Vous êtes sur la page 1sur 24

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010

Instrues

Este caderno contm as propostas de temas para REDAO e a PROVA d e CONHECIMENTOSGERAISe ESPECFICOS contendo 40 questesde mltiplaescolha e 2 questesdiscursivas.Confiraseeleestcompleto,nofaltandopginasouquestes.Se ocorrerqualquerfalha,chameofiscal,antesdeiniciaraprova,paraqueasubstituioseja providenciada.

Cadaquestodemltiplaescolhacontm5(cinco)alternativas,devendoserassinalada apenasumadelas,evale 1,6ponto. Apslercuidadosamenteasquestes,assinalearespostaquevocconsideracorreta,primeiro noCADERNODEQUESTES,e,somenteapstercerteza,transfiraparaoCARTODE RESPOSTAS,usandocanetaesferogrficapreta.

No CARTODERESPOSTAS, preencha totalecuidadosamente ocrculocorrespondente alternativacorreta.Opreenchimentoincorreto, bemcomorasuras,dificultaroouimpediro aleituratica.

Asquestesdiscursivasdevemserrespondidasna folhaprpria,ecadaumadelasvale 5,5pontos. Ocandidatosomentepoderseretirardasala,depoisdetranscorridasDUASHORASE30 MINUTOS,contadasapartirdoinciodaprova. Aduraodaprovade QUATROHORAS.

DESEJAMOSLHEUMABOAPROVA!

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010

Prova de Redao
INSTRUES:
1) Nesta prova,htrs propostas de redao: PropostaA DissertaoArgumentativa. PropostaB Narrao. PropostaC CartaArgumentativa.

PropostaA DissertaoArgumentativa
Leia os trechos abaixo, extrados do romanceCapites da Areia, do escritor baiano JorgeAmado:

Vocdeverdesenvolverapenas uma delas. Procure


ler atentamente as orientaes especficas de cada proposta e escolha aquela com a qual voc tenha maiorafinidadeou aquelaquetratade assuntoacerca do qual voc tem maior conhecimento. 2) Dumttuloparasuaredao,casosuaoposejaa dissertao ou anarrao . Esse ttulo dever deixar claro o aspecto da situao escolhida que voc pretende abordar. Escreva o ttulo no lugar apropriado na folhade prova. 3) Sesuaescolhaforacartaargumentativa,nolhed um ttulo, nem a assine, pois, nos exames seletivos das universidades, o candidato no deve ser identificado como autor da redao. No lugar da assinatura, dever ser colocado apenas um trao. 4) Aredaodeveserescritaa canetaazuloupreta,em prosa, com um mnimo de 20 (vinte) linhas das 35 (trinta e cinco) linhas contidas na folha de redao. Antes de passla a limpo, faa reviso do texto, observandosuaadequaomodalidadeescritaculta. Escrevaseutextocom letralegvel.

aqui tambm que mora o chefe dos Capites da Areia,PedroBala.Desdecedofoichamadoassim,desdeseus cincoanos.Hoje temquinzeanos.(...)Nunca soubedesua me,seupaimorreradeumbalao.(...) TodosreconheceramosdireitosdePedroBalachefia, e foi dessa poca que a cidade comeou a ouvir falar nos CapitesdaAreia.(...) Vestidos de farrapos, sujos, semiesfomeados, agressivos, soltando palavres e fumando pontas de cigarro, eram,em verdade,osdonosda cidade,osque aconheciam totalmente,os quetotalmente aamavam (...) QuandoumnovatoentravaparaosCapitesdaAreia formavaumaideiaruimdoSemPernas.Porqueelelogobotava um apelido, ria de um gesto, de uma frase do recruta. Ridicularizavatudo,eradosquemaisbrigavam.(...)Erindo,e ridicularizando,era quefugia da suadesgraa.Era comoum remdio (...) O que ele queria era felicidade, era alegria, era fugirdetodaaquelamisria,detodaaqueladesgraaqueos cercavaeosestrangulava.Havia,verdade,aliberdadedas ruas. Mas havia tambm o abandono de qualquer carinho, a faltadetodasaspalavrasboas.(...)Nuncativerafamlia.Vivera na casa de um padeiro a quem chamava meu padrinho e queosurrava.(...)Ele querumcarinho,umamoquepasse sobre os seus olhos e faa com que ele possa se esquecer daquela noite na cadeia, quando os soldados bbados o fizeramcorrercomsuapernacoxaemvoltadeumasaleta.
AMADO, Jorge. Capites da Areia. So Paulo: Martins, 1969, 19 ed., p. 3142.

OCANDIDATOPERDERPONTOSSENOSEGUIRAS INSTRUESGERAISEESPECFICASDAPROVADE REDAO.


ATENO: Casosde eliminao docandidato: n Fugaaotema. n Nomedocandidato,usodepseudnimo, abreviaturaouquaisquerpalavrasque possamidentificlo,nocampodestinadoaotexto. n Redaoescritaalpis.

A existncia de menores abandonados e delinquentes antiqussima, no uma novidade dos tempos atuais, do sculo XXI, nem privilgio apenas das grandes capitais, comoRiodeJaneiroe SoPaulo.OromanceCapitesda Areiade1937. Redija uma dissertao argumentativa abordando esse grave problema social da infncia abandonada, carente de afeto, germe de futuros e adultos marginais, assaltantes, criminosos. Que oportunidades a vida lhes oferece? Como minorar o problema?

