Vous êtes sur la page 1sur 7

LETRAS DE HOJE LETRAS DE HOJE LETRAS DE HOJE LETRAS DE HOJE LETRAS DE HOJE LETRAS DE HOJE LETRAS DE HOJE

1912: Alcides Maya e a renovao da crtica machadiana


1912: Alcides Maya and the renewal of the critique of Machado de Assis

Ana Maria Lisboa de Mello


PUCRS Brasil

Resumo: O livro Machado de Assis (Algumas notas sobre o humour), de Alcides Maya (1877-1944), jornalista, contista e ensasta gacho, publicado em 1912, no Rio de Janeiro, um primeiro livro relevante, publicado aps a morte do escritor carioca. Nessa obra, Maya assume uma posio crtica que se ope avaliao do ensasta e historiador da literatura Slvio Romero, defendida no livro Machado de Assis em 1897, com relao ao emprego do humour, ao mesmo tempo em que reflete sobre o lugar do escritor na histria da literatura brasileira. s vsperas de completar 100 anos de publicao, a obra de Maya continua muito atual e uma referncia importante para os estudos machadianos.
Palavras-chave: Humour; Melancolia; Fortuna crtica; Machado de Assis

Abstract: Machado de Assis (Algumas notas sobre o humour), written by the journalist, essayist and short-story author Alcides Maya (1877-1984), and published in Rio de Janeiro in 1912, is a remarkable debut book, published after Machado de Assis death. In this book, Maya takes issue with the analysis carried out by essayist and historian Silvio Romero, in his 1897 book Machado de Assis, concerning the use of humor, as well as examines Machados place in the history of Brazilian literature. Near its 100th anniversary, Mayas book remains an important and updated reference for Machados studies.
Keywords: Humor; Melancholia; Critical Fortune; Machado de Assis

Se o humour arraiga em estados ntimos de conscincia que protesta, se obedece a leis de natureza humana, ele pode irromper aqui e ali, desde que corresponda como forma literria ao esprito geral da poca.
ALCIDES MaYa

12

H quase um sculo, o escritor e crtico do Rio Grande do Sul Alcides Maya (1877-1944) publica, no Rio de Janeiro, o livro Machado de Assis (Algumas notas sobre o humour).1 Sobre essa publicao, h certa unanimidade entre os crticos em atribuir a Alcides Maya a renovao da leitura da obra de Machado de Assis. Otto Maria Carpeaux, na Pequena Bibliografia Crtica da Literatura Brasileira (primeira edio em 1949), observa que esse um primeiro livro relevante sobre a obra de Machado de Assis e contrape a avaliao crtica de Maya s opinies do crtico maranhense Hemetrio dos Santos2, publicadas em 1908, na Gazeta de Notcias, reiteradas a posteriori por crticos outsiders que endossaram a distorcida avaliao:

Logo depois da morte de Machado de Assis quebrou Hemetrio dos Santos a unanimidade de elogios, atacando grosseiramente a personalidade humana do defunto autor; suas restries foram, depois, repetidas at hoje pelos outsiders. Mas a opinio literria oficial
1

MAYA, Alcides. Machado de Assis (Algumas notas sobre o humour). Rio de Janeiro: Livraria Editora Jacintho Silva, 1912. 2 Hemetrio dos Santos, natural do Maranho, fixou-se no Rio de Janeiro e foi professor do Colgio Militar. Escreveu um texto em forma de carta, dirigida a seu amigo Fbio Luz, onde nega com veemncia as qualidades do escritor Machado de Assis. Esse texto, intitulado Machado de Assis carta ao Sr. Fbio, foi publicado, primeiramente, na Gazeta de Notcias, Rio de Janeiro, 29 nov. 1908. Depois foi publicado no Almanaque Garnier, RJ, 1910, p. 369-374. Cf. GALANTE DE SOUSA, J. Fontes para o estudo de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Grfica Revista dos Tribunais, 1959. O texto, com comentrios, encontra-se no livro: MONTELLO, Josu. Os inimigos de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. p. 75-89.

Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 4, p. 68-74, out./dez. 2011

1912: Alcides Maya e a renovao da crtica machadiana

69
tuitamente, com esprito apologtico. Um belo ensaio, inteligente, compreensivo, embora parcial, isto , visando a determinados aspectos da obra machadiana.13
345678910111213

manifestou-se atravs do livro de Alcides Maya sobre o humor de Machado de Assis e das conferncias biogrficas e crticas de Alfredo Pujol. Machado de Assis entrou na conscincia da nao como acadmico perfeito, como escritor de correo clssica e esprito tico.3

Jos Verssimo foi um dos primeiros crticos a comentar o ensaio de Maya, em um dos estudos publicados entre 1912 e 1914, reunidos depois em Letras e Literatos: O Machado de Assis (Jacintho Silva, editor), do Sr. Alcides Maya, um bom documento da sua capacidade de crtico, e direi mais, da distino de seu esprito.4 Verssimo assinala que o melhor do livro de Maya est no fato de ter sistematizado e, mais cabalmente talvez do que se tinha feito, fundamentado os conceitos da opinio e da crtica nacional sobre o grande escritor.5 Destaca, ainda, as pginas que demonstram corretamente que o nacionalismo de Machado no de aparncia, representao do pitoresco, mas um nacionalismo de natureza mais profunda e de realizao mais dificultosa.6 A Verssimo apenas desagrada, na escrita de Maya, o estilo rebuscado que, para ele, tambm est presente na fico do escritor gacho. Maya, por sua vez, considera que o crtico, no ensaio Machado de Assis7, que rene artigos escritos entre 1901-1907, justo com Machado, pois afirma, por exemplo, que foi ele quem deu da alma brasileira a notao mais exata e mais profunda8, mas se equivoca ao dizer que falta ao escritor carioca o dom da simpatia e da piedade.9 Na dcada seguinte da morte de Machado de Assis, alm do livro de Maya, destaca-se a publicao, em 1917, de conferncias, reunidas no livro Machado de Assis, de Alfredo Pujol, crtico que afirma, no seu Prefcio, a importncia do estudo de Maya, de 1912; para Pujol, trata-se de uma notvel monografia do humorismo.10 Na segunda conferncia, o autor detm-se tambm na questo do humorismo machadiano ao feitio ingls, por vezes com traos melanclicos: Veremos em outra ocasio de que maneira assimilou Machado de Assis o esprito ingls, que ora se compraz na caricatura burlesca, ora na ironia amarga, ou ainda nas misrias do destino humano e na desoladora melancolia da vida...11, comentrio que tem afinidades com o livro de Maya. Brito Broca, em Machado de Assis e a poltica [1957], afirma que o estudo de Maya no abrange a totalidade da obra de escritor carioca, mas procura, em anlises penetrantes, distinguir-lhe as nuanas e as variaes do humor, atravs de diferentes conceitos desse sentimento.12 Astrojildo Pereira, em Alguma Bibliografia [1959], tambm d destaque ao livro de Maya:
S em 1912, com o ensaio do Sr. Alcides Maya, a obra de Machado comeou na verdade a ser estudada gra-

O livro de Alcides Maya divide-se em quatro captulos: no primeiro, o autor procura caracterizar o humour, apoiando-se em tericos como Georg W. F. Hegel, JeanPaul, Edmond Scherer e Hypolite Taine, dos quais cita excertos, alm de introduzir citaes da prpria literatura (Rabelais, Cervantes, Molire...); no segundo, centra-se na anlise do humour machadiano, apontando e analisando o uso desse recurso em seus contos, romances e poemas; no terceiro, combate a crtica nacionalista que exige de Machado de Assis um jeito de ser mais brasileiro; na ltima parte, faz um pequeno balano da crtica da obra machadiana, destacando Magalhes Azeredo, Jos Verssimo e o poeta Olavo Bilac. Comenta, mais detidamente, a crtica de Pedro de Couto que publicou, em 1906, em Lisboa, algumas pginas de sarcasmo contra o escritor carioca.14 Na concluso, intitulada Notas, Maya volta a discutir a teoria do humour, a partir de uma leitura feita recentemente: o Prlogo, assinado pelo psiclogo Michel Epuy, do livro Antologia dos humoristas ingleses e americanos. Concorda, com Epuy, que o humour surge em conscincias dignas e revoltadas contra o mal, a velha f perdida15, mas discorda que seja um exclusivo trao britnico, apontando Franois Rabelais e Anatole France como latinos que cultivaram o humour. No exame da teoria do humour, no primeiro captulo, Alcides Maya utiliza alguns dos autores citados por Slvio Romero (1851-1914) no livro Machado de Assis, publicado em 1897, para criticar Machado. Nesse sentido, embora no explicite esta inteno, o livro de Maya contrape-se leitura de Romero que, nos captulos XIII e XIV de seu livro, faz uma crtica ao humorismo de Machado de Assis e tenta demonstrar que o humor
CARPEAUX, Otto Maria, Pequena Bibliografia Crtica da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1971. p. 147-148 4 VERSSIMO, Jos. Letras e Literatos (Estudinhos crticos da nossa literatura do dia), 1912-1914. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1936. p. 33. 5 Id. ib., p. 34. 6 Id. ib., p. 34. 7 VERSSIMO, Jos. Machado de Assis. In: Estudos Brasileiros. 6 Srie. Belo Horizonte: Itatiaia, 1977. p. 103-108. 8 Id. ib., p. 106. 9 Id. ib., p. 106; MAYA, op. cit., p. 103. 10 PUJOL, Alfredo. Machado de Assis. 2. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1934. p. VIII. Atualizamos a grafia das palavras. 11 Id. ib., p. 73-74 12 ROCA, Brito. Na dcada Modernista. In: Machado de Assis e a poltica: Mais outros estudos. [1957] Prefcio de Silviano Santiago. So Paulo: Polis; Braslia: INL, Fundao Pr-Memria, 1983. p. 194. 13 PEREIRA, Astrojildo. Alguma Bibliografia. In: Machado de Assis: ensaios e apontamentos avulsos [1959]. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1991. p. 217. 14 Essas pginas de Pedro Couto encontram-se no livro de Josu Montello, citado na nota 2 deste artigo. 15 MAYA, op. cit., p. 110.
3

Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 4, p. 68-74, out./dez. 2011

70 em Machado capricho e afetao, baseando-se em tericos como Hennequin, Taine e Scherer. Romero acusa Machado de artificialismo:
O to apregoado cultivo do humour no autor do Iai Garcia no natural e espontneo; antes um resultado de uma aposta que o escritor pegou consigo mesmo; um capricho, uma afetao, uma coisa feita segundo certas receitas e manipulaes; , para tudo dizer numa palavra, uma imitao, alis pouco hbil, de vrios romancistas ingleses.16

Mello, A. M. L.

Onde no fleumtico autor das Falenas e de Vrias Histrias existe essa hipertrofia da sensibilidade, esse dom de colorir de emoo, de dor, de afeto, de clera, de entusiasmo, de paixo, as idias que lhe atravessam o crebro?21
161718192021

E acrescenta Romero: O humour de imitao a caricatura mais desasada que se pode praticar em literatura.17 Para o ensasta, os europeus Dickens, Carlyle, Swift, Sterne, Heine foram humoristas autnticos, porque a ndole, a psicologia, a raa e o meio os fizeram assim. J Machado de Assis, desde a edio do romance Ressurreio (1872) at a publicao de Iai Garcia (1881), no teria revelado na obra ficcional, nem na potica, o menor sinal de ocultar em si o esprito mefistoflico dos humoristas da raa18, nem mudara o seu estilo, segundo Romero:
Machado de Assis hoje fundamentalmente o mesmo ecltico de trinta ou quarenta anos atrs: meio clssico, meio romntico, meio realista, uma espcie de justemilieu literrio, um homem de meias tintas, de meias palavras, de meias ideias, de meios sistemas, agravado apenas com a mania humorista, que no lhe vai bem, porque no fica a carter num nimo to calmo, to sereno, to sensato, to equilibrado, como o autor de Tu s, tu, puro amor.19

Alcides Maya discute um dos apoios tericos de Romero: Hypolite Taine. Prende-se ao que diz Taine sobre o humour como uma espcie de um talento que pode divertir os germanos, homens do Norte; ajusta-se ao seu esprito...22 em livro publicado em 1864, intitulado Lidalisme anglais: tude sur Carlyle, bem como em um estudo sobre Fielding. De acordo com Taine, no humour, h a irrupo de uma jovialidade violenta, imersa sob um monto de tristeza.23 Para Maya, essa observao de Taine no se sustenta, e a verdade parecer ser outra:
O que se descobre essencialmente no humour a dissimulao da tristeza em jovialidade, numa jovialidade de aparato a encobrir nsitos desgostos, revoltas naturais, a par de pendores benevolentes complicados de noes de fatalidade.24

No captulo XIV, Romero retoma tambm o crtico francs Edmond Scherer autor que discute em um artigo o livro de Paul Stapfer (1840-1917) intitulado Laurence Sterne: sa personne et ses ouvrages: tude biographique et littraire. These de 1870. Segundo Scherer:
O humorista sente o que a realidade tem de imperfeito e resigna-se com o bom humor que sabe que nossa satisfao no a regra das coisas, que a frmula do universo necessariamente mais vasta do que as preferncias de um dos seres contingentes de que compe este universo. O humorista sem dvida o verdadeiro filsofo, com a condio, todavia, que seja realmente um filsofo. 25

