Vous êtes sur la page 1sur 44

Gabinete

de gesto integrada municipal GGIM

Repblica Federativa do Brasil Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva

Ministrio da Justia Ministro da Justia Tarso Genro Secretaria Executiva Luiz Paulo Teles Barreto Secretaria Executiva do Pronasci Ronaldo Teixeira

Assessoria Federativa Assessor Especial do Gabinete do Ministro Juarez Pinheiro Equipe Eunice Rossi Liane Sodr Magda Fernanda Medeiros Fernandes

Gabinete de gesto integrada municipal GGIM

Apresentao....................................... 5 Pronasci O novo paradigma da segurana pblica........................... 7 Segurana Pblica: Compromisso de todos ....................... 10 O Gabinete de Gesto Integrada Municipal GGIM ................................ 14 Conhecendo o Gabinete de Gesto Integrada Municipal GGIM ............... 17
Histrico .....................................................17 Composio e Funcionamento......................20 Gesto.........................................................24 Observatrio de segurana pblica .............28 Sala de situao e operao ........................31 Espao multidisciplinar de preveno ..........34 Estrutura de formao e qualicao ..........36

Participao Social............................. 38
Diagrama

conceitual .......................... 39

Referncias ........................................ 40

APRESENTAO

Este Guia sobre o Gabinete de Gesto Integrada Municipal GGIM um instrumento para apoiar os municpios na gesto do Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania Pronasci. Trata-se de um conjunto de informaes tericas e tcnicas relativas ao Pronasci e, em particular, ao Gabinete de Gesto Integrada Municipal GGIM, que apresenta desde a concepo, organizao e funes do gabinete, dentre outras, a informaes prticas e relevantes para sua implantao e execuo. O GGIM acolhe um novo modelo de gesto integrada da segurana, que altera, de maneira paradigmtica, a forma de o Estado enfrentar a violncia e a criminalidade. Segundo esse modelo, o Estado deixa de intervir apenas de forma criminalizadora atuando, na maioria das vezes, aps o cometimento do delito e passa tambm a agir preventivamente, por meio de aes sociais, evitando que esse delito venha a ocorrer.

Desenvolvido no mbito da Assessoria Federativa do Ministrio da Justia, este Guia pretende fortalecer a parceria entre o Governo federal e os municpios, rearmando a importncia do protagonismo municipal no enfrentamento do crime e da violncia. Aos municpios que no aderiram ao Pronasci, importante destacar que neste Guia encontraro bom acervo de consulta para ajud-los a adotar esse modelo de gesto integrada. Alm das orientaes contidas neste Guia, importante consultar a Lei n 11.530/ 2007, que institui o Pronasci, a Lei n 11.707/ 2008, que prev a criao do Gabinete de Gesto Integrada Municipal, bem como manuais e publicaes ans do Ministrio da Justia. Assessoria Especial de Assuntos Federativos Ministrio da Justia

pronasci
O novo paradigma da segurana pblica
O Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania Pronasci inaugura um novo paradigma de segurana pblica, pautado em duas grandes inovaes:

1. Articulao entre aes de segurana e aes de natureza


sociais e preventivas, atuando nas razes socioculturais da violncia e da criminalidade, por meio do fortalecimento dos laos comunitrios e das parcerias com as famlias, sem abdicar das estratgias de ordenamento social e represso qualicada;

2. Fomento de uma agenda federativa compartilhada,


com o envolvimento de todos os entes, acrescentando, ao papel basilar dos estados, o Governo Federal, com induo de polticas e nanciamento, e os municpios, com papel ativo nas aes de preveno.

Esse novo paradigma se traduz na promoo de um projeto de incluso e fortalecimento da coeso social, por meio do empoderamento das relaes entre operadores de segurana e sociedade civil e do acesso a um Estado qualicado.

