Vous êtes sur la page 1sur 50

Projetos

Como o engenheiro soluciona problemas?


Pense nos processos envolvidos para executar uma tarefa bsica Projetar exige mais que conhecimentos formais...
Experincia Bom senso Criatividade

Projeto: a essncia da engenharia


Identificar, formular e solucionar problemas - em engenharia pode resultar na elaborao de um novo produto, sistema ou processo, ou a sua melhoria. Por produto entendemos o resultado de qualquer ao humana - aqui entendida como a ao tcnica, por exemplo uma garrafa plstica, um chip, um sapato ou um manual de uso de uma calculadora cientfica. Processo seria um conjunto de atividades concretas que visam realizao de algo - um produto, por exemplo.

A essncia da engenharia
O termo sistema aqui entendido como uma combinao completa de equipamentos, materiais, energia, informaes de ordem econmica, tcnica, social e pessoal necessria para alcanar alguma meta especfica. Um sistema pode ser uma estao de distribuio de energia eltrica, um processo para detectar falhas na solda em um vaso pressurizado, a produo de mudas em estufas - para fins de reflorestamento - ou o levantamento das implicaes da instalao de uma bateria de rotores elicos.

A essncia da engenharia
Como que o engenheiro soluciona os seus problemas? Projetando! atravs do projeto que ele aplica de forma mais significativa os seus conhecimentos tcnicos e cientficos. Ao projetar, um engenheiro aplica mais que apenas conhecimentos formais especficos de sua rea de atuao. Usa tambm conhecimentos econmicos, ticos e sociais, alm de experincia e bom senso. Mais que isso! D vazo sua imaginao criadora na busca de algo novo que possa atender s necessidades da sociedade

O projetista
Alm das qualidades registradas acima, para ser um bom projetista devemos tambm saber empregar dois processos muito importantes na elaborao de um trabalho: anlise e sntese. A anlise envolve a diviso do sistema fsico real em componentes mais simples, para que possamos estud-los separadamente com maior profundidade. Com o sistema fracionado em subsistemas, podemos construir modelos tericos de estudo de cada uma dessas partes.

O projetista
Depois dessa investigao mais detalhada, reunimos todas as concluses e propostas de soluo, sintetizando uma composio unificada dos resultados obtidos. Temos ento em mos uma soluo global para o problema, uma resposta conclusiva, uma sntese.

O que projeto
Projeto - em engenharia - uma atividade que envolve cincia e arte. Envolve tambm conhecimentos dos mais diversos assuntos do saber humano, o que implica experincia de quem o desenvolve. Ns (autores) pensamos assim: a cincia pode ser aprendida atravs do exerccio do uso de tcnicas, da formao bsica e da realizao de cursos especficos. Mas a arte precisa ser aprimorada com experincia, dedicao e fora de vontade pessoal. Deve ser exatamente por isso que a atividade de projetar tanto fascina, pois estimula o nosso desenvolvimento intelectual em vrias reas.

Projeto um plano de execuo, um planejamento para se alcanar objetivos dentro de metas de oramento e tempo; o conjunto de atividades que precede a execuo de um produto, sistema, processo ou servio Projetar estabelecer um conjunto de procedimentos e especificaes que, se postos em prtica, resultam em algo concreto ou em um conjunto de informaes. Portanto, o processo do projeto a aplicao especfica de uma metodologia de trabalho resoluo de problemas.

Mas no devemos confundir projetar com descobrir, nem tampouco projeto com inveno, posto que so coisas diferentes. Descoberta ou inveno pode estar presente num projeto, mas no faz, necessariamente, parte dele. Descobrir ter a primeira viso ou o primeiro conhecimento relacionado com algum assunto. O projeto o produto de um plano e de um trabalho deliberadamente realizados para satisfazer alguma necessidade. O seu resultado algo que nem sempre existiu e, na verdade, constitui uma criao

Tipos de projeto
PROJETO POR EVOLUO - aquele que surge da adaptao ou variao de um projeto anterior. Este tipo de projeto pode surgir em resposta ao rpido desenvolvimento da tecnologia ou a descobertas cientficas recentes, que permitem novas exploraes tecnolgicas. Por se ter conhecimento do desempenho do sistema anterior, o projeto por evoluo apresenta menores riscos de falhas, tendo, entretanto, menores possibilidades de competio, por apresentar poucas novidades ao consumidor.

