Vous êtes sur la page 1sur 43

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico

ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

SETOR PBLICO
Programa Certificao Interna em Conhecimentos

ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO


Relevncia 20% das questes

Texto 2

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Objetivo Geral

Reconhecer noes tericas sobre Estado e Governo, bem como descrever a organizao do setor pblico brasileiro e os instrumentos utilizados para a gesto financeira na administrao pblica.

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Sumrio
ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO
ORGANIZAO POLTICO-ADMINISTRATIVA DA REPBLICA Entes federativos | pg 05 Competncias | pg 09 Federalismo fiscal | pg 14 ADMINISTRAO PBLICA Princpios da administrao pblica | pg 21 Organizao e competncias dos poderes da Repblica | pg 23 Administrao direta ou indireta | pg 34

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Espera-se que ao final do estudo deste tema voc seja capaz de:

Descrever a organizao poltica administrativa da Repblica Federativa do Brasil. Identificar os entes que integram a Federao brasileira. Identificar as competncias administrativas, legislativas e tributrias dos entes federativos. Discorrer sobre a distribuio de competncias e a repartio das receitas tributrias entre os entes federativos. Explicar os princpios constitucionais da administrao pblica. Explicar a organizao dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Identificar as funes dos poderes legislativo, executivo e judicirio. Relacionar as funes essenciais justia. Definir administrao pblica direta e indireta. Distinguir entidades e rgos. Diferenciar desconcentrao e descentralizao. Conceituar entidades de cooperao ou paraestatais.

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

ORGANIZAO POLTICO-ADMINISTRATIVA DA REPBLICA

A Constituio Federal de 1988 adotou a Federao como forma de Estado. A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios:
Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito [...] Art. 18. A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio.

Dizer que a Repblica Federativa do Brasil formada pel a unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal no diverso de dizer que ela compreende Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, porque unio indissolvel (embora com inicial minscula) do art. 1 a mesma Unio (com inicial maiscula) do art. 18 (Silva, 2004, p. 469-470). A Federao brasileira considerada atpica. No mundo inteiro, as federaes so formadas por Estados-membros, mas o Brasil inovou ao firmar o pacto federativo pela unio indissolvel dos Estados-membros, do Distrito Federal e dos Municpios. Todos os entes que formam a nossa Federao so dotados de autonomia1. Uma vez criado o pacto federativo, no permitido o direito de separao. No Brasil, a tentativa de retirada enseja a decretao da interveno federal no Estado-membro rebelante (princpio da indissolubilidade do vnculo federativo). Por fim, cabe ressaltar que no pode ser objeto de deliberao proposta de emenda constitucional tendente a abolir a forma federativa de Estado.

Entes federativos

Como vimos, dentro da atual organizao do Estado brasileiro, existem os seguintes entes federativos: a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. A seguir, falaremos sobre cada um deles.

Autonomia significa o poder de se organizar e dirigir.

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Unio

A Unio o ente federativo voltado para os assuntos de interesse de todo o Estado brasileiro, ou seja, de interesse geral. A Unio no se confunde com o Estado brasileiro, ou seja, com a Repblica Federativa do Brasil. Esta, pessoa jurdica reconhecida internacionalmente, abrange tanto a Unio como os demais entes federativos (Estados-membros, Distrito Federal e Municpios). A Unio apresenta dupla face, pois assume um papel interno e outro internacionalmente. Internamente, ela uma pessoa jurdica de direito pblico interno, componente da Federao brasileira e detentora de autonomia. Internacionalmente, a Unio representa a Repblica Federativa do Brasil.

Estados-membros

Os Estados-membros so os entes federativos voltados para os assuntos de interesse regional. So autnomos em funo de sua capacidade de auto-organizao, de autogoverno e de autoadministrao. Os Estados-membros organizam-se por meio da edio de Constituies Estaduais e, posteriormente, mediante a elaborao de suas prprias leis, pelas assemblias legislativas, sempre respeitada a Constituio Federal. O segundo aspecto inerente autonomia dos Estados diz respeito capacidade de autogoverno, que encontra fundamento nos dispositivos constitucionais que tratam da escolha direta, pelo prprio povo do ente em questo, de seus representantes no executivo (governador e vice-governador) e no legislativo (deputados estaduais) locais. No plano da autoadministrao, os Estados-membros detm competncias

administrativas, legislativas e tributrias delimitadas de acordo com os ditames constitucionais.

Distrito Federal

O Distrito Federal um ente federativo autnomo, como os demais. Sua capacidade de auto-organizao expressa-se por meio da edio de lei orgnica, aprovada pela Cmara Distrital. A capacidade de autogoverno d-se com a eleio do governador, do vice-governador e dos

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

deputados distritais. A capacidade de autoadministrao, por fim, decorre das normas constitucionais que distribuem as competncias entre os entes federativos.

No entanto, essas capacidades sofrem limitaes. Para Jos Afonso da Silva (2004, p. 630), o Distrito Federal no Estado, nem Municpio. Em certo aspecto, mais do que o Estado, porque lhe cabem competncias legislativas e tributrias reservadas aos Estados e aos Municpios. Sob outros aspectos, menos do que os Estados, porque algumas de suas instituies fundamentais so organizadas e mantidas pela Unio, a exemplo do Poder Judicirio, Ministrio Pblico, Defensoria Pblica, Polcia Civil e Polcia Militar. vedada a diviso do Distrito Federal em Municpios, ao contrrio do que acontece com os Estados. As subdivises existentes so de natureza meramente administrativa. O Distrito Federal abriga a capital federal, Braslia. A Lei Orgnica do DF estabelece que Braslia, alm de ser a capital da Repblica Federativa do Brasil, tambm sede do Governo do Distrito Federal.

Municpios A Constituio Federal consagrou o Municpio como ente federativo, integrando-o na organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil e garantindo-lhe plena autonomia. Ressalta Paulo Bonavides (2001, p. 314) que:
No conhecemos uma nica forma de unio federativa contempornea onde o princpio da autonomia municipal tenha alcanado grau de caracterizao poltica e jurdica to alto e expressivo quanto aquele que consta da definio constitucional do novo modelo implantado no Pas com a Carta de 1988.

A autonomia que a Constituio de 1988 outorga ao Municpio contm, segundo Jos Afonso da Silva (2004, p. 623), uma qualificao especial que lhe d um contedo poltico de extrema importncia para a definio de seu status na organizao do Estado brasileiro, completamente desconhecido no regime anterior. Antes, a Constituio remetia aos Estados o poder de criar e organizar seus Municpios, assegurando-lhes autonomia, mas apenas quanto s capacidades de autogoverno (eleio do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores) e de auto-administrao.

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

A partir da Constituio de 1988, as normas dirigem-se diretamente aos Municpios, dando-lhes o poder de auto-organizao, que se expressa por meio da edio de lei orgnica, aprovada pelas respectivas cmaras municipais.

Destaca-se, por fim, que os Municpios so os entes federativos voltados para os assuntos de interesse local.

Regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies

Os Estados podem, mediante lei complementar, instituir regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies, constitudas por agrupamentos de Municpios limtrofes, para integrar a organizao, o planejamento e a execuo de funes pblicas de interesse comum. Alexandre de Moraes (2007, p. 267) assim conceitua regies metropolitanas, microrregies e aglomerados urbanos:
As regies metropolitanas so conjuntos de Municpios limtrofes, com certa continuidade urbana, que se renem em torno de um Municpio-plo, tambm denominado Municpio-me. Microrregies tambm constituem-se por Municpios limtrofes, que apresentam caractersticas homogneas e problemas em comum, mas que no se encontram ligados por certa continuidade urbana. Ser estabelecido um Municpio sede. Por fim, aglomerados urbanos so reas urbanas de Municpios limtrofes, sem um plo, ou mesmo uma sede. Caracterizam-se pela grande densidade demogrfica e continuidade urbana.

Territrios Federais

Quando da promulgao da Constituio, existiam trs territrios, a saber: Roraima, Amap e Fernando de Noronha. O Ato das Disposies Constitucionais Transitrias - ADCT resolveu essa situao. Os Territrios Federais de Roraima e do Amap foram transformados em Estados federativos, mantidos seus limites geogrficos e instalados com a posse dos governadores eleitos em 1990. O Territrio Federal de Fernando de Noronha, por sua vez, foi extinto, sendo sua rea reincorporada ao Estado de Pernambuco. possvel a criao de novos Territrios mediante edio de lei complementar.

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Os Territrios constituem simples descentralizaes administrativas-territoriais da prpria Unio, ou seja, eles no so entes federativos e no possuem autonomia poltica.

