Vous êtes sur la page 1sur 23

CGE 2079

CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL


Candidatos da Comunidade

Processo Seletivo 1 semestre 2014

Instrues Gerais

Verifique se este caderno est completo, da pgina 3 20. Qualquer irregularidade, comunique o examinador.

Cada questo tem cinco alternativas: a b c d e. Somente uma alternativa correta.

As respostas devero ser marcadas neste Caderno de Testes e depois assinaladas na Folha de Respostas, conforme as instrues que sero dadas pelo examinador.

Exemplo:
1 de 10 corresponde a 2

0.

a. 2. b. 4. c. 5. d. 8. e. 9.

A alternativa c a nica correta.

No vire a pgina. Aguarde a orientao do examinador.

CGE 2079

L N G U A

P O R T U G U E S A

O texto abaixo se refere questo 1.

A FALTA DE VONTADE POLTICA QUANTO VIOLNCIA


Antigamente, quando se falava em assalto, todos ficavam apavorados, sabendo que se tratava de uma situao especfica e que dificilmente voltaria a repetir-se; hoje esse ato j considerado normal, e essa normalidade tem tornado as autoridades desmotivadas a resolver, de fato, a situao. Simples: no lhes interessa que as pessoas fiquem sossegadas, sem depender dos discursos e falatrios em poca de campanha. Se todos estivessem em situao de paz, se o nmero de assaltos e de delitos fosse pequeno e, portanto, no houvesse preocupao, o que os candidatos proporiam em poca de eleio? Qual seria o argumento para se pedir voto? visvel o desinteresse e a desresponsabilizao daqueles que deveriam garantir aquilo a que nossos impostos se destinam. O Governo Federal culpa os Estados que culpam o Governo Federal, e os Municpios, estes nem reclamar podem e, se o fazem, no so ouvidos. (...).
Fonte: Disponvel em: <http://centraldasletras.blogspot.com.br/p/modelos-de-dissertacao-em-prosa-textos.html>. Acesso em: 25 mar. 2013.

1. De acordo com o texto conclui-se que a. b. c. d. e. a culpa dos municpios. no h argumentos para combater a violncia. indita a normalidade dos assaltos atualmente. custa caro ao Governo Federal combater a violncia. h desinteresse por parte das autoridades em resolver questes de violncia.

O texto abaixo se refere questo 2.

Trs Amores
Trs amores... Quem me deu To estranha sorte assim? Trs amores, tenho-os eu E nenhum me tem a mim!
Fonte: QUINTANA, M. Preparativos de viagem. So Paulo: Globo, 1997, p. 61.

2. A frase que segue a mesma regra de colocao pronominal do verso em destaque : a. b. c. d. e. No sabemos quem a trouxe aqui. Nada me far voltar atrs em minha deciso. Sempre o respeitaram muito naquela cidade. O advogado que me assessorou foi competente. Quando se deparou com aquelas flores ficou emocionada.

3. Todos os vocbulos so acentuados por serem oxtonos em: a. b. c. d. e. sof; rap; jil; bon. aa; rgua; ser; vov. algum; s; p; acaraj. ningum; p; carij; caf. sabi; m; lpis; parabns.

CGE 2079

O poema abaixo se refere questo 4.

Poema de Circunstncia
Onde esto os meus verdes? Os meus azuis? O arranha-cu comeu! E ainda falam nos mastodontes, nos brontossauros, nos tiranossauros, Que mais sei eu... Os verdadeiros monstros, os Papes, so eles, os arranha-cus! Daqui Do fundo Das suas goelas S vemos o cu, estreitamente, atravs de suas empinadas gargantas ressecas. Para que lhes serviu beberem tanta luz?! Defronte janela onde trabalho H uma grande rvore... Mas j esto gestando um monstro de permeio! Sim, uma grande rvore... Enquanto h verde, Pastai, pastai, os olhos meus... Uma grande rvore muito verde... Ah, Todos os meus olhares so de adeus Como um ltimo olhar de um condenado!
Fonte: QUINTANA, M. Antologia potica. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, s. d.

4. O Poema de Circunstncia, de Mrio Quintana, aborda de forma crtica a. b. c. d. e. o crescimento ordenado das metrpoles. a natureza exuberante das grandes cidades. a transformao das grandes cidades por conta do progresso. o cotidiano conturbado de quem vive nas metrpoles. os benefcios trazidos pela modernizao das grandes cidades.

