Vous êtes sur la page 1sur 57

As bases fsicas da funo neuronal.

Aluna: Mnica Aparecida Ganazza 3 Cincias Biolgicas Integral

Introduo.

Neurnios: clulas nervosas que transmitem as informaes usando uma combinao de sinais eltricos e qumicos. So as clulas mais importantes para coordenar a performance responsvel pela atividade de um animal. Possuem membranas eletricamente excitveis, ou seja, os sinais so gerados e transmitidos por elas sem perda como resultado do movimento de partculas carregadas (ons). As propriedades dos sinais eltricos permitem aos neurnios conduzir as informaes rpida e precisamente para coordenar aes que envolvem muitas partes ou mesmo todo o corpo de um animal.

Todos os neurnios juntamente com as clulas de suporte, ou clulas da glia formam o sistema nervoso, que recebe e processa a informao, analisa-a e gera respostas coordenadas para controlar comportamentos complexos.

Estrutura, funo e organizao neuronal.


Neurnios possuem regies identificveis e anatomicamente distintas, caracterizadas por especializaes na membrana e na arquitetura subcelular. Todos os neurnios possuem: soma ou corpo celular: manuteno metablica; dendritos: so mltiplos, geralmente ramificados, servem como superfcie receptora trazendo sinais de outros neurnios para o corpo celular;

axnios ou fibras nervosas: nico, conduzem sinais do corpo celular, desenvolveram mecanismos para transmisso de informaes a grandes distncias com alta fidelidade e sem perdas. Em seu trmino, pode se dividir em diversos ramos permitindo que seus sinais sejam enviados simultaneamente para muitos outros neurnios, glndulas ou para fibras musculares.

Dendritos e axnios tm origem no corpo celular. Feixes de axnios percorrendo tecidos do corpo de um animal so denominados nervos.

Transmisso de sinais em um nico neurnio.


Membranas da superfcie de dendritos de um neurnio motor so inervadas por terminais de outros neurnios, geralmente o corpo celular integra as mensagens de muitos impulsos de neurnios para determinar o incio de uma resposta chamada potencial de ao (PA) ou impulso nervoso. Axnio conduz PA (originado na zona de disparo do PA, localizada prxima ao cone axnico, na juno do axnio e corpo celular) para o terminal axnico;

O comportamento fisiolgico de um neurnio depende das suas propriedades de membrana. As membranas possuem propriedades eltricas que permitem a conduo de sinais eltricos sem perda de amplitude. As respostas eltricas ativas dos neurnios e outras clulas excitveis dependem da presena de protenas especializadas, conhecidas como canais inicos voltagem-dependentes, na membrana celular.

Os canais inicos voltagem-dependentes permitem aos ons atravessar a membrana celular em resposta a alteraes ao campo eltrico atravs da membrana.

Transmisso de sinais entre neurnios


A maioria das transmisses sinpticas realizada por neurotransmissores (molculas liberadas por terminais axnicos em resposta ao PA vindo pelo axnio). Os canais inicos (membrana dos dendritos e soma) ligam os neurotransmissores e reagem a eles. Efeitos ps-sinpticos dos numerosos impulsos so integrados de modo a produzir um potencial ps-sinptico resultante dos dendritos, do soma e do cone axnico.

Organizao do sistema nervoso.


Formado por dois tipos de clulas: neurnios e clulas gliais de suporte. Neurnios: Sensoriais: transmitem informaes captadas de estmulos externos ou respondem a estmulos do interior do corpo; Interneurnios: conectam outros neurnios dentro do SNC; Motores: conduzem sinais aos rgos efetores causando contrao de msculos ou secreo de clulas glandulares.

Os neurnios sensoriais transformam energia fsica existente em um estmulo em impulsos eltricos usados pelo sistema nervoso. SNC: um crebro, localizado na cabea, um cordo nervoso posterior ao longo da linha mdia do animal.

Vertebrados: gnglios: corpos celulares neuronais perifricos, fora do SNC; medula espinal: cordo nervoso localizado ao longo da linha mdia dorsal; neurnios com corpos no SNC enviam fibras para a periferia para captar informaes sensoriais ou para emitir informaes motoras para controle da atividade de msculos ou glndulas.

Clulas da glia: preenchem todo espao entre os neurnios; ntimo suporte estrutural e talvez metablico para os neurnios; podem ser oligodendrcitos no SNC ou clulas de Schwann na periferia que envolvem cada axnio por uma camada isolante de mielina que assegura a transmisso segura e rpida dos PA. Geralmente no produzem PA e talvez ajudem a regular as concentraes de K+ e pH do fluido extracelular do sistema nervoso.

