Vous êtes sur la page 1sur 40

Regulamento Liga Ouro de Basquete 2014

Diviso de Acesso ao NBB 7


Campeonato: Liga Ouro de Basquete 2014

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 1

Bases legais a. Lei Pel (Lei 9.615/98) b. Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/03) c. Cdigo Brasileiro de Justia Desportiva (Resoluo 29/09 do Conselho Nacional de Esporte) d. Estatuto do Estrangeiro (Lei 6.815/80) e. Estatutos da Liga Nacional de Basquete (LNB) f. Normas gerais da FIBA e da Confederao Brasileira de Basketball (CBB) Princpios orientadores g. tica desportiva h. Equilbrio tcnico i. Adequao comercial e de marketing Captulos do Regulamento I. Das equipes participantes.................................................................................... II. Dos princpios de organizao.............................................................................. III. Da finalidade da competio e da premiao....................................................... IV. Dos princpios gerais de conduta desportiva........................................................ V. Das responsabilidades das equipes participantes................................................. VI. Do protocolo dos jogos........................................................................................ VII. Da responsabilidade civil..................................................................................... VIII. Do sistema de disputa.......................................................................................... IX. Do acesso ao NBB 2014/2015............................................................................... X. Do representante da LNB..................................................................................... XI. Da suspenso e interrupo de jogos................................................................... XII. Da arbitragem...................................................................................................... XIII. Do controle antidoping........................................................................................ XIV. Disposies finais................................................................................................. ANEXO I Regimento Disciplinar......................................................................... ANEXO II Protocolo de filmagem....................................................................... ANEXO III Multas............................................................................................... ANEXO IV Orientaes sobre doping.................................................................

4 5 6 6 7 17 20 21 23 24 27 28 28 29 30 32 34 40

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 2

A GRANDEZA DO ESPORTE

A grandeza do esporte est na sua capacidade de ensinar, unir e emocionar. preciso que todos entendam sua beleza e seu esprito de fair-play, baseados na virtude, no respeito e na superao. As equipes associadas Liga Nacional de Basquete devem ser uma grande mensagem ao esporte.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 3

REGULAMENTO LIGA OURO DE BASQUETE 2014


Pargrafo I Das equipes participantes 1.1 Participaro do campeonato Liga Ouro de Basquete, edio 2014, as equipes filiadas Liga Nacional de Basquete (LNB), que estejam em conformidade com as normas do Estatuto da Entidade e deste Regulamento. Dentro destes critrios, estaro aptas a disputar a Liga Ouro de Basquete, as seguintes equipes:

1. CAMPO MOURO BASQUETE (PR) 2. LINS BASQUETE/ABCEL (SP) 3. RIO CLARO BASQUETE (SP) 4. SPORT CLUB DO RECIFE (PE)

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 4

Pargrafo II Dos princpios de organizao 2.1 A Liga Ouro de Basquete a diviso de acesso diviso principal do Campeonato Brasileiro de Basquetebol masculino adulto, hora intitulado Novo Basquete Brasil NBB. As duas competies so organizadas pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com o reconhecimento e apoio da Confederao Brasileira de Basketball (CBB). 2.2 Competir Liga Nacional de Basquete (LNB) organizar e dirigir a Liga Ouro de Basquete 2014, mediante a confeco das tabelas, adoo de normas tcnicas, divulgao dos resultados e da classificao, indicao de seus representantes e comissrios e pela escala dos rbitros os quais devero ser pr-aprovados pela CBB. A LNB ser responsvel ainda pele encaminhamento da documentao para a realizao de julgamentos disciplinares em primeira instncia e adoo de medidas administrativas em geral. a. O registro e a inscrio de atletas sero feitos pela Confederao Brasileira de Basketball (CBB). b. A escala de rbitros ser feita pela LNB com o apoio da CBB. c. A escala de mesrios ser feita pelas respectivas federaes estaduais com profissionais pr-aprovados pela CBB. d. O julgamento disciplinar em primeira instncia ser feito pela Comisso Disciplinar, na forma do Cdigo Brasileiro de Justia Desportiva (CBJD) e deste Regulamento. e. O julgamento disciplinar em segunda instncia competir ao Superior Tribunal de Justia Desportiva da CBB, na forma da lei. 2.3 A Liga Ouro de Basquete tem como princpios fundamentais: a. A transparncia administrativa e disciplinar. b. A autogesto administrativa e comercial das equipes participantes, na forma estatutria, respeitadas as regras esportivas e os calendrios da CBB, ABASU, FIBAAMERICAS, FIBA. c. O compromisso pessoal de cada uma das equipes com o aprimoramento da administrao e com a boa imagem da competio. d. A massificao do basquetebol no Brasil, como fonte de lazer da populao e valioso instrumento de formao das crianas e adolescentes brasileiros. 2.4 So pressupostos para o atendimento aos princpios fundamentais da Liga Ouro de Basquete: a. b. c. d. O respeito ao pblico e aos rgos envolvidos com a competio. O respeito recproco entre as equipes. A tica e a boa-f nas relaes esportivas e institucionais. Pontualidade e seriedade no cumprimento das obrigaes pessoais e institucionais.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 5

e. A adoo prvia de toda e qualquer medida para assegurar o sucesso e o desenvolvimento regular da competio. Pargrafo III Da finalidade da competio e da premiao 3.1 A Liga Ouro de Basquete ter como objetivo congregar equipes de basquetebol masculino adulto do Brasil, segundo o nvel tcnico mnimo exigido, dentre aquelas que so associadas Liga Nacional de Basquete (LNB) e no participam do NBB. 3.2 A competio apontar o campeo da Liga Ouro de Basquete e os demais classificados. 3.3 As equipes classificadas em 1 (primeiro), 2 (segundo) e 3 (terceiro) lugares na fase final sero atribudos, respectivamente, os ttulos de campe, vice-campe e terceira colocada da Liga Ouro de Basquete Temporada 2014. 3.4 Sero oferecidos um trofu e dezoito medalhas de posse definitiva a cada equipe classificada em 1 (primeiro), 2 (segundo) e 3 (terceiro) colocados na Liga Ouro de Basquete Temporada 2014. 3.5 Ser oferecido um trofu individual para o jogador MVP da final. 3.6 A LNB realiza, antes da competio, o Congresso Tcnico dos treinadores e rbitros participantes da Liga Ouro de Basquete, visando definir, esclarecer e debater os critrios tcnicos nela adotados. Pargrafo IV Dos princpios gerais de conduta desportiva 4.1 A competio deve ser marcada pela preocupao de respeitar e tratar com dignidade e conforto o pblico aficionado do basquetebol. 4.2 Entre as equipes e seus respectivos torcedores deve ser estimulada a rivalidade saudvel, eliminadas todas as formas de incitao violncia, de discriminao de qualquer espcie e do emprego de fatores extraquadra como forma de presso sobre dirigentes, rbitros, integrantes de comisses tcnicas e atletas. 4.3 O mandante dos jogos ser pessoal e integralmente responsvel pela segurana e incolumidade fsica de dirigentes, rbitros, comisses tcnicas e atletas das equipes participantes, desde a sua chegada at a sada em segurana das respectivas arenas de jogo, sem prejuzo da punio severa de qualquer um que atue de forma provocadora de acontecimentos perigosos ou danosos.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 6

Pargrafo V Das responsabilidades das equipes participantes 5.1 Das arenas de jogos a. As arenas devem contar com facilitaes para entrada e sada de torcedores, de forma a evitar aglomeraes, sendo maiores os cuidados com gestantes, crianas e idosos, alm de adaptaes que facilitem o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais, como rampas e reservados para a assistncia aos jogos. b. Em todos os jogos dever ser respeitada a lotao mxima das arenas, de forma que haja lugares sentados para todos aqueles que adentrarem ao recinto. c. As arenas devero contar com reas de escape para o caso de tumultos durante os jogos. d. As arenas devero ter capacidade mnima para 1000 (mil) pessoas sentadas, salvo por determinao do Conselho de Administrao, em situaes que julgar pertinente. e. Os torcedores devero ficar sempre a uma distncia mnima de trs metros da rea tcnica e tambm da mesa de controle, tendo como referncia o banco de reservas da equipe e a prpria mesa de controle. f. No ser permitida a permanncia de torcida organizada/uniformizada atrs da rea tcnica da equipe visitante e tambm da mesa de controle. Os mesmos devero obrigatoriamente se sentar do lado oposto ao da rea tcnica e tambm da mesa de controle ou, em caso de inexistncia de local destinado ao pblico do lado oposto, devero se sentar atrs da rea tcnica da equipe mandante. g. As arenas tambm devero contar com banheiros pblicos masculinos e femininos em timas condies de higiene e funcionamento, alm de adaptaes a crianas e portadores de necessidades especiais, com a devida aprovao das autoridades sanitrias. h. As arenas podero ter lanchonetes ou quiosques para venda de alimentao e bebidas, legalmente permitidas, aos torcedores, com a prvia aprovao das autoridades sanitrias. i. proibida a venda e consumo de bebidas alcolicas de qualquer espcie no recinto interno da arena conforme Lei Federal de nmero 12.299, de 27 julho de 2010. j. As arenas devero contar com setor ambulatrio para atendimento emergencial mnimo aos torcedores, com maca e equipamentos de primeiros-socorros.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 7

k. As arenas devero ter vestirios adequados para cada uma das equipes e para o conjunto de arbitragem, devendo contar com um chuveiro aquecido para cada trs pessoas. l. Os vestirios tambm devero contar com assentos para pelo menos quinze pessoas. m. O mandante ceder seus vestirios ao visitante caso no estejam em ordem os vestirios reservados a ele. n. Em todos os jogos o mandante dever providenciar mesa de controle que comporte no mnimo 10 cadeiras e mesa para imprensa que comporte no mnimo 10 profissionais. o. Em todos os jogos o mandante dever providenciar que pelo menos uma ambulncia e um desfibrilador estejam disponveis entre uma hora antes e uma hora aps os jogos, alm de um mdico e dois enfermeiros com nvel superior. p. Em todos os jogos, caso a equipe visitante solicite, o mandante dever reservar 10% da carga de ingressos para a compra da torcida adversria. Para os jogos realizados at s 16h o Clube adversrio deve efetuar a compra at s 18h do dia anterior. Para os jogos realizados aps as 16h a compra deve ser feita em at 6 horas antes do jogo. O clube visitante responsvel pelo pagamento dos ingressos. Aps os horrios estipulados, no havendo a efetivao da compra, os ingressos estaro liberados para a venda nas bilheterias do Clube mandante sem prejuzo ao Clube visitante. q. O mandante do jogo dever disponibilizar, para cada jogo, 20 ingressos de Cortesia, em local privilegiado do ginsio para a diretoria do Clube Visitante. Para isso, a equipe visitante dever informar, por e-mail, a necessidade real do nmero de ingressos desejados em at 48h do incio da partida. r. As quadras de jogo devero apresentar piso de madeira, sem qualquer salincia que possa representar perigo incolumidade fsica dos atletas, como pontas de pregos, farpas de madeira, buracos ou ondulaes. s. As linhas demarcatrias do piso da quadra devem ser firmes e facilmente visveis, respeitadas todas as especificaes da FIBA. (preferencialmente branca). t. Qualquer anteparo ou objeto situado no fundo da quadra deve estar revestido com espuma ou outro material que evite contuses provocadas por choques dos atletas. u. A iluminao artificial da quadra de jogo deve observar as especificaes internacionais (no mnimo 800 lux atestados por laudo tcnico), bem como as que forem estabelecidas por emissoras de TV para transmisso e gravao de jogos.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 8

