Vous êtes sur la page 1sur 8

Sumrio do Pronunciamento Conceitual Bsico Estrutura Conceitual para Elaborao e Divulgao de Relatrio ContbilFinanceiro

Observao: Este sumrio, que no faz parte do Pronunciamento, est sendo apresentado apenas para identificao dos principais pontos tratados, possibilitando uma viso geral do assunto.

Prefcio O IASB est em pleno processo de atualizao de sua Estrutura Conceitual, que est sendo conduzido em fases. medida em que um captulo finalizado, itens da Estrutura Conceitual para Elaborao e Apresentao das Demonstraes Contbeis, que foi emitida em 1989, vo sendo substitudos. Quando finalizada, haver um nico documento, denominado Estrutura Conceitual para Elaborao e Divulgao de Relatrio ContbilFinanceiro (The Conceptual Framework for Financial Reporting), que abranger outros relatrios alm das demonstraes contbeis. IASB e FASB esto trabalhando em conjunto nesses novos documentos. Esta verso da Estrutura Conceitual inclui dois captulos da primeira fase do projeto da Estrutura: captulo 1, Objetivo da elaborao e divulgao de relatrio contbil-financeiro de propsito geral; e captulo 3, Caractersticas qualitativas da informao contbilfinanceira til. O captulo 2 (ainda no editado) tratar do conceito relativo entidade que divulga a informao; e o 4 contm o texto remanescente da antiga Estrutura Conceitual. O CPC adenda a este Prefcio as seguintes observaes: No Captulo 1: posicionamento mais claro de que as informaes contidas nos relatrios contbil-financeiros se destinam primariamente aos seguintes usurios externos: investidores, financiadores e outros credores, sem hierarquia de prioridade; posicionamento tambm mais claro de que prover prontamente informao fidedigna e relevante pode melhorar a confiana do usurio e assim contribuir para a promoo da estabilidade econmica. No Captulo 3: mudanas no sentido de definir que apenas duas so as caractersticas qualitativas fundamentais das demonstraes contbeis a obrigatoriamente serem sempre observadas: relevncia e representao fidedigna; as demais so caractersticas qualitativas de melhoria da qualidade das demonstraes contbeis: comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, menos crticas, mas ainda assim altamente desejveis.

A caracterstica qualitativa confiabilidade foi redenominada de representao fidedigna. A caracterstica essncia sobre a forma foi formalmente retirada da condio de componente separado da representao fidedigna, por ser considerado isso uma redundncia. A representao pela forma legal que difira da substncia econmica no pode resultar em representao fidedigna, conforme citam as Bases para Concluses. Assim, essncia sobre a forma continua, na realidade, bandeira insubstituvel nas normas do IASB. A caracterstica prudncia (conservadorismo) foi tambm retirada da condio de aspecto da representao fidedigna por ser considerada inconsistente com a neutralidade. Subavaliaes de ativos e superavaliaes de passivos, com consequentes registros de desempenhos posteriores inflados, so considerados incompatveis com a informao que pretende ser neutra.

Objetivo e alcance 1. O objetivo do Pronunciamento Conceitual Bsico Estrutura Conceitual para Elaborao e Divulgao de Relatrio Contbil-Financeiro o de servir como fonte dos conceitos bsicos e fundamentais a serem utilizados na elaborao e na interpretao dos Pronunciamentos Tcnicos, na preparao e utilizao das demonstraes contbeis das entidades comerciais, industriais e outras de negcios e tambm para a elaborao de outros relatrios. 2. O documento tomado como fonte para esta Estrutura o The Conceptual Framework for Financial Reporting (IASB BV 2011 Blue Book), emitido pelo IASB International Accounting Standards Board, com as mnimas alteraes possveis. importante notar que, por ser o original um documento destinado a uma validade mundial, de natureza a mais geral possvel e considera determinados conceitos que podem, ou no, ser suportados por normas especficas nacionais. Assim, por exemplo, esta Estrutura Conceitual admite a figura da Reavaliao de Ativos quando cita a figura da manuteno do capital fsico (item 4.57 e seguintes). Todavia, a Lei das Sociedades por Aes, aps a modificao instituda pela Lei n. 11.638/2007, no mais admite esse procedimento a partir de 2008. Nesse caso, como essa uma das alternativas de manuteno de capital, e no a nica, apesar dessa meno no documento a Reavaliao espontnea de ativos no mais poder ser realizada no Brasil enquanto viger a Lei atual. Isso no contraria, absolutamente, as normas do IASB, j que a opo pela utilizao da manuteno do capital financeiro entre ns est totalmente dentro das regras daquela organizao, e as duas opes so aceitas pelo IASB. Assim, tanto a Lei das Sociedades por Aes vigente at 2007 quanto a posterior esto em conformidade com as normas internacionais de contabilidade preconizadas pelo IASB, mesmo uma aceitando, e outra no, a reavaliao de ativos.

