Vous êtes sur la page 1sur 4

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Cincias Jurdicas Departamento de Direito Disciplina: Direito Administrativo II Professor: Carlos Alberto

da Costa Dias E-mail: costadias@gmail.com

IDENTIFICAO DA DISCIPLINA Cdigo DIR 5524 Carga Horria: 72 horas-aula Perodo Letivo: 2014.1 Turma: Noturno e Diurno Horrio: (diurno) 3 e 4 das 10h10min s 11h50min (noturno) 2 s 18h30min s 20h10min e 4-feiras das 20h20min s 22h EMENTA: Agentes Pblicos. Teoria geral do ato administrativo. Licitaes. Contratos administrativos. Responsabilidade extra-contratual do Estado. Controle da Administrao pblica. OBJETIVO GERAL: Desenvolvimento do esprito cientfico e pensamento reflexivo, tico e emancipador do ser humano. Delineamento da conexo entre a atuao prtica do Direito Administrativo e os respectivos conceitos e princpios. Reconhecimento desses conceitos e princpios no contexto da doutrina e da jurisprudncia ptrias. OBJETIVOS ESPECFICOS: Identificao sistemtica do Estado, de seus rgos e de sua atuao, sob a perspectiva dogmtica, assim como contextualizao do Direito Administrativo no mbito do Direito Constitucional e dos princpios que regem a Administrao Pblica. I - METODOLOGIA Aula expositiva-dialogada com nfase ao estmulo do debate por meio de leituras orientadas, trabalhos individuais e em grupo (em sala de aula e extraclasse). O acadmico dever trazer aula a Constituio Federal e a legislao relativa unidade estudada. II - AVALIAO O acadmico ser avaliado com base nos seguintes critrios:

1. Primeira Avaliao: Aps a atribuio de um tema listado pelo professor, o acadmico dever ler a seu respeito na bibliografia bsica, com ajuda dos ndices remissivos. S ento partir para pesquisar o assunto em outras revistas e autores, podendo tomar como referncia os fundamentos de pesquisa anotados em nota de rodap pela bibliografia j conhecida. A pesquisa reside em aprofundar o tema com a pesquisa e a entrega de cpia de artigos publicados em revistas especializadas (entre elas: Revista de Direito Administrativo, Revista de Direito Pblico, Revista Trimestral de Direito Pblico, Cadernos de Direito Constitucional e Cincia Poltica, Revista de Informao Legislativa e Revista Brasileira de Direito Pblico. Seja na hiptese das revistas sugeridas, seja na hiptese de revistas alm das sugeridas, o aluno dever antes verificar se o tema pesquisado j no foi suficientemente abordado pela bibliografia bsica. Tratando-se de pesquisa redundante com a bibliografia bsica, ou que no acrescente em profundidade para discusso do tema, a pesquisa no ser considerada para efeito de avaliao. 5 cpias de excertos doutrinrios: livros no indicados neste programa; 5 acrdos na ntegra, preferencialmente de tribunais superiores; ntegra da legislao especfica de regncia. O acadmico redigir e entregar digitado com o material pesquisado uma sntese, no superior a trinta linhas, das divergncias doutrinrias e jurisprudenciais, com indicao precisa da legislao, doutrina e jurisprudncia relacionadas. No transcreva texto de lei, doutrina, jurisprudncia, pois estas permancero anexas, podendo o aluno grifar nas cpias os pontos que considera relevantes para confrontao na sntese. No faa parfrase do que leu. Se o artigo tratar de vrios assuntos alm do seu interesse especfico, no procure tratar de todos os temas abordados por todos os autores. Crie o seu foco de ateno para um assunto que oferea dificuldade para os autores. Este trabalho uma pesquisa e no uma compilao. No faa introduo (especialmente as vagas e genricas) como se o leitor estivesse tendo o primeiro contato com o tema. O acadmico est escrevendo para o professor, da admitir que o contedo da bibliografia bsica seja de conhecimento de ambos e no precise ser repetido. A pesquisa ocupar-se- exclusivamente com aquilo que no foi ou no est em consonncia com a bibliografia bsica. No junte pesquisa (material) ou disserte sobre tema que no tenha absoluta pertinncia com o tema, ou seja, em outras palavras, que no contribua diretamente para aprofundamento do tema, ou que crie hiptese de exceo, de concesso ou de divergncia com uma opinio.

Prazo para entrega: 3 semanas, a partir da diviso dos temas. 2

No sero aceitos trabalhos entregues intempestivamente, com a conseqente atribuio de nota zero, facultada a entrega, no entanto, por terceiro.

2. Segunda Avaliao: Prova escrita: ltimo dia de aula. Contedo: todo o programa do curso. OBSERVAES: 1. A nota relativa falta justificada avaliao ficar suprida com nova prova, mediante requerimento escrito, em data a ser designada. 2. Os pedidos de reviso de avaliao, devidamente fundamentados, devero ser protocolados na Secretaria Acadmica no prazo regimental. 3. A ausncia do acadmico a 25% do total de horas-aula implicar sua reprovao sem avaliao por prova, com fundamento no artigo 47, pargrafo 3., da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, combinado com o artigo 73 do Regimento Interno da Universidade Federal de Santa Catarina. A presena ser aferida mediante chamada; a ausncia chamada significa a falta do aluno. 4. Este Plano de Ensino poder ser modificado segundo critrio do docente.

III - CONTEDO PROGRAMTICO 1. AGENTES PBLICOS: regime jurdico, classificao, cargo, emprego e funo. Acesso, remunerao, aposentadoria, estabilidade, despesa com pessoal. Provimento, vacncia, direitos, deveres e proibies. Responsabilidade civil, administrativa e penal 2. ATO ADMINISTRATIVO: Conceito, elementos e atributos. Teoria dos motivos determinantes. Teorias do desvio de poder Classificao. Atos em espcie Discricionariedade e vinculao Extino dos atos administrativos 3. LICITAO: Conceito e princpios Procedimentos, etapas e julgamento Obrigatoriedade, Modalidade e Tipos Prego eletrnico Dispensa Inexigibilidade Recurso administrativo, anulao e revogao 4. CONTRATO ADMINISTRATIVO: Conceito e caractersticas. Mutalibilidade e equilbrio econmico-financeiro. Teorias. Modalidade e instrumentos contratuais Clusulas exorbitantes e resciso 5. RESPONSABILIDADE EXTRA-CONTRATUAL: Evoluo e teorias. Excludentes e atenuantes da responsabilidade. Responsabilidade por ato legislativo e judicial. Reparao do dano. Prescrio

6. RESPONSABILIDADE DE GESTO. Controle administrativo. Controle externo.Prestao de contas. Transparncia e equilbrio: limites e fiscalizao; improbidade administrativa: elementos constitutivos e sanes, crime de responsabilidade.

BIBLIOGRAFIA BSICA: ARAJO, Edmir Netto de. Curso de Direito Administrativo. 2ed. So Paulo: Saraiva, 2006. p. 987-999. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 32. ed. So Paulo: Malheiros, 2006. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 19. ed. So Paulo: Atlas, 2006. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 21. ed. So Paulo: Malheiros,

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR (disponvel em rede): 1. GORDILLO, Agustn. Tratado de Derecho Administrativo: Parte General. Tomo 1. 8. ed. Buenos Aires: F.D.A., 2003. 2. ____________. Tratado de Derecho Administrativo: La Defensa del Usuario y del Administrado. Tomo 2. 6. ed. Buenos Aires. F.D.A., 2003. 3. ____________. Tratado de Derecho Administrativo: El Acto Administrativo. Tomo 3. 6 ed. e 1. ed. brasileira. San Pablo e Belo Horizonte: F.D.A. e Editora Del Rey, 2003.

Vous aimerez peut-être aussi