5.2 Dos equipamentos e materiais a. As estruturas das tabelas podero ser mveis, fixas no cho ou ainda fixadas nas paredes e/ou tetos. Devero tambm obedecer no mnimo 1m de recuo da linha de fundo da quadra. b. As tabelas devero contar com aros retrteis e redinhas, dentro das especificaes da FIBA. c. Caso a equipe v utilizar mais de uma arena de jogo, a mesma dever se encarregar para que o item acima seja observado. d. Para a temporada 2014, a LNB fornecer as bolas, da marca Spalding, para todas as equipes participantes da Liga Ouro de Basquete. A sua utilizao obrigatria nos jogos, e sua calibragem deve estar como indicada pelo fabricante. e. proibido escrever nas bolas. f. Os vestirios devero estar disponveis com 1 hora e 30 minutos de antecedncia em relao ao horrio previsto para a partida. g. A quadra de jogo dever estar disponvel e pronta para o uso com no mnimo 1 (uma) hora de antecedncia em relao ao horrio previsto para a partida. h. Cada arena dever ter, pelo menos, uma tabela, aro e redinha reservas, para o caso de ser necessria a substituio de uma delas. Se, em um dos jogos, ocorrer avaria, quebra que impossibilite o andamento do jogo, o clube ter um prazo de at uma hora para providenciar a troca, reposio ou reparo. Caso o local de jogo no tenha tabela, aro e redinha para reposio, o jogo ser suspenso e a equipe mandante perder os pontos. i. Aps o problema solucionado dentro do perodo estipulado, o jogo segue normalmente, aps aprovao do representante e do rbitro da partida. Caso na mesma partida acontea novamente a quebra do mesmo material recm trocado, o jogo poder ser remarcado para o dia seguinte em horrio estabelecido pela LNB, respeitando a programao de viagem da equipe visitante. j. As equipes mandantes devero providenciar para que o local do jogo esteja em perfeitas condies de uso. Quando o jogo no puder ser iniciado, por qualquer que seja o motivo, o mesmo ser obrigatoriamente realizado no dia seguinte, em horrio estabelecido de comum acordo entre os respectivos clubes. Ocorrendo um impasse, a definio do horrio ficar a cargo da LNB.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 9

k. Quando a no realizao do jogo for motivada por falta de segurana, quadra impraticvel por causa de chuva ou outro problema, funcionamento defeituoso dos equipamentos eletrnicos, instalaes danificadas, tabela quebrada, piso escorregadio, iluminao inadequada, etc, o clube com mando de jogo ser responsvel pelas despesas provocadas por sua transferncia, como hospedagem, alimentao e transporte interno para a equipe visitante, equipe de arbitragem e representante da LNB. l. proibida a entrada no ginsio do jogo de instrumentos de sopro ou percusso, focos de laser, fogos de artifcios ou similares, bem como qualquer outro tipo de instrumento que possa ser prejudicial ao correto desempenho da arbitragem, permitindo-se, no entanto, sua utilizao em apresentaes ou shows, desde que previamente aprovados pela LNB. m. A equipe mandante dever colocar disposio da arbitragem no mnimo duas pessoas uniformizadas, uniformes cedidos pela LNB, com a funo de secar e limpar a quadra durante os jogos. n. A equipe mandante dever garantir para equipe visitante as seguintes condies de treinamento, na arena onde o jogo ser realizado:
Situao 01: Jogo a partir das 18h Dia anterior ao jogo: 01 (um) treinamento de no mnimo 90 minutos. O incio desta prtica dever ser entre 16:00 h e 20:00 h. Dia do jogo: 01 (um) treinamento de no mnimo 60 minutos. O incio desta prtica dever ser, no mximo, at as 12h.. Situao 02: Jogo entre 14h e 17h30 Dia anterior ao jogo: 01 (um) treinamento de no mnimo 90 minutos. O incio desta prtica dever ser entre 15h e 19h. Situao 03: Jogo antes das 14h Dia anterior ao jogo: 01 (um) treinamento de no mnimo 90 minutos. O incio desta prtica dever ser at as 18h. A equipe visitante dever entrar em contato com a equipe mandante, agendando um dos horrios dentro dos prazos estabelecidos. Esta comunicao entre os clubes dever ser feita com uma antecedncia de 72h antes do inicio do jogo; fora deste prazo a equipe mandante estar desobrigada de ceder suas instalaes para os treinamentos previstos. A responsabilidade do contato inicial via email, da equipe visitante. Os treinamentos devero ser realizados na arena de jogo. Para os treinos no dia anterior ao jogo, se a equipe mandante tiver comprovadamente um impedimento de ginsio, o treino poder ser realizado em outra quadra, desde que possua as condies tcnicas de uso.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 10

o.

A equipe mandante dever providenciar durante os treinos agendados para a equipe visitante, os seguintes itens: A quadra deve estar limpa; gua (mnimo de 20 litros); 10 kg de gelo; 12 bolas oficiais da competio, em boas condies, e as que sero utilizadas no jogo; 01 funcionrio responsvel para receber a equipe visitante, e oferecer todo o suporte necessrio.

p. A equipe mandante tambm dever providenciar: i.20 (vinte) estruturas para fixao de lonas publicitrias, de acordo com as medidas e especificaes da LNB (conforme modelo da entidade); ii.A filmagem dos jogos, disponibilizando um DVD para o representante da LNB, outro para a equipe visitante e uma cpia para o rbitro do jogo; iii.O upload do arquivo com a filmagem do jogo em uma nuvem conforme orientao fornecida pela LNB; iv.Equipamentos de estatsticas (computador, impressora e conexo banda larga com a Internet com cabeamento diretamente conectado no computador da estatstica estando disposio 02 horas antes do jogo e at 01 hora depois do jogo; v.Um eletricista de planto antes e durante o jogo). q. A equipe mandante responsvel pelas seguintes despesas referentes realizao do jogo: seguranas, confeco de ingressos, taxas e tributos oficiais, taxas de arbitragem, ajuda de custo para os rbitros, taxa dos oficiais de mesa e estatsticos, ajuda de custo aos oficias de mesa e estatsticos quando necessrio, despesas com ambulncia, mdicos e enfermeiros. Entende-se como ajuda de custo o valor destinado ao rbitro no deslocamento aeroporto/ginsio ou hotel/ginsio. As despesas com transporte e hospedagem dos rbitros para a cidade, sero suportadas pela LNB. r. Os patrocinadores da LNB tero direito a uma cota de ingressos que devero ser entregues aos patrocinadores com, pelo menos, 24h de antecedncia. A carga de ingressos a ser entregue, dever ser informada s equipes com, pelo menos, 10 dias de antecedncia pela LNB. s. As arenas ainda devero apresentar os seguintes itens: Uma rea para convidados e autoridades. Nos jogos com transmisso de TV, essa rea no dever estar localizada na parte captada frontalmente pelas cmeras durante a transmisso; Um local destinado para a imprensa, com internet (Wi-Fi) e, pelo menos, um computador com impressora; A quadra, as tabelas, aros e cestas a serem utilizados devem ter as dimenses e qualidades exigidas pelas regras oficiais da FIBA; Placar eletrnico digital com sirene de alcance pleno; Placar eletrnico digital reserva, com controles e funcionamento independente do placar eletrnico principal;

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 11

A tabela dever possuir acolchoamento em suas bases e proteo de

segurana na parte de vidro; O relgio de 24 segundos deve ser do tipo digital e fixado acima da tabela; Par de relgios de 24 segundos reserva, do tipo digital, com funcionamento independente do relgio de 24 segundos principal; As arenas devero contar com sinal luminoso indicador do trmino dos perodos de jogo e 24 segundos. A mesma dever estar encostada atrs de cada uma das tabelas de jogo, prximo s bordas superiores, inferiores e laterais da tabela. Este sinal luminoso deve ser de cor vermelha e deve estar sincronizado com a contagem regressiva do placar principal. Sinalizao interna e externa, indicando entradas e sadas, sanitrios e sadas de emergncia; Somente podero ser utilizados os ginsios indicados pelas equipes antes do incio da temporada e que forem previamente inspecionados e habilitados pela LNB, cabendo s equipes providenciar todos os equipamentos necessrios para a simulao de funcionamento, para a inspeo e certificao. A obrigao por todas as providencias e aes necessrias para a manuteno dos ginsios e/ou reformas e reparos solicitados, de inteira responsabilidade dos clubes que atuam na Liga Ouro de Basquete, independentemente de serem ou no proprietrios do ginsio. A LNB poder utilizar ginsios neutros, se julgar necessrio; Iniciada a competio, qualquer solicitao de troca de arena de jogo, s ser possvel com a aprovao do Conselho de Administrao.