De fato, o Pronasci surgiu como resposta a uma nova e complexa conjuntura. De um lado, garantir direitos fundamentais aos cidados, no contexto de uma nova ordem mundial, cuja macrolegalidade incita os estados nacionais a renunciarem a elementos centrais de sua soberania e de seu ordenamento jurdico, gerando em todas as esferas um profundo sentimento de insegurana. De outro lado, como resposta a um contexto de tenso social do pas, caracterizado pelo crescimento desestruturado das periferias das grandes cidades brasileiras e marcado por altos ndices de criminalidade e violncia, que atinge principalmente os mais jovens. Por m, para superar um modelo ultrapassado de poltica de segurana pblica, que tem como fundamento, quase que exclusivamente, uma atividade que se desenvolve aps o cometimento do delito em lugar de desenvolver aes que evitem que o mesmo venha a acontecer. Saiba mais:

O Pronasci foi institudo pela Lei 11.530, de 24 de outubro de 2007. As aes do Pronasci prevem trs focos de atuao: 1) foco territorial: atuando em regies urbanas com altos ndices de criminalidades; 2) foco etrio: priorizando a juventude, particularmente grupo de jovens entre 15 e 24 anos, que vivem s margens da criminalidade

ou j tiveram problemas com a lei; e por m, 3) foco policial: favorecendo a formao e valorizao das foras de segurana.

No total, so desenvolvidas 94 aes, combinadas em aes estruturais na rea policial e programas locais junto s comunidades.

O Pronasci tem entre suas metas gerais: 1) beneciar 3,5 milhes de pessoas entre prossionais, jovens e suas famlias; 2) reduzir a taxa de homcio, nos prximos quatro anos, em aproximadamente 60%.

O Pronasci ser levado gradualmente a todo o pas at 2012; O investimento previsto de R$ 6,7 bilhes; Para mais informaes acesse o site: www.mj.gov.com.br/pronasci.

Desfazendo ns: A sociedade deve formar cidados e criar condies para reduzir a vulnerabilidade social.

segurana pblica
compromisso de todos
A Constituio de 1988 props um novo pacto federativo priorizando a atuao cooperativa no campo das relaes intergovernamentais, sobretudo quando se trata da ordem social. Tal aspecto objetivou reduzir esforos e otimizar solues de problemas comuns que, muitas vezes, s so possveis por meio de aes conjuntas dos trs entes federativos.

10

PAPIS DOS MUNICPIOS


ATUAR NA PROMOO DA CULTURA DA PAZ MOBILIZAR TODA SOCIEDADE PRIORIZAR A DIMENSO LOCAL

O Pronasci vem exercitando, de forma signicativa, esse pacto federativo envolvendo Unio e estados, alm de incluir pioneiramente os municpios como protagonistas nas questes de segurana pblica. Assim, os municpios emergiram com o propsito de desempenhar, entre outros, os seguintes papis na luta contra a violncia e a criminalidade:

1. Atuar na promoo da cultura da paz,


mediante a implantao de aes integradas de preveno e enfrentamento da violncia e da criminalidade;

11

2. Mobilizar toda a sociedade, fomentando


prticas democrticas e participativas com o m de produzir e disseminar a percepo de segurana na populao.

3. Priorizar a dimenso local, formulando


pautas e aes conjuntas que atendam as realidades da cidade, uma vez que so nas localidades especcas onde o cidado reside que o mesmo deve se perceber seguro.

Os municpios se constituem em locus privilegiado de formulao e implementao no que diz respeito segurana pblica.
Para tanto, a atuao conjunta desses atores colocada em prtica nos Gabinetes de Gesto Integrada Municipais GGIM, que so colegiados de gesto integrada do sistema de segurana pblica e defesa social que tm como pressuposto a preveno. Saiba mais:

12

A adeso pelos estados e municpios ao Pronasci realizada de forma voluntria, observada a legislao, mediante Instrumento de Cooperao Federativa.

O Instrumento de Cooperao Federativa prev, dentre outros, as seguintes condicionalidades:

Criao do Gabinete de Gesto Integrada Municipal;

Participao na gesto e compromisso com as diretrizes do Programa;

Compartilhamento das aes e das polticas de segurana, sociais e de urbanizao;

Disponibilizao de mecanismos de comunicao e informao para mobilizao social e divulgao das aes e projetos do Programa.

Para ns de execuo do Programa sero estabelecidos convnios, ou outro instrumento congnere, entre os estados e municpios e o Ministrio da Justia, observada a legislao vigente.

13

Quaisquer estados ou municpios podem aderir ao Pronasci, desde que estejam anados com os objetivos do Programa e se enquadrem s determinaes da sua Lei de criao.