Excitao da membrana
Embora exista uma voltagem (diferena de potencial) estvel ao nvel de membrana plasmtica de todas as clulas animais, somente as membranas das clulas eletricamente excitveis (como neurnios, cls. musculares, e sensoriais) podem responder a alteraes nas diferenas de potencial gerando PA.

Medindo os potenciais da membrana


Correntes eltricas so geradas nos tecidos vivos onde exista um fluxo resultante de partculas carregadas atravs da membrana, e podem ser detectadas pela utilizao de dois eletrodos para medir alteraes no potencial eltrico que causado pelo fluxo de corrente atravs da membrana celular. Vm: potencial da membrana, diferena potencial medida atravs da membrana. de

Sempre considerado como potencial intracelular em relao ao potencial extracelular. Na prtica subtrado o potencial extracelular do potencial intracelular para dar a diferena de potencial. Vrep: potencial negativo estvel registrado pela ponta do eletrodo aps sua entrada no citosol. Expresso em milivolts (mV); valor entre -20mV e -100mV. potencial da membrana medido quando nenhum evento ativo ou evento ps-sinptico est ocorrendo;

A diferena de potencial constitui um gradiente eltrico que est disponvel como fonte de energia para a movimentao de ons atravs da membrana.

Caractersticas das propriedades eltricas passiva e ativa da membrana.

A membrana dos neurnios e de outras clulas excitveis apresenta propriedades eltricas passiva e ativa. Passivas: podem ser medidas pela passagem de um pulso atravs da membrana com a finalidade de produzir leve perturbao no potencial da membrana. Hiperpolarizao:quando um pulso remove cargas positivas de dentro da clula atravs do eletrodo, o interior da clula que j negativo se torna ainda mais negativo; isto aumenta a diferena de potencial atravs da membrana celular.

As membranas em geral respondem passivamente hiperpolarizao no produzindo outra resposta exceto a alterao do potencial causada pela corrente aplicada. Ativas: Despolarizao: quando um pulso de corrente adiciona cargas positivas ao interior da clula pelo eletrodo de corrente, as cargas positivas adicionais diminuiro a diferena de potencial atravs da membrana. Quando a quantidade de corrente aplicada aumenta, o grau de despolarizao tambm aumenta. A despolarizao de um neurnio desencadeia a abertura de canais que so seletivamente permeveis aos ons Na+.

Quando as clulas eletricamente excitveis se tornam suficientemente despolarizadas para abrir um nmero crtico de canais seletivos ao Na+, um PA desencadeado. Potencial limiar: o valor do potencial da membrana que dispara um PA. A abertura de canais de Na+ voltagemdependentes em resposta despolarizao, e o fluxo de ons para o interior da clula um exemplo de excitao da membrana.

Papel dos canais inicos.


Canais inicos atuam nas respostas eltricas passiva e ativa dos neurnios. A mudana passiva no Vm que ocorre em resposta hiperpolarizao ou despolarizao no depende da abertura ou do fechamento dos canais inicos. A corrente inica que produz respostas eltricas passivas flui primeiramente atravs de canais seletivos ao K+ que esto sempre abertos. Esses canais de potssio em repouso so os principais responsveis pela manuteno do potencial de repouso, Vrep, atravs da membrana celular.

A alterao ativa no Vm que ocorre nas clulas excitveis depende da abertura ou fechamento dos numerosos canais inicos seletivos que respondem despolarizao da membrana. A abertura (ou fechamento) de uma populao de canais inicos controla o fluxo de uma corrente inica que atrada de um lado da membrana para outro pelo gradiente eletroqumico para os ons que permeiam os canais.

A maioria dos canais na membrana permite a passagem de um ou poucas espcies de ons mais eficientemente que outros, ou seja, exibem certo grau de seletividade. Outros canais se abrem por exemplo quando molculas de transmissores se ligam a protenas receptoras na superfcie da clula; ou so ativados por estmulos de formas especficas de energia como: luz, substncias qumicas, ou estiramento mecnico.

Propriedades eltricas passivas da membrana.


A capacitncia e a condutncia das membranas celulares, que so responsveis pelas suas respostas eltricas passivas, correspondem a elementos estruturais particulares da membrana. Capacitncia: a dupla camada lipdica que impermevel aos ons, age como um isolante que separa ons carregados, conferindo a capacitncia eltrica da membrana. Condutncia: os canais inicos por onde as cargas eltricas atravessam a membrana conferem ela sua condutncia eltrica.