Competncias A autonomia dos entes federativos (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) pressupe repartio de competncias. Na definio de Jos Afonso da Silva (2004, p. 477),
Competncia a faculdade juridicamente atribuda a uma entidade ou a um rgo ou agente do Poder Pblico para emitir decises. Competncias so as diversas modalidades de poder de que se servem os rgos ou entidades estatais para realizar suas funes.

Princpio da predominncia do interesse

O princpio geral que norteia a repartio de competncias entre os entes federativos o da predominncia do interesse, que assim se manifesta: Unio interesse geral; Estados-membros interesse regional; Municpios interesse local; e Distrito Federal interesses regional e local.

Classificao das competncias

As competncias podem ser classificadas quanto natureza, forma, extenso e origem (Silva, 2004, p. 477-480; e Pinho, 2008, p. 10). Quanto natureza, a competncia pode ser: material ou administrativa, quando determina um campo de atuao polticoadministrativa; e legislativa, quando se trata de competncia, constitucionalmente definida, para elaborar leis. Quanto forma (ou ao processo de sua distribuio), a competncia pode ser: enumerada ou expressa, quando estabelecida de modo explcito pela Constituio para determinado ente;

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

remanescente ou reservada, que compreende as matrias no includas expressamente em uma enumerao, sendo as que sobram a um ente aps a enumerao das de outro; e residual, que compreende as matrias no includas expressamente em uma enumerao, sendo as que restam aps a enumerao das competncias de todos os entes. Quanto extenso (ou participao de um ou mais entes), a competncia distingue-se em: exclusiva, quando atribuda a um ente, sem a possibilidade de delegao; privativa, quando atribuda a um ente, com a possibilidade, no entanto, de delegao; comum ou cumulativa ou paralela, quando atribuda a todos os entes federativos, para que legislem ou pratiquem certos atos em p de igualdade; concorrente, cujo conceito compreende dois elementos: possibilidade de disposio sobre a mesma matria por mais de um ente federativo e primazia da Unio no que tange fixao de normas gerais; e suplementar, que correlativa da competncia concorrente e significa o poder de formular normas que desdobrem o contedo de normas gerais ou que supram a ausncia ou omisso destas. Quanto origem, a competncia pode ser: originria, quando desde o incio estabelecida em favor de um ente; e delegada, quando o ente recebe sua competncia por delegao daquele que a tem originariamente.

Repartio de competncias na Constituio de 1988

Na repartio das competncias materiais e legislativas, a Constituio brasileira optou por enumerar as competncias da Unio e dos Municpios e reservar as remanescentes aos Estados. Acrescentou, ainda, possibilidades de delegao; reas comuns em que se preveem atuaes paralelas dos entes; e reas concorrentes em que a Unio estabelece normas gerais, restando aos Estados e ao Distrito Federal estabelecer normas especficas.

10

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Com base nos tipos de classificao expostos, seguem exemplos de como se distribuem as competncias entre os entes federativos, de acordo com a Constituio.

Competncias materiais ou administrativas

Exclusivas da Unio por exemplo, compete Unio: elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenao do territrio e de desenvolvimento econmico e social; explorar os servios de telecomunicaes e os servios e instalaes de energia eltrica; planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades pblicas, especialmente as secas e as inundaes; instituir sistema nacional de gerenciamento de recursos hdricos e definir critrios de outorga de direitos de seu uso; e instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitao, saneamento bsico e transportes urbanos. Remanescentes ou reservadas aos Estados - so aquelas que no lhes sejam vedadas pela Constituio; Enumeradas dos Municpios por exemplo, compete aos Municpios: instituir e arrecadar os tributos de sua competncia; organizar e prestar servios pblicos de interesse local, includo o de transporte coletivo, que tem carter essencial; manter, com a cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado, programas de educao infantil e de ensino fundamental; prestar, com a cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado, servios de atendimento sade da populao; e promover adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupao do solo urbano.

11

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Comuns (ou cumulativas ou paralelas) dos entes federativos por exemplo, competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios2: cuidar da sade e assistncia pblica, da proteo e garantia das pessoas portadoras de deficincia; proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia; proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas; promover programas de construo de moradias e a melhoria das condies habitacionais e de saneamento bsico; combater as causas da pobreza e os fatores de marginalizao, promovendo a integrao social dos setores desfavorecidos; registrar, acompanhar e fiscalizar as concesses de direitos de pesquisa e explorao de recursos hdricos e minerais em seus territrios; e estabelecer e implantar poltica de educao para a segurana do trnsito. O Distrito Federal, administrativamente, rege-se pelo somatrio das competncias estaduais e municipais.

Competncias legislativas

Privativas da Unio por exemplo, compete privativamente Unio legislar sobre: direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, espacial e do trabalho; desapropriao; guas, energia, informtica, telecomunicaes e radiodifuso; diretrizes da poltica nacional de transportes; trnsito e transporte; organizao do sistema nacional de emprego e condies para o exerccio de profisses; competncia da polcia federal e das polcias rodoviria e ferroviria federais;

A Constituio Federal prev a edio de leis complementares com o objetivo de fixar normas para a cooperao entre a Unio e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios.

12

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

seguridade social; diretrizes e bases da educao nacional; e normas gerais de licitao e contratao. Delegadas pela Unio aos Estados - a Unio, por meio de lei complementar, pode autorizar os Estados e o Distrito Federal a legislar sobre questes especficas das matrias de sua competncia privativa. Remanescentes ou reservadas aos Estados - so reservadas aos Estados as competncias que no lhes sejam vedadas pela Constituio. Exclusivas dos Municpios - compete aos Municpios legislar sobre assuntos de interesse local3. Suplementares dos Municpios - compete aos Municpios suplementar a legislao federal e a estadual no que couber. Concorrentes da Unio, dos Estados e do Distrito Federal no mbito da legislao concorrente, a competncia da Unio limita-se a estabelecer normas gerais, restando aos Estados e ao Distrito Federal estabelecer normas especficas. Por exemplo, compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: direito tributrio, financeiro, penitencirio, econmico e urbanstico; oramento; produo e consumo; florestas, caa, pesca, fauna, conservao da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteo do meio ambiente e controle da poluio; proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico; responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico; educao, cultura, ensino e desporto; previdncia social, proteo e defesa da sade; proteo e integrao social das pessoas portadoras de deficincia; e proteo infncia e juventude.

Interesse local refere-se queles interesses que dizem respeito mais diretamente s necessidades imediatas do Municpio, mesmo que acabem gerando reflexos no interesse regional ou geral. Dessa forma, salvo as tradicionais e conhecidas hipteses de interesse local (por exemplo, coleta de lixo), as demais devero ser analisadas caso a caso, vislumbrando-se qual o interesse predominante. Por exemplo, de interesse da municipalidade fixar o horrio de funcionamento do comrcio local.

13

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Suplementares dos Estados e do Distrito Federal - no mbito da legislao concorrente, de que trata o item anterior, no caso de inrcia da Unio, os Estados e o Distrito Federal podem suplementar a Unio e legislar, tambm, sobre normas gerais. A supervenincia de lei federal sobre normas gerais suspende os efeitos da lei estadual, no que lhe for contrrio. Ao Distrito Federal so atribudas as competncias legislativas reservadas aos Estados e aos Municpios. Portanto, tudo o que foi dito acerca das competncias dos Estados e dos Municpios tambm se aplica quele.

Federalismo fiscal

Atribuio de competncias e repartio de receitas tributrias Pela atribuio de competncias divide-se o prprio poder de instituir e cobrar tributos entre os entes federativos, ou seja, entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. O Cdigo Tributrio Nacional define tributo como toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Os textos legais dividem os tributos em impostos, taxas e contribuies de melhoria. Muitos autores, no entanto, tambm consideram tributos os emprstimos compulsrios e as contribuies sociais, tambm chamadas especiais ou parafiscais. Assim, os tributos dividem-se nas categorias a seguir: impostos; taxas; contribuies de melhoria; emprstimos compulsrios; e contribuies sociais.

Imposto o tributo cuja obrigao decorre de uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte. A Constituio confere Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios competncia para institurem seus prprios impostos, quais sejam:

14

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Unio - imposto sobre importao (II), imposto sobre exportao (IE), imposto sobre renda e proventos de qualquer natureza (IR), imposto sobre produtos industrializados (IPI), imposto sobre operaes financeiras (IOF), imposto sobre propriedade territorial rural (ITR) e imposto sobre grandes fortunas (IGF); aos Estados e ao Distrito Federal - imposto sobre transmisso causa mortis e doao de quaisquer bens ou direitos (ITCMD), imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestao de servios (ICMS) e imposto sobre propriedade de veculos automotores (IPVA); e aos Municpios e ao Distrito Federal - imposto sobre propriedade predial e territorial urbana (IPTU), imposto sobre transmisso de bens imveis inter vivos (ITBI) e imposto sobre servios de qualquer natureza (ISS).