Tipos de projeto
PROJETO POR INOVAO - aquele que surge da aplicao de conhecimentos anteriormente no experimentados. Normalmente uma resposta a uma descoberta cientfica, que gera um novo conjunto de conhecimentos tcnicos, cuja utilizao pode romper com prticas tradicionais. Correm maior risco de apresentar erros.

Vantagens e desvantagens:
Projeto por evoluo
Surge da adaptao ou variao de um produto j disponvel. Deriva de descobertas cientficas. Apresenta menor risco. Menos possibilidade de competio.

Projeto por inovao


Surge da aplicao de conhecimento anteriormente no experimentados. Descoberta cientfica que gera um novo conjunto de conhecimentos. Apresentam maiores riscos

Processo de projeto
Um projeto no comea com um profissional postado frente de um computador ou de uma mesa, munido de papel, calculadora, manuais ou outros utenslios, como imaginam aqueles que no trabalham na rea. Os clculos, esquemas, esboos, tomadas de decises etc., so atividades decorrentes de inmeras outras tarefas, algumas de ordem tcnica, outras fruto de palpites, outras ainda j determinadas anteriormente. O projeto tambm no se encerra quando a resposta final do problema proposta. A soluo deve ser ainda comunicada, de forma clara, correta e concisa. Por isso a comunicao uma tarefa de muita responsabilidade e de extrema importncia para a engenharia.

Processo de projeto
O sucesso do projeto tem forte ligao com a adoo de um bom processo solucionador, como bons profissionais e professores de engenharia reconhecem Esquema do processo de projeto Identificao de uma necessidade Definio do problema Coleta de informaes Concepo Avaliao Especificao da soluo Comunicao

Ao cientfica e tecnolgica
A ao cientfica iniciada com um conjunto de conhecimentos existentes. A curiosidade cientfica provoca a arguio das leis da cincia e dos fenmenos da natureza em geral e, como resultado desse questionamento, o cientista formula hipteses, que so submetidas anlise lgica e experimentao, que a confirma ou rejeita. A ao tecnolgica muito similar cientfica. Esta atividade iniciada com o conhecimento do estado da arte, que inclui o conhecimento cientfico atual e o conjunto de inventos, componentes, materiais e mtodos de fabricao dominados, alm das condies econmicas, mercadolgicas, ambientais e sociais.

Ao cientfica e ao tecnolgica
Ao cientfica
Conhecimentos Curiosidade Hiptese Anlise Prova Iniciada com um conjunto de conhecimentos existentes.

Ao tecnolgica
Estado da arte Necessidade Concepo Viabilidade Produo Iniciada com o conhecimento do estado da arte.

Fases do Projeto
As informaes para um projeto so, basicamente, de dois tipos: gerais e especficas. As informaes gerais so aquelas de conhecimento tanto dos engenheiros quanto dos leigos no assunto. J as informaes especficas so as referentes a assuntos tcnicos pertinentes ao projeto em pauta. Desde que armado das informaes necessrias, o engenheiro projetista - ou a equipe de projeto - inicia a operao de projeto atravs do uso de tcnicas apropriadas e ferramentas computacionais ou experimentais.

Fases do projeto
Embora o resultado final de um processo solucionador seja normalmente um produto ou um sistema, muitos projetos podem objetivar a gerao de novas informaes. Por outro lado, bom lembrar que nenhum projeto iniciado se no estiverem garantidos os recursos financeiros e as questes legais - com setores governamentais e rgos fiscalizadores.

Fases de um projeto
De forma sinttica podemos relacionar as seguintes fases de um projeto: Identificao de uma necessidade Definio do problema Coleta de informaes Concepo Avaliao Especificao da soluo Comunicao

Definio do problema
Problema x Necessidade. O problema mais especfico, enquanto a necessidade mais abrangente. Exemplo de necessidade: escoamento de uma via, segurana em edifcio, armazenar produto qumico. Exemplo de problema: construir viadutos, construo de dispositivos de segurana, construo de tanques de segurana.