5. Leia as afirmativas abaixo. I. II. III. IV. A Cmara reuniu-se em uma sesso extraordinria. Ele confirmou a cesso dos bens de seu pai a uma instituio de caridade. Voc encontra essa boneca na seo de brinquedos. A seo da tarde exibiu o filme ganhador do Oscar.

Em relao ao uso das palavras sesso, cesso e seo, esto corretas apenas as afirmativas a. b. c. d. e. I e II. II e IV. I e III. III e IV. I, II e III.

CGE 2079

Os textos abaixo se referem questo 6. Texto I Texto II

Fonte: Disponvel em: <www.raianelira.blogspot.com.br>. Acesso em: 15 abr. 2013.

Fonte: Disponvel em: <www.wordpress.com.br>. Acesso em: 15 abr. 2013.

6. Analisando os anncios publicitrios (Texto I e II), correto afirmar que: a. b. c. d. e. na propaganda I, o sujeito oculto. na propaganda I, o predicado verbal. na propaganda I, o sujeito composto. na propaganda II, o predicado nominal. na propaganda II, o sujeito indeterminado.

7. A segmentao silbica est correta em a. b. c. d. e. p-neu. Saa-ra. in-te-le-cto. quo-ci-en-te. coo-pe-ra-o.

8. Sejam as sentenas a seguir: I. Admitem-se vendedoras com experincia. II. Muitos quilos de macarro so preparados para a festa do final de semana. III. Os adolescentes sofrem muito com os amores no correspondidos. As oraes acima apresentam, respectivamente, as seguintes vozes verbais: a. b. c. d. e. voz reflexiva; voz ativa; voz passiva sinttica. voz reflexiva; voz ativa; voz passiva analtica. voz passiva sinttica; voz passiva analtica; voz ativa. voz passiva sinttica; voz ativa; voz passiva analtica. voz passiva analtica; voz reflexiva; voz passiva sinttica.

CGE 2079

9. Leia o trecho a seguir. ____ elas vieram para a Bienal este ano. Ningum as acompanhou nem auxiliou na compra dos bilhetes. Elas ____ fizeram tudo ____. As palavras que preenchem as lacunas do texto de acordo com as regras de concordncia so, respectivamente: a. b. c. d. e. Ss; mesmas; sozinho. S; mesmas; sozinhas. Ss; mesmo; sozinhas. S; mesmo; sozinhas. S; mesmo; sozinho.

O texto abaixo se refere questo 10. Criana, ele pensava: amor, coisa que os adultos sabem. Via-os aos pares namorando nos portes enluarados se entrebuscando numa aflio feliz de mos na folhagem das anguas. Via-os noivos se comprometendo luz da sala ante a famlia, ante as moblias; via-os casados, um ancorado no corpo do outro, e pensava: amor, coisa-para-depois, um depois-adulto-aprendizado. Se enganava. Se enganava porque o aprendizado do amor no tem comeo nem privilgio aos adultos reservado. (...)
Fonte: SANTANNA, A. R. In: 21 histrias de amor. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2002, p. 11-14.

10. De acordo com o texto, a. b. c. d. e. as crianas se enganam quando pensam que o amor s para adultos. os adultos so privilegiados porque apenas eles conhecem o amor. o amor pode ser compreendido apenas pelas crianas inocentes. a aprendizagem sobre o amor termina com a velhice. o aprendizado sobre o amor se inicia na infncia.

A figura abaixo se refere questo 11.

Fonte: Disponvel em: <www.materiaincognita.com.br/consumo-consciente>. Acesso: em 20 mar. 2010.

CGE 2079

11. O recurso utilizado pelo autor na propaganda revela que a. o autor, ao grafar um saco, objetiva enfatizar o uso do produto. b. a repetio da palavra saco mostra a inteno do autor em chamar a ateno do pblico para a importncia da reciclagem. c. a palavra saco assume dois significados: 1. receptculo de plstico; 2. incmodo. Sugere-se que esse produto seja nocivo natureza. d. o uso exagerado de repeties pra e pro refora a ideia de que o mundo todo precisa se conscientizar sobre uso de sacolas plsticas. e. a repetio da palavra saco, com o mesmo significado, foi intencionalmente registrada pelo autor para reforar a ideia central do anncio reduzir o uso de sacolas plsticas. O texto abaixo se refere questo 12.