A Unio pode instituir, ainda, na iminncia ou no caso de guerra externa, impostos extraordinrios, os quais sero suprimidos, gradativamente, cessadas as causas de sua criao. Essa rigidez na partilha sofre um pequeno abrandamento, dada a existncia de uma competncia residual, vale dizer, uma faculdade para criar impostos no enunciados na Constituio. Essa prerrogativa exclusiva da Unio. Taxa o tributo cobrado pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, em razo do exerccio regular do poder de polcia, ou da utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. Exemplo: taxa de licenciamento anual de veculos. A contribuio de melhoria o tributo cobrado pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, para fazer face ao custo de obras pblicas que resultem em valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado. O emprstimo compulsrio pode ser institudo pela Unio, mediante lei complementar, para atender a despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, de guerra externa ou sua iminncia, ou no caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional.

15

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

As contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas so tributos destinados coleta de recursos para certas reas de interesse do poder pblico: as sociais so destinadas ao custeio da seguridade social, que compreende a previdncia social, a sade e a assistncia social; as de interveno no domnio econmico derivam da contraprestao atuao estatal exercida em favor de determinado grupo ou coletividade, como, por exemplo, a CideCombustveis4; e as de interesse das categorias profissionais ou econmicas so destinadas ao fornecimento de recursos aos rgos representativos de categorias profissionais legalmente regulamentadas, a exemplo da OAB, ou a rgos de defesa de interesse dos empregadores ou empregados. Compete Unio instituir as contribuies sociais, mas essa regra abrandada diante da faculdade conferida aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios de criarem sistemas previdencirios prprios, para seus servidores, o que enseja a cobrana da contribuio na modalidade previdenciria. De acordo com Hugo de Brito Machado (2002, p. 38), a tcnica de atribuio de competncias de suma importncia, pois tem a virtude de descentralizar o poder poltico, mas tem o inconveniente de no se prestar como instrumento para minimizar as desigualdades econmicas entre os Estados e entre os Municpios. Ao Estado pobre, em cujo territrio no produzida nem circula riqueza significativa, de nada valeriam todos os tributos do sistema. Por isto que se faz necessria ainda a repartio de receitas tributrias. Pela repartio de receitas tributrias o que se divide entre os entes federativos o produto da arrecadao do tributo por um deles institudo e cobrado.

Contribuio de Interveno no Domnio Econmico incidente sobre a importao e a comercializao de petrleo e seus derivados, gs natural e seus derivados, e lcool etlico combustvel.

16

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Pertencem aos Estados e ao Distrito Federal: o produto da arrecadao do imposto da Unio sobre renda e proventos de qualquer natureza (IR), incidente na fonte, sobre rendimentos pagos por eles, suas autarquias e fundaes; e 20% do produto da arrecadao do imposto que a Unio instituir no exerccio de sua competncia residual.

Aos Municpios pertencem: o produto da arrecadao do imposto da Unio sobre renda e proventos de qualquer natureza (IR), incidente na fonte, sobre rendimentos pagos por eles, suas autarquias e fundaes; 50% do produto da arrecadao do imposto da Unio sobre a propriedade territorial rural (ITR), relativamente aos imveis neles situados; 50% do produto da arrecadao do imposto do Estado sobre a propriedade de veculos automotores (IPVA), licenciados em seus territrios; e 25% do produto da arrecadao do imposto do Estado sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestao de servios (ICMS).

Ademais, a Unio deve entregar 48% da arrecadao dos impostos sobre renda e proventos de qualquer natureza (IR) e sobre produtos industrializados (IPI) na seguinte forma: 21,5% ao Fundo de Participao dos Estados e do Distrito Federal (FPE); 23,5% ao Fundo de Participao dos Municpios (FPM); e 3% para os Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO)5. A Unio deve entregar, ainda, da arrecadao do imposto sobre produtos industrializados (IPI) 7,5% aos Estados e ao Distrito Federal e 2,5% aos Municpios.

Os Fundos Constitucionais de Financiamento tm por objetivo contribuir para o desenvolvimento econmico e social das Regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste, mediante a execuo de programas de financiamento aos setores produtivos.

17

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Objetivando preservar a efetividade do federalismo e das autonomias estadual e municipal, a Constituio veda a reteno ou qualquer restrio entrega e ao emprego dos recursos atribudos aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios. No entanto, tal vedao no impede a Unio e os Estados de condicionarem a entrega de recursos ao pagamento de seus crditos, inclusive de suas autarquias. O Quadro 1 relaciona os principais impostos, indicao de ente federativo competente para tributar e os respectivos percentuais de destinao do recurso arrecadado.

Quadro 1 Principais impostos, competncia e destinao dos recursos Destinao (%) Setor Impostos Competncia Unio DF Imposto sobre II Importao Imposto sobre IE Exportao Imposto sobre Renda e IR Proventos de Qualquer Natureza Imposto sobre Produtos IPI Industrializados Imposto sobre IOF Operaes Financeiras Imposto sobre ITR Propriedade Territorial Rural Imposto sobre ITCMD Transmisso Causa Mortis e Doao de Estados e DF 100 Unio 50 50 Unio 100 Unio 42 29 26 3 Unio 52 21,5 23,5 3 Unio 100 Unio 100 os o* Estados e Municpi Produtiv

18

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Quaisquer Bens ou Direitos Imposto sobre Operaes Relativas ICMS Circulao de Mercadorias e sobre Prestao de Servios Imposto sobre IPVA Propriedade de Veculos Automotores Imposto sobre Municpios e IPTU Propriedade Predial e DF Territorial Urbana Imposto sobre Municpios e ITBI Transmisso de Bens DF Imveis Inter Vivos Imposto sobre Servios ISS de Qualquer Natureza DF
Fonte: Constituio Federal, arts. 145 a 162.

Estados e DF

75

25

Estados e DF

50

50

100

100

Municpios e 100 -

Perspectivas de reordenamento do sistema tributrio brasileiro Se na Constituinte de 1988 o foco predominante dos debates e das decises sobre a reforma tributria foi a descentralizao, agora, a tnica dos debates tem sido a simplificao do sistema tributrio nacional. Essa discusso decorre da constatao de que a legislao tributria brasileira complexa e de que existe uma multiplicidade de bases de incidncia dos tributos. Na prtica, o que se quer a reduo do nmero de tributos a ser obtida a partir da unificao dessas bases. Um exemplo bastante citado a possvel unificao dos impostos sobre os produtos industrializados (IPI) e sobre a circulao de mercadorias (ICMS) que se encontram sob as competncias federal e estadual, respectivamente. Como as bases e os mtodos de apurao desses dois impostos so muito semelhantes, a sua unificao permitiria a obteno de maior

19

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

racionalidade econmica e de menor custo administrativo, tanto para o fisco como para o contribuinte. A racionalidade econmica, obtida por meio da simplificao tributria, uma das principais justificativas apresentadas para a realizao da reforma, uma vez que permite a diminuio dos custos dos contribuintes (pessoas fsicas e jurdicas) em relao ao acompanhamento, controle e planejamento tributrio, o que proporciona, inclusive, maior competitividade internacional dos produtos e servios de origem brasileira. No caso dos entes pblicos, a simplificao tributria contribui para que as atividades de fiscalizao sejam facilitadas, acarretando menores possibilidades de evaso fiscal e diminuindo, talvez, os recursos humanos e financeiros necessrios para as tarefas relacionadas ao tema. Alm disso, a ausncia de uma base de dados integrada entre os fiscos federal, estaduais e municipais tem significado multiplicidade de esforos por parte dos Governos e, muitas vezes, privilegia os contribuintes mal-intencionados. A simplificao dos tributos e a consolidao da legislao tambm poderiam contribuir para a interrupo da guerra fiscal, na qual um Estado-membro propicia incentivos fiscais e at mesmo renncia de receitas do ICMS, visando atrao de empreendimentos para seu territrio. Se por um lado essa medida gera no curto prazo empregos diretos e indiretos e o fomento da economia local, por outro gera no longo prazo prejuzo para toda a Federao, seja pela necessidade de conceder os mesmos incentivos a outras empresas j previamente instaladas, para que permaneam, seja pela no arrecadao de recursos que seriam destinados a cumprir metas sociais.

