Vous êtes sur la page 1sur 28

18/02/2014

PROCESSO DE FUNDIO
Mtodos e Processos de Fabricao Prof. Helio Frana

Definio
Conformao de metais e ligas a partir do material lquido, vazado em moldes apropriados onde, ao solidificar-se, toma-lhe a forma; resultando em: - produtos acabados (peas, componentes); - semi-acabados; - matria prima para processamento mecnico (tarugos, lingotes, chapas).

18/02/2014

Histria
5000 aC: facas, pontas de lana, moedas, artefatos domsticos em Cu, bronzes (Cu/Sn); 2000 aC: ferrosos; 500 aC: bronzes, esculturas religiosas (cera perdida); + 500 aC: ampliou-se para uso em armamentos, escudos; habilidade de produo com qualidade; Desde ento a fundio se desenvolveu como cincia.

Praticamente todo produto metalrgico passa por um processo de fundio em um momento de sua produo.

Exemplos:
- Partes e corpos de motores; - Turbinas (hidrulicas, de avies); - Equipamentos e ferramentas para indstria mecnica e metalrgica; - Laminadores; - Propulsores para navios, hlices etc; - Vlvulas de alta e baixa preciso; - Sapatas de freios; - Milhares de tipos de componentes para indstria automobilstica; - Milhares de tipos de componentes e artefatos para uso domstico.

18/02/2014

Vantagens do processo de fundio


- Flexibilidade de peso - de gramas at dezenas de toneladas;
- Complexidade de formas; - Ampla gama de materiais (a maioria dos metais e ligas); - Ampla gama de propriedades - permite controle de estruturas e de propriedades fsicas e mecnicas; - Versatilidade de produo - tanto para pequenos quanto elevados volumes de produo; - Baixo custo; - Elevada preciso dimensional e acabamento, com escolha apropriada do processo; - Permite near net shape ( forma final) em uma nica operao.

Tecnologia de Fundio
Uma infinidade de processos disposio, mas etapas e sua seqncia so comuns maioria dos processos: Modelagem confeco do modelo rplica da pea, utilizada para confeccionar o molde; Moldagem e macharia - confeco do molde cavidade a ser preenchida com metal lquido + confeco do macho insertos refratrios com a geometria de vazios internos da pea fundida que se deseja; Fuso - preparo do metal lquido a ser vazado na cavidade do molde;

18/02/2014

Tecnologia de Fundio
Vazamento - preenchimento do molde com metal lquido; Desmoldagem - retirada do fundido do molde, aps solidificao do metal; Ps-operaes - rebarbao, corte de canais, limpeza; Inspeo - para deteco de defeitos; Recuperao - no caso de defeitos no comprometedores; Conformao final - usinagem, furao; Tratamento trmico e outros - obteno das propriedades finais desejadas.

Fluxograma do processo
modelao moldagem e macharia fuso vazamento desmoldagem
rebarbao, limpeza, corte de canais inspeo visual

refugos

inspeo/testes recuperao expedio

18/02/2014

Processos de Fundio
Os processos de fundio podem ser classificados de acordo com o material empregado na fabricao do molde, em:
1.Moldes TEMPORRIOS Processos que utilizam moldes de material refratrio; Os moldes so quebrados para a retirada do fundido; Cada molde se presta a somente um vazamento; O material do molde pode ser recuperado para a construo de outro molde, aps desmoldagem da pea; Podem ser fabricadas feitas vrias peas em um vazamento, isto , o molde pode conter vrias cavidades a serem preenchidas com metal lquido.

Processos de Fundio
Processos que utilizam moldes temporrios
Areia verde Areia seca Processo silicato de Na/CO2 Areia cimento Moldagem em casca (shell molding) Resinas de cura a frio Molde cheio Moldagem a vcuo Moldes congelados

Areias + ligantes inorgnicos

Areias + ligantes orgnicos

Areias sem ligantes Outros refratrios areia

Cera perdida

18/02/2014

Processos de Fundio
2. Moldes permanentes
Utilizam moldes metlicos de ao, Cu, ferro fundido; Os moldes so chamados coquilhas ou matrizes; Os moldes so fabricados por usinagem de preciso; No h necessidade de modelos; A desmoldagem feita por simples abertura do molde; Novo vazamento pode ser imediatamente feito no mesmo molde; Vida til de moldes pode ser muito elevada centenas de milhares de vazamentos podem ser feitos em um molde; Custo de fabricao do molde elevado; Uso de moldes metlicos s justificado para grandes volumes de produo; Produzem peas de elevada qualidade superficial.

