Vous êtes sur la page 1sur 45

CENTRO NACIONAL EUROPASS

Realize de seguida o seu diagnstico e saiba qual a sua Competncia Empreendedora:

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

O empreendedorismo uma atitude! Engloba a motivao e a capacidade de um indivduo para identificar uma oportunidade e para a concretizar com o objetivo de produzir um determinado valor.

O Empreendedor transforma a situao mais banal numa oportunidade excecional. Vive no futuro, nunca no passado e raramente no presente.

Empreendedores so aqueles que: Tm iniciativa, no ficam espera; Acreditam em si mesmos; Aceitam novos desafios; So otimistas e persistentes

a arte de ver mais longe e evoluir com os erros.


MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Evita erros?
Gosta de aceitar novos desafios? Quais so os seus projetos empreendedores?

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

A finalidade deste questionrio identificar as suas competncias empreendedoras na fase denominada por Pr Arranque, ou seja, antes da formalizao e criao de um negcio.

Instrues
No existem respostas certas nem erradas, pelo que lhe pedimos que procure responder s perguntas to honestamente quanto possvel. Para responder a cada um dos prximos 45 itens, pedimos-lhe que no pense na opinio que tem de si prprio/a mas sim na opinio que as pessoas tm de si, e atribua uma pontuao de 1 a 5 a cada afirmao, utilizando a escala que se segue: Exemplo: Para a frase Gosto de novos desafios, se a sua resposta Aplica-se totalmente ento dever colocar um crculo no nmero 5. Contudo, se a mesma frase explica metade daquilo que acontece consigo ento dever colocar um crculo no nmero 3.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

No se aplica nada a mim

Aplica-se totalmente a mim

1.Duvido sempre da minha capacidade para dar a volta a situaes complicadas e resolver os problemas por mim prprio/a. 2.Tenho sempre tendncia para guiar as minhas aes pelos resultados que obtive no passado. 3.Consigo lidar bem com muitos tipos de pessoas muito diferentes entre si. 4.Consigo esconder os meus sentimentos quando me convm. 5.Consigo convencer facilmente as pessoas com os meus argumentos. 6.Sou sempre capaz de me adaptar a diferentes situaes. 7.Arrisco muitas vezes quando acredito que algo vai dar certo, mesmo que no consiga prever totalmente as consequncias das minhas aes. 8.Consigo identificar algum produto ou servio com potencialidades para ser o melhor do mercado. 9.Tenho gosto em criar os meus prprios projetos. 10.Conheo-me a mim prprio/a e sei o que me faz sentir bem.

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

2 2 2 2 2 2 2 2 2 2

3 3 3 3 3 3 3 3 3 3

4 4 4 4 4 4 4 4 4 4

5 5 5 5 5 5 5 5 5 5

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

No se aplica nada a mim

Aplica-se totalmente a mim

11.No tenho muita imaginao. 12.Penso que tudo o que me acontece na vida apenas resultado das minhas aes. 13.Sei que, por muitos obstculos que surjam na minha vida, de uma forma ou de outra, consigo sempre ultrapass-los. 14.Sei que sou capaz de utilizar as minhas capacidades para realizar uma tarefa com sucesso. 15.Deixo sempre que as minhas experincias passadas influenciem as decises que tomo. 16.Gosto de falar com pessoas que no conheo. 17.Consigo perceber quando as pessoas se sentem incomodadas com a minha presena e mudar de atitude/comportamento para me tornar mais agradvel. 18.Raramente consigo mudar a opinio das pessoas em relao a determinados assuntos, mesmo que me esforce muito por isso. 19.Geralmente encaro uma mudana como algo positivo. 20.Gosto de desafios que tenham algum risco associado.

1 1 1 1 1 1 1

2 2 2 2 2 2 2

3 3 3 3 3 3 3

4 4 4 4 4 4 4

5 5 5 5 5 5 5

1 1

2 2

3 3

4 4

5 5

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

No se aplica nada a mim

Aplica-se totalmente a mim

21.Consigo detetar frequentemente a existncia de uma necessidade, em termos de produtos ou servios, que no est a ser satisfeita.

