Vous êtes sur la page 1sur 14

Qualit@s Revista Eletrnica ISSN 1677 4280 Vol.14.

No 1(2013)

APLICAO DE FERRAMENTAS DE MELHORIA DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE NOS PROCESSOS PRODUTIVOS: UM ESTUDO DE CASO
Jonas Maiczuk, Pedro Paulo Andrade Jnior RESUMO O artigo proposto tem por objetivo aplicar ferramentas da rea de gesto da qualidade, analisando a aplicao destas, ligadas ao Controle Estatstico do Processo (CEP), realizando um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte do ramo crneo inerente a percepo, aplicabilidade, metodologia e uso das ferramentas de controle da qualidade. De forma especifica buscou-se com as diversas ferramentas da qualidade sendo o Diagrama de Pareto, Fluxograma, Diagrama Ishikawa, 5W2H e Folha de Verificao, fundamentais para identificar e solucionar os principais problemas na produo de embutidos, utilizando um o plano e de ao eficiente a fim de controlar ou eliminar as causas potenciais dos problemas. Com a anlise dos grficos e tabelas desenvolvidas verificou-se que os resultados obtidos foram relevantes, superando o esperado, atingindo um melhor controle continuo do processo, permitindo que se alcance melhor qualidade, menor custo, maior capacidade de produo e a possibilidade de desenvolver um plano de ao para variaes. Ao decorrer da evoluo do estudo de caso foram verificadas as significativas mudanas na empresa, desde um melhor controle da produo, viso expandida dos pontos principais onde se pode melhorar alm de demonstrar o valor do CEP e das Ferramentas da Qualidade em uma empresa de pequeno porte. Palavras-chave: Controle estatstico de processo, Ferramentas da qualidade, Fbrica de embutidos de carne.

APPLICATION OF TOOLS FOR IMPROVING QUALITY AND PRODUCTIVITY IN PRODUCTION PROCESSES: A CASE STUDY
ABSTRACT This article aims to apply tools of quality management area, analyzing their applications, related to Statistical Process Control (SPC) performing a case study in a small business company which branch is meaty inherent perception, applicability, methodology and the use of the tools of quality control. In a specific way we sought to with the various quality tools being the Pareto Diagram, Flowchart, Diagram Ishikawa, 5W2H and verification Sheet are fundamental to identify and solve the main problems in the production of embedded, using an effective plan action to control or eliminate the causes of potential problems. With the analysis of the graphics and tables developed it was verified that the results were relevant, exceeding expectations, achieving a better control of the continuous process, allowing it to reach a better quality, lower costs, increased the production capacity and the possibility of developing a plan of actions for variations. In the course of the evolution of the case study were verified significant changes in the company, since a better control of production, expanded vision of the main points where you can improve and also to demonstrate the value of the SPC and Quality Tools in a Small Business Company.

Qualit@s Revista Eletrnica ISSN 1677 4280 Vol.14. No 1(2013)

Key words: Statistical process control, Quality tools, Manufactures sausage meat.

1 INTRODUO Este artigo busca demonstrar o valor do Controle Estatstico de Processo (CEP) e das Ferramentas da Qualidade no controle e monitoramento na fabricao de embutidos buscando melhor qualidade e produtividade, identificando os principais fatores causadores de alteraes no processamento. Com a disponibilidade de informaes sobre a produo, identificam-se as aes de melhoria e correo. O CEP e as ferramentas da Qualidade embora pouco utilizadas na fabricao de embutidos de carne passaram a ser adotadas em diversos setores para melhorar a conformidade dos produtos, atendendo as exigncias do mercado consumidor, pois uma ferramenta de grande utilidade que incorpora tambm o conceito de melhoria nas prticas de fabricao, alm de fornecer informaes para a validao de processos, uma vez que permitem a investigao detalhada de todos os pontos crticos de controle, diagnosticando as possveis no conformidades em todas as etapas do processo. A variao nas caractersticas da qualidade existe em funo das diferenas nos componentes bsicos dos processos, ou seja, mo-de-obra, materiais, mquinas, medio, mtodos e meio ambiente. Apesar das limitaes de publicaes de Ferramentas de melhoria de qualidade e produtividade na indstria crnea, especificamente na rea de embutidos, os exemplos de aplicaes destas ferramentas provam sua grande importncia para a compreenso dos processos que envolvem a obteno de bons produtos. As operaes de fabricao de embutidos so normalmente realizadas sem que haja um controle efetivo do processo. Com isso, o objetivo deste estudo verificar os efeitos do controle de qualidade aplicado a operaes de preparo do embutido de carne utilizando-se da ferramenta de anlise CEP e Ferramentas da Qualidade, verificando sua contribuio para melhoria do processo produtivo, estabilizao do processo e a reduo de perdas. 2 FUNDAMENTAO TERICA 2.1 CONCEITO DE QUALIDADE A qualidade um conjunto de atributos que tornam um servio plenamente adequado ao uso, esta satisfao envolve preo, disponibilidade segurana e durabilidade. O controle estatstico do processo usualmente o mtodo preferido para controlar a qualidade, porque a qualidade construda no processo. De acordo com MARTINS (2007: 9) possvel afirmar que em todas as vises de qualidade,indicam que o foco est direcionado principalmente satisfao dos clientes e mercados e, consecutivamente, melhora dos resultados empresariais. Defini-se que qualidade atender sempre as necessidades dos clientes a um preo que eles estejam dispostos a pagar, mas a necessidade da busca pela melhoria da qualidade tende a interpretar que a qualidade produzir dentro das expectativas do cliente de forma confivel, acessvel e segura. PALADINI (2002) menciona que a avaliao da qualidade sempre teve um espao no gerenciamento das organizaes, a fim de se obter um ambiente competitivo para desenvolver estratgias que viabilizem o processo de avaliao.