Processos de Fundio
Processos de fundio que utilizam moldes permanentes
Nestes processos, o que distingue um tipo de processo de outro o modo de preenchimento do molde Fundio por gravidade Fundio sobre presso Fundio a vcuo Fundio por compresso Fundio por centrifugao Total Parcial Somente preenchimento

Injeo em cmara quente Injeo em cmara fria Fundio a baixa presso

18/02/2014

Processos de Fundio
3. Moldes semi-permanentes: Gesso Silicato de sdio Polmeros Grafite

Fundio em molde de areia


1. Fundio em Areia Verde:
- Processo mais popular - cerca de 90% (em volume do metal lquido) da produo de fundidos. - Baixo custo. - Amplamente utilizado tanto para pequenas quanto elevadas produes. - Elevada versatilidade quanto ao peso (de poucas gramas at dezenas de toneladas). - Utilizado para ligas ferrosas e no ferrosas.

18/02/2014

Molde de areia verde


Complexidade de geometria limitada pela necessidade de modelo. - Material de moldagem: areia 75% argila 3 a 15% gua aditivos para fins especficos - Argila e gua gua penetra na superfcie formando filme contnuo envolvendo gros torna-a plstica e permite moldagem.

Molde de areia verde

Figura pgina 11

Esquema representativo de de Esquema representativo moldagem em caixa, com areia verde moldagem em caixa, com are

18/02/2014

Molde de areia verde

Figura pgina 12

Esquema representativo de moldagem em caixa, com areia verde

Molde de areia verde

18/02/2014

Moldagem de areia verde

Moldagem de areia verde

10

18/02/2014

Molde de areia verde

Molde de areia verde

11

18/02/2014

Molde de areia verde

Molde de areia verde

12

18/02/2014

Molde de areia verde

Remoo dos canais de alimentao

Molde de areia verde

13

18/02/2014

Molde de areia verde

Molde de areia verde

14

18/02/2014

Molde de areia seca


2. Fundio em Areia Seca:
- Processo semelhante ao processo de fundio em areia verde. - Diferena: necessidade de secagem antes de receber o metal lquido. - Composio da areia: areia + ligantes que fornecem resistncia mecnica aps secagem (ex. ligantes orgnicos - leos vegetais ou derivados de petrleo).

Molde de areia seca


- Confeco do molde ao processo de fundio em areia verde; exceto a etapa final secagem em estufa (200-300C). - Secagem: aumenta resistncia mecnica e eroso pelo metal lquido; reduz teor de gua no molde - reduz possibilidades de defeitos na pea fundida, como porosidade; fornece fundidos de melhor qualidade que a fundio em areia verde.

15

18/02/2014

Molde de areia seca


- Utilizao: . moldes de grandes dimenses (so moldados em poos); . na confeco de machos; . na moldagem por parte de grandes ou complexos moldes. - Exemplos: peas grandes de grandes sees de parede, como cilindros e engrenagens pesadas.

Shell Molding
- Conhecido como processo se moldagem em cascas ou processo Croning. - Foi primeiramente apresentado na Alemanha, nos anos 40; hoje amplamente utilizado para os mais variados produtos e ligas. - Mistura de moldagem: areia + resinas de cura a quente. - Tipos de resinas: fenol-formaldeido ureia-formaldeido alqudicas

16

18/02/2014

Shell Molding
- Modelo: metlico de alta qualidade e acabamento superficial; construdos em materiais estveis com a temperatura de cura da resina (Al, aos); modelos em placas, em rvores contendo mais de uma cavidade mais de uma pea pode ser feita em um nico vazamento. - Tcnica: - mistura de moldagem colocada em contato com molde aquecido; temperaturas utilizadas: 200-250C. - no requer compactao da areia. - so utilizadas areias de granulometria fina - para alta fluidez (no h compactao) Fornece fundidos de excelente acabamento e preciso dimensional

Shell Molding

Figura pgina 21

Processo de moldagem em casca Shell molding

17

18/02/2014

Shell Molding

Cera perdida
- Tambm conhecido: investment casting, lost wax. - J conhecido dos chineses ~ 1700aC objetos decorativos (esculturas), ornamentos, jias. - Ganha importncia comercial a partir dos anos 40 componentes de preciso na industria aeronutica. - Modelo consumivel: nmero de modelos = nmero de peas

18

18/02/2014

Cera perdida
- Tcnica:
modelo feito em cera, por injeo em molde metlicos de elevada preciso; vrias unidades, dezenas de modelos so montados num nico canal central formando uma rvore; rvore mergulhada em pasta refratria (alumina, slica, gesso, silicato de Zr e outros refratrios de granulometria muito fina + ligantes base de etil-silicatos, Na-silicatos, slica gel bem hidratada); mistura refratria adere cera: casca de superfcie bastante lisa formada.

Cera perdida
Conjunto mergulhado em leito fluidizado:
casca revestida com gros mais grosseiros de materiais refratrios base de zirconita, silimanita e alumino-silicatos. Secagem por aquecimento ou reaes qumicas: para desidratao da slica gel casca rgida formada espessuras de 5-15mm Modelo + casca T e presso em autoclave cera volatilizada fornece cavidade do molde.

