, anemia grave, sinais de infeco), o tratamento deve ser iniciado o mais rpido possvel; A avaliao clnica, atravs do exame fsico, auxilia na determinao da extenso da desnutrio energtico-proteica (DEP) e da terapia nutricional a ser adotada.

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA
Avaliao da criana

Histria pregressa e atual da criana

Avaliao bioqumica: Exames laboratoriais. A interpretao do exames pode ser dificultada pela presena de desnutrio.

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA
Tratamento

O objetivo do tratamento da DEP recuperar o estado nutricional; Nos casos de desnutrio moderada a grave, com ou sem edemas Restabelecer funes metablicas, hidroeletrolticas e tratar infeces;

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA

Tratamento Desnutrio leve a moderada:

Criana so acompanhadas em nvel ambulatorial; Os requerimentos nutricionais e de energia devem estar aumentados em relao a indivduos saudveis;
Ateno: Para crianas com baixo peso decorrente de baixa estatura, a prescrio de um valor de energia adicional pode levar ao sobrepeso um vez que a recuperao da estatura muito lenta, principalmente em condies de vida desfavorveis.

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA

Tratamento Desnutrio grave:

A OMS publicou um conjunto de orientaes nutricionais denominado 10 passos para a recuperao nutricional da criana com desnutrio grave, que so distribudos em 3 fases: Fase I Inicial ou estabilizao Inclui os passos 1 ao 5; Fase II Reabilitao Inclui os passos 6 ao 9; Fase III Acompanhamento Inclui os passo 10.

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA

Tratamento Desnutrio grave:

Passo 1 e 2: Tratar/prevenir hipoglicemia e hipotermia


Hipoglicemia < 54 mg/dL Hipotermia temperatura axilar < 35C ou temperatura retal < 36,5C

Passo 3: Tratar desidratao e Choque sptico Passo 4: Corrigir distrbios hidroeletrolticos

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA

Tratamento Desnutrio grave:

Passo 5: Tratar a infeco


Passo 6: Corrigir deficincia de micronutrientes

Passo 7: Reiniciar a alimentao cautelosamente

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA

Tratamento Desnutrio grave:

Passo 8: Fase de reabilitao ou de crescimento rpido


Passo 9: Afetividade, estimulao, recreao e cuidado

Passo 10: Preparar para a alta e acompanhamento ps-alta

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA
Alimentao

O planejamento alimentar deve possibilitar a reposio, manuteno e reserva adequadas de nutrientes no organismo; A educao nutricional muito importante em todas as etapas da vida. Como a desnutrio bastante comum na infncia, torna-se essencial e urgente que as pessoas que fazem parte do processo de educao/formao das crianas (famlia, professores) tenham acesso a informaes sobre o correto aproveitamento dos alimentos e a alimentao saudvel;

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA
Alimentao

Algumas sugestes para aproveitar ao mximo o valor nutritivo dos alimentos, em especial das frutas e verduras:

Frutas e verduras devem ser consumidas bem frescas, pois os nutrientes vo se perdendo com o amadurecimento e com o tempo de armazenamento; Ao cozinhar as verduras, mantenha a tampa da panela fechada; No cozinhar demais os alimentos, principalmente os vegetais, pois aumentam as perdas; Aproveitar a gua que sobrou do cozimento para preparar outro prato, como sopas, cozidos; No submeter nenhum alimento a temperaturas altas demais, prefeir o fogo brando; importante dar orientaes sobre a melhor forma de ter uma alimentao equilibrada, levando em considerao a realidade da populao; Esse tipo de orientao indispensvel no tratamento, mas principalmente na preveno da doena.

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA
Alimentao Dicas de higiene dos alimentos

Utilizar somente gua filtrada ou fervida; Lavar muito bem as verduras, legumes e frutas, usando sabo e gua corrente filtrada ou fervida; Cozinhar bem os alimentos, principalmente as carnes; Fazer a comida perto do horrio de servi-la; Manter os alimentos cobertos ou em recipientes bem fechados; No falar, tossir ou espirrar em cima dos alimentos; No comer alimentos com aparncia ou cheiro imprprios.

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA

Outros efeitos da desnutrio so o aumento da hospitalizao e convalescncia prolongadas; Uma populao desnutrida representa tambm maiores gastos em sade para o pas, desde os cuidados primrios at a internao.

Alm disso, mais difcil para as mes de crianas desnutridas conseguirem emprego, o que acarreta problemas socioeconmicos que podem agravar ainda mais o quadro da desnutrio em todo o pas, gerando um ciclo vicioso: Desemprego
Desnutrio Fome

Fatores sociais, polticos, econmicos

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA
Preveno da desnutrio

As principais maneiras de prevenir a desnutrio so:

Orientar corretamente sobre o aleitamento materno, atravs da formao de profissionais de sade e educadores capacitados; Divulgar informaes prticas sobre o conceito de alimentao saudvel; Realizar programas governamentais de suplementao alimentar que atinjam todo o pas e, especialmente, as regies que apresentam maior risco de desenvolvimento da desnutrio.

DESNUTRIO ENERGTICO-PROTEICA

O atendimento criana desnutrida essencialmente realizado atravs de uma abordagem multidisciplinar;

Avaliar necessidade de encaminhamento para profissionais como: fisioterapeuta, psiclogo, assistente social, neurologista, fonoaudilogo; Avaliar o encaminhamento a servios de ateno famlia, visando diagnosticar e estabelecer condutas nas situaes de fraco vnculo familiar ou suspeitas de maus tratos a criana.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ACCIOLY, E.; SAUNDERS,C; LACERDA, E.M. Nutrio em obstetrcia e pediatria. 2 edio Rio de Janeiro: Editora Cultura Mdica, 2009. Fonte: PNDS, 2006: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/pnds/saude_nutricional.php

Vous aimerez peut-être aussi