Fases de um projeto
IDENTIFICAO DE UMA NECESSIDADE. O passo inicial do processo de projeto a identificao de uma necessidade, que pode surgir de muitas maneiras. O mais comum que surja da insatisfao com a situao presente, ou com a soluo atual. Essa tarefa pode ser de vital importncia para a sociedade, uma vez que a necessidade, usualmente, surge na nsia de reduzir custos, aumentar a confiabilidade ou o desempenho de sistemas, ou, simplesmente, para satisfazer o pblico consumidor, que cansou de determinado produto ou mudou de hbitos.

Fases de um projeto
DEFINIO DO PROBLEMA. Podemos estabelecer pelo menos uma diferena bsica entre a identificao de uma necessidade e a formulao do problema. O problema mais especfico, objetivo, e diz respeito a uma questo concreta. A necessidade mais geral e abrangente, indicando um tema mais amplo. Se a necessidade for melhorar o escoamento de trfego num entroncamento entre rodovias, o problema poder ser a construo de um viaduto; se a necessidade for melhorar a segurana contra incndios em edifcios, o problema poder ser a construo de escadas de segurana; se a necessidade for armazenar um produto qumico inflamvel, o problema poder ser a construo de tanques esfricos.

Fases de um projeto
Um dos passos mais crticos do processo solucionador a definio do problema. No que identificar uma necessidade seja tarefa fcil ou de menor importncia. Mas definir de forma clara e objetiva o problema a resolver tem um peso fundamental em todo o processo solucionador, pois esta definio que vai facilitar ou complicar a busca de solues No se deve cometer o erro de confundir a soluo com o prprio problema. Este alerta necessrio porque comum, ao se tentar resolver algo, ficarmos s voltas com tentativas de aperfeioar a situao atual.

Fases de um projeto
A definio do problema envolve descrev-lo pormenorizadamente, especificando os seus estados formais - dados iniciais e caractersticas finais do sistema - e os objetivos a serem alcanados. Talvez o melhor procedimento nesta fase seja estabelecer uma definio prvia do problema e, numa segunda iterao, depois de reunir vrias informaes, defini-lo mais precisamente.

Definio do problema
Tcnica da caixa preta A tcnica da caixa-preta consiste em desconsiderar, preliminarmente, o processo necessrio para transformar o estado inicial no estado final.

ESTADO INICIAL Rolo de arame

CAIXA PRETA Processo de transformao

ESTADO FINAL Pregos

Encontre a causa -raiz


Andrew Carnegie Monumento do Presidente Abraham Lincoln: 1. Foi percebido que o Monumento de Abraham Lincoln estava se deteriorando mais rpido que qualquer outro monumento de Washington nos Estados Unidos. Por qu? 2. Porque limpo com mais freqncia que os outros monumentos. Por qu? 3. Porque tem mais dejetos de pssaros que os outros monumentos. Por qu? 4. Porque h mais pssaros em volta deste monumento do que dos outros. Por qu? 5. Porque h mais insetos, comida preferida dos pssaros, em torno deste monumento. Por qu? 6. Porque a lmpada que ilumina este monumento diferente das outras e atrai mais insetos.

Fases do Projeto-Coleta de Informaes


COLETA DE INFORMAES. A grande frustrao que se tem ao efetuar o primeiro projeto costuma ser fruto da escassez de informaes. Se a rea de atuao do projetista no for exatamente a do projeto, ele ter pouco material sobre o trabalho a ser desenvolvido referncias bibliogrficas, formulaes anlogas, modelos, endereos de fabricantes.

Coleta de informaes
Referncias bibliogrficas Formulaes anlogas Modelos Artigos

Coleta de informaes
Dados de entrada e sada Condicionantes de entrada e sada Critrios Utilizao Volume de produo

Coleta de Informaes
Nesta fase devemos coletar informaes de acordo com: DADOS DE ENTRADA E SADA - levantamento dos parmetros disponveis antes e aps a transformao desejada, bem como das suas possveis variaes. CONDICIONANTES DE ENTRADA E SADA especificao dos valores que podem assumir cada uma das variveis de entrada e sada, como peso, volume e formato, por exemplo. CRITRIOS - base de preferncia a ser aplicada para avaliar o mrito relativo das vrias solues encontradas, o que orientar, ainda, a concepo do projeto; por exemplo, se ficar estabelecido que o principal critrio a segurana, a procura de solues dever ser encaminhada neste sentido.

