Vous êtes sur la page 1sur 15

Sociologia

Mdulo 6 A Sociedade e o Indivduo


Interao Social e Papis Sociais

Juliana Duro n10 Natacha Faria n14 Sara Teixeira n17 Telma Meira n18

12Secretariado

Sociologia

Sociologia

ndice

ndice
Interao Social .................................................................................................................... 4 1. 2. 3. Ao Social: ................................................................................................................. 4 Espaos de Interao .............................................................................................. 6 Relatividade Social .................................................................................................. 6

Grupos Sociais ........................................................................................................................ 7 Agrupamentos No Estruturados ........................................................................... 8 Categorias Sociais ......................................................................................................... 8 Agregados Sociais......................................................................................................... 8 Agrupamentos Estruturados (Grupos Sociais) ................................................... 9 Grupos de pertena e grupos de referncia ....................................................... 10 Os estatutos sociais ............................................................................................................ 11 Estatutos adquiridos e estatutos atribudos ...................................................... 12 Papis Sociais ................................................................................................................... 12 Complementaridade dos conceitos de papel e estatuto social ................... 13 Webgrafia .............................................................................................................................. 14 ndice de Ilustraes ......................................................................................................... 15

Sociologia

Interao Social
A Sociologia tem como objecto de estudo os fenmenos sociais (estes so os fenmenos que se produzem e reproduzem na sociedade), mediante estes fenmenos pode haver necessidade de uma aco social. Por exemplo, a pobreza, um fenmeno social, o que leva origem de instituies de ajuda para combater.

1. Ao Social:
O comportamento dos indivduos dos diferentes grupos sociais em que se integram, estuda assim, as relaes sociais que se estabelecem, entre, pelo menos, dois indivduos, mas tambm as interrelaes que se estabelecem em grupo.

Exemplos: Um pedido de informao a um desconhecido; Uma conversa entre um casal num caf; O relacionamento entre os alunos de turma; A relao entre familiares; Duas pessoas que partilham os transportes pblicos.

Sociologia

No nosso quotidiano, temos constantemente, relacionamentos com outras pessoas, tentamos assim actuar sempre em funo da expectativa que temos das reaes dos outros e vice-versa, ou seja, os outros atuam em funo daquilo que acham que ns esperamos deles.

A isto chama-se: jogo de expectativas mtuas. Isto s possvel atravs da comunicao, verbal ou no verbal, que as pessoas interagem, tambm possvel falar atravs das posturas, dos gestos, dos olhares, das roupas que se vestem.

Interaco Social: Interaces sociais so conjuntos de


relaes recprocas entre, pelo menos, dois indivduos e resultam de um jogo de expectativas mtuas.

Ilustrao 1 - Uma conversa entre um casal num caf, exemplo de uma ao social.

Sociologia

2. Espaos de Interao
O espao onde ocorrem as interaces no neutro, ou seja, condicionam e modelam o nosso relacionamento com os outros. O comportamento social que temos em pblico, influenciado por um conjunto de mecanismos de controlo social, de regras, que nos fazem atuar de acordo com as regras sociais. Quando estamos longe do controlo social, o nosso comportamento muito menos apertado e talvez tenhamos comportamentos que em pblico seriam sancionados.

3. Relatividade Social
O comportamento social varia ento no tempo histrico e no espao geogrfico.

Ilustrao 2 Relatividade Social

Sociologia

Grupos Sociais
O Homem um ser iminentemente social, sempre necessitou dos outros, sendo assim, o processo de interaco social realiza-se no seio dos grupos. Desde que nascemos at que morremos, vivemos integrados em agrupamentos sociais, desde escolas, famlia, amigos, talvez frequentemos um ginsio, somos scios de um clube, passeamos na praia, vamos s compras, enfim, passamos a vida em convvio e rodeados por pessoas com as quais estabelecemos relaes mais ou menos duradouras, de maior ou menor intensidade. Todos estes agrupamentos sociais so distintos uns dos outros tendo uma multiplicidade de diferenas.

Agrupamentos Sociais

Agrupamentos No Estruturados

Agrupamentos Estruturados

Categorias Sociais

Agregados Sociais

Grupos Sociais

Sociologia

Agrupamentos No Estruturados Categorias Sociais


So constitudas por um conjunto de pessoas que tem em comum uma ou mais caractersticas, mas que no esto fisicamente juntos nem comunicam. Estes resultam do processo de investigao.

Agregados Sociais
So compostas por um conjunto de pessoas que se podem encontrar juntas por vrios motivos, mas sem organizarem as suas interaces: Existe proximidade fsica; A estrutura ou organizao so dbeis ou inexistentes; No existe diviso de tarefas; A comunicao mnima ou at mesmo inexistente.

So exemplo disso, as pessoas presentes num concerto, numa cerimnia pblica, num jogo de futebol ou que esto num transporte pblico: Tem o mesmo espao fsico.

Sociologia

Agrupamentos Estruturados (Grupos Sociais)


Os agrupamentos estruturados (tambm designados como grupos sociais) so aqueles que possuem uma estrutura ou organizao com um sistema de papis e regulamentos ligados entre si e que tm tendncia a ser de longa durao. Segundo Michel Cornaton, o grupo um conjunto de seres humanos que tm em comum relaes, interaes, interesses, valores e normas, comunicaes, uma organizao, uma finalidade, uma linguagem. No caso de uma famlia, todos os membros possuem as caractersticas necessrias para considerarmos que so um grupo, pela existncia de relaes e interaes organizadas. Esta organizao implica a distribuio de funes a todos os membros, distribuio consequente da existncia de estatutos e papeis ligados entre si, mas por outro lado existe um conjunto de valores e normas que regulam o relacionamento entre os membros dessa famlia e que permitem a cooperao necessria para que o grupo atinja a finalidade que levou sua constituio. Esse mesmo grupo possui uma linguagem prpria, ou seja, um cdigo para as suas comunicaes.