Qualit@s Revista Eletrnica ISSN 1677 4280 Vol.14. No 1(2013)

Segundo INDEZEICHAK (2005) o gerenciamento da qualidade dos produtos e servios, estabelece um aumento da competitividade da empresa, com foco na melhoria de produto e processos visando satisfazer os clientes. Para ROSRIO (2004) a evoluo do controle da qualidade permitido no s que a empresa reduza a frequncia de erros, como tambm aumente o rendimento, a capacidade, o desempenho da produo. Praticar um bom controle de qualidade desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade, mais til e sempre satisfatrio para o consumidor. Analisando os conceitos indicados, fica evidente a importncia da qualidade e de seu controle no que diz respeito satisfao dos mercados e das necessidades e desejos dos clientes e para sobrevivncia das empresas. Segundo PALADINI (2002), a maioria das estratgias de Gesto da Qualidade utiliza avaliaes, as quais ficam evidentes quando utilizados tcnicas de avaliao de processos produtivos e, em particular o Controle Estatstico de Processo (CEP).

2.2 CONCEITO DE CONTROLE ESTATSTICO DE PROCESSO Segundo MONTGOMERY (2004) o Controle Estatstico de Processos (CEP) uma abordagem muito utilizada na melhoria dos processos. Com esta ferramenta possvel promover, preveno de defeitos; aumento da produtividade; e ajuste desnecessrio de um processo. De acordo com CABURON (2006: 3) O CEP no ferramenta que por si s implantada traga sucesso no sentido de garantir a qualidade dos produtos, mas sim uma ferramenta importante do sistema de gerenciamento da qualidade no sentido de manter e melhorar resultados. O CEP uma metodologia que atua sobre o processo produtivo de maneira preventiva, geralmente para que um produto atenda s exigncias do consumidor, necessrio que o processo ocorra em condies ideais, conhecidas, controladas e livres de grandes variaes, a fim de manter todos os parmetros dentro de condies preestabelecidas pela empresa e gerar uma maior facilidade no direcionamento da organizao e na obteno dos objetivos de melhoria da qualidade. Em geral, para que um determinado produto atenda s exigncias do consumidor, necessrio que o processo ocorra em condies conhecidas e controladas, a fim de reduzir a variabilidade das caractersticas criticas dos produtos, de forma a obter maior segurana e uniformidade dos produtos garantia de qualidade e menor custo. Na aplicao do CEP utiliza-se varias ferramentas estatsticas teis, principalmente para a resoluo de problemas, chamadas de ferramentas bsicas da qualidade. 2.3 FERRAMENTAS DA QUALIDADE Com o objetivo de facilitar a aplicao do Controle Estatstico de Processo no sistema de produo para melhoria da qualidade, foram desenvolvidas as ferramentas da qualidade, que facilitam a aplicao de conceitos, coleta e apresentao de dados. As ferramentas da qualidade so mtodos utilizados para a melhoria de processos e soluo de problemas em qualidade. O uso dessas ferramentas tem como objetivo a clareza no trabalho e principalmente a tomada de deciso com base em fatos e dados, ao invs de opinies. As ferramentas so utilizadas na indstria por ter a grande capacidade e conscincia em remover as causas dos problemas, onde se obtm uma maior produtividade e a reduo de

Qualit@s Revista Eletrnica ISSN 1677 4280 Vol.14. No 1(2013)

perdas, essas ferramentas auxiliam na resoluo de problemas utilizando tcnicas especficas e grficas que produzem melhores resultados do que os processos de procura no estruturados. Para KUME (1993) os mtodos estatsticos so ferramentas eficazes para a melhoria do processo produtivo e reduo de seus defeitos. Entretanto, preciso que se tenha em mente que as ferramentas estatsticas so apenas ferramentas elas podem no funcionar, caso sejam aplicadas inadequadamente. No estudo desenvolvido utilizaram-se algumas ferramentas da qualidade, tais como: Folha de Verificao, Brainstorming, Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa), Fluxograma e o 5W2H. 2.3.1 FOLHA DE VERIFICAO Segundo VIEIRA (1999: 1), A folha de verificao uma planilha para o registro de dados. O uso de uma folha de verificao torna a coleta de dados rpida e automtica. Toda a folha de verificao deve ter espao onde registrar local e data da coleta dos dados. De acordo com KUME (1993: 13),
Quando for preciso coletar dados, essencial esclarecer sua finalidade e ter valores que reflitam claramente os fatos. Alm dessas premissas, em situaes reais importante que os dados sejam coletados de maneira simples e num formulrio fcil de usar. Uma folha de verificao um formulrio de papel no qual os itens a serem verificados j esto impressos, de modo que os dados possam ser coletados de forma fcil e concisa.

