Vous êtes sur la page 1sur 8

CEFALEIAS Fisiopatogenia

1. Cefaleias de etiologia externa Uma agresso de EP (Vento-Frio, Vento-Calor, Vento-Humidade) vai perturbar a circulao energtico-sangunea, nos Jing Luo, causando fenmenos de estase prolongada, responsveis pelas cefaleias. 2. Cefaleias de origem interna Uma das funes da energia do F manter o equilbrio global da energia orgnica. Em caso de compresso aps um distrbio psico-afectivo, esse equilbrio fica perturbado e a energia Yang do sistema energtico F-VB segue o percurso do Meridiano e chega ao crnio, desencadeando uma cefaleia. Podem tambm, ter origem num enfraquecimento da relao Sangue-Energia ou numa insuficincia da quintessncia energtica ao nvel do crebro ou proveniente de: - Vazio do Rn; - Alimentao desequilibrada; - Fraqueza do estado geral aps uma convalescena. Sintomatologia 1. Cefaleias de origem externa (de carcter agudo, surgindo em pessoas saudveis) a) Origem Vento-Frio - Receio do Frio; - Obstruo nasal, rinorreia e tosse; - Cervicalgias e dorsalgias exacerbadas pelo frio; - Ausncia de sede.

Sinais especficos do exame: - Lngua com capa fina e amarela; - Pulso superficial e apressado. b) Origem Vento-Calor - Receio do Vento;

- Hipertermia, faringite, sede, oligria, urinas vermelhas; - Lngua com capa fina e amarela; - Pulso superficial e rpido.

Nos casos mais graves: - Cefaleias violentas com irritabilidade; - Sede e vontade de bebidas frias; - Fcies e olhos avermelhados, abcessos nasais e bucais; - Mices dolorosas, obstipao; - Lngua com capa amarela e espessa; - Pulso escorregadio e rpido. c) Origem Vento-Humidade - Sensao de cabea pesada, fcies sombrio e escuro; - Problemas gstricos; - Fadiga dos 4 membros; - Oligria e fezes lquidas; - Lngua com capa hmida; - Pulso fraco. Quando associado a Frio: - Ausncia de sede; - Urinas de cor normal. Quando associado a Calor: - Sede e vontade de bebidas frias; - Urinas vermelhas; - Rinorreia purulenta. No caso de cefaleias devidas a uma fixao de Vento-Humidade-Calor ao nvel do encfalo (encefalite encontrado na siflis cerebral):

Dores intensas e profundas acompanhadas de: - Zumbidos (do tipo craniano); - Fenmenos inflamatrios do couro cabeludo; - Receio do frio e do calor forte; - Lngua com capa amarela e hmida; - Pulso superficial e rpido. 2. Cefaleias de origem interna (de carcter crnico, surgindo em pessoas de fraca constituio) a) Origem Vazio do Rn Insuficincia do Rim-Yin: - Vertigens e zumbidos; - Fraqueza dos joelhos e regio lombar; - Espermatorreia e leucorreia; - Lngua vermelha; - Pulso galopante.

Insuficincia do Rim-Yang: - Receio do frio; - Tez macilenta; - Sensao de frescura nos 4 membros; - Lngua hmida e plida; - Pulso profundo e apresado. b) Origem Afluxo energtico do Fgado-Yang Relacionada com o Vazio do Rn, que no pode produzir a Madeira (F) e com o Vazio de Sangue, que no consegue assegurar a subsistncia do F.

Cefaleia do tipo Fgado-Yang: - Vertigens e insnia; - Procura de calma e receio de agitao;

- Lngua com capa fina; - Pulso tenso. Cefaleia do tipo Fgado-Fogo: - Rubor de fcies e secura da boca; - Obstipao e urinas vermelhas; - Lngua com capa amarela; - Pulso tenso e rpido. Cefaleia do tipo Fgado-Vento: - Vertigens; - Olhos fechados (impossibilidade de abrir os olhos); - Sensao de peso no topo do crnio; - Espasmos dos msculos da face e do pescoo; - Lngua vermelha; - Pulso tenso e galopante. c) Origem Mucosidade Uma alimentao desequilibrada provoca estagnao do sistema energtico Rt-E e d origem a Humidade-Mucosidades, que provoca cefaleias acompanhadas de. - Cansao; - Opresso torcica e vmitos mucosos; - Lngua com capa fina e branca; - Pulso tenso e escorregadio. Tratamento 1. Cefaleias de origem externa 1) Regras: - Fazer pontos dos meridianos em funo da regio afectada em disperso; - Deixar as agulhas durante mais tempo; - Utilizar tcnica Flor de ameixoeira (bater na regio dolorosa at sangrar), para combater a estase energtico-sangunea ao nvel dos vasos secundrios.