Coleta de informaes
UTILIZAO - importante que seja estimada com a maior preciso possvel a utilizao que ter o sistema a ser projetado. Com este dado, podemos concentrar a procura considerando os aspectos relacionados com os custos de produo e utilizao. Se o sistema tiver uma pequena vida til, pouca responsabilidade ou pequeno grau de utilizao, etc. VOLUME DE PRODUO - esta caracterstica ter forte influncia na escolha do sistema de fabricao. Este fator ter uma importncia decisiva no custo final da produo. Se apenas dez unidades de um determinado equipamento devem ser fabricadas, os instrumentos para a sua produo devero ser diferentes dos empregados no caso em que ele fosse fabricado em larga escala.

Concepo da soluo
Projeto preliminar (ante-projeto) Criatividade ativa

Fases do Projeto-Concepo da Soluo


CONCEPO DA SOLUO. Um projeto um procedimento muito individualizado, no havendo regras rgidas para se ensinar o seu sucesso. Nesta fase, so especificados os elementos, os mecanismos, os processos ou as configuraes que resultam no produto final, e que satisfazem necessidades identificadas. Talvez seja esta a fase mais atraente do processo do projeto, por permitir que coloquemos em prtica todo o nosso acervo de conhecimentos tcnicos, cientficos e a arte da criatividade.

Concepo da Soluo
Um aspecto que merece ser ressaltado a importncia das idias simples, que, ao contrrio do que alguns imaginam, so de muita utilidade prtica. O bom engenheiro no se sente efetivamente satisfeito antes de otimizar e simplificar as suas idias at onde for possvel. Mecanismos, circuitos, processos de fabricao, mtodos de operao e manuteno sempre podem ser simplificados e otimizados.

Fases do Projeto - Avaliao do Projeto


AVALIAO DO PROJETO. O termo avaliao aqui usado no sentido de julgamento, e envolve uma anlise completa do projeto. Desta fase constam clculos detalhados do desempenho do sistema. Em alguns casos, a avaliao pode envolver extensos testes de simulao com modelos experimentais, em escala reduzida ou ampliada, ou de prottipos em tamanho real.

Avaliao do projeto
Clculos do desempenho Testes de simulao Registo de testes Tolerncia a falhas Determinao Verificao matemtica Verificao por bom senso em engenharia

Avaliao da soluo
A natureza iterativa do projeto conduz a melhores resultados tcnicos, permitindo que se chegue a sistemas de desempenhos mais eficientes, com mnimo peso ou custo, por exemplo. Em geral, dois tipos de conferncias so utilizadas: a verificao matemtica e a verificao atravs do uso do que se convencionou chamar bom senso.

Fases do Projeto-Especificao da Soluo Final


ESPECIFICAO DA SOLUO FINAL. Se a concepo foi aprovada na fase da avaliao, e estando garantidas sua viabilidade e exeqibilidade, partimos para o projeto detalhado, que objetiva estabelecer as especificaes de engenharia da soluo escolhida, definindo-a pormenorizadamente. Nesta fase preparado o memorial descritivo do projeto, que consiste na descrio detalhada das suas partes constituintes

Especificao da soluo final


Memorial descritivo
Objetivos, funes e localizao das partes Caractersticas bsicas Valores de parmetros Detalhes construtivos Desenhos detalhados de componentes, subsistemas, etc.