importante inicialmente garantir a objetividade na recolha de dados, definindo com preciso quais os dados sero necessrios recolher. Avaliar os resultados e os parmetros ou fazer leituras conduz a perdas de tempo, para que isso no acontea desenvolvido um formulrio ou ficha conveniente e bastante simples elaborado onde as perguntas se encontram perfeitamente definidas as quais permita a qualquer operador identificar rpido e correto quais os itens a registrar. 2.3.2 DIAGRAMA DE PARETO A idia do Diagrama de Pareto como objetivo eliminar todas as causas que influenciam diretamente no aumento de perdas de produo e as poucas causas que determinam muitas perdas, dessa forma, diminui-se substancialmente o desperdcio. As demais causas so relevadas, no entanto, se a causa de alguns poucos defeitos tem a soluo simples, deve ser executada e eliminada imediatamente. De acordo com KUME (1993: 22),
Os problemas de qualidade aparecem sob a forma de perdas (itens defeituosos e seus custos). extremamente importante esclarecer a forma de distribuio das perdas. A maioria deles deve-se a alguns poucos tipos de defeitos, que podem ser atribudos a uma pequena quantidade de causas. Assim, se as causas destes poucos defeitos vitais forem identificadas, poderemos eliminar quase todas as perdas concentrando-nos sobre estas causas principais, deixando de lado, numa abordagem preliminar, os outros defeitos que so muitos e triviais. Podemos resolver este tipo de problema de uma forma eficiente, atravs da utilizao do diagrama de Pareto.

Segundo RAMOS (2000: 100), O diagrama de Pareto usado quando preciso dar ateno aos problemas de uma maneira sistemtica e quando se tem um grande nmero de problemas e recursos limitados para resolv-los. 2.3.2 DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO (ISHIKAWA) O diagrama de causa-efeito, tambm chamado diagrama de Ishikawa ou de espinha de peixe, uma ferramenta simples muito utilizada em qualidade. um processo que permite a

Qualit@s Revista Eletrnica ISSN 1677 4280 Vol.14. No 1(2013)

analisar e identificar as principais causas de variao do processo ou da ocorrncia de um problema. Segundo RAMOS (2000: 98),
O diagrama de causa e efeito uma figura composta de linhas e smbolos, que representam uma relao significativa entre um efeito e suas possveis causas. Este diagrama descreve situaes complexas, que seriam muito difceis de serem descritas e interpretadas somente por palavras. Existem, provavelmente, varias categorias de causas principais. Freqentemente, estas recaem sobre umas das seguintes categorias: Mo-de-obra, Mquinas, Mtodos, Materiais, Meio Ambiente e Meio de Medio conhecidas como os 6Ms.

Para KUME (1993: 30), O diagrama de causa efeito mostra a relao entre uma caracterstica da qualidade e os fatores. O diagrama usado atualmente no apenas para lidar com as caractersticas da qualidade do produto, mas tambm em outros campos. 2.3.3 FLUXOGRAMA O fluxograma uma das primeiras ferramentas quando se pretende estudar um processo. o diagrama que tende a representar de uma forma simples, fcil e ordenada as varias fases do processo de fabricao ou de qualquer procedimento, funcionamento de equipamentos e sistemas. Os diagramas so constitudos por etapas seqenciadas de deciso e ao, onde cada um deles possui uma simbologia prpria que ajuda a compreender o sistema de sua natureza: inicio ao, deciso, etc. De aordo com RAMOS( 2000: 102) Grande parte da variao existente em um processo pode ser eliminada somente quando se conhece o processo de fabricao. Isto significa que a seqncia de produo, ou etapas, influenciam na variabilidade final das caractersticas do produto. A utilizao de fluxogramas permite identificar possveis causas e origens dos problemas que ocorrem nas linhas de processo de fabricao, verificando os passos desnecessrios no processo, efetuando simplificaes.

2.3.4 5W2H (PLANO DE AO) Em estudo (WERKEMA, 1995) menciona que a planilha 5W2H ou 4Q1POC uma ferramenta que auxilia no planejamento das aes que for desenvolver, ele constitudo de um relatrio por colunas, cada uma delas acompanhadas por um ttulo, palavras da lngua inglesa: Why (Por que?), What (O que?), Who (Quem?), When (Quando?), Where (Onde?), How (Como?) e How Much (Quanto?). Utiliza-se o 5W2H para assegurar e informar um conjunto de planos de ao, diagnosticar um problema e planejar aes. No quadro utilizado nesta ferramenta possvel visualizar a soluo adequada de um problema, com possibilidades de acompanhamento da execuo de uma ao. Buscando facilitar o entendimento atravs da definio de mtodos, prazos, responsabilidades, objetivos e recursos. Para Werkema (1995), a tcnica utilizada consiste em descrever o problema, definindo como ele afeta o processo, as pessoas e as conseqncias posteriores a estas situaes. Durante a execuo do Plano de Ao permite a voc saber todos os detalhes de quem quem, porque est fazendo e o que est fazendo.