- Fazer circular o Sangue e a Energia para combater a dor (utilizar pontos distais para facilitar a circulao dos Jing Luo) 2) Pontos Cefaleia do Cume: - 20VG; - 7V; - 2F; - Pontos dolorosos. Cefaleia Temporal: - 8VB; - 2HM (TAI Yang); - 43VB; - Pontos dolorosos. Cefaleia Frontal: - 23VG; - 8E; - 4GI; - Pontos dolorosos. Cefaleia Occipital: - 19VG; - 10V; - 60V; - Pontos dolorosos.

ZUMBIDO E SURDEZ Fisiopatogenia Em MTC, zumbidos e surdez so da mesma etiologia. Esto geralmente relacionados com distrbios da energia do F e em particular do Rn. 1. Vazio do Rn (Zumbidos-Vazio) Provm da insuficincia da energia Jing do Rn. 2. Subida do Fogo do F (Zumbidos-Vazio) A subida do Fogo do F e VB so de origem psico-afectiva. O Fogo atinge a extremidade ceflica, obstruindo os orifcios dos sentidos e causando os zumbidos e a surdez. Sintomatologia 1. Zumbidos

Sensao de ouvir rudos agudos e contnuos (como o canto das cigarras ou como murmrios surdos e confusos das mars). a) Zumbidos-Vazio De origem renal. Aumenta a intensidade durante as actividades fsicas ou mentais e diminui com a presso digital ao nvel da orelha.

- Hebetismo e tonturas; - Lombalgias; - Espermatorreia e leucorreia; - Palpitaes cardacas; - Lngua com capa vermelha plida; - Pulso vazio e galopante. b) Zumbidos-Plenitude De origem heptica. Nota-se forte tenso auricular, com zumbido contnuo que aumenta com a presso digital. - Fcies vermelho; - Secura da boca; - Inquietao e irritabilidade; - Sono leve; - Lngua com capa fina e amarela; - Pulso tenso. Nos casos de Zumbido-Plenitude provocados pelo Vento: - Febre e receio do frio; - Cefaleias; - Pulso superficial. Surdez Na MTC, a surdez resulta de uma complicao dos Zumbidos. Os sinais so os mesmos do Zumbidos, podendo ser de igual modo Vazio ou Plenitude. A surdez sbita devida obstruo auricular pelo Fogo do F e da VB.

Tratamento 1) Regras: Tonificar o Rn e diminuir a tenso do Fogo de F e VB. No caso de Plenitude tcnica de disperso. No caso de Vazio tcnica de tonificao com Moxibusto. 2) Pontos: - 17TR - 2VB - 43VB - 3TR Em casos de Plenitude do Fogo do F e da VB: - 3F YUAN do F - 40VB YUAN da VB Em casos de ataque de Vento perverso: - 5TR LUO do TR - 4GI YUAN do GI Disseminam a energia perversa e favorecem a circulao da energia orgnica. Purificam a fonte energtica do F e VB. Reactivam os movimentos do SHAO YANG (TR-VB) ao nvel do crnio. So 2 pontos distantes e 2 prximos do ouvido que restabelecem o equilbrio Alto-Baixo.

Em casos de Vazio do Rn, em que a energia Jing perde o seu movimento ascendente em direco ao ouvido: - 23V - 4VC Tonificam e equilibram a energia original do Meridiano do Rn.

Surdo-Mutismo Designa um estado de privao de fala, consecutiva a uma surdez congnita ou adquirida durante os primeiros anos de vida. Pode tambm resultar de uma doena febril aguda ou de uma leso auricular. O tratamento idntico ao dos zumbidos e surdez: A punctura deve ser profunda (nos pontos circundantes da regio auricular) (17 a 22 TR e 2VB); Fazer 10 sesses (de dois em dois dias); Repetir 2 ou 3 tratamentos (depois de 10 dias de paragem).

Se o mutismo persistir, fazer: - 15VC; - 23VC; - 5C.

Vous aimerez peut-être aussi