PropostaBNarrao

Leia os textos abaixo, extrados da revista ISTO, o primeiro, escrito pelo ator Miguel Falabella, o segundo, declarao da atriz JessicaAlba, em pgina de informaes gerais: I Dia desses, numa daquelas mesas divertidas no fimdenoite,CludiaJimenezmudouinesperadamenteorumo da prosa e nos contou o quanto sofreu no incio de sua adolescncia por causa do bullying imposto a ela pelos valentesdaescola.Bullyingotermoutilizadoparadescrever atosdeviolnciafsicaoupsicolgica,intencionaiserepetidos, praticadospor umindivduo,o bully(valento),ou grupode indivduoscomoobjetivodeintimidarouagrediroutroindivduo (ougrupodeindivduos).Segundoela,parafugirdoassdioe daintimidao, costumavatrilhar umcaminho muitomaior na ida e na volta da escola, evitando as zonas consideradas perigosas. (...)Cludia,claro,graasaseuinegveleimenso talento, sobreviveu s ofensas e chacotas cotidianas,

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010

transformandoosofrimentonumavitria pessoal,mashaquelesquenosuportamapressoesedeixamabater.
II Minhas lembranas do colgio no so boas. Eu era to rejeitada que meu pai precisava caminhar comigo pela escola paraque nofosseimportunada.
Isto.16 dejun. de2010, p.170 e31.

Narreumepisdioemqueumapessoatenhasidoobjetodecrticas,deviolnciaederejeionainfnciaenaadolescncia, mas conseguiu superar isso e atingir a vitria pessoal e profissional, tornandose importante e famosa na sociedade. Lembrese dos aspectos que constituem um texto narrativo. D nomes aos personagens, caracterize o tempo e o lugar, enfatize a ao, crie expectativas (suspense, emoo, surpresa) e apresente um final interessante.

PropostaCCartaArgumentativa
Leia o texto abaixo,de autoria da jornalista Ruth deAquino,publicado na revista POCA:

O admirvel mundonovo davida artificial Foi criado o embrio da vida artificial. O que isso significa para nossos netos no sabemos e nem os cientistas conseguem prever com exatido. Eu me senti numa fbula futurista ao saber que um computador gerou a primeira clula viva sinttica,emconfraternizaoentrebactriasemicrbios.possvelentenderoalcancecientficoefilosficodealgoquedesafia afcegaeabrehorizontesdecura.Masmeuprimeiroimpulsofoipensarsepoderemosenfimfabricarsereshumanosmelhores doquesomos. (...) Noadmirvelmundonovo,noteramosmassasdeanalfabetosesemteto.Nemcrianasviciadasemcrack.Mesno jogariam recmnascidos no lixo. Procuradoras da Justia no espancariam bebs adotados. Pais e madrastas no jogariam filhosdavaranda decasa.Maridosno jogariamnocanaluma mala comocorpo daexmulher.Vizinhosno seesfaqueariam. Jovensnoseriamtorturadosporbrincarcomocavalo deumcarroceiro.Meninasnoseriamestupradasemcelasdehomens. Policiais militaresno matariam motoboysa pancadas. Imagensde santas noseriam recheadas dedrogas. (...) Sejexistevidaartificial,temosodireitodesonhar.
poca.24demai.de2010,p.138

Se voc a favor da criao da vida artificial, escreva uma carta ao presidente da Sociedade Cientfica Mundial (entidade fictcia), apresentando seus argumentos que justifiquem a ideia, com base nos sonhos expostos pela jornalista na segundapartedotextoacima.Sevoccontra,escrevaumacartajornalistaRuthdeAquino,apresentandoseusargumentos quanto ao perigo que isso pode acarretar, pois poderiam ser criados, tambm, seres monstruosos, como os que ela combate: estupradores pais, maridos e policiais assassinos traficantes de drogas, alm de outros, de crueldade maior. Em ambos os casos, lembrese de que a arte de convencer fundamental.

QuestesDiscursivas
QuestoN01
Oetanol,lcooldacanadeacar,vemtendoumcrescimentomundialexpressivoquantoaoseuusocomocombustvelalternativo gasolina.A energia gerada por esses combustveis na sua queima atravs de combusto completa diferente.A seguir, esto representadasasequaesdecombustonobalanceadasparaoetanol(lcooldacanadeacar)eparaooctano(considerado como a gasolina), e as respectivas energias liberadas no processo de combusto em Kj/mol de cada combustvel.

Com base nas informaes e nos conhecimentos sobre o assunto, responda as questes a seguir: a) Toda reao qumica precisa ser balanceada em termos de reagentes e produtos gerados. Faa o balanceamento qumico para as duas equaes de combusto acima descritas. b) Calcule aquantidade de energiagerada,separadamente,pela queima porcombusto completa de10L deetanol e de10L de octano (gasolina). c) Faa uma pequena discusso reflexiva sobre qual combustvel mais energtico, o etanol ou a gasolina.

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010

Ageraodeenergiacomohidrognioobtidoapartirdoetanol anuncia grandes perspectivas para o mercado brasileiro de combustveis. Utilizar o etanol extrado da canadeacar e aproveitar a malha de distribuio j disponvel para o lcool constituem um cenrio economicamente animador, alm de ambientalmente promissor, porque h um ciclo completo de emissoeabsorodegscarbnico(CO ),umdosprincipais 2 responsveis pelo efeito estufa. O efeito estufa consequncia de interferncia do homem modernonoambientenatural.Apartirdasinformaesdotexto e dos conhecimentos sobre esse fenmeno, explique: d) Como o efeito estufa produzido? e) Quais as consequncias previsveis advindas desse fenmeno para a humanidade? 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64