Qualit@s Revista Eletrnica ISSN 1677 4280 Vol.14. No 1(2013)

3 ESTUDO DE CASO O processo da fabricao de embutidos composto basicamente por quatro etapas senda elas moagem, mistura ou homogeneizao, ensacamento ou embutimento e defumao. Este estudo ser direcionado no setor de ensacamento, pois o mesmo considerado o mais crtico da empresa e relacionar a mo de obra utilizada no processo. O processo produtivo da fbrica de embutidos de carne consiste em uma mquina em que faz o embutimento da massa, onde so necessrios operadores com alta habilidade com as mos, pois nesta fase que permanece a alta taxa perdas de produtos. O objetivo central deste artigo verificar a grande incidncia de perdas na produo, utilizando as ferramentas da qualidade consegue-se estudar todo o processo de fabricao de embutidos e indicar em qual setor ou pessoal esto os problemas. A empresa possui baixos nveis de automao nas mquinas, sendo um processo basicamente manual onde a mo de obra de cada operador o diferencial na produo, assim busca-se melhorar a produo diminuindo o tempo de fabricao, melhorando a qualidade do produto e reduzindo as perdas com o auxilio do CEP e das Ferramentas da Qualidade.

3.1 APRESENTAO DA EMPRESA E DO PRODUTO A pesquisa foi desenvolvida na Fbrica de Embutidos Ternovski localizada na cidade de Imbituva Paran, a qual atende as normas legais e os requisitos tcnicos, para as seguintes atividades destacando os principais produtos fabricados: lingia de carne bovina, lingia toscana, lingia de carne suna, lingia de carne suna defumada, lingia mista defumada, salame, salaminho, Krakvia, bacon e lombo suno defumado. A Fbrica possui o certificado da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Departamento de Fiscalizao e Defesa Agropecuria (DEFIS) e o Servio de Inspeo do Paran/Produtos de Origem Animal (SIP/POA), para comercio de embutidos e conservas. O processamento da matria-prima exige muito cuidado com as condies de higiene. preciso seguir rigorosamente as exigncias sanitrias dos rgos responsveis pela vigilncia sanitria e legalizao de cada Estado ou Municpio. Em alimentao denomina-se embutido a uma pea geralmente de carne picada e condimentada com ervas aromtica e diferentes especiarias que introduzida ("embutida") em pele de tripas de porco denominada envoltrio. 4 DESCRIO DA APLICAO DO CEP E DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE NA EMPRESA 4.1 INTRODUO A empresa estudada no possui nenhum sistema de gesto, nem um controle exato da produo. Para desenvolvimento da pesquisa foi realizado vrios brainstorming para definir os pontos principais para iniciar a pesquisa. Inicialmente foi realizado um estudo detalhado de todo o processo de fabricao, verificando matria-prima, mquinas, manuteno, treinamento dos operadores e metas, que podem influenciar no produto final. Primeiramente utilizou-se para avaliao do processo folhas de verificao. As folhas foram criadas para coleta de dados do processo e solicitou-se aos operadores que fizessem

Qualit@s Revista Eletrnica ISSN 1677 4280 Vol.14. No 1(2013)

coletas peridicas dos valores da produo. Os dados eram recolhidos e analisados, os quais tinham um papel importante para avaliao do processo, para verificar se houve alguma mudana e quais eram os principais problemas. Analisando os dados recolhidos das folhas de verificao notou-se que a produo melhorou, mas as perdas tenderam a aumentar. Agindo de uma forma preventiva busca-se com as Ferramentas da Qualidade manter um controle entre aumento de produo e perdas de produtos. A proposta para atingir o objetivo do artigo foi aplicar as ferramentas buscando proporcionar uma metodologia para pesquisa e coleta de informaes e apresent-las de forma sucinta e estruturada, criando todo um cronograma do processo verificado. Os procedimentos metodolgicos a e suas etapas so descritas a seguir.

