Vous êtes sur la page 1sur 4

A A A A A A

idgrn asEs
N

esta aula, vamos estudar uma tcnica de corte chamada corte plasma plasma. Inicialmente, voc vai saber o que plasma plasma, como ele usado e quais so suas caractersticas. Em seguida, veremos como se procede na operao de corte plasma . Vamos l ?

Cdsnstas p

OasEs
Sabemos que a matria pode se apresentar nos estados slido, lquido e gasoso. Entretanto, h um estado chamado plasma, conhecido tambm como o quarto estado da matria. Para uma viso geral de como se produz o plasma, pode-se tomar como exemplo a gua. Considerando os trs estados fsicos da matria, slido, lquido e gasoso, tem-se o gelo, a gua e o vapor. A diferena bsica entre esses trs estados o quanto de energia existe em cada um deles. Se adicionarmos energia sob forma de calor ao gelo, ele se transforma em gua. E se adicionarmos mais energia a essa gua, ela se transformar em vapor, separando-se em dois gases: hidrognio e oxignio. Se continuar a adio de energia ao vapor, algumas de suas propriedades so alteradas, como a temperatura e caractersticas eltricas. Esse processo chamado ionizao ionizao, e quando isso acontece os gases tornam-se plasma.

O plasma um condutor eltrico, e quanto menor for o local em que ele se encontrar, tanto maior ser sua temperatura. Para entendermos melhor como isso ocorre, podemos tomar como exemplo uma corrente eltrica passando por um fio. Se estreitarmos o fio por onde passa a corrente eltrica, a resistncia passagem da corrente aumenta, aumentando tambm a tenso entre os eltrons e, conseqentemente, a temperatura do fio.

lntg6EPrdnmdn gdvdnmnvdgrnsnsgvdn asEs


Em 1950, o processo TIG (gs inerte de tungstnio) de soldagem estava implantado como um mtodo de alta qualidade para soldar metais nobres. Durante o desenvolvimento desse processo, os cientistas envolvidos no trabalho descobriram que se reduzissem o dimetro do bocal por onde saa a tocha de gs para soldagem, as propriedades do arco eltrico do equipamento de soldagem ficavam bastante alteradas. A reduo do dimetro de sada comprimia o arco eltrico, aumentando a velocidade e a temperatura do gs. O gs, ionizado, ao sair pelo bocal, em vez de soldar, cortava metais. Nessa figura, os dois arcos esto operando com uma corrente eltrica de 200 ampres. O bocal de jato plasma est apertado e por isso opera com o dobro da tenso. Produz um plasma muito mais quente que o bocal do arco TIG. Se a mesma corrente (200 ampres) forada a passar pelo bocal do plasma, a tenso e a temperatura aumentam e uma energia cintica do gs sai pelo bocal, provocando o corte do metal.

isgsvrgcr6vsnmdnsgvdn asEs
As caractersticas do arco plasma variam de acordo com: o tipo de gs de corte; a quantidade de vazo; o dimetro do bocal (bico de corte); a tenso do arco eltrico.

Esses elementos precisam ser controlados e usados segundo princpios tcnicos para se obter bom rendimento do trabalho. Desse modo, se usada uma baixa vazo de gs, o jato de plasma apresenta alta temperatura e concentra grande quantidade de calor na superfcie. Esta a situao ideal para soldagem. Ao contrrio, se a vazo de gs aumentada, a velocidade do jato de plasma to grande que empurra o metal fundido atravs da pea de trabalho, provocando o corte do material.

