Vous êtes sur la page 1sur 9

RESUMO DE DIREITOS HUMANOS.

Direitos Humanos: So ttulos legais que toda pessoa tem como ser humano. Embora violveis jamais podem ser retirados de algum. Os direitos humanos so os direitos e liberdades bsicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia tambm de liberdade de ensamento e de expresso, e a igualdade perante a lei. A Declarao Universal dos Direitos Humanos da Organizao das Naes Unidas afirma no seu artigo 1 : Todos os seres humanos nascem livres e iguais em
dignidade e em direitos. Dotados de razo e de conscincia, devem agir uns para com os outros em esprito de fraternidade

Violao dos Direitos Humanos: Atos e omisses imputveis ao Estado, os quais constituem desrespeito s leis e normas nacionais e internacionais reconhecidamente inerente aos Direitos Humanos. Poder de Polcia: a capacidade legtima que o agente da administrao pblica , devidamente constitudo tem para limitar direitos individuais em prol da coletividade. Princpio da Presuno da Inocncia: Toda e qualquer pessoa no ato de sua captura , deteno ou priso, tem direitos que lhe assistem e devem ser respeitados. Dentre eles, a presuno de sua inocncia at que sua culpabilidade tenha sido provada. Autoridade Policial Militar: Agente da administrao pblica, integrante da Organizao Policial Militar, com o poder de polcia de preservao da ordem pblica e defesa social, e de polcia ostensiva. Dignidade humana: o valor espiritual e moral inerente pessoa, o qual se manifesta na autodeterminao consciente e responsvel da prpria vida e traz consigo a pretenso ao respeito das demais pessoas. Violncia Policial: Ato praticado por agente da administrao pblica, sem observar os princpios da legalidade, necessidade e proporcionalidade, nem os preceitos ticos que regem a atividade policial.

Vtimas: Pessoas que individual ou coletivamente, sofreram danos fsicos, mentais ou emocionais, perdas econmicas ou violaes substanciais de seus direitos fundamentais. Encarregados de Aplicao da Lei: o agente pblico, civil ou militar, integrante das instituies policiais nacionais ou internacionais, com poderes especiais de captura, deteno, uso de fora e investigao criminal.

Voz de Priso em Flagrante: a ao verbal imperativa do encarregado de aplicao da lei que determina o momento da privao temporria da liberdade de algum que tenha cometido ato delituoso em estado de flagrncia.

Fontes do Direito Internacional; Costume: a constatao de uma prtica geralmente aceita como direito. Tratados: acordo internacional celebrado POR ESCRITO entre dois ou mais Estados e regido s pelo direito internacional. DIVIDIDO EM; Bilaterais: Entre dois Estados Multilaterais: Entre mais de dois Estados

O Estado; como pessoa deve reunir os seguintes requisitos: 1 - Populao permanente 2 Territrio Determinado 3 Governo 4 Capacidade de relacionar-se com os demais Estados.

Direito Internacional Humanitrio: Cobre a proteo das vtimas de conflito armado. divido em : Direito de Genebra: Protege todas as pessoas fora de combate; os feridos, os doentes, os nufragos, os prisioneiros de guerra, dentre outros. Direito de Haia: Regem a conduta das operaes militares e limita os meios de ferir o inimigo.