4.2 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS E DESCRIO DAS ETAPAS O Controle Estatstico de Processo (CEP) se equivale de diversas ferramentas estatsticas e da qualidade sendo o Diagrama de Pareto, Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), 5W2H e Folha de Verificao, fundamentais para o desenvolvimento do projeto que serviram para o controle continuo do processo, permitindo que se alcance melhor qualidade, menor custo, maior capacidade de produo e desenvolver um plano de ao para variaes. Primeiramente foi realizado um estudo inicial dentro da empresa que consistiu em receber instrues sobre o funcionamento das mquinas e do processo de fabricao de embutidos, durante um perodo de trs semanas foi adquirido todas as informaes sobre o processo, buscando informaes sobre a produo e como funcionava o sistema de qualidade, manuteno e controle da produo da empresa. Adquirindo uma boa viso do processo e conhecendo todas as etapas de fabricao de embutidos foi possvel identificar os pontos crticos na produo. Verificando que houve um alto ndice de perdas foi executado um projeto para anular ou diminuir estes problemas e alcanar o objetivo. Para se atingir estes objetivos ser aplicado o seguinte procedimento metodolgico que composto pelas etapas: Primeira etapa consiste em definir as principais fases do processo de fabricao de embutido, desenvolvendo um Fluxograma do processo de fabricao para identificar o caminho real e ideal para um produto ou servio com o objetivo de identificar os desvios. Na segunda etapa desenvolvida uma Folha de Verificao que tem como objetivo analisar os dados e obter um maior controle da produo total, utilizando tcnicas univariadas, onde se obtm os valores de todos os produtos fabricados no determinado horrio, quantidade de perdas e tipo de produto fabricado durante o processo. Nesta etapa tambm realizada a coleta dos dados para controlar e acompanhar o processo de produo, a fim de proporcionar um levantamento de dados para melhorar a observao dos valores da produo, alm de inspecionar os produtos, para isso se utilizou a Folha de Verificao para a mquina de ensacamento. A terceira etapa desenvolvida uma planilha de fechamento de ms, onde so verificados os valores da produo total do dia e ms, as perdas de produtos ocorridas e as horas trabalhadas, alm de identificar a porcentagem de produtos bons e dos devidos produtos perdidos ou descartados. Posteriormente foi desenvolvida uma nova Folha de Verificao de controle de problemas com intuito de determinar qual a freqncia de cada problema encontrada nos produto durante o prazo de um ms de controle, a fim de buscar a soluo do problema.

Qualit@s Revista Eletrnica ISSN 1677 4280 Vol.14. No 1(2013)

Utilizando a Folha de Verificao de controle de problemas so definidos os principais problemas nos produtos, a partir deles se inicia a fase de desenvolvimento de outra pesquisa a fim de bloquear estes, para isso mantida a aplicao das Ferramentas da Qualidade. Na quarta etapa so levantadas informaes a partir das Folhas de Verificao indicando os principais problemas nos produtos onde se caracteriza os problemas analisando de forma a identificar as causas potenciais. Com a tabela de freqncia desenvolvida levantado incidncia de cada problema relacionado, totalizando as incidncias e acumulando a porcentagem delas, onde so priorizadas as causas potenciais verificando qual dos problemas influencia no aumento de perdas fsicas e materiais para a empresa. Na quinta etapa desenvolvido o Diagrama Ishikawa para explorar e indicar todas as causas possveis de uma condio ou um problema especfico indicado no caso, tambm consiste em definir quais os principais fatores que possam ser causadores dos problemas. A sexta etapa consiste em analisar o problema e tomar as aes necessrias para controlar as causas potenciais do mesmo. J estabelecido a meta que queremos alcanar, a partir dela traamos o melhor plano de ao para resolver os problemas priorizados. O plano de ao (5W2H) um conjunto que tem como objetivo de bloquear ou eliminar as causas fundamentais dos problemas. Na stima etapa verificado se o plano de ao trouxe melhorias, analisar os resultados obtidos, verificar se houve melhoras no processo, diminuio de perdas e conscientizao dos funcionrios em sempre melhorar. Indicar os pontos positivos no desenvolvimento do trabalho e quais foram os pontos fundamentais para desenvolvimento da pesquisa. 5 RESULTADOS DA PESQUISA Pode-se afirmar que os resultados obtidos neste estudo foram atingidio, pois ao iniciar o projeto houve dvidas se a pesquisa traria melhorias para uma microempresa, que neste caso no possui nenhum controle da produo. Ao decorrer da evoluo do projeto verificam-se as grandes mudanas na empresa, desde um melhor controle da produo e uma viso expandida dos pontos principais onde a empresa pode melhorar. A criao do fluxograma do processo de fabricao (Figura 1) influenciou de maneira determinante para definir os processos que fazem parte do sistema de produo. Os operadores concluram que o fluxograma uma ferramenta que auxilia na viso de todos os pontos do processo.

Qualit@s Revista Eletrnica ISSN 1677 4280 Vol.14. No 1(2013)

]
Figura 1: Fluxograma do processo da fabricao de embutidos na empresa em 2011

Fonte: Os autores

Como o processo praticamente manual, foi desenvolvida uma folha de verificao para a mquina principal da produo a qual a mais utilizada que neste caso de ensacamento. A Folha de verificao foi preenchida pelos funcionrios num perodo de treze dias no consecutivos de produo os quais podemos definir a produo mensal, notificando que a produo no feita todo dia, normalmente trs dias por semana, assim fecha-se um ms de controle da produo. Verificando os resultados obtidos com a Folha de Verificao da ensacadeira so encontradas variadas perdas na produo. Para tomar noo dos problemas, foi marcado um brainstorming com os funcionrios e nesta foi determinado quais os principais problemas que estavam ocorrendo nos produtos, para transferir as informaes com mais clareza foi desenvolvida uma tabela que representa o controle mensal da produo determinada como fechamento do ms. Neste brainstorming so destacados os principais problemas encontrados nos produtos durante o ms de janeiro que causaram perdas na produo, esses foram: produtos perdidos por rompimento, produtos defeituosos, massa pouco homogeneizada, produto com ar, produto com m defumao e outros.