Estatuto da Criana e do Adolescente


Art. 1o Esta Lei dispe sobre a proteo integral ____ criana e ao adolescente. (...) Pargrafo nico. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto ____ pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade. (...) 2o Incumbe ao poder pblico fornecer gratuitamente ____ que necessitarem os medicamentos, (...) ...a criana ou o adolescente ser mantido em sua famlia de origem, ____ qual dever obrigatoriamente ser includa em programas oficiais de auxlio. (...) 3o A guarda confere ____ criana ou adolescente ____ condio de dependente, para todos os fins e efeitos de direito, inclusive previdencirios.
Fonte: Disponvel em: <www.planalto.gov.br>. Acesso em: 20 ago. 2011.

12. possvel preencher corretamente as lacunas, de acordo com as regras padro da crase, com: a. b. c. d. e. ; a; ; a; ; as; as; s; s; s; queles; aqueles; aqueles; queles; queles; a; ; a; ; a; a; a; ; ; ; . . . . a.

O texto abaixo se refere questo 13.

Custe o que custar


Dispararam as aparies dos integrantes do CQC em propagandas na TV brasileira. Se em 2010 ____ aes conjuntas de mershandising no ____ programa, neste ano j foram ao ar sozinhos em 1660 ____ para mais de uma dezena de marcas. O campeo Rafinha Bastos. Apontado pelo The New York Times como o perfil mais ____ do Twitter mundial, foi a estrela de mais de 730 comerciais no perodo.
Fonte: Revista Veja. Radar. 17 de agosto, n. 33, 2011, p. 71.

13. Em relao nota publicada na Revista Veja, as lacunas podem ser preenchidas, de acordo com as normas-padro de ortografia, respectivamente, com as palavras: a. b. c. d. e. priorisaram; priorizaram; priorizaram; prorizaram; priorisaram; prpio; incerses; influente. prprio; inseres; influente. prprio; incerses; influente. prprio; incerses; enfluente. prprio; inserses; enfluente.
7

CGE 2079

14. A vida uma cereja A morte um caroo O amor uma cerejeira.


Fonte: PRVERT, J. Poemas. So Paulo: Nova Fronteira, 2000, p. 65.

Considere as afirmaes: I. As palavras destacadas foram empregadas no sentido denotativo, com a inteno de comparar a natureza vida, morte e ao amor. II. Ao comparar, no sentido conotativo, morte com caroo, a morte adquire o significado de empecilho, algo que impede o prazer que a vida oferece. III. Os termos destacados foram utilizados denotativamente e no contexto no assumem sentido carregado de valores afetivos, emocionais, mas sim, usuais. IV. As palavras destacadas foram empregadas no sentido figurado, como cereja, que no contexto assume o sentido de prazer, paixo (representada pela cor vermelha). Revelam a intencionalidade do autor a. b. c. d. e. I e II apenas. I e III apenas. II e III apenas. II e IV apenas. III e IV apenas.

15. (...) O sertanejo , antes de tudo, um forte. (...). A sua aparncia, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrrio. Falta-lhe a plstica impecvel, o desempeno, a estrutura corretssima das organizaes atlticas.(...)
Fonte: CUNHA, E. Os Sertes. So Paulo: MARTIN CLARET, Srie Ouro, 2004.

As palavras destacadas podem ser substitudas, sem perder o sentido do contexto, respectivamente, por: a. b. c. d. e. todavia; oposto; perfeita. pois; inverso; irretratvel. contudo; parecido; completa. porque; diferente; irreversvel. embora; semelhante; ilimitada.

Os textos abaixo se referem questo 16. Texto I

Oceano
Autor: Djavan.

Assim que o dia amanheceu l no mar alto da paixo Dava pra ver o tempo ruir Cad voc que solido Esquecera de mim
Fonte: Disponvel em: <http://www2.uol.com.br/cante/lyrics/Djavan_-_Oceano.htm>. Acesso em: 24 ago. 2012.

CGE 2079

Texto II

Por que quando descemos a serra nosso ouvido tampa?


Dentro da orelha, temos uma membrana muito fina chamada tmpano. Quando descemos uma serra, ela empurrada para o fundo devido ao aumento da presso da atmosfera nos pontos mais baixos da terra. Essa sensao desaparece logo, porque no fundo da orelha h tambm um canal que se comunica com a faringe e o nariz. O ar entra por ele e empurra o tmpano no sentido contrrio, ajudando a equilibrar a presso. Para melhorar o desconforto bom mastigar ou engolir algo, pois esses movimentos ajudam a levar ar at esse canal.
Fonte: Revista Recreio, ano 6, n. 274, p. 5.