Direito Internacional dos Direitos Humanos: Visa a garantia de que os direitos e liberdades quer civis, polticos, econmicos, sociais ou culturais das pessoas, sejam respeitados em todo tempo, em todo lugar e em qualquer poca. Direitos humanos histrico. A ideia de direitos humanos tem origem no conceito filosfico de direitos naturais que seriam atribudos por Deus; alguns sustentam que no haveria nenhuma diferena entre os direitos humanos e os direitos naturais e vem na distinta nomenclatura etiquetas para uma mesma ideia. Outros argumentam ser necessrio manter termos separadas para eliminar a associao com caractersticas normalmente relacionadas com os direitos naturais., sendo John Locke talvez o mais importante filsofo a desenvolver esta teoria. Existe um importante debate sobre a origem cultural dos direitos humanos. Geralmente se considera que tenham sua raiz na cultura ocidental moderna, mas existem ao menos duas posturas principais mais. Alguns afirmam que todas as culturas possuem vises de dignidade que se so uma forma de direitos humanos, e fazem referncia a proclamaes como a Carta de Mandn, de 1222, declarao fundacional do Imprio de Mali. No obstante, nem em japons nem em snscrito clssico, por exemplo, existiu o termo "direito" at que se produziram contatos com a cultura ocidental, j que culturas orientais colocaram tradicionalmente um peso nos deveres. Existe tambm quem considere que o Ocidente no criou a idia nem o conceito do direitos humanos, ainda que tenha encontrado uma maneira concreta de sistematizlos, atravs de uma discusso progressiva e com base no projeto de uma filosofia dos direitos humanos. As teorias que defendem o universalismo dos direitos humanos se contrapem ao relativismo cultural, que afirma a validez de todos os sistemas culturais e a impossibilidade de qualquer valorizao absoluta desde um marco externo, que, neste caso, seriam os direitos humanos universais. Entre essas duas posturas extremas situa-se uma gama de posies intermedirias. Muitas declaraes de direitos humanos emitidas por organizaes internacionais regionais pem um acento maior ou menor no aspecto cultural e do mais importncia a determinados direitos de acordo com sua trajetria histrica. A Organizao da Unidade Africana proclamou em 1981 a Carta Africana de Direitos Humanos e de Povos, que reconhecia princpios da Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948 e adicionava outros que tradicionalmente se tinham negado na frica, como o direito de livre determinao ou o dever dos Estados de eliminar todas as formas de explorao econmica estrangeira. Mais tarde, os Estados africanos que acordaram a Declarao de Tnez, em 6 de novembro de 1992, afirmaram que no se pode prescrever um modelo determinado a nvel universal, j que no podem se desvincular as realidades histricas e culturais de cada nao e as tradies, normas e valores de cada povo.

Em uma linha similar se pronunciam a Declarao de Bangkok, emitida por pases asiticos em 23 de abril de 1993, e de Cairo, firmada pela Organizao da Conferncia Islmica em 5 de agosto de 1990. Tambm a viso ocidental-capitalista dos direitos humanos, centrada nos direitos civis e polticos, se ops um pouco durante a Guerra Fria, destacando no seio das Naes Unidas, ao do bloco socialista, que privilegiava os direitos econmicos, sociais e culturais e a satisfao das necessidades elementais Os direitos humanos so o resultado de uma longa histria, foram debatidos ao longo dos sculos por filsofos e juristas. O incio desta caminhada, remete-nos para a rea da religio, quando o Cristianismo, durante a Idade Mdia, a afirmao da defesa da igualdade de todos os homens numa mesma dignidade, foi tambm durante esta poca que os matemticos cristos recolheram e desenvolveram a teoria do direito natural, em que o indivduo est no centro de uma ordem social e jurdica justa, mas a lei divina tem prevalncia sobre o direito laico tal como definido pelo imperador, o rei ou o prncipe. Com a idade moderna, os racionalistas dos sculos XVII e XVIII, reformulam as teorias do direito natural, deixando de estar submetido a uma ordem divina. Para os racionalistas todos os homens so por natureza livres e tm certos direitos inatos de que no podem ser despojados quando entram em sociedade. Foi esta corrente de pensamento que acabou por inspirar o actual sistema internacional de proteco dos direitos do homem. A evoluo destas correntes veio a dar frutos pela primeira vez em Inglaterra, e depois nos Estados Unidos. A Magna Carta (1215) deu garantias contra a arbitrariedade da Coroa, e influenciou diversos documentos, como por exemplo o Acto Habeas Corpus (1679), que foi a primeira tentativa para impedir as detenes ilegais. A Declarao Americana da Independncia surgiu a 4 de Julho de 1776, onde constavam os direitos naturais do ser humano que o poder poltico deve respeitar, esta declarao teve como base a Declarao de Virgnia proclamada a 12 de Junho de 1776, onde estava expressa a noo de direitos individuais. A Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, proclamada em Frana em 1789, e as reivindicaes ao longo dos sculos XIV e XV em prol das liberdades, alargou o campo dos direitos humanos e definiu os direitos econmicos e sociais. Mas o momento mais importante, na histria dos Direitos do Homem, durante 1945-1948. Em 1945, os Estados tomam conscincia das tragdias e atrocidades vividas durante a 2 Guerra Mundial, o que os levou a criar a Organizao das Naes Unidas (ONU) em prol de estabelecer e manter a paz no mundo.