3. Em outras situaes tambm se vem nesta Estrutura diversas alternativas, como quando se discutem os critrios de avaliao ou bases de mensurao de ativos como no item 4.55. A meno a diversas alternativas no permite que simplesmente a entidade ou o profissional contbil escolham qualquer critrio em cada situao especfica. necessrio analisar a situao e as normas especficas para decidir por qual base de mensurao em cada situao real. Ou seja, este documento conceitual e no resolve, por si s, uma situao em particular quando esta est prevista em documento especfico. Ele se destina a servir de fundamento elaborao dos Pronunciamentos Tcnicos, sua constante reviso, elaborao e anlise e utilizao das demonstraes contbeis. Sozinho, somente pode ser utilizado para soluo de casos prticos na inexistncia de normas especficas. Objetivo do relatrio contbil-financeiro de propsito geral 4. Esta Estrutura Conceitual define que o objetivo das demonstraes contbeis fornecer informaes contbil-financeiras da entidade que sejam teis a investidores existentes e em potencial, a credores por emprstimos e a outros credores, quando da tomada de deciso ligada ao fornecimento de recursos para a entidade. 5. As expectativas de investidores, credores por emprstimos e outros credores em termos de retorno dependem da avaliao destes quanto ao montante, tempestividade e s incertezas associados aos fluxos de caixa futuros de entrada para a entidade. Alm disso, para avaliar as perspectivas da entidade em termos de entrada de fluxos de caixa futuros, esses usurios necessitam de informao acerca de recursos da entidade, reivindicaes contra a entidade, e o quo eficiente e efetivamente a administrao tem cumprido com suas responsabilidades no uso dos recursos da entidade. Os relatrios contbil-financeiros so direcionados a ajudar a atender a essas necessidades. Entretanto, relatrios contbil-financeiros de propsito geral no atendem e no podem atender a todas as informaes de que necessitam os usurios, que precisam considerar informao pertinente de outras fontes. 6. Relatrios contbil-financeiros auxiliam a estimar, mas no so elaborados para mostrar o valor econmico da entidade. E tambm no so elaborados para atender primariamente a rgos reguladores e outros usurios que no sejam investidores, credores por emprstimo e outros credores. 7. Os relatrios contbil-financeiros so em larga escala baseados em estimativas, julgamentos e modelos, e no em descries ou retratos exatos. A Estrutura Conceitual estabelece os conceitos que devem amparar tais estimativas, julgamentos e modelos. Assim como a maioria dos objetivos, a viso contida na Estrutura Conceitual do que sejam a elaborao e a divulgao do relatrio contbil-financeiro ideal improvvel de ser atingida em sua totalidade, pelo menos no curto prazo, visto que se requer tempo para a compreenso, aceitao e implementao de novas formas de analisar transaes e outros eventos.

Recursos econmicos, reivindicaes e suas mudanas 8. Informao sobre a natureza e os montantes de recursos econmicos e reivindicaes da entidade que reporta a informao pode auxiliar usurios a identificarem a fraqueza e o vigor financeiro da entidade que reporta a informao, inclusive para auxiliar a avaliar sua liquidez e solvncia, suas necessidades em termos de financiamento adicional e o quo provavelmente bem sucedido ser seu intento em angariar esse financiamento. 9. Informao sobre as mudanas nos recursos econmicos e reivindicaes ajuda a avaliar adequadamente a performance da entidade, mostrando o quo diligente a administrao tem sido no desempenho de suas responsabilidades (funo confirmatria); so do mesmo modo teis para predio de retornos futuros da entidade sobre os seus recursos econmicos (funo preditiva). Performance financeira refletida pelo regime de competncia e pelos fluxos de caixa 10. O regime de competncia retrata com propriedade os efeitos de transaes e outros eventos e circunstncias sobre os recursos econmicos e reivindicaes da entidade que reporta a informao nos perodos em que ditos efeitos so produzidos, independentemente dos recebimentos e pagamentos. Fornece melhor base de avaliao da performance passada e futura da entidade do que a informao puramente baseada em recebimentos e pagamentos em caixa ao longo desse mesmo perodo; e til para avaliar a capacidade passada e futura da entidade na gerao de fluxos de caixa lquidos. 11. Informaes sobre os fluxos de caixa da entidade tambm ajudam os usurios a avaliar a capacidade de a entidade gerar fluxos de caixa futuros lquidos, indicando como a entidade obtm e despende caixa, informaes sobre seus emprstimos e resgate de ttulos de dvida, dividendos e outras distribuies para seus investidores, e outros fatores que podem afetar a liquidez e a solvncia da entidade. 12. Mas os recursos econmicos e reivindicaes da entidade que reporta a informao podem ainda mudar por outras razes que no sejam resultantes de sua performance financeira, como o caso da emisso adicional de suas aes. Informaes sobre esse tipo de mudana so necessrias para dar aos usurios uma completa compreenso do porqu das mudanas nos recursos econmicos e reivindicaes da entidade e as implicaes dessas mudanas em sua futura performance financeira. Caractersticas Qualitativas Fundamentais das Demonstraes Contbeis 13. So duas as caractersticas qualitativas obrigatoriamente presentes nas Demonstraes Contbeis e reputadas como as mais teis para os usurios e as nicas denominadas de fundamentais: Relevncia e Representao Fidedigna.