ADMINISTRAO PBLICA

Administrao pblica o conjunto de meios institucionais, materiais, financeiros e humanos destinados execuo das decises polticas. Trata-se de uma noo simples de administrao pblica, que destaca que ela subordinada ao poder poltico; que evidencia que ela meio e, por isso, algo de que se serve para atingir fins definidos; e que denota seus dois sentidos: um conjunto de rgos a servio do poder poltico e as atividades administrativas (Silva, 2004, p. 636). A Constituio Federal emprega a expresso administrao pblica nesses dois sentidos:

20

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

como conjunto orgnico, ao falar em administrao pblica direta e indireta de qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; e como atividade administrativa, ao dispor sobre sua obedincia aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia.

Princpios da administrao pblica A Constituio de 1988 faz expressa meno a alguns dos princpios a que se submete a administrao pblica direta e indireta de qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. So eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Legalidade - de acordo com Hely Lopes Meirelles (2008, p. 89), a legalidade, como princpio da administrao pblica, significa que o administrador pblico est, em toda sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei. Deles no pode se afastar, sob pena de praticar ato invlido e expor-se a responsabilidades disciplinar, civil e criminal. Na administrao pblica no h liberdade nem vontade pessoal. Enquanto na esfera particular licito fazer tudo que a lei no probe, na administrao pblica s permitido fazer o que a lei autoriza. Impessoalidade - o princpio da impessoalidade, no raramente, chamado de princpio da finalidade. Nos dizeres de Hely Lopes Meirelles (2008, p. 93),
O princpio da impessoalidade, referido na Constituio de 1988 (art. 37, caput), nada mais que o clssico princpio da finalidade, o qual impe ao administrador pblico que s pratique o ato para o seu fim legal. E o fim legal unicamente aquele que a norma de Direito indica expressa ou virtualmente como objetivo do ato, de forma impessoal.

A finalidade inafastvel do interesse pblico, de forma que o ato praticado sem finalidade pblica, ou seja, no interesse prprio ou de terceiros, est sujeito invalidao por desvio de finalidade. Moralidade - pelo princpio da moralidade, no basta ao administrador o estrito cumprimento da lei. Como ressalta Maurice Hauriou (in Meirelles, 2008, p. 90),

21

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

O agente administrativo, como ser humano dotado da capacidade de atuar, deve, necessariamente, distinguir o bem do mal, o honesto do desonesto. E, ao atuar, no poder desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas tambm entre o honesto e o desonesto.

De certa forma, a moralidade se compara boa-f objetiva do direito privado, vista como um modelo de conduta social, ao qual cada pessoa deve ajustar a prpria conduta, com honestidade, lealdade e probidade. A moralidade tambm constitui pressuposto de validade de todo ato da administrao pblica. Publicidade - de acordo com Hely Lopes Meirelles (2008, p. 95), publicidade a divulgao oficial do ato administrativo para conhecimento pblico e incio de seus efeitos externos. Da porque o ato que produz consequncias jurdicas fora do rgo que o emitiu exige publicidade para adquirir validade universal. A publicidade requisito de eficcia e moralidade do ato administrativo. Em funo disso, o ato irregular no se torna vlido com sua publicao, nem o regular a dispensa para sua execuo, quando a lei a exige. Em princpio, todo ato administrativo deve ser publicado, s se admitindo sigilo, nos casos previstos em lei, como, por exemplo, no caso de segurana nacional. A publicao que produz efeitos jurdicos a do rgo oficial da administrao, e no a divulgao pela imprensa particular, pela televiso ou pelo rdio. Por rgo oficial entendem-se no s o Dirio Oficial das entidades pblicas como tambm os jornais contratados para essas publicaes oficiais.

Eficincia - o princpio da eficincia exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, que produza resultados positivos para o servio pblico e que atenda satisfatoriamente s necessidades da comunidade e de seus membros. Maria Sylvia Zanella Di Pietro (2008, p. 79) ensina que o princpio da eficincia apresenta, na realidade, dois aspectos:

22

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Pode ser considerado em relao ao modo de atuao do agente pblico, do qual se espera o melhor desempenho possvel de suas atribuies, para lograr os melhores resultados; e em relao ao modo de organizar, estruturar, disciplinar a administrao pblica, tambm com o mesmo objetivo de alcanar os melhores resultados na prestao do servio pblico.

Organizao e competncias dos poderes da Repblica Segundo Pedro Lenza (2008, p. 292), as primeiras bases tericas para a tripartio dos Poderes foram lanadas na antiguidade grega por Aristteles, em sua obra Poltica. O pensador vislumbrou a existncia de trs funes distintas exercidas pelo poder soberano: legislativa, executiva e jurisdicional. Ocorre que ele descreveu a concentrao do exerccio de tais funes na figura de uma nica pessoa, o soberano. Muito tempo depois, a teoria de Aristteles foi aprimorada pela viso precursora do Estado liberal burgus desenvolvida por Montesquieu em sua obra O esprito das leis. O pensador francs inovou ao afirmar que tais funes estariam intimamente conectadas a trs rgos distintos, autnomos e independentes entre si, no mais se concentrando nas mos de uma nica pessoa. Tal teoria serviu de base para o desenvolvimento de diversos movimentos como as revolues americana e francesa, consagrando-se na Declarao Francesa dos Direitos do Homem e do Cidado. A tradicional tripartio dos Poderes, exposta por Montesquieu, foi adotada por grande parte dos Estados modernos. No caso do Estado brasileiro, a Constituio de 1988 a consagrou como princpio fundamental, ao estabelecer que so Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. Apesar dessa tripartio, o poder do Estado uno e indivisvel. O que se divide no ele, mas sim as funes estatais bsicas, que so atribudas a rgos independentes e especializados. Alm do exerccio de funes tpicas, inerentes sua natureza, cada poder exerce ainda funes atpicas, inerentes aos outros dois poderes. Por exemplo, o Executivo, alm de exercer funes tpicas, exerce tambm funes de natureza legislativa e de natureza jurisdicional. Exemplo marcante a possibilidade de o Presidente da Repblica, em caso de relevncia e urgncia, adotar medida provisria, com fora de lei.

23

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Poder Legislativo Poder Legislativo Federal O Poder Legislativo Federal exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal: Cmara dos Deputados - compe-se de representantes do povo, eleitos pelo sistema proporcional em cada Estado e no Distrito Federal. O nmero total de deputados, bem como a representao por Estado e pelo Distrito Federal, estabelecido por lei complementar6, proporcionalmente populao, procedendo-se aos ajustes necessrios, no ano anterior s eleies, para que nenhuma das unidades da Federao tenha menos de oito ou mais de 70 deputados. O mandato de cada deputado de uma legislatura. Cada legislatura tem a durao de quatro anos. As matrias de competncia privativa da Cmara dos Deputados (por exemplo, elaborar seu regimento interno) esto previstas na Constituio e no dependem de sano presidencial, sendo materializadas por meio de resolues. Senado Federal - compe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos pelo povo segundo o princpio majoritrio, ou seja, no se trata de estabelecer um nmero proporcional populao, mas de eleger ao Senado aqueles candidatos que obtiverem o maior nmero de votos. O texto constitucional optou pelo sistema majoritrio puro ou simples (um nico turno) para eleio de senadores.Cada Estado e o Distrito Federal elegem trs senadores7, com mandato de oito anos, portanto duas legislaturas, sendo que cada um eleito com dois suplentes. A representao de cada Estado e do Distrito Federal renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um tero e dois teros.Da mesma forma que na Cmara, as matrias de competncia privativa do Senado esto previstas na Constituio, no dependem de sano presidencial e so materializadas por meio de resolues.

6 7

O nmero total de deputados, fixado pela Lei Complementar n. 78, de 30 de dezembro de 1993, 513. O Senado Federal possui atualmente 81 Senadores.

24

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Diz-se, assim, que o Poder Legislativo, em mbito federal, bicameral, isto , composto por duas Casas: a primeira composta por representantes do povo e a segunda integrada por representantes dos Estados e do Distrito Federal. O Congresso Nacional rene-se, anualmente, na capital federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro. Nesse perodo, chamado de sesso legislativa, os parlamentares se renem ordinariamente. Fora desse perodo, tem-se o recesso parlamentar, durante o qual podem ser feitas convocaes extraordinrias.