Foi atravs da Carta das Naes Unidas, assinada a 20 de Junho de 1945, que os povos exprimiram a sua determinao em preservar as geraes futuras do flagelo da guerra; proclamar a f nos direitos fundamentais do Homem, na dignidade e valor da pessoa humana, na igualdade de direitos entre homens e mulheres, assim como das naes, grande e pequenas; em promover o progresso social e instaurar melhores condies de vida numa maior liberdade. A criao das Naes Unidas simboliza a necessidade de um mundo de tolerncia, de paz, de solidariedade entre as naes, que faa avanar o progresso social e econmico de todos os povos. Os principais objetivos das Naes Unidas, passam por manter a paz, a segurana internacional, desenvolver relaes amigveis entre as naes, realizar a cooperao internacional resolvendo problemas internacionais do cariz econmico, social, intelectual e humanitrio, desenvolver e encorajar o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais sem qualquer tipo de distino. Assim, a 10 de Dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Naes Unidas proclamou a Declarao Universal dos Direitos Humanos. A Declarao Universal dos Direitos Humanos fundamental na nossa Sociedade, quase todos os documentos relativos aos direitos humanos tem como referncia esta Declarao, e alguns Estados fazem referncia direta nas suas constituies nacionais. A Declarao Universal dos Direitos Humanos, ganhou uma importncia extraordinria contudo no obriga juridicamente que todos os Estados a respeitem e, devido a isso, a partir do momento em que foi promulgada, foi necessrio a preparao de inmeros documentos que especificassem os direitos presentes na declarao e assim fora-se os Estados a cumpri-la. Foi nesse contexto que, no perodo entre 1945-1966 nasceram vrios documentos. Assim, a juno da Declarao Universal dos Direitos Humanos, os dois pactos efetuados em 1966, nomeadamente O Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos e o Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, scias e Culturais, bem como os dois protocolos facultativos do Pacto dos Direitos Civis e Polticos ( que em 1989 aboliu a pena de morte), constituem A Carta Internacional dos Direitos do Homem. A conquista da Amrica no sculo XVI pelos espanhis resultou em um debate pelos direitos humanos na Espanha. Isto marcou a primeira vez que se discutiu o assunto na Europa. Durante a Revoluo inglesa, a burguesia conseguiu satisfazer suas exigncias de ter alguma classe de seguridade contra os abusos da coroa e limitou o poder dos reis sobre seus sditos, proclamando a Lei de Habeas corpus em 1679, em 1689 o Parlamento imps a Guilhermo III da Inglaterra na

Carta de Direitos (ou Declarao de direitos) uma srie de princpios sobre os quais os monarcas no podiam legislar ou decidir. Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado de 1789 No sculo XVII e XVIII, filsofos europeus, destacando-se John Locke, desenvolveram o conceito do direito natural. Os direitos naturais, para Locke, no dependiam da cidadania nem das leis de um Estado, nem estavam necessariamente limitadas a um grupo tnico, cultural ou religioso em particular. A teoria do contrato social, de acordo com seus trs principais formuladores, o j citado Locke, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau, se baseia em que os direitos do indivduo so naturais e que, no estado de natureza, todos os homens so titulares de todos os direitos. A primeira declarao dos direitos humanos da poca moderna a Declarao dos Direitos da Virgnia de 12 de junho de 1776, escrita por George Mason e proclamada pela Conveno da Virgnia. Esta grande medida influenciou Thomas Jefferson na declarao dos direitos humanos que se existe na Declarao da Independncia dos Estados Unidos da Amrica de 4 de julho de 1776, assim como tambm influenciou a Assemblia Nacional francesa em sua declarao, a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado de 1789 esta ltima definia o direito individual e coletivo das pessoas. A noo de direitos humanos no experimentou grandes mudanas at o sculo seguinte com o incio das lutas operrias, surgiram novos direitos que pretendiam dar soluo a determinados problemas sociais atravs da interveno do Estado. Neste processo so importantes a Revoluo Russa e a Revoluo Mexicana. Desde o nascimento da Organizao das Naes Unidas em 1945, o conceito de direitos humanos se tem universalizado, alcanando uma grande importncia na cultura jurdica internacional. Em 10 de dezembro de 1948 a Declarao Universal dos Direitos Humanos foi adotada e proclamada pela Assemblia Geral das Naes Unidas em sua Resoluo 217 A (III), como resposta aos horrores da Segunda Guerra Mundial e como intento de sentar as bases da nova ordem internacional que surgia atrs do armistcio. Coincidncia ou no, foi proclamada no mesmo ano da proclamao do estado de Israel. Posteriormente foram aprovados numerosos tratados internacionais sobre a matria, entre os quais se destacam os Pactos Internacionais de Direitos Humanos de 1966, e foram criados numerosos dispositivos para sua promoo e garantia.