1 1

2 2

3 3

4 4

5 5

22.Deveria criar o meu prprio negcio.


23.Coloco o mximo de empenho naquilo que fao quando sei que os resultados me vo deixar satisfeito/a. 24.Sou uma pessoa bastante curiosa. 25.Considero que a sorte, e outros factores externos a mim, determinam muitas vezes os acontecimentos que fazem parte da minha vida. 26.Reajo sempre, mesmo quando as coisas correm mal. 27.Acredito que posso vir a ser bem sucedido/a. 28.Tenho sempre certeza do resultado que vou obter quando tomo as minhas decises. 29.Consigo conhecer mais de 10 pessoas novas por ano e manter-me em contacto com elas. 30.Sou uma pessoa transparente em relao ao que sinto.

1
1 1 1 1 1 1 1

2
2 2 2 2 2 2 2

3
3 3 3 3 3 3 3

4
4 4 4 4 4 4 4

5
5 5 5 5 5 5 5

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

No se aplica nada a mim

Aplica-se totalmente a mim

31.Geralmente consigo influenciar as pessoas ao ponto de fazerem aquilo que eu quero. 32.Tenho sempre preferncia por coisas que me so familiares e que conheo bem. 33.No evito determinadas situaes apenas porque que no as consigo controlar completamente. 34.Consigo perceber quando um determinado produto ou servio necessita ser melhorado para satisfazer o cliente. 35.Poderia transformar as minhas ideias num negcio rentvel. 36.Tenho necessidade de me sentir realizado/a nos diferentes domnios da minha vida. 37.Tenho aptido artstica. 38.Penso que, quando algo corre mal, certamente no foi culpa minha. 39.Quando me empenho consigo levar as coisas at ao fim mesmo enfrentando algumas dificuldades.

1 1 1

2 2 2

3 3 3

4 4 4

5 5 5

1 1 1

2 2 2

3 3 3

4 4 4

5 5 5

1
1 1

2
2 2

3
3 3

4
4 4

5
5 5

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Se j respondeu a todas as frases, transfira agora as suas respostas para a prxima tabela. Some os nmeros de cada coluna e divida o valor obtido por trs (nmero de itens em cada coluna).
AC 1.__* PC 2.__* CS 3.__ GI 4.__ CP 5.__ CA 6.__ PR 7.__ OP 8.__ IE 9.__ NAR 10.__ AE 11.__ LCI 12.__ R 13.__

14.__

15.__*

16.__

17.__

18.__*

19.__

20.__

21.__

22.__

23.__

24.__

25.__*

26.__

27.__

28.__

29.__

30.__

31.__

32.__*

33.__

34.__

35.__

36.__

37.__

38.__*

39.__

Total ____

Total ____

Total ____

Total ____

Total ____

Total ____

Total ____

Total ____

Total ____

Total ____

Total ____

Total ____

Total ____

ATENO: Nos itens 1, 2, 11, 15, 18, 25, 32 e 38 (assinalados com *) ter que inverter os pontos atribudos. Tratam-se de itens formulados na negativa e por isso se colocou 5 ter que agora colocar 1, se colocou 4, coloque 2, se colocou 3, mantm-se o 3.
MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Nos slides seguintes apresentamos os significados das 13 dimenses de forma a conseguirmos ajud-lo/a a compreender se o resultado por si obtido bom ou se ainda pouco ambicioso.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

AC Auto-Confiana A auto-confiana traduz uma convico nas prprias capacidades para concretizar, de forma efetiva, os objetivos que se prope. A criao de um novo negcio implica confiar nas suas prprias capacidades para, de forma autnoma, enfrentar desafios e super-los com xito. Ter auto-confiana significa aceitar novos desafios e acreditar nas suas capacidades para os superar, procurar assumir novas responsabilidades, mesmo perante situaes adversas. Desistir rapidamente algo que vai contra um sentimento de auto-confiana. PC Pensamento Contrafactual Com que frequncia guia as suas aes pelos resultados que obteve no passado? Esta dimenso pretende avaliar at que ponto as suas experincias passadas influenciam as decises que toma e at que ponto se prende certeza de que sabe os resultados das suas aes por ter vivido algo semelhante no passado. CS Competncias Sociais As competncias sociais dizem respeito habilidade de estabelecer contactos, de compreender o comportamento de outras pessoas. Trata-se da capacidade de lidar com pessoas muito diferentes entre si e manter o contacto com elas.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