Em determinadas hipteses, a Cmara e o Senado renem-se em sesso conjunta. Isso se d, entre outros casos previstos na Constituio, para: inaugurar a sesso legislativa; elaborar o regimento comum e regular a criao de servios comuns s duas Casas; receber o compromisso do Presidente e do Vice-presidente da Repblica (posse); e deliberar sobre o veto presidencial. Apesar de a sesso legislativa ordinria s ter incio no dia 2 de fevereiro, cada uma das Casas rene-se em sesses preparatrias, a partir de 1 de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleio das respectivas Mesas. As Mesas Diretoras de cada Casa exercem funes administrativas, devendo, no tocante sua constituio, ser assegurada, tanto quanto possvel, a representao proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa. As atribuies do Congresso Nacional vm definidas na Constituio Federal, sendo que no caso de algumas se exige a participao do Poder Executivo por meio da sano presidencial, enquanto outras, por serem exclusivas do Congresso, so tratadas somente no mbito do Poder Legislativo, por meio de Decreto Legislativo8. As funes tpicas do Poder Legislativo so legislar e fiscalizar, ambas com o mesmo grau de importncia. Se por um lado a Constituio prev regras de processo legislativo, para que o Congresso Nacional elabore as normas jurdicas, de outro determina que a ele compete a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial do Poder Executivo. O exerccio da funo tpica de fiscalizao pelo Poder Legislativo, ou seja, o controle parlamentar, pode ser classificado em poltico-administrativo e financeiro-oramentrio (Moraes, 2007, p. 407-409):

8 Por exemplo, cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica, dispor sobre todas as matrias de competncias da Unio, especialmente sobre plano plurianual, diretrizes oramentrias, oramento anual, operaes de crdito e dvida pblica; planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento; entre outras. Por outro lado, de competncia exclusiva do Congresso Nacional apreciar os atos de concesso de emissoras de rdio e televiso etc.

25

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

pelo poltico-administrativo, o Legislativo fiscaliza e controla, por exemplo, os atos do Poder Executivo. A Constituio, inclusive, autoriza a criao de comisses parlamentares de inqurito (CPI), pela Cmara e pelo Senado, em conjunto ou separadamente, para a apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses encaminhadas ao Ministrio Pblico, com vistas

responsabilizao civil ou criminal dos infratores;

o controle financeiro-oramentrio corresponde fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta. O Poder Legislativo conta com o auxlio e orientao do Tribunal de Contas da Unio que, embora no subordinado ao Poder Legislativo, pratica atos de natureza administrativa concernentes basicamente fiscalizao (Moraes, 2007, p. 418). O Tribunal tem sede no Distrito Federal, quadro prprio de pessoal e jurisdio em todo o territrio nacional. As funes atpicas constituem-se em administrar e julgar. Por exemplo, a primeira ocorre quando o Legislativo dispe sobre sua organizao interna, e a segunda quando o Legislativo processa e julga o Presidente da Repblica por crime de responsabilidade. Poder Legislativo nas demais esferas O Poder Legislativo Estadual exercido pela Assemblia Legislativa, ou seja, diferentemente do Legislativo Federal, unicameral, isto , composto por apenas uma Casa. Compe-se de deputados estaduais, representantes do povo do Estado. O Poder Legislativo Distrital exercido pela Cmara Legislativa, ou seja, tambm unicameral. Compe-se de deputados distritais, representantes do povo do Distrito Federal. A Cmara Municipal ou Cmara dos Vereadores exerce o Poder Legislativo Municipal. Compe-se de vereadores, representantes do povo do Municpio. Todos so eleitos diretamente pelo povo para um mandato de quatro anos.

26

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Poder Executivo Poder Executivo Federal O Poder Executivo aquele que pratica os atos de chefia de Estado, de Governo e de administrao (Moraes, 2007, p. 453). A Constituio de 1988 adotou expressamente o sistema presidencialista de Governo, no qual as funes de Chefe de Estado e de Chefe de Governo so exercidas pelo Presidente da Repblica: como Chefe de Estado, o Presidente representa o Pas nas suas relaes internacionais. como Chefe de Governo, a funo presidencial corresponde representao interna, na gerncia dos negcios internos, tanto de natureza poltica (por exemplo, participar do processo legislativo), como de natureza eminentemente administrativa (por exemplo, nomear e exonerar os Ministros de Estado). Assim, o Chefe de Governo exerce a liderana da poltica nacional, pela orientao das decises gerais e pela direo da mquina administrativa.

O sistema presidencialista difere do parlamentarista, no qual a funo de Chefe de Estado exercida pelo Presidente ou Monarca e a de Chefe de Governo, pelo Primeiro Ministro. O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica so eleitos pelo sistema eleitoral majoritrio, que consiste naquele em que considerado vencedor o candidato que obtiver maior nmero de votos. O sistema majoritrio, em regra, divide-se em duas espcies: sistema majoritrio puro ou simples e sistema majoritrio de dois turnos (Moraes, 2007, p. 454-455): sistema majoritrio puro ou simples - considerado eleito o candidato que obtiver o maior nmero de votos. Por exemplo, a Constituio de 1988 prev esse sistema para a eleio de Senadores da Repblica e tambm para a eleio de prefeitos em Municpios com at 200 mil eleitores; sistema de dois turnos - considerado eleito o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos vlidos, ou seja, no computados os em branco e os nulos. Se no ocorrer, deve ser realizado novo turno. Esse mtodo adotado para as eleies do Presidente da Repblica, dos Governadores dos Estados e do Distrito Federal e dos Prefeitos de Municpios com mais de 200 mil eleitores.

27

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

O mandato de quatro anos, autorizada a reeleio para um nico perodo subsequente. A funo tpica do Executivo administrar a coisa pblica. Mas, tambm exerce funes atpicas: legisla, por exemplo, quando o Presidente da Repblica, em caso de relevncia e urgncia, adota medida provisria, com fora de lei; e

julga, por exemplo, quando o Conselho Administrativo de Defesa Econmica Cade9 decide sobre a existncia de infrao ordem econmica e aplica as penalidades previstas em lei.

So auxiliares do Presidente da Repblica: Ministros de Estado - os Ministros so qualificados auxiliares do Presidente da Repblica, que os pode livremente nomear ou demitir. As funes dos Ministros esto descritas na Constituio, que estabelece, como principal atribuio, exercer a orientao, coordenao e superviso dos rgos e entidades da administrao federal na rea de sua competncia e referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da Repblica. So nulos os atos e decretos assinados somente pelo Presidente, sem o referendum do Ministro da respectiva pasta.10 Conselho da Repblica - rgo superior de consulta do Presidente da Repblica e dele participam o Vice-Presidente da Repblica, o Presidente da Cmara dos Deputados, o Presidente do Senado Federal, os lderes da maioria e da minoria na Cmara, os lderes da maioria e da minoria no Senado, o Ministro da Justia e seis cidados brasileiros natos. Compete ao Conselho pronunciar-se, por exemplo, sobre as questes relevantes para a estabilidade das instituies democrticas. Conselho de Defesa Nacional - rgo superior de consulta do Presidente da Repblica nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrtico. Dele participam o Vice-Presidente da Repblica, o Presidente da Cmara dos Deputados, o Presidente do Senado Federal, o Ministro da Justia,
9

O Conselho Administrativo de Defesa Econmica (Cade), autarquia federal vinculada ao Ministrio da Justia, rgo judicante com jurisdio em todo o territrio nacional, com atribuies previstas na Lei n. 8.884, de 11 de jun ho de 1994, inerentes preveno e represso s infraes contra a ordem econmica. 10 Os Ministrios so criados e extintos por Lei, porm sua organizao e seu funcionamento so disciplinados por Decreto do Presidente da Repblica. Organizao atual dos Ministrios: Decreto n. 4.118, de 7 de fevereiro de 20 02, e Lei n. 10.683, de 28 de maio de 2003.

28

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

o Ministro da Defesa, o Ministro das Relaes Exteriores, o Ministro do Planejamento e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica.

Poder Executivo nas demais esferas

Nos Estados e no Distrito Federal, o Poder Executivo exercido pelo Governador, auxiliado pelos Secretrios, e substitudo ou sucedido, se for o caso, pelo Vice-Governador, com ele eleito. O Poder Executivo Municipal exercido pelo Prefeito, auxiliado pelos Secretrios Municipais, e substitudo ou sucedido, se for o caso, pelo Vice-Prefeito, com ele eleito. Em todos os casos, o mandato de quatro anos, permitindo-se a reeleio para um nico perodo subsequente.

