Vous êtes sur la page 1sur 5

02/09/13

Revista Paralaxe n. 1: Entrevista exclusiva | Filosofia PUCSP

FILOSOFIA PUCSP
Blog do Departamento de Filosofia da PUCSP

PROFESSORES MEMBROS

O DEPARTAMENTO

REAS DE PESQUISA

HOME

21 DE MARO REVISTA PARALAXE N. 1: DE 2013 ENTREVISTA EXCLUSIVA


DEIXE UM COMENTRIO
FILOSOFIAS POR FILOSOFIAPUCSP

CINCO PERGUNTAS A EDUARDO PELLEJERO

(17 de Maro de 2013)

Antecipamos a entrevista indita concedida pelo filsofo e escritor argentino Eduardo Pellejero Paralaxe, Revista de Esttica e Filosofia da Arte da PUC-SP. A entrevista far parte da edio inaugural do peridico, a ser lanada no primeiro semestre de 2013. *
filosofiapucsp.wordpress.com/2013/03/21/revista-paralaxe-n-1-entrevista-exclusiva/ 1/5

02/09/13

Revista Paralaxe n. 1: Entrevista exclusiva | Filosofia PUCSP

1. Argentina, Portugal, Mxico, Brasil. Limiares entre o espanhol e o portugus. Gostaramos que v. comentasse sobre estes deslocamentos em sua biografia acadmica, a experincia de ser um intelectual habitando estas fronteiras.

Becket dizia que somos estpidos, mas no assim to estpidos como para acreditar que algum possa viajar simplesmente pelo prazer de viajar. Se viajamos, viajamos porque no temos outra sada. Eu muitas vezes me vi nessa situao, e tive que viajar. Em certo sentido, a viagem a forma mais imediata (a mais pobre, a menos interessante) de responder a um imperativo que prprio de todo o pensamento crtico: a necessidade do deslocamento da perspectiva. Perante as identificaes imaginrias s quais nos encontramos sempre submetidos em alguma medida, pensar de operar uma desincorporao temporria da nossa subjetividade, isto , abrir uma distncia crtica em relao s imagens de consenso nas quais so capturadas as nossas singularidades, em relao s formas da representao nas quais alienamos as nossas diferenas. E esse acredito o segredo da emancipao: no a autonomia, mas uma certa heteronomia, uma certa heterognese. A minha formao abunda em deslocamentos geogrficos (coisa que sempre chama a ateno das pessoas), mas o que importante em tudo isso so os deslocamentos intelectuais, aos quais espero no ter sido totalmente refratrio. Concretamente, no Brasil, e antes no Mxico e em Portugal, sempre vivi o estranhamento de um modo quase ldico (estar fora uma espcie de luxo moral, mesmo quando existencialmente esteja associado a uma carncia), e tentei fazer jogar as diferenas em lugar de tentar superar as distncias. Esse procedimento ao mesmo tempo me aproxima e me afasta do que me rodeia, e nessa medida uma experincia difcil, mas abre um espao indispensvel para tentar pensar de outra maneira: a persistncia no erro, na errncia, como dizia Blanchot.

2. A esttica filosfica do sc. XVIII e comeo do sc. XIX, representada em Kant e Hegel, talvez pudesse ser chamada de diletante, pois despreocupada com a dimenso material das obras. O problema universal do belo suplantaria, nesta tradio, a problemtica da imanncia concreta da arte, a dimenso singular e contingente dos suportes, por assim dizer. Na esttica contempornea, como nos exemplos de Adorno a partir da msica, o crtico tambm se torna um tcnico, produz uma crtica imanente, deve saber das sutilezas formais das escalas, etc. Diante do aprofundamento da autonomia das formas artsticas e da inevitvel especializao da teoria, possvel ainda fazer uma crtica que esteja voltas com o problema dos significados (histricos, polticos, antropolgicos) e da verdade da obra de arte?