Romero serve-se de textos de Emile Hennequin (tudes de critique scientifique. crivains Franciss: Dickens, Heine, Tourgueneff, Poe, Dostoievski, Tolstoi) e tambm de Taine e de Sherer, que, respectivamente, fazem a crtica s obras de Dickens, Carlyle e Sterne, para analisar o humour em Machado de Assis. Segundo Hennequin:
Se se tomar o termo ingls humour no sentido etimolgico, verdadeiro e mais extenso, achar-se- que ele exprime, num escritor, uma queda especial em se deixar afetar, em comover-se, em experimentar certo humor (humeur) a propsito de qualquer ato de entendimento e de maneira a reduzir por essa forma o jogo e a importncia das operaes mais intimamente intelectuais.20

Fundamentando-se pontos de vista de Scherer, Romero acrescenta que a escrita de Machado no apresenta aspectos prprios do humorista, sobretudo no que se refere ao choque entre o real e o ideal:
O cmico ri pelo gosto de rir, porque em tudo sabe farejar o grotesco. O humorista ri com melancolia, quando devia chorar; ou chora com chiste, quando devia rir. A situao diversa e mais complicada do que a do esprito simplesmente cmico. Como quer que seja,
16 ROMERO, Slvio. Machado de Assis. Estudo Comparativo de Literatura

Cita consideraes de Hennequin sobre o humorista, quanto a sua queda especial em se deixar afetar, para provar que tais caractersticas no esto presentes no estilo machadiano. Afirma, ainda, no captulo XIII, que no fleumtico escritor brasileiro, no existe esse dom de colorir de emoo as ideias:

Brasileira. Campinas: Ed. UNICAMP, 1992. p. 161. ib., p. 161 18 Id. ib., p. 162. 19 Id. ib., p. 162. 20 Id. ib., p. 164. 21 Id. ib., p. 164. 22 TAINE apud ROMERO, op. cit., p. 165. 23 TAINE apud ROMERO, op. cit., p. 165. 24 MAYA, op. cit., p. 15. 25 Scherer apud ROMERO, op. cit., p. 173.
17 Id.

Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 4, p. 68-74, out./dez. 2011

1912: Alcides Maya e a renovao da crtica machadiana

71 do acidente, talvez da morte, ao deter, segurando-lhe as rdeas, o jumento que havia disparado. Brs Cubas teve, em um primeiro momento, a inteno de dar trs moedas de ouro como recompensa, depois, em pensamento, reduziu para duas, em seguida, resolveu dar uma moeda de prata, mas termina arrependido de no ter doado uns vintns de cobre, a ttulo de cortesia. Eis um captulo de riso e de amargura em Machado de Assis. O protagonista, para justificar-se a si prprio, pondera que o almocreve
2627282930

no encontro em Machado de Assis os caractersticos do humorista descritos por Edmond Scherer e to perspicazmente por ele analisados. No tem aquela visualidade subjetiva da contradio entre o ideal e a realidade no mundo e no homem, que o force constantemente nota artstica do humor.26

Alcides Maya sublinha justamente a presena desse contraste como umas das marcas dos textos machadianos e no a ausncia desta contradio entre o ideal e a realidade, como quer o ensasta sergipano:
O humour uma revolta, melancolia e piedade. [...] Brinca de morte as suas criaes; [...] sobre a ruinaria que espalha, eleva, como em terra folgada, a pura animalidade; porm, ao fundo, bem ao fundo das pginas afeleadas, l est o ideal, fonte de justia, de amor, de simpatia.27

E amplia reflexes sobre o humour machadiano:


Ao escritor brasileiro, o que o distingue e singulariza a mesclada de negro ceticismo com as formas risonhas e ntidas; o humour, na salincia repentina da contradio burlesca assaltando a sisudez das mximas a alternar com a graa leve, preponderante, do esprito latino. Escolheu modelos do norte; mas acentuadamente propende para a linha suave, para a luz serena, para o elegante jovializar.28

no levou em mira nenhuma recompensa ou virtude, cedeu a um impulso natural, ao temperamento, aos hbitos do ofcio; acresce que a circunstncia de estar, no mais adiante nem mais atrs, mas justamente no ponto do desastre, parecia constitu-lo simples instrumento da Providncia; e, de um ou outro modo, o mrito do ato era positivamente nenhum. Fiquei desconsolado com esta reflexo, chamei-me prdigo, lancei o cruzado conta das minhas dissipaes antigas; tive (por que no direi tudo?) tive remorsos.31

No final do segundo captulo, Maya completa essa avaliao, aludindo melancolia do sereno triste escritor com a seguinte sntese:
Machado de Assis , no escrever como no pensar, um triste sereno, sabendo estilizar com suavidade e gosto o desengano da vida, a decepo dos homens, a revolta pelo ideal. A sua forma algera e risonha, encobrindo com arte a melancolia das meditaes, participa da beleza discreta da flor para ns simblica, sempre nova e flagrante, que o Aires todos os dias punha lapela do fraque, sobre o velho corao desiludido e quase morto.29