Resistncia e condutncia da membrana.


Resistncia(R): a medida da impermeabilidade da membrana aos ons. Para um dada voltagem transmembrnica, quanto menor a resistncia da membrana, maior nmero de cargas inicas atravessaro a membrana pelos canais inicos por unidade de tempo. medida em ohms. Condutncia(g): a medida da permeabilidade da membrana aos ons, ou seja, o inverso da resitncia. Sua unidade siemens, S.

Capacitncia da membrana.
Embora os ons no atravessem a dupla camada lipdica, exceto atravs dos canais inicos, eles podem interagir atravs da membrana, que uma fina camada isolante, para produzir uma corrente de capacitncia (ou deslocamento de carga) mesmo quando nenhuma carga atravessa fisicamente a membrana neste processo. Como os ons no podem atravessar a camada lipdica, eles se acumulam nas duas superfcies da membrana, os ctions no lado andico e os nions no lado catdico, produzindo um excesso resultan-

te de ons carregados opostamente em lados opostos da membrana. Estes podem interagir eletrostaticamente. A capacidade da dupla camada de separar ou estocar cargas desse modo a sua capacitncia, que medida em unidades de coulomb por volt, ou farads (F).

Potenciais eletroqumicos
Todos os fenmenos eltricos nos neurnios e em outras clulas dependem da diferena de potencial transmembrnico, Vm. Essa diferena de potencial atravs da membrana celular um potencial eletroqumico que se origina de duas caractersticas encontradas em clulas procariticas: As concentraes de vrios ons dentro da clula so diferentes das concentraes dos mesmos ons nos fluidos fora da clula, e esses gradientes de concentrao so mantidos custa de energia metablica.

Os canais inicos que se espalham pela membrana so seletivamente permeveis s diferentes espcies inicas. Essas duas propriedades resultam no potencial transmembrana, Vm, que juntamente com as propriedades eltricas da membrana produz os sinais que os neurnios usam para a comunicao.

A equao de Nernst: clculo do potencial de equilbrio para ons individuais.


Estabelece que o potencial de equilbrio depende da temperatura absoluta, da valncia do on difusvel e, de modo muito importante, da diferena de concentrao nos dois lados da membrana. Ex=RT ln [X]I zF [X]II

Ex=RT ln [X]I zF [X]II onde: R: constante dos gases; T: temperatura absoluta (em graus Kelvin); F: constante de Faraday (96.500 coulombs/equivalente grama); z: valncia do on X; [XI] e [XII]: concentraes do ons X nos lados I e II da membrana; Ex: potencial de equilbrio para o on X.

Equao de Goldman: calculando o potencial de equilbrio para mltiplos ons.


Pode ser considerada um generalizao aproximada da equao de Nernst que foi ampliada para incluir a permeabilidade relativa de cada espcie de on. Eons= RT ln PK[K+]0 + PNa[Na+]0 + PCl[Cl-]i F PK[K+]i + PNa[Na+]i +P Cl[Cl-]0

Eons= RT ln PK[K+]0 + PNa[Na+]0 + PCl[Cl-]i F PK[K+]i + PNa[Na+]i +P Cl[Cl-]0 onde: PK, PNa, PCl: constantes de permeabilidade para as principais espcies de ons nos compartimentos intracelular e extracelular. [K+]0 e [K+]i: indicam respectivamente as concentraes de K+ fora e dentro da clula.

O potencial de repouso.
No equilbrio, cada clula que est em um estado no excitado ou em repousotem uma diferena de potencial, Vrep, atravs da membrana.

Papel dos gradientes e dos canais inicos.


Os potenciais de repouso das clulas musculares, nervosas e da maioria das outras clulas tm-se mostrado muito mais sensveis a alteraes na [K+] do que a alteraes das concentraes dos outros ctions. Essa alta sensibilidade dependente de um conjunto de canais seletivos ao K+ que permanecem abertos na membrana em repouso.

Papel do transporte ativo


O segundo fator que contribui para o Vrep a distribuio assimtrica dos ons atravs das membranas celulares, que depende do transporte ativo de ons particulares atravs da membrana. Como as membranas biolgicas so mais ou menos permeveis aos solutos, as clulas devem dispender energia para manter uma distribuio assimtrica dos ons orgnicos que atravessam suas membranas plasmticas. Os ons chave so ativamente transportados na direo oposta ao seu movimento em favor do seu gradiente de concentrao.

