Vous êtes sur la page 1sur 8

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CINCIAS DA SADE E DO ESPORTE - CEFID

RESOLUO 01/2008/CEFID

Fixa normas para Elaborao, Qualificao e Apresentao dos Trabalhos de Concluso dos Cursos de Graduao em Educao Fsica e Fisioterapia.

O Diretor Geral do Centro de Cincias da Sade e do Esporte CEFID, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, no uso de suas atribuies conferidas pelo inciso XVI do Art. 65 do Regimento Geral da UDESC e de acordo com as deliberaes tomadas pelo Colegiado de Curso de Graduao em Educao Fsica, pelo Colegiado de Curso de Graduao em Fisioterapia e pelo Conselho de Centro, em reunio realizada no dia 19/11/2008.

Resolve:

Art. 1 - Aprovar as Normas para Elaborao, Qualificao e Apresentao dos Trabalhos de Concluso dos Cursos de Graduao em Educao Fsica: Licenciatura em Educao Fsica e Bacharelado em Educao Fsica, e do Curso de Graduao em FisioterapiaBacharelado, do Centro de Cincias da Sade e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, as quais passam a fazer parte desta Resoluo.

Art. 2 - Esta Instruo Normativa entra em vigor na data de sua publicao.

Florianpolis, 19 de novembro de 2008.

Prof. Dr. Alexandro Andrade Diretor Geral e Presidente do CONCENTRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE CINCIAS DA SADE E DO ESPORTE - CEFID

NORMAS PARA ELABORAO, QUALIFICAO E APRESENTAO DOS TRABALHOS DE CONCLUSO DOS CURSOS DE GRADUAO EM EDUCAO FSICA - LICENCIATURA EM EDUCAO FSICA E BACHARELADO EM EDUCAO FSICA E ESPORTES, E FISIOTERAPIA BACHARELADO.

CAPTULO I Da Disposio Preliminar Art.1 - Estas normas visam regulamentar as atividades de elaborao, qualificao e apresentao dos Trabalhos de Concluso de Curso (TCC), na forma de artigo, obrigatrios para os Cursos de Graduao em Educao Fsica (Licenciatura em Educao Fsica e Bacharelado em Educao Fsica e Esportes) e Fisioterapia (Bacharelado). 1 - A apresentao do TCC fica condicionada prvia inscrio do acadmico, a partir da 6 Fase, em Pesquisa Orientada ao Trabalho de Concluso de Curso, no ato de matrcula. 2 - O Acadmico dever apresentar em no mximo uma semana antes da matrcula, o Termo de compromisso e Termo de Responsabilidade, na Coordenao de Trabalhos de Concluso de Curso (CTCC), devidamente firmado pelo seu orientador, com todos os requisitos exigidos e contidos nos respectivos formulrios. 3 - O prazo determinado no pargrafo anterior preclusivo, e contado retroativamente a partir do primeiro dia de matricula dos veteranos, determinado pelo calendrio acadmico de cada ano respectivo publicado pela Universidade do Estado de Santa Catarina SC.

CAPTULO II Da Caracterizao Art. 2 - O TCC de Graduao em Educao Fsica (Licenciatura em Educao Fsica e Bacharelado em Educao Fsica e Esportes) e de Graduao em Fisioterapia (Bacharelado) caracterizar-se- como um trabalho individual de iniciao investigao cientfica, que resultar em um artigo de pesquisa na rea de formao e atuao do profissional de Educao Fsica e de Fisioterapia. Art. 3 - O TCC ser composto de quatro fases consecutivas, a saber:

a) Elaborao do projeto de pesquisa; b) Qualificao do projeto, perante uma banca composta por 03 (trs) ou 04 (quatro) componentes; c) Desenvolvimento da pesquisa; d) Defesa oral da pesquisa, perante uma banca composta por 03 (trs) ou 04 (quatro) componentes.