t. Caso a equipe indique um ginsio fora da sua cidade sede, a mesma o dever fazer somente em dois jogos da fase de classificao e a solicitao para a mudana dever ser at 15 dias antes do jogo com as seguintes premissas: i.O Ginsio dever ser aprovado na vistoria promovida pelo Departamento Tcnico da LNB; ii. A equipe visitante dever concordar com a transferncia da partida. Todo o gasto decorrente da mudana seja com a equipe visitante, rbitros e staff, ou da coordenao da LNB, para o jogo, dever ser de responsabilidade da equipe mandante. iii. Caso a equipe indique um ginsio na sua cidade sede, a mesma o dever fazer somente em dois jogos ou at que a situao da quadra Oficial ou a indicada na ficha de inscrio se regularize. A determinao se a equipe utilizar este ginsio mais de duas vezes, ser da LNB. Esta indicao deve ser efetuada atravs de um ofcio 15 dias antes da data prevista do jogo contendo a autorizao da associao, clube ou entidade que disponibilizar as suas instalaes para a equipe requisitante. iv. O Ginsio dever ser aprovado na vistoria promovida pelo Departamento Tcnico da LNB;

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 12

u. O clube mandante dever manter no ginsio um sistema de som, dotado de microfones e caixas acsticas, com alcance pleno internamente e um locutor para a apresentao das equipes e informaes ao pblico. v. No poder haver caixas de som atrs ou direcionadas para a rea tcnica da equipe visitante. w. A presena de pblico atrs das tabelas s ser permitida quando houver arquibancadas ou assentos em espaos adequados. x. terminantemente proibida a presena de pblico e pessoas no autorizadas na quadra de jogo, mesmo nos intervalos. y. As placas de publicidade devero estar a, pelo menos, 2m (dois metros) das linhas de fundo da quadra de jogo. Nas linhas laterais pode haver alguma tolerncia em relao a essa distncia, desde que autorizada pela LNB. z. As placas devero estar posicionadas de acordo com o mapa de quadra estipulado no manual de marcas. aa. Os jornalistas, fotgrafos e operadores de cmeras de TV devero se posicionar atrs das placas de publicidade que ficam prximas aos bancos de reserva das equipes. Exceto profissionais da emissora que detm os direitos de transmisso. bb. Fazer cumprir o plano de merchandising de quadra e demais normas de publicidade previstas neste regulamento e nas comunicaes oficiais da LNB. cc. Para a realizao do exame antidoping, um dos vestirios dever ter os seguintes itens para a coleta de material: 02 (Duas) mesas tamanho mdio ou 04 (quatro) mesas tamanho pequeno 08 (Oito) cadeiras 10 (Dez) garrafas de 1,5 litro de gua lacradas (no pode ser gua de galo) Banheiro limpo com iluminao, sabonete lquido, papel higinico, papel toalha e cesto de lixo. 02 (Duas) pranchetas 01 (Uma) tesoura 02 (Dois) rolos de papel toalha (de cozinha) 01 (Um) cesto de lixo tamanho mdio 01 (Um) segurana na porta

5.3 Da segurana pblica a. As arenas de jogos devem observar as regras mnimas de segurana estipuladas pela LNB, pelo Corpo de Bombeiros, pela Polcia Militar e outros rgos administrativos competentes.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 13

b. Devero estar presentes na arena, no mnimo 02 (dois) policiais para cada grupo de 500 (quinhentos) torcedores, e 10 (dez) seguranas uniformizados, quantidade que ser elevada de acordo com o volume de pblico. O chefe da segurana contratada, assim que chegar ao ginsio, dever se apresentar ao representante da partida. c. O clube mandante responsvel por garantir a segurana pblica em sua arena, tomando previamente as medidas necessrias junto s autoridades responsveis, sob pena de sofrer as punies cabveis.

5.4 Do registro e inscrio de atletas a. Os clubes inscritos no Liga Ouro de Basquete 2014 devem apresentar LNB, em formulrio, encaminhado por endereo eletrnico e postal, dados cadastrais: razo social completa e nome esportivo do clube, relao de representantes: diretores, gerentes e supervisores (com telefones, e-mail e fax), dois ginsios indicados para utilizao no campeonato, com endereo, telefones e capacidade de pblico dos mesmos, bem como das pessoas responsveis por cada um deles e dados referente a seus patrocinadores e seus investimentos. b. Os clubes que participaro do Campeonato devem apresentar, em formulrio da CBB, a Ficha de Inscrio de Atletas contendo at 24 (vinte e quatro) atletas com os respectivos nmeros de camisas para a inscrio, observando a seguinte determinao: somente 03 (trs) dos atletas podero ser estrangeiros. c. No caso de atletas estrangeiros, as equipes devero apresentar o passaporte, contrato de trabalho e o comprovante do visto temporrio n. 5 (cinco) da Lei 6.815/80, que caracteriza o vnculo de trabalho do atleta de nacionalidade estrangeira, sob pena do cancelamento da inscrio do atleta no campeonato. d. No caso de atletas nacionalizados. O atleta nacionalizado aquele jogador estrangeiro com nacionalidade brasileira e que tenha documento nacional de identidade. A ficha de inscrio dever constar o nmero do documento nacional de identidade. e. Somente podero participar do Liga Ouro de Basquete 2014, os atletas regularmente inscritos em suas Federaes, e registrados na Confederao Brasileira de Basketball. f. Os clubes que no se utilizarem do limite mximo de inscries podero completar sua lista de atletas, at o dia 21/03/2014, no sendo consideradas, para este fim, partidas adiadas para data posterior, seja qual for o motivo. necessrio que a Federao ateste a vinculao dos atletas com os clubes. g. Os atletas constantes da lista, no habilitados, podero ter sua situao regularizada pelo clube at o dia 21/03/2014 no sendo consideradas, para este fim, partidas adiadas para data posterior, seja qual for o motivo.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 14

h. O atleta que atuar por um clube no Liga Ouro de Basquete 2014, no poder, nesta mesma competio, atuar por outra equipe. i. Cada equipe poder inscrever apenas 1 (um) atleta que tenha participado do NBB 2013/2014. A simples presena do nome do atleta em smula j caracteriza sua participao no NBB, mesmo que no tenha atuado efetivamente na partida. j. Estaro regularizados, apenas e to somente, aqueles atletas constantes da Ficha de Inscrio de Atletas, com condio de jogo aprovada e publicada em Nota Oficial da CBB. k. Qualquer atleta poder ser substitudo at o dia 21/03/2014. No caso de atleta estrangeiro, para efetivao da substituio por outro atleta estrangeiro, o clube dever requerer o cancelamento da inscrio do atleta substitudo, na Federao e na CBB. l. No ter condio de jogo o atleta que estiver cumprindo punio, ou que no constar na relao de inscrio oficial, ou que no apresentar, antes da partida, documento de identidade, com foto, expedido por rgo oficial. Sero aceitas cpias autenticadas desde que legveis. m. Qualquer substituio, complemento da relao Nominal dos Atletas ou regularizao da situao de um atleta, s dar condies ao mesmo se a solicitao, com todos os documentos vlidos, chegar CBB com um mnimo de dois dias teis, em relao prxima rodada, sem levar em conta o dia do jogo, conforme orientao abaixo, para que a mesma seja publicada em Nota Oficial em at 01 (um) dia til antes da partida, dando condies de jogo ao postulante. n. Formato dos prazos: para os jogos da tera-feira todos os documentos vlidos devem chegar CBB at as 18h da quinta-feira anterior, jogos aos sbados e domingos o prazo ser quarta-feira s 18h e assim sucessivamente. o. A condio de jogo do atleta inscrito, no ser concedida para os jogos alterados para data posterior. Leva em considerao a data inicial presente na tabela do campeonato. 5.5 Dos uniformes utilizados nos jogos a. Na relao de inscrio dos atletas constaro as cores de 02 (dois) uniformes de jogo (camisa e calo), dois de cor clara e outro de cor escura. b. A equipe com mando de jogo usar sempre o uniforme de cor clara, cabendo ao visitante usar o uniforme de cor escura. Mas, se ambas as equipes concordarem, elas podem trocar as cores de suas camisas. c. A numerao dos atletas poder ser de 04 (quatro) a 99 (noventa e nove). O nmero de camisa de cada atleta deve ser informado quando da apresentao da

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 15

lista de inscrio, aps o que no poder sofrer qualquer alterao. Os atletas posteriormente inscritos devero utilizar-se de nmeros diferentes daqueles j destinados aos seus companheiros de equipe, mesmo que estes no tenham ainda atuado. Os nmeros nas camisas dos atletas no podero sofrer alterao, para no comprometer o servio de estatsticas. d. Os nmeros devem ser claramente visveis com no mnimo 20cm de altura na parte de trs da camisa. Cada nmero da parte frontal da camisa dever ter pelo menos 10cm de altura e 2cm de largura. e. O nome do patrocinador poder ser colocado na parte posterior da camisa, abaixo do nmero, desde que sem prejudicar a visualizao do nmero. O nome do patrocinador dever ter a altura mxima de 05 cm (cinco centmetros) e a extenso no poder exceder a 30 cm (trinta centmetros). f. O nome do patrocinador, na parte frontal da camisa, no poder exceder a 08 cm (oito centmetros) de altura por 40 cm (quarenta centmetros) de comprimento ou 320 cm2 (trezentos e vinte centmetros quadrados). g. O logotipo do fornecedor do uniforme poder ser colocado na parte frontal da camisa e no poder exceder rea de 12 cm (doze centmetros quadrados). h. O logotipo do fornecedor do uniforme, ou de um patrocinador do clube, poder ser colocado na parte frontal do calo, esquerda, e no poder exceder a 04 cm (quatro centmetros) de altura por 10 cm (dez centmetros) de largura, ou uma rea de 40cm2 (quarenta centmetros quadrados). i. O nmero do atleta tambm poder ser colocado na parte frontal do calo, direita, mas cada algarismo no poder exceder a 06 cm (seis centmetros) de altura por 03 cm (trs centmetros) de largura. j. Os itens d, e, f, g, h e i esto ilustrados no material oficial entregue pela LNB no Congresso Tcnico realizado antes do incio da competio. k. Toda exposio de marca dever respeitar o contedo do material oficial distribudo antes do incio da competio, que trata dos uniformes, placas de publicidade e base das tabelas. Jogadores e membros da comisso tcnica esto proibidos de utilizar qualquer adereo com publicidade de cunho comercial, religioso, poltico ou protesto sem o consentimento da LNB. No ser permitida a utilizao de bandanas, testeira/faixas na cabea, armbands, tatuagem temporria, bons, protetor bucal, etc, que exponham marcas que no sejam a do fabricante.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 16