14. A Relevncia diz respeito influncia de uma informao contbil na tomada de decises. As informaes so relevantes quando fazem a diferena nas decises econmicas dos usurios, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados ou corrigindo as suas avaliaes anteriores (valor confirmatrio), ou ajudando-os nos processos para predizer resultados futuros (valor preditivo). A Relevncia depende da natureza e tambm da materialidade (tamanho) do item em discusso. 15. A Representao Fidedigna diz respeito a trs atributos: a informao precisa ser completa, precisa ser neutra e precisa ser livre de erro. Para ser completa, precisa conter o necesrio para que o usurio compreenda o fenmeno sendo retratado. Para ser neutra, precisa estar desprovida de vis na seleo ou na apresentao, no podendo ser distorcida para mais ou para menos. Ser livre de erro no significa total exatido, mas sim que o processo para obteno da informao tenha sido selecionado e aplicado livre de erros. No caso de estimativa, ela considerada como tendo representao fidedigna se, alm disso, o montante for claramente descrito como sendo estimativa e se a natureza e as limitaes do processo forem devidamente revelados. 16. A informao precisa concomitantemente ser relevante e representar com fidedignidade a realidade reportada para ser til. Caractersticas Qualitativas de Melhoria 17. As caractersticas qualitativas que melhoram a utilidade da informao que relevante e que representada com fidedignidade so: Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade e Compreensibilidade. Essas caractersticas podem tambm auxiliar na escolha quando de alternativas equivalentes em termos de relevncia e representao fidedigna. 18. A Comparabilidade a caracterstica que permite a identificao e compreenso de similaridades e diferenas entre os itens. diferente da consistncia que significa aplicao dos mesmos mtodos para os mesmos itens. Comparabilidade o objetivo, enquanto que a consistncia um auxlio na obteno desse objetivo. Comparabilidade implica tambm em fazer com que coisas diferentes no paream iguais ou coisas iguais no paream diferentes. 19. A Verificabilidade implica em diferentes observadores poderem chegar a um consenso sobre o retrato de uma realidade econmica, podendo, em certas circunstncias, representar uma faixa de possveis montantes com suas respectivas probabilidades. Pode ser direta ou indireta e, s vezes, se restringir anlise das premissas subjacentes a uma estimativa sobre o futuro. 20. Tempestividade significa estar a informao disponvel a tempo de influenciar o usurio em sua deciso. 21. Compreensibilidade significa que a classificao, a caracterizao e a apresentao da

informao so feitas com clareza e conciso, tornando-a compreensvel. Mas no admissvel a excluso de informao complexa e no facilmente compreensvel se isso tornar o relatrio incompleto e distorcido. Os relatrios contbil-financeiros so elaborados na presuno de que o usurio tem conhecimento razovel de negcios e que age diligentemente, mas isso no exclui a necessidade de ajuda de consultor para fenmenos complexos. Restrio de Custo 22. A informao vital para um mercado mais eficiente e para a reduo do custo do capital para a economia como um todo, mas o custo est sempre presente na gerao da informao. Assim, no possvel a gerao de toda a informao considerada relevante para o usurio, o que leva necessidade da anlise da relao entre esse custo e o benefcio da informao por parte dos rgos normatizadores. Os Elementos das Demonstraes Contbeis 23. Ativo um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefcios econmicos para a entidade. Repare-se que a figura do controle (e no da propriedade formal) e a dos futuros benefcios econmicos esperados so essenciais para o reconhecimento de um ativo. Se no houver a expectativa de contribuio futura, direta ou indireta, ao caixa da empresa, no existe o ativo. 24. Passivo uma obrigao presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidao se espera que resulte na sada de recursos da entidade capazes de gerar benefcios econmicos. 25. Patrimnio Lquido o interesse residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. 26. Receitas so aumentos nos benefcios econmicos durante o perodo contbil sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuio de passivos, que resultam em aumentos do patrimnio lquido e que no estejam relacionados com a contribuio dos detentores dos instrumentos patrimoniais (proprietrios da entidade). 27. Despesas so decrscimos nos benefcios econmicos durante o perodo contbil sob a forma da sada de recursos ou da reduo de ativos ou assuno de passivos, que resultam em decrscimo do patrimnio lquido e que no sejam relacionados com distribuies aos detentores dos instrumentos patrimoniais (distribuio de resultado ou devoluo de capital aos proprietrios da entidade). 28. Essas definies so bastante amplas e no distinguem as receitas propriamente ditas dos ganhos e nem as despesas propriamente ditas das perdas. Essa diviso no dada como vital pelo Pronunciamento, apesar de ele reconhecer que os ganhos e as perdas se