CAPTULO III Do Projeto Art. 4 - O projeto de TCC dever ser elaborado pelo acadmico, preferencialmente sob orientao sistemtica de docente ou tcnico universitrio do quadro funcional do CEFIDUDESC. 1 - permitido ao acadmico optar por um orientador externo, colaborador, devidamente habilitado, qualificado e credenciado pelo CEFID/UDESC, por meio do cadastro a ser efetuado junto ao setor de CTCC. obrigatrio comprovao da capacidade de orientao por meio da apresentao do currculum vitae ou currculo lattes, que comprove a experincia de 01 (um) ano na rea da pesquisa do acadmico e diploma de ps-graduao, especializao, mestrado ou doutorado. 2 - permitido tambm ao acadmico, admitir um co-orientador que, dever ser cadastrado pelo CEFID/UDESC, com os mesmos requisitos descritos no 1. Art. 5 - A elaborao do projeto do TCC, dever ser redigido de acordo com o Manual de Elaborao de Trabalhos acadmicos da UDESC, ou seja, Monografias, Trabalho de Concluso de Curso/Artigo, Teses e Dissertaes. Art. 6 - O tema do projeto escolhido pelo acadmico versar sobre assuntos relativos rea de formao e atuao do profissional de Educao Fsica e de Fisioterapia. Pargrafo nico: de inteira responsabilidade do Orientador do acadmico, verificar, a viabilidade, o contedo e o tema proposto do TCC a ser defendido, para a concluso do Curso de Graduao. Art. 7 - Caber ao CTCC, verificar, fiscalizar e orientar no que diz respeito s linhas de pesquisa, observados os projetos polticos pedaggicos dos cursos. Art. 8 - A alterao do projeto proposto pelo acadmico e aprovado pelo seu orientador, s ser permitido com a elaborao de um novo projeto, estando o orientador ciente, e dever ser comunicado ao CTCC, no prazo de 60 (sessenta dias), atravs de formulrio especifico que determina a troca do tema do projeto e do titulo do mesmo.

Art. 9 - O projeto de TCC que envolver seres humanos de forma direta ou indireta dever ser submetido ao Comit de tica em Pesquisa da UDESC (CEP UDESC), observados os prazos hbeis para incio da coleta de dados e conseqentemente sua qualificao.

CAPTULO IV Da Qualificao do TCC Art. 10 - O Exame de Qualificao versar sobre conhecimentos tericos e metodolgicos contidos no projeto de pesquisa em andamento Art. 11 - A Qualificao do Projeto de TCC acontecer no final de cada semestre letivo, a critrio e sob responsabilidade do professor orientador, no prazo mximo de seis meses antes da colao de grau do acadmico, observados os cronogramas semestrais da CTCC. Art. 12 As Bancas de Qualificao de TCC sero compostas pelo orientador e, no mnimo, dois membros com experincia de pelo menos 01 (um) ano na rea da pesquisa do acadmico e diploma de ps-graduao, devidamente habilitado e/ou credenciado pelo CEFID/UDESC. permitido convidar um professor suplente. Art. 13 - O acadmico dever entregar aos componentes da banca examinadora um projeto de TCC com no mnimo 20 (vinte) dias de antecedncia ao exame de qualificao. O Exame de Qualificao ser realizado por uma das seguintes maneiras: a) apresentao formal (cada componente da banca emitir um parecer tcnico conforme modelo padro fornecido pela CTCC); ou b) apresentao informal (o acadmico apresentar oralmente seu projeto e a banca emitir, em consenso, um parecer com as reformulaes sugeridas individualmente por seus membros). Art. 14 - Ao final da qualificao, o orientador dever apresentar CTCC a Confirmao de Viabilidade de Apresentao do TCC com o status de qualificado ou no. Esta declarao dever ser entregue durante a semana "Seminrio dos Trabalhos de Concluso de Curso". 1 - Caso o projeto no seja qualificado pela banca, o acadmico poder submeter o projeto para nova qualificao no prazo de 30 (trinta) dias. 2 - O desenvolvimento do Artigo ser de responsabilidade do orientador que comprovar se o acadmico atendeu a todas as sugestes e recomendaes da Banca de Qualificao. Art. 15 - Aps a declarao de viabilidade de apresentao do TCC, o acadmico desenvolver a pesquisa para posterior elaborao do artigo final e apresentao oral dos resultados, no mximo at a 8 fase.