Pargrafo VI Do protocolo dos jogos 6.1 Os clubes participantes do jogo devero entregar ao representante designado pela LNB, com 1h de antecedncia ao horrio oficial do jogo, a relao de suas equipes, com as seguintes informaes: nome completo dos atletas (no mais que doze (12) membros de equipe aptos a jogar, incluindo o capito) e comisso tcnica (no mximo de sete (7) pessoas), nome esportivo, nmero da camisa, posio que joga, data de nascimento, peso, altura e mdia de idade e altura da equipe, em duas vias, uma delas, juntamente com os documentos de identificao, dever ser entregue aos mesrios. 6.2 As equipes devero apresentar-se uniformizadas para o jogo, impreterivelmente, 30 (trinta) minutos antes da hora marcada para seu incio. 6.3 As equipes devero identificar-se perante a arbitragem, munida da relao de atletas igual a que foi entregue ao representante, indicando aqueles que iniciaro a partida, at 20 (vinte) minutos antes da hora marcada para o incio do jogo. 6.4 Da relao de atletas, somente 03 (trs) dos atletas podero ser estrangeiros. 6.5 A apresentao oficial das equipes, com chamada nominal, ser realizada: a. 15 (quinze) minutos antes do incio do jogo; as equipes, por determinao do rbitro, interrompero suas atividades e, a partir do respectivo banco de reservas, medida que forem chamados, os atletas entram na quadra enfileirando-se de costas para as respectivas tabelas para execuo do Hino Nacional. b. 130. As equipes encerram o bate bola e dirigem-se aos bancos de reserva. Sero anunciados, pelo locutor do ginsio, os 05 ( cinco) jogadores de cada equipe que iniciaro a partida. c. 30. Jogadores titulares entram na quadra para incio do jogo. d. Os atletas devem apresentar-se vestidos por igual, isto , vestidos com a mesma camisa, calo, meias e agasalho. e. Em todos os jogos da Liga Ouro de Basquete 2014 dever ser executado o Hino Nacional. f. Durante os jogos, as nicas pessoas autorizadas a permanecer na rea dos bancos de reservas so os atletas uniformizados, supervisor, tcnico, assistente tcnico, mdico, fisioterapeuta, estatstico e mordomo, desde que tenham sido identificados e relacionados na ficha de inscrio enviada LNB e levada ao local do jogo pelo representante.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 17

g. Atletas que no foram relacionados em smula para o jogo no podem ficar em momento algum na rea reservada ao jogo. Os mesmos devem se posicionar no ginsio em locais que so de uso comum do pblico, ou seja, arquibancada, rea vip, rea de convidados, etc. h. Alm dos integrantes das equipes, autorizados conforme critrios acima podero estar na quadra: i. 03 oficiais de mesa; ii. 02 scoutistas, responsveis pelas estatsticas; iii. 01 representante da LNB; iv. 01 representante do Clube ou ginsio responsvel pela manuteno; v. Mdicos, Paramdicos ou enfermeiros que ficaro prximos ao banco da equipe da casa, antes do incio das placas de publicidade, ou local fora da quadra identificado com sinalizao adequada e fcil acesso mesma. vi. 02 enxugadores de quadra; vii. Fotgrafos credenciados pela equipe mandante, desde que estejam com crach fornecido pela LNB e portando sua cmera fotogrfica. viii. Reprteres da emissora que detm os direitos de transmisso que estejam trabalhando no jogo; ix. Representantes da LNB portadores de crach que identifique acesso quadra. x. Durante o intervalo da partida podero ocorrer atividades dentro da quadra desde que monitoradas pela equipe mandante e que deixem a quadra 5 (cinco minutos) antes do incio do segundo tempo. xi. Aps o trmino da partida a quadra tambm poder, a critrio de cada equipe mandante, ser liberada para acesso do pblico, desde que os rbitros, oficiais de mesa e equipes adversrias j tenham deixado a mesma em segurana. xii. Durante a competio, caso haja necessidade de alterao na composio da comisso tcnica, qualquer modificao dever ser comunicada a LNB, por escrito, com um prazo mnimo de 48 (quarenta e oito) horas antes do jogo.

i. No permitido o uso de bermudas pelos membros da Comisso Tcnica. 6.6 Para os locutores de rdio dever ser destinado, pelo clube sediante, uma rea apropriada para a realizao de seus trabalhos. 6.7 Os reprteres de quadra devero fazer seu trabalho de reportagem somente nos intervalos entre os perodos e tempo tcnico. 6.8 No entrevistar o mesmo atleta ou membro da comisso tcnica enquanto o mesmo estiver concedendo entrevista emissora que detm os direitos de transmisso ou se posicionar atrs do entrevistado. 6.9 Fazer a sua entrevista antes do incio da transmisso do jogo, no intervalo do jogo e aps a transmisso do jogo, somente com o entrevistado fora da quadra. Entendese por quadra o espao limtrofe determinado pelas linhas do basquetebol.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 18

6.10 Durante o jogo zelar pela imagem produzida pela emissora que detm os direitos de transmisso. Em um pedido de tempo pela equipe requisitante ou visitante, no colocar o microfone ou qualquer outro aparato para colher o som de forma que o mesmo aparea na transmisso. Colher as informaes do tcnico aps tempo solicitado se o mesmo quiser conceder a entrevista. 6.11 Caso essas solicitaes no sejam atendidas o reprter dever ser convidado a se retirar da quadra e o veculo no receber mais autorizao para fazer suas transmisses da quadra. 6.12 O Conselho de Administrao da LNB poder autorizar, mesmo durante a competio, a utilizao de vdeo para correo de lances de arbitragem, desde que esse recurso seja utilizado em todos os jogos, sem exceo, de uma mesma fase do campeonato e que o protocolo utilizado seja aprovado em votao pelo respectivo Conselho e comunicado s equipes com pelo menos 03 (trs) dias antes do incio da utilizao deste recurso. 6.13 Nos jogos com transmisso de televiso devero ser atendidos os itens abaixo: a) Adesivo Liga Ouro de Basquete. de responsabilidade da equipe sediante, fixar o adesivo disponibilizado pela LNB. O adesivo dever ser fixado no crculo central da quadra de basquetebol. b) O clube mandante dever orientar o pblico a sentar-se, inicialmente, no lado oposto s cmeras de TV. c) Durante o intervalo da partida podero ocorrer atividades dentro da quadra desde que monitoradas pela equipe mandante e que deixem a quadra 5 (cinco minutos) antes do incio do segundo tempo. d) Durante os pedidos de tempo tcnico, se ocorrer alguma ao promocional, a mesma no deve prejudicar a comunicao entre tcnico e atletas das equipes. e) Durante os pedidos de tempo tcnico obrigatria a permisso da utilizao do microfone por parte da emissora que detm dos direitos de transmisso. No entanto, durante o jogo inteiro, cada equipe ter direito a uma nica recusa da colocao do microfone no tempo tcnico. Essa recusa dever ser feita atravs de um sinal claro do tcnico da equipe para o pessoal da emissora que detm os direitos de transmisso. f) Aps o trmino da partida a quadra tambm poder a critrio de cada equipe mandante ser liberada para acesso do pblico, desde que o trabalho de reportagem da emissora que detm os direitos de transmisso tiver sido encerrado, os rbitros, oficiais de mesa e equipe adversria j tenham deixado a mesma, em segurana. A autorizao por parte da emissora que detm os direitos de transmisso ser feita pelo produtor que estiver no jogo, que notificar o representante. O representante a nica pessoa autorizada a efetuar tal procedimento, inclusive orientando os seguranas quanto ao protocolo.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 19

g) Os jogos televisionados sero definidos pela emissora que detm os direitos de transmisso, em comum acordo com o Departamento Tcnico da LNB, levando-se em considerao os aspectos tcnicos das equipes, condies estruturais do ginsio de jogo, visual da quadra e o empenho do clube mandante em divulgar os jogos, mantendo uma mdia alta de pblico em seu ginsio. h) Ser obrigao exclusiva dos clubes participantes a responsabilidade pelo pagamento de todo e qualquer direito porventura devido em razo da legislao em vigor, que seja dos atletas, rbitros ou aos demais participantes do evento, sejam eles direitos de imagem e/ou arena ou de qualquer outra espcie, eximindo a Liga Nacional de Basquete, desde j, de qualquer responsabilidade neste sentido. i) Os direitos de transmisso e reproduo de TV pertencem LNB, que poder negoci-los, sem exclusividade, com emissoras de TV, a quem sero garantidos o direito de entrevista com os atletas, dirigentes, tcnicos e representantes da LNB, que estejam envolvidos na partida disputada, no incio, intervalo e encerramento de cada partida. j) As demais emissoras de TV s podero fazer cobertura jornalstica. Qualquer tipo de transmisso ou reproduo dever ser previamente aprovada pela LNB e pela emissora que detenha os direitos de transmisso. k) A presena de equipes de TV e rdio na quadra s ser permitida antes do incio da partida, nos intervalos e aps as entrevistas da emissora que detm os direitos de transmisso. l) Os clubes mandantes devem providenciar, em seus respectivos ginsios, local reservado para as equipes de TV da emissora que detm os direitos de transmisso (cabines especficas ou praticvel medindo 3m x 3m, com 02 mesas e 04 cadeiras), providenciando ainda o acesso de equipamentos e demais facilidades necessrias instalao dos mesmos. Pargrafo VII Da responsabilidade civil 7.1 As equipes sero responsveis por contratar plano de sade dos seus atletas e pelo atestado mdico de aptido para a prtica esportiva, emitido por mdico do clube. 7.2 Cabe s equipes mandantes providenciar seguros contra acidentes ocorridos com torcedores no mbito da sua arena esportiva. 7.3 A LNB no se responsabiliza pela omisso destas providncias. 7.4 As equipes mandantes sero solidariamente responsveis com a LNB caso ela venha a ser responsabilizada pela omisso dessas providncias.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 20