16. O trecho destacado do texto I apresenta uma orao subordinada adverbial temporal. Essa mesma circunstncia pode ser encontrada no texto II em a. b. c. d. e. Dentro da orelha, temos uma membrana (...). Para melhorar o desconforto bom mastigar (...). Quando descemos uma serra, ela empurrada (...). (...) pois esses movimentos ajudam a levar ar at esse canal.. O ar entra por ele e empurra o tmpano (...), ajudando a equilibrar (...).

A figura abaixo se refere questo 17.

Fonte: Disponvel em: <www.photobucket.com>. Acesso em: 23 ago. 2012.

17. Considere as afirmaes: No primeiro quadrinho, Mafalda mostra gostar da chegada da primavera, pois, no inverno, estao anterior, as crianas permanecem durante a maior parte do tempo em ambientes fechados, como dentro de casa, da escola, etc. II. No segundo quadrinho, observa-se que o idoso tambm gosta da primavera, pois significa que sobreviveu ao inverno, estao mais fria do ano e que, consequentemente, provoca nos idosos maiores complicaes de sade e, em muitos casos, sua morte. III. O humor ocorre na medida em que Mafalda percebe que dizia trivialidades, ou seja, pensar que mais uma primavera chegou para brincar, enquanto a chegada dessa estao para os velhinhos significa condies de mais um tempo de vida. Est correto o que se afirma em a. b. c. d. e. I, II e III. II apenas. I e II apenas. I e III apenas. II e III apenas. I.

CGE 2079

18. Nas palavras cenoura e drama esto presentes, respectivamente, a. b. c. d. e. dgrafo, hiato. hiato, dgrafo. ditongo crescente, dgrafo. ditongo decrescente, ditongo crescente. ditongo decrescente, encontro consonantal.

19. A ____ de terras aos ____ paraguaios foi decidida ontem pelos deputados em ____ plenria. De acordo com as regras-padro de ortografia, a frase acima deve ser completada, respectivamente, com as palavras: a. b. c. d. e. sesso; imigrantes; cesso. cesso; imigrantes; sesso. sesso; imigrantes; sesso. sesso; emigrantes; cesso. cesso; emigrantes; sesso.

O texto abaixo se refere questo 20. Mas ento surgem as redes de TV, e o Brasil, de sul a norte e de leste a oeste, comea a ouvir um idioma nico. O resultado a homogeneizao que chega a todo pas e pe em xeque as nuances regionais. No Rio Grande do Sul o tu comea a dar lugar ao voc, primeiro nos programas de rdio e TV, logo na conversa informal. O tu ainda permanece nos lares e nos bares, mas quem sabe por quanto tempo?
Fonte: SCLIAR, M. Lngua Portuguesa, n. 1, p. 66.

20. possvel substituir as expresses destacadas, sem que haja perda de sentido, respectivamente, por: a. b. c. d. e. em poucas regies; fala regional; entre estudiosos. em determinadas regies; fala tcnica; em todos os lugares. em quaisquer regies; confabulao coloquial; em todos os lugares formais. em todas as regies; conversao sem formalidades; entre familiares e amigos. em determinadas regies; conversao cerimoniosa; nas situaes informais.

M A T E M T I C A

21. De uma rodoviria, saem diariamente nibus com destino a trs cidades. O nibus com destino a Campinas sai de 2 em 2 horas; o com destino a So Roque de 3 em 3 horas e o com destino a Marlia, de 4 em 4 horas. Exatamente s 8h00 os trs nibus saem juntos. A que horas eles sairo juntos novamente? a. b. c. d. e. 08h00min. 10h00min. 12h00min. 17h00min. 20h00min.

10

CGE 2079

22. Bianca contratou um buffet para oferecer um jantar a seus funcionrios. No buffet contratado, h dois tipos de pratos com valores diferentes, conforme tabela abaixo. Pratos A B Custo R$ 20,00 R$ 30,00

Os organizadores do jantar ofereceram um desconto de 10% no prato A e de 30% no prato B. Foram servidos 70 pratos ao todo, entre A e B, durante o jantar, com um custo total para Bianca de R$ 1.320,00. O nmero de pratos do tipo A servido durante o jantar foi de a. b. c. d. e. 66. 50. 44. 26. 20.