Contedo geral de um memorial descritivo


Objetivos, funes e localizao de cada uma das partes componentes do projeto Caractersticas bsicas da soluo final e propriedades dos materiais especificados Valores previstos para os parmetros e variveis envolvidas, com referncia s particularidades a serem observadas quando da recepo de materiais e componentes Detalhes construtivos e operacionais Desenhos detalhados de componentes, sistemas e subsistemas

Fases do Projeto-Comunicao
COMUNICAO DO PROJETO. O propsito de um projeto satisfazer alguma necessidade especfica do cliente ou consumidor. Assim, o projeto pronto deve ser apropriadamente comunicado, ou ele pode perder muito do impacto ou significncia Em linhas gerais, as seguintes informaes costumam fazer parte das comunicaes dos trabalhos dos engenheiros: MEMORIAL DESCRITIVO - contendo as caractersticas bsicas referenciadas no item especificao da soluo final;

Comunicao
MEMORIAL DE CLCULO - apresentando os clculos realizados para o dimensionamento; recomendvel referenciar as normas utilizadas nestes clculos; LISTA DE MATERIAIS - indicando os materiais a serem empregados na produo do sistema projetado, bem como quantidades e especificaes comerciais; CRONOGRAMA - apresentando os prazos de execuo do projeto ou da obra, ou de desembolso de recursos financeiros; objetivam estes cronogramas mostrar a distribuio, por exemplo, das atividades durante o desenrolar das operaes; ORAMENTO DO PROJETO - relacionando os custos, para demonstrar o montante dos recursos envolvidos na elaborao do projeto e da obra; devem ser discriminados os custos com pesquisas, servios especializados de terceiros, consultorias tcnicas, materiais e equipamentos adquiridos ou alugados, honorrios do projetista - ou equipe - etc.;

Comunicao - Cronograma

Comunicao do Projeto
INFORMAES GERAIS - caractersticas bsicas da soluo proposta; especificao de detalhes construtivos; justificativas de mtodos, tcnicas e procedimentos adotados; critrios utilizados para os clculos de verificao; dados operacionais; necessidades de manuteno do sistema em operao; simbologia, convenes e unidades adotadas. Muitas destas informaes compem, na verdade, o memorial descritivo.

Comunicao do Projeto
INFORMAES COMPLEMENTARES. Porm isso tudo no encerra o trabalho. Uma srie de outras tarefas deve ser ainda cumprida, o que depende de planejamentos tais como: PROCESSO DE PRODUO - comum nesta fase a continuidade dos trabalhos trocar de responsabilidade. DISTRIBUIO DO PRODUTO NO MERCADO CONSUMIDOR - nesta fase a participao do projetista tambm costuma ser indireta. E uma fase importante no planejamento, pois os requisitos de mercado podero influenciar profundamente o projeto, e devemos estar continuamente atentos a estes aspectos.

Comunicao do Projeto
CONSUMO - esta preocupao est presente em toda a atividade do projeto, injetando dados que influem diretamente no seu desenrolar, tais como manuteno, segurana, esttica, vida til, economia de operao. RETIRADA DO PRODUTO DO MERCADO alguns sistemas so projetados para uma vida predeterminada; outros, entretanto, no o so.

Recomendaes para abordagem de problemas em engenharia


O erro mais comum do engenheiro inexperiente partir para a soluo antes mesmo de definir adequadamente o problema a ser resolvido. A definio clara do problema, usualmente, requer um estudo aprofundado da situao para determinar os elementos essenciais de uma possvel soluo. Para uma grande parte dos problemas de engenharia no se espera uma soluo original. Comumente as solues so fundamentadas na coleta incessante de informaes disponveis. Para isso, alm de dominar a metodologia bsica comentada ao longo deste captulo, devemos possuir conhecimentos e experincia

Recomendaes para abordagem de problemas em engenharia


Para evitar esse tipo de comportamento na abordagem de problemas, as recomendaes a seguir podem auxiliar: Listar as informaes do enunciado do problema Listar o que deve ser determinado pela soluo Elaborar esquemas que ajudem a visualizao fsica da situao Relacionar as leis bsicas que regem o fenmeno Aplicar as hipteses simplificativas que eliminam parmetros irrelevantes

Recomendaes para abordagem de problemas em engenharia


Antes de trabalhar com valores numricos, resolver o problema algebricamente, para evitar erros de clculo. Estar sempre atento coerncia dimensional do problema; ao substituir os valores numricos, dar preferncia ao Sistema Internacional de Unidades. Conferir as respostas e revisar as hipteses simplificativas para verificar a sua validade. Relacionar as respostas de acordo com as exigncias do problema.

Vous aimerez peut-être aussi