Vous êtes sur la page 1sur 13

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

CONTEDOS IMPORTANTES NA DISCIPLINA ESTUDOS SOCIAIS NO COLGIO PEDRO II: POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS A PARTIR DE DOCUMENTOS CURRICULARES E PORTARIAS AVALIATIVAS DO 5 ANO DE ESCOLARIDADE

Luciene Maciel Stumbo Moraes Colgio Pedro II Resumo: Inserido em um contexto no qual a preocupao com o conhecimento escolar via contedos de ensino parece pouco trazida para discusso nas pesquisas em Educao, este artigo busca refletir sobre este conhecimento nos processos formativos na/da Educao Bsica. Concentrando o foco de anlise nos Documentos Curriculares e Portarias que regulam os Estudos Sociais na busca por construir um mapa desta disciplina no quinto ano de escolaridade das Unidades I do Colgio Pedro II. Em linhas gerais, este texto rene alguns recortes de minha dissertao de mestrado que buscou, como objetivo central, compreender e analisar o que tem sido fixado enquanto contedo importante pelos professores, orientadores e coordenadores do 5 ano de escolaridade no Colgio citado, evidenciando o papel desempenhado pela relao do contedo com o conhecimento escolar, nas esferas da transposio didtica e na construo discursiva sobre a prpria disciplina. Tal discusso parece atual quando pensamos na existncia de polticas governamentais avaliativas que associam o rendimento dos alunos uma suposta qualidade da educao. Nesse sentido, esta discusso ganha relevncia social ao se inserir nos domnios do jogo poltico, relacionando-se intrinsecamente aos currculos que so trabalhados nas escolas, pois se admitimos um possvel apagamento da preocupao com os contedos nas pesquisas educacionais atualmente, nas avaliaes escolares, os contedos se mantm em pauta associados a idia de qualidade. Assim, assumo uma perspectiva que percebe a escola como um lugar de produo de conhecimento, mas lugar este que o produz envolvendo questes sociais e polticas mais amplas. Palavras chave: Estudos Sociais; Educao Bsica; Currculo; Colgio Pedro II.

Junqueira&Marin Editores Livro 1 - p.003442

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

Inserido em um contexto no qual a preocupao com o conhecimento escolar via contedos de ensino parece pouco trazida para discusso nas pesquisas em Educao e considerada de relevncia em um momento em que a escola encontra-se sob suspeita (GABRIEL, 2008); este artigo rene recortes de minha dissertao de mestrado, buscando refletir sobre o conhecimento nos processos formativos na/da Educao Bsica. Concentrando o foco de anlise nos Documentos Curriculares e Portarias que regulam os Estudos Sociais, busco construir um mapa dos contedos desta disciplina no quinto ano de escolaridade das Unidades I do Colgio Pedro II, evidenciando o papel desempenhado pela relao do contedo com o conhecimento escolar, nas esferas da transposio didtica e na construo discursiva sobre a disciplina. Tal discusso parece atual quando pensamos na existncia de polticas governamentais avaliativas que associam o rendimento dos alunos a uma suposta qualidade da educao. Nesse sentido, esta discusso ganha relevncia social ao se inserir nos domnios do jogo poltico, relacionando-se intrinsecamente aos currculos que so trabalhados nas escolas, pois se admitimos um possvel apagamento da preocupao com os contedos nas pesquisas educacionais atualmente, nas avaliaes escolares, os contedos se mantm em pauta associados a idia de qualidade. Assim, assumo uma perspectiva que percebe a escola como um lugar de produo de conhecimento, mas lugar este que o produz envolvendo questes sociais e polticas mais amplas. Nesse sentido, o artigo busca refletir sobre a disciplina escolar Estudos Sociais nas Unidades I do Colgio Pedro II a partir de Documentos Curriculares que versam sobre a disciplina em questo e Portarias Avaliativas de referncia. Concentrei minha ateno no Colgio Pedro II inicialmente por trs motivos: pelo fato desta instituio federal contemplar os anos iniciais da educao bsica e ser considerada referncia de qualidade de ensino propedutico em um momento em que a questo da qualidade de ensino discutida amplamente por diferentes setores sociais. Por serem as Provas Institucionais de Estudos Sociais do Colgio Pedro II indcios de uma sntese discursiva de questes que envolvem contedos de reas disciplinares ressignificadas no ambiente escolar. E, por ltimo, pelo fato da escola federal apresentar portarias que regulamentam provas comuns nas diferentes unidades obrigando a anuncia da chefe de departamento, sendo a ltima portaria do ano de 2007, reiterada no ano de 2008 e vigente at a presente data.

Junqueira&Marin Editores Livro 1 - p.003443

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

A escolha pelo 5 ano de escolaridade tambm se justificou pelo fato deste ano representar o final do 2 ciclo do Ensino Fundamental, sendo o ltimo ano de frequncia dos alunos nas chamadas unidades I da escola, popularmente conhecidas como Pedrinhos. Assim, a primeira pedra encontrada, aps um longo momento de curiosidade investigativa foi uma dificuldade de ordem semntica. O que a palavra contedo poderia significar nesta investigao e qual sentido de conhecimento tenderia a fixar? Nessa perspectiva, importa pensar que a prpria palavra contedo polissmica, sendo interessante atribuir um significado para o termo contedo. Decidi atribuir a eles centralidade como objetos no palpveis do processo de ensino aprendizagem capazes de representar e apreender o mundo em significados. Os contedos so entendidos, ento, como estabilidades provisrias de sentidos sobre fenmenos sociais e naturais, comprometidos com questes de ordem scio-poltico-culturais. Assim, os contedos podem garantir dentro da cadeia de equivalncia (LACLAU, 2010) do conhecimento escolar fluxos de cientificidade que os legitimam perante as demandas sociais. Outro desafio investigativo foi a assuno do uso da disciplina Estudos Sociais, visto que no Pedro II, instituio federal escolhida para anlise, esta disciplina ministrada; mas nos prprios Parmetros Curriculares Nacionais aparece a dissociao entre Histria e Geografia, apesar de ser resguardada a possibilidade de trabalho interdisciplinar. Escolhi utilizar esta nomenclatura porque o prprio Projeto Poltico Pedaggico da escola reconhece a orientao dos PCNs e afirma que o mesmo traz contribuies, mas deixa claro fazer a opo pela disciplina Estudos Sociais. Considerando que uma das principais dificuldades no ensino de qualquer disciplina escolar a da seleo e organizao de seus contedos, visto que ao trazer um deles para a pauta do que seria escolar e deixar outro de fora, acredito que os sujeitos mobilizam diferentes sentidos de verdades sobre o escolar e, inclusive, sobre o acadmico. Sendo assim, a proposta de pesquisa foi se configurando movida pela tentativa de compreenso do que seria um contedo importante para ser ensinado em Estudos Sociais, visto que uma disciplina que traz consigo questes conceituais e axiolgicas, intrinsecamente ligadas a disputas por sentidos de mundo, inscrita em discusses de carter poltico. Assim, a categoria contedo importante foi se delineando a partir da significao do prprio termo contedo em sua conjugao com um adjetivo que acentua, de certo modo, a idia de escolha pelo que seria imprescindvel ensinar e deveria estar presente em documentos.

