Vous êtes sur la page 1sur 11

Tabela Peridica

1.Histria da tabela peridica


A primeira descoberta cientfica de um elemento, ocorreu em 1669, quando o alquimista Henning Brand descobriu o fsforo. Durante os duzentos anos seguintes, um grande olume de con!ecimento relati o "s propriedades dos elementos e seus compostos, foram adquiridos pelos qumicos. #om o aumento do n$mero de elementos descobertos, os cientistas iniciaram a in estiga%&o de modelos para recon!ecer as propriedades e desen ol er esquemas de classifica%&o. A primeira classifica%&o, foi a di is&o dos elementos em metais e n&o'metais. (sso possibilitou a antecipa%&o das propriedades de outros elementos, determinando assim, se seriam ou n&o met)licos.

1.1 As primeiras tentativas


A lista de elementos qumicos, que tin!am suas massas at*micas con!ecidas, foi preparada por +o!n Dalton no incio do ,(,. -uitas das massas at*micas adotadas por Dalton, esta am longe dos alores atuais, de ido a ocorr.ncia de erros. /s erros foram corrigidos por outros cientistas, e o desen ol imento de tabelas dos elementos e suas massas at*micas, centralizaram o estudo sistem)tico da qumica. /s elementos n&o esta am listados em qualquer arran0o ou modelo peridico, mas simplesmente ordenados em ordem crescente de massa at*mica, cada um com suas propriedades e seus compostos. /s qumicos, ao estudar essa lista, concluram que ela n&o esta a muito clara. /s elementos cloro, bromo e iodo, que tin!am propriedades qumicas semel!antes, tin!am suas massas at*micas muito separadas. 1m 1239, +o!ann 4. D5bereiner te e a primeira ideia, com sucesso parcial, de agrupar os elementos em tr.s ' ou trades. 1ssas trades tamb6m esta am separadas pelas massas at*micas, mas com propriedades qumicas muito semel!antes. A massa at*mica do elemento central da trade, era supostamente a m6dia das massas at*micas do primeiro e terceiro membros. 7amenta elmente, muitos dos metais n&o podiam ser agrupados em trades. /s elementos cloro, bromo e iodo eram uma trade,ltio,sdio e pot)ssio forma am outra.

1.2 A segunda tentativa


/ segundo modelo foi sugerido em 1268 por +o!n A.9. :e;lands<professor de qumica no #it= #ollege em 7ondres>. ?ugerindo que os elementos poderiam ser arran0ados comparati amente a uma escala musical. #omo em uma escala musical, e@iste uma

repeti%&o das notas a cada oita a, os elementos qumicos teriam uma repeti%&o peridica. 1ste modelo colocou o elemento ltio, sdio e pot)ssio 0untos. 1squecendo o grupo dos elementos cloro, bromo e iodo, e os metais comuns como o ferro e o cobre. A ideia de :e;lands foi ridicularizada pela analogia com os sete inter alos da escala musical. A #!emical ?ociet= recusou a publica%&o do seu trabal!o peridico <+ournal of t!e #!emical ?ociet=>. :en!uma regra num6rica foi encontrada para que se pudesse organizar completamente os elementos qumicos numa forma consistente, com as propriedades qumicas e suas massas at*micas. A base terica na qual os elementos qumicos est&o arran0ados atualmente ' n$mero at*mico e teoria quAntica ' era descon!ecida naquela 6poca e permaneceu assim por )rias d6cadas. A organiza%&o da tabela peridica, foi desen ol ida n&o teoricamente, mas com base na obser a%&o qumica de seus compostos, por Dimitri -endeleie .