23. Joo Roberto trabalha com a venda de tinta para cartuchos de impressora. Para melhorar suas vendas, passou a fornecer o produto em centmetros cbicos, armazenando-o em recipientes com o formato e as dimenses da figura a seguir:

A capacidade de armazenamento de tinta nesse recipiente, em cm3, de a. b. c. d. e. 6. 60. 600. 6.000. 60.0000.

24. Ktia vai fazer um doce para seus amigos que iro assistir a um filme em sua casa. A receita indica: 2 colheres de acar xcara de leite de colher de fermento 2 xcaras de farinha

Se Ktia utilizar 11 colheres de acar, quantas xcaras de leite sero necessrias para preparar o doce? a. b. c. d. e. 11 . 5 . 2 . 2 . 3.

11

CGE 2079

25. O polinmio f(x) = x3 + ax2 + (b - 18)x + 1 representa o modelo de um fenmeno envolvendo o nmero de tomos de carbono (varivel x) e o nmero de organismos vivos (varivel f(x)). J se sabe que, quando o nmero de tomos de carbono igual a 2, tem-se 25 seres vivos, e quando o nmero de tomos de carbono igual a 1, no h seres vivos. A partir desses dados, pode-se concluir que o valor da sentena a - b igual a a. b. c. d. e. 4. 6. 10. 16. 26.

26. Observe a figura a seguir.

Que frao, em relao ao todo, pode representar a soma das partes pintadas? a. b. c. d. e.

4 . 5 5 . 4 7 . 4 7 . 13 7 . 20

27. O salrio de Paulo era de R$ 1.800,00 por ms, mas foi reajustado em 10% recentemente. No ms em que recebeu o aumento, teve um desconto de 10% por atrasos. O salrio de Paulo, no ms em que obteve aumento, foi de a. b. c. d. e. R$ 1.620,00. R$ 1.782,00. R$ 1.800,00. R$ 1.998,00. R$ 2.160,00.

28. Um grupo de amigos resolveu comemorar o Natal realizando uma troca de cartes. Cada participante deveria enviar um carto para cada um dos outros participantes, de modo que todos trocassem cartes entre si. Sabendo-se que foi trocado um total de 156 cartes entre os amigos, o nmero de pessoas que compunha o grupo era de a. b. c. d. e. 8. 10. 12. 13. 14.

12

CGE 2079

29. A empresa PALMBOM produz palmitos em conserva em potes com formato de um cilindro reto, conforme a ilustrao: Dados: v = . r2 . h; 3; dm3 = 1L.

Sabe-se que o palmito acomodado representa 60% da capacidade do pote. O restante uma soluo aquosa para manter o palmito em conserva. A quantidade preenchida por soluo aquosa em cada pote de palmito de a. b. c. d. e. 600 ml. 900 ml. 2.400 ml. 3.600 ml. 6.000 ml.

30. Andr um produtor agrcola e est procurando uma rea disponvel para plantio, pois planeja cultivar cana-de-acar. Ao ler os classificados de um jornal, encontrou o seguinte anncio:

VENDO
Terreno vago com rea total de 40.000 m2. tima localizao. Ideal para cultivo. Excelente oportunidade! Tratar com Jos Lus F: 0000-0000

No entanto, como a unidade de rea mais utilizada na agricultura o hectare (1 hectare = 10.000 m2), Andr precisa fazer a converso. Qual a rea deste terreno em hectare? a. b. c. d. e. 0,4. 4. 40. 400. 4.000.

31. Numa certa pesquisa, realizada com 500 pessoas, que avaliou a leitura de dois jornais que circulam em uma cidade, evidenciou-se que I. 285 pessoas leem o Jornal Comercial; II. 70 pessoas leem o Jornal Comercial e o Jornal Interamericano; III. 120 pessoas no leem nenhum dos dois jornais. Com base nessas afirmaes, podemos concluir que leem o jornal Interamericano um total de a. b. c. d. e. 95 pessoas. 145 pessoas. 165 pessoas. 215 pessoas. 380 pessoas.

13

CGE 2079

32. Simplificando a expresso algbrica

x 2 + x - 12 x 2 + 2x - 15

, obtemos

a.

x+4 . x+5 x- 4 . x- 5 x+5 . x+4

b.

c.

d. e.