Desfazendo ns: Qualquer municpio pode instituir o GGIM, independente de aderir ao Pronasci.

o Gabinete de gesto integrada municipal GGIM

O Gabinete de Gesto Integrada Municipal GGIM forma a estrutura gerencial local do Pronasci. Assim, enquanto principal ferramenta de gesto, garante sua viabilidade operacional, reunindo o conjunto de instituies que incide sobre a poltica de segurana no municpio, promovendo aes conjuntas e sistmicas de preveno e enfrentamento da violncia e da criminalidade e aumentando a percepo de segurana por

14

parte da populao e a valorizao dos servidores pblicos que atuam na rea de segurana em todas as esferas.

CONSELHO COMUNITRIO DE SEGURANA

A gesto integrada e a atuao em rede dos GGIM permitem, de forma sistmica, maior ecincia no enfrentamento da violncia e da criminalidade, uma vez que evitam o isolamento e a fragmentao dos vrios segmentos que compem a rea da segurana pblica.

Os GGIM esto aportados em trs grandes eixos:

Gesto integrada pauta-se na descentralizao da macropoltica e atua de forma colegiada nas deliberaes e execues de medidas e aes conjuntas a serem adotadas para combater a criminalidade e prevenir a violncia, no mbito local, reunindo os vrios segmentos que compem a segurana pblica. Opera pelo consenso, sem hierarquia. Isto , as decises so tomadas de comum acordo entre os membros, respeitando as autonomias institucionais dos rgos que compem o GGIM.

Atuao em rede o GGIM pressupe uma rede de informaes, experincias e prticas estabelecidas, que extrapolam os sistemas de informaes policiais e agregam outros canais de informaes. Alm de apresentar um corpo gerencial plural e multidisciplinar, o GGIM mobiliza toda a populao, atuando enquanto espao de interlocuo com os cidados sobre violncia e criminalidade. Nesse caso, a ampliao dessa participao popular envolve a interao intensa do GGIM com os fruns municipais e comunitrios de segurana.

15

Perspectiva sistmica o GGIM concebe em sua estrutura espaos inovadores que aliam informao e tecnologia e planejamento e gesto na promoo de polticas de segurana. O pleno funcionamento dessa estrutura prev a sinergia entre as partes, garantida pelo uxo informao reexo ao.

Saiba mais:

A Lei 11.707, de 2008, prev a criao do Gabinete de Gesto Integrada Municipal enquanto condicionante para adeso ao Pronasci.

16

Os GGIM so institudos formalmente por normativa prpria, devendo no regimento interno contemplar as atribuies e tarefas dos seus integrantes;

Desfazendo ns: Os GGIM no devem se constituir em organismos meramente formais, mas atuar com efetividade na busca de resultados.

Conhecendo o gabinete de gesto integrada municipal GGIM

Histrico
O Gabinete de Gesto Integrada Municipal resulta do acmulo de experincias e aprendizados positivos com base no trabalho integrado, desenvolvidos ao longo do tempo para o enfrentamento da violncia e da criminalidade.
Serviram de parmetro ao GGIM as iniciativas das foras-tarefas e, posteriormente, dos Gabinetes de Gesto Integrada Estadual, adotadas com o m de superar os resultados, nem sempre satisfatrios, das operaes policiais tradicionais.

17

As foras-tarefas so as primeiras iniciativas de cooperao interinstitucional, agregando em operaes pontuais as vrias foras policiais em prol de um mesmo objetivo.

Vericou-se que as operaes policiais tradicionais, marcadas pelo isolamento e fragmentao de esforos das corporaes, apresentavam resultados inferiores, enquanto as foras-tarefas, de forma inversa, eram bem sucedidas ao concentrar-se nos objetivos e reunir condies materiais e humanas adequadas e compatveis para tanto. A fragilidade dessa iniciativa encontra-se na transitoriedade, em que uma vez resolvida a questo, os laos de cooperao so rompidos, dando lugar ao isolamento do trabalho padro das corporaes policiais.

18

Os Gabinetes de Gesto Integrada Estaduais constituem um avano da experincia anterior e funcionam como fora-tarefa permanente e contnua, por intermdio de um processo de institucionalizao.

A grande preocupao referente institucionalizao recaa sobre a necessidade de manter a autonomia das instituies participantes. Para tanto, cou acordada a inexistncia de qualquer hierarquia que maculasse essa autonomia.