Falar do diletantismo de Kant ou de Hegel em relao s artes uma provocao que oculta apostas que no so as minhas. A histria e a crtica da arte tm demostrado uma vitalidade inimaginvel em relao poca em que esses autores propuseram as suas ideias estticas, e, em certa medida, a nossa cultura artstica, o nosso conhecimento das manifestaes artsticas, das suas intenes e dos seus procedimentos, ganhou uma dimenso incomensurvel, ao ponto de que a diferena quantitativa no acesso s obras virou diferena qualitativa, como j assinalou Benjamin. Porm, acredito que a relao da filosofia com a arte, com as obras e as prticas artsticas, continua a responder a procedimentos que no so diametralmente opostos aos procedimentos de algum como Hegel. A arte coloca os seus problemas, a filosofia coloca os seus problemas, e na confrontao entre essas duas perspectivas se do fenmenos de captura, de apropriao, etc. Nesse sentido, a preocupao com a linguagem formal de certas artes, ou com a materialidade de certas outras, responde menos vontade dos filsofos de especializar-se em questes tcnicas que ressonncia de certas questes filosficas em algumas manifestaes da
filosofiapucsp.wordpress.com/2013/03/21/revista-paralaxe-n-1-entrevista-exclusiva/ 2/5

02/09/13

Revista Paralaxe n. 1: Entrevista exclusiva | Filosofia PUCSP

arte contempornea. Assim, um procedimento prprio da montagem cinematogrfica no cinema de Orson Welles permite a Deleuze levantar uma questo, ao mesmo tempo ontolgica e poltica, que diz respeito problematizao do valor da verdade no pensamento filosfico contemporneo; ou a exibio de uma srie de auto-retratos no Louvre permite a Derrida dar uma continuidade, ao mesmo tempo paradoxal e apaixonante, s questes que, em dilogo com a fenomenologia, desenvolvera em A voz e o fenmeno. Noutras palavras, na sua aproximao s artes, a filosofia no procura articular conceitualmente a verdade da arte (da mesma forma em que a arte no se aproxima da filosofia para ilustrar os seus conceitos); procura, simplesmente, expor-se a uma experincia cujo valor tambm est em jogo a partir da qual devenha possvel relanar as suas prprias questes, rearticular os seus problemas, e eventualmente propor as suas solues especficas.

3. Como v a relao entre arte e poltica no mundo contemporneo, diante, qui, de um esgotamento dos gestos polticos crise dos espaos clssicos de mediao poltica e tambm do que seria o horizonte prprio da arte absorvido, cada vez mais, pelo mercado enquanto tal?

Resulta-me difcil oferecer uma resposta geral sobre o presente da arte e da poltica, e seria seguramente excessivo tentar diferenciar nos sintomas complexos desse presente a parte histrica (como que chegmos a esta situao?) da parte do devir (em que estamos em vias de transformar-nos?). Tanto em poltica como em arte, o esgotamento das formas institudas no pode ser desligado da ecloso de formas emergentes que tanto podem ter origem no campo social como no mbito da experimentao esttica. Nesse sentido, acredito que a nossa funo crtica passaria hoje, menos pela articulao de critrios para orientar-nos (e orientar) no pensamento, que pela identificao e a anlise do que John Berger chama de bolses de resistncia, no intuito de estender sobre um plano conceitual as condies dessas experincias que, mesmo se condenadas ao fracasso, deixam-nos entrever outras configuraes do sensvel, do mundo e da subjetividade (Deluze denominava esse exerccio de contra-efetuao). A definio fico enquanto trama essencialmente plural de relatos nos textos de Foucault e de Ricardo Pliglia, a postulao da literatura como uma forma de antropologia especulativa nas obras de Bataille e de Juan Jos Saer, e as tentativas de elevar a escritura a uma forma de autenticidade j no ligada forma do verdadeiro nas filosofias incomensurveis de Sartre e Blanchot, representam para mim referncias imprescindveis para fazer esse movimento crtico (h outras, claro). Em todas elas reconheo um mesmo compromisso, ao mesmo tempo precrio e radical, com a afirmao de uma liberdade sem determinao, e uma busca irrestrita de meios de expresso para dar forma palavra plural qual se encontra associada. Palavra que se revela e se oculta em todos os projetos histricos nos quais nos vemos involucrados para realizar efetivamente essa liberdade, e que, uma vez fracassados, a nica coisa com a que podemos contar para recomear. Vocs me perguntavam como vejo a relao entre a arte e a poltica nos tempos que nos tocam viver. Sou incapaz de responder de forma mais direta. Eu diria parafraseando Gramsci que o pessimismo do meu intelecto quase total, mas que o otimismo da minha vontade continua vivo. Lembro que Roberto Bolao disse alguma vez que a escritura uma espcie de uma luta de samurais; s que o escritor um samurai que no luta contra outro samurai: luta contra um monstro, e, em princpio, sabe que mais cedo ou mais tarde vai ser derrotado, que o monstro vai vencer. Sair a lutar sabendo que vamos ser derrotados, isso o que define a nossa paixo pela escritura e o signo do nosso engajamento.