12 . 15

12 . 15

33. Na cidade de So Paulo, uma corrida de txi cobrada da seguinte maneira: valor fixo de R$ 10,00 e mais R$ 5,00 por quilmetro rodado. Com R$ 60,00, quantos quilmetros possvel rodar, no mnimo? a. b. c. d. e. 4. 6. 14. 10. 12.

34. Um reservatrio com volume 0,8 m3 armazena a mistura de dois compostos A e B na proporo de 1:1. O composto A tem densidade 0,65 g/ml e o composto B tem densidade 0,82 g/ml. Quando est cheio com essa mistura, o peso total de 600 kg. Qual o peso do reservatrio vazio? a. b. c. d. e. 85 kg. 112 kg. 124 kg. 138 kg. 140 kg.

35. Com cinco tringulos equilteros iguais ao da figura, Pedro montou um trapzio. Qual a soma dos ngulos internos do trapzio que Pedro montou?

Tringulo Equiltero a. b. c. d. e. 180 . 300 . 360 . 450 . 900 .

Trapzio

14

CGE 2079

36. Para uma entrevista de emprego, foram selecionadas 100 pessoas. Verificou-se que 40 sabiam falar ingls, 20 sabiam falar espanhol e 30 sabiam falar tanto o ingls como o espanhol. O nmero total de pessoas que sabiam falar o espanhol de a. b. c. d. e. 10. 20. 30. 40. 50.

37. Para comprar uma televiso de 42 polegadas, Carla foi em 3 lojas e obteve os seguintes preos: Loja A: R$ 1.600,00. Loja B: R$ 1.850,00. Loja C: R$ 1.720,00. Qual , aproximadamente, a diferena percentual entre o maior valor e o menor valor? a. b. c. d. e. 2,5%. 13,5%. 15,6%. 86,5%. 115,6%.

38. Um professor de Matemtica apresentou a um grupo de alunos um desafio que mostrava o quadrado ABCD representado a seguir:

Em seguida, forneceu-lhes a seguinte informao: O quadrado ABCD composto por um quadrado de rea igual a 4x2, dois retngulos idnticos de rea igual a 2x cada um e um quadrado de rea igual a 1. Se dobrarmos a medida do lado AB, obteremos outro quadrado de rea igual a 196 cm2. Por fim, perguntou: Qual a medida do lado AB, em cm?. Depois de certo tempo, os alunos apresentaram a resposta correta ao professor. A resposta dada pelos alunos foi a. b. c. d. e. 14. 12. 10. 8. 7.

15

CGE 2079

39. Em um supermercado, verificou-se que entre 200 clientes, 150 afirmaram comprar leite da marca A, e 75 afirmaram comprar leite da marca B. Sabendo-se que somente as marcas A e B foram apontadas na pesquisa, o total de clientes que afirmaram comprar leite das duas marcas igual a a. b. c. d. e. 25. 75. 125. 150. 225.

40. Pedro arquiteto e deseja fazer a maquete de um prdio, cuja altura real de 40 m. Para isso, ele escolheu utilizar uma escala de 1:50. Logo, a altura do prdio na maquete, em cm, ser a. b. c. d. e. 40. 50. 70. 80. 90.

C I N C I A S

41. Em uma manh de muito sol e calor na praia, percebemos que a areia fica muito quente enquanto a gua ainda est fria. Isso ocorre porque a areia melhor condutor trmico, portanto capaz de esquentar mais rpido. So exemplos de outros bons condutores de calor: a. b. c. d. e. cobre, ao, vidro e lato. ferro, cobre, prata e ao. isopor, ao, alumnio e lato. cortia, ferro, madeira e prata. vidro, isopor, cortia e madeira.

42. A malria uma doena humana comum em pases de regies tropicais e subtropicais. causada por um protozorio do gnero Plasmodium e transmitida pela picada da fmea do mosquito de gnero Anopheles. As relaes ecolgicas entre o ser humano e o protozorio e entre o ser humano e o mosquito so, respectivamente, a. b. c. d. e. parasitismo e predatismo. predatismo e parasitismo. parasitismo e parasitismo. predatismo e comensalismo. comensalismo e predatismo.

43. O gs utilizado no fogo uma fonte de energia e, nas molculas do gs, existe energia armazenada na forma de energia qumica. Por meio de uma combusto, essa energia qumica presente nas molculas do gs se transforma, principalmente, em energia a. b. c. d. e. elica e eltrica. potencial e elica. eltrica e atmica. trmica e luminosa. gravitacional e cintica.