Para o crtico gacho, s quando intensamente sofre pode ser grande humorista. Sem o sonho das formas humanas seletas, de moral perfeita, sem bondade, sem luta ntima com o destino, jamais haveria humour, cuja rebeldia ainda um surto para o bem e em cuja descrena vibra a nostalgia da crena.30 O dito pessimismo de Machado de Assis exprime a sua viso tragicmica da vida, e Maya demonstra essa convico a respeito do escritor, repassando pginas de sua obra, entre as quais as do captulo XXI, intitulado O almocreve, que narra o episdio em que o condutor de bestas salvara Brs Cubas

Maya observa que esse episdio do almocreve revela o funcionamento do texto de Machado: a cena leva ao riso, mas uma complicada trama de fatores morais, que revela o determinismo da conduta, a tendncia natural corruptora e aviltante sem inteno perversa e a filosofia do autor, sutilmente entretecida no captulo do romance, modelado com ironia e humour. O analista sublinha que a nossa misria moral profunda e singelamente surpreendida no entrecho, onde ficam expostos os impulsos instintivos, mascarados com a lgica, para fundir-se tudo na unidade do interesse de cada.32 Da leitura, no fica a revolta, mas a indulgncia; essa resulta da compreenso do humano.33 Recordemos aqui o incio do conto O enfermeiro, quando o narrador-protagonista, dirigindo-se a um narratrio no-identificado, diz que o seu relato ser um documento humano, e o episdio de sua vida, foco da narrao, uma das pginas mais contundentes do humour e ironia machadianos: Pediume um documento humano, ei-lo aqui.34 Embora Maya no tenha se detido muito nesse conto, gostaramos de destacar que ele contm um dos recursos mais geniais de Machado com relao ao humour e o contraste entre o real e o ideal inalcanvel de conduta humana. O narrador, no leito de morte, reporta-se a um episdio do passado,
26 Romero, 27 MAYA,

op. cit., p. 173. (grifamos) op. cit., p. 13. 28 Id., Ib., p. 40. 29 MAYA, op. cit., p. 87. 30 Id., Ib., p. 14. 31 MACHADO DE ASSIS, J. M. Memrias Pstumas de Brs Cubas. In: Obra Completa. Rio de Janeiro: Jos Aguilar, 1959.p. 444 32 MAYA, op. cit., p. 60 33 Id., Ib., p. 60. 34 MACHADO DE ASSIS, J. M. Vrias histrias. In: Obra completa em quatro volumes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008. p. 492.

Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 4, p. 68-74, out./dez. 2011

72 quando, a pedido de um padre de Niteri, aceitou a tarefa de servir de enfermeiro ao Coronel Felisberto em um vilarejo no interior do Rio. O Coronel, de temperamento difcil, afugentara todos os enfermeiros anteriores por seus maus tratos. Procpio, depois de certo tempo, tambm pediu demisso da funo, mas o Coronel insistiu que ficasse, j que, de todos os enfermeiros, ele tinha sido o melhor. Ocorreu que, certa noite, Procpio adormeceu e deixou de dar um remdio ao paciente meia-noite. O Coronel acordou Procpio aos gritos e arremessou uma moringa contra ele. O enfermeiro atirou-se sobre o doente e matou-o: atirei-me ao doente, pus-lhe as mos no pescoo, e esganei-o.35 Morto o Coronel, Procpio ficou aterrado, atordoado, ouvindo vozes que gritavam assassino! Assassino! e outras como: Caim, que fizeste de teu irmo? Tratou de vestir o falecido, cuidando para cobrir o pescoo que continha marcas da violncia e, assim que o dia raiou, comunicou ao vigrio local o falecimento do Coronel Felisberto. Logo aps o enterro, Procpio voltou para o Rio de Janeiro e l continuou perturbado com o acontecido. Sete dias depois, ele recebeu uma carta do Vigrio do vilarejo, com a informao de que o Coronel deixara, em testamento, todos os seus bens para o enfermeiro. A primeira reao foi de perplexidade, cogitou de recusar a herana, depois pensou em do-la aos pobres como forma de resgatar o crime por um ato de virtude.36 Mas, na viagem de retorno ao vilarejo, para tomar posse da herana, o enfermeiro comea a reverter seus pensamentos anteriores:
Crime ou luta? Realmente, foi uma luta em que eu, atacado, defendi-me, e na defesa... Foi uma luta desgraada, uma fatalidade. Fixei-me nesta ideia. E balanceava os agravos, punha no ativo as pancadas, as injrias... No era culpa do coronel, bem o sabia, era da molstia, que o tornava assim rabugento e at mau... Mas eu perdoava tudo, tudo... O pior foi fatalidade daquela noite...37