GI Gesto de Impresses A gesto de impresses diz respeito sua capacidade para perceber, por um lado, os sentimentos e as motivaes das outras pessoas e, por outro lado, as suas prprias emoes de forma a conseguir adaptar-se situao da melhor forma possvel.

CP Capacidade Persuasiva Persuadir influenciar, levar algum a crer, a aceitar ou decidir (fazer algo), sem que da decorra, necessariamente, uma inteno de o iludir ou prejudicar. Pelo contrrio, o ato de persuadir pressupe um destinatrio que compreenda e saiba avaliar os respetivos argumentos. Tendo em conta o empreendedorismo, esta capacidade muito til para atrair outros contactos ao seu negcio.
CA Capacidade de adaptao Esta dimenso procura avaliar a sua capacidade para se adaptar a diferentes situaes ou se, pelo contrrio, prefere acomodar-se a realidades que j lhe so familiares. No fundo trata-se da sua flexibilidade para reconhecer a situao em que se encontra e perceber o que necessrio para se conseguir adaptar.
MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

PR Propenso para o risco calculado

Os empreendedores denotam uma elevada propenso para o risco calculado, no sentido em que persistem na prossecuo dos objetivos, mesmo quando a probabilidade de sucesso no certa. Empreender implica criar algo novo, um projeto novo, cuja probabilidade de xito, na maior parte das vezes, no est garantida. OP Orientao para a identificao de oportunidades Tem a mente aberta para novas oportunidades? Novos desafios? Esta dimenso pretende por uma lado, avaliar at que ponto procura novas oportunidades, e por outro lado a sua capacidade para identificar a existncia de novas necessidades e novas oportunidades de negcio. IE Inteno empreendedora A anlise da inteno empreendedora avalia a motivao de um indivduo para fundar a sua prpria empresa. A inteno empreendedora diz respeito ao desejo de se criarem negcios prprios, de se inovar. R Resilincia Persistir rumo ao alcance do objetivo traado, mesmo perante obstculos ou dificuldades. Na criao de um novo negcio, nem sempre os acontecimentos se desenrolam de acordo com o esperado. preciso enfrentar e resolver as dificuldades.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

NAR Necessidade de Auto-Realizao A necessidade de auto-realizao diz respeito sua motivao para alcanar os seus objetivos. Para isso, necessrio que conhea muito bem as suas competncias e se estas se adequam aos objetivos que pretende alcanar. Alcanar esses mesmos objetivos ser essencial para que se possa sentir realizado. AE Abertura Experincia A abertura experincia diz respeito sua propenso para viver novos desafios e apostar em novas oportunidades de negcio. Esta dimenso caracterizada por traos como: ser imaginativo e apresentar uma curiosidade intelectual. LCI Locus de Controlo Interno O locus de controlo uma varivel da personalidade que exprime as expectativas do indivduo de que o controlo de sua vida determinado por ele prprio ou por fontes externas. Ou seja, quando algo acontece culpabiliza-se a si prprio ou coloca as culpas nos outros? Pessoas com locus de controlo interno tendem a atribuir a si mesmas a responsabilidade do que lhes acontece e acreditam que podem interferir nos resultados das suas aes. Tendo em conta o empreendedorismo, o locus de controlo interno representa a motivao e a propenso do indivduo para aceitar a atividade empreendedora e para se responsabilizar pelas consequncias.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Com a capacidade empreendedora poder criar o seu prprio negcio que sempre desejou ou focar-se na melhoria contnua do seu posto de trabalho ou mesmo da organizao onde trabalha. De seguida mostramos-lhe o que o empreendedorismo e como poder comear a desenvolv-lo.