Os GGIE so compostos pelas polcias estaduais e federais, a secretaria de segurana e de assuntos penitencirios, a Percia, pelo menos um representante estadual das Guardas Civis municipais, e, por convite, as Foras Armadas, o Poder Judicirio, o Ministrio Pblico e a Defensoria Pblica. Com o enfoque estadual, a representao de autoridades municipais no se faz presente. A participao social d-se por intermdio de conselhos sociais ou comunitrios de segurana. E, de forma embrionria, os GGIE desenvolvem aes preventivas e educativas. Os Gabinetes de Gesto Integrada Municipais ampliam a proposta do GGIE a partir da emergncia da participao municipal. Por intermdio do GGIM, o aprofundamento da relao entre aes preventivas e aes repressivas ocorreu de forma efetiva.

19

Trata-se de um salto qualitativo para a segurana pblica, saindo da concepco estritamente reativa do policial para a proatividade do operador de segurana, com nfase na preveno.

Conhecendo o gabinete de gesto integrada municipal GGIM

composio e funcionamento
O GGIM articula as trs esferas de governo e as diferentes foras de segurana pblica e rene em sua composio mnima:

Prefeito Municipal Autoridades municipais responsveis pela segurana pblica e defesa social

20

Autoridades municipais responsveis pelas aes sociais e preventivas; Autoridades estaduais da rea de segurana que atuam no municpio: Policia Civil, Policia Militar e Defesa Civil


*

Autoridades federais que atuam no municpio: Policia Federal, Policia Rodoviria Federal* Ministrio da Justia*
Quando existir representao.

Outros representantes de entidades pblicas ou privadas, da Magistratura, da Defensoria Pblica, do Ministrio Pblico, por exemplo, podero ser convidados a participar de reunies e atividades do Gabinete, em especial os fruns comunitrios e municipais de segurana pblica. A participao desses representantes se d na condio de convidados e no garante assento ao Pleno, considerando que o mesmo se constitui em frum deliberativo e executivo que envolve aes de enfrentamento da criminalidade e que, portanto, requer cuidados adicionais de segurana aos participantes. As reunies so restritas aos integrantes do Pleno, salvo os convidados pela presidncia, previamente acordados. E devem ocorrer, pelo menos, uma vez ao ms, com deliberaes registradas em ata.

21

GGIM uma rede que atua para propor aes integradas e promove o intercmbio de informaes e experincias, alimentando o sistema de planejamento e de polticas municipais preventivas de segurana pblica.
Saiba mais:

O GGIM conta com a seguinte estrutura administrativa:

Colegiado Pleno Secretaria executiva Observatrio de Segurana Pblica Sala de Situao e Operaes Estrutura de formao e qualicao

22

Espao multidisciplinar de preveno

O Colegiado Pleno a instncia superior com funes de coordenao e deliberao, responsvel por decidir quais aes e medidas sero adotadas para combater a criminalidade e prevenir a violncia.

Conforme deliberao do Pleno, cada GGIM deve ter um corpo gerencial multidisciplinar e intersetorial de prossionais para compor sua estrutura.

As despesas com pessoal correro por conta da dotao oramentria das instituies participantes.

23

Ao Ministrio da Justia cabe dotar os GGIM com equipamentos necessrios ao seu pleno funcionamento, por mdulos, de acordo com a disponibilidade fsica e de pessoal apresentada pelo municpio.

Desfazendo ns: O GGIM no representa exclusivamente o interesse da prefeitura e sua administrao. Representa o interesse da sociedade local.

Conhecendo o gabinete de gesto integrada municipal GGIM

Gesto
O sucesso do Pronasci em incidir na diminuio da violncia e no aumento da segurana cidad de maneira sustentada est sujeito ao desempenho forte e atuante do Gabinete de Gesto Integrada Municipal.

24

Esta implicao remete capacidade dos GGIM de intervir de forma estruturada nos processos de gesto dos projetos e aes endereados aos territrios, observando os seguintes procedimentos:

Realizar planejamento consistente, por intermdio da percepo da realidade, estruturando o trmite adequado e articulando de forma eciente os meios disponibilizados aos ns propostos;

Desempenhar coordenao ativa, por meio da criao das condies necessrias para a atuao nas localidades;

Desenvolver avaliao continuada, mediante o monitoramento das aes e seus resultados.

25

O GGIM rompe com a exclusividade da pespectiva imediatista das aes policiais em resposta crise e projeta solues com foco estratgico, de mdio e longo prazo, estabelecendo o planejamento efetivo da segurana, congurado nos planos e programas locais.

A estruturao dos processos de gesto pressupe a participao e a articulao de todos, visando um m comum estimulado pela integrao e pelo respeito a multisetorialidade dos seus integrantes.