Mello, A. M. L.

ainda que no fosse aquela fatalidade....39 O conto no se limita a narrar uma histria com humour, mas desnuda a mente humana, j que, ao contar um episdio de sua vida, o prprio narrador aponta as formas que ele empregou para aliviar o peso da conscincia e tomar posse da herana do homem que matou. No ltimo pargrafo, parodiando o Sermo da Montanha: Bem-aventurados os que possuem, porque eles sero consolados.40 O riso, ensejado pela pardia, traz consigo um sabor acre e um tom melanclico, ou de enfado e tristeza do mundo e do homem, tal como enfatiza Maya na primeira frase de seu ensaio.353637383940 Outros textos de Machado entram na discusso e demonstrao do emprego do humour por Maya, tais como o conto Viver, em que h um dilogo entre Prometeu e Aasvrus (sic), em aluses a situaes de Memorial de Aires, Dom Casmurro, Esa e Jac e a personagens de diversos contos (Marocas, de Uma ocorrncia singular; Fortunato, um sdico de A causa secreta; Procpio do citado conto O enfermeiro, entre outros), nas quais o ideal entra em coliso com o real. De acordo com Maya, o humour machadiano se expressa
pela filosofia, pelo estilo, pela tcnica de seus livros, pela viso tragicmica do mundo, pelo agror de crtica humana, pelo incisivo do escrnio indireto, pelo talento no exibir a sandice, pelo poder de irriso e pela tristeza oculta no ataque.41

Ao chegar ao vilarejo, o protagonista aliviou-se com os comentrios dos moradores sobre as aes perversas do Coronel Felisberto e, quanto mais falavam mal dele, mais Procpio sentia uma satisfao interna, espcie de alvio, que, em seguida, justificar a posse da herana: E o prazer ntimo, calado, insidioso, crescia dentro de mim, espcie de tnia moral, que por mais que a arrancasse aos pedaos, recompunha-se logo e ia ficando.38 No final do conto, o narrador sublinha a fatalidade do acontecido, no mais o crime, e revela que, ao relatar a mdicos as doenas do Coronel, todos foram unnimes em dizer que a morte era certa e s se admiravam de que o coronel tivesse vivido tanto tempo. Admite o narrador do relato que pode ser que ele exagerasse na descrio que fizera aos mdicos, mas a verdade que ele devia morrer,

Machado no s aponta as misrias morais do ser humano, mas demonstra como funciona a sua conscincia, que mecanismos emprega para aliviar o sentimento de culpa, entre os quais o de abrir frestas geralmente processos de racionalizao , para arejar a conscincia. No conto Pai contra me, de Relquias de Casa Velha (1906), por exemplo, o protagonista Cndido Neves (o nome j sugere ironia) sai em busca de uma escrava fugida para obter a recompensa do senhor da escrava e, com o prmio, alimentar seu prprio filho que estava por ser colocado na roda dos enjeitados, uma vez que no conseguia dar-lhe o sustento. Encontra a escrava fujona em uma das ruas do Rio, amarra seus braos, enquanto ela implora que a solte, alegando que estava grvida e sofreria maus tratos. No momento em que a escrava Arminda devolvida ao seu proprietrio, sofre um aborto. Com o prmio recebido pelo Senhor da escrava, Cndido sai em
DE ASSIS, J. M. O enfermeiro. In: Obra completa em quatro volumes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008. v. II, p. 494. 36 Id. ib., p. 496. 37 Id. ib., p. 496. 38 Id. ib., p. 497. 39 Id. ib., p. 497. 40 Id. ib., p. 497. 41 MAYA, op. cit., p. 23.
35 MACHADO

Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 4, p. 68-74, out./dez. 2011