Agora DESENVOLVA a sua competncia de empreendedorismo:

1.O que o Empreendedorismo 2.As suas vantagens 3.Fases do processo 4.Competncias necessrias 5.Intraempreendedorismo
MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Se tem esprito empreendedor tem duas opes de investimento:

Criar o seu negcio ou empresa: empreendedorismo

Criar negcio para a empresa onde trabalha: intraempreendedorismo

Iremos comear pela temtica do Empreendedorismo e depois passaremos para a temtica do intraempreendedorismo
MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

O que o Empreendedorismo? um fenmeno multifacetado que se refere criao de novas empresas promovendo a inovao no mercado que origina novos postos de trabalho. um processo que implica tambm a identificao de oportunidades e a capacidade de criar algo novo.

99% das empresas Europeias so PMEs (pequenas e mdias empresas)

Europa: Origina 2/3 do emprego

Portugal: 75% do volume de emprego

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Com a crise econmica Mundial, o empreendedorismo j considerado como uma prioridade para a criao de novos empregos; ATENO:

Criar a sua prpria empresa trar grandes mais valias, no entanto, os estudos mostram que GRANDE PARTE DAS NOVAS ORGANIZAES MORRE NOS PRIMEIROS ANOS.

De seguida, iremos dar-lhe algumas luzes para que crie o seu emprego da melhor forma desenvolvendo as competncias necessrias.
MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Antes de comear importante que tenha sempre em conta que a construo de um negcio:

Envolve mais que uma ideia e a sua pessoa;

um processo complexo e demorado;

Envolve um grande investimento;

Envolve ideias novas e inovadoras;

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

REFLITA:

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Mas afinal o que um EMPREENDEDOR?!


uma pessoa que: Tem a capacidade de identificar e gerir novas oportunidades; Tem a capacidade de reflexo, inovao e gesto de negcio; Possui maiores nveis de auto-confiana e de tolerncia ambiguidade; Tem maior necessidade de auto-realizao e autonomia; mais propensa ao risco; Tem Locus de controlo interno;

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

uma pessoa que: Possui Inteno empreendedora: persistncia e coragem; Mostra interesse e motivao para empreender; Possui a Capacidade de planear e organizar; Resiste ao stress e entrega-se ao projeto; Possu Grande rede de contactos networking; Tem a capacidade de criar ideias.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

O empreendedorismo constitudo por trs fases:

Pr-arranque

Arranque

Ps-arranque

Deciso de criar um negcio prprio conceo da ideia


MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Criao do novo negcio : entre os 12 e os 24 meses

Gesto e crescimento do negcio: aps os 2 anos

Existem as diferentes fases que tem de percorrer para conseguir de facto criar o seu negcio, no entanto, ao longo destas fases ter de desenvolver dois tipos de competncias:

Tcnicas

Comportamentais

De seguida mostramos-lhe o que so cada uma das competncias, no entanto, iremos desenvolver mais as competncias comportamentais.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Quais as principais competncias necessrias?


Tcnicas 1.Constitudas pelo conhecimento e o saberfazer especfico de uma dada rea e so desenvolvidas ao longo do percurso profissional a partir de experincias; Comportamentais 1. Constitudas pelo saber-ser: determinadas capacidades que a pessoa pode ir desenvolvendo ao longo do seu percurso pessoal e profissional.

- Estudos mostram que pessoas que tenham experincia na rea onde pretende abrir o negcio tm maior probabilidade de xito. Visto que possuem o conhecimento necessrio, evitando erros.
MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Exemplos de competncias:
Tcnicas 1.Gesto Financeira e Noes de Contabilidade e Fiscalidade 2.Direito na empresa e tica nos negcios 3.Marketing e Estudos de Mercado 4.Plataforma de Incentivos ao Empreendedorismo 5.Organizao e Gesto de Recursos 6.Anlise de Investimentos e financiamento Comportamentais 1.Auto-confiana e a autoestima 2. Autonomia e capacidade de lidar com o risco

3.Tcnicas de criatividade
4. Proatividade 5. Gesto da frustrao e ultrapassar obstculos 6.Construir e desenvolver a sua rede social 7.Liderar e motivar uma equipa

7.Como elaborar um Plano de Negcio


MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

De seguida, exemplos de competncias comportamentais que dever desenvolver para criar a sua empresa
Capacidade de acreditar nas prprias capacidades para realizar os objetivos a que se prope com sucesso. (veja sobre este assunto a temtica Capital Psicolgico
Positivo auto-confiana)

Auto-confiana

Propenso ao risco

Capacidade de persistir na continuao dos objetivos mesmo quando o sucesso incerto.