Poder Judicirio

Ao lado da funo de legislar e administrar, o Estado exerce a funo de julgar, ou seja, exerce a funo jurisdicional, aplicando a lei ao caso concreto, resultante de um conflito de interesses. Essa a funo tpica do Poder Judicirio. O Judicirio, porm, como os demais poderes do Estado, possui outras funes, denominadas atpicas, de natureza administrativa e legislativa. de natureza administrativa, por exemplo, a funo de prover os cargos de juiz de carreira da respectiva jurisdio, na forma prevista na Constituio. de natureza legislativa, por exemplo, a funo de elaborar seus regimentos internos. A Constituio Federal enumera os rgos do Poder Judicirio:
11

Supremo Tribunal Federal; Conselho Nacional de Justia11; Superior Tribunal de Justia; Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais; Tribunais e Juzes do Trabalho;

Trata-se de rgo do Poder Judicirio, institudo no mbito da Reforma do Judicirio (Emenda Constitucional n. 45, de 8 de dezembro de 2004), ao qual compete o controle da atuao administrativa e financeira do Poder Judicirio e do cumprimento dos deveres funcionais dos juzes, cabendo-lhe, entre outras atribuies, zelar pela autonomia do Poder Judicirio e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura.

29

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Tribunais e Juzes Eleitorais; Tribunais e Juzes Militares; e Tribunais e Juzes dos Estados e do Distrito Federal e Territrios.

A justia brasileira se divide em Justia Especializada e Justia Comum. O quadro 2 ilustra a estruturao do Poder Judicirio. Quadro 2 Estruturao do Poder Judicirio INSTNCIA CONSTITUCIONAL Supremo Tribunal Federal As questes de interpretao da Constituio Federal so de responsabilidade exclusiva do Supremo Tribunal Federal STF, rgo mximo do Poder Judicirio nacional, tambm chamado de Instncia Constitucional.

JUSTIA ESPECIALIZADA Esfera Federal Instncia Especial Trabalho TST Segunda Trabalho TRT Primeira Juzes do Trabalho Eleitorais TER Conselhos Juzes Eleitorais Militar Aos rgos da Justia Especializada cabe processar e julgar as causas referentes s matrias trabalhistas, eleitorais e de crimes militares. A Justia Militar Federal trata de crimes militares no mbito das Foras Armadas (Exrcito, Marinha e Aeronutica). de Justia TSE Regionais STM Tribunais Regionais do Tribunais Trabalhista Eleitoral Militar

Tribunal Superior do Tribunal Superior Eleitoral Superior Tribunal Militar

JUSTIA COMUM Instncia Superior Tribunal de Justia Especial

30

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Esfera Estadual Segunda Instncia Tribunais de Justia TJ

Esfera Federal

Tribunais Regionais Federais - TRF Tribunais de Justia Militar TJM* Juzes de Direito Juzes Federais Conselhos de Justia Militar*

Primeira Instncia

Justia Comum Estadual cabe processar e Justia Comum Federal cabe processar e julgar as causas referentes a questes locais julgar as causas em que a Unio, entidade em que no se verifique interesse da Unio. autrquica ou empresa pblica federal

A criao da Justia Militar Estadual facultada forem interessadas na condio de ao Tribunal de Justia do Estado e sua autoras, rs, assistentes ou oponentes, competncia processar e julgar policiais e exceto as de falncia, as de acidentes de bombeiros militares nos crimes militares trabalho e as sujeitas Justia Eleitoral e definidos em lei. Justia do Trabalho.

*A lei estadual pode criar, mediante proposta do Tribunal de Justia TJ, a Justia Militar estadual constituda, em primeiro grau, pelos juzes de direito e pelos Conselhos de Justia e, em segundo grau, pelo prprio Tribunal de Justia, ou por Tribunal de Justia Militar nos Estados em que o efetivo militar seja superior a vinte mil integrantes. Fonte: Curso Auto-Instrucional Negcios com o Setor Pblico, Caderno 1, p. 17-18.

Com o objetivo de dinamizar a atividade jurisdicional, o constituinte de 1988 institucionalizou atividades profissionais pblicas (Ministrio Pblico, Advocacia Pblica e Defensoria Pblica) e privadas (Advocacia), atribuindo-lhes o status de funes essenciais justia. A seguir, esto descritas as atividades profissionais pblicas:

Ministrio Pblico - por expressa definio constitucional, instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais. o fiscal da lei. O Ministrio Pblico abrange: o Ministrio Pblico da Unio, que compreende: o Ministrio Pblico Federal; o Ministrio Pblico do Trabalho; o Ministrio Pblico Militar; e o Ministrio Pblico do Distrito Federal; e

31

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

os Ministrios Pblicos dos Estados.

O Ministrio Pblico da Unio tem por chefe o Procurador-Geral da Repblica, nomeado pelo Presidente da Repblica, segundo critrios definidos na Constituio Federal. Nos Ministrios Pblicos dos Estados e do Distrito Federal, o chefe o Procurador-Geral de Justia, tambm nomeado pelo Chefe do Poder Executivo. Os Ministrios Pblicos do Trabalho e Militar tm por chefes, respectivamente, o Procurador-Geral do Trabalho e o Procurador-Geral de Justia Militar.

Advocacia Pblica - a Advocacia-Geral da Unio a instituio que, diretamente ou por meio de rgo vinculado, representa a Unio, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe tambm as atividades de consultoria e assessoramento do Poder Executivo. Tem por chefe o Advogado-Geral da Unio, de livre nomeao do Presidente da Repblica, observados os critrios definidos na Constituio. A representao judicial e extrajudicial e a consultoria jurdica das unidades federadas so feitas pela respectiva Procuradoria Geral. Por simetria ao modelo federal, as Procuradorias dos Estados e do Distrito Federal so chefiadas por pessoas de livre nomeao do Governador, observados os preceitos estabelecidos na Constituio do Estado e na Lei Orgnica do Distrito Federal.

Defensoria Pblica - a instituio responsvel pela orientao jurdica e pela defesa, em todos os graus, dos necessitados. Afinal, a Constituio Federal insere, entre os direitos e garantias fundamentais, a prestao pelo Estado de assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos.

A Defensoria Pblica abrange: a Defensoria Pblica da Unio; a Defensoria Pblica do Distrito Federal e dos Territrios; e a Defensoria Pblica dos Estados.

No h Defensoria Pblica Municipal, assim como no h Poder Judicirio Municipal e Ministrio Pblico Municipal.

32

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Depsito Judicial

O depsito judicial consequncia da realizao de atos processuais como o sequestro, o arresto e a penhora. Assim, so importncias, geralmente em dinheiro, depositadas em Instituio Financeira oficial, cujo levantamento ou utilizao depende de autorizao judicial, previsto no Cdigo Civil Brasileiro. Segundo Moacir Amaral Santos, ato executrio e, pois, ato processual, de direito pblico, pelo qual o depositrio, de nomeao dos rgos jurisdicionais, ou seus auxiliares, tem o dever de guardar e conservar, e por vezes administrativo, os bens apreendidos at que o juiz mande entreg-los a quem de direito. Os Depsitos Judiciais podem ser classificados nas seguintes modalidades: Federais, Estaduais, Trabalhista, Tributrios Estaduais e Tributrios Municipais O Banco do Brasil est autorizado a receber valores com finalidade de depsito judicial conforme disposto no Cdigo de Processo Civil (art. 666) e no Decreto-lei 3.077, de 26/02/1941.
Amaral Santos, Moacyr. Primeiras linhas de direito processual civil. v3. p. 295

Precatrio Precatrio (precata) uma medida antecipada que visa prevenir, precaver ou acautelar alguma coisa para algum. o instrumento por meio do qual se cobra um dbito do poder pblico, conforme artigo 100 da Constituio Federal de 1988, disciplinado pelo artigo 730 do Cdigo de Processo Civil. Em linguagem jurdica, precatrios so ordens de pagamento provenientes de sentenas judiciais contra a Fazenda Pblica Nacional, Estadual ou Municipal. Ao se esgotarem as possibilidades de recursos, a ao transformada em precatrio e, a partir da, a Fazenda obrigada a aprovisionar recursos no oramento para quitar a dvida com o credor. Os precatrios foram institudos na legislao em funo da impenhorabilidade dos bens pblicos, ficando o pagamento condicionado disponibilidade oramentria do ente pblico. Os precatrios classificam-se quanto esfera, se federal, estadual ou municipal; quanto ao originria, se alimentares ou no; e quanto ao valor.

33

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Administrao direta e indireta

Administrao direta

A administrao direta do Estado compreende todos os rgos integrantes da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, aos quais a lei confere o exerccio de funes administrativas (Di Pietro, 2008, p. 56). Ela exercida, principalmente, pelo Poder Executivo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, dentro de suas respectivas reas de atuao, da seguinte forma: no mbito da Unio, a administrao direta compreende os servios integrados na estrutura administrativa da Presidncia da Repblica e dos Ministrios; na esfera estadual e do Distrito Federal, compreende as atividades desenvolvidas pelo Governo e pelas Secretarias de Estado; e nos municpios, composta pelas atividades da Prefeitura e das Secretarias ou Departamentos Municipais.

