Vous êtes sur la page 1sur 2

Barreiras

Barreiras um municpio brasileiro do estado da Bahia. Sendo o dcimo segundo mais populoso deste Estado, com uma populao de 150 8 ! habitantes, possuindo uma "rea de # 85 ,$$5 %m&. ' cidade cortada pelo (io )rande, principal a*luente da margem es+uerda do (io So ,rancisco e atra-essada por tr.s rodo-ias *ederais, situando/se na regio oeste do estado. ' cidade um importante polo agropecu"rio e o principal centro urbano, poltico, educacional, tecnol0gico, econ1mico, turstico e cultural da regio oeste da Bahia. Barreiras 2unto as suas cidades circun-i3inhas comp4e a maior regio agrcola do nordeste, alm da agricultura irrigada *amiliar presente no municpio, com desta+ue para a produo de *rutas. 'lm dessas potencialidades, pode/ se perceber tambm intensa ati-idade comercial abastecendo toda regio num raio de 500 %m. 6o2e, por *ora de seu grande desempenho nos setores do comrcio e da prestao de ser-ios, Barreiras ocupa a posio entre os maiores centros econ1micos e populacional do estado e o principal da regio nacionalmente conhecida pela *ora de seu agroneg0cio.8 .

Histria
7a poca da chegada dos coloni3adores europeus ao Brasil 8sculo 9:;<, a poro central do pas era ocupada por indgenas do tronco lingustico macro/2., como os acro"s, os =acriab"s, os =a-antes, os caiap0s, os 2a-as etc.

Economia
Agropecuria
>om grande -ocao para a agropecu"ria, Barreiras, acabou destacando/se como maior produtor de ca* e segundo maior produtor de so2a, milho e algodo do ?este do Estado. ?s @rincipais produtos agrcolas do municpio constam da produo de gros A so2a e milho, ca* irrigado, algodo e da pecu"ria a e=plorao bo-ina. 7a sa*ra $005B$00! o ?este do Estado e=plorou e produ3iu o correspondente a 8#0 mil hectares e 1. 85,! mil toneladas. C Soja / representa a cultura mais e=plorada em Barreiras e no ?este, seguida do milho, do arro3 e recentemente do ca* e algodo. ' cultura da so2a na regio, +ue tem em Barreiras seu segundo municpio mais produtor 8;B)E / sa*ra $00D, participando com $5E do total da produo regional<. C Algodo / ? algodo retorna a regio ?este em 1 5, como o segundo maior produto da regio, com o culti-o de uma "rea de $,D mil hectares, e ap0s apenas 1$ anos alcana $#!,D mil hectares e uma produo da ordem de 100#,5 toneladas de algodo em pluma, ambos na sa*ra $005B$00!. C Milho / terceiro produto da regio tem o municpio de Barreiras tambm como segundo maior produtor 8;B)E / sa*ra $00D, com participao de $#E do total<. ? ?este da Bahia culti-ou e produ3iu, na sa*ra $00!B$00#, o correspondente a 1!! mil hectares e 1.$05,$ toneladas de milho,respecti-amente. bastante oscilante, com "rea culti-ada de 50 mil hectares e produo de !8,D toneladas, respecti-amente, na sa*ra $00DB$005. C Caf / produ3ido na regio ?este uma cultura altamente tecni*icada, com ele-ados ndices de produti-idades, alcanando !0 sacosBhectare, +ue representa mais +ue o triplo da mdia brasileira +ue se situa entre 15 a $0 sacosBhectare. ? ?este conta com "rea total 11 mil hectares culti-ada com o ca* em produo, resultando no -olume de $8.D5D toneladas 8sa*ra $00!B$00#<, e Barreiras como

o municpio maior produtor 8sa*ra $00D<. C Feijo / ' cultura do *ei2o ocupa apenas 0,$$E da "rea produti-a regional, com 5,5 mil hectares culti-ados e uma produo de 10,8 mil toneladas, na sa*ra $005B$00!. C Pecuria / 'ti-idade mais tradicional, a pecu"ria em sua *orma e=tensi-a, -em ocupando por muito tempo, boa parte das terras do municpio. >om cerca de 1,# milho de cabeas, o rebanho bo-ino predomina, seguido pelo de caprino e o-ino, com D50 mil cabeas. Sua pecu"ria bo-ina *orte, e conta com um moderno matadouro/*rigor*ico, com planta industrial de Fltima gerao, inclusi-e com inspeo *ederal 8S;,<, apto para e=portao de seus produtos. 7a pecu"ria a regio conta com um rebanho bo-ino da ordem de 1,# milho de cabeas, seguido pelo de caprino e o-ino, com D50 mil cabeas. ;nicia o municpio um no-o ciclo produti-o A o industrial e agroindustrial, ressaltando/se as agroindFstrias do comple=o so2a A gros 0leo e *arelo 8h" mais tempo instaladas por multinacionais<, as bene*iciadoras de arro3, o recente *uncionamento do matadouro/*rigor*ico ,ribarreiras, com inspeo sanit"ria *ederal, apto para e=porta4es e a ampliao do matadouro *rigor*ico de a-es, ,rango de ?uro, inclusi-e com a implantao do sistema de integrao do produtor.

Minera o
? t"lio um metal muito raro, e s0 e=istem tr.s 2a3idas conhecidas deste mineral no mundo. ' mais recente delas encontra/se em Barreiras. Gal 2a3ida encontrada tem potencial de ser maior +ue as da >hina e do >a3a+uisto, os Fnicos produtores atuais, pois tem -olume capa3 de atender toda demanda mundial por seis anos.10

!nd"stria#e#agroind"stria
H comple=o e incerto o desen-ol-imento dos setores industrial e agroindustrial no municpio, como de resto na (egio ?este. ' indFstria incipiente, os par+ues industriais do municpio e da regio -o registrando pe+uenas e mdias indFstrias de re*rigerante, bene*iciamento de m"rmore, sacos pl"sticos, -elas, metalFrgicas e outras. ? setor agroindustrial concentra/se no comple=o so2a A gros, *arelo e 0leo, com uma planta industrial em Barreiras e outra em Ius Eduardo Jagalhes, ambas multinacionais. ? *uncionamento recente de um *rigor*ico para abate de bo-inos, caprinos e o-inos, no municpio, pro-a-elmente iniciar" o processo de -erticali3ao da cadeia da carne. Genta/se ampliar o abate de *rangos do Fnico *rigor*ico de a-es da (egio A '-cola Barreiras Itda., adotando/se o sistema de integrao e contando com a trans*er.ncia de tecnologia da Embrapa Sunos e '-es. 'lgumas poucas bene*iciadoras de arro3 esto instaladas. ' ati-idade condu3ida de uma *orma carente de maior -iso empresarial e tecnol0gica. Barreiras ainda conta com um Kistrito ;ndustrial integrado ao sistema estadual com apro=imadamente sete indFstrias e agroindFstrias 8com empresas -oltadas para o m"rmore, re*rigerantes, -elas, sacos pl"sticos, metalFrgicas, e outras< instaladas e disponibilidade de lotes para *uturos empreendimentos. ,onteL Mi%ipdia, a enciclopdia li-re.

Vous aimerez peut-être aussi