Vous êtes sur la page 1sur 9

Universidade Federal da Bahia Pr-Reitoria de Pesquisa, Criao e Inovao 1 Pr-Reitoria de Ensino de Graduao Pr-Reitoria de Planejamento e Oramento Assessoria para

Assuntos Internacionais Instituto de Letras PROFICI Programa de Proficincia em Lngua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA Rua Baslio da Gama, n6/8, Canela, CEP 40.110-040, Salvador/BA (profici.secretaria@gmail.com)

Programa de Proficincia em Lngua Estrangeira para Estudantes, Servidores e Professores da UFBA PROFICI

MANUAL DE ORIENTAO AOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PROFICINCIA EM LNGUA ESTRANGEIRA PARA ESTUDANTES, SERVIDORES E PROFESSORES DA UFBA.

ALEMO ESPANHOL FRANCS ITALIANO INGLS

Este manual pode passar por revises, atualizaes e outras mudanas.

ltima atualizao: 27 de fevereiro de 2013.

2 SUMRIO

1. Objetivo geral ............................................................... p. 3 2. Estrutura do curso ........................................................ p. 3 3. Obrigatoriedade do curso ............................................ 4. Dispensa do curso ....................................................... p. 4 p. 5

5. Trancamento ................................................................ p. 6 6. Mudana de turma ....................................................... p. 6

7. Alunos ouvintes ............................................................ p. 6 8. Nivelamento ................................................................. 9. Informaes ................................................................. 10. Ausncias .................................................................... p. 7 p. 7 p. 7

11. Pontualidade e assiduidade ......................................... p. 8 12. Material didtico ........................................................... p. 8 13. Atividades avaliativas ................................................... p. 8 14. Segunda chamada ....................................................... p. 8 15. Acessibilidade .............................................................. p. 9

3 Programa de Proficincia em Lngua Estrangeira para Estudantes, Servidores e Professores da UFBA PROFICI

MANUAL DE ORIENTAO AOS ALUNOS

Welcome! Willkommen! Bienvenu(e)! Benvenuto(a)! Bienvenido(a)!

Bem-vindo (a) ao Programa de Proficincia em Lngua Estrangeira para Estudantes, Servidores e Professores da Universidade Federal da Bahia PROFICI.

1 Objetivo Geral
Em linhas gerais, o PROFICI destina-se a oferecer o ensino de lnguas estrangeiras, a saber: alemo (PROEMA), espanhol (PROEMES), francs (PROEMF), ingls (PROEMI) e italiano (PROEMIT), para alunos regulares de graduao e psgraduao, professores e funcionrios da UFBA, atuando, desse modo, no processo de internacionalizao da universidade e intercmbio de saberes, viabilizado pelo conhecimento de uma lngua estrangeira.

2 Estrutura do curso
O curso de lngua estrangeira tem durao de dezoito meses e composto por turmas semi-intensivas que duram, em mdia, sete semanas por

perodo/componente.

Os componentes so: 1) Elementar 1; 2) Elementar 2; 3) Pr-Intermedirio 1; 4) Pr-Intermedirio 2; 5) Intermedirio 1;

4 6) Intermedirio 2; 7) Intermedirio Superior 1; 8) Intermedirio Superior 2; 9) Preparatrio para exames (no obrigatrio).

Cada componente do curso semi-intensivo(a) constitudo por uma carga horria total de 80 horas, das quais 40 horas devem ser integralizadas por aulas presenciais (4 horas por semana) e por aulas distncia tutoradas/monitoradas (2 horas por semana), perfazendo um subtotal de 6 horas por semana. As outras 40 horas

devem ser integralizadas por atividades distncia sem tutoria (6 horas por semana), contemplando atividades extraclasse tais como: composies escritas, pesquisas, exerccios impressos ou atividades online e outras atividades inerentes aprendizagem de uma lngua estrangeira. Assim, a carga horria semanal de estudos de 12 horas por semana, sendo 4 horas por semana em local e horrio pr-definidos (presenciais), 2 horas por semana apenas em horrio pr-definido (aulas tutoradas distncia) e 6 horas por semana em local e horrio de livre escolha e convenincia do aluno.