4. Uma das caractersticas de parte da filosofia recente da arte, tal como feita por Jaques
filosofiapucsp.wordpress.com/2013/03/21/revista-paralaxe-n-1-entrevista-exclusiva/ 3/5

02/09/13

Revista Paralaxe n. 1: Entrevista exclusiva | Filosofia PUCSP

Rancire, Georges Didi-Huberman e Giorgio Agamben, para ficar em poucos exemplos, tambm se apresentar como uma filosofia poltica, como v. v esta passagem?

O comrcio da arte com a filosofia passou sempre por uma meditao muito especial sobre a relao entre potica e poltica. A expulso dos poetas da repblica platnica, a fundao kantiana da comunidade sobre o juzo de gosto, e a educao esttica do homem que Schiller prope com fins reformistas, so exemplos emblemticos desse gesto recursivo, que procura articular filosoficamente uma tenso irredutvel entre a potica da poltica (isto , os estilos de articulao do comum) e a poltica da potica (isto , as formas de interveno da criao artstica). Na filosofia contempornea, essa tenso apresenta-se nomeadamente sob a forma de uma antinomia, ou de numa srie de antinomias que no apresentam sintomas de resoluo iminente: entre a efetividade e a crtica, entre a interveno e a reserva, entre a construo do consenso e a prtica do dissenso, entre a expresso do coletivo e a experincia interior, a filosofia expe a arte experincia do seu (sem)sentido. No algo novo. Na primeira metade do sculo XX essa antinomia j conhecera uma das suas formas mais interessantes no debate travado entre Theodor Adorno e Walter Benjamin. Benjamin privilegiara o momento da efetividade poltica da arte, a expensas de sua funo crtica (simplifico, claro), subordinando assim a poltica da potica a uma potica poltica em particular: o comunismo enquanto projeto libertrio, para cuja difuso massiva devia servir a arte aproveitando as potncias reveladas pela reproduo tcnica. Adorno, por sua vez, privilegiara a dimenso crtica da arte, deixando de lado toda a ligao possvel com um projeto poltico qualquer: a funo social da arte no ter funo; a sua absoluta autonomia, a sua recusa de qualquer simulacro de reconciliao um mecanismo de segurana nico contra os projetos totalizantes ou totalitrios de organizao do social. Recentemente, Jacques Rancire fez uma interveno significativa nesse debate tambm pontuado pelas (muitas vezes surdas) polmicas entre protagonizadas por pensadores to diversos como Sartre, Bataille, Blanchot, Deleuze, Nancy ou Lyotard, etc. , afirmando que o prprio da filosofia no promover uma tradio sobre a outra, subordinar uma tradio outra, mas manter a tenso entre ambas, deixando em aberto dessa forma o espao onde arte e poltica se encontram e revezam segundo uma lgica cujas figuras no admitem totalizao. O meu trabalho atual se desenvolve precisamente nesse espao, nessa terra de ningum onde o reconhecimento da autonomia da arte no desconhece as ligaes com os problemas extraartsticos que definem a arte como atividade genrica, como devir do humano. Bataille dizia que a arte no pode assumir a tarefa de ordenar a necessidade colectiva (e nisso estaremos, creio, quase todos de acordo); mas isso no significa que a arte no continue a se questionar sobre a possibilidade, o objecto e a forma de produzir efeitos ao nvel do saber, intervenes sobre o social, reconverses subjetivas, consequncias de toda a ordem sobre o real, verdade?