rea de Linguagens e Cdigos


Leiacomatenootextopararespondersquestesde 1a5
Livroeletrnico Esteum dostemassobreos quaisjornalistas e leitores habituais mais nos interrogam. O livro vai acabar, as editoras vo fechar, a morte dos autores? Primeiro, os catastrofistas de planto so em geral mal informados. Quando surgiu o rdio, diziase, nesse mesmo tom, que ningum mais iria conversar nas famlias. Vindo a televiso, estavam mortos o teatro e o rdio.Chegandoainternet,tudoestavaacabado,menos o isolamento, a alienao. Nada mudou radicalmente dentro desse esquema: no se deixou de conversar (as pessoas nunca se comunicaram tanto quanto na internet), no sedeixoudeiraoteatro(bonsespetculosatraemmuita gente), ningum parou de ir ao cinema (a no ser por medo de sair noite, pela insegurana que se alastra), enfim, cada novo interesse acrescentou, no tirou. Li um dilogo interessante, dirigido por um jornalista, entre Humberto Eco e um roteirista francs, sobre o assunto. Os dois so donos de imensas bibliotecas, de muitas dezenas de milhares de volumes. Portanto,soamantesdelivro,vivemcomeparaolivro. Interessantes comentrios: o registro escrito, sej a em papel, pergaminho, nas antiqussimas tabuinhasde argila,omais slido,permanente.Oe book, o livro eletrnico, que tem suas vantagens como todo artefato moderno, tem desvantagens claras de sada. Por exemplo, dependeremos de mais decodificadores, suportes, seja como for: j no conseguimos ver os antigos vdeos de poucos anos atrs, a no ser que ainda tenhamos em casa aquele aparelhojsuperadoondeosenfiar.LogoosCDssero esquecidos, os DVDs sero antiquados, e teremos de modificar, a cada nova inveno, a nossa biblioteca eletrnica.Semfalar na sade dosolhos,atacados pelo tipodeluminosidade,mododeleitura,dotextodapgina de um ebook. Outro assunto que me fascinou ligase bela palavra palimpsesto. Para quem no sabe, a escrita sobre outra escrita. Encontramse, em bibliotecas monumentais como a do Congresso americano, raridades em forma de tabuinhas, argila, pergaminho, couro, e mesmo papel, em que trechos ou palavras foram raspados e outros escritos em seu lugar, ou simplesmente por cima. Revelados, abremnos facetas incrveis daantiga cultura,pessoas,modos devida.So camadas de civilizao, que fascinam exrcitos de cuidadores e estudiosos. No ebook teremos apenas o relesimediato.Prtico,sim:nodefinitivonemprofundo. Naturalmente diro que sou viciada no livro de papel: direi que, sim, o cheiro de livro, de biblioteca ou delivrariamgicoparaquemcomoeufoicriadanesse meio, ligada a esse instrumento de prazer, informao e crescimento pessoal, de integrao no mundo, sem fronteiras de espao e tempo. Isso pode entediar a novssima gerao, para quem a tela do computador muito mais fascinante do que uma lombada de livro: e por queno? Tudo legtimo evale a pena,desde que no corrompa nem emburrea nem empobrea demais. Eudireiqueasduascoisaspodemevoconviver,como rdioe famlia,televisoe teatro,internete outrosmeios de comunicao. Tudo est a para nos servir, se no formos incompetentes demais. O resto, as discusses sobre o fim do livro e a morte das editoras, quem sabe dos escritores, me parece tolo,material de interminveis

QuestoN02
Aps os atentados de 11 de setembro de 2001 s torres do World Trade Center, em Nova York, o ento presidente norte americano, George W. Bush,passou a defender a invaso do Iraque como parte de uma estratgia de segurana nacional, o que ficou conhecido como Doutrina Bush. E mesmo sem amparo da ONU, em maro de 2003, foras americanas e britnicas invadiram o Iraque, desencadeando uma srie de atentados, retaliaes, aprofundando os srios problemas existentes na sociedade iraquiana. Em 2009, o presidente norteamericano, Barack Obama, anunciou plano de retirada das tropas americanas at o final de 2011, embora o Iraque viva situao de tenso e instabilidade. a) Qual foi a argumento utilizado pelo expresidente americano, George W. Bush, para justificar a invaso ao Iraque? b) Explique a Doutrina Bush.

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 dilogos e discusses vazias, artigos sem fundamento, entrevistas sem grande interesse. E se o livroeletrnico vencer,se conseguirmos afinal um meio permanente, que permita ler anos a fio em todos os lugares do mundo, preservar com segurana, e transmitir velhssimos recados ocultos, vamos continuar lendo, escrevendo, editando.A forma importa pouco: importam o prazer, a comunicao, o estudo, a pesquisa, das culturas e das mentes, que a palavra desperta em quem sabe perceber ali uma janela, que se abre de par em par, passando para o outro lado, e se entregando. Ento j no rasteja, mas voa. J no se encolhe, mas se desdobra, e intensamente vive.
LyaLuft.RevistaVeja,15deset.de2010,p.26.

QuestoN03
No fragmento retirado do texto: nas antiqussimas tabuinhas deargila,omaisslido,permanente...(linha23),apalavra em negrito tem uma carga diminutiva semelhante palavra negritada em apenas uma das alternativas abaixo. Marquea. A) O papel estava ali, intacto, branquinho, sobre a velha cmoda do dormitrio do casal. B) Nada que se compare quela ru azi n h a pacata que encantava os transeuntes vindos de diferentes regies. C) Embora em idade avanada, a minha vovozinha era a pessoa mais lcida de toda a famlia. D) Nessa poca de estiagem, os red em o i n h o s trazem intensas ondas de poeira pelo campo afora. E) Interessantes comentrios: o registro escrito, seja em papel,pergaminho...