Junqueira&Marin Editores Livro 1 - p.003444

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

Assim, este trabalho no busca apenas assumir a centralidade dos contedos escolares nas anlises dos processos avaliativos da disciplina Estudos Sociais, mas busca tambm compreender a prpria lgica de construo de sentidos de importncia a partir da seleo e organizao destes contedos no processo de constituio do conhecimento escolar a partir de uma instituio especfica. Nesse sentido, acreditamos ser profcua a ressignificao de uma discusso iniciada no Brasil, nos anos 80, a respeito do acesso aos contedos escolares, pois fazer uso do adjetivo importante significa partir de outro paradigma na busca da compreenso da significao e apropriao dos contedos nos processos de constituio do conhecimento escolar. Nessa perspectiva, no seria inovador assumir a centralidade dos contedos nas anlises dos processos do conhecimento, uma vez que esse tipo de enfoque j esteve presente, exemplificadamente, na teoria crtica-social dos contedos, ocupando posio hegemnica nas pesquisas no campo educacional brasileiro, na dcada de 80. Segundo Gabriel (2003), os partidrios dessa corrente, os chamados conteudistas, afirmavam que a escola tem como funo especfica transmitir contedos comuns a todos, independentemente das diferenas socio-culturais. Assim, defendia-se a possibilidade de uma fora transformadora da escola, porque seria atravs do domnio dos contedos trabalhados pela mesma que as crianas das chamadas classes populares poderiam estar preparadas para combater as injustias sociais impostas. Tal defesa teria passado pelo resgate dos contedos escolares, que, segundo eles, teriam sido minimizados diante do privilgio das metodologias nas propostas pedaggicas. O elemento diferencial desta pesquisa, ento, consiste na considerao da necessidade de problematizao dos contedos escolares no mbito da disciplina Estudos Sociais, em seu comprometimento com as questes polticas e culturais de seu tempo e espao; e em sua relao diferenciada com saberes que servem de referncia na construo do conhecimento escolar. Assim, assumo a fertilidade terica da reflexo sobre o argumento pedaggico da interdisciplinaridade epistemolgica atravs dos processos de seleo e organizao dos contedos na disciplina Estudos Sociais. Tal disciplina est presente no currculo do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental no Colgio Pedro II desde a criao da Primeira Unidade I So Cristvo no ano de 1984. Acredito ser interessante destacar que a escolha por esta disciplina foi resultado de encontros e discusses a respeito da organizao curricular dentro de uma nova proposta pedaggica que se buscava construir para a implantao deste nvel de ensino e resultado tambm das reflexes do 1 Encontro Pedaggico

Junqueira&Marin Editores Livro 1 - p.003445

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

(1979) que trazia como slogan, justamente, O novo velho Pedro II. Um dos objetivos do Encontro era a elaborao dos programas de cada uma das disciplinas que compunham o currculo da escola a serem seguidos em todas as Unidades Escolares, ou seja, a preocupao com o que ensinar e como direcionar o trabalho pedaggico em cada uma das unidades representa uma herana de longa data na escola.
Na dcada de 1980, na pretenso desesperada de se apropriar de um passado do qual se tem saudade (Jameson, apud Ball, 1994), o Colgio passou por uma srie de mudanas determinadas por um Plano Decenal resultado da realizao do 1 Encontro Pedaggico, em 1979. Das mudanas, a que mais interessou ao objeto que aqui delimitei foi a produo do Plano Geral de Ensino PGE. Transformado em guia curricular para todas as Unidades Escolares que compunham/compem o Colgio Pedro II So Cristvo, Humait, Engenho Novo, Tijuca e Centro , visava a definir a grade curricular, os programas de cada uma das disciplinas, os critrios de avaliao e os objetivos gerais da escola. Revistos periodicamente para nova edio, cada um dos departamentos ficou encarregado de propor alteraes para as diferentes disciplinas. (OLIVEIRA, 2006, p.48)

As edies dos Planos Gerais de Ensino sucederam-se at os anos finais do sculo passado, quando se iniciam as discusses em torno da construo de um Projeto Poltico Pedaggico que pretendia realizar alteraes no currculo do colgio para atender s novas demandas da poltica educacional de um Brasil que se redemocratizava. A caracterstica atpica de constituir-se como nica escola federal de ensino fundamental e mdio com status definido constitucionalmente contribuiu para a mudana de formato dos antigos guias curriculares, recontextualizando os contedos. Pensando justamente na preocupao com uma certa padronizao nos contedos escolares entre as Unidades I e refletindo tambm sobre a disciplina Estudos Sociais, talvez no por acaso, o Plano Geral de Ensino produzido entre os anos 96 e 97, apresente a disciplina Estudos Sociais, seus objetivos, contedos e estratgias didticas realizando, apenas no 5 ano de escolaridade, a separao entre as disciplinas Histria e Geografia, as nicas apontadas no Plano como reas disciplinares de referncia diferentemente do que ocorrer no Projeto Poltico Pedaggico do colgio (2002). O PGE desses anos representa o dcimo de uma srie iniciada em 1981 e mesmo nos objetivos gerais por srie, na antiga 4 srie, hoje quinto ano, separava as disciplinas Histria e Geografia, ainda que apontasse a importncia da interdisciplinaridade. Apesar da proposta de implantao da disciplina Estudos Sociais como uma disciplina que estaria para alm das fronteiras disciplinares, recebendo contribuies da Antropologia, da Sociologia, da Poltica, da Histria e da Geografia, num colgio de tradio disciplinar, a busca pela integrao de disciplinas representa um processo complexo, onde coexistem os ideais de integrao e a forte influncia disciplinar da Histria e da

Junqueira&Marin Editores Livro 1 - p.003446

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

Geografia. Ressaltando-se o grande enfoque atribudo disciplina Histria como podemos observar nos objetivos gerais da disciplina Estudos Sociais e nas tabelas 1 e 2 presentes nos anexos. A primeira apresenta os contedos, objetivos e estratgias da disciplina Geografia e a segunda da disciplina Histria. Cabe ressaltar que durante os anos 96 e 97, os educadores brasileiros estavam pensando sobre os Parmetros Curriculares Nacionais, cabendo assinalar tambm que os PCNs optam pelas disciplinas Histria e Geografia, se afastando da nomenclatura Estudos Sociais. Decidi, neste artigo, iniciar a anlise dos contedos presentes em documentos institucionais pelo PGE desses anos, devido a concomitncia com as discusses em torno da produo dos PCNs; visto que o Colgio Pedro II faz parte da rede federal de ensino e sente a necessidade de repensar sua grade curricular, o que se expressa na seguinte passagem retirada do Plano:
Movido pela necessidade de se superar, j que visto como um paradigma de escola pblica brasileira de ensinos fundamental e mdio, o colgio Pedro II procura se instrumentalizar na interdisciplinaridade, na avaliao e na reviso curricular, preparando-se no somente para a reforma que o MEC e o Congresso Nacional organizam para o ano vindouro, mas tambm para a Educao que o novo milnio nos exigir. (PGE, 1996/1997, p. 5)

Este trecho do PGE pode apontar as intrnsecas relaes que se estabelecem entre o MEC e o Colgio, ressaltando demandas polticas que ecoam nas decises institucionais. Pode evidenciar ainda, a apreenso com a grade curricular e os processos avaliativos, preocupaes que tambm rondam o processo de criao dos PCNs. Segundo o Projeto Poltico Pedaggico da instituio (impresso em 2002), nos Planos Gerais de Ensino de Estudos Sociais das dcadas de 80 e 90 o trabalho da disciplina estava fundamentado em uma abordagem linear dos contedos, demonstrando uma pressuposio de que era preciso dominar alguns contedos para compreender outros. A partir da escrita do PPP, no ano de 2002, o currculo da disciplina Estudos Sociais passou a ser organizado baseado no desenvolvimento das seguintes competncias gerais considerando como referencial terico Philippe Perrenoud:
(1)Relacionar noes de diferena e semelhana, de continuidade e de permanncia, no tempo e no espao, para a constituio de uma identidade individual, coletiva e social; (2)compreender as diversas formas de relaes sociais, observando que as histrias individuais se integram e fazem parte do que se denomina histria nacional e de outros lugares; (3) apropriar-se de informaes histricas relevantes, na inteno de: -estabelecer identidade e diferenas com os outros indivduos e com grupos sociais presentes na realidade vivida; -formular algumas explicaes para questes presentes e passadas; (4) conhecer histrias de outros tempos relacionadas com o espao em que vive, possibilitando a compreenso de si mesmo e da vida coletiva de que faz parte; (5)interpretar paisagens, estabelecendo comparaes e analisando as mltiplas relaes entre sociedade e natureza de determinado lugar. (PROJETO POLTICO PEDAGGICO, 2002, p. 125)

Junqueira&Marin Editores Livro 1 - p.003447

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

A partir destas competncias gerais foram traados, no PPP, quatro eixos norteadores para a disciplina objeto de estudo nesta pesquisa: grupo social, espao, cultura e tempo. Tais eixos foram contemplados por competncias divididas em 1 e 2 nveis. No caso deste trabalho interessam as competncias de 2 nvel por serem referentes ao 4 e 5 anos de escolaridade, este ltimo observado neste trabalho a partir dos Documentos Curriculares. Pode ser interessante ressaltar que o eixo tempo o nico eixo em que uma rea disciplinar de referncia acadmica, Histria, citada demonstrando talvez sua predominncia em relao a outras disciplinas de referncia componentes dos chamados Estudos Sociais. Cabe ressaltar tambm que este eixo o que mais apresenta competncias a serem desenvolvidas e perpassa os outros eixos, de tal modo que a primeira competncia do eixo grupo social traz a palavra tempo. Entretanto, como as competncias a serem desenvolvidas atravs dos quatro eixos eram bastante abertas, permitindo mltiplas interpretaes e o uso de diferentes contedos para atingir o desenvolvimento das mesmas competncias, a partir do ano de 2008, os professores e coordenadores junto a chefia de departamento passaram a utilizar um documento complementar, o Projeto Poltico Pedaggico para os anos iniciais. Este documento apresenta muitos pontos comuns como o PPP da instituio como um todo, reproduzindo, inclusive, as mesmas competncias gerais para o ensino da disciplina Estudos Sociais, contudo passa a apontar contedos considerados bsicos para atingir as competncias j presentes no PPP do colgio e desdobradas no documento. Tais contedos deveriam ser seguidos por todas as Unidades I. Este documento determina competncias/habilidades por ano de escolaridade e os contedos considerados de referncia para atingi-las. Assim, para o 5 ano de escolaridade o que este documento passou a orientar est definido na tabela 3 presente nos anexos. Como possvel observar, o documento do ano de 2008 tem por pretenso definir as competncias/habilidades com mais clareza, buscando associ-las a contedos percebidos pelo grupo que elaborou a proposta como capazes de auxiliar no processo de desenvolvimento das mesmas. Neste trabalho, a forma como o prprio documento escrito, refora a idia de contedo como estabilidade provisria de sentidos o que garante dentro da cadeia de equivalncia do conhecimento escolar fluxos de legitimao e cientificidade. Visto que contedos que podem ser considerados clssicos das reas disciplinares de referncia so apontados como potencialmente frteis para o desenvolvimento das competncias esperadas pelos elaboradores da proposta. Alm

Junqueira&Marin Editores Livro 1 - p.003448

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

disso, a proposta define que competncias e contedos so elementos diferentes, mas complementares na construo do conhecimento. Torna-se frtil observar que a instituio alterna momentos de preocupao com a definio dos contedos de ensino. Enquanto nos anos de 96 e 97, existia preocupao com a demarcao dos contedos, e, principalmente, com o desenvolvimento de estratgias para que estes contedos fossem lanados para atingir determinados objetivos. Em 2002, as competncias que so consubstanciadas na pauta de preocupao, de tal modo que os contedos da disciplina Estudos Sociais objeto dessa pesquisa - no so citados. J durante o ano de 2008, a instituio v a necessidade de determinar em uma reviso do PPP para os anos iniciais, as competncias e os contedos de ensino, observando que tais contedos permitiriam o desenvolvimento de determinadas competncias. Alm disso, os processos avaliativos que envolvem tais contedos so considerados de tamanha importncia para a escola que ao longo do tempo existiram diferentes portarias que regularam estes processos nos diferentes nveis de ensino. Neste trabalho decidi refletir apenas sobre as portarias dos anos de 2007 e 2008 por acompanhar o mesmo recorte temporal do PPP para os anos iniciais do Colgio Pedro II, e por seus termos encontrarem-se ainda em vigor. Decidi, ainda, dentre as portarias deste perodo me deter quelas relacionadas apenas ao 5 ano de escolaridade, antiga 4 srie, e de ncleo comum, pois constituem foco de anlise neste trabalho a partir da disciplina Estudos Sociais. A Portaria de avaliao criada no ano de 2007, mas reiterada no ano de 2008, ao abordar a idia de avaliao reitera dois aspectos avaliativos j presentes no PPP, diagnose e certificao, j citados em portarias anteriores. Assim, as Provas Institucionais se inserem, sobretudo, no contexto de certificao, uma vez que representam as ltimas provas aplicadas para todos os alunos e constituem 70% da nota do terceiro e ltimo trimestre. Alm disso, a terceira certificao, da qual as PIs fazem parte, tem peso 4, enquanto a 1 e a 2 certificao tem peso 3 na composio da Mdia Anual das Certificaes. Aps elas, as provas finais aplicam-se apenas aos alunos considerados em recuperao. Assim, possvel interpretar que as portarias citadas representam tentativas de organizar os processos avaliativos considerados de ncleo comum da escola, apresentando variaes que representam momentos de centralizao e descentralizao das questes decisrias referentes s avaliaes e os contedos escolares trabalhados

Junqueira&Marin Editores Livro 1 - p.003449

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

que culminam na aprovao, ou no, dos alunos. Nessa perspectiva, as Provas Institucionais, enquanto momentos chave de fixao de sentidos de importncia, permitem perceber os contedos avaliados como possivelmente capazes de desenvolver as competncias previstas no Projeto Poltico Pedaggico da escola e dos anos iniciais considerando a disciplina Estudos Sociais nas diferentes unidades do Colgio Pedro II. Embasando-me na documentao referente a determinao de contedos que devem ser trabalhados visando atingir determinadas competncias, e nas portarias que regulam as avaliaes de Estudos Sociais no quinto ano de escolaridade; percebo que existe todo um contexto de uma chamada tradio de ensino que influencia na construo de Provas Institucionais. Estas podem ser pensadas como uma tentativa de homogeneizao de apresentao dos contedos de ensino determinados no Projeto Poltico Pedaggico para os Anos Iniciais (2008), entretanto, mais do que isto, podem ser pensadas enquanto momentos chave de fixao de sentidos de importncia no mbito de construo do conhecimento escolar em Estudos Sociais. BIBLIOGRAFIA: COLGIO PEDRO II. Projeto Poltico Pedaggico. Braslia: Inep/MEC, 2002. _________. Plano Geral de Ensino. Ensino Fundamental. Primeiro Segmento. Vol.1. So Cristvo/RJ, 1996. _________. Projeto Poltico Pedaggico Anos Iniciais. Departamento de Primeiro Segmento do Ensino Fundamental. Secretaria de Ensino. So Cristvo/RJ, 2008. GABRIEL, Carmen Teresa. Conhecimento escolar, cultura e poder: desafios para o campo do currculo em tempos ps. IN: CANDAU, V.M & MOREIRA, A. F. Multiculturalismo, diferenas culturais e prticas pedaggicas, Editora Vozes, Petrpolis/RJ, 2008. ________. Um objeto de ensino chamado Histria: a disciplina de Histria nas tramas da didatizao. Tese de Doutorado. Programa de Ps-graduao em educao da PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2003. LACLAU, Ernesto. La razn populista. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econmica, 2010. OLIVEIRA, Ana de. A disciplina escolar no Colgio Pedro II: reinterpretaes curriculares dos anos de 1980 aos primeiros anos do sculo XXI. Dissertao de Mestrado. Programa de Ps-graduao em Educao da UERJ. Rio de Janeiro, 2006. ANEXOS:

Junqueira&Marin Editores Livro 1 - p.003450

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

Objetivos Gerais da Srie - Geografia -relacionar a organizao do espao e a organizao da O aluno dever: sociedade; -integrar os espaos do mundo em que vive; -caracterizar a organizao do espao do Estado do Rio de -localizar os espaos atravs de vrios tipos de relaes Janeiro; espaciais; -participar das discusses de problemas ligados ao Estado em -ler e interpretar mapas e grficos; que vive. Contedos Objetivos Atividades/estratgias -Os espaos dos alunos I. Integrar os espaos em -Levantamento / mapeamento dos espaos de locomoo que vive o aluno -Localizao, por incluso, do lugar em: cidade, Os espaos de locomoo Os espaos das informaes 1. Classificar os lugares municpio, estado, pas, continente. Jogos de incluso. conhecidos pelos alunos. -Apresentao de diferentes mapas como introduo ao cotidianas 2. Classificar os lugares trabalho com Atlas. Determinao dos lugares mencionados nos -Levantamento dos lugares mencionados nas informaes - por incluso e por vizinhana noticirios dos jornais. dos noticirios dos jornais. - por direes cardeais e por 3.Utilizar as relaes -Confeco de mural com as notcias de diferentes coordenadas espaciais na localizao lugares. -O trabalho e as transformaes da dos lugares. -Elaborao de um jornal com as notcias pesquisadas natureza. as -Determinar, no mapa-mundi, os lugares: por incluso, Os elementos dos lugares (o espao) II.Relacionar A modificao da natureza: a atividades humanas e a por pases e continentes, por vizinhana. da -Inserir os Estados nas regies do Brasil (uso do Atlas). utilizao dos recursos naturais, formas transformao natureza -Traado de trajetos e identificao das direes cardeais e de destruio e de conservao 1.Identificar os colaterais. O trabalho: condies necessrias ao elementos dos lugares / -Traado de coordenadas no cho (um quadrante): dar a trabalhador. espao geogrfico. posio e, dada a posio, encontrar o lugar. -A organizao espacial do Estado (RJ) 2.Identificar as -Traado de coordenadas nos quatro quadrantes: dar a -Diviso poltico-administrativa: os modificaes posio Norte ou Sul, Leste ou Oeste dos lugares. municpios e as regies; posio introduzidas pelo -Traado de coordenadas sobre plantas e mapas e geogrfica dos municpios homem nos espaos encontrar as posies dos lugares. -Diviso espacial do trabalho no estado geogrficos. -Anlise de fotografias e gravuras: reconhecimento dos Extrao mineral 3. Relacionar: trabalho elementos do espao geogrfico. -reas de ocorrncia com alimentao e -Identificao de formas de modificaes introduzidas -principais produtos: sal e petrleo durao de vida. pelo homem no espao: observao direta ou atravs de -meios de produo e pessoas III.Caracterizar a desenhos e fotografias. envolvidas organizao espacial do -Discusso sobre a possibilidade de renovao dos -importncia dentro do Estado Rio de Janeiro recursos naturais. -condies de trabalho 1. Classificar os -Discusso sobre a destruio dos recursos naturais e os Atividades agrcolas e criao municpios segundo movimentos de preservao da natureza. - rea de ocorrncia, a produo vrios critrios de -Levantamento de dados sobre salrio, alimentao, agrcola e de criao posio. habitao, educao, sade -importncia dentro do Estado 2. Identificar a -Anlise de tabela: rendimento mensal e durao de vida; -problemas do campo: a terra, a distribuio das discusso sobre os dados. produo, situao dos trabalhadores atividades econmicas -Classificao dos municpios segundo sua posio rurais. no Estado. geogrfica no Estado (litorneos/no litorneos, centrais, Produo industrial 3. Identificar os aspectos do norte, do sul.) -reas de ocorrncia, produtos principais das atividades -Mapa do Estado do Rio de Janeiro: localizao das industriais: procedncia, tipos de econmicas principais reas agrcolas, industriais e de extrao mineral. produo. 4. Identificar os -Leitura de textos informativos. - Artesanato, manufatura, indstria principais problemas das -Entrevistas / filmes sobre os diversos tipos de trabalho. -importncia dentro do Estado atividades econmicas -Visitas a propriedades rurais e industriais. -problemas das industrias: poluio; no Estado do Rio. -Mural de notcias coletadas em jornais e / ou revistas. situao dos trabalhadores. TABELA 1: Colgio Pedro II. Plano Geral de Ensino. Ensino Fundamental. Primeiro Segmento. Vol.1. So Cristvo/RJ, 1996, p. 91. (Configurao esttica modificada pela autora) Objetivos Gerais da Srie - Histria -caracterizar pocas e perodos da Histria de seu Estado e pas; O aluno dever: -participar das discusses sobre assuntos de interesse da -perceber-se como elemento do processo histrico em que vive; populao. -utilizar mtodos de reconstituio do passado; Contedos Objetivos Atividades/estratgias I. Inserir o aluno no processo - Entrevista com pais, avs e com outras a reconstituio do passado. histrico em que vive. pessoas, fontes sobre a histria vivida ou os depoimentos:histria oral

Junqueira&Marin Editores Livro 1 - p.003451

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

os documentos: fotografias, gravuras, 1. Identificar as formas de presenciada. indumentrias, produtos, textos, reconstituio do passado prximo e -Anlise de fotografias e gravuras do remoto. passado,.destacando caractersticas. instrumentos 2. Identificar divises do tempo -Formao de conjuntos de uma mesma a contagem do tempo histrico, os poca. calendrios, as divises da Histria do pas histrico e seus marcos. II. Caracterizar a ocupao e o -Leitura de textos sobre a contagem do tempo. e os principais marcos -A sociedade indgena: organizao povoamento do Rio de Janeiro na -Linha de tempo comparativa sobre os poca colonial diversos calendrios (cristo, muulmano, espacial e social a situao do indgena hoje: preconceitos 1. Caracterizar a forma de vida da israelita). sociedade indgena. -Linhas de tempo sobre a Histria do Brasil: e conflitos 2. Situar a chegada dos portugueses diviso por atividades econmicas. -A chegada dos portugueses e a ocupao ao Brasil. -Textos, vdeos, mapas e/ou notcias (jornais territorial 3 .Identificar os processos de e/ou revistas) Ocupao da Baixada Fluminense na ocupao da baixada Fluminense na -Texto informativo sobre a expanso martima Colnia. Colnia. no sculo XV. -o pau-brasil, as feitorias, a criao de gado, 4. Identificar os elementos e o -Textos sobre o descobrimento do Brasil, a lavoura canavieira e os engenhos cotidiano da sociedade do acar. segundo diferentes pontos de vista. A sociedade do acar: -a casa-grande e a senzala; o senhor de 5. Identificar os processos de -Leitura de mapas histricos. engenho, os homens livres e os escravos; o ocupao de outras reas do Estado. -Localizao da Baixada Fluminense no 6. Identificar os elementos e o mapa do estado do Rio de Janeiro. cotidiano dos engenhos Os caminhos para as minas: caminho cotidiano da sociedade da -Linha de tempo dos sculos XVI e XVII. minerao. -Anlise de gravuras sobre os engenhos e seus velho e o caminho novo 7. Identificar as semelhanas e elementos. -a sociedade da minerao: os donos de diferenas entre as sociedades do -Vdeos. minas, os homens livres, os negros forros e acar. -Localizao dos caminhos Parati-Minas os escravos 8. Identificar a importncia da cidade (caminho velho); So Paulo. Funo da cidade do Rio de Janeiro: o do Rio de Janeiro na Colnia. -Anlise do mapa histrico da expanso da porto e a funo administrativa. III. Caracterizar a ocupao da capitania do Rio de Janeiro (sc. XVIII). -A chegada da corte portuguesa provncia do Rio de Janeiro no -Esquema comparativo entre a sociedade a corte no Rio de Janeiro: as sculo XIX. aucareira e da minerao. transformaes polticas, econmicas e 1. Identificar as transformaes com -Anlise de gravuras. scio-culturais. a vinda da famlia real ao Brasil. -Linha de tempo do sculo XVII. a Independncia do Brasil. 2. Identificar as reas de lavoura -Linha de tempo sobre os acontecimentos no -Ocupao territorial da Provncia no cafeeira no Estado. sculo XIX ( Brasil / Rio de Janeiro). sculo XIX 3. Identificar os elementos da -Quadro - sntese das transformaes na vida O caf no Vale do Paraba do Sul: das sociedade do caf. do Rio de Janeiro com a chegada da Famlia primeiras plantaes ao cultivo nas grandes 4. Vivenciar o cotidiano da Real. fazendas. sociedade do caf no sculo XIX. -Anlise das transformaes. a sociedade do caf: os bares do caf, a 5. Identificar as transformaes -Visita ao Museu Imperial em Petrpolis. pequena classe mdia, os escravos e os polticas decorrentes da economia -Leitura do mapa histrico do estado do Rio imigrantes; o cotidiano da sociedade do cafeeira. de Janeiro no sculo XIX (localizao das caf: a fazenda e a Corte IV. Caracterizar a ocupao do reas de caf no Vale do Paraba e fundao -A Proclamao da Repblica. Estado do Rio de Janeiro no sculo de cidades e vilas). -O processo da industrializao do RJ XX. -Vdeos , esquemas e visita a uma fazenda de etapas da industrializao: as primeiras 1. Identificar as etapas da caf no Vale do Paraba. fbricas e as indstrias atuais, as industrializao. -Anlise de gravuras, depoimentos e filmes manufaturas e as indstrias. 2. Comparar o trabalho nas fbricas sobre as primeiras fbricas. a sociedade industrial: os empresrios, a no incio do sculo e na atualidade. -Esquema comparativo entre os elementos das classe mdia, os trabalhadores. 3. Identificar os elementos da demais sociedades. -Distribuio da populao no Estado: sociedade industrial e seu cotidiano. -Visita a uma indstria, ao Museu da reas de maior e menor concentrao. 4. Identificar a distribuio da Repblica e Assemblia Legislativa. -Principais problemas da populao hoje populao no Estado. -Leitura de textos e mapas de distribuio da formas de organizao profissional, de 5. Identificar os principais problemas populao do Estado do Rio de Janeiro. moradores, sindical, poltico-partidria. da populao, hoje, e suas principais -Debates e anlise de notcias de jornais e/ou -O Estado: a organizao poltico formas de organizao. revistas. administrativa e a cidade do Rio de Janeiro: 6. Identificar a organizao poltico- -Esquema da organizao administrativa do de capital federal a capital do Estado. administrativa do Estado. Estado. TABELA 2: Colgio Pedro II.Plano Geral de Ensino. Ensino Fundamental. Primeiro Segmento. Vol.1. So Cristvo/RJ, 1996, p. 95. (Configurao esttica modificada pela autora) COMPETNCIAS/HABILIDADES CONTEDOS

Junqueira&Marin Editores Livro 1 - p.003452

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

-Reconhecer, no seu cotidiano, os referenciais de localizao, orientao e distncia, de modo a deslocar-se com autonomia.- Construir, ler e interpretar diferentes formas de representao do espao. -Observar que a linguagem cartogrfica tem uma simbologia prpria. -Reconhecer a necessidade de indicadores de direo, distncia e proporo na confeco de diferentes tipos de mapas para garantir a legibilidade das informaes. -Identificar diferenas regionais do Brasil, considerando os aspectos da espacializao e especializao do trabalho, a interdependncia entre as cidades e o campo, os elementos biofsicos da natureza, os limites e as possibilidades dos recursos naturais-Utilizar a observao e a descrio na leitura direta da paisagem. -Reconhece as caractersticas da paisagem local e compara com as outras paisagens. -Identificar diferenas regionais, considerando os aspectos da espacializao e especializao do trabalho, a interdependncia entre as cidades e o campo, os elementos biofsicos da natureza, os limites e as possibilidades dos recursos naturais.-Reconhecer o papel das tecnologias, da informao, da comunicao e dos transportes na configurao de paisagens na estruturao da vida em sociedade. -Reconhecer o papel das tecnologias na transformao e apropriao da natureza e na construo de paisagens distintas.-Compara as aes do homem e da natureza na formao de diferentes paisagens. -Identificar as transformaes ocorridas na natureza, pela ao do homem, e suas conseqncias. -Estabelecer relaes entre as aes humanas e a qualidade do meio ambiente. -Valorizar prticas que demonstrem a preocupao com a qualidade do meio ambiente. -Utilizar os procedimentos bsicos de observao, descrio, registro, comparao, anlise e sntese, na coleta e tratamento da informao mediante diferentes fontes. -Compreender as funes que o transporte e a comunicao assumem nas relaes entre os grupos que ocupam diferentes localidades do municpio, do estado e do pas. -Reconhecer a importncia da troca de produtos e servios entre diferentes localidades do municpio, estado e pas. -Identificar os principais problemas enfrentados, atualmente, nas diversas atividades econmicas ocorridas na cidade do Rio de Janeiro. -Reconhecer que os aspectos econmicos e polticos afetam diretamente a vida cotidiana da sociedade. -Comparar o uso de tcnicas e tecnologias por meio do trabalho humano, envolvendo modos de vida de diferentes grupos sociais. -Reconhecer o papel da informao e da comunicao nas dinmicas existentes entre os grupos que ocupam as diferentes regies do Brasil. -Reconhecer que existem diferentes fontes histricas que podem ser utilizadas para formular algumas explicaes para questes presentes e passadas. -Utilizar diferentes fontes para formular algumas explicaes para questes passadas e presentes. Valorizar a memria individual e coletiva, atravs de relatos, documentos, objetos e fatos, como resgate de sua cultura. -Utilizar a memria individual e coletiva para reconstituir o passado em seus vrios nveis. -Utilizar diferentes fontes de informao para leituras crticas da histria de nossa sociedade. -Ordenar fatos e acontecimentos numa sucesso, estabelecendo relaes temporais (antes/depois, remoto/prximo, simultaneamente, durante e recorrente) tanto numa ordem linear como cclica. -Representar graficamente uma seqncia temporal atravs de uma linha de tempo. -Localizar um ou mais fatos em uma seqncia temporal. -Relacionar fatos organizados em uma linha de tempo estabelecendo relaes de anterioridade, posteridade e simultaneidade. -Perceber que as relaes de anterioridade e posterioridade so estabelecidas a partir de referenciais. -Constatar que determinados fatos e acontecimentos ocorrem ao mesmo tempo ou num mesmo intervalo de tempo. -Identificar o incio e o fim de determinadas aes realizadas ou perodos de tempo. -Medir intervalos de tempo contidos entre o incio e o fim de uma ao realizada e/ou perodos de tempo, utilizando unidades de medida padronizada ou no.Comparar duraes de tempo variadas. -Perceber a diferena entre o passar contnuo do tempo e a contagem ou quantificao que se faz sobre ele. -Caracterizar determinadas pocas ou perodos histricos da sociedade brasileira, a partir da anlise de alguns aspectos do cotidiano da cidade do Rio de Janeiro. -Reconhecer permanncias e transformaes sociais, econmicas e culturais nas vivencias cotidianas de diferentes grupos sociais, no tempo. -Identificar determinados marcos que demonstram mudanas pelas quais o tempo pode ser demarcado dentro de sua durao infinita. -Identificar os grupos tnicos e sociais que, ao longo do tempo, constituram o povo brasileiro. -Reconhecer que a formao do povo brasileiro resultado de um processo de miscigenao entre esses grupos. -Reconhecer-se como integrante do povo brasileiro e, portanto, portador de caractersticas desses diferentes grupos. -Valorizar a memria individual e coletiva, atravs de relatos, documentos, objetos e fatos, como resgate de sua cultura. -Perceber que existem permanncias e transformaes de costumes e hbitos, nos diferentes grupos. -Identificar manifestaes culturais dos grupos que constituem o povo brasileiro. -Reconhecer a presena de algumas dessas manifestaes culturais no seu cotidiano. -Constatar a influncia mtua sofrida pelas diferentes culturas, na formao do povo brasileiro. -Valorizar a diversidade cultural brasileira, atribuindo s suas variadas manifestaes e contribuies o mesmo grau de

Lugares: Os municpios do Rio de Janeiro. -O Estado do Rio de Janeiro em relaes s regies do Brasil. - O Brasil em relao ao continente. Continente Americano em relao ao mundo. Determinao desses lugares por: Incluso; vizinhana; coordenadas. - Direes cardeais e colaterais. -Localizao e movimentao usando referenciais.Diferentes formas de representao do espao. Os elementos visveis (naturais e humanos) do Estado do Rio de Janeiro: As reas altas e baixas, planas e as elevaes (morro, colina) e as ilhas. As guas (rios, lagoas, mares e oceanos). A vegetao: natural e introduzida pelo homem. As edificaes, vias e circulao de produtos. As atividades econmicas: o trabalho e as transformaes da natureza (atividades agrcolas e criao; extrao mineral e produo industrial); os habitantes; Fontes histricas: orais, escritas, iconogrficas, materiais, e documentais. Contagem do tempo histrico: -diferentes calendrios; incio e fim de sculo; noo de milnio; Divises da histria do pas: perodos histricos (Colnia, Imprio e Repblica). -Relaes temporais: anterioridade, posterioridade, simultaneidade, durao e recorrncia. Organizao espacial e social das comunidades indgenas no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro no passado e no presente. -O ndio na sociedade brasileira contempornea. -A chegada dos portugueses:

