Vous êtes sur la page 1sur 3

Cadernos da Escola de Educao e Humanidades

POLTICAS SOCIAIS NO BRASIL

Charles Fernando Martins

As polticas sociais no Brasil comearam a surgir no incio do sculo XX e existiam somente como uma alternativa para conter os conflitos existentes entre a classe dominante e a classe dos trabalhadores, a fim de harmonizar essas relaes, e no com o intuito de gerar o bem estar social. A implantao das polticas sociais no Brasil se deu em um processo lento, estas foram construdas por meio de muita luta e reivindicaes da classe dominada, alcanando assim um mnimo de condio para atender suas necessidades bsicas para uma vida com mais dignidade. No Brasil as duas primeiras Constituies Federais nada mencionavam sobre direitos sociais, eles foram surgir no perodo do governo de Getlio Vargas, registrando mudanas de ordem econmica e social. Foram sancionados diferentes tipos de direitos sociais assegurando ao indivduo melhores condies no trabalho e em sua vida social, essas medidas foram tomadas no por vontade e interesse prprio dos governantes, mas sim pela presso popular. As polticas sociais tiveram seu reconhecimento maior no contexto internacional aps a Segunda Guerra Mundial com a instalao do Estado do Bem Estar Social, sendo focalizadas na classe trabalhadora, dos quais necessitavam para a reconstruo do Estado e estabilizao da economia. O Estado do Bem Estar Social teve pouca repercusso em nosso pas, no tendo o mesmo efeito como na Europa, a efetivao dessa poltica teoricamente foi implantada, mas na prtica no era de fato concretizada. Nessa poca o Estado comea a ter uma maior participao na regulao dessas polticas voltadas para o interesse no aumento e desenvolvimento capitalista. A poltica social existente hoje resultado de muita luta e insistncia por parte da classe dominada e associada a cada momento histrico que a nao passa, sendo a conjuntura histrica determinante para a construo desses direitos sociais, marcada por uma forte influncia da economia liberal mundial, com o seu modelo de acumulao de capital, o qual tambm afetou o Brasil.

27 ISSN 1984-7068

Cadernos da Escola de Educao e Humanidades, Curitiba, 6: 27-29

Cadernos da Escola de Educao e Humanidades

A poltica pblica tem uma forte caracterizao pelo controle aos conflitos sociais, estes eram, e ainda so vistos como uma possvel ameaa ordem social estabelecida pelos governantes (ordem aqui referida aquela implantada injustamente, discriminatria), a qual poderia colocar em risco a manuteno do modelo de produo e acumulao capitalista da classe dominadora, e tambm por ser um instrumento de manipulao por parte do Estado e pelas instituies capitalistas, passando a ser uma prtica de concesses e no de concretizao de direitos estabelecidos na Constituio Federal. Com o decorrer das dcadas no Brasil, essas polticas sociais vo se modificando, no sentido de se tornarem de carter compensatrio, isto , so destinadas a determinados grupos sociais que contribuem para manuteno do sistema, ou ordem estabelecida, sendo custeada pelo prprio beneficirio. Com isso emergia ainda mais a desigualdade social aumentando o nmero de desprovidos assistencialmente. Esses grupos, os quais recebiam os benefcios do governo, tinham que atender a critrios de merecimento, isto , tendo que contribuir para a acumulao capitalista, com isso o governo regulava as verbas pblicas. Se analisarmos todo o contexto histrico do processo de implantao das polticas sociais no Brasil at os dias atuais, veremos que realmente o pas teve um grande avano e melhoria da distribuio desses direitos sociais, mas se analisarmos como funciona o processo de administrao e organizao do Estado de hoje, e o que realmente destinado para a assistncia pblica, notaremos que as prticas patrimonialistas e clientelistas ainda existem. A demora na execuo de tais polticas se d por estas atitudes, e tambm pelo puro desinteresse dos governantes que inibe e trava a efetivao das polticas sociais. A poltica social atrelada ao comando do Estado o qual passa a ter a ao e controle das necessidades sociais bsicas daqueles que no esto includos no resultado do processo de acumulao capitalista. Antes de servir ao indivduo, ao cidado, o Estado serve ao capital, ou seja, favorecendo mais aqueles que no necessitam de amparo, e ignorando os que realmente necessitam de assistncia, isto , a poltica social no Brasil serve s classes dominantes. Atualmente o Brasil esta em constante desenvolvimento econmico, o que de muita importncia para o pas, mas em se tratando de desenvolvimento social, ele no evolui na mesma proporo, muito pelo contrrio, a explorao da fora de trabalho por parte das indstrias capitalistas, as quais s pensam em acelerar o ritmo de produo visando somente os lucros, s contribui para o aumento da desigualdade social. No h eficincia em atingir os objetivos de erradicar a pobreza nos diferentes

28 ISSN 1984-7068

Cadernos da Escola de Educao e Humanidades, Curitiba, 6: 27-29

segmentos sociais das polticas pblicas no pas, como consta na Constituio Federal de 1988.

REFERNCIAS

BEHRING, E.R.; BOSCHETTI, I. Poltica Social fundamentos e histria . So Paulo: Cortez, 2006.

FALEIROS, Vicente de Paula. A Poltica Social do Estado Capitalista. So Paulo: Cortez, 2000.

LEHFELD, Neide Aparecida de Souza, VERONA, Kate Fernanda. O Estado e as polticas sociais brasileiras. VIII Congresso Internacional da CLAD, 2003.

OLIVEIRA, Heloisa Maria Jos. Cultura Poltica e Assistncia Social. So Paulo: Cortez, 2003.

Cadernos da Escola de Educao e Humanidades, Curitiba, 6: 27-29 ISSN 1984-7068 29

Vous aimerez peut-être aussi