Autonomia

Necessidade de trabalhar de forma independente, capaz de assumir a responsabilidade de atingir os objetivos que estabelece.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Entrega

Dedicar a sua prpria vida ao seu negcio para que o mesmo cresa e se desenvolva.

Flexibilidade (adaptabilidade)

Capacidade de se adaptar mudana, a novas situaes e pessoas, mudando o seu comportamento.

Orientao para o cliente

Capacidade de antecipar necessidades do cliente.

concretizar

as

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Liderana

Muito importante na gesto de pequenos negcios, determina o empenho da equipa no alcance dos objetivos. Esta deve ser adaptada equipa, tarefa e ao contexto do negcio. (Reveja a temtica Liderana) Capacidade de organizar e coordenar uma rede de contactos entre indivduos e organizaes de modo a conseguir alcanar os seus objetivos. (Reveja a temtica
Networking)

Networking

Motivao

Componente chave no processo empreendedor, significa o quanto a pessoa pretende fundar e fazer crescer o seu prprio negcio.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Iniciativa ou proatividade

Significa a orientao para a ao, para a identificao de oportunidades de modo a alcanar os seus objetivos . Capacidade de persistir de modo a alcanar os objetivos propostos mesmo que existam dificuldades e obstculos, ultrapassando-os. (veja
sobre este assunto a temtica Capital Psicolgico Positivo resilincia)

Resistncia frustrao ou persistncia ou resilincia

Viso estratgica

Capacidade de estabelecer uma viso orientadora para o negcio, definindo claramente os objetivos estratgicos, tendo em conta o conhecimento do negcio e do mercado onde o negcio se insere.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Planeamento e organizao

Capacidade para traar um plano de atividades e ter em conta os recursos necessrios sua realizao de modo a alcanar o objetivo.

Resistncia ao stress

Capacidade de ver os acontecimentos negativos como desafios e criar planos para os superar. (veja
sobre este assunto a temtica Gesto do stress)

Auto-realizao

Capacidade de investir naquilo que sabe que lhe trar resultados que o vo deixar satisfeito, leva realizao de modo a alcanar objetivos para conseguir criar e concretizar o seu projeto.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Orientao para a identificao de oportunidades

Capacidade de identificao de algo com potencialidades para se distinguir no mercado; de detetar uma necessidade; de melhorar um produto de modo a satisfazer o mercado.

Orientao social

Capacidade de lidar com muitos e diferentes tipos de pessoas.

Gesto de impresses

Capacidade de gerir os prprios sentimentos e emoes perante qualquer situao.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Capacidade persuasiva

Capacidade de convencer e influenciar as outras pessoas com os seus argumentos.

Capacidade de adaptao

Capacidade de se adaptar a diferentes situaes, encarando a mudana como algo positivo.

Inteno empreendedora

Capacidade e vontade de criar os seus prprios projetos, transformando as suas ideias num negcio rentvel.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Abertura mudana

Capacidade de conhecer e estar atento ao que novo.

Locus de controlo interno

Capacidade de pensar que tudo o que lhe acontece apenas resultado das suas aes.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Para ser bem sucedido no seu negcio deve ser capaz de atrair RECURSOS financeiros, materiais, humanos e temporais - Essenciais para a criao de um negcio. Tenha em conta a sua rede de contactos, estes podem ajudar bastante na concretizao dos seus objetivos e fundao da sua empresa

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

importante que tenha em conta alguns aspetos para que evite erros na criao do seu negcio:
1. Calcule bem o mercado no crie produtos de que este no necessita, porque poder correr o risco de o seu negcio no resistir;

2.
3. 4. 5.