3 Obrigatoriedade do curso
O curso obrigatrio para todos os alunos que participam dos programas institucionais de iniciao cientfica (bolsistas) da UFBA (PIBIC, PIBITI, PIBIC/PIBITI, RUSSELL-WOOD) ou outros que venham a ser institudos. O princpio norteador da obrigatoriedade que uma iniciao cientfico-tecnolgica plena exige a proficincia em pelo menos uma segunda lngua. As condies dessa obrigatoriedade e os critrios de desligamento e cancelamento de bolsas so definidos no edital prprio a cada programa, que podem conter critrios adicionais no listados no item a seguir. Em virtude dessa obrigatoriedade, todos os alunos em iniciao cientficotecnolgica tm o dever de destinar ao aprendizado de uma lngua estrangeira de sua escolha seis horas semanais das vinte horas semanais de suas atividades de Iniciao Cientfica.

4 Dispensa do curso
Os alunos em iniciao cientfico-tecnolgica (bolsistas ou voluntrios) podem ser dispensados da obrigatoriedade do curso nas circunstncias descritas abaixo: 1. Alunos com proficincia em lngua estrangeira, comprovada atravs da apresentao de certificado vlido (at 2 anos) em exames reconhecidos de proficincia, atestando o nvel B2; 2. Alunos que, aps realizao de teste de nivelamento no PROFICI, obtiverem um resultado equivalente ao nvel B2; 3. Alunos que so portadores de necessidades especiais, que os impeam de fazer o curso; 4. Alunos que possuem aulas em disciplinas do seu curso de graduao na UFBA em choque de horrio com todas as possibilidades de horrio oferecidas pelo curso. Nesse caso, o aluno dever apresentar comprovaes quando seu nome for inserido em listas para cancelamento de bolsa aps dupla reprovao. O aluno que tiver impedimentos referentes a choques de horrio nos dois perodos em que foi reprovado poder ter seu pedido de reconsiderao de cancelamento de bolsa deferido aps avaliao da comisso que julga tais casos. Se a sobreposio de horrios ocorrer em apenas um perodo e o aluno no tiver impedimentos no perodo seguinte, no qual deveria fazer o curso, o pedido de reconsiderao ser indeferido; 5. Alunos que desenvolvem atividades inerentes ao seu curso de graduao ou do prprio plano de trabalho da pesquisa PIBIC/PIBITI (pesquisas de campo, estgios curriculares, atividades complementares) em todos os dias e horrios (turmas) de funcionamento do curso, ainda que tal impedimento ocorra por um perodo que seja inferior ao perodo correspondente a uma reprovao por frequncia (25% das aulas) no PROFICI. Nesse caso, o aluno dever apresentar comprovaes quando seu nome for inserido em listas para cancelamento de bolsa aps dupla reprovao. O aluno que tiver impedimentos referentes a choques de horrio nos dois perodos em que foi reprovado poder ter seu pedido de reconsiderao de cancelamento de bolsa deferido aps avaliao da comisso que julga tais casos. Se a sobreposio de horrios ocorrer em apenas um perodo e o aluno no tiver

6 impedimentos no perodo seguinte, no qual deveria fazer o curso, o pedido de reconsiderao ser indeferido; 6. Alunos com impossibilidade de comparecimento por motivos de sade, devidamente atestados pelo SMURB, ou em casos de doenas crnicas de familiares prximos, atestadas por um mdico.

Exceto nas circunstncias supracitadas, os bolsistas de iniciao cientfica tm as suas bolsas condicionadas participao no curso, o que significa que haver cancelamento da bolsa caso no compaream s aulas ou sejam reprovados por frequncia ou conceito em dois perodos.

de total responsabilidade dos alunos se manterem informados sobre os editais divulgados no SISBIC, nos quais so feitas as convocaes referentes ao comeo dos perodos e so fornecidas informaes sobre as turmas nas quais estudaro.

Observao: Os alunos podero ter dispensa em um perodo para retorno no(s) seguinte(s) apenas quando no houver oferta de turmas em seu componente em nenhum horrio.