Qualit@s Revista Eletrnica ISSN 1677 4280 Vol.14. No 1(2013)

10

Com a tabela de freqncia desenvolvida (Tabela 1) levantado incidncia de cada problema relacionado, onde acumulada a incidncia em uma ordem do maior para o menor, onde se obtm os clculos das freqncias de cada problema.
Tabela 1: Frequncia dos defeitos nos produtos da empresa pesquisada em 2011 PORCENTUAL TIPO DE DEFEITO QUANTIDADE SOMATRIA PORCENTUAL ACUMULADO PRODUTO PERDIDO POR ROMPIMENTO 98 98 42,98% 42.98% PRODUTO DEFEITUOSO 37 135 16,23% 59,21% MASSA POUCO HOMONEIZADA 29 164 12,72% 71,93% PRODUTO COM AR 25 189 10,96% 82,89% PRODUTO COM M DEFUMAO 31 220 13,60% 96,49% OUTROS 8 228 3,51% 100,00%

A B C D E F

Fonte: Pesquisa de Campo Em seguida desenvolvido o Diagrama Ishikawa (Figura 2) onde se busca explorar e indicar todas as causas possveis do problema especfico indicado, que no caso o problema de perda por rompimento determinado com alta taxa de perdas na produo.

Figura 2: Diagrama Ishikawa de perdas na produo da empresa pesquisada em 2011 Fonte: Pesquisa de Campo

a aplicao do Diagrama Ishikawa so obtidos os principais fatores que possam ser causadores desse determinado problema, com um estudo mais detalhado conseguiu identificar o principal causador que neste caso a falta de treinamento do operador, como o processo basicamente manual o operador pode ser umas das principais fontes de perdas e possivelmente a falta de manuteno preventiva das mquinas possam colaborar em parte nas perdas. Definido os principais causadores dos vrios problemas nos produtos, feito um brainstorming com todos da empresa no qual feito uma proposta de melhoria, indicando quais os principais problemas e quais as aes necessrias para reverter essa situao. Com o aval e a colaborao do gestor proprietrio e funcionrios foi executado um plano de ao para melhorias no processo de fabricao. J definido os principais causadores dos problemas, aplicado ferramenta da qualidade 5W2H a fim de tomar as aes necessrias para controlar as causas potenciais do mesmo (Tabela 2). desenvolvido um plano de ao para anular os principais problemas causadores de perdas que no caso falta de treinamento e falta de manuteno preventiva.

Com

Qualit@s Revista Eletrnica ISSN 1677 4280 Vol.14. No 1(2013)

11

Tabela 2: 5W2H Plano de Ao dos problemas potenciais da empresa estudada em 2011


RESPONSVEL: JONAS MAICZUK O QUE - WHAT POR QUE - WHY QUEM - WHO QUANDO WHEN DIAS 7, 10 E 11 DE MARO DE 2011, DAS 13:00 S 13:30 ONDE WHERE DATA: 03/03/2011 QUANTO - HOW COMO - HOW MUCH ATRAVS DA APRESENTAO DE CUSTO ZERO FLUXOGRAMA, EMPRESA, GRFICOS E ASSUMIDO PELO FOLHAS DE ALUNO VERIFICAO

DAR TREINAMENTO AOS FUNCIONRIOS DA PRODUO

CAPACITAR PARA REDUZIR PERDAS NA PRODUO

OS AUTORES RESPONSVEIS PELA PESQUISA

NA PRPRIA EMPRESA

FAZER MANUTENO NAS MQUINAS

EVITAR E DIAS 5, 6, 12 REDUZIR OS AUTORES E 13 DE RISCOS DE RESPONSVEIS MARO DE QUEBRAS E PELA 2011, DAS PARADAS DE PESQUISA 9:00 S EQUIPAMENTOS 11:31 NO PREVISTOS

NA PRPRIA EMPRESA

REALIZANDO A MANUTENO DOS CUSTO ZERO EQUIPAMENTOS, EMPRESA, REGULAGEM, ASSUMIDO PELO LUBRIFICAO E ALUNO SUBSTITUIO DE PEAS