Pargrafo VIII Do sistema de disputa 8.1 Os jogos sero disputados de acordo com as regras vigentes da FIBA. 8.2 O campeonato ser disputado em 03 (trs) fases: 1. Fase de Classificao (todos contra todos / turno e returno sempre em jogos duplos tanto em casa quanto fora) 2. Playoff Semifinal 3. Playoff Final 8.3 Na fase de classificao as equipes jogam todas contra todas, em turno e returno, com jogos duplos de ida e volta, apurando-se as 3 (trs) equipes mais bem classificadas para a fase seguinte. Por jogos duplos entende-se que cada equipe enfrentar todos os adversrios duas vezes consecutivas tanto no turno quanto no returno. 8.4 A equipe que obtiver o 1 lugar ao final da fase de classificao, estar diretamente qualificada para a fase final, no participando da fase semifinal. 8.5 Playoff Semifinal: Esta etapa ser disputada entre as 02 (duas) equipes que obtiveram o 2 e 3 lugares na Fase de Classificao. Ser realizada em melhor de 05 (cinco) partidas, sendo considerada vencedora a equipe que obtiver 03 (trs) vitrias. A equipe vencedora desse confronto estar classificada para a Fase Final. 8.6 Playoff Final: Esta etapa ser disputada entre a equipe que obteve o 1 lugar na Fase de Classificao e a equipe vencedora do playoff semifinal. Ser realizada em melhor de 05 (cinco) partidas, sendo considerada vencedora a equipe que obtiver 03 (trs) vitrias. 8.7 Para definio das sedes dos jogos de todas as sries de playoffs , em qualquer das fases, levar-se- em conta a colocao das equipes na fase de classificao, cabendo sempre equipe mais bem classificada naquela fase o mando de jogo na 1 (primeira), 2 (segunda) e 5 (quinta) partidas, ficando a equipe pior classificada com o mando da 3 e 4 partidas. 8.8 Critrios para classificao final do Liga Ouro de Basquete 2014: 1 colocado a equipe campe ser a equipe vencedora do playoff final. 2 colocado a equipe vice-campe ser a equipe perdedora do playoff final. 3 colocado ser a equipe perdedora do playoff semifinal. 4 colocado ser a equipe que obtiver o 4 lugar na Fase de Classificao. 8.9 A LNB, de acordo com os interesses da TV, poder antecipar a fase final caso a semifinal se defina antes das datas previstas na tabela da competio.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 21

8.10 A pontuao para classificao ser de 02 (dois) pontos por vitria, 01 (um) ponto por derrota, 01 (um) ponto por derrota por nmero insuficiente de atletas e 00 (zero) ponto por derrota por desistncia. 8.11 No caso de derrota por nmero insuficiente de atletas, se no momento do encerramento do jogo por tal motivo a equipe com o efetivo reduzido estiver frente no marcador, o resultado ser de 02 x 00 (dois x zero) para a equipe adversria. Se tal equipe estiver atrs no marcador, entretanto, o placar ser mantido. 8.12 No caso de derrota por desistncia, o placar ser de 20 x 00 (vinte x zero) para a equipe adversria. 8.13 Caso uma equipe no comparea at o prazo determinado pelas regras oficiais, a equipe presente ser declarada vencedora pela contagem de 20 x 00 (vinte x zero). A outra equipe no ter nenhum ponto computado. 8.14 Caso o no comparecimento seja das duas equipes no sero computados pontos para nenhuma delas. 8.15 Critrios de desempate: 8.15.1 Havendo empate na contagem de pontos entre duas equipes, na fase de classificao, proceder-se- ao desempate utilizando o seguinte critrio: 1 - Confronto direto entre as equipes empatadas, considerando-se os resultados dos jogos disputados entre elas; 2 - Melhor saldo de pontos, dos placares dos jogos realizados entre as equipes empatadas; 3- Melhor cesta average, levando-se em considerao todos os jogos realizados pelas equipes, inclusive contra as demais equipes que no esto empatadas, na fase de classificao. Entende-se por cesta average o resultado da diviso entre o total de pontos convertidos e o total de pontos sofridos pela equipe, em todos os jogos desta fase contra todas as equipes; 4 - No se resolvendo a situao de empate, utilizar-se- o sorteio. 8.15.2 Havendo empate na contagem de pontos entre trs ou mais equipes, na fase de classificao, proceder-se- ao desempate utilizando o seguinte critrio: 1 - Ser feita uma reclassificao levando-se em conta somente os resultados dos jogos realizados entre as equipes empatadas; sendo melhor classificada a equipe que obteve o maior nmero de vitrias, nos confrontos entre as equipes empatadas. 2 - Melhor saldo de pontos, dos placares dos jogos realizados entre as equipes empatadas;

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 22

3 - Melhor cesta average, levando-se em considerao os placares obtidos somente nos jogos disputados entre as equipes empatadas, na fase de classificao. Entendese por cesta average o resultado da diviso entre os pontos convertidos e os pontos sofridos pela equipe; 4- Melhor cesta average, levando-se em considerao todos os jogos realizados pelas equipes na fase de classificao. Entende-se por cesta average o resultado da diviso entre o total de pontos convertidos e o total de pontos sofridos pela equipe; 5 - No se resolvendo a situao de empate, utilizar-se- o sorteio. 6 - Se em qualquer estgio, usando os critrios acima, um empate mltiplo reduzido a um empate envolvendo apenas duas equipes, o procedimento aplicado ser o descrito no critrio de desempate entre duas equipes. Pargrafo IX Do acesso ao NBB 2014/2015 9.1 A equipe que conquistar o primeiro lugar na Liga Ouro de Basquete 2014 estar classificada para o NBB temporada 2014/2015, desde que preencha todos os requisitos exigidos pela LNB. So eles: 9.1.1 9.1.2 9.1.3 9.1.4 Pagamento de taxa complementar de Associao na LNB (referente ao NBB); Comprovao de viabilidade financeira para suportar o NBB; Comprovao de capacidade tcnica; Comprovao de infraestrutura para abrigar os jogos do NBB.

9.2 Todos os requisitos comprobatrios, bem como o valor da Taxa de Associao, sero estabelecidos poca do pedido de incluso na LNB pelo Conselho de Administrao da LNB. 9.3 Os dispostos acima contidos nos itens 9.1.1, 9.1.2, 9.1.3 e 9.1.4 so exigncias comuns a todos os participantes do NBB, associados ou no. 9.4 No caso da equipe classificada em primeiro lugar na Liga Ouro de Basquete 2014 no cumprir todos os requisitos dispostos acima, dentro do prazo estipulado pela LNB, o direito de disputar o NBB 2014/2015 passa para a equipe classificada em segundo lugar na Liga Ouro de Basquete, desde que preencha todos os requisitos exigidos pela LNB. No caso da equipe classificada em segundo lugar na Liga Ouro de Basquete 2014 tambm no cumprir os requisitos dispostos acima, dentro do prazo estipulado pela LNB, o direito de disputar o NBB 2014/2015 passa para a equipe classificada em 16 lugar no NBB 2013/2014 e, por ltimo, no caso da equipe classificada em 16 lugar no NBB 2013/2014 tambm no cumprir os requisitos exigidos, dentro do prazo estipulado pela LNB, o direito de disputar o NBB 2014/2015 passa para a equipe classificada em 17 lugar no NBB 2013/2014.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 23

9.5 As equipes que disputarem a Liga Ouro de Basquete 2014 e no obtiverem o acesso ao NBB 2014/2015 tero direito a disputar a Liga Ouro de Basquete 2015 Diviso de Acesso ao NBB, desde que cumpram todos os requisitos exigidos pela LNB poca da competio. Caso algum requisito no seja cumprido pela equipe ela perder o direito de disputar a Liga Ouro de Basquete 2015. Neste caso a equipe poder solicitar sua inatividade conforme lhe faculta o Estatuto. 9.6 As equipes que obtiverem o 1 e 2 lugares na Supercopa Brasil 2014, competio organizada pela Confederao Brasileira de Basquete, estaro automaticamente classificadas para a Liga Ouro de Basquete 2015 Diviso de Acesso ao NBB, desde que preencham todos os requisitos exigidos para a disputa da competio. 9.6.1 Caso alguma das equipes classificadas no seja associada LNB, a mesma poder pleitear a sua associao mediante o cumprimento dos requisitos estabelecidos pela LNB. So eles: 9.6.1.1 Pagamento de taxa de Associao na LNB; 9.6.1.2 Comprovao de viabilidade financeira para suportar a Liga Ouro de Basquete Diviso de Acesso ao NBB; 9.6.1.3 Comprovao de capacidade tcnica; 9.6.1.4 Comprovao de infraestrutura para abrigar os jogos da Liga Ouro de Basquete Diviso de Acesso ao NBB. 9.7 Todos os requisitos comprobatrios, bem como o valor da Taxa de Associao, sero estabelecidos poca do pedido de incluso na LNB pelo Conselho de Administrao da LNB. 9.8 Os dispostos acima contidos nos itens 9.6.1.2, 9.1.2.3 e 9.1.2.4 so exigncias comuns a todos os participantes do NBB, associados ou no. 9.9 A LNB, a seu exclusivo critrio, poder convidar outras equipes a participarem da Liga Ouro de Basquete 2015 Diviso de Acesso ao NBB. Pargrafo X Do representante da LNB 10.1 A LNB designar um representante/comissrio para cada jogo do campeonato com poderes para tomar todas as decises relacionadas com a realizao do respectivo jogo, tendo as seguintes atribuies: a) Conferir a relao nominal das equipes, confrontando-a com a lista oficial da CBB, conferir os respectivos documentos oficiais de identificao com foto, e autorizar a participar somente os jogadores e membros da comisso tcnica, regularmente inscritos e legalmente identificados.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 24