5. O gesto de Amalfitano, personagem de 2666, de Roberto Bolao: em uma casa nos arrabaldes de Santa Teresa (Ciudad Jurez), pendurar, a la Duchamp, um livro de geometria no varal, para que as intempries lhe ensinem algo da vida. Pode a arte algo contra o desespero?

dificlimo aproximar a reflexo da literatura de Bolao sem colocar em causa a seriedade da reflexo, e certamente ainda mais difcil expor-se ao desespero do qual fala Bolao sem desesperar junto com ele. No podemos esquecer que, num dos seus ltimos textos crticos, propusera a equao Doena + Literatura = Doena (indo de encontro a boa parte da filosofia contempornea da literatura, comeando com Deleuze e Guattari).
filosofiapucsp.wordpress.com/2013/03/21/revista-paralaxe-n-1-entrevista-exclusiva/ 4/5

02/09/13

Revista Paralaxe n. 1: Entrevista exclusiva | Filosofia PUCSP

A pergunta faz ecoar, por outro lado, uma das questes mais persistentes na arte da segunda metade do sculo XX, e da qual a obra de Blanchot nos oferece qui a sua figura mais descarnada: Para que servem os poetas em tempos de aflio (sendo que para os poetas os tempos so sempre de aflio)? A verdade que, considerada desde o ponto de vista da sua participao na obra humana geral e na afirmao de uma liberdade sem determinao, a arte age mal e pouco. A maior obra no vale o ato mais insignificante. A atividade artstica, para aquele mesmo que a escolheu, revela-se insuficiente nas horas decisivas. Numerosos escritores sustentaram essa difcil posio, que de alguma forma implica a denegao do valor da prpria obra literria. Mas Blanchot nos ensina que pelo sacrifcio do valor da obra (da verdade e da efetividade que a obra literria poderia ter para o mundo), o escritor nos conduz alm do que nos familiar, arrancando-nos aos projetos comuns e s coisas feitas ou por fazer, convidando-nos a um espao imaginrio onde o que est em jogo o sentido do que somos e do que (ainda) no somos, do que poderamos ser. Escrever, portanto, no seria uma simples fuga perante os impasses do mundo da praxis, mas uma paixo pelo absoluto para alm das suas determinaes histricas; uma tentativa de superar a esterilidade deste mundo fechado, uma possibilidade da qual nem a cultura nem a linguagem nem a histria do conta: uma possibilidade que no pode nada ( o reverso da efetividade), mas que subsiste no homem como signo do seu prprio ascendente (fala do homem antes do homem, da folha em branco). Isso significa que arte pode ajudar-nos a resistir, mas no a tomar posio a arte est alm do princpio de realidade, dos critrios de verdade, da instituio do direito. Ao fim da histria, responde apenas com a infinidade do erro, isto , lembra-nos das limitaes de qualquer ao histrica e de qualquer projeto poltico para colmatar as aspiraes humanas, mas ao mesmo tempo sussurra em nossos ouvidos que tudo est sempre por recomear, que essa a nossa condio. Independentemente das histrias que conta ou dos mundos que representa, a pergunta pela sua essncia se encontra associada a essa forma trgica da tica. Noutras palavras: sem trazer-nos esperana, sem oferecer-nos consolo, a arte uma forma de preservar-nos do desespero. Jogo no qual s podemos perder, mas do qual no podemos desistir (desistir tambm seria deixar de pensar). Quem aposta na arte no pode fingir ignorar isso: aposta para perder, mesmo se lhe est prometida uma vitria imanente (a possibilidade de que a constelao dos pontos dos dados sobre a mesa faa sentido para ns, mesmo se apenas por um instante e deve dar lugar a novas tiradas, a novos problemas, a novas incertezas). No posso deixar de pensar em Bolao, que de perder sabia tudo e nos ensinou quase tudo. Muito antes de que pendurara 2666 no varal do fundo das nossas casas, escrevera em Os detetives selvagens (cito de memria): Acreditem, rapazes, que eu vi que todos os nossos esforos e sonhos se confundiam num mesmo fracasso, mas esse fracasso era a alegria.

filosofiapucsp.wordpress.com/2013/03/21/revista-paralaxe-n-1-entrevista-exclusiva/

5/5

Vous aimerez peut-être aussi