Sem gesto no h poltica de segurana Dessa forma, entende-se que o grande instrumento de gesto do Pronasci o Gabinete de Gesto Integrada Municipal.
Saiba mais:

Compete ao Gabinete de Gesto integrada Municipal estabelecer as diretrizes e prioridades dos programas e aes integradas de segurana pblica e urbana municipal.

26

O prefeito o presidente do GGIM e a ele cabe supervisionar as atividades do Gabinete, promovendo as medidas necessrias ao cumprimento de sua nalidade.

Cabe tambm ao prefeito escolher o secretario executivo do GGIM. A Secretaria executiva responsvel pela gesto e execuo das deliberaes e pela coordenao das aes preventivas do Pronasci.

Aos demais membros, cabe participar das reunies, debatendo e deliberando as matrias em exames, e participar de outras atividades promovidas pelo Gabinete, quando indicados.

Cada membro titular do Gabinete deve ser nomeado e ter seu suplente indicado pelo respectivo rgo integrante, que o substituir nas suas faltas e impedimentos.

Os membros designados pelos rgos integrantes devem possuir representatividade nos seus rgos e deliberar sobre matrias consideradas relevantes ou urgentes.

27

Os rgos integrantes do Gabinete devem fornecer informaes e dados solicitados em funo dos estudos, planos e projetos em apreciao, desenvolvimento ou acompanhamento.

Desfazendo ns: A alternncia e substituio dos membros no Gabinete devem ser evitadas, pois geram descontinuidade e prejudicam o andamento das matrias abordadas.

Conhecendo o gabinete de gesto integrada municipal GGIM

Observ atrio de segurana pblica


O Observatrio de segurana pblica parte da estrutura do GGIM e responsvel pela gesto do conhecimento, produzindo e sistematizando informaes por meio de estudos e anlises cientcas. Sua atuao permite encontrar a melhor forma de enfrentar os problemas de segurana pblica da cidade.

28

O propsito do Observatrio de Segurana Pblica trabalhar a informao para que a mesma se torne a principal ferramenta de ao policial no GGIM e viabilize a produo de uma inteligncia voltada para a tomada de decises, tanto no que se refere constituio de diagnsticos quanto identicao de demandas. O conhecimento produzido pelo Observatrio resultado do intercmbio de informaes, experincias e prticas que extrapolam os sistemas tradicionais de informaes policiais e agregam outros canais de informaes, tais como a integrao com instituies de ensino e centro de pesquisas.

A participao dessas instituies de ensino e centros de pesquisas colaborativa, com a nalidade de oferecer a expertise acadmica para acompanhar o desenvolvimento de estudos e pesquisas. Essa parceria possibilita capacitar os operadores de segurana pblica para a formulao, uso dos resultados, gesto, monitoramento e avaliao dos projetos desenvolvidos. importante que os estudos conduzidos pelo Observatrio contemplem a realidade local, focado na comunidade, e identiquem o perl da violncia e os fenmenos relacionados ao crime naquela localidade, alm de medir a percepo da populao quanto segurana pblica e denir quais aes devem ser implantadas.

29

O Observatrio de Segurana Pblica viabiliza a produo de um inteligncia voltada para a tomada de decises, dotada da misso de qualicar o conhecimento relativo aos fenmenos criminais e violentos, tanto no que se refere constituio de diagnsticos quanto identicao de demandas.

Saiba mais:

O Observatrio de Segurana Pblica pode integrar vrias fontes de dados, tais como:

1. Sistema de informao policial disponibiliza dados


de natureza estatstica policial: diagnstico das ocorrncias, anlises estatsticas e informaes obtidas a partir de sistema de geoprocessamento, entre outros;

2. Pesquisa de vitimizao rene dados de natureza


qualitativa sobre ocorrncias e vtimas a partir de experincias com diversas formas de violncia relatadas por membros da comunidade. uma fonte valiosa de informaes, com os quais possvel

30

aprofundar os movimentos da criminalidade, oferecendo alternativas complementares aos problemas de subestimitativas presentes nas estatsticas ociais;

3. Outros sistemas renem dados sobre a situao


socioeconmica da populao, como, por exemplo, os que so gerados pelo Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica - IBGE e pelo Banco de dados do Sistema nico de Sade - Datasus. Desfazendo ns: Os municpios precisam dominar o processo de produo do conhecimento para que a cidade se torne inteligente.