b) Acompanhar "in loco" todas as ocorrncias nas reas tcnica e administrativa, antes, durante e aps a realizao do jogo, e efetuar o pagamento das equipes de arbitragem e estatstica; c) Relatar em formulrio prprio, qualquer ocorrncia de carter tcnico, disciplinar ou administrativo antes, durante e aps o jogo, por menor importncia que aparente ter, para subsidiar a anlise das mesmas pela LNB; d) Receber o relatrio do rbitro, quando este o fizer, e o border geral da renda, entregue pelo clube; e) Entregar para o locutor oficial do ginsio, os dados oficiais de renda e pblico, que devero ser informados ao pblico presente ao jogo, pelo locutor oficial. Esta informao dever ocorrer no intervalo entre o 3 e o 4 perodo do jogo. A responsabilidade de garantir esta informao ao pblico presente do representante do jogo. f) Encaminhar LNB, imediatamente aps o jogo, por sedex, o seu relatrio, a smula de jogo, o relatrio do rbitro (quando este o fizer) e o border geral da renda, entregue pelo clube; g) Chegar ao ginsio de jogo pelo menos 02 (duas) horas antes do horrio previsto para o incio da partida, a fim de zelar pelo cumprimento dos seguintes itens: g.1 Verificar a conformidade da composio da rea de competio com o previsto nas Regras Oficiais de Basquete e com as previses deste regulamento; g.2 Inspecionar as instalaes destinadas s equipes, rbitros, jornalistas, dirigentes e o pblico; g.3 Verificar se foram atendidas as condies mnimas de segurana para o jogo, isto , se est presente policiamento oficial e segurana civil, uniformizada, proporcional capacidade de pblico no ginsio, mas, em hiptese alguma, em nmero inferior a 02 (dois) policiais e 10 (dez) seguranas uniformizados; g.4 Verificar o atendimento s condies tcnicas exigidas pelas emissoras de televiso para a transmisso dos jogos tendo em vista a obrigao do clube mandante. g.5 Verificar a existncia de servios mdicos para urgncias traumticas, inclusive para obteno de chapas e radiografias; g.6 Verificar, nos locais de jogos, a existncia de desfibrilador e ambulncia ou veculo especfico para transporte urgente de acidentados; g.7 Providenciar junto ao clube com mando de jogo ou ao policiamento, se for o caso, para que pessoas com atitudes inconvenientes para a realizao da partida sejam retiradas do local;

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 25

g.8 Fazer cumprir o plano de merchandising de quadra e demais normas de publicidade previstas neste regulamento, observando o posicionamento das propagandas dos patrocinadores (placas de quadra, protetores de tabela e afins), relatando qualquer anormalidade; g.9 Providenciar o controle de acesso de pessoas s reas reservadas aos VIPS, imprensa e principalmente rea de jogo. As pessoas no credenciadas no podem acessar tais reas; g.10 No permitir a presena de pblico em reas compreendidas a um mnimo de 2,0m (dois metros) da grade que separa a arquibancada da quadra, tomando as providncias necessrias para prevenir qualquer tipo de invaso da rea de jogo; g.11 No permitir a presena de pblico nos setores atrs das linhas finais da quadra, salvo se houver arquibancada ou assentos previamente instalados, aprovados na vistoria do ginsio; g.12 Cuidar do posicionamento dos profissionais de imprensa presentes, separando rea especfica para estes, mas no permitindo, em hiptese alguma, que se posicionem na frente das placas de publicidade. S podero ter acesso a tal rea aqueles identificados com credencial do campeonato ou identificao do veculo em que trabalha; g.13 Coordenar junto ao representante da equipe mandante, a realizao de entrevistas coletivas de tcnicos e atletas aps a realizao do jogo. g.14 Seguir qualquer determinao publicada em Nota Oficial pelo Departamento Tcnico. g.15 Enviar para a LNB junto com o border, recibo e relatrio, o formulrio de controle de doping. g.16 Preparar para todos os jogos, um dos vestirios para a realizao da coleta para o exame antidoping com os seguintes itens: 02 (Duas) mesas tamanho mdio ou 04 (quatro) mesas tamanho pequeno; 08 (Oito) cadeiras; 10 (Dez) garrafas de 1,5 litro de gua lacradas (no pode ser gua de galo); Banheiro limpo com iluminao, sabonete lquido, papel higinico, papel toalha e cesto de lixo; 02 (Duas) pranchetas; 01 (Uma) tesoura; 02 (Dois) rolos de papel toalha (de cozinha); 01 (Um) cesto de lixo tamanho mdio; 01 (Um) segurana na porta;

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 26

Pargrafo XI Da suspenso e Interrupo de jogos 11.1 O rbitro, desde que entra na quadra, a nica autoridade competente para determinar, por motivo relevante, a interrupo ou a suspenso definitiva do jogo. Quando ocorrerem interrupes prolongadas, por motivos relevantes, o rbitro deve decidir as medidas a serem tomadas a fim de restabelecer as condies normais para o prosseguimento do jogo. 11.2 A critrio da arbitragem so motivos relevantes para a interrupo de um jogo os seguintes fatos: a. Mau estado da quadra que torne a partida impraticvel ou perigosa; b. Iluminao inadequada; c. Falta de garantia momentnea integridade fsica e psicolgica das pessoas envolvidas no jogo; d. Conflitos ou distrbios momentneos na quadra, tais como invaso de quadra, arremesso de objetos etc. 11.3 O jogo interrompido pelos motivos citados na alnea 11.2, letras a e b do pargrafo anterior ser obrigatoriamente realizado no dia seguinte, em horrio estabelecido de comum acordo entre os respectivos clubes. Ocorrendo um impasse, a definio do horrio ficar a cargo da LNB. O clube com mando de jogo ser responsvel pelas despesas provocadas por sua transferncia, como hospedagem, alimentao e transporte interno para a equipe visitante, equipe de arbitragem e representante da LNB. 11.4 Quando do prosseguimento da partida sero mantidos o placar e o tempo restantes. 11.5 A critrio da arbitragem so motivos relevantes para a suspenso definitiva de um jogo os seguintes: a. Falta de garantia irremedivel integridade fsica e psicolgica das pessoas envolvidas no jogo; b. Conflitos ou distrbios graves na quadra, decorrentes de invaso de quadra, arremesso de objetos etc.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 27

Pargrafo XII Da arbitragem 12.1 Todos os jogos sero dirigidos por rbitros e mesrios designados pela CBB, com a participao da LNB, que no podem ser recusados pelos Clubes ou Federaes. 12.2 Quando atuarem, os rbitros e mesrios devero estar uniformizados com o uniforme fornecido pela LNB e tnis de cor preta. 12.3 A CBB designar os rbitros que atuaro no campeonato atravs de Nota Oficial e comunicar respectiva Federao pelos meios apropriados. 12.4 Os rbitros e mesrios recebero as taxas de arbitragem de acordo com a tabela e normas estabelecidas pela LNB.

Pargrafo XIII Do controle antidoping 13.1 terminantemente proibida a utilizao por atletas de qualquer substncia, mtodo ou qualquer outro meio proibido, com o objetivo de obter modificao artificial de rendimento mental ou fsico de um atleta, que agrida a sade ou o esprito de jogo. 13.2 A dopagem punvel quando praticada pelo prprio atleta ou por intermdio de outra pessoa, devidamente configurada mediante processo regular de anlise, observadas as normas nacionais e internacionais. 13.3 Cada equipe responsvel pela verificao da lista de substncias ou mtodos proibidos e pela prvia informao LNB de qualquer evento ou procedimento que possa ser confundido com esta prtica. 13.4 Em caso de comprovao de doping, a equipe e o respectivo atleta sero punidos na forma prevista no Cdigo Brasileiro de Justia Desportiva, e no Regulamento Antidoping da FIBA. 13.5 A LNB, isoladamente ou em conjunto com a CBB, poder realizar exames antidoping em todos os jogos da competio atravs de Comisso Antidoping. 13.6 Os atletas que forem sorteados para o exame antidoping no podero negar-se a fornecer o material necessrio, sob pena de punio equivalente aplicvel para o caso de confirmao de doping. 13.7 Alm das normas nacionais pertinentes, o controle antidoping observar tambm o Regulamento Antidoping da FIBA.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 28

13.8 As equipes e os atletas no podero alegar a ignorncia das normas antidoping. 13.9 A lista de substncias e mtodos proibidos encontra-se disponvel e atualizada nos endereos:

http://legado.cbb.com.br/noticias/REGULAMENTO_ANTI_DOPING_-_FIBA.pdf http://www.fiba.com/downloads/Regulations/2012/FIBABook4AG.pdf
13.10 Mais informaes no Anexo IV deste regulamento.

Pargrafo XIV Disposies finais 14.1 A tabela de jogos dever ser rigorosamente cumprida, somente alterando-se datas ou horrios de jogos por motivo de fora maior ou para dar cumprimento a eventual contrato de transmisso com TV. 14.2 As equipes participantes so obrigadas a cumprir todas as normas deste regulamento, do Estatuto da LNB e outras normas complementares que forem adotadas pela LNB. 14.3 Os casos omissos sero resolvidos pela LNB.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 29

ANEXO I REGIMENTO DISCIPLINAR 1. O processo e julgamento de infraes disciplinares da Liga Nacional de Basquete tero como base o Cdigo Brasileiro de Justia Desportiva - CBJD. 2. A Justia Desportiva da Liga Ouro de Basquete composta, em primeira instncia, por Comisso Disciplinar integrada por cinco auditores, indicados pelo Superior Tribunal de Justia Desportiva da CBB, com mandato coincidente com o incio e o trmino da competio, entendido este como o dia do julgamento dos ltimos casos pendentes. 3. A Comisso Disciplinar ser presidida por um dos auditores, em escolha interna, com posterior aprovao pelo Superior Tribunal de Justia Desportiva da CBB. 4. A Comisso dever instalar sesses de instruo e julgamento com, no mnimo, trs dos seus auditores integrantes, na forma da lei e do que institudo no Regimento Interno desta comisso. 5. O auditor da Comisso Disciplinar impedido de participar de julgamento envolvendo interesse da equipe com a qual tem ou teve qualquer tipo de vnculo, na forma do que institudo no Regimento Interno desta comisso. 6. Os julgamentos da Comisso Disciplinar ocorrero quinzenalmente, s terasfeiras ou ainda sempre que a Comisso julgar pertinente, na forma do que institudo no Regimento Interno do Tribunal. (Artigo 286-B do CBJD). 7. Os julgamentos sero feitos na forma prevista na lei (CBJD) e da Regulamentao do Regimento Interno da Comisso Disciplinar. 8. Cada caso ser autuado com capa onde constaro os nomes das partes envolvidas, o artigo legal da infrao, a data da autuao e o nmero de ordem do processo. Por exemplo: n 01/ano da ocorrncia, 02/ano da ocorrncia, 03/ano da ocorrncia e assim sucessivamente, anotado sempre cada ano aps a numerao do processo. 9. O processo disciplinar, consoante o instituto legal, Cdigo Brasileiro de Justia Desportiva, ser iniciado pela denncia oferecida pelo Procurador do Superior Tribunal de Justia Desportiva, e ser instrudo, como comprovaes necessrias devidas pela Procuradoria, com cpia da smula do jogo, relatrio dos rbitros, relatrio do representante da LNB, vdeo do respectivo jogo, se houver, e qualquer outro elemento de prova previsto e admitido no CBJD. 10.Apresentada a denncia, o presidente da Comisso Disciplinar designar o relator do caso, marcar dia e hora da sesso de julgamento e determinar as comunicaes e providncias necessrias. 11.As equipes, quando denunciadas, representaro os seus interesses e/ou dos seus atletas denunciados perante a Comisso Disciplinar, apresentando defesa em nome deles e do seu prprio, nos termos da lei.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 30