Fonte: Autoria Prpria

Com o conhecimento profissional na rea assistncia tcnica, foi executada a manuteno geral dos equipamentos, principalmente na ensacadeira a fim de verificar e prevenir qualquer problema que possa ocorrer. Na manuteno efetivada houve a necessidade da troca de um rolamento, pois estava com barulho e vibrao, alm da lubrificao de todo o equipamento e regulagem dos parmetros. As mquinas que necessitavam de troca de peas que somente so disponveis na fbrica ou uma revendedora eram notificadas que estavam com problemas e posteriormente chegada das peas eram revisadas. Em seguida foi desenvolvido um treinamento aos funcionrios, que composto por uma apresentao simples do funcionamento das mquinas, fluxograma, grficos, folhas de verificao e debate indicando os principais problemas, como eles surgem e como podem ser eliminados. Como os horrios de produo variavam muito e os funcionrios no tinham horrio de chegada e sada, outro objetivo deste treinamento foi definir um horrio exato de produo, que ficou definido assim: horrio da manh das oito e trinta s onze e trinta, horrio da tarde das treze e trinta s dezoito, definindo assim um horrio exato de inicio e fim de produo. O treinamento dos funcionrios foi realizado em trs dias, com durao de 20 a 30 minutos por dia. Aps esse treinamento se iniciou novamente a produo controlada, iniciando o controle em 14 de maro e estendida at 11 de abril de 2011 em modo de se fechar um ms, para fazer uma comparao com os meses anteriores que no caso so os meses de janeiro e fevereiro, no qual o ms de janeiro decorreu do dia 03 ao 31 e o ms de fevereiro do dia 02 ao 28. Acabando o ms, as folhas de Verificao foram recolhidas e verificadas, executado o fechamento do ms obtido um resultado relevante mesmo havendo ainda uma porcentagem de perdas, a dificuldade de reduzir a zero os defeitos difcil por ser um processo que no tem total automatizao. Verificando as Folhas de Verificao da ensacadeira e de controle de defeitos (Tabela 3 e 4) observa-se a diminuio de defeitos, que em comparao com os outros meses, teve uma alta reduo.

Qualit@s Revista Eletrnica ISSN 1677 4280 Vol.14. No 1(2013)

12

Tabela 3: Folha de Verificao Ensacadeira (Maro-Abril) na empresa pesquisada em 2011


MARO/ABRIL DATA 14/mar 16/mar 18/mar 21/mar 23/mar 25/mar 28/mar 30/mar 01/abr 04/abr 06/abr 08/abr 11/abr HORRIO MANH INICIO FIM 08:32 11:29 08:35 11:30 08:33 11:28 08:40 11:15 08:43 11:10 08:33 11:09 08:37 11:17 08:31 11:18 08:30 11:13 08:35 11:28 08:36 11:30 08:31 11:25 08:35 11:27 HORRIO TARDE INICIO FIM 13:45 17:42 13:32 17:25 13:37 17:12 13:41 17:33 13:39 17:28 13:33 17:39 13:35 17:40 13:35 17:29 13:40 17:42 13:33 17:18 13:49 17:55 13:52 17:51 13:32 17:54 QUANTIDADE DE PRODUTOS PRODUO TOTAL 603 684 663 653 592 608 713 688 616 661 673 645 672 PERDAS 7 11 12 8 3 7 10 9 5 7 8 11 5 PRODUTO EMBUTIDO MISTO EMBUTIDO MISTO EMBUTIDO MISTO EMBUTIDO MISTO EMBUTIDO MISTO EMBUTIDO MISTO EMBUTIDO MISTO EMBUTIDO MISTO EMBUTIDO MISTO EMBUTIDO MISTO EMBUTIDO MISTO EMBUTIDO MISTO EMBUTIDO MISTO

Fonte: Pesquisa de Campo

Tabela 4: Folha de Verificao controle de problema (Maro-Abril) na empresa pesquisada em 2011


TIPO DE DEFEITO PRODUTO COM AR PRODUTO COM M DEFUMAO PRODUTO DEFEITUOSO PRODUTO PERDIDO POR ROMPIMENTO MASSA POUCO HOMOGENEIZADA OUTROS TOTAL DE PERDAS NO DIA MS: MARO - ABRIL/2011 0 0 2 4 0 1 7 14/mar 2 0 3 5 0 1 11 16/mar 2 4 1 2 2 1 12 18/mar 1 3 2 2 0 0 8 21/mar 0 0 1 2 0 0 3 23/mar CONTAGEM 1 0 2 2 1 1 7 25/mar 0 0 3 4 3 0 10 28/mar 2 0 4 3 0 0 9 30/mar 1 0 2 2 0 0 5 01/abr 1 0 1 2 3 0 7 01/abr 0 3 1 4 0 0 8 06/abr 4 0 0 2 3 2 11 08/abr 0 0 1 4 0 0 5 11/abr TOTAL DO MS 14 10 23 38 12 6 103