1.3 A tabela peridica, segundo Mendeleiev


Dimitri -endelee <12B8 C 19DE> nasceu em FobolsG, na 9$ssia, sendo o mais no o de dezessete irm&os. -endelee formou'se em qumica na Hni ersidade de ?&o Ietersburgo, trabal!ou na Aleman!a, Jran%a e nos 1stados Hnidos. 1scre eu um li ro de qumica orgAnica em 1261. 1m 1269, enquanto escre ia seu li ro de qumica inorgAnica, organizou os elementos na forma da tabela peridica atual, paralelamente a -endelee , o alem&o 7ot!ar -e=er tamb6m desen ol ia um trabal!o semel!ante em seu pas. -endelee criou uma carta para cada um dos 6B elementos con!ecidos. #ada carta contin!a o smbolo do elemento, a massa at*mica e suas propriedades qumicas e fsicas. #olocando as cartas em uma mesa, organizou'as em ordem crescente de suas massas at*micas, agrupando'as em elementos de propriedades semel!antes. Jormou'se ent&o a tabela peridica. A antagem da tabela peridica de -endelee sobre as outras 6 que esta e@ibia semel!an%as, n&o apenas em pequenos con0untos, como as trades. -ostra am semel!an%as numa rede de rela%Kes ertical, !orizontal e diagonal. A partir deste fator, -endelee conseguiu pre er algumas propriedades <pontos de fus&o e ebuli%&o, densidade, dureza, retculo cristalino, @idos, cloretos> de elementos qumicos que ainda n&o !a iam sido descobertos em sua 6poca. De ido a esta pre isibilidade, o trabal!o de -endelee foi amplamente aceito, sendo assim considerado o pai da tabela peridica atual, mas de maneira 0usta, tanto ele quanto o seu correlato alem&o, -e=er, s&o os erdadeiros pais da atual classifica%&o peridica. 1m 19L1, ?eaborg recebeu o Ir.mio :obel em qumica, pelo seu trabal!o. / elemento 1D6 tabela peridica 6 c!amado seabrgio, em sua !omenagem. / sistema de numera%&o dos grupos da tabela peridica, usados atualmente, s&o recomendados pela Hni&o (nternacional de Mumica Iura e Aplicada <(HIA#>.

Antes de 12DD<B6 elementos>N descobertas da antiguidade, da Alquimia e dos primordios da Muimica <descoberta do o@igenio>.

12DD'1289 <O33 elementos>N impulso das re olu%Kes cientfica <Mumica como ci.ncia> e (ndustrial. 12LD'1299 <O3E elementos>N 6poca da classifica%&o dos elementos e impulso da espectroscopia. 19DD'1989 <O1B elementos>N impulso das teorias quAnticas. 19LD' 1999 <O1L elementos>N 6poca da bomba at*mica e da Jsica de partculas.

2. Classificao Peridica Moderna


A periodicidade ocorre quando um determinado e ento se repete regularmente, em fun%&o de um certo parAmetro. :o caso da Fabela Ieridica de -endelee , o arran0o adotado por ele, determina a uma aria%&o repetiti a <peridica> das propriedades fsicas e qumicas " medida que se sucediam as lin!as de elementos. / mesmo se obser a a nas colunas. Assim, a base das modernas classifica%Kes peridicas dos elementos foi a segunda ers&o lan%ada por -endelee em 12E1 e modificada com o tempo para acomodar os no os elementos que se descobriram, entre eles os gases nobres. -ais tarde, com a descoberta dos prtons e dos el6trons, o fsico ingl.s Henr= P. +. -osele= percebeu que as propriedades peridicas eram em fun%&o do n$mero at*mico crescente e n&o da massa at*mica, como pensaram os pesquisadores anteriores. Assim, desapareciam tamb6m as Qin ersKesR da Fabela de -endelee , como era o caso do iodo e do tel$rio. A partir da a 7ei da Ieriodicidade gan!ou um no o enunciadoN -uitas propriedades fsicas e qumicas dos elementos ariam periodicamente na seqS.ncia de seus n$meros at*micos. <7ei da Ieriodicidade de -osele=>.