19

18/02/2014

Cera perdida
Preenchimento - gravidade - centrifugao - presso de gases inertes no lquido

Desmoldagem por quebra das cascas: - produtos de excelentes acabamento e preciso dim.; - amplo emprego para ligas ferrosas e no ferrosas; especialmente aos diversos, ligas especiais; - geometrias complexas, sees reduzidas; - limitaes: peso (poucos kg); custo do equipamento e da mo de obra; processo laborioso e lento.

Cera perdida

20

18/02/2014

Cera perdida

Cera perdida

21

18/02/2014

Processos de fundio em moldes metlicos


- Fundio por gravidade - Fundio sob presso - Injeo em cmara quente - Injeo em cmara fria - Fundio a vcuo - Fundio por compresso - Processos envolvendo centrifugao - Fundio por centrifugao total - Fundio por centrifugao parcial - Preenchimento por centrifugao

Processos de fundio em moldes metlicos


- Moldes permanentes: coquilhas, matrizes, ferramentas. fabricados em fofo, aos resistentes ao calor, ligas Cr/Ni, Be/Cu; confeccionado por processos de conformao sofisticados (eletro-eroso); requerem alta qualidade de acabamento superficial e preciso dimensional; devem ser providos de canais, marcaes de macho, respiros para a sada de ar, alimentadores; devem ser providos de mecanismos de fechamento do molde e de injeo do fundido; vida til funo da natureza e Tf da liga.

22

18/02/2014

Processos de fundio em moldes metlicos


requerem alta qualidade de acabamento superficial e preciso dimensional; devem ser providos de canais, marcaes de macho, respiros para a sada de ar, alimentadores; devem ser providos de mecanismos de fechamento do molde e de injeo do fundido; vida til funo da natureza e Tf da liga.

Processos de fundio em moldes metlicos


- Vantagens sobre moldes colapsveis: alta produtividade (facilidade de desmoldagem); eliminao de operaes desmoldagem e limpeza; reduzido tempo total de solidificao; reduzido custo operacional.
- Desvantagens sobre moldes colapsveis: r elevado custo de moldes e equipamentos; r requerem elevada qualidade na confeco de moldes; r maior restrio quanto geometria; r limitados a materiais de: - reduzida TV; - reduzida contrao (coquilha no colapsvel trincas no fundido).

23

18/02/2014

Processos de fundio em moldes metlicos


Fundio por gravidade
- Preenchimento do molde por ao da gravidade. - Ciclo de produo curto pode ainda ser reduzido com uso de refrigerao (gua ou ar). - Limite da acelerao da solidificao garantia da sanidade do produto. - Utilizao: processo adequado para mdios e elevados volumes de produo, principalmente ligas no ferrosas; fundidos de paredes no muito dissimilares; no permite espessuras de parede menor que 7mm (elevada extrao de calor o metal perde fluidez rapidamente); geometrias no complexas.

Processos de fundio em moldes metlicos


Fundio por gravidade

- Qualidade do produto: superior a de fundidos em areia; estrutura mais refinada e com reduzida porosidade.

24

18/02/2014

Processos de fundio em moldes metlicos


Fundio sob presso - Vazamento sob presso garante o perfeito preenchimento do molde. - Presses da ordem de at 70 kg/mm2; mantida at o final da solidificao. - Moldes fabricados com ligas especiais: resistentes a alta temperatura e a abraso; aos Cr, aos ferramenta.

- Podem produzir uma ou mais peas em cada ciclo.


- Machos podem ser refratrios ou de metal. - Molde e cmara de injeo so pr-aquecidos no incio da operao e revestidos com lubrificantes anti-frico.

Processos de fundio em moldes metlicos


- Aplicao: ampla aplicao comercial para elevadas/mdias produes: fundidos de pequenas/mdias dimenses de ligas Al, Cu, Zn; fcil automao elevadas taxas de produo; alta produtividade + reduzido custo operacional + qualidade do produto:

25

18/02/2014

Processos de fundio em moldes metlicos


Injeo por cmara a quente

Processos de fundio em moldes metlicos


Injeo por cmara a frio

26

18/02/2014

Processos de fundio em moldes metlicos

Processos de fundio em moldes metlicos


Fundio por centrifugao total:

- Conhecido como processo De Lavaud.


- Utilizado para a fabricao de produtos tubulares. - Consiste: - metal vazado em molde tubular que gira sobre seu prprio eixo, em geral na posio horizontal Fora centrfuga promove contato metal/molde

27

18/02/2014

Processos de fundio em moldes metlicos


- Caractersticas:
metal continuamente vazado no molde em rotao, at a obteno da espessura desejada; fora mantida at o final da solidificao; no caso de tubos de longos comprimentos, o molde movimentado na direo oposta alimentao do lquido, de modo a produzir desmoldagem contnua; velocidades de rotao: ordem de 1300 a 2000rpm.

Processos de fundio em moldes metlicos


Fundio por centrifugao total:

28

Vous aimerez peut-être aussi