Fonte: Pesquisa de Campo

Como pode ser observado nas folhas de verificao, os resultados obtidos foram relevantes, a diferena de perdas entre os meses foram grandes, do primeiro ms da pesquisa para o terceiro ms a diferena de perdas foi reduzido aproximadamente em 200%. Com a ficha de fechamento de ms (Tabela 5) verificou-se um aumento na produo assim como uma reduo nos defeitos e ainda uma leve reduo no tempo de trabalho.
Tabela 5: Planilha fechamento do ms (Maro-Abril) da produo na empresa pesquisada em 2011
HORAS TRABALHADAS - MS MARO/ABRIL DATA MANH TARDE TOTAL 14/mar 02:57 03:57 06:54 16/mar 02:55 03:53 06:48 18/mar 02:55 03:35 06:30 21/mar 02:35 03:52 06:27 23/mar 02:27 03:49 06:16 25/mar 02:36 04:06 06:42 28/mar 02:40 04:05 06:45 30/mar 02:47 03:54 06:41 01/abr 02:43 04:02 06:45 04/abr 02:53 03:45 06:38 06/abr 02:54 04:06 07:00 08/abr 02:54 03:59 06:53 11/abr 02:52 04:22 07:14 TOTAL 36h e 08 min 51h e 25 min 87h e 33 min PRODUO 603 684 663 653 592 608 713 688 616 661 673 645 672 8471 DADOS DA PRODUO PERDAS % DA PRODUO 7 98,839 11 98,392 12 98,190 8 98,775 3 99,493 7 98,849 10 98,597 9 98,692 5 99,188 7 98,941 8 98,811 11 98,295 5 99,256 103 98,784 %DE PERDAS 1,161 1,608 1,810 1,225 0,507 1,151 1,403 1,308 0,812 1,059 1,189 1,705 0,744 1,216

Fonte: Pesquisa de Campo

Em virtude disso, verifica-se que eficcia do plano de ao foi expressiva, os resultados obtidos com a aplicao do CEP, j no incio do estudo de caso, indicaram uma mudana no comportamento dos funcionrios e do gestor proprietrio da empresa os quais

Qualit@s Revista Eletrnica ISSN 1677 4280 Vol.14. No 1(2013)

13

passaram a ter uma viso da importncia na preocupao com a qualidade do produto e do sistema produtivo do qual fazem parte. Logo, os resultados da aplicao do CEP com auxilio das ferramentas da qualidade preparam a empresa para o crescimento, a fim de fornecer seus produtos para grandes clientes, os quais exigem certos padres de qualidade. 6 CONCLUSO O objetivo geral deste artigo foi analisar a aplicao das Ferramentas da Qualidade ligadas ao CEP, realizando um estudo de caso em uma pequena empresa do ramo crneo inerente a percepo, aplicabilidade, metodologia e uso das ferramentas de controle de qualidade. Os resultados verificados com a aplicao das Ferramentas da Qualidade e do Controle Estatstico de Processo (CEP) no incio da pesquisa j indicavam uma mudana no pensamento e no comportamento dos indivduos da empresa os quais passaram a visualizar a importncia da qualidade do produto e do sistema de produo. Com a anlise dos grficos e tabelas desenvolvidas verificou-se que os resultados obtidos foram expressivos durante todo o perodo de estudo, superando o esperado, atingindo um melhor controle contnuo do processo, permitindo que se alcance melhor qualidade, menor custo, maior produtividade e desenvolver um plano de ao para variaes. Ao decorrer da evoluo do artigo foram verificadas as grandes mudanas na empresa, desde um melhor controle da produo, viso expandida dos pontos principais onde se pode melhorar alm de demonstrar o valor do CEP e das Ferramentas da Qualidade para melhoria da qualidade e da produtividade em uma empresa de pequeno porte. REFERNCIAS CABURON, J. Aplicao do controle estatstico de processo em uma indstria do setor metal-mecnico: um estudo de caso. Artigo, XIII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 6 a 8 de Novembro de 2006. INDEZEICHAK, V. Anlise do controle estatstico da produo para empresa de pequeno porte: um estudo de caso. : Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) Departamento de Pesquisa e Ps-Graduao. Ponta Grossa: Universidade Tecnolgica Federal do Paran, 2005. KUME, H. Mtodos estatsticos para melhoria da qualidade. 11. ed. So Paulo: Editora Gente, 1993. 245 p. MARTINS, M.E.A. Aplicao da ferramenta controle estatstico de processo em uma indstria de embalagens. Monografia (Ps-Graduao em Gesto Industrial) Gerncia de Pesquisa e Ps-Graduao. Ponta Grossa: Universidade Tecnolgica Federal do Paran, 2007. MONTGOMERY, D.C. Introduo ao controle estatstico de qualidade. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 513 p. PALADINI, E.P. Avaliao estratgica da qualidade. So Paulo: Atlas, 2002. 246 p. RAMOS, A.W. CEP para processos contnuos e em bateladas. So Paulo: Fundao Vanzolini, 2000.

Qualit@s Revista Eletrnica ISSN 1677 4280 Vol.14. No 1(2013)

14

ROSRIO, M. B. do. Controle estatstico de processo: um estudo de caso em uma empresa da rea de eletrodomsticos. Dissertao ( Mestrado em Engenharia de produo) Departamente de ps-Graduao. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004. VIEIRA, S. Estatstica para a qualidade: como avaliar com preciso a qualidade em produtos e servios. Rio de Janeiro: Campus, 1999. WERKEMA, M.C.C. As ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG; Fundao Christiano Ottoni, 1995. 108 p.

Vous aimerez peut-être aussi