QuestoN01
Identifique as afirmaes em que as explicaes sobre os elementos constitutivos do texto esto corretamente indicadas. I) Em Este um dos temas sobre os quais jornalistas e leitores habituais mais nos interrogam. (linha 01), o pronomedemonstrativoeste,referesealivroeletrnico. II) EmNo ebookteremos apenaso reles imediato.Prtico, sim: no definitivo nem profundo. (linha 47), a palavra grifada significa pfio, sem valor. III) No fragmentoA formaimporta pouco:importamo prazer, a comunicao, o estudo, a pesquisa, das culturas e das mentes, que a palavra desperta em quem sabe perceber aliumajanela,queseabredeparempar,passandopara o outro lado, e se entregando (linha 71), o termo em negrito referese a no e book. IV) EmO resto,as discussessobre ofim dolivro ea morte das editoras, quem sabe dos escritores, me parece tolo, material de interminveis dilogos e discusses vazias, artigos sem fundamento, entrevistas sem grande interesse, a expresso em negrito pode ser substituda por talvez, sem que haja perda do sentido original do enunciado.

QuestoN04
Analisearelaodesentidoqueotermoemnegritoestabelece entre as oraesno fragmento deque faz parte. I) Nada mudou radicalmente dentro desse esquema: no se deixou de conversar (as pessoas nunca se comunicaram tanto quanto na internet), Tudolegtimoevaleapena,desdequenocorrompa... Encontramse, em bibliotecas monumentais como a do Congresso americano, raridades em forma de tabuinhas, argila, pergaminho, couro, e mesmo papel, em que trechos ou palavras foram raspados e outros escritos em seu lugar, ou simplesmente por cima. Por exemplo, dependeremos de mais decodificadores, suportes, seja como for: j no conseguimos ver os antigosvdeosdepoucosanosatrs,anoserqueainda tenhamos em casa aquele aparelho j superado onde os enfiar. L o g o os CDs sero esquecidos, os DVDs sero antiquados,eteremosdemodificar,acadanovainveno, a nossa biblioteca eletrnica. Liumdilogointeressante,dirigidoporumjornalista,entre Humberto Eco e um roteirista francs, sobre o assunto. Os dois so donos de imensas bibliotecas, de muitas dezenas de milhares de volumes. Portanto, so amantes delivro,vivemcomepara olivro.

II) III)

IV)

V)

EstoCORRETAS as afirmaes contidas em :


A) B) C) D) E) IeII,apenas IeIII,apenas IIeIV,apenas II,IIIeIV,apenas I,IIIeIV,apenas

VI)

Assinale a alternativa que contm, respectivamente, a relao CORRETA: A) conformidade temporalidade conformidade negao temporalidade concluso B) conformidade condio comparao condio concluso concesso C) proporcionalidade temporalidadeexplicao concesso explicao causalidade D) comparao condio comparao condio temporalidade concluso E) comparao consequncia alternncia condio explicao finalidade.

QuestoN02
Assinale a alternativa cuja figura de linguagem N O est corretamente indicada entre parnteses. A) Entojnorasteja,masvoa.Jnoseencolhe,masse desdobra, e intensamente vive. (linha 76) (anttese) B) Naturalmente diro quesou viciada no livrode papel:direi que, sim, o cheiro de livro, de biblioteca ou de livraria mgico para quem como eu foi criada nesse meio... (linha 49) (sinestesia) C) [...] ligada a esse instrumento de prazer, informao e crescimento pessoal, de integrao no mundo, sem fronteiras de espao e tempo. (linha 52 ) (personificao) D) Vindo a televiso, estavam mortos o teatro e o rdio. (linha 07) ( metfora) E) Isso pode entediar a novssima gerao, para quem a tela do computador muito mais fascinante do que uma lombadadelivro:eporqueno?(linha54)(comparao)

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010 D) A resposta dada por Calvin, no ltimo quadrinho, compromete a credibilidade de sua autossuficincia na confeco do invento pretendido. E) A inveno de robs vai alm das bases familiares.

QuestoN05
A respeito das funes da linguagem, observadas no texto, analise as afirmaes seguintes: I) Outro assunto que me fascinou ligase bela palavra palimpsesto. Para quem no sabe, a escrita sobre outra escrita. (linha 38) (funo metalinguistica) [...] direi que, sim, o cheiro de livro, de biblioteca ou de livraria mgico para quem como eu foi criada nesse meio, ligada a esse instrumento de prazer, informao e crescimento pessoal, de integrao no mundo, sem fronteiras de espao e tempo. (linha 50) ( funo expressiva) Os dois so donos de imensas bibliotecas, de muitas dezenas de milhares de volumes. (linha 19) ( funo referencial) [...] a palavra desperta em quem sabe perceber ali uma janela,quese abrede parem par,passando parao outro lado, e se entregando. Ento j no rasteja, mas voa. J no se encolhe, mas se desdobra, e intensamente vive. ( linha 74) ( funo potica) AfunodalinguagempredominantenotextodeLyaLuft a funoftica.

QuestoN07
SobrealeituradolivroNoveNoites,deBernardoCarvalho, analise as afirmaes abaixo: I) Narra uma investigao sobre a misteriosa morte de um antroplogo americano, Buell Quain, que, aos 27 anos, em 1939, suicidase aps uma estada em uma aldeia indgena situada no Tocantins, no Brasil, quando subitamente regressava civilizao.