referem a baixas no comuns de ativos destinados ao uso, ou derivam de fatores exgenos entidade ou possuem outras especificidades. dada, no documento, maior importncia sua evidenciao e segregao como itens no recorrentes na Demonstrao do Resultado do que diferena conceitual entre esses elementos, sendo mencionado que como regra devem ser apresentados lquidos uns dos outros. 29. Note-se que no h, nesta Estrutura Conceitual, segregao entre receitas e despesas operacionais e no operacionais, muito menos a figura de resultados extraordinrios. O vital a segregao, na Demonstrao do Resultado, dos seus componentes que tendero a no ocorrer no futuro. O Reconhecimento dos Elementos das Demonstraes Contbeis 30. As definies anteriormente mencionadas no indicam quando os ativos, passivos, receitas e despesas so reconhecidos contabilmente. Esse processo depende, fundamentalmente, da Probabilidade de Realizao de Benefcio Econmico Futuro e da Confiabilidade nessa Mensurao, alm de outros fatores. Se no houver a provvel realizao desses benefcios, ou se eles no puderem ser confiavelmente mensurados, no h como reconhecer ativos e receitas. Tambm h a obrigatoriedade de serem provveis as entregas de ativos para o reconhecimento dos passivos e das despesas. necessria sempre a presena de um custo ou de um valor confiveis. 31. O ativo deve ser reconhecido quando for provvel que benefcios econmicos futuros dele provenientes fluiro para a entidade e seu custo ou valor puder ser mensurado com confiabilidade. 32. O passivo deve ser reconhecido quando for provvel que uma sada de recursos detentores de benefcios econmicos seja exigida em liquidao de obrigao presente e o valor pelo qual essa liquidao se dar puder ser mensurado com confiabilidade. 33. A receita deve ser reconhecida quando resultar em aumento nos benefcios econmicos futuros relacionado com aumento de ativo ou com diminuio de passivo, e puder ser mensurada com confiabilidade. 34. A despesa deve ser reconhecida quando resultar em decrscimo nos benefcios econmicos futuros relacionado com o decrscimo de um ativo ou o aumento de um passivo, e puder ser mensurada com confiabilidade. Mensurao dos Elementos das Demonstraes Contbeis e Conceitos de Capital e Manuteno de Capital 35. Esta Estrutura Conceitual reconhece que os elementos patrimoniais podem ser reconhecidos pelo custo histrico, atualizado monetariamente ou no, custo corrente (reposio), valor realizvel ou valor presente dos futuros benefcios econmicos. O custo histrico a base mais comumente adotada, em combinao com as demais para

certas situaes. 36. A escolha da base mais adequada depende do conceito de capital a ser mantido pela entidade. Quando o relevante a manuteno do capital financeiro (monetrio), lucro o que excede o capital financeiro aportado pelos proprietrios. Esse conceito leva, normalmente, adoo do custo histrico para os elementos patrimoniais (principalmente os no monetrios) e incluso, no resultado, das variaes de preos de determinados elementos. 37. Quando o relevante a manuteno do capital fsico, lucro o que excede manuteno da capacidade fsica ou operacional inicial do perodo. Nesse caso, as variaes de preos dos ativos, por exemplo, so consideradas ajustes ao capital, e no lucros, como o caso das reavaliaes de ativos destinados ao uso. 38. Esta Estrutura Conceitual no define qual o conceito de capital a utilizar, apesar de reconhecer que o capital financeiro o mais utilizado. Assim, todos esses conceitos precisam ser aplicados luz das normatizaes e prticas contbeis especficas.

Vous aimerez peut-être aussi