No invista tudo numa fase inicial, v investindo aos poucos;


Tenha em conta os prazos, no os ignore; Avalie bem a rentabilidade previsvel , no espere por um retorno que no real; No desenvolva o seu negcio num setor que no conhece: legislao, concorrncia, caso queira implementar um negcio num setor que no conhece, pea ajuda a partir dos seus contactos a algum de confiana que o possa ajudar; Tenha cuidado com a Lei em vigor num dado setor;

6.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

7. Tenha em conta que as competncias tcnicas so muito importantes, no entanto as comportamentais garantem que consegue lidar bem com o seu negcio; 8. Utilize as competncias comportamentais, como a motivao para criar e gerir o seu negcio, a sua rede de conhecimento (networking), entre outros, porque sem estes dificilmente conseguir criar o seu prprio negcio.

Acima de tudo:

NO TEMA O CRESCIMENTO DO SEU NEGCIO;


NO TENHA RECEIO DE PERDER O CONTROLO DO FUNCIONAMENTO DO SEU NEGCIO.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Depois de tudo o que lhe transmitimos e no esquecendo que o xito do seu negcio depende: - Da criao de ideias novas e inovadoras

Reflita sobre: Lacunas e necessidades dos mercados Identificao das suas competncias e mais-valias como empreendedor.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Agora, tendo em conta: As lacunas e necessidades dos mercados A identificao das suas competncias e mais-valias como empreendedor

Reflita e faa uma breve descrio das potenciais ideias que poder implementar:

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Se no tem interesse em abrir um negcio ou empresa, se deseja apenas colaborar com a empresa onde trabalha de modo a ter bons salrios e a elevar o seu nome dentro da organizao: um intraempreendedor.

Mas afinal o que o intraempreendedorismo? uma modalidade de empreendedorismo praticada por funcionrios dentro da empresa onde trabalham. Este funcionrios tm a capacidade de analisar cenrios, inovar e criar novas ideias para a prpria empresa.

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Com o crescente aparecimento de novas empresas com ideias inovadoras e com dinheiro para investir, existe um aumento a grande velocidade da concorrncia no mercado

Este contexto torna-se muito perigoso para empresas que se deixam estagnar com burocracias e que no esto abertas a novas ideias!!
MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

A melhor soluo : Investir no potencial que se tem dentro da prpria organizao: - Criar condies para que os intraempreendedores se desenvolvam naturalmente; - No ter uma empresa rgida nem conservadora nas tomadas de deciso: dando abertura aos colaboradores para sugerirem melhorias; -Os intraempreendedores so o melhor para a sua organizao

MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Quais as caractersticas de um intraempreendedor?


Proativo e inovador
No se conforma com as situaes actuais

Paixo pelo que faz

Criativo

Atento a novas ideias

Descobre oportunidades, procura da novidade

Focado na melhoria contnua do trabalho, departamento e de toda a empresa;

Tem Esprito empreendedor

Simula erros e riscos


No tem medo dos riscos que possam ocorrer por gerar uma nova ideia e partilh-la com os superiores;

Persistente e dedicado
MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Auto confiante

Os 10 Mandamentos do Intraempreendedor de Grifford Pinchot: 1.Esta no uma atividade solitria, dever formar a sua equipa; 2.Compartilhe o mais amplamente possvel as recompensas; 3.Solicite aconselhamento antes de pedir recursos; 4. melhor prometer pouco e realizar em excesso; 5.Faa o trabalho necessrio para atingir o seu sonho; 6.Lembre-se de que mais fcil pedir perdo do que pedir permisso; 7.Tenha sempre em mente os interesses da sua empresa e dos clientes, especialmente quando tiver que quebrar alguma regra ou evitar a burocracia; 8.V para o trabalho todos os dias disposto a ser demitido; 9.Seja leal suas metas, mas realista quanto s maneiras de atingi-las; 10. Honre e eduque seus patrocinadores.
MOSTRA O QUE VALES EM TODA A EUROPA

Vous aimerez peut-être aussi