CAPTULO V

Do TCC Art. 16 - O TCC versar sobre os resultados da pesquisa, cujo projeto tenha sido declarado vivel para apresentao ou qualificado e ser apresentado no modelo de artigo cientfico. Art. 17 - A apresentao do TCC ocorrer no final de cada semestre letivo, em perodo concentrado, denominado "Seminrio dos Trabalhos de Concluso de Curso", o qual obedecer ao Calendrio Acadmico e cronograma da CTCC. Art. 18 - A estrutura bsica do TCC (artigo) dever seguir a NBR 6022/2003, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). 1 - A troca de ttulo do artigo ser permitida at 15 (quinze) dias antes do incio do seminrio de apresentao, ou a critrio dos membros da banca, por meio de protocolo no CTCC e formulrio especfico. 2 - O artigo dever ter no mnimo 05 (cinco) pginas, excluindo as tabelas e figuras e mximo 30 (trinta) pginas, incluindo as tabelas e figuras. Art. 19 - O TCC ser entregue pelo acadmico aos membros da Banca de Avaliao, preferencialmente os mesmos componentes da Banca de Qualificao, com no mnimo, 20 (vinte) dias de antecedncia do incio do Seminrio de Apresentao de Trabalhos de Concluso de Curso. Art. 20 - O acadmico ter at 15 (quinze) minutos para apresentar seu trabalho e cada membro da Banca de Avaliao ter at 10 (dez) minutos para as manifestaes ao final da apresentao. Art. 21 - As Bancas de TCC sero compostas, no mnimo, pelos seguintes elementos: a) Orientador (presidente); b) Dois membros convidados, com experincia de pelo menos 01 (um) ano na rea da pesquisa do acadmico e diploma de ps-graduao, devidamente habilitado e/ou credenciado pelo CEFID/UDESC. permitido convidar um professor suplente. 1: Havendo co-orientador, a banca ser composta tambm por ele, alm do professor orientador e mais 2 (dois) convidados. 2 - Na falta de algum dos membros da Banca de Avaliao, o mesmo dever justificar por escrito CTCC atravs de requerimento, cabendo ao coordenador definir uma nova data e horrio para a defesa, acontecendo ao trmino do Seminrio de Apresentao do TCC. Art. 22 - Ao final da apresentao, a Banca atribuir uma nota ao acadmico, resultado da mdia aritmtica simples das notas atribudas por cada membro. Pargrafo nico - A nota ter carter eliminatrio exigindo-se nota mnima 7,0 (sete), em um critrio de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). Art. 23 - O acadmico que, mesmo aps entregar o TCC aos membros da Banca de Avaliao, no comparecer para a apresentao oral e no justificar, por escrito, num prazo

de 03 (trs) dias teis, estar automaticamente reprovado, ficando o professor orientador desobrigado de seus deveres para com o mesmo. Art. 24 - Aps a apresentao, o acadmico entregar no prazo de 20 dias a verso definitiva do TCC na respectiva coordenao. 1 - A verso definitiva dever ser entregue de acordo com a Instruo Normativa PROEN n 01/2006, que define normas para entrega, recebimento e armazenamento da produo cientfica da UDESC nas Bibliotecas Setoriais. 2 - A no entrega da verso definitiva na data prevista, impedir o acadmico de participar do Cerimonial de Colao de Grau coletiva no respectivo semestre letivo. Art. 25 - Na ocasio da entrega do TCC, o acadmico dever entregar preenchido e assinado por ele e pelo professor orientador, o formulrio de autorizao para divulgao on-line do TCC, juntamente com uma cpia em mdia digital no formato PDF.