1912: Alcides Maya e a renovao da crtica machadiana

73 A compreenso da obra de Machado por Maya, em 1912, abre uma nova perspectiva crtica que vai fundamentar reflexes posteriores, como as de Augusto Meyer; Viana Moog, em Heris da decadncia, de 1939, que discute a posio de Machado de Assis na iconografia dos humoristas modernos; de Lcia-Miguel Pereira, sobretudo no captulo II de sua Prosa de Fico 1870 a 1920, cuja primeira edio de 1950; entre outras. H, no referido captulo de Lcia, as pginas mais lcidas da crtica posterior a Alcides Maya, pginas que valorizam muito os contos machadianos, vistos como flagrantes do indivduo em situao (aspecto sublinhado por Bosi no ensaio supracitado), considerando que foi como contista que o escritor deu toda a sua medida.47 Lcia retoma e avana as discusses de Maya sobre o humorismo machadiano, sobre a incompreenso de sua obra por parte de alguns crticos e, ainda, no que diz respeito a sua brasilidade. Para ela, do Brasil citadino, Machado foi
424344454647

busca de seu filho que deixara com um conhecido, dono de uma farmcia:
Cndido Neves, beijando o filho, entre lgrimas, verdadeiras, abenoava a fuga e no se lhe dava do aborto. Nem todas as crianas vingam bateu-lhe o corao.42

Alfredo Bosi, em seu ensaio A mscara e a fenda, considera que Machado de Assis teve clareza de que a aparncia o valor maior, tanto na vida pblica quanto no segredo da alma, sendo a ambigidade do eu-emsituao uma inexorvel forma de ser:
medida que cresce em Machado a suspeita de que o engano necessidade, de que a aparncia funciona universalmente como essncia, no s na vida pblica mas no segredo da alma, a sua narrao se v impelida a assumir uma perspectiva mais distanciada e, ao mesmo tempo, mais problemtica, mais amante do contraste. [...] A ambigidade do eu-em-situao impe-se como uma estrutura objetiva e insupervel.43

E nisso se fundamenta o jogo entre o riso e a dor, ou a ironia, com traos de melancolia. George Minois, apoiando-se na obra Sensibilit individualiste, de George Palante, reflete sobre a atitude irnica como decorrente da derrota da razo e sobre a tristeza que acompanha essa constatao, recurso e sentimento que so intrnsecos ao discurso machadiano:
A ironia, uma das principais atitudes do indivduo diante da sociedade; est muito perto da tristeza, porque celebra a derrota da razo, portanto, a nossa prpria derrota. Ela se baseia no desdobramento do ser em ator e espectador, pensamento e ao, ideal e realidade e, sobretudo, inteligncia e sensibilidade.44

uma legtima expresso, e talvez a sua superioridade se explique, descontada a parte dos dons pessoais, por ter sido um caso, nico em seu tempo na fico, e ainda hoje raro, de total aproveitamento da cultura importada sem despersonalizao, sem prejuzo dos traos essenciais da ndole nativa.48

A compreenso de Alcides Maya sobre a possibilidade do cultivo do humour na literatura brasileira, opondo-se ideia de Silvio Romero que, apoiado em Taine, afirma ser um estilo para ser cultivado pelos povos germanos, estender-se- a crticos posteriores e faz jus quilo que o prprio Machado de Assis afirmou ser uma opinio equivocada, em seu ensaio, de 1973, intitulado Notcia da atual Literatura Brasileira: Instinto de Nacionalidade:
No h dvida que uma literatura, sobretudo uma literatura nascente, deve principalmente alimentarse dos assuntos que lhe oferece a sua regio: mas no estabeleamos doutrinas to absolutas que a empobream. O que se deve exigir do escritor antes de tudo, certo sentimento ntimo, que o torne o homem de seu tempo e do seu pas, ainda quando trate de assuntos remotos no tempo e no espao.49

Nesse sentido, Augusto Meyer, no captulo Na Casa Verde, do livro Machado de Assis (1935), destaca o conceito de humour, exposto por Maya nos dois primeiros pargrafos de seu livro, caracterizado como:
Enfado e tristeza do mundo e do homem, mas tristeza mista de impassibilidade e de pena percepo das coisas e enfado que o prazer da anlise tempera de orgulho, eis, como psicologia, dois elementos notveis do humour. Ele no constitui critrio de escola, no representa sequer um gnero, de regras fixas: antes oposio aos gneros, a conscincia do escritor sobreposta norma, o indivduo exprimindo-se livremente...45

42 MACHADO

E Meyer considera que, nesse trecho inicial, esto contidos os dois aspectos do problema: O humour, como atitude filosfica e como expresso pessoal.46

DE ASSIS, op. cit., nota 33, p. 638. e a fenda. In: Machado de Assis: o enigma do olhar. So Paulo: tica, 2000. p. 84. 44 MINOIS, Georges. Histria do riso e do escrnio. So Paulo: UNESP, 2003. p. 567. 45 MAYA, op. cit., p. 13. 46 MEYER, Augusto. Machado de Assis. 2. ed. Rio de Janeiro: Simes, 1952. p. 57. 47 MIGUEL-PEREIRA, Lcia. Histria da Literatura Brasileira: Prosa de fico de 1870 a 1920. 3. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio; Braslia: INL, 1973. p. 99. 48 Id. ib., p. 69. 49 MACHADO DE ASSIS, J. M. Obra completa. Rio de Janeiro: Jos Aguilar, 1962. p. 804.
43 BOSI, Alfredo. A mscara

Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 4, p. 68-74, out./dez. 2011

74 Estando por completar cem anos, o ensaio de Alcides Maya ainda atual, fato demonstrado pela acuidade do crtico, que se expressou em um momento em que os estudos machadianos ou revelavam incompreenso do autor, ou eram apenas elogios com pouca fundamentao tericocrtica. Maya demonstra estar atualizado em relao s grandes questes de que se ocupavam os intelectuais brasileiros, tais como as relativas ao nacionalismo romntico, e seu estudo insere o Rio Grande do Sul no contexto maior do debate cultural que se travava no Pas no incio do sculo XX, pontos assinalados por Carlos Baumgarten no seu livro A crtica literria no Rio Grande do Sul.50 A terceira edio do livro de Maya, editada pela Movimento, corrige a segunda de 1942, publicada pela Academia Brasileira de Letras, uma vez que essa introduziu mudanas de vocbulos utilizados por Maya, que desvirtuaram a linguagem peculiar do crtico. Nela permanece o prefcio de Cludio de Souza, para a segunda edio, espcie de carta dirigida a Maya, cujas palavras endossamos no final dessa reflexo: Livro de ontem, livro de hoje, livro de amanh eis as palavras simples mas sinceramente eloquentes, que definem seu primoroso ensaio, um dos documentos mais belos e mais expressivos de tudo quanto se h escrito acerca do fundador de nossa Academia.51
Referncias
BAUMGARTEN, Carlos A. A crtica literria no Rio Grande do Sul: do Romantismo ao Modernismo. Porto Alegre: EDIPUCRS/IEL, 1997. BOSI, Alfredo. A mscara e a fenda. In: Machado de Assis: o enigma do olhar. So Paulo: tica, 2000. BROCA, Brito. Na dcada Modernista. In: Machado de Assis e a poltica: Mais outros estudos. Prefcio de Silviano Santiago. So Paulo: Polis; Braslia: INL, Fundao Pr-Memria, 1983. CARPEAUX, Otto Maria, Pequena Bibliografia Crtica da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1971.

Mello, A. M. L.

GALANTE DE SOUSA, J. Fontes para o estudo de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Grfica Revista dos Tribunais, 1959. MACHADO DE ASSIS, J. M. Memrias Pstumas de Brs Cubas. In: Obra Completa. Rio de Janeiro: Jos Aguilar, 1959. MACHADO DE ASSIS, J. M. Vrias histrias. In: Obra completa em quatro volumes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008. MACHADO DE ASSIS, J. M. Obra completa. Rio de Janeiro: Jos Aguilar, 1962. MAYA, Alcides. Machado de Assis (Algumas notas sobre o humour). Rio de Janeiro: Livraria Editora Jacintho Silva, 1912. MEYER, Augusto. Machado de Assis. 2. ed. Rio de Janeiro: Simes, 1952. MIGUEL-PEREIRA, Lcia. Histria da Literatura Brasileira: Prosa de fico de 1870 a 1920. 3. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio; Braslia: INL, 1973. MINOIS, Georges. Histria do riso e do escrnio. So Paulo: UNESP, 2003. MONTELLO, Josu. Os inimigos de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. PEREIRA, Astrojildo. Alguma Bibliografia. In: Machado de Assis: ensaios e apontamentos avulsos [1959]. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1991. PUJOL, Alfredo. Machado de Assis. 2. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1934. ROMERO, Slvio. Machado de Assis. Estudo Comparativo de Literatura Brasileira. Campinas: Ed. UNICAMP, 1992. VERSSIMO, Jos. Letras e Literatos (Estudinhos crticos da nossa literatura do dia), 1912-1914. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1936. VERSSIMO, Jos. Machado de Assis. In: Estudos Brasileiros. 6 Srie. Belo Horizonte: Itatiaia, 1977.
Recebido: 25 de agosto de 2011 Aprovado: 18 de setembro de 2011 Contato: ana.lisboa@pucrs.br

Carlos A. A crtica literria no Rio Grande do Sul: do Romantismo ao Modernismo. Porto Alegre: EDIPUCRS/IEL, 1997. p. 133-134. 51 SOUZA, Cludio de apud MAYA, op. cit., p. 10.
50 BAUMGARTEN,

Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 46, n. 4, p. 68-74, out./dez. 2011

Vous aimerez peut-être aussi