Vous êtes sur la page 1sur 2

Ferramentas de Redes

Multmetro
O multmetro uma ferramenta simples e de grande utilidade, com pouco conhecimento e experincia possvel descobrir a maioria dos problemas fsicos de uma rede. Atravs de testes de tenso, corrente eltrica e resistncia, realizados rapidamente, indica quebra, curto ou interferncia no cabeamento. O multmetro uma ferramenta segura, que no introduz novos problemas na rede. uma ferramenta simples para diagnosticar um problema, apesar de no o localizar. !em como desvantagem o fato de que para se realizar o teste em uma rede, um terminador deve ser removido ou uma rede rompida temporariamente "#elchiors, $%%&'. !estes de um cabo de uma ponta a outra. (abo quebrado ou desconectado) Tenso e Corrente 0(zero); Resistncia (infinito). (abo em curto*circuito em rela+o ao par "ou entre o n,cleo e a blindagem no coaxial') Tenso e Resistncia 0(zero); Corrente (infinito). (abo com interferncia no campo eletromagntico e-ou baixo isolamento) Tenso e Corrente valor de entrada; Resistncia > valor normal.

.m mtodo avan+ado de teste, que a/uda localizar o problema de uma rede, denominado pesquisa bin0ria. O mtodo consiste na segmenta+o da rede em duas partes, que so testadas separadamente. A rede que indicar problema segmentada novamente, e as partes testadas, repetindo*se a segmenta+o da subrede com problema at que este se/a localizado. Os segmentos operando corretamente devem ser reconectados ap1s o teste. O pre+o de um multmetro varia entre 23 a 234 reais 5pesquisa de pre+o buscap6, variando tambm em sua qualidade e confiabilidade, mas uma ferramenta imprescindvel para um tcnico em redes auxiliando*o na solu+o da grande maioria dos defeitos fsicos de uma rede.

Osciloscpio
O oscilosc1pio um equipamento gr0fico, de tubos cat1dicos "mesma tecnologia das !vs de tubo', que indica os par7metros de um sinal por unidade de tempo, fornecendo uma representa+o verdadeira dos sinais anal1gicos e digitais, em forma de gr0fico em sua tela "#elchiors, $%%&'. 8sta ferramenta usada para detec+o de problemas avan+ados no sinal transmitido pela sua rede, geralmente quando um sinal possui algum rudo, este percebido pelo multmetro, mas no possvel saber qual a natureza deste rudo e qual a melhor forma de resolv*lo. 8ntre os par7metros que podem ser medidos pelo equipamento esto a razo sinal*rudo, perda de sinal "representada por atenua+o e atraso de grupo de onda', rudo impulsivo e potncia do sinal, entre outros "9rupo :.8.!, .;#<'. (om um oscilosc1pio em cada extremidade da rede possvel comparar a varia+o da onda recebida e esperada do outro lado, com esta varia+o o tcnico pode diagnosticar os problemas no sinal e escolher a melhor solu+o para este. .m oscilosc1pio de bancada custa aproximadamente 2.344,44 reais 5pesquisa de pre+o buscap6 uma ferramenta bem completa, capacitando o tcnico a avaliar e solucionar quase todos os problemas de sinais em uma rede com ou sem fio.

Certificadores de rede
<o equipamentos port0teis que verificam atravs de testes com base em normas rigorosas, se um dado segmento de rede est0 compatvel ou no com estas normas. usado para certificar uma rede, fazer testes preventivos ou a/udar na solu+o de possveis problemas em uma rede. :ara que sua rede se/a certificada, seu cabeamento estruturado tem que ser escaneado e testado por um equipamento certificador que este/a de acordo com as normas e padr=es. Alguns dos testes que tais equipamentos produzem) #alha 8ltrica> (omprimento> ?etardo de propaga+o-@esvio de retardo> :erda de inser+o "Atenua+o'> :erda de retorno> ?esistncia> A8B! e :<A8B!> A(?*; e :< A(?*; "antigos 8C;8B! e :<8C;8B!'. (om base nas normas e nestes testes o equipamento gera em seu visor o resultado desta certifica+o e posteriormente podem*se gerar certifica+=es impressas que devem ser entregues ao cliente final.

Introduo
@entre as ferramentas de redes mais utilizadas certamente esto entre elas, multmetro, oscilosc1pio e o certificador de rede. @e forma sucinta o multmetro serve para realizar testes fsicos na malha da rede> o oscilosc1pio serve para testar a integridade dos sinais anal1gicos e digitais transmitido pela rede> e os certificadores de redes tem seu uso para qualificar uma rede com rela+o D eficincia, capacidade e qualidade desta forma padronizar e manter este padro de qualidade.

Referencias
?eferencia pre+os multmetro)E http)--preco2.buscape.com.br-multimetro.htmlF Acesso em $2 de <etembro de 24$$. ?eferencia pre+os oscilosc1pio) Ehttp)--preco2.buscape.com.br-osciloscopio.htmlF Acesso em $2 de <etembro de 24$$. ?eferencia pre+os certificadores de rede) Ehttp)--lista.mercadolivre.com.br-(ertificador*de*?ede* ;luGe*@<:HI44F Acesso em $2 de <etembro de 24$$. 9rupo :.8.!. (urso de oscilosc1pio. .;#<. Ehttp)--JJJ.del.ufms.br-tutoriais-oscilosc-oscilosc.htmKmedLresistLponteF Acesso em $$ de <etembro de 24$$. MiGipdia. @isponvel em) Ehttp)--pt.JiGipedia.org-JiGi-(ertificadoresLdeLredeF Acesso em $$ de <etembro de 24$$. #elchiors, (ristina. @isciplina 9erncia de ?edes. .;?9< @ez. $%%&. @isponvel em Ehttp)--penta.ufrgs.br-gere%&-testador-camada$.htmKvoltaeqdigitF Acesso em $4 de <etembro de 24$$.

Vous aimerez peut-être aussi