Administrao indireta

A administrao indireta exercida por entidades dotadas de personalidade jurdica prpria: autarquias, fundaes e empresas estatais.

autarquias - so pessoas jurdicas de direito pblico, de natureza meramente administrativa, criadas por lei especfica e com patrimnio prprio. As autarquias realizam servios destacados da administrao direta e exercem atividades tpicas da administrao pblica, estando sujeitas ao controle das entidades estatais a que pertencem. Exemplos: Banco Central do Brasil (Bacen) e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Atividades industriais ou econmicas, ainda que de interesse coletivo, no podem ser outorgadas a uma autarquia. Neste caso, tais atividades so atribudas s empresas governamentais criadas para esse fim ou delegadas a empresas privadas, mediante concesso ou permisso.

34

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

autarquias em regime especial - so aquelas a quem a lei instituidora confere privilgios especficos e maior autonomia em relao s autarquias comuns. As agncias reguladoras e os conselhos profissionais so exemplos de autarquias em regime especial. As agncias reguladoras tm a finalidade de regulamentar a concesso, permisso ou autorizao de execuo de servios pblicos ou a explorao de atividade econmica monopolizada com o objetivo de garantir que o servio seja prestado de forma a atender ao interesse pblico e dentro de um equilbrio econmico-financeiro que tambm resguarde o direito do concessionrio. So exemplos de agncias reguladoras: Agncia Nacional de guas (ANA), Agncia Nacional de Transportes Aquavirios (Antaq), Agncia Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e Agncia Nacional de Aviao Civil (Anac). fundaes - so entidades de direito pblico (fundao pblica) ou de direito privado (fundao privada) que realizam atividades no lucrativas e atpicas do poder pblico, mas de interesse coletivo, como educao, cultura e pesquisa. A instituio de fundaes pblicas ou privadas depende de autorizao de lei especfica. Elas possuem capacidade de autoadministrao, mas se sujeitam ao controle da administrao pblica, dentro dos limites da lei. Exemplo de fundao pblica: Fundao Nacional do ndio (Funai). empresas estatais - so pessoas jurdicas de direito privado, cuja criao autorizada por lei especfica, com patrimnio pblico (empresa pblica) ou misto (sociedade de economia mista), para prestao de servio pblico, realizao de obras, como estradas, edifcios, casas populares etc., ou para execuo de atividade econmica de natureza privada. A personalidade jurdica de direito privado apenas a forma adotada para lhes assegurar melhores condies de eficincia, mas em tudo ficam sujeitas aos princpios bsicos da administrao pblica. Tanto a Unio, como os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, tm competncia para instituir empresas estatais, quando forem indispensveis segurana nacional ou quando existir relevante interesse pblico. H duas espcies de empresas estatais: sociedades de economia mista e empresas pblicas: sociedades de economia mista - so pessoas jurdicas de direito privado em que h conjugao de capital pblico com particular e participao do poder pblico na gesto. Organizam-se sob a forma de sociedade annima, com as regras estabelecidas pelo direito pblico e pela prpria Lei das S.A. (Lei n. 6.404, de 15 de dezembro de 1976). Executam atividades econmicas prprias

35

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

da iniciativa privada e outras do Estado, como servios pblicos. Exemplos: Banco do Brasil e Petrobrs. empresas pblicas - so pessoas jurdicas de direito privado, com capital inteiramente pblico, que tm por finalidade a explorao de atividade econmica por fora de contingncia ou de convenincia administrativa. Exemplo: Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroporturia (Infraero).

O Quadro 3 mostra os principais traos distintos e comuns s empresas pblicas e s sociedades de economia mista.

Quadro 3 Sociedade de economia mista e Empresa pblica Sociedade de economia mista Traos privado. distintivos sempre sociedade comercial. Criao e extino por lei. Personalidade jurdica de direito privado. Sujeio ao controle estatal. Revogao parcial do regime de direito privado por normas de direito pblico. Assim, por exemplo, apesar de terem carter privado, as Traos sociedades de economia mista e as empresas publicas tm que se sujeitar comuns Lei de Licitaes e Contratos para realizar suas compras e contraes de servios. Vinculao aos fins definidos na lei instituidora. Desempenho de atividade de natureza econmica (no caso de empresa pblica, por contingncia ou convenincia administrativa). das formas admitidas em Direito. Pode ser estruturada sob qualquer Empresa pblica

H conjugao de capital pblico e O capital inteiramente pblico.

36

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Entidades e rgos pblicos

Entidades pblicas so pessoas jurdicas, pblicas ou privadas. Na organizao poltica e administrativa brasileira as entidades classificam-se em estatais12 (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios), autrquicas, fundacionais, empresariais (sociedades de economia mista e empresas pblicas) e paraestatais (servios sociais autnomos e organizaes sociais) (Meirelles, 2008, p. 66-69). rgos pblicos so centros de competncia, sem personalidade jurdica, institudos para o desempenho das funes estatais; so elementos incumbidos da realizao das atividades da entidade a que pertencem (Meirelles, 2008, p. 66-69). Exemplos: Assemblias Legislativas, Prefeituras Municipais, Ministrios, Secretarias de Estado e de Municpio, Tribunais Judicirios etc. Regime Prprio de Previdncia Social

O Regime Prprio de Previdncia Social a previdncia pblica responsvel pelos benefcios previdencirios dos servidores pblicos titulares de cargo efetivo no mbito da Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal. A sua constituio facultativa aos entes federados, mas quando institudo a filiao dos servidores torna-se obrigatria. A entidade responsvel pela gesto do RPPS pode ser constituda na forma de fundo previdencirio vinculado ao CNPJ do Ente Pblico (Administrao Direta) ou na forma de Autarquia (Administrao Indireta) ou Paraestatal com personalidade jurdica de direito privado. A Administrao de um RPPS passa por diversos processos tais como: gesto financeira (possui normatizao especfica, atualmente a Resoluo CMN n 3.922/10), concesso de benefcios de aposentadoria e penses, elaborao da folha de pagamento de benefcios, controle das contribuies, clculo atuarial, contabilidade, treinamento de seus servidores, acompanhamento da legislao, entre outras.

Desconcentrao e Descentralizao A desconcentrao a distribuio interna de competncias, ou seja, a distribuio de competncias dentro da mesma pessoa jurdica. Isso feito para descongestionar um volume
12

So pessoas jurdicas de direito pblico que integram a estrutura constitucional do Estado e tm poderes polticos e administrativos, tais como a Unio, os Estados-membros, o Distrito Federal e os Municpios.

37

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

grande de atribuies, para permitir seu mais adequado e racional desempenho (Di Pietro, 2008, p. 388). o exemplo de um Estado que desconcentra suas competncias para suas secretarias. Diferentemente da desconcentrao, o conceito de descentralizao pressupe uma distribuio de competncias entre pessoas jurdicas distintas (Di Pietro, 2008, p. 388-394). Ela pode ser poltica ou administrativa: a descentralizao poltica ocorre quando o ente descentralizado exerce atribuies prprias que no decorrem do ente centralizador. o caso dos Estados e dos Municpios (entes descentralizados), que detm competncias administrativas, legislativas e tributrias prprias, que independem das competncias da Unio (ente centralizador), e nem a ela se subordinam. a descentralizao administrativa desdobra-se em duas modalidades: a descentralizao territorial e a descentralizao por servios. Descentralizao territorial a que se verifica quando uma entidade local, geograficamente delimitada, dotada de personalidade jurdica prpria, de direito pblico, com capacidade administrativa genrica. Exemplo: Territrios. J a descentralizao por servios a que se verifica quando o Poder Pblico cria uma pessoa jurdica de direito pblico ou privado (autarquia, fundao, sociedade de economia mista ou empresa pblica) e a ela atribui a titularidade e a execuo de determinado servio pblico. Exemplo desse tipo de descentralizao a Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos, criada como empresa pblica, vinculada ao Ministrio das Comunicaes, para a prestao de servio exclusivo do Estado (servio postal).

Entidades de cooperao ou paraestatais

So pessoas jurdicas de direito privado que executam atividades de interesse pblico no privativas do Estado. So tambm denominadas entidades paraestatais porque caminham paralelamente ao Estado, cooperando na realizao de atividades cientficas, educacionais, tcnicas, entre outras, sem fazer parte de sua estrutura. Os servios sociais autnomos e as organizaes sociais figuram entre as espcies de entes de cooperao:

38

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

servios sociais autnomos - so institudos por lei, com personalidade jurdica de direito privado e sem fins lucrativos. Tm administrao e patrimnio prprios e atuam em cooperao com o poder pblico para ministrar assistncia ou ensino a certas categorias sociais ou grupos profissionais. Exemplos: Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Servio Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Servio Social do Comrcio (Sesc), Servio Social da Indstria (Sesi). So mantidos por dotaes oramentrias ou por contribuies parafiscais13 e tm a forma de instituies particulares convencionais (fundaes, sociedades civis ou associaes) ou peculiares ao desempenho de suas incumbncias estatutrias.

