Vous êtes sur la page 1sur 4

CAMPUS _______________ CURSO TCNICO EM _____________________________INTEGRADO AO MDIO ALUNO (A) ________________________________________ N _____ Prof.

Virgnia Lopes de Lemos APOSTILA DE ARTE / __ BIMESTRE

PR-HISTRIA
A arte teve incio na pr-histria, nascida da mente do homem paleoltico, habitante da terra entre 30 mil e 8 mil anos. As pinturas das paredes das cavernas de Altamira, na Espanha, so exemplos de arte rupestre como so chamadas as pinturas feitas nas rochas. O biso abaixo (figura 1) foi pintado no teto da caverna.
Figura 1 Biso da Gruta de Altamira (15000-12000 a.C., 196 cm (comprimento do biso).

Figura 2 Pintura em Lascaux

Outro exemplo de arte rupestre na Europa a gruta de Lascaux, na Frana, cujas inscries possuem cerca de 15.500 anos. No Brasil o registro mais significativo de arte prhistrica est no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piau, abrangendo reas dos municpios de So Raimundo Nonato, Joo Costa, Brejo do Piau e Coronel Jos Dias. De acordo com especialista, em especial a antroploga francesa Nide Guindon, l existe vestgios humanos de 40.000 anos e pinturas de 15.000 anos.
Figura 3

Significado das pinturas das cavernas Embora no seja ainda possvel a real interpretao das imagens pr-histricas encontradas nas cavernas de todo o mundo, tampouco o motivo que levou os humanos desse perodo a realizar tais pinturas, acredita-se que elas tivessem uma funo mgica, ou ligadas a rituais de magia. Os artistas que as pintavam eram tambm caadores, e acreditavam que suas vidas dependiam dos bichos cujas imagens pintavam nas cavernas. Muitas figuras mostram animais feridos ou flechados, o que leva a crer que o artista pr-histrico acreditava ser capaz de controlar-lhes o esprito e subtrair-lhes a fora antes da caada.

J as imagens humanas no apresentavam o mesmo naturalismo dos animais retratados, ao contrrio, apresentam-se de forma bsica, at mesmo tosca, como a figura antropomorfa presente na caverna de Lascaux, feita entre 15 mil e 10 mil a.C. O homem com cabea de pssaro parece ser atacado pelo biso ferido. Abaixo do homem aparece algo que pode ser tanto um totem quanto um estandarte, possivelmente a arma propulsora da azagaia que feriu o animal.
Homem prximo a um biso ferido. Gruta de Lascaux (15000-10000 a.C.).

DIVISO DA PR-HISTRIA PALEOLTICO ou IDADE DA PEDRA LASCADA PALEOLTICO INFERIOR Entre 5 milhes de anos a 250 mil anos Perodo que surgem os primeiros homindeos1, que eram nmades caadores e coletores. Incio do controle do fogo e do uso de instrumentos de pedra e pedra lascada, como facas e machados. Pintura: Naturalista o artista pintava os seres como os via de uma determinada perspectiva. PALEOLTICO SUPERIOR Entre 50 mil e 10 mil anos atrs Os instrumentos passam a ser feitos de marfim, ossos, madeira e pedra. Desenvolvimento da pintura e da escultura.

Cavalos na gruta de Chauvet, Frana

As principais caractersticas da pintura desse perodo so: Pintura: o Figurativa: representaes de pessoas, animais, rvores, objetos etc. o Naturalista: o animal era pintado da forma como era visto pelo artista. Principais manifestaes no interior de cavernas, em paredes de pedra. Temtica: cenas envolvendo animais, homens e mulheres, alm de caadas e pintura de smbolos. O preto e o vermelho eram as cores predominantes, com tintas obtidas de argila e do xido de mangans, cuja aplicao era feita com as mos, esptulas, bastonetes ou pincis rudimentares.

Os homindeos constituram uma famlia da ordem dos primatas cuja nica espcie atual o homem ( Homo sapiens sapiens).

ESCULTURA NO PALEOLTICO SUPERIOR Primeiras manifestaes escultricas. Tambm chamada arte mvel. Abrange tanto os objetos religiosos e artsticos quanto os utenslios Principal utenslio: machado de mo, de Slex. Surgimento de estatuetas de figuras femininas em marfim e osso, baixos-relevos em pedra, desenhos de incises em pedra, objetos de adorno pessoal, decorao de armas e utenslios. Elaborao de objetos religiosos e utenslios domsticos. Esculturas de figuras femininas (Vnus): retratadas com seios fartos, ventre avolumado e amplas ndegas.
Vnus de Willendorf Tem entre entre 22 mil e 24 mil anos.

