Vous êtes sur la page 1sur 2

ENADE-2007- PADRO DE RESPOSTA

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA
QUESTES DISCURSIVAS

Questo 37 O tecnlogo deve perguntar paciente se ela observou o cartaz com os dizeres apresentados no enunciado da questo, ou, opcionalmente, questionar paciente sobre a possibilidade dela estar grvida. (valor: 3,0 pontos) Caso a paciente apresente suspeita de gravidez ou no saiba dizer se pode ou no estar grvida, um procedimento aceitvel utilizar a "regra dos dez dias". Esta regra diz que os exames radiolgicos da pelve o abdmen devem ser realizados durante os primeiros dez dias aps o incio da ltima menstruao. (valor: 1,0 pontos) Na suspeita de gravidez, o tecnlogo deve avisar o radiologista que dever questionar a necessidade de realizao do exame naquele momento, verificando a possibilidade de um novo agendamento. Se necessrio, o mdico solicitante dever ser consultado. (valor: 3,0 pontos) No caso da confirmao da necessidade de realizao do exame, o tecnlogo dever otimizar a tcnica radiogrfica visando a reduo da dose e proteger as reas que no necessitam ser radiografadas. (valor: 3,0 pontos)

Questo 38 As afirmativas corretas e as justificativas. Resposta:

(valor: 5,0 pontos)

III. O uso de aparatos de segurana so um direito do tecnlogo em radiologia e demais profissionais e no pode
haver exigncia do contrrio. acompanhantes durante o exame. Se somente citar as afirmativas corretas III e IV, recebe 1,0 ponto. As afirmativas incorretas e as justificativas. Resposta: (valor: 5,0 pontos) (valor: 2,0 pontos) (valor: 2,0 pontos)

IV. Os equipamentos de segurana devem ser aplicados a todos os profissionais envolvidos e tambm aos

I.

Os protocolos radiolgicos s podem ser alterados com autorizao / orientao do mdico responsvel. Os tecnlogos em radiologia no podem alterar as tcnicas radiolgicas, mesmo em pesquisa clnica. Toda e qualquer alterao deve ser formalizada e com anuncia prvia do mdico responsvel. Os questionamentos podem existir, mas a deciso das alteraes ainda ser do mdico radiologista responsvel. (valor: 2,0 pontos) protocolo a ser utilizado... Dizer que a atuao do Tecnlogo em Radiologia limitada somente aplicao de tcnicas radiologias (protocolos) no verdadeira pelo fato de esse profissional ter outras atribuies, obrigatrias, tais como a citadas no cdigo de tica dos profissionais das tcnicas radiolgicas do CRTR (Conselho Regional de Tcnicos em Radiologia): Captulo VII Das responsabilidades profissionais, em seu artigo no 17, que o tecnlogo em radiologia DEVE: Artigo 17 ....observar, rigorosa e permanentemente, as normas legais de proteo contra radiaes ionizantes no desempenho de suas atividades profissionais, para resguardar sua sade, a do cliente, de seus auxiliares e de seus descendentes....

II. Na afirmao, l-se ...suas atividades devem ser limitadas a aplicar as tcnicas radiolgicas referentes ao

Artigo 18 Ser de responsabilidade do Tecnlogo em Radiologia, que estiver operando o equipamento emissor de radiao a isolao do local, a proteo das pessoas irradiadas e a utilizao dos equipamentos de segurana em conformidade com as normas de proteo radiolgicas vigentes no pas. O tecnlogo em radiologia no se deve ater aplicao dos protocolos radiolgicos, deve adicionar a aplicao dos protocolos de segurana, tanto biolgica (com a utilizao de protetores, no caso, luvas, culos. avental, etc.) como radiolgica (aventais plumbferos, protetores de tireide, dosmetros pessoais, culos plumbferos, etc.). (valor: 2,0 pontos) Se somente citar as afirmativas incorretas I e II, recebe 1,0 ponto.

Questo 39 a) Mximo: 7,0 Razo sinal rudo: DR possui melhor razo sinal rudo que os demais, pois elimina o espalhamento de luz. (valor: 2,0 pontos) Armazenamento da imagem: CR e DR armazenam a imagem digitalmente e com menos espao e sem perdas de informao. J o STF se deteriora com o tempo, perdendo informao. A possibilidade de transmisso e armazenagem nos sistemas CR e DR agiliza o processo de obteno de imagem e compensa financeiramente em longo prazo. (valor: 2,0 pontos) Faixa dinmica: maior de CR e DR do que de STF (latitude restrita); (valor: 2,0 pontos)

Os tempos de processamento so similares entre STF e CR e mais rpidos em DR. STF exige mais passos extras para processamento, o que pode levar a perda de informao quando no se controla adequadamente a processadora. (valor: 1,0 ponto) b) Mximo: 3,0

Tanto para DR quanto CR, pode-se obter a mesma boa qualidade de imagem com as mesmas doses do sistema STF, bastando um estudo inicial de utilizao do equipamento e das tcnicas apropriadas. Como podem ter qualidade de imagem similar, a vantagem que a repetio de radiografias se torna menor nas tcnicas digitais (CR e DR) devido s possibilidades de manuseio na imagem ps-processamento e consequentemente a dose ao paciente se torna menor. (valor: 2,0 pontos) Com STF tais escolhas nem sempre so possveis uma vez que altas tcnicas que produzam DEP altas resultam em imagens muito escuras. (valor: 1,0 ponto)

Questo 40 a) A equipe deve se certificar se o paciente faz uso de hipoglicemiante oral tipo Metformina (no necessrio que o aluno conhea o nome da droga porm deve pelo menos saber que em regime de uso de hipoglicemiante oral devese evitar o uso de contraste iodado ou o hipoglicemiante deve ser interrompido previamente ao exame a critrio mdico) (valor: 2,0 pontos) b) O posicionamento no foi realizado de forma correta. A espessura de corte est correta. O paciente deveria ser reposicionado com o intuito de se obter melhor simetria entre as estruturas cranianas e enceflicas. (valor: 4,0 pontos) Na fossa posterior o centro est correto e a largura est muito alta, devendo ficar em torno de 200. Na aquisio supratentorial a largura e centro de janela esto corretas. (valor: 4,0 pontos)

c)

Vous aimerez peut-être aussi