5 Trancamento
Trancamentos no so permitidos. Em caso de impedimento de continuar o curso, os alunos sero dispensados conforme o item 4.

6 Alunos ouvintes
Alunos ouvintes no so permitidos.

7 Mudana de turma

7 Mudanas de turma apenas sero realizadas at o final da primeira semana de cada perodo, exceto em casos excepcionais a serem avaliados pelo coordenador do curso, sob as seguintes possibilidades de justificativa:

1. Incompatibilidade entre horrio destinado ao curso e horrio das disciplinas da graduao ou atividades de pesquisa. Para realizar a mudana, o aluno dever apresentar o Comprovante de matrcula e declarao do orientador; 2. Discrepncia entre o nvel de proficincia e a turma em que estuda, sendo necessrio, nessa situao, fazer teste de nivelamento.

Observao: No possvel realizar a migrao entre os idiomas, exceto em ocasies especiais conforme avaliao da comisso formada pelos coordenadores do curso.

8 Nivelamento
Testes de nivelamento ocorrero at o final da primeira semana de aulas.

9 Informaes
Para obter informaes sobre turmas, horrios, resultados de seleo conforme editais, convocao para aulas, necessrio acessar o site do SISBIC (https://sisbic.ufba.br/sisbic/Welcome.do). Dvidas podero ser encaminhadas para profici.secretaria@gmail.com.

10 Ausncias
O limite de faltas corresponde a 25% da carga horria do perodo, incluindo as aulas monitoradas nas quais os alunos devero estar presentes ou devero cumprir com as atividades designadas conforme orientaes do professor. Essa porcentagem significa um limite de at dez faltas, que correspondem a cinco aulas. A ausncia na sexta aula implicar em reprovao.

Sero abonadas as faltas apenas nas circunstncias explicitadas abaixo:

1. Doena crnica ou impedimentos fsicos para comparecer s aulas ou realizar atividades online, atestados pelo SMURB; 2. Trabalho de campo, congressos, seminrios e atividades afins. Nessa circunstncia, o aluno dever entregar cpias de documentos que comprovem os motivos da ausncia (certificados e atestado do orientador).

Em outras circunstncias, as faltas podem ser justificadas, porm, no abonadas.

11 Pontualidade e assiduidade
fundamental estar presente nas aulas pontualmente e no faltar desde o primeiro dia, quando ausncias j sero computadas.

12 Material didtico
O material didtico consiste em livros-texto alinhados com a abordagem usada nas aulas. O investimento no livro-texto traz grandes contribuies para o aprendizado. Alm da necessidade de analisar ilustraes que contextualizam as atividades de escuta, leitura, fala e escrita, a utilizao do livro contribui para habilidades organizacionais fundamentais para aprender uma segunda lngua.

13 Atividades avaliativas
As atividades variam de acordo com a lngua estudada e a mdia para aprovao 5, de acordo com a mdia da UFBA.

14 Segunda chamada
Ser possvel fazer segunda chamada nas seguintes condies:

1. Em caso de ausncia no dia da avaliao escrita diante de justificativas como: enfermidade atestada, viagem para seminrios ou congressos (apresentar carta de aceite), atividades relativas pesquisa (mediante carta do orientador), falecimento de familiares (apresentar atestado de bito). 2. A prova de segunda chamada ser realizada uma ou duas semanas aps a prova, no sendo permitido fazer a segunda chamada antes desse perodo por quaisquer motivos. Se o aluno tiver uma viagem ou qualquer outra atividade, ao retornar, ter que fazer a avaliao para ter o componente concludo, justificando o motivo da ausncia.

15 Acessibilidade
Alunos com necessidades especiais devero inform-las no ato de inscrio para matricul-lo em uma turma que possa ser alocada em uma sala no trreo conforme a disponibilidade dos espaos onde as aulas so ministradas.

Em casos de problemas crnicos de mobilidade apresentados aps o incio do curso e devidamente atestados pelo SMURB, verificar-se- a disponibilidade de realocao da turma. Se no for possvel, os alunos tero como opo aulas monitoradas de acordo com orientaes do professor.

Vous aimerez peut-être aussi