2.1 As ltimas modificaes


/ $ltimo elemento que ocorre na natureza a ser descoberto, em 193L, foi o r6nio. Desde ent&o, os no os elementos que entraram para a tabela peridica foram produzidos pelos cientistas, atra 6s da fus&o de )tomos de diferentes substAncias. A $ltima maior troca na tabela, resultou do trabal!o de Plenn ?eaborg, na d6cada de LD. T partir da descoberta do plut*nio em 198D, ?eaborg descobriu todos os elementos transurAnicos <do n$mero at*mico 98 at6 1D3>. 9econfigurou a tabela peridica colocando a s6rie dos actndeos abai@o da s6rie dos lantandios

3. str!t!ra da Tabela Peridica

3.1 Per"odos
/s perodos s&o as sete lin!as !orizontais que aparecem na tabela. 1les podem ser classificados comoN

/ n$mero do perodo indica o n$mero de camadas que os seus elementos possuem.

3.2 #am"lias o! Col!nas


As 12 lin!as erticais que aparecem na tabela s&o denominadas colunas, grupos ou famlias de elementos. 1m uma famlia, os elementos apresentam a mesma configura%&o na $ltima camada e, por isso, de em apresentar propriedades qumicas semel!antes. Algumas famlias recebem nomes especiaisN

Metais AlcalinosN recebem esse nome de ido ao oc)bulo )lcali, que significa cinza de plantas, onde podem ser encontrados, principalmente o sdio e o pot)ssio. Metais Alcalino$terrososN nome dado de ido a semel!an%a apresentada com os alcalinos e por encontrarem'se na terra. Calco%&nios' a pala ra em do grego e significa Qformadores de cobreR. Halo%&niosN a pala ra em do grego e significa Qformadores de saisR. (ases )obres.

3.3 Classificaes Eletr nicas dos Elementos


#amin!ando !orizontalmente ao longo dos sete perodos da #lassifica%&o Ieridica, ao passarmos de uma quadrcula para a seguinte, o n$mero at*mico aumenta de uma unidade, o que equi ale dizer que a eletrosfera recebe um no o el6tron, c!amado el6tron de diferencia%&o. #om base nesse crit6rio da distribui%&o eletr*nica, temos as seguintes classifica%KesN lemento *epresentati+o o! T"pico' s&o os elementos que ocupam as colunas QAR. ?eus $ltimos el6trons entram no subn el s <1A e 3A> ou no subn el p <de BA a EA> e apresentam o $ltimo n el incompleto. / n$mero da coluna corresponde ao n$mero de el6trons do $ltimo n el. 1sses elementos apresentam propriedades qumicas muito semel!antes. 1@N #l <UV1E> WX 1s3 3s3 3p6 Bs3 Bp6 TransioN s&o os elementos que ocupam as colunas QBR. ?eus $ltimos el6trons entram no subn el d. / n$mero da coluna 6 dado pela soma dos el6trons de s do $ltimo n el com os el6trons de d do pen$ltimo n el, obser ando'se que, se a soma for superior a 2, teremosN 2 <coluna 2B primeira fila>, 9 <coluna 2B segunda fila>, 1D <coluna 2B terceira fila>, 11 <coluna 1B> e 13 <coluna 3B>. 1@N #o <UV3E> WX 1s3 3s3 3p6 Bs3 Bp6 8s3 BdE <coluna 2B 3Y fila> Transio ,nterna' s&o os elementos que ocupam o 6Z e o EZ perodo da coluna BB. ?eus $ltimos el6trons entram no subn el f <se em 8f, lantandeos e, se em Lf, actindeos>. 1@N Ir <UVL9> WX 1s3 3s3 3p6 Bs3 Bp6 8s3 Bd1D 8p6 Ls3 8d1D Lp6 6s3 Ld1 8f3 <6Z perodo, lantandeo> ./s elementos artificiais que .m antes do urAnio <U[93>, s&o c!amados cisurAnicos e podem ser sintetizados pelo !omem. /s elementos artificiais que .m depois do urAnio <U\93>, s&o c!amados transurAnicos e tamb6m podem ser sintetizados pelo !omem.