Por exemplo: a alta concentrao intracelular de K+ e a baixa concentrao intracelular de Na+ so mantidas pela ao de uma protena especfica da membrana, e este processo chamado bomba de sdio. Essa protena uma ATPase de Na+/K+, que transporta o Na+ para fora e o K+ para dentro da clula, custa de hidrlise de ATP. Esse transporte ativo entretanto no balanceado estequiometricamente pois, para cada molcula de ATP hidrolisada, trs ons Na+ so transportados para fora e dois ons K+ so transportados para o interior da clula.

Bomba de Sdio e Potssio:

Potenciais de ao
Os neurnios usam um tipo de sinal, o potencial de ao (PA), para transferir informaes para e atravs dos segmentos eferentes da clula, freqentemente a longas distncias. PAs so alteraes grandes e rpidas no Vm que se propagam pelo axnio sem diminuio. Uma vez que um PA se inicia em um neurnio, o sinal percorre a membrana celular, produzindo a mesma quantidade de alterao no Vm em cada ponto.

O tempo constante medida que o PA se desloca pela membrana do axnio. Em um nico axnio, todo incio de PA produzir a mesma quantidade de variao no Vm, com mesmo tempo de durao. Por esse motivo os PA so chamados eventos tudo -ou- nada. A produo de um PA depende de trs elementos chave: Transporte ativo de ons que gera concentraes desiguais de espcies inicas atravs da membrana.

Distribuio desigual de ons que gera um gradiente eletroqumico atravs da membrana que fornece uma fonte de energia potencial. Canais inicos com comporta que so seletivos para espcies inicas particulares que originam correntes inicas que fluem pelos canais atravs da membrana, atrados por gradientes eletroqumicos. Os canais de Na+ e de K+ so os mais importantes na produo dos PA.

Propriedades gerais dos potenciais de ao.


Uma vez alcanado o potencial limiar, o PA tornase regenerativo, isto , o evento torna-se uma retroalimentao positiva, e o Vm continua a mudar sem a necessidade de mais estimulao. Um exemplo das caractersticas de um PA pode ser dado tomando como base a descarga de um vaso sanitrio. Uma vez iniciada a descarga (PA) continua at o fim, independente da presso (estmulo) aplicada alavanca do depsito de gua. O fluxo de gua assim um fenmeno do ti-

po tudo-ou-nada, como um PA. Por outro lado, se aps a descarga a alavanca pressionada antes que o depsito se tenha enchido completamente, a segunda descarga que desencadeada ser menor que a normal. Se a alavanca pressionada muito cedo aps uma descarga, uma segunda pode no ocorrer. Nos neurnios ocorre o perodo refratrio absoluto, que significa que nenhum estmulo mesmo de grande intensidade capaz de deflagrar um segundo PA nesse perodo, que existe durante e por curto perodo aps um PA.

Bases inicas do potencial de ao.


A caracterstica eltrica de um PA a despolarizao rpida da membrana. Hodgkin e Huxley foram capazes de medir diretamente as correntes conduzidas por espcies inicas individuais. Isso foi devido ao uso de uma tcnica eletrnica indita chamada fixao de voltagem. Essa tcnica emprega um circuito de retroalimentao que permite ao experimentador mudar abruptamente o Vm e ento mant-lo em qualquer valor pr-selecionado.

Hodgkin e Huxley formularam equaes para expressar cada condutncia como uma funo de Vm e do tempo. Essas equaes predisseram o comportamento eltrico da membrana de uma clula nervosa em muitas condies diferentes e demonstraram que as propriedades de muitas membranas excitveis poderiam ser inteiramente responsveis pelas mudanas tempo-dependentes nos canais de Na+ e nos canais de K+ da membrana.

Com base em seus resultados construram o seguinte modelo:

Tambm foi definido o ciclo de Hodgkin, que a relao entre o potencial da membrana e a condutncia ao sdio. Este representa um tipo de sistema de retroalimentao positiva. Tais sistemas so raramente encontrados em tecidos biolgicos porque eles so inerentemente instveis. Esse ciclo representado da seguinte forma:

Referncias bibliogrficas:
Livro: Fisiologia Animal, mecanismos adaptaes. Autores: Randall, Burggen e French. Quarta edio Editora Guanabara Koogan. e

Vous aimerez peut-être aussi