Essas instituies, embora oficializadas pelo Estado, no integram a administrao direta nem a indireta, mas trabalham ao lado do Estado, sob seu amparo.

Os servios sociais autnomos no tm subordinao hierrquica a qualquer autoridade pblica. No entanto, para fins de controle de sua finalidade e prestao de contas do dinheiro pblico recebido para sua manuteno, vinculam-se ao rgo estatal que se relaciona com suas atividades. organizaes sociais - so pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades so dirigidas ao ensino, pesquisa cientfica, ao desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura, assistncia social e sade. necessrio que o Poder Executivo Federal qualifique as entidades como organizaes sociais para que possam receber benefcios do poder pblico, tais como dotaes oramentrias, isenes fiscais etc., necessrios realizao de suas atividades. As organizaes sociais so uma nova forma de parceria entre o setor pblico e o setor privado, para a prestao de servios de interesse pblico que no necessitam de rgos e entidades governamentais. Os Estados e os Municpios, para utilizarem essa forma de parceria, devem aprovar suas prprias leis. Trata-se de matria de prestao de servios e, por conseguinte, de competncia da respectiva entidade estatal.

Contribuio parafiscal contribuio cuja arrecadao e aplicao legalmente atribuda entidade estranha ao Estado, para consecuo de seus fins prprios.

13

39

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

Referncias
ALA-HARJA, Marjukka; HELGASON, Sigurdur. Em direo s melhores prticas de avaliao. Braslia, Revista do Servio Pblico, ano 51, n. 4, out./dez., 2000.

Disponvel em http://www.spg.sc.gov.br/menu/eventos/arquivos/Avaliacao_de_Politicas_ Publicas_e_ Programas_Governamentais.pdf. Acesso em 11.02.2009.

ALBUQUERQUE, Claudino; MEDEIROS, Mrcio; FEIJ, Paulo Henrique. Gesto de finanas pblicas: fundamentos e prticas de planejamento, oramento e administrao financeira com responsabilidade fiscal. Braslia: Paulo Henrique Feij da Silva, 2008. BANCO DO BRASIL. Negcios com o setor pblico. Braslia: Diretoria de Governo e Diretoria de Gesto de Pessoas, 2008.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 11. ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2001. BRASIL. Constituio (1998). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Disponvel em: www.planalto.gov.br. Acesso em 26.01.2009. BRASIL. Lei Complementar n 87/1996. Lei Kandir.. Disponvel em: http://www.presidencia.gov.br/legislacao. Acesso em 11.02.2009.

BRASIL. Lei Complementar n 101, de 4 de maio de 2000. Lei de Responsabilidade Fiscal. Disponvel em: http://www.presidencia.gov.br/legislacao. Acesso em 03.02.2009 BRASIL. Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964. Lei de Oramento Pblico. Disponvel em: http://www.presidencia.gov.br/legislacao. Acesso em 06.02.2009 BRASIL. Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976 . Lei das Sociedades Annimas.Acesso em 16.02.2009. Disponvel em: http://www.presidencia.gov.br/legislacao.

BRASIL. Lei n 8666, de 21 de junho de 1993. Lei de Licitaes. Disponvel em: http://www.presidencia.gov.br/legislacao. Acesso em 29.01.2009. BRASIL. Lei n 10.028, de 19 de outubro de 2000. Lei de Crimes. Disponvel em: http://www.presidencia.gov.br/legislacao. Acesso em 06.02.2009.

40

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

BRASIL. Lei n 10.520, de 17 de julho de 2002. Lei do Prego Eletrnico. Disponvel em: http://www.presidencia.gov.br/legislacao. Acesso em 13.02.2009. BRASIL. Portaria interministerial MPOG/MF/CGU N 127, de 29 de MAIO de 2008 DOU de 30.5.2008. Disponvel em http://www.tesouro.fazenda.gov.br/hp/downloads/Portaria_Convenio.pdf. Acesso em 29.01.2009.

BRASIL. MINISTRIO DA FAZENDA. SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL. Manual de Receita Nacional: Aplicado Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios/ Ministrio da Fazenda, Secretaria do Tesouro Nacional, Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, Secretaria de Oramento Federal 1. ed. Braslia: Secretaria do Tesouro Nacional, Coordenao-Geral de Contabilidade, 2008. BRASIL. Resoluo 40/2001 do Senado Federal, de 20 de dezembro de 2001. Disponvel em: http://www.senado.gov.br. Acesso em 13.02.2009. BRASIL. Resoluo 43/2001 do Senado Federal, de 21 de dezembro de 2001. Disponvel em: http://www.senado.gov.br. Acesso em 13.02.2009. CARVALHO, Deusvaldo. Oramento e contabilidade pblica: teoria, prtica e mais de 800 exerccios 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 21. ed. So Paulo: Atlas, 2008.

FORTUNA, Eduardo. Mercado Financeiro: produtos e servios 17 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008. GIAMBIAGI, Fbio; ALM, Ana Cludia. Finanas pblicas: teoria e prtica no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. KOHAMA, Helio. Contabilidade pblica: teoria e prtica 9. ed. So Paulo: Atlas,2003. LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 12. ed. rev., atual. e ampl.So Paulo: Saraiva, 2008.

MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributrio. 21. ed. rev., atual. e ampl.de acordo com as Emendas Constitucionais n. 32 e 33/2001 So Paulo: Malheiros Editores, 2002.

41

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

MATIAS, Alberto Borges. Campelo, Carlos. Administrao financeira municipal. So Paulo: Atlas, 2000. MATIAS-PEREIRA, Jos. Curso de administrao pblica: foco nas instituies e aes governamentais. So Paulo: Atlas, 2008. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 34. ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2008. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 22. ed. So Paulo: Atlas, 2007.

NASCIMENTO, Edson Ronaldo. Finanas pblicas: Unio, Estados e Municpios. Braslia: Vestcon, 2002. NASCIMENTO, Edson Ronaldo. DEBUS Ilvo. Lei Complementar n 101/2000: Entendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal. 2. ed. Disponvel em

http://www.tesouro.fazenda.gov.br. Acesso em 17.02.2009. PINHO, Rodrigo Csar Rebello. Da organizao do Estado, dos poderes e histrico das constituies. 9. ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, Coleo Sinopses Jurdicas, V. 18, 2008.

PISCITELLI, Roberto Bocaccio. TIMB, Maria Zulene Farias. ROSA, Maria Berenice. Contabilidade pblica: uma abordagem da administrao financeira pblica 9. ed. So Paula: Atlas, 2008. SILVA, Jos Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 23. ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2004. Outras Fontes de Consulta

CASTRO, Jos Nilo. Responsabilidade fiscal nos Municpios. Belo Horizonte: Del Rey, 2001. CRETELLA JNIOR, Jos. Das licitaes pblicas. 19. ed. Rio de Janeiro: Revista Forense, 1999. ELALI, Andr. O federalismo fiscal brasileiro e o sistema tributrio nacional. So Paulo: MP Editora, 2005.

42

Programa Certificao Interna em Conhecimentos - Setor Pblico


ORGANIZAO DO ESTADO BRASILEIRO

Texto 02

PEREIRA, Luiz Carlos Bresser; GRAU, Nuria Cunill. O pblico no-estatal na reforma do Estado. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1999.

PRESIDNCIA DA REPBLICA/Cmara da Reforma do Estado. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Braslia: MARE, 1995. Acesso em 27.01.2009. Disponvel em http://www.presidencia.gov.br/publi_04/ COLECAO/PLANDI.HTM. PRZEWORSKI, Adam. Nota sobre o Estado e o mercado. In: Revista de Economia Poltica, vol. 16, n 3 (63), julho-setembro de 1996. RESENDE, Francisco. A evoluo das funes do Governo e a expanso do setor pblico brasileiro. In: Pesquisa e Planejamento. Rio de Janeiro: Ipea, 1971.

SILVA, Fernando Antnio Rezende da. Finanas pblicas. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2007.

SILVA, Fernando Antnio Rezende da; OLIVEIRA, Fabrcio Augusto de; ARAJO, rika Amorim. O dilema fiscal: remendar ou reformar? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico atualizado pela Portaria STN n 406, de 20 de junho de 2011 www.tesouro.fazenda.gov.br. Acesso em 17.02.2012.

43

Vous aimerez peut-être aussi