como foi classificada

Em 1979, em uma conferncia do Instituto Internacional de Direitos Humanos, Karel Vasak props uma classificao dos direitos humanos em geraes,inspirado no lema da Revoluo Francesa (liberdade, igualdade, fraternidade). Assim, os direitos humanos de primeira gerao seriam os direitos de liberdade, compreendendo os direitos civis, polticos e as liberdades clssicas. Os direitos humanos de segunda gerao ou direitos de igualdade, constituiriam os direitos econmicos, sociais e culturais. J como direitos humanos de terceira gerao, chamados direitos de fraternidade, estariam o direito ao meio ambiente equilibrado, uma saudvel qualidade de vida, progresso, paz, autodeterminao dos povos e outros direitos difusos. Posteriormente, com os avanos da tecnologia e com a Declarao dos Direitos do Homem e do Genoma Humano feita pela UNESCO, a doutrina estabeleceu a quarta gerao de direitos como sendo os direitos tecnolgicos, tais como o direito de informao e biodireito. O jurista brasileiro Paulo Bonavides, defende que o direito paz, que segundo Karel Vasak seria um direito de terceira gerao, merece uma maior visibilidade, motivo pelo qual constituiria a quinta gerao de direitos humanos.

PRINCPIOS BSICOS PARA APLICAO DA LEI

Estado Democrtico de Direito; as verdadeiras democracias tem: Um governo eleito democraticamente; Representatividade; Observncia da Lei; Respeito aos Direitos Humanos.

Responsabilidade do Estado; A ordem pblica e a paz dividida em trs aspectos: Tranquilidade pblica; Salubridade pblica; Segurana pblica.

Poderes e faculdades aos Encarregados Aplicao da Lei : Captura; Deteno, Emprego de fora; preveno e represso ao delito.

O emprego correto da fora requer: Legalidade, Necessidade, Oportunidade, Proporcionalidade, Convenincia e tica.

tica: Conjunto de normas e princpios que norteiam a boa conduta do ser humano. tica Pessoal: Refere-se a moral, valores e crenas de um indivduo. tica de Grupo: Resposta do indivduo diante de determinado grupo referente ao conceito do bem e do mal. tica profissional: Conjunto de valores da profisso. Cumprimento de regras, normas, regulamentos e leis.

Formao tica: importante estabelecer parmetros na formao policial. Alm da formao tica e legal , deve haver a formao tica. Por que policiais desrespeitam os Direitos Humanos? 1 Por desconhecimento; 2 Falta de credibilidade na persecuo criminal; 3 Subcultura Policial 4 Estresse Policial 5 Formao Policial; 6 Falsa Aprovao Popular; 7 Impunidade. Captura: Ao policial que consiste em privar a liberdade de uma pessoa, em virtude de suspeio da prtica de delito, ou mandado de priso.

Pessoa Detida: Pessoa privada temporariamente de sua liberdade, na aguarda de julgamento. Pessoa Presa: Pessoa privada de sua liberdade como resultado da condenao pelo cometimento de delito.

Poderes dos Encarregados Aplicao da Lei : Captura; Deteno; Uso da fora e de armas de fogo e investigao criminal.

Vtimas da Criminalidade e abuso do poder: Devem ser tratadas com compaixo e com respeito por sua dignidade humana. As vtimas tem o direito a proteo e a pronta reparao pelos danos que tiverem sofrido matrias e principalmente morais.

Vous aimerez peut-être aussi