CAPTULO VI Das Responsabilidades Art. 26 - Ao Professor Orientador e/ou Co-orientador compete: I. Orientar e apoiar o acadmico na elaborao e desenvolvimento do projeto de pesquisa; II. Confirmar a viabilidade de defesa do acadmico; III. Coordenar o processo de qualificao junto banca examinadora do projeto; IV. Verificar se foram feitas as correes e/ou reformulaes sugeridas pela banca de qualificao e de TCC; V. Requisitar ao acadmico a submisso de seu artigo a uma revista cientfica da rea. Art. 27 - Ao acadmico compete: I. Elaborar e apresentar o projeto preliminar de TCC, bem como ter o aceite de um Professor para orient-lo e de dois professores e/ou profissionais como membros de sua banca de qualificao; II. Contatar periodicamente com seu orientador, conforme cronograma definido em comum acordo; III. Encaminhar o projeto ao Comit de tica em Pesquisa da UDESC; IV. Desenvolver as atividades de acordo com os captulos III, IV, V e VI desta norma; V. Fazer as correes e/ou reformulaes sugeridas pela banca de TCC, antes da entrega da verso final do TCC e da apresentao oral do mesmo; VI. Submeter seu TCC (artigo) a uma revista cientfica da rea. Caso este item no seja cumprido, os direitos como autor principal passam automaticamente ao professor orientador; VII. Apresentar-se para os Seminrios de Qualificao e de TCC, na data e horrio conforme cronograma, chegando com 15 minutos de antecedncia no local da defesa.

VIII. No caso do no comparecimento do acadmico no dia dos Seminrios de Qualificao e de TCC, o mesmo sofrer penalidades previstas nestas normas, salvo aqueles que apresentarem justificativa plausvel no prazo mximo de trs dias teis. Art. 28 - Ao coordenador dos trabalhos de concluso de curso, compete: I. Administrar e supervisionar os trabalhos de concluso de curso; II. Manter cadastro atualizado de professores orientadores com as suas respectivas reas de conhecimento; III. Orientar os acadmicos quanto infra-estrutura de apoio para o desenvolvimento dos projetos de TCC; IV. Acompanhar a execuo do projeto de responsabilidade do acadmico, sob a orientao do professor orientador; V. Promover o intercmbio de idias e experincias entre os professores orientadores e acadmicos; VI. Fornecer Direo Assistente de Ensino informaes sobre o nmero de orientados e respectivos orientadores, da Instituio ou no; VII. Definir, juntamente com os professores orientadores, a composio das bancas de qualificao e de avaliao dos projetos de TCC; VIII. Estimular e buscar meios para divulgao dos trabalhos apresentados; IX. Zelar pelo cumprimento dos critrios estabelecidos por esta norma; X. Programar e realizar os Seminrios de qualificao e de apresentao dos TCC.

CAPTULO VII Das Disposies Gerais Art. 29 - Os Departamentos podero atribuir, aos professores lotados no CEFID, carga horria para orientao dos projetos de TCC. 1 - Cada professor poder orientar, alocando carga horria, no mximo 5 (cinco) acadmicos por semestre. 2 - O professor poder alocar carga horria para a orientao de um mesmo acadmico por no mximo 2 (dois) semestres. Art. 30 - O Acadmico s poder dispor de orientao de professores do CEFID por, no mximo, 3 (trs) semestres. Art. 31 - No decurso do processo de orientao, vedada a substituio do professor orientador, quer por interesse deste ou do prprio orientando. Pargrafo nico: Se por motivo de fora maior ficar caracterizada a necessidade de substituio do professor orientador ou a desistncia na orientao do acadmico, o mesmo s poder ser requerido at 60 (sessenta) dias antes do incio dos seminrios, e devidamente justificado atravs de requerimento a ser analisado e deferido pela CTCC.

Art. 32 - expressamente proibida a participao de parentes consangneos e com qualquer grau de parentesco nas bancas dos seminrios de qualificao e apresentao de TCC. Art. 33 - Os casos omissos sero resolvidos pelo coordenador de TCC, ouvido, quando necessrio, o colegiado do respectivo curso ou o departamento de lotao do professor orientador. Art. 34 - Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. Revogadas as Resolues n 024/1994/CEFID, n 010/1995/CEFID, n 23/1996/CEFID e n 01/2002/CEFID, n 01/2006/CEFID e n 01/2007/CEFID.

Vous aimerez peut-être aussi