Vnus de Lespug

ARQUITETURA NO PALEOLTICO Sem vestgios de obras arquitnicas provavelmente em virtude do nomadismo. Depois surgem cabanas grosseiras feitas de madeira e barro, cobertas de ramagens e peles de animais, eram feitas nos pousos de caa e pesca. o que sugere signos em forma de teto em desenhos e pinturas no interior de algumas cavernas. NEOLTICO ou IDADE DA PEDRA POLIDA Entre 12 mil a 4 mil a.C. Os instrumentos passam a ser de pedra polida, e com o uso da enxada tem incio o cultivo dos campos. Desenvolve-se o artesanato de cermica e a tecelagem de tecidos. As construes passam a ser de pedra. O homem deixa de ser nmade e se sedentariza, aproximando-se paulatinamente2 do estgio das largas organizaes sociais, com diviso de tarefas e negociaes dos excedentes.
A sedentarizao permitiu o desenvolvimento das primeiras comunidades (tribos, aldeias, vilas e cidades). Estas primeiras comunidades desenvolviamse s margens de rios e lagos. Alm de suprir as necessidades bsicas, a gua assumia uma nova funo na vida dos homens: irrigar o solo para o plantio. A domesticao dos animais (cabras, bois, porcos, cavalos e aves) tambm colaborou com a melhoria na qualidade de vida. Aliada a agricultura, a domesticao dos animais permitiu ao homem um aumento significativo na quantidade de produo de alimentos.

O aumento populacional e o impulso das prticas econmicas, como criao de animais, agricultura e artesanato, bem como a intensificao das relaes de troca proporcionaram a extenso da posse e da propriedade individual e a mudana das antigas relaes familiares. Com o aumento na produo de alimentos, criou-se a necessidade de armazenamento. No Neoltico ocorreu um grande desenvolvimento da arte cermica. No Neoltico ocorreu um expressivo desenvolvimento das prticas religiosas (rituais), culturais e artesanais. As principais caractersticas da pintura desse perodo so: Temtica: cenas do cotidiano.
2

Paulatinamente: algo que se faz aos poucos, gradualmente, lentamente.

Utilizao de instrumentos fabricados (picis, esptilas etc.). Primeira revoluo estilstica da histria da arte: Abandono do realismo figurativo (naturalismo, ocorrido no Paleoltico). Maior grau de abstrao: Simplificao e geometrizao das imagens visuais. Buscam simplificar, esquematizar as formas, substituindo, muitas vezes, as imagem realistas por smbolos e signos. ESCULTURA NO NEOLTICO As cermicas eram utilizadas em rituais religiosos e para armazenar alimentos e gua. Eram produzidas pelas mulheres, diferentemente do perodo anterior. O escultor do perodo Neoltico sabe cozinhar a argila, surgindo vasos com motivos geomtricos. Exemplos dessa cermica foram encontrados na Romnia e Hungria.

ARQUITETURA NO NEOLTICO Construes palafticas e megalticas. Palafticas: habitaes rsticas de madeira, erguidas sobre pilotis (estacas resistentes e profundamente enterradas nos lagos s margens de rios). Megalticos: (do grego mega = grande, ltico = pedra). Enormes construes que assumem formas e disposies diversas e recebem denominaes de menir, dlmen, cromleques, alinhamento e navetas.

MNIR: So grandes blocos de pedra erguidos verticalmente. - Pedras sagradas / marco de migrao humana / estatuas de divindades. DLMEN: So formados de duas pedras verticais que sustentam uma terceira colocada horizontalmente. - Sepulturas coletivas / templos CROMLEQUES: So vrios blocos de pedras erguidos verticalmente sustentando uma pedra horizontalmente. - Moradia / Proteo ALINHAMENTOS: So menires enfileirados, regularmente espaados e s vezes possuem uma extenso considervel. - Culto deuses.

NAVETAS: Espcie de cmera funerria. Posteriormente os egpcios evoluem as navetas em mastabas.

Vous aimerez peut-être aussi