II)

III)

IV)

II) O autor tece um romance utilizando a histria fatdica de Buell Quain como base, entrelaando histria e fico, texto jornalstico e um estranho narrador que entrecorta todoolivro. III) O autor cria uma nova histria, totalmente fictcia, que parece falar da realidade dos ndios e do antroplogo. IV) No livro, uma experincia traumtica se configura como uma mquina de tempo, que relaciona momentos da histria nacional. So CORRETAS as afirmaes contidas em: A) B) C) D) E) I,II,III,IV I,II,IV,apenas II,III,IV,apenas II,IV,apenas I, III, apenas

V)

Esto CORRETAS as afirmaes contidas em: A)I,II,IIIeIV,apenas B)I,IIeIII,apenas C)II,IVeV,apenas D)I,IVeV,apenas E)I,II,III,IVeV

QuestoN06
Leia com ateno a tirinha de humor, para responder ao que se pede, abaixo:

QuestoN08
Sou um homem arrasado. Doena? No. Gozo perfeitasade.(...) Oqueestouvelho.(...)cinquentaanosgastossem objetivo,amaltratarmeeamaltratarosoutros.Oresultado queendureci, calejei,e no umarranho quepenetra esta cascaespessaevemferircdentroasensibilidadeembotada. Cinquentaanos!Quantashorasinteis!(...)Comere dormircomoumporco!(...)E depois guardarcomidaparaos filhos,paraosnetos,paramuitasgeraes.Queestupidez!(...) PensoemMadalenacominsistncia.Sefossepossvel recomearmos... Para que enganarme? Se fosse possvel recomearmos, aconteceria exatamente o que aconteceu.
(RAMOS, Graciliano. So Bernardo. 87 ed. Rio de Janeiro: Record, 2008, p. 216 e 220)

EmSoBernardo,a velhiceo momentoemque onarrador protagonista Paulo Honrio Assinale anica alternativaINCORRETA: A) AprimeirarespostadadaporCalvin,noprimeiroquadrinho, poderia ser substituda por: voc pode no saber, mas eu sei , sem que haj a a perda do sentido original empregado no texto. B) A expresso a gente utilizada no primeiro e no terceiro quadrinhos considerada como norma coloquial, e em um texto formal teria que ser substituda porns. C) Se no segundo quadrinho se usasse o verbo haver, o correto seria o singular h quatro mquinas . Assim sendo, o verbo existir tambm teria que ser utilizado no singular: existe quatro mquinas. A) reconhecea formadesumanacomo tratouMadalena eas demais pessoas, mas no capaz de reconstruir novo projeto de vida. B) se v falido economicamente e se conscientiza de que sua vida foi consumida inutilmente na posse da fazenda So Bemardo. C) aproveita,apesardosproblemascotidianos,todaariqueza e prestgio que conseguiu durante sua vida de sacrifcios. D) se sente contrariado, pois, apesar de saudvel fsica e emocionalmente, constata que viveu apenas em funo dos outros. E) avalia o passado positivamente, contrastandoo com a solido do presente e a incerteza do futuro.

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010

QuestoN09
CapitesdeAreia,romance,deJorgeAmado,trata A) da vida de rfos sobreviventes de um naufrgio ocorrido perto da cidade de Pernambuco, em 1920. B) do sofrimento de um grupo de meninos sobreviventes de uma chacina de Vigrio Geral, no Rio de Janeiro. C) dodramavivenciadoporjovensmoradoresderuadeBelo Horizonte. D) dapobrezavividapelosjovens fugidosdeumreformatrio em busca do sonho de liberdade em Recife. E) das histrias cotidianas de meninos de rua que lutam pela sobrevivncia em Salvador.

LnguaInglesa
Acolocaonomercadodetrabalhoumadasquestesmais sensveis que aflige nossa sociedade. Alm do fator econmico, o assunto envolve as dimenses social e jurdica, quando os direitos dos trabalhadores so desrespeitados. Sobre isso, leia o texto a seguir.

Brazilrescuesfarmworkersfromslavelikeconditions

QuestoN10
...Enomeagradando,mecontradizendoe repetindo, metafrico e confuso, cheiodeinvenes(1) ,tendncias(2),enapraxis (3)estranhadeprocessos(4),des/cadonosanglot longdesviolonsderua,euqueliahojevoltoao semprepoema edescubro aaporia (5): porta aberta e celestina por onde me embriago e me liberto.
(SantAnna,Afonso Romano de. Melhores poemas de Afonso Romano SantAnna. Seleo de Donaldo Schler. 4 ed. So Paulo: Global, 2000, p.28)

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11

TheBrazilianauthorities saytheyhave rescued95 farm workers who were being kept in slavelike conditions in two southeastern states, the official Agencia Brasil reports. Fortyfour workers at a sugarcane plantation in Rio de Janeiro state were not registered and had no clean drinking water or safety equipment. Another 51 workers were rescued from similar conditions at a strawberry farm in Minas Gerais state, it added. The employeeswill be compensated. Brazils government launched a plan to eradicate slavery in 2002. InMay,JooPedroStedile,atopofficialattheMovement ofLandlessWorkers (MST),said5,266 workersliving in nearslave conditions had been rescued in 2008. But he warned that there were likely to be four to five times more.

Com base no fragmento acima, retirado do Poema Didtico em trs nveis, analise as afirmaes a seguir: I) invenes, (n 1), faz referncia revista Invenes, surgida em 1962, sob a responsabilidade de poetas concretistas de So Paulo.

13 14 15 16 17 18 19

II) tendncias,(n2),refereserevistaTendncias,surgida em 1957, em Minas Gerais, reunindo um grupo de escritores que defendiam uma literatura nacionalista. III) prxis, (n 3), foi uma revista organizada por Mrio Chamie, no incio da dcada de 1960, que disputou a liderana dos grupos de vanguarda. IV) processos, (n 4), est se referindo revistaProcessos, publicada em 1971, por poetas nordestinos. V) aporia, (n 5), um neologismo criado pelo autor para se referir ao processo de criao de seu poema. Esto CORRETAS as afirmativas contidas em: A) B) C) D) E) I,II,III,IV,V I,III,V,apenas II,IV,apenas I,II,III,apenas III,IV,V,apenas

Disponvel em: <http://www.bbc.co.uk/news/worldlatinamerica 11274877>.Acesso em: 13 set. 2010.