-ons ,soeletr.nicos' s&o aqueles que possuem o mesmo n$mero de el6trons. :o caso dos c)tions e Anions, podemos obser arN os c)tions <principalmente os dos elementos das colunas 1A e 3A>, quando perdem el6trons, atingem a configura%&o eletr*nica do g)s nobre imediatamente anterior a ele no quadro peridico. /s Anions atingem a configura%&o do g)s nobre imediatamente posterior a ele no quadro peridico. 1@N :a <UV11> WX 1s3 3s3 3p6 Bs1 WX 1s3 3s3 3p6 BsD O e' J <UV9> WX 1s3 3s3 3pL O e' WX 1s3 3s3 3p6 .?emel!antes aN :e <UV1D> WX 1s3 3s3 3p6 . Deste modo, :aO e J' s&o isoeletr*nicos.

3./ Metais0 )o Metais0 1emimetais e (ases )obres


Hma das mais antigas classifica%Kes distribua os elementos em dois grupos principais, le ando em considera%&o caractersticas fsicasN metais e n&o'metais. A descoberta dos gases inertes e de outros elementos fez surgirem o grupo dos gases nobres e o grupo dos semimetais, respecti amente. Ho0e os elementos qumicos distribuem'se nos seguintes gruposN Metais' 2E elementosN s&o elementos slidos <e@ceto o merc$rio>] em geral duros] t.m a propriedade de refletir a luz, manifestando bril!o caracterstico <denominado Qbril!o met)licoR>] densos] de altos pontos de fus&o e de ebuli%&o] apresentam alta conduti idade el6trica e t6rmica] ductibilidade, que 6 a capacidade de serem transformados facilmente em fios] maleabilidade, facilmente transformados em lAmina] quanto aos slidos, perdem facilmente el6trons dando origem a ons positi os <c)tions>. )o$Metais 2ametais>N 11 elementosN apresentam propriedades opostas "s dos metais, ou se0aN s&o maus condutores de calor e eletricidade] em geral s&o opacos e n&o apresentam bril!o, n&o s&o d$cteis e nem male) eis e t.m tend.ncia a gan!ar el6trons, transformando'se em ons negati os <Anions>. 1emimetais' E elementosN s&o todos slidos em condi%Kes ambiente e apresentam caractersticas intermedi)rias entre os metais e os n&o'metais. (ases )obres' 6 elementosN s&o encontrados isoladamente na natureza na forma de mol6culas monoat*micas <substAncias simples>] t.m comportamento qumico especfico e receberam esse nome porque se considerou inicialmente que n&o reagiam <gases inertes>. Ho0e 0) se consegue sintetizar alguns compostos de gases nobres, embora ten!a estabilidade prec)ria.

/B?.N / !idrog.nio tem caractersticas distintas de todos os demais elementos e, em alguns sistemas peridicos 6 representado " parte, ou representado duplamente sobre a famlia dos alcalinos e sobre a dos !alog.nio, pois manifesta caractersticas dessas duas famlias.

/. Propriedades aperidicas e peridicas


/.1 !ropriedades aperidicas"
?&o aquelas cu0os alores ariam <crescem ou decrescem> " medida que o n$mero at*mico aumenta e que n&o se repetem em perodos determinados ou regulares .1@emploN a massa at*mica de um n$mero sempre aumenta de acordo com o n$mero at*mico desse elemento.

/.2 !ropriedades peridicas "


s&o aquelas que, " medida que o n$mero at*mico aumenta, assumem alores semel!antes para inter alos regulares, isto 6, repetem periodicamente. 1@emplosN *aio At.mico ' ^ uma caracterstica difcil de ser determinada. Hsaremos aqui, de maneira geral, dois fatoresN n$mero de n eis <camadas>N quanto maior o n$mero de n eis, maior ser) o taman!o do )tomo.?e os )tomos comparados ti erem o mesmo n$mero de n eis <camadas>, usaremosN n$meros de prtons <n$mero at*mico U>N o )tomo que apresentar o maior n$mero de prtons e@erce uma maior atra%&o sobre os seus el6trons, o que ocasiona uma diminui%&o do seu taman!o <atra%&o n$cleo'el6tron>.