Sociologia

Grupos de pertena e grupos de referncia

Todos ns estamos ineridos num grupo, com os quais nos sentimos bem e identificados. A famlia, a empresa, o clube desportivo, a comunidade so exemplos dos grupos de pertena. Todavia, o nosso comportamento no pode ser explicado apenas pelas normas e valores do nosso grupo, existem outros grupos que nos servem de modelo de comportamento e num entanto no pertencemos a ele, so os chamados grupos de referncia. Em toas as situaes do nosso quotidiano podemos encontrar situaes de grupos a qual no pertencemos mas mesmo assim adotamos os valores e as normas. A essa atitude, alguns socilogos chamam de socializao por antecipao, ou seja, interiorizao de normas e valores de um grupo antes de o integrar.

10

Sociologia

Os estatutos sociais
O Homem vive no meio social e integra diferentes grupos. Em todos esses grupos, ocupa uma determinada posio e desempenha determinadas funes. Um estatuto social designado como um conjunto de atributos ligados posio que o individuo ocupa no sistema social e aos comportamentos que pode esperar dos outros enquanto exerce determinadas funes. O estatuto social decorre da posio que o individuo ocupa na hierarquia social, e faz com que se espere determinados comportamentos dos outros. Como integramos diferentes grupos sociais temos diferentes estatutos. O estatuto principal apresenta o estatuto profissional. Os outros estatutos so designados secundrios.

11

Sociologia

Estatutos adquiridos e estatutos atribudos

Os estatutos atribudos so os que abrangem um conjunto de privilgios relacionados com a posio que se ocupa na hierarquia social. So-nos concedidos sem que tenhamos feito o mnimo esforo. O sexo, a etnia, a idade, a condio nobre, a classe social so exemplos de estatutos atribudos. Os estatutos adquiridos so principalmente as caractersticas dos indivduos como a capacidade, a aptides, o talento, o esforo, o grau acadmico, que vo posicionar o Homem num estatuto social mais ou menos privilegiado, possibilitando a aquisio de novos estatutos. A classe social onde nascemos pode favorecer a aquisio de estatutos superiores. Mas tambm fcil perder estatutos, atravs do desemprego, o destruir de fortunas ou os maus investimentos.

Papis Sociais
O papel social designa-se por um comportamento tendo por funo esquemas sociais que ocupam na hierarquia social. O papel social , ento, o modo de como damos respostas s expectativas de ns. No nosso quotidiano exercemos diversos papis, uns so exercidos com o exerccio da mesma funo, outros so de funes diferentes. Na mesma funo designa-se conjunto de papis, ou seja, um professor relaciona com membros escolares e, em funes diferentes como os papis mltiplos, o professor para alm do cargo profissional que exerce pode ser pai, filho, etc.

12

Sociologia

Complementaridade dos conceitos de papel e estatuto social


A designao de conceito de papel e estatuto social so complementares, ou seja, o comportamento de um pai diferente ao comportamento de um filho, isto , a sociedade espera que o pai eduque, por exemplo, e que o filho o respeite. Ambos tm direitos e deveres e, um comportamento esperado. No entanto, os comportamentos definidos socialmente tm vindo a alterar-se medida do tempo. Por exemplo, o papel de uma criana na revoluo industrial era ser mo-de-obra e fonte de rendimento para os pais e, atualmente a sociedade tem normas legais, isto , o que a criana outrora desempenhava, hoje em dia vista como explorao de mo-de-obra infantil. Deu-se ento a revoluo de papis. Em suma, estatuto e papel complementam-se, ou seja, como pai/filho, marido/mulher, etc. Papel Social Estatuto Social

Exercemos Papel se tivermos Estatuto

Exercemos Estatuto se tivermos Papel

13

Sociologia

Webgrafia
http://www.google.pt/imgres?q=casal+num+caf%C3%A9&hl=ptPT&gbv=2&biw=1366&bih=673&tbm=isch&tbnid=_OysV9BWcRvw9M:&imgrefurl=http://mulh eresqueoramiigdjdangela.blogspot.com/2010_04_01_archive.html&docid=fhHJw8YNKN5YAM&w=1024&h= 768&ei=DrGUTuT9Lovbsgb1oJTTBQ&zoom=1&iact=hc&vpx=183&vpy=156&dur=1387&hovh=1 94&hovw=259&tx=202&ty=74&page=1&tbnh=151&tbnw=198&start=0&ndsp=18&ved=1t:429 ,r:0,s:0 Imagem tirada dia 11 de Outubro de 2011, s 22h47. http://www.google.pt/imgres?q=mapa+mundo&hl=ptPT&gbv=2&biw=1366&bih=673&tbm=isch&tbnid=OSNwZeFIKAqBBM:&imgrefurl=http://elefa ntenasala.wordpress.com/2010/08/06/hello-world/&docid=FuIyMq1kTgbXM&w=4450&h=2887&ei=YLOUTrf3KY7ItAaem4XdBQ&zoom=1&iact=hc&vpx=165&vpy =191&dur=62&hovh=181&hovw=279&tx=154&ty=63&page=1&tbnh=112&tbnw=173&start=0 &ndsp=18&ved=1t:429,r:0,s:0 Imagem tirada dia 11 de Outubro de 2011, s 22h47.

14

Sociologia

ndice de Ilustraes
Ilustrao 1 - Uma conversa entre um casal num caf, exemplo de uma ao social............................................................................................................................................ 5 Ilustrao 2 Relatividade Social ....................................................................................... 6

15

Vous aimerez peut-être aussi