Vous êtes sur la page 1sur 7

TRANSFORMAES ESTRELA- TRINGULO E TRINGULO-ESTRELA 1.

0 OBJETIVOS Aps completar este mdulo, voc deve ser capaz de: 1. Reconhecer um circuito-tringulo e um circuito-estrela. 2. Converter um circuito-tringulo resistivo em seu equivalente estrela. 3. Converter um circuito-estrela resistivo em seu equivalente tringulo. 2.0 EXPLICAO Ao analisar um circuito eltrico, em geral procuramos atalhos que facilitem nossa tarefa. Muitos circuitos tm a forma de um tringulo (Fig. 1) ou uma estrela (Fig. 2). Nesta lio, voc vai aprender a converter um circuito tringulo de trs resistores (R1, R2, R3) num circuito estrela (Ra,Rb,Rc) e calcular os novos valores. Aprender tambm a converter o circuito-estrela em circuito-tringulo, calculando os valores de R1, R2 e R3. Observe que o circuito da Fig. 2 no teria sido considerado do tipo estrela se houvesse uma ligao externa ao ponto de juno de Ra, Rb e Rc. Muitos circuitos podem ser extremamente simplificados se um circuito tipo tringulo for transformado num circuito-estrela ou viceversa. A Fig. 3(a) mostra um circuito no qual os resistores R2, R3 e R4 formam um tringulo entre os nodos A, B e C. Ao transform-lo num circuito-estrela entre os mesmos nodos - veja Fig. 3(b) - tornamos a anlise muito mais fcil, uma vez que agora R1 e Ra esto em srie e podem ser combinados num nico resistor.

Tringulo

ou

R1 R2

R3

Fig.1: Circuito-Tringulo

Estrela

ou

Rc

Ra

Rb

Fig.2: Circuito-Estrela

Transformao -Y ou Y-

Rc R2 Ra R3 Rb

R1

Fig.3: Transformao de Tringulo em Estrela ou Estrela em Tringulo

Do mesmo modo, observe que os resistores R1, R2 e R3 formam um circuito-estrela entre os nodos A,B e C. Transform-los num tringulo entre os mesmos nodos, simplifica o circuito, j que Rc agora est em paralelo com R4 e os resistores podem ser combinados. Para converter um circuitotringulo de resistores R1, R2 e R3 num circuito estrela, substitua-os por resistores numa configurao estrela, com valores adequados.

Ra

R2 R3 R1 R2 R3

Rb

R1 R3 R1 R2 R3

Rc

R1 R2 R1 R2 R3

Para converter um circuito-estrela num circuito-tringulo, substitua os resistores Ra, Rb e Rc por um circuito-tringulo de resistores R1, R2 e R3.

R1
R2
R3

Ra Rb
Ra Rb
Ra Rb

Rb Rc Ra Rc Ra Rb Rc Ra Rc Rb
Rb Rc Rc Ra Rc

Equivalncia Estrela-Tringulo (Y- )


Em circuitos eltricos muitas vezes conveniente trabalhar com montagens equivalentes, isto , com diferentes disposies de componentes que apresentam mesmo comportamento quando submetidas s mesmas entradas. Uma transformao simples que facilita bastante os clculos em determinados circuitos apresentada neste texto. As duas figuras abaixo ilustram montagens que podem ter mesmo comportamento se os resistores indicados forem convenientes:

Na primeira os bipolos esto dispostos em Estrela ou Y, equanto na segunda a disposio em Tringulo ou utilizado. Ser feita uma deduo (existem outras possveis) das frmulas que relacionam os valores dos resistores em cada circuito, para que valha a equivalncia. Ser usada a notao matricial, que torna mais compacta a apresentao. Equacionando o circuito Y, pelo mtodo das malhas: . A topologia de cada uma delas justifica o nome

Matricialmente:

Perceba que os vetores tenso e corrente so relacionados pela matriz resistncia da montagem Y (RY).

Utilizando o mtodo de ns para o circuito

Chega-se a:

Agora os vetores corrente e tenso so relacionados pela matriz condutncia da montagem (G ). (R ): A inversa desta matriz constitui a matriz resistncia da montagem

Para que o comportamento de ambas as montagens seja o mesmo, necessrio que as matrizes resistncia de cada circuito sejam iguais: RY = R Igualando cada clula dessas matrizes, chega-se finalmente s relaes desejadas:

Prof. Renato Brito


Complemento: Transformao delta-estrela Muitas vezes no se consegue determinar a resistncia equivalente de um circuito diretamente, usando apenas os conceitos de associao em srie e em paralelo de resistores. Nesses casos, a transformao delta-estrela, bem como artifcios de simetria, so ferramentas muito teis e conduziro a uma soluo mais facilmente. Nessa seco, trataremos da transformao delta-estrela. Seja o circuito abaixo: tringulo (delta) e da estrela equivalente esto relacionadas pelas expresses a seguir: R A . RC R A . RB RA ' = RB ' = R A + RB + R C R A + RB + R C
RC ' = RB . R C R A + RB + R C