12.Os atletas, tcnicos e demais integrantes da equipe devero cumprir uma partida de suspenso automtica quando cometerem falta desqualificante, sem prejuzo de outras sanes aplicadas, aps julgamento, pela Comisso Disciplinar. 13.No se aplica a suspenso automtica no caso de excluso do atleta por duas faltas antidesportivas ou do tcnico por simples faltas tcnicas, no interpretadas como faltas desqualificantes. 14.Tambm so consideradas faltas tcnicas do banco os atos imprprios da respectiva torcida, que atrapalhem o andamento normal da partida, como, por exemplo, o arremesso de qualquer objeto na quadra, a tentativa ou consumao de invaso, a exploso de fogos de artifcio e a utilizao de instrumentos sonoros que prejudiquem a arbitragem. 15.As intimaes sobre as decises da Comisso Disciplinar sero feitas no mural da sede da LNB, por correio eletrnico (Email/Internet), bem como no site da LNB, cone e/ou endereo usualmente utilizado para comunicaes institucionais da LNB. 16.Contra as decises da Comisso Disciplinar caber recurso para o Superior Tribunal de Justia Desportiva da CBB, na forma da lei, no prazo previsto pelo CBJD. 17.A interposio de recurso para o Superior Tribunal de Justia Desportiva da CBB ficar condicionada ao pagamento de taxas recursais e emolumentos como exigidos pelo STJD. 18.Os valores relativos a penas de multas, quando julgados pelo pleno do STJD da CBB, devero ser depositados em conta corrente da CBB, revertendo o valor de 50% do montante em favor da LNB. 19.A equipe ser responsvel pelo pagamento da pena de multa aplicada aos seus atletas, se houver, sub-rogando-se no direito de ser ressarcida por ele. 20.A equipe punida com a perda de mando de campo fica obrigada a disputar suas partidas em local e data designado pela LNB. Como primeira opo ser utilizado o segundo ginsio indicado pelo clube, como segunda opo ser utilizado ginsio do clube que faz a parceria de rodada com aquele clube. Se estas alternativas no forem possveis de serem utilizadas, a LNB designar um ginsio, em outro municpio onde a punio foi imposta.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 31

ANEXO II PROTOCOLO DE FILAMGEM A SER SEGUIDO PELOS CLUBES Em complemento ao tem 5.2, letra o do Regulamento da Liga Ouro de Basquete 2014 que estipula que A equipe mandante dever providenciar a filmagem dos jogos, disponibilizando um DVD para o representante da LNB, outro para a equipe visitante e outro para o rbitro do jogo e tambm que o upload do arquivo com a filmagem do jogo em uma nuvem conforme orientao fornecida pela LNB, a LNB determina que as equipes devero seguir um protocolo de filmagem para garantir um registro fiel das partidas e poder ser utilizado em sua totalidade pala LNB e demais interessados. O no seguimento desta norma caracterizar a no entrega do DVD e poder acarretar nas punies cabveis. Upload o envio de dados de um computador local para um servidor. Nuvem a utilizao da memria e das capacidades de armazenamento e clculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet. Procedimentos para filmagem: a. No ser permitida a entrega de vdeos produzidos pela emissora que detm os direitos de transmisso. b. A gravao tem como objetivo principal capturar imagens do jogo para estudo dos tcnicos, registro da LNB, avaliao da arbitragem e, se necessrio, ser utilizado pela Comisso Disciplinar. Para tanto o ngulo de abertura da cmera dever contemplar o jogador com a bola e a maior rea da quadra de jogo, frente do jogador com bola, que for possvel ser enquadrada. c. A filmagem de cada um dos perodos ser realizada de forma contnua, sem cortes nem durante os pedidos de tempo tcnico. Portanto, ser produzido um nico vdeo (sem cortes) para cada perodo do jogo. d. Quando o jogo for paralisado por tempo tcnico, a cmera dever registrar o placar do jogo, por 05 (cinco) segundos, e depois retornar o enquadramento da quadra de jogo. e. O registro do placar do jogo tambm dever acontecer aps o trmino de cada um dos perodos do jogo. f. Ao final da partida a filmagem dever encerrar somente depois que os atletas e rbitros tenham deixado o recinto do jogo. Se houver qualquer tipo de entrevero

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 32

ou reclamao, a filmagem dever seguir at o momento que a situao esteja normalizada. g. Qualquer ao de um jogador que se direciona ao pblico, banco da equipe adversria ou mesa de controle, a imagem deve ser aberta para registrar todo e qualquer tipo de comportamento. h. Ter a sensibilidade de captar imagens que possam ser importantes para o registro da partida, como agresses, invases de quadra, marcaes importantes dos rbitros, discusses ou qualquer outro fato relevante. i. A filmagem dever ser executada sempre com udio (som ambiente). j. O formato de gravao dos DVDs a serem entregues ser em mpeg, mp4, VOB ou avi. k. A resoluo mnima da filmagem ser de 720p (tamanho de 1280 x 720). l. As equipes mandantes devero providenciar para que seu jogo esteja disponibilizado na nuvem at as 15:00 do dia seguinte realizao da partida. m. O arquivo que ser enviado para a nuvem pr-determinada pela LNB dever, antes da execuo do upload, ser convertido para o formato mp4. n. A equipe que no disponibilizar seus jogos na nuvem, conforme disposto acima, estar sujeita s multas e sanes previstas nesse regulamento.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 33

ANEXO III MULTAS Com o objetivo de prevenir e reprimir alguns problemas relativos s infraes "administrativas" das equipes, a LNB est implantando um sistema de aplicao direta de multas e sanes como segue. Na hiptese de se verificar que a infrao praticada de natureza eminentemente disciplinar, a LNB encaminhar o competente relatrio Comisso Disciplinar, que encaminhar ao Procurador do STJD, tudo nos termos do CBJD, para as devidas providncias. As multas, por se tratarem de medidas administrativas, o Clube eventualmente punido poder encaminhar recurso ao Conselho de Administrao que se manifestar sobre sua aplicabilidade ou no. Caso a multa tenha sido aplicada pelo prprio Conselho de Administrao, o punido poder encaminhar recurso Assemblia Geral da Liga Nacional de Basquete. Toda multa aplicada pela LNB poder ser descontada de eventuais pagamentos que a LNB tenha que fazer ao Clube apenado. No havendo crdito a ser concedido ao Clube durante a temporada, o mesmo ter at 05 (cinco) dias teis para saldar seu dbito junto LNB. Caso a LNB julgue e decida que, alm da multa, pela gravidade do fato, a equipe ou envolvido tenha que ser notificado Comisso Disciplinar e esta por sua vez Procuradoria para eventual denncia perante os rgos competentes, a mesma o far independentemente da aplicao da referida multa. Pargrafo I Quando houver desqualificao de qualquer atleta ou membro da comisso tcnica. Multa: R$ 300,00 (trezentos reais) por atleta e/ou membro da comisso tcnica punido. Pargrafo II Para cada falta tcnica aplicada qualquer membro da equipe, jogador ou comisso tcnica, a mesma dever pagar uma multa de R$ 100,00 (cem reais). Pargrafo III No respeitar a exigncia de distncia mnima de 3 metros para oferecer segurana ao banco de reservas da equipe adversria e da mesa dos oficiais de mesa. a. Primeira infrao deste item: Multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) b. Segunda Infrao deste item: Multa de R$ 1.000,00 (mil reais) c. Terceira infrao deste item: Multa de R$ 3.000,00 (trs mil reais), mais interdio do ginsio at que a situao seja resolvida.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 34

Pargrafo IV No comparecimento s convocaes oficiais da LNB para reunies tcnicas ou administrativas da LNB ou eventos oficiais a. Primeira infrao deste item: multa de R$ 1.000,00 (mil reais) a cada no comparecimento. b. Segunda Infrao deste item: multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais) a cada no comparecimento. c. Terceira infrao deste item: multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a cada no comparecimento. Pargrafo V Venda e/ou consumo de bebidas alcolicas de qualquer espcie no recinto interno da arena. a. Primeira infrao deste item: multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais) b. Segunda Infrao deste item: multa de R$ 3.000,00 (trs mil reais) c. Terceira infrao deste item: multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), mais a interdio do ginsio por um mnimo de uma partida e at que a situao seja resolvida. Pargrafo VI As arenas que no apresentarem condies para atendimento emergencial aos torcedores ou jogadores e comisses tcnicas, com maca e equipamentos de primeiros-socorros e no providenciar, em todos os jogos em que for mandante, que pelo menos uma ambulncia e um desfibrilador estejam disponveis entre 30 minutos antes e 01 (uma) hora aps os jogos, alm de um mdico e dois enfermeiros com nvel superior. a. Primeira infrao deste item: multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais) b. Segunda Infrao deste item: multa de R$ 3.000,00 (trs mil reais) c. Terceira infrao deste item: multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), mais a interdio do ginsio por um mnimo de uma partida e at que a situao seja resolvida. Pargrafo VII No providenciar vestirios adequados para cada uma das equipes e para a equipe de arbitragem conforme o Regulamento: a. Primeira infrao deste item: multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) b. Segunda Infrao deste item: multa de R$ 1.000,00 (mil reais) c. Terceira infrao deste item: multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) mais a interdio do ginsio por um mnimo de uma partida e at que a situao seja resolvida.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 35