QuestoN11
Observe as formas verbais destacadas, em negrito, no texto Brazil rescues farm workers from slavelike conditions. A classificao correta dos tempos verbais das formas destacadas, de acordo com sua ordem de apario no texto, : A) present perfect, past progressive, simple future, simple past, past perfect. B) passive present perfect, passive past progressive, passive simple future, simple past, passive past perfect. C) present perfect, past progressive, passive simple future, simple present, past perfect. D) present perfect, passive past progressive, passive simple future, simple past, passive past perfect. E) present perfect, passive past progressive, progressive future, passive simple past, passive past perfect.

10

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010 Aps a leitura da tirinha, assinale a alternativa correta: A) Noprimeiroquadrinho,asentenaSchoolstartsMonday referese a uma ao com conotao de tempo futuro. B) Noprimeiroquadrinho,asentenaSchoolstartsMonday referese a uma ao com conotao de tempo presente. C) No segundo quadrinho, a expresso Not for me! refere se recusa da personagem em ir para a escola. D) No segundo quadrinho, a expresso Not for me! refere se ao fato de que a personagem no gosta de escola. E) No terceiro quadrinho,Charlie Brown pergunta irm por que ela no gosta de ir escola.

QuestoN12
As palavras a seguir, presentes no texto, foram formadas a partir do acrscimo de um afixo sua raiz, conforme demonstrado em negrito: 1) southeastern (linha 3) 2) safety (linha 7) 3) equipment (linha 7) 4) slavery (linha 13) 5) landless (linha 16) Sendo assim, assinale a alternativa que contm a sequncia correta da classe qual pertence cada palavra formada, de acordocomoseu usonotexto: A) B) C) D) E) adjetivo, adjetivo, substantivo, substantivo, verbo adjetivo, adjetivo, substantivo, substantivo, adjetivo substantivo, adjetivo, substantivo, substantivo, verbo adjetivo, adjetivo, substantivo, adjetivo, verbo substantivo, adjetivo, substantivo, advrbio, adjetivo

readeCinciasda NaturezaeMatemtica
QuestoN15
Uma partcula de massa 0,5g e carga eltrica com mdulo de 3 2 .10 C permanece suspensa em equilbrio numa regio de campo eltrico uniforme,conforme indicado na figura a seguir.

QuestoN13
A partir da leitura do texto Brazil rescues farm workers from slavelike conditions, podese inferir que: A) o governo brasileiro estima que a quantidade de trabalhadores em condies de escravido maior do que se pensava. B) os trabalhadores resgatados da condio de trabalho em regime de semiescravido recebero um considervel reajuste salarial. C) JooPedroStedilealertouparaofatodequeonmerode trabalhadores vivendo em condies prximas escravido poder ser de quatro a cinco vezes o nmero de trabalhadores resgatados nessa condio em 2008. D) os trabalhadores resgatados da fazenda de morangos no estado de Minas Gerais no estavam expostos a condies to adversas quanto aquelas enfrentadas pelos trabalhadores resgatados da plantao de cana de acar no estado do Rio de Janeiro. E) o governo brasileiro lanou um plano de erradicao do trabalho escravo, em 2002, que restringiu essa prtica aos estados brasileiros da regio sudeste.

2 Considerando a acelerao da gravidade igual a 10m/s , assinale oque podeser afirmadosobre osinal dacarga qe a intensidade do campo eltrico local, respectivamente:

A) B) C) D) E)

Positiva5,0kN/C. Negativa 2,0KN/C. Negativa 2,5KN/C. Positiva 2,0 KN/C. Negativa 0,5kN/C.

QuestoN16
O m aproximado ao ncleo de ferro numa trajetria que segue a linha tracejada,mantendose sempre o polo norte esquerda. Durante essa operao, verificase que o ponteiro do galvanmetro G se desloca para a direita.

QuestoN14
H60 anos,eramlanadosos quadrinhosdeCharlie Browne suaturma.Aolongodessasdcadas,muitosleitorestornaram se fiis s aventuras desses personagens, como a que voc pode ler, a seguir.

Assinale a alternativa que completa as afirmaes que seguem: 1. Enquanto o m mantido em repouso sobre o ncleo, o ponteiro do galvanmetro ______________. 2. Quando o m retirado,de volta sua posio original, o ponteiro do galvanmetro ____________.

Disponvel em: <http://comics.com/peanuts/20100903/>. Acesso em:13 set.2010.

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010

11

A) Deslocase para a direita deslocase para a esquerda. B) Permanece em repouso deslocase para a direita. C) Deslocase para a esquerda deslocase para a direita. D) Deslocase para a direita permanece em repouso. E) Permanece em repouso deslocase para a esquerda.

QuestoN19
Os nitritos so substncias qumicas usadas como conservantes em alimentos enlatados e em embutidos (presuntos, salsichas, salames, linguias) e frios de um modo geral. Servem para manter a cor dos alimentos e protegem contra a contaminao bacteriana, evitando a deteriorao e asalteraesnosabor,ou,emalgunscasos,nasuaaparncia. O problema que essas substncias, no organismo, podem converterse em perigosos agentes cancergenos, as nitrosaminas....
(RevistaVeja,set.de2008)

QuestoN17
Seja uma esfera metlica, eletricamente carregada com carga desinalpositivoemdulo 8,0mC . Essaesferaconectada terra atravs de um fio, tornandose eletricamente neutra. Suponhaque,apsconectarseofionaesferaeligloterra, o tempo gasto at que a esfera se neutralize sej a de, aproximadamente, 2,0 segundos. Julgue as afirmativas a seguir, verdadeiras(V)oufalsas(F): ( ( ) ) No processo de descarga da esfera, as cargas positivas da esfera se transferem para a terra. Quandoaesferaseencontravacarregada,onmero de cargas positivas em excesso que existia nela era 13 de 5,0.10 . Ovalordacorrenteeltricaquepercorreofio,durante a descarga da esfera,tem valor igual a 0,004 mA. Enquantoaesferaestavacarregada,ovalordo potencial eltrico no interior da esfera era maior que o potencial eltrico na superfcie. Ovalordocampoeltriconointeriordaesfera, enquanto ela se encontrava carregada, era nulo.