16

CGE 2079

44. Um engenheiro, ao projetar uma ponte, precisa prever espaos denominados juntas de dilatao, para que no ocorram rachaduras ou outros danos, devido dilatao e contrao que ocorrem em funo das mudanas de temperatura no local. Sobre a dilatao dos materiais so feitas as seguintes afirmaes: I. Os materiais podem sofrer trs tipos de dilatao: linear, superficial e volumtrica. II. Para determinar a dilatao superficial deve-se considerar as trs dimenses de um corpo: comprimento, largura e espessura. III. A dilatao de lquidos constitui um exemplo de dilatao linear. Assinale a alternativa que contm a(s) afirmao(es) correta(s). a. b. c. d. e. I. III. I e II. II e III. I, II e III.

45. Uma fora de intensidade 4N aplicada perpendicularmente a uma superfcie atravs de um pino de 2 mm2 de rea de seo transversal. Mantendo-se a mesma superfcie e a mesma intensidade da fora aplicada, para obter-se uma presso menor necessrio utilizar um pino a. b. c. d. e. com rea de seo transversal menor. com rea de seo transversal maior. fabricado com material mais duro. com comprimento menor. com comprimento maior.

46. Recentemente, esteve em diversos cinemas de todo o Brasil o filme Os Vingadores, que foi baseado nas histrias em quadrinhos de Stan Lee. Um dos destaques dessa produo o personagem Bruce Banner, um cientista que, aps ser exposto a raios gama, torna-se capaz de se transformar em uma criatura de extrema fora conhecida como O Incrvel Hulk. O raio gama corresponde a a. b. c. d. e. um campo eltrico. um tipo de micro-onda. um tipo de onda mecnica. um tipo de onda eletromagntica. uma espcie de radiao infravermelha.

47. Apesar dos avanos das cincias, alguns instrumentos e mtodos utilizados pelos meteorologistas no so novidade. Sabe-se, por exemplo, que quando a presso atmosfrica cai, existe uma boa chance de chover, nevar ou cair uma tempestade. A medio da presso atmosfrica feita com um a. b. c. d. e. anemmetro. pluvimetro. psicrmetro. higrmetro. barmetro.

48. A distncia entre dois aeroportos de 450 km. Um jato que desenvolve uma velocidade mdia de 900 km/h gasta quanto tempo para cumprir essa distncia? a. b. c. d. e. 120 minutos. 45 minutos. 60 minutos. 30 minutos. 80 minutos.

17

CGE 2079

49. As mquinas simples so dispositivos capazes de ajudar o homem a cumprir uma determinada tarefa com um mnimo de esforo muscular facilitando o trabalho. Nas alavancas, um tipo de mquina simples, o esforo feito pelo operador para movimentar a mquina denominado a. b. c. d. e. fora motriz. ponto de apoio. esforo primrio. fora gravitacional. brao de alavanca.

50. Os raios solares so os principais responsveis pela dinmica da atmosfera terrestre e pelas caractersticas climticas do nosso planeta. O calor do sol transferido para a terra atravs do espao, principalmente, por meio de a. b. c. d. e. correntes de conveco. concentrao de calor. conduo trmica. conduo eltrica. radiao de calor.

51. Alguns produtos qumicos no biodegradveis, tambm conhecidos como agrotxicos, so usados para aumentar a produtividade e evitar predadores nas lavouras. Esses agrotxicos tambm matam microrganismos decompositores, causando graves danos ambientais. Os decompositores desempenham um papel importante para a manuteno do equilbrio ecolgico, pois atravs da decomposio a. as reas ocupadas pelos organismos mortos so liberadas, servindo para a sobrevivncia de outras espcies. b. possvel promover, recuperar e proteger a sade da populao humana que consome os nutrientes reciclados. c. os nutrientes presentes nos organismos mortos so liberados na natureza, sendo aproveitados por outros seres. d. a quantidade de biomassa de um determinado nvel trfico transferida, em sua totalidade, para o nvel trfico seguinte. e. os minerais primrios que compem os compostos argilosos so liberados no solo e permanecem inalterados durante um tempo geolgico maior. 52. Analise a figura que relaciona as escalas Kelvin, Celsius e Fahrenheit.

Fonte: Ilustrao das escalas termomtricas disponvel em: <http//www.brasilescola.com.br>. Acesso em: 20 out. 2012.