Pargrafo VIII No providenciar aros e redinhas em perfeitas condies de uso. a. Primeira infrao deste item: Advertncia b. Segunda Infrao deste item: multa de R$ R$ 500,00 (quinhentos reais) c. Terceira infrao deste item: multa de R$ 1.000,00 (mil reais) mais a interdio do ginsio at que a situao seja resolvida. Pargrafo IX No utilizar as bolas Spalding fornecidas pela Liga nos jogos do NBB ou escrever nas mesmas. a. Primeira infrao deste item: multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) b. Segunda Infrao deste item: multa de R$ 1.000,00 (mil reais) c. Terceira infrao deste item: multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) mais a interdio do ginsio at que a situao seja resolvida. Pargrafo X Permitir a utilizao de instrumentos de sopro ou percusso, focos de laser, fogos de artifcios ou similares, bem como qualquer outro tipo de instrumento que possa ser prejudicial ao correto desempenho da arbitragem, permitindo-se, no entanto, sua utilizao em apresentaes ou shows, desde que previamente aprovados pela LNB. a. Primeira infrao deste item: multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) b. Segunda Infrao deste item: multa de R$ 1.000,00 (mil reais) c. Terceira infrao deste item: multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) mais a interdio do ginsio at que a situao seja resolvida. Pargrafo XI No obedecer ao layout das placas e adesivos de piso e parte do Manual de Marcas relativo comunicao visual dos ginsios enviados pela LNB. a. Primeira infrao deste item: Advertncia b. Segunda infrao deste item: multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) c. Terceira Infrao deste item: multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais) mais a interdio do ginsio por um mnimo de uma partida e at que a situao seja resolvida. Pargrafo XII A equipe mandante que no filmar os jogos e no entregar uma cpia do DVD da partida ao final da partida, em at 01h (uma hora), equipe visitante e LNB. a. Primeira infrao deste item: Advertncia b. Segunda Infrao deste item: multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) c. Terceira infrao deste item: multa de R$ 1.000,00 (mil reais) mais a interdio do ginsio at que a situao seja resolvida.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 36

Pargrafo XIII A equipe mandante que no entregar uma cpia do DVD da partida equipe visitante e LNB em at 72h (setenta e duas horas) aps o trmino da partida. a. Primeira infrao deste item: Advertncia b. Segunda Infrao deste item: multa de R$ 700,00 (setecentos reais) c. Terceira infrao deste item: multa de R$ 2.000,00 mais a interdio do ginsio at que a situao seja resolvida. Pargrafo XIV A equipe mandante que no filmar os jogos e no entregar uma cpia do DVD da partida LNB em caso de solicitao para registro histrico ou utilizao na Comisso Disciplinar, alm da pena imposta nos Pargrafos XII e XIII: a. Primeira infrao deste item: Advertncia. b. Segunda Infrao deste item: multa de R$ R$ 2.000,00 (dois mil reais). c. A partir da Terceira Infrao deste item: multa de R$ 3.000,00 (trs mil reais) a cada ocorrncia. Pargrafo XV A equipe mandante que no disponibilizar os jogos na nuvem nos padres e dentro do prazo estipulado por esse Regulamento: a. Primeira infrao deste item: Advertncia b. Segunda Infrao deste item: multa de R$ R$ 1.000,00 (hum mil reais). c. A partir da Terceira Infrao deste item: multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais) a cada ocorrncia. Pargrafo XVI No providenciar conexo de internet com cabeamento para a estatstica e impressora compatvel para imprimir as estatsticas na quadra, com pelo menos uma hora antes do incio do jogo. a. Primeira infrao deste item: multa de R$ 1.000,00 (mil reais) b. Segunda Infrao deste item: multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais) i. Terceira infrao deste item: multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) mais a interdio do ginsio at que a situao seja resolvida. Pargrafo XVII No atender s especificaes da regra relativas aos materiais de jogo como tabelas, relgios e placares; placar eletrnico digital com sirene de alcance pleno; ter a tabela com o acolchoamento em suas bases, luz de aviso do estouro dos 24, proteo de segurana na parte de vidro e relgio de 24 segundos que no seja do tipo digital, fixado acima da tabela, e de fcil visualizao incluso; a. Primeira infrao deste item: Advertncia b. Segunda Infrao deste item: multa de R$ 1.000,00 (mil reais)

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 37

c. Terceira infrao deste item: multa de R$ 3.000,00 (trs mil reais) mais a interdio do ginsio at que a situao seja resolvida. Pargrafo XVIII Falta de Placar eletrnico principal ou reserva e/ou equipamento de 24 segundos principal ou reserva ou que estes apresentem mau funcionamento no momento da inspeo do representante/comissrio antes da partida; a. Primeira Infrao deste item em jogos da Fase de Classificao sem transmisso de TV: Advertncia. b. Segunda Infrao deste item em jogos da Fase de Classificao sem transmisso de TV: multa de R$ 3.000,00 (trs mil reais). c. Infrao deste item em jogos da Fase de Classificao com transmisso de TV ou em qualquer jogo na Fase de Playoffs: multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
Os placares eletrnicos, principal e reserva, devem funcionar de forma independente e ambos devem possuir o cronmetro de 24 atendendo aos itens na alnea r do item 5.2 Dos equipamentos e materiais constantes no Pargrafo V Das responsabilidades das equipes participantes. Caso o jogo j esteja em andamento e o placar principal apresente defeito e o placar reserva tambm apresente defeito, impedindo o melhor andamento da partida, as multas a serem aplicadas so as descritas neste pargrafo XVIII.

Pargrafo XIX Permitir a presena de pessoas no autorizadas na quadra de jogo, mesmo nos intervalos ou aps o trmino da partida at que os rbitros e equipe adversria tenham deixado, em segurana, a quadra. a. Primeira infrao deste item: Advertncia b. Segunda Infrao deste item: multa de R$ 1.000,00 (hum mil reais) c. Terceira infrao deste item: multa de R$ 3.000,00 (trs mil reais) mais a interdio do ginsio por um mnimo de uma partida ou mais, conforme agravantes julgados pela Comisso Disciplinar. Pargrafo XX No ter a segurana conforme item especfico do Regulamento. a. Primeira infrao deste item: multa de R$ 1.000,00 (mil reais) b. Segunda Infrao deste item: multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais) c. Terceira infrao deste item: multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) mais a interdio do ginsio por um mnimo de uma partida ou agravantes julgados pela Comisso Disciplinar, at que a situao seja resolvida. Pargrafo XXI No obedecer determinao de que a equipe com mando de jogo usar sempre o uniforme de cor clara, cabendo ao visitante usar o uniforme de cor escura. Mas, se ambas equipes concordarem, elas podem trocar as cores de suas camisas.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 38

a. Primeira infrao deste item: multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais) b. Segunda Infrao deste item: multa de R$ 3.000,00 (trs reais) c. Terceira infrao deste item: multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) mais a interdio do ginsio, at que a situao seja resolvida. Pargrafo XXII No obedecer ao protocolo dos jogos. a. Primeira infrao deste item: Advertncia b. Segunda Infrao deste item: multa de R$ 1.000,00 (hum mil reais) c. Terceira infrao deste item: multa de R$ 3.000,00 (trs mil reais) mais a interdio do ginsio at que a situao seja resolvida. Pargrafo XXIII No obedecer indicao do local estabelecido, dentro do ginsio, para a torcida organizada/uniformizada. a. Primeira infrao deste item: multa de R$ 1.000,00 (mil reais) b. Segunda Infrao deste item: multa de R$ 2.000,00 (dois mil reais) c. Terceira infrao deste item: multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) mais a interdio do ginsio at que a situao seja resolvida. Pargrafo XXIV Durante a partida, a comisso tcnica no permitir a colocao de microfone durante o pedido de tempo tcnico por mais de uma vez. a. Infrao deste item: multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por partida. Pargrafo XXV Se durante o Campeonato qualquer Associado da LNB atravs dos seus Dirigentes, membros de Comisso Tcnica, funcionrios ou colaboradores, atletas e at mesmo torcedores, provocarem atos que sejam considerados pelo Conselho de Administrao da LNB prejudiciais imagem da LNB ou da Liga Ouro de Basquete, poder este Conselho aplicar sanes a este filiado que podero ir de simples advertncia a multa de at R$ 100.000,00 (cem mil reais). Obs.: As penas aplicadas pelo Conselho de Administrao no impedem que o infrator seja submetido ainda julgamento pela Comisso Disciplinar, caso o ato seja desta competncia, ou mesmo sofrer outras sanes previstas no Estatuto da LNB. Pargrafo XXVI No obedecer s diretrizes deste Regulamento e realizar aes de marketing de emboscada. a. Primeira infrao deste item: multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) b. Segunda Infrao deste item: multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais) mais a interdio do ginsio por um mnimo de uma partida e at que a situao seja resolvida.

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 39

ANEXO IV ORIENTAES SOBRE DOPING

O aumento do uso de substncias ou mtodos proibidos, destinados a melhorar artificialmente o desempenho esportivo, motiva uma ao de combate intensa por parte de autoridades nacionais e internacionais. O objetivo evitar uma vantagem desleal de um competidor sobre os demais, alm de preservar os aspectos ticos e morais do esporte e, acima de tudo, a sade do atleta. Aqueles que, de alguma forma, participam ativamente do esporte de alto rendimento, como atletas, treinadores e mdicos especializados, devem buscar a atualizao constante para evitar o uso acidental de medicaes que possam ocasionar uma infrao da regra antidoping. A rea de controle de doping do COB publica regularmente uma cartilha com dados e orientaes a atletas e a toda Comunidade Olmpica sobre o uso de medicamentos no esporte. Para maiores informaes, consultar o link abaixo.

http://timebrasil.cob.org.br/uploads/midias/2012/07/12/downloads/rBPV7vG6qNM WwgjHbY69c858fd.pdf

Regulamento Diviso de Acesso ao NBB- temporada 2014

Pgina 40

Vous aimerez peut-être aussi