lnvdgrn asEsnvdPuPv6dPsa
O corte plasma, utilizado no mesmo estado em que foi descoberto, atualmente chamado de corte plasma convencional convencional. Pode ser aplicado a cortes de vrios metais com espessuras diferentes. muito usado, por exemplo, para cortar ao inoxidvel, ao-carbono e alumnio. Para se obter um bom rendimento do trabalho, preciso utilizar o gs adequado para corte de cada material, controlar a vazo do gs e a tenso do arco eltrico, levar em conta a capacidade de conduo de corrente da tocha de plasma e as propriedades do metal a ser cortado. Uma tocha mecanizada com capacidade para 1.000 ampres pode cortar at 250 mm de ao inoxidvel ou alumnio. Entretanto, habitualmente, na indstria, a espessura de corte no ultrapassa 50 mm. Essa tcnica de corte foi introduzida na indstria em 1957 e, inicialmente, era usada para cortar qualquer metal a altas velocidades de corte. As chapas a serem cortadas variavam de 0,5 mm at 250 mm.

idgrn asEsnvdEnsgnvdE g6E6md


Esse tipo de corte incorpora em seu processo o ar comprimido como um elemento que substitui gases industriais de alto custo, como hidrognio e hlio e proporciona um corte mais econmico. O oxignio presente no ar fornece uma energia adicional que aumenta a velocidade de corte em 25%. Esse processo pode ser usado para corte de ao inoxidvel e alumnio. Entretanto, a superfcie desses materiais tende a ficar fortemente oxidada, o que no adequado para certas aplicaes. A principal desvantagem desse processo de corte a rpida eroso do eletrodo. Um eletrodo de tungstnio, por exemplo, desgasta-se em poucos segundos se o gs de corte contiver oxignio. Por isso, necessria a utilizao de eletrodos especiais feitos de zircnio, hfnio ou ligas de hfnio. Mesmo com o emprego de eletrodos especiais, a vida til deles bem menor que a dos eletrodos do processo de plasma convencional.

tgsPSsnPdn gdvd
Durante a realizao do corte plasma produz-se uma elevada concentrao de calor, que prpria do processo. Alm disso, as altas correntes utilizadas geram intenso nvel de rudo e as operaes produzem fumaa e gases txicos. Por isso, preciso que haja nessas reas de trabalho boa ventilao e sejam utilizados protetores de ouvido. Roupas apropriadas e uso de culos escuros so tambm necessrios, por causa da radiao ultravioleta. Na tentativa de diminuir esses problemas de segurana, foi desenvolvida uma camada protetora com gua ao redor da tocha de plasma conhecida como mufla dgua dgua. Seu uso faz com que:

o nvel de rudo do processo de corte seja reduzido; a fumaa e os gases txicos fiquem confinados na barreira dgua; a intensidade de luz do arco plasma seja reduzida a nveis que no prejudiquem os olhos; a radiao ultravioleta seja reduzida.

Vamos ver agora se voc aprendeu. Responda s perguntas e confira suas respostas com as do gabarito.

Marque com X a resposta certa. Exerccio 1 O estado fsico da matria conhecido como quarto estado da matria chama-se: a) ( ) slido; b) ( ) vapor; c) ( ) plasma; d) ( ) gs. Exerccio 2 Quando acrescentamos energia a um gs, as propriedades trmicas e eltricas desse gs so alteradas. A esse processo d-se o nome de: a) ( ) ionizao; b) ( ) gaseificao; c) ( ) purificao; d) ( ) eletrificao. Exerccio 3 O surgimento do processo de corte a arco plasma ocorreu a partir de pesquisas sobre: a) ( ) chamas; b) ( ) eletrodos; c) ( ) energia; d) ( ) soldagem. Exerccio 4 As caractersticas do arco plasma variam de acordo com: a) ( ) ar comprimido, eroso, eletricidade e vapor; b) ( ) pea de trabalho, corroso, metal e oxignio; c) ( ) gs, vazo, bico de sada e tenso do arco eltrico; d) ( ) plasma, bico, arco e temperatura. Exerccio 5 O corte plasma com ar comprimido bastante usado porque proporciona: a) ( ) bom acabamento e equipamento sofisticado; b) ( ) diminuio de velocidade de corte; c) ( ) pouca oxidao; d) ( ) corte econmico e aumento de velocidade de corte.

Osg4nNrtm4 o dPms4

Vous aimerez peut-être aussi