A seguir, esto representadas as estruturas qumicas de duas nitrosaminas:

CH 2CH 2CH2CH3 a) O N N CH 2CH 2CH2CH3


dibutilnitrosamina

( (

) )

CH 3 CH2CHCH3 b) O N N CH2CHCH3 CH 3
diisobutilnitrosamina
Analisandose as estruturas qumicas das duas nitrosaminas anteriores, podese afirmar que um caso de isomeria: A) geomtrica. B)defuno. C) de posio. D) de cadeia. E) ptica.

A alternativa que contm a sequncia correta de julgamento das afirmativas : A) B) C) D) E) F,V,F,V,F V,F,F,V,V F,F,V,F,F F,V,F,F,V F,V,V,F,V

QuestoN18
Dois resistores idnticos, com resistncia eltrica igual a

20 W

cada um, so ligados em paralelo e a associao

QuestoN20
OacidentedaFerroviaCentroAtlntica(FCA),ocorridoemjunho de 2003, derramou uma quantidade muito grande de substncias qumicas no crrego Alegria, afluente do rio Uberaba.Dentreassubstncias,metanol,isobutanoleoctanol 1,almde brometodepotssio,foramlanadosnaguadevido ao acidente. Analisandose as substncias qumicas citadas no acidente, a que apresenta menor miscibilidade na gua e, portanto, apresenta maior impacto ambiental visual : A)Octanol1 B) Metanol C) Brometo de potssio D) Isobutanol E) Etanol

submetida a uma diferena de potencial de 30 V, dissipando uma potncia eltrica P. Se esses mesmos resistores forem agora ligados em srie, para que dissipem a mesma potncia P,o valor da corrente eltrica que percorre os resistores de: A) B) C) D) E) 3,50A 1,50A 1,80A 3,20A 1,75A

12

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010

QuestoN21
As substncias orgnicas podem sofrer processo de oxidao ou reduo, dependendo do meio em que se encontram.A seguir, est representada a converso do etanol (lcool) em cido etanoico (cido carboxlico), um processo oxidativo que ocorre naturalmente em presena do oxignio do ar.

O CH 3 CH2 OH CH 3 C H CH 3 C

O OH

Etanol (lcool)

Etanal (Aldedo)

cido Etanico (cido carboxlico)

Os nmeros de oxidao (Nox) do carbono da funo orgnica (marcado em negrito) para cada composto nesse processo de oxidao, respectivamente, do etanol (lcool) aetanal (aldedo) e acido etanico (cido carboxlico), so: A) 1,+1e3 B) 1,+1e+3 C) 1,+1e+4 D) +1,+2e+3 E) 1,+2e+4

QuestoN22
Muitoscompostosorgnicospossuemaplicaonocampofarmacutico.Oprincpioativodevriosmedicamentossosubstncias orgnicas. O cido saliclico (AS) e o cido acetilsaliclico (AAS), estruturas qumicas a seguir, so substncias com atividades analgsicas (combatem a dor).

CH 3 O C OH O OH O O OH

cido Saliclico (AS)

cido acetilsaliclico (AAS)

Sobre as estruturas qumicas e as propriedades dos compostos, analise as afirmaes a seguir: I) Osdois compostos apresentam propriedades cidas devido presena do grupamento carboxila em suas estruturas qumicas. II) A solubilidade dos dois compostos em gua muito pequena. No entanto o cido acetilsaliclico (AAS) mais solvel em gua que o cido saliclico (AS). III) Asfunesorgnicasencontradasno cidosaliclico(AS)sofenolecidocarboxlico,enquantonocidoacetilsaliclico(AAS) esto presentes as funes ster e cido carboxlico. IV) A frmula estrutural do cido saliclico (AS) C H O , enquanto a do cido acetilsaliclico C H O . 7 6 3 9 8 4 V) Os dois compostos so aromticos e so formados por tomos de C, H e O. Esto CORRETAS as afirmaes contidas em: A)I,IIIeIV,apenas B)I,III,IVeV,apenas C)IIeV,apenas D)IIeIV,apenas E)I,II,III,IVeV

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010

13

QuestoN23
Observe o grfico a seguir.

Dado:

d P , r =

ax0 + by 0 + c a 2 + b 2

Deacordo com o grfico, correto afirmar: I) Aequaodareta 183y2x=0.

II)Opontodecoordenadas(3,8)pertencereta. III)AdistnciadopontoPreta

20 13 13

IV) Aretacujaequaodadaporx+y1=0contm opontoP. Esto CORRETAS as afirmativas contidas em: A)IeII,apenas B)IIIeIV,apenas C)I,IIeIII,apenas D)I,IIeIV,apenas E)I,II,IIIeIV

14

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010

QuestoN24
A GeometriaAnaltica, um campo da Matemtica, permitenos associar elementos geomtricos a elementos algbricos e resolver problemas dados em um campo, usando ferramentas do outro.Abaixo, so dadas algumas figuras geomtricas e, em seguida, as suas equaes. I) II)

IV) III)

V)

A associao correta entre as figuras e as suas equaes est contida em: A) IbIIaIIIcIVdVe B) IdIIbIIIcIVaVe C) IbIIaIIIeIVcVd D) IaIIdIIIbIVeVc E) IdIIaIIIeIVbVc

a) b) c) d) e)