ner%ia de ioni3ao' ^ a energia necess)ria para remo er um ou mais el6trons de um )tomo isolado no estado gasoso. ,D<g> O energia _ ,O<g> O e'. A remo%&o do primeiro el6tron, que 6 o mais afastado do n$cleo, requer uma quantidade de energia denominada primeira energia de ioniza%&o <1Y 1.(.> e assim sucessi amente. De maneira geral podemos relacionar a energia de ioniza%&o com o taman!o do )tomo, pois quanto maior for o raio at*mico, mais f)cil ser) remo er o el6tron mais afastado <ou e@terno>, isto que a for%a de atra%&o n$cleo'el6tron ser) menor. (enerali3ando' MHA:F/ -A(/9 / FA-A:H/ D/ `F/-/, -1:/9 ?19` A I9(-1(9A 1:19P(A D1 (/:(UAab/. 7ogo, a 1Y 1.(. na tabela peridica aria de modo in erso ao raio at*mico.

Muanto menor o taman!o do )tomo, maior ser) sua afinidade eletr*nica. (nfelizmente, a medida e@perimental de afinidade eletr*nica 6 muito difcil e, por isso, seus alores s&o con!ecidos apenas para alguns elementos qumicos. Al6m disso, essa propriedade n&o 6 definida para os gases nobres letrone%ati+idade ' ^ a forca de atra%&o e@ercida sobre os el6trons de uma liga%&o. A eletronegati idade dos elementos n&o 6 uma grandeza absoluta, mas, sim, relati a. Ao estud)'la, na erdade estamos comparando a for%a de atra%&o e@ercida pelos )tomos sobre os el6trons de uma liga%&o. 1ssa for%a de atra%&o tem uma rela%&o com o 9A(/ AFc-(#/N Muanto menor o taman!o de um )tomo, maior ser) a for%a de atra%&o, pois a distAncia n$cleo'el6tron da liga%&o 6 menor. Famb6m n&o 6 definida para os gases nobres.

letropositi+idade o! Car4ter Met4lico ' 6 a capacidade de um )tomo perder el6trons, originando c)tions. /s metais apresentam ele adas eletropositi idades, pois uma de suas caractersticas 6 a grande capacidade de perder el6trons. 1ntre o taman!o do )tomo e sua eletropositi idade, !) uma rela%&o gen6rica, uma ez que quanto maior o taman!o do )tomo, menor a atra%&o n$cleo'el6tron e, portanto, maior a sua facilidade em perder el6trons. Famb6m n&o est) definida para os gases nobres

*eati+idade' A reati idade de um elemento qumico est) associada " sua maior ou menor facilidade em gan!ar ou perder el6trons. Assim, os elementos mais reati os ser&o tanto os metais que perdem el6trons com maior facilidade, quanto os ametais que gan!am el6trons com maior facilidade.

Propriedades f"sicas dos elementosN As propriedades fsicas s&o determinadas e@perimentalmente, mas, em fun%&o dos dados obtidos, podemos estabelecer regras gen6ricas para sua aria%&o, considerando a posi%&o do elemento na tabela peridica. o 5ensidade' :os perodos a densidade cresce das e@tremidades para o centro. :as famlias a densidade cresce de cima para bai@o.1squematicamente, podemos representar porN

Assim, os elementos de maior densidade est&o situados na parte central e inferior da tabela, sendo o dsmio </s> o elemento mais denso <33,L gecmB>. /bs.N A tabela apresenta densidade obtida a Df# e 1 atm. o Ponto de f!so' N ^ temperatura na qual uma substAncia passa do estado slido para o estado lquido. o Ponto de eb!lio N ^ temperatura na qual uma substAncia passa do estado lquido para o estado gasoso. :a famlia (A <alcalinos> e na famlia ((A <alcalinos terrosos>, ((B, BA, 8A, os elementos de maior ponto de fus&o <IJ> e ponto de ebuli%&o <I1> est&o situados na parte superior da tabela. De modo in erso, nas demais famlias, os elementos com maiores IJ e I1 est&o situados na parte inferior. :os perodos, de maneira geral, os IJ e I1 crescem da e@tremidade para o centro da tabela.

Vous aimerez peut-être aussi