Conhecendo o gabinete de gesto integrada municipal GGIM

Sala de situao e operao


A Sala de situao e operaes dedicada gesto das aes policiais integradas, mediante a obteno de dados da situao em tempo real, reunindo em nico local a tecnologia e as informaes necessrias para o planejamento e a ao imediata dos agentes de segurana pblica no controle da criminalidade e das situaes de risco.

31
A sala de situao e operaes serve para catalisar informaes produzidas na rotina do municpio, reunindo trs espaos que se complementam funcionalmente: central de videomonitoramento, central de teleatendimento e sala de interveno de crises

Central de Videomonitoramento Espao dedicado ao monitoramento, por meio de cmeras de vdeos, dos principais pontos da cidade. O videomonitoramento coleta imagens e caractersticas dos delitos cometidos nas reas monitoradas. Alm da funo de vigilncia, tambm serve para mapear as zonas de criminalidade e violncia nessas reas.

Central de Teleatendimento canal de atendimento direto comunidade, abrangendo disque-denncia, alm de outros servios multisetoriais demandados. O teleatendimento permite, revestido do sigilo, receber denncias annimas feita pela comunidade com informaes que ajudam na investigao de crimes e delitos.

Interveno de crises Espao destinado ao gerenciamento rotineiro das demandas da central de videomonitoramento e teleatendimento. A sala de interveno de crise possibilita o compartilhamento de responsabilidade

32

e a distribuio de tarefas demandadas.

importante compreender a necessidade da cooperao entre as instituies locais, pois a pronta informao decorrente da tecnologia, e em particular o videomonitoramento, no teriam qualquer serventia se no dispusesse de infra-estrutura de interveno operacional.

Saiba mais:

A sala de situao e operaes um espao instrumental de congregao e cooperao, que opera 24 horas por dia, com o propsito de acolher os representantes do GGIM e qualicar as aes integradas de represso da violncia e da criminalidade.

Os locais prioritrios para operar o videomonitoramento so reas de grande adensamento populacional em horrios comerciais ou em momentos de lazer; entrada e sada da cidade; cruzamentos virios de grande uxo de veculos; vias nas quais se registram grande acidentalidade; e equipamentos pblicos com vocao para ocorrncia de delitos e desinteligncia.

33

A central de teleatendimento permite integrar, por meio de parcerias, servios de disque-emergncia com a Guarda-municipal, polcia militar, bombeiros, Samu, Trnsito, entre outros.

Desfazendo ns: GGIM no s videomonitoramento. muito mais!

Conhecendo o gabinete de gesto integrada municipal GGIM

espao mul tidiciplinar de

preveno
O Espao multidisciplinar de preveno opera na gesto das aes preventivas, com o apoio de uma equipe multidisciplinar que prove o GGIM com informaes e identicao dos problemas locais a serem solucionados.

34
De fato, a equipe multidisciplinar trabalha junto comunidade e sua atuao incide desde a identicao das dimenses envolvidas para reduzir e evitar a violncia at a criao das condies necessrias para implementao dos vrios programas locais institudos pelo Pronasci.

uma nova concepo da segurana, com o objetivo de fortalecer os laos comunitrios e criar condies para o acesso a polticas pblicas sociais.

Saiba mais: Dentre os programas locais institudos pelo Pronasci, destacam-se:

1. Protejo Projeto de Proteo


de Jovens em Territrio Vulnervel, destinado formao e incluso social de jovens e adolescentes expostos violncia domstica ou urbana nas reas geogrcas abrangidas pelo Pronasci.

2. Mulheres da Paz O Projeto Mulheres


da Paz destinado capacitao de lideranas femininas atuantes nas reas geogrcas abrangidas pelo Pronasci e tem como foco a mobilizao social para armao da cidadania e a articulao com jovens e adolescentes, com vistas a sua participao e incluso em programas sociais de promoo da cidadania e na rede de organizaes parceiras.

35

Conhecendo o gabinete de gesto integrada municipal GGIM

estrutura de formao e qualificao


A Estrutura de formao e qualicao voltada Gesto da Comunicao, Formao e da Mobilizao e apoia aes de educao e valorizao prossional dos operadores de segurana pblica, alm de mobilizar a sociedade e disseminar conhecimentos que auxiliem na construo de uma cultura da paz.

36

A Estrutura de formao e qualicao conta com telecentro equipado com computadores interligados em rede local e acesso internet, que permitem a participao desses operadores em programas de educao continuada a distncia, ofertando cursos e treinamentos desenvolvidos em parcerias com o Ministrio da Justia.