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010

15

QuestoN25
ColoqueV para verdadeiro eF para falso:

(__)OrestodadivisodeumpolinmioPemxpor xaigualaovalornumricodeP parax=a. (__) P ( x ) 0 P (a ) = 0, " a . (__)UmpolinmioP(x)divisvelporxase,esomentese,P(a)=0. (__) A ( x ) = B ( x ) A (a ) = B (a ), "a . (__) Seumpolinmio P(x) divisvelpor xa epor xb com a b , ento,P(x) divisvel por (xa)(xb).
Asequncia CORRETA : A) B) C) D) E) V, V, F, V, F V, F, V, F, V V, V, V, V, V F, F, V, F, V F, V, F, V, F

QuestoN26
Cincoamigos,A,B,C,DeE,irofazerumaviagemnumcarrode5lugares.OsmotoristassoAeBeiroserevezar.Cspode se sentar em um banco prximo da janela. O nmero de modos diferentes que esses amigos tm para se sentar, durante essa viagem, : A) B) C) D) E) 12 36 24 20 40

QuestoN27
Afenilcetonriaumdistrbiocausadoporumdefeitonogene que codifica uma das enzimas responsveis pelo metabolismo do aminocido fenilalanina. Crianas com esse defeito so normais ao nascer, mas podem sofrer de retardamento mental se ingerirem altas doses de fenilalanina na dieta. O gene alelo que condiciona a fenilcetonria recessivo e afeta igualmente crianas do sexo feminino e masculino. Considerando as informaes acima e os conhecimentos sobre a fenilcetonria, analise as frases abaixo relativas situao representada no heredograma que mostra indivduos normais, representados pelos smbolos vazios, e indivduos afetados pela fenilcetonria, representados pelos smbolos preenchidos: I) Os indivduos 5 e 8 no podem ser homozigotos domi nantes. II) Os indivduos 1, 2, 3 e 4 so certamente heterozigotos. III) Os indivduos 6 e 7 devem ser heterozigotos. IV) O indivduo 9 deve ser homozigoto recessivo. Esto CORRETAS as afirmaes contidas em: A) B) C) D) E) I e II,apenas I e III,apenas II e III,apenas IIeIV,apenas IIIeIV,apenas

16

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010

QuestoN28
Observe atentamente as figuras a seguir. Elas representam graficamente as pirmides ecolgicas, ou seja, o fluxo de energia e matria entre os nveis trficos no decorrer das cadeias alimentares. Bactrias parasitas Protozorios parasitas Insetos rvore

cobra 30 pssaros 900insetos 9milpsdemilho

5Kg 4 120 1 8kg 10kg 200kg

Consumidortercirio Peixe Zooplncton Fitoplncton Consumidorsecundrio Consumidorprimrio Produtores

Analise as afirmaes relativas aos conceitos ecolgicos e s informaes sobre as pirmides ecolgicas, e, a seguir, d como resposta a soma dos nmeros das afirmaes CORRETAS. (01) Uma pirmide de nmeros est representada em I. Ela indica o nmero total de seres vivos envolvidos em uma cadeia alimentar. Em muitas cadeias alimentares de predatismo, o nmero de produtores maior que o de consumidores primrios esses, por sua vez, so mais abundantes que os consumidores secundrios, e, assim, sucessivamente. (02) Quando a cadeia alimentar envolve a participao de parasitas, a pirmide de nmeros fica invertida. Essa representao pode ser observada na ilustrao II. (04) No caso de uma cadeia alimentar em uma rvore, com insetos e pssaros, a pirmide de nmeros invertida e a base menor que os outros nveis porque uma nica rvore pode ser suficiente para muitos seres vivos. Essa representao est contida na ilustrao III. (08) A pirmide de biomassa expressa a relao da massa total dos seres vivos em cada nvel trfico.A biomassa de cada nvel trfico calculada multiplicandose o nmero de seres vivos pela mdia de massa individual. O resultado ser similar ao encontrado na pirmide de nmeros.A biomassa ser decrescente a partir dos produtores, que tero a maior biomassa, como mostra o esquema IV. (16) Em uma cadeia alimentar que envolve predatismo, a biomassa decrescente a partir dos produtores. Esse tipo de pirmide (Figura V) ocorre, por exemplo, em uma cadeia alimentar em que os produtores (fitoplncton) possuem vida muito curta, multiplicao rpida e, portanto, pequena acumulao de matria orgnica. (32) As pirmides de energia representam a quantidade de energia disponvel em cada nvel trfico em determinado tempo. Geralmente medida em Kcal (quilocaloria). (64) A figura VI representa uma pirmide de energia. Podese afirmar que a disponibilidade de energia diminui progressivamente acada nveltrfico.Aenergia,umavezutilizada porumorganismo emseusprocessosvitais,noreaproveitada.Assim,no retorna aos produtores para ser novamente utilizada, isto , a energia possui um fluxo unidirecional. A)127 B)96 C)64 D)63 E)31

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010

17

QuestoN29
A teoria da evoluo de Darwin ficou conhecida como Darwinismo e pode ser resumidamente enunciada:

QuestoN30
O daltonismo, que acomete tanto homens como mulheres, caracterizase pela incapacidade de distinguir determinadas cores, sendo que existem trs tipos de daltonismo, e o tipo maiscomum aqueleem quea pessoanodistingue overde do vermelho, que condicionado por um alelo recessivo de um gene localizado no cromossomo X.
(Amabis e Martho, Biologia Moderna, So Paulo: Moderna,2001)

Duranteatransiodegeraes,considervelnmero de indivduos falece, antes mesmo de procriarem. Os que sobrevivemegeramdescendentessoaquelesselecionados eadaptadosaomeiodevidosrelaescomosdesