Vous êtes sur la page 1sur 2

AULA:08 LEI 9492/97 protesto DEFINIO

DATA: 11/03/2014

um ato formal e pblico que tem como finalidade caracterizar a inadimplncia do devedor. - Outras consequncias decorrentes do protesto dar incio contagem dos juros e correo quando o vencimento for vista. O protesto garante o direito de execuo contra Avalistas, Endossadores e Intervenientes. O protesto serve, tambm, para possibilitar o ajuizamento de Ao de Falncia Direta. Quando se tratar de vencimento A TEMPO CERTO DE VISTA, o protesto por falta de Aceite acarreta o vencimento Extraordinrio da dvida. - Conforme j mencionado por diversas vezes, o vencimento Extraordinrio aquele em que no se observa a data fixada no ttulo, tendo em vista que o vencimento se dar na data do Protesto. - importante destacar que o termo tirar o protesto significa a barratuca do ato e a expedio da certido de Protesto. O protesto pode ser realizado em decorrncia de ttulo de crdito, ttulo executivo ou qualquer documento de dvida. - Uma vez apresentado ao Cartrio o documento, o tabelio responsvel pelo cartrio mandar notificar para que pague o ttulo em at 3 dias. - Se pagar, o ttulo no ser protestado. - Se no pagar, o ttulo ser protestado e entregue ao credor. Uma vez que o ttulo for entregue ao credor, o devedor ainda poder efetuar o pagamento antes do ajuizamento da Ao Executiva. - Pagando o ttulo poder pedir a baixa do protesto. - Se a baixa for pedida pelo credor, bastar apresentar o ttulo original com quitao. - Se a baixa for pedida pelo devedor alm de apresentar o ttulo ter que ter a Carta de anuncia do credor com a forma reconhecida. Se o cartrio no encontrar o devedor, ento poder haver a notificao por EDITAL.

Art.32, I Lei 8934 Art.12

Protesto por indicao paragrafo nico art.8 - quando no se tem o titulo original Protesto pode ser sustado mediante deciso judicial
LEI 9492/97 PROTESTO Definio um ato formal e pblico que tem como finalidade caracterizar a inadimplncia do devedor. Outras consequncias decorrentes do protesto dar incio contagem dos juros e correo quando o vencimento for vista. O protesto garante o direito de execuo contra avalistas, endossadores e intervenientes. O protesto serve, tambm, para possibilitar o ajuizamento de Ao de Falncia Direta.

AULA:08

DATA: 11/03/2014

Quando se tratar de vencimento a tempo certo de vista, o protesto por falta de aceite acarreta o vencimento extraordinrio da dvida. Conforme j mencionado por diversas vezes, o vencimento extraordinrio aquele em que no se observa a data fixada no ttulo, tendo em vista que o vencimento se dar na data do protesto. importante destacar que o termo tirar o protesto significa a lavratura do ato e a expedio da certido de protesto. O protesto pode ser realizado em decorrncia de ttulo de crdito, ttulo executivo ou qualquer outro documento de dvida. Uma vez apresentado ao cartrio o documento, o tabelio responsvel pelo cartrio mandar notificar o devedor para que pague o ttulo em at trs dias. Se pagar, o ttulo no ser protestado. Se no pagar, o ttulo ser protestado e entregue ao credor. Uma vez que o ttulo for entregue ao credor, o devedor ainda poder efetuar o pagamento antes do ajuizamento da ao executiva. Pagando o ttulo poder pedir a baixa do protesto. Se a baixa for pedida pelo credor, bastar apresentar o ttulo original com a quitao. Se a baixar for pedida pelo devedor, alm de apresentar o ttulo, ter que ter a carta de anuncia do credor com a firma reconhecida. Se o cartrio no encontrar o devedor, ento poder haver a notificao por edital. Art. 8, P. nico: Protesto por indicao: quando credor no tem o ttulo original, mas tem um documento que pode indicar. Ex.: boleto bancrio. Art. 9 = o tabelionato no pode ser responsabilizado por vcio no ttulo. Art. 10 = correlao com art. 157 CPC. Art. 32, I, lei 8934/94 = natureza jurdica do tradutor citado acima = auxiliar da empresa e no empregado. Art. 17 = sustao de protesto mediante ao judicial cautelar inominada. Art. 19, 1 = Antes de ajuizar ao de consignao de pagamentos, deve-se depositar o dinheiro em conta do BB e aguardar por 30 dias. Se o credor no receber, ajuza-se a ao. Art. 21, 1 = letra de cambio a tempo certo de vista, quando j tiver ocorrido o primeiro aceite e recusado o segundo. O apresentante pode ser o tomador ou sacador. O interveniente um terceiro que assume a qualidade de devedor. Art. 24 = a palavra concordata foi substituda por recuperao judicial ou extrajudicial. Endosso mandato endosso por procurao.

Vous aimerez peut-être aussi