D
4 1 8 4 4

Veja na figura a posio dos resistores relacionados pelas expresses acima e voc notar que tais expresses so de fcil memorizao.
Propriedade Delta-Estrela Feita a transformao delta-estrela, os potenciais eltricos de todos os ns do circuito permanecem inalterados, bem como a corrente eltrica atravs dos ramos que no fazem parte do delta ou da estrela. Em sntese, o restante do circuito no nota que foi aplicada a transformao delta-estrela no mesmo. Assim, voltando ao problema inicial, aplicando a transformao delta-estrela ao tringulo CDE, temos a seguinte estrela equivalente:

E
Como voc determinaria a resistncia equivalente RAB ? O circuito trata-se de uma ponte de Wheatstone no equilibrada, com pouca simetria. Devido sua complexidade e baixa simetria, a aplicao da transformao delta-estrela til. Observe na figura acima o tringulo (delta) que tem por vrtices os ns C, D e E. Todo tringulo de resistores RA, RB e RC pode ser substitudo por uma estrela formada por resistores RA , RB e RC que ter, como extremidades, os vrtices do tringulo inicial, conforme a figura abaixo:

D
4 1 8 4 4

D
Ra
Ra'

D
Rb'

E
D
4 2
1

Rb Rc

C
Rc'

E
Delta

E
Estrela Equivalente

C
4

C
2

A equivalncia entre o delta e a estrela obtida se impormos que a resistncia equivalente entre cada par de pontos, no delta e na estrela, seja sempre a mesma. Assim, para impor que a resistncia equivalente entre os pontos C e D, no delta, seja a mesma resistncia equivalente entre os pontos C e D , na estrela, devemos escrever:
R A .( RB + RC ) = RA + R A + ( RB + RC )

E
RA' = 4x4 = 1 4 + 4 + 8 4x8 = 2 4 + 4 +8 8x4 = 2 4 + 4 + 8

RB ' =

RB

RC' =

Analogamente, escrevemos:
RB . ( R A + RC ) = RB + RB + ( R A + R C )

O circuito equivalente :

D
R C
2 1

R C . ( R A + RB ) = RA + RC + ( R A + RB )

A
R C

Resolvendo o agradvel sistema de equaes acima, nas variveis RA , RB e RC , encontramos que os resistores do 9

E
Facilmente vemos que RAB = 8 e est resolvido nosso problema.

Prof. Renato Brito


Para verificar a propriedade delta-estrela sobre correntes eltricas, a figura a seguir mostra as correntes eltricas que fluiram atravs do circuito inicial e atravs do seu equivalente, caso seus extremos fossem conectados a uma bateria de 48 volts:
Circuito Inicial

B
Ra
Ra'

B
Rb'

Rc Rb

A
Rc'

D
4A
A

C
B
6A

0,5 A

A
6A

3, 5

C
5 2,

Problemas sobre Delta Estrela com gabarito


Questo 1 Dado o circuito abaixo, determine: a) a resistncia equivalente do circuito conectado bateria. b) as correntes i1 e i2. c) a potencia total dissipada nos resistores em negrito.

Circuito Equivalente

i1
4 1

A
D
4A 0,5 A 4A

5 4 8

B
4

A
6A

C
6A 2A

B
6A

24 V

i2

Questo 2 No circuito abaixo, sabe-se que a potncia dissipada no resistor de 2 ohm vale 18 watts. Determine o valor da resistncia R:
10 2 10 R 1 4

Comparem os circuitos acima e vejam que a corrente nos ramos AC, DB e EB permanecem inalteradas, bem como a corrente que atravessa a bateria. Isso garantindo pela propriedade da transformao delta-estrela relativa a corrente eltrica. importante se ter a transformao delta-estrela como ltima ferramenta para resoluo de circuitos, a ser utilizada apenas em casos de circuitos assimtricos. Na tabela a seguir temos valores de algumas configuraes equivalentes, conforme a figura em seguida:
RA RB RC RA RB RC

24 V

3 4 5 6 6 6 8 8

3 2 10 2 3 6 2 4

3 2 10 4 9 6 6 4

1 1 2 1 1 2 1 2

1 1 2 2 3 2 3 2

1 1/2 4 2/3 3/2 2 3/4 1

Questo 3 No circuito abaixo, o fusvel ideal ( resistncia nula) suporta uma corrente de at 10 A. Determine o maior valor possvel para a tenso da bateria, sem que o fusvel se abra.
4 6
10A

6 4 4

Gabarito 1) a) 8 , b) i1 = 2 A , i2 = 1 A, c) 2) R = 5

10

Vous aimerez peut-être aussi