Junqueira&Marin Editores Livro 1 - p.003453

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

importncia. -Analisar relaes estabelecidas entre grupos constituidores do povo brasileiro, encontro de culturas. identificando processos de confronto e dominao cultural. -Constatar as diversas formas de -Os africanos no Brasil e discriminao (tnica, etria, fsica, de gnero, econmica, etc.). -Conhecer e valoriza os modos comunidades de origem. de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam com o espao e como constituem a O escravismo colonial. O paisagem no qual se encontram inseridos. -Perceber variadas formas de utilizao do tempo, negro na sociedade brasileira relacionando-as com as diferentes culturas e atividades humanas. -Utiliza a memria individual e contempornea. A imigrao coletiva para reconstituir o passado em seus vrios nveis.-Estabelecer relao entre as histrias a partir do sculo XIX. A individuais e a coletiva. -Compreender a histria como um processo coletivo, em que todos esto ocupao da Baixada includos, influenciando a ao das pessoas e por ela sendo influenciado. -Reconhecer a presena Fluminense na Colnia: de alguns elementos do passado no presente, projetando a sua realidade numa dimenso O pau-brasil e as feitorias. A histrica, identificando a participao de diferentes sujeitos, obras e acontecimentos, de outros lavoura canavieira: os tempos, na dinmica da vida atual. -Analisar os processos de imigrao e emigrao na formao engenhos. e organizao da populao brasileira, a partir dos grupos sociais aos quais pertence. -Identificar A sociedade do acar: aspectos econmicos, polticos e sociais da vida cotidiana da sociedade da cidade do Rio de a organizao espacial e Janeiro, em pocas passadas e presentes. -Identificar as relaes de poder estabelecidas entre a social. O cotidiano dos cidade do Rio de Janeiro e os demais centros polticos, econmicos e culturais, em diferentes engenhos. A produo tempos. -Reconhecer relaes sociais, econmicas, polticas e culturais que sua coletividade aucareira: ontem e hoje. estabelece ou estabeleceu com outros grupos e/ou localidades, no presente e no passado. A sociedade mineradora: Observar as permanncias e transformaes ocorridas na dinmica da vida social ao longo do A organizao espacial e tempo. -Caracterizar as relaes e condies de trabalho em diferentes pocas da histria da social. O cotidiano. Os cidade do Rio de Janeiro, do estado e do pas. -Analisar os processos de imigrao e emigrao caminhos para as minas: na formao e organizao da populao brasileira, a partir dos grupos sociais aos quais caminho velho e o caminho pertence.-Valorizar a memria individual e coletiva, atravs de relatos, documentos, objetos e novo. A funo da cidade do fatos, como resgate de sua cultura. -Perceber que existem permanncias e transformaes de Rio de Janeiro: porto e a costumes e hbitos, nos diferentes grupos. -Comparar o uso de tcnicas e tecnologias por meio funo administrativa. A do trabalho humano, envolvendo modos de vida de diferentes grupos sociais. -Reconhecer o Independncia do Brasil. papel das tecnologias na transformao e apropriao da natureza e na construo de paisagens Ocupao territorial da distintas.-Utilizar a memria individual e coletiva para reconstituir o passado em seus vrios Provncia no sculo XIX: nveis.-Estabelecer relao entre as histrias individuais e a coletiva. -Compreender a histria O caf no Vale do Paraba do como um processo coletivo, em que todos esto includos, influenciando a ao das pessoas e Sul. A sociedade cafeeira: a por ela sendo influenciado. -Reconhecer a presena de alguns elementos do passado no presente, organizao espacial e social. projetando a sua realidade numa dimenso histrica, identificando a participao de diferentes Proclamao da Repblica. sujeitos, obras e acontecimentos, de outros tempos, na dinmica da vida atual. -Caracterizar Produo industrial no determinadas pocas ou perodos histricos da sociedade brasileira, a partir da anlise de alguns Estado do Rio de Janeiro: aspectos do cotidiano da cidade do Rio de Janeiro. -Reconhecer permanncias e transformaes O processo da sociais, econmicas e culturais nas vivencias cotidianas de diferentes grupos sociais, no tempo. - industrializao. A Identificar determinados marcos que demonstram mudanas pelas quais o tempo pode ser organizao espacial e social. demarcado dentro de sua durao infinita-Caracterizar a organizao social e poltico- O cotidiano. administrativa da cidade do Rio de Janeiro, relacionando-a com o estado do Rio de Janeiro e O Estado hoje: com o pas. -Identificar os principais rgos prestadores de servios pblicos no Rio de Janeiro. - A populao; A cidadania: Analisar algumas solues apresentadas pelo poder pblico e as diferentes organizaes da direitos e deveres. sociedade para os problemas identificados. -Propor alternativas para a soluo desses problemas. Necessidades e problemas. ( -Reconhecer como as decises tomadas pelos representantes dos diferentes poderes poltico- sade, educao, gua, administrativos influem na vida das pessoas. -Vivenciar situaes nas quais as solues propostas esgoto, luz, transporte, para a resoluo dos problemas possam ser aplicadas. -Compreender a finalidade dos tributos segurana, etc) As recolhidos pelo poder pblico. -Identificar o processo de eleies diretas como um processo organizaes da democrtico de escolha dos representantes dos diferentes poderes poltico-administrativos. - populao(profissionais, Identificar as principais atividades exercidas pelos diferentes membros dos diferentes poderes culturais, associao de poltico-administrativos. -Compreender o processo de construo histrica dos direitos de moradores); A cidadania. -Perceber que no exerccio dos direitos e deveres de cidadania que acontece a Administrao Estadual e participao efetiva na vida social.-Exercer, de forma autnoma e crtica, sua cidadania nos suas relaes com as grupos sociais a que pertence, a partir da clareza e compreenso de seus direitos e deveres.- organizaes da populao. Identificar as condies de sua participao como cidado.-Utilizar os procedimentos bsicos de observao, descrio, registro, comparao, anlise e sntese, na coleta e tratamento da informao mediante diferentes fontes. TABELA 3: Colgio Pedro II. PPP dos anos Iniciais. Ensino Fundamental. Primeiro Segmento. Vol.1. So Cristvo/RJ, 1996, p. 95. (Configurao esttica modificada pela autora)

Junqueira&Marin Editores Livro 1 - p.003454

Vous aimerez peut-être aussi