Considerando a temperatura de 32C, como ficaria con vertido em Kelvin? a. b. c. d. e. 305 K. 205 K. 241 K. 343 K. 405 K.

18

CGE 2079

53. Pilotos se dividem entre adrenalina e frio na barriga na hora da largada - Esse o momento de maior expectativa para todos os esportistas da Stock Car; ultrapassagens e acidentes podem acontecer ainda na primeira curva.
Fonte: Disponvel em: <http://globoesporte.globo.com/motor/stock-car/noticia/2011/05/pilotos-se-dividem-entreadrenalina-e-frio-na-barriga-na-hora-da-largada.html>. Acesso em: 28 ago. 2012.

Sabemos que o frio na barriga que aparece no ttulo da reportagem causado pela descarga de pequena quantidade de adrenalina no sangue. Este hormnio, tambm conhecido como o hormnio do medo, pois nosso organismo o libera em situaes de tenso, causando aumento da frequncia cardaca, vasodilatao, broncodilatao e aumento da eficincia na musculatura estriada esqueltica. Nesse caso, a adrenalina altera, respectivamente, o funcionamento dos sistemas a. b. c. d. e. respiratrio, circulatrio, circulatrio e circulatrio. locomotor, respiratrio, respiratrio e circulatrio. circulatrio, respiratrio, respiratrio e locomotor. locomotor, locomotor, circulatrio e locomotor. circulatrio, circulatrio, respiratrio e locomotor.

54. Para se evitar um choque eltrico, os eletricistas utilizam alicates com cabos plsticos ou emborrachados, pois o plstico e a borracha so materiais isolantes, cujos tomos tm a. b. c. d. e. grande facilidade para ceder ou receber eltrons livres. grande dificuldade em ceder ou receber eltrons livres. dificuldade para ceder e facilidade em receber eltrons livres. facilidade para ceder e dificuldade em receber eltrons livres. facilidade em trocar os eltrons das camadas eletrnicas com os do cobre.

55. Num lago, as algas microscpicas realizam fotossntese e fornecem oxignio para o lago. Os microcrustceos alimentam-se dessas algas e servem de alimento para peixes pequenos, que, por sua vez, so alimentos de aves pescadoras e peixes maiores. Identifique o organismo que se encontra no segundo nvel trfico. a. b. c. d. e. Algas. Peixes maiores. Microcrustceos. Aves pescadoras. Peixes pequenos.

56. A sociedade moderna afetou completamente os hbitos alimentares, temos cada vez menos tempo e, com isso, os produtos so congelados e enlatados fazendo isso parte do nosso cotidiano, uma vez que facilitam nossa rotina. Esses alimentos utilizam muitos conservantes, como o sdio. Qual das doenas diretamente influenciada por esse consumo exagerado de sdio? a. b. c. d. e. Anemia. Diabetes. Escorbuto. Hipertenso. Distrbios gastrointestinais.

57. A transmisso do telefone celular feita por a. b. c. d. e. eletricidade. fibras pticas. ondas sonoras. ondas mecnicas. ondas eletromagnticas.

19

CGE 2079

58. As substncias que conduzem eletricidade so chamadas de condutores eltricos. Sobre essas substncias conclui-se que: I. II. III. IV. os condutores de eletricidade so bons condutores de calor; o carbono e as solues aquosas de cidos so bons condutores eltricos; o vidro, a porcelana e o enxofre so bons condutores eltricos; o corpo humano e a terra tambm so condutores de eletricidade.

Est correto o afirmado em a. b. c. d. e. I, II e IV, apenas. I e IV, apenas. II e III, apenas. III, apenas. I, II, III e IV.

59. Os micro-organismos realizam a decomposio. Porque A ciclagem da matria devolve ao ambiente os elementos que formavam corpos de vegetais e animais. Analisando as afirmaes acima, conclui-se que a. b. c. d. e. as duas afirmaes so falsas. as duas afirmaes so verdadeiras, mas no se justificam. a primeira afirmao falsa e a segunda afirmao verdadeira. a primeira afirmao verdadeira e a segunda afirmao falsa. as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda uma justificativa da primeira.

60. Os oceanos formam grandes volumes de gua salgada. As caractersticas qumicas dessa gua so percebidas em toda a extenso. Portanto, a gua do mar a. b. c. d. e. a unio de misturas homogneas. a base alcalina para seres vivos. uma mistura homognea. uma substncia alcalina. um composto cido.

20

Vous aimerez peut-être aussi