Nunca cedo ou tarde demais para se aprender.

Saiba mais:

O Pronasci prev a ampliao e consolidao da Rede Nacional de Educao a Distncia, ofertando cursos em temas relacionados rea de segurana pblica, como direito e cidadania, trco de pessoas, criminalidade e preveno, uso moderado da fora e combate lavagem de dinheiro.

37

viabilizado amplo acesso a todos os policias militares e civis, bombeiros, agentes penitencirios, agentes carcerrios e peritos que demonstrarem interesse nos cursos de qualicao.

Participao Social

A construo de uma sociedade mais justa e menos violenta depende da participao de todos. A segurana pblica uma responsabilidade coletiva e cada cidado tem o direito de participar da construo da sua prpria segurana. Os Fruns municipais e comunitrios de segurana atuam como estes canais de interlocuo entre populao e policiais e contribuem para a mobilizao social em defesa do direito segurana, analisando e discutindo estratgias de atuao na regio.

38

Ciente que a participao da sociedade fundamental para o xito das aes do Pronasci e deve ser incentivada e prestigiada pelo poder pblico, o GGIM deve interagir intensamente com os Fruns municipais e comunitrios de segurana para ns de constituir uma poltica municipal preventiva de segurana pblica. Na pauta das discusses, os diversos setores organizados da sociedade abordam temas relativos ao exerccio da cidadania, identicando demandas da populao, mtodos de aes preventivas e resultados pretendidos. Essa ao participativa legitima a tomada de deciso e orienta o Gabinete a adotar medidas que realmente atendam ao interesse pblico e garantam uma cultura da paz.

Paz sem voz, no paz, medo!

Obeservatrio da Segurana Pblica

Gesto do conhecimento

Deliberao e Coordenao

Pleno GGIM

Disque Pronasci Gesto da Comunicao da Formao e da Mobilizao Telecentro e Kit de Comunicao

Videomonitoramento

Sala de Situao e Operaes

Diagrama Conceitual

Disque denncia

Gesto das Aes integradas de Segurana Pblica

I Prefeito; II Autoridades Municipais responsveis pela Segurana Pblica e Defesa Social; III Autoridades Municipais responsveis pelas aes sociais preventivas; IV Autoridades Policiais Estaduais que atuam no municpio: Policia Civil, Policia Militar e corpo de Bombeiros; V Representantes do Ministrio da Justia: Coordenador Estadual do Pronasci, Policia Federal e Policia Rodoviria Federal.

Gesto das aes preventivas


Gerente

Territrio de Paz

Segurana e Convivncia

Legenda Estrutura Processo

Integrao do Jovem e da Familia

39

Referncias

BRASIL. Ministrio da Justia. (2007). Pronasci Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania. Braslia, DF. BRASIL. Ministrio da Justia. Assessoria Federativa. (2009). Gabinete de Gesto Integrada Municipal GGIM Pronasci. Apresentao. BRASIL. Ministrio da Justia. Assessoria Federativa. (2009). Pronasci Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania. Apresentao.

40
BRASIL. Ministrio da Justia. Senasp. (2009). Memorial Descritivo Gabinete de Gesto Integrada. Mimeo. BRASIL. Presidncia da Repblica. (2008). Guia Bsico para Gesto nos Municpios. Braslia, DF. FERNANDES, Magda. (2009). Reetindo sobre o Observatrio de Segurana Pblica. Mimeo. FOLEY, Glucia Falsarella. (2008). Projeto Redes de Paz, Mimeo. SOARES, Luiz Eduardo. (2007). Gabinete de Gesto Integrada da segurana Pblica: Gnese, Implantao, Desdobramento. Mimeo. TREVAS, Vicente. (2007). Reexo sobre os Territrios da Paz. Mimeo.

Ministrio da Justia Assessoria de Comunicao Social Esplanada dos Ministrios, Bloco T, Edifcio Sede, 4 Andar, Sala 412 CEP 70064-900 Fone: (61) 3429-3000 www.mj.gov.br/pronasci

Editorao eletrnica Supernova Design Ilustraes Caio Oishi Reviso Alessandro Mendes

Para mais informaes sobre o Gabinete de Gesto Integrada Municipal GGIM e o Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania Pronasci, acesse www.mj.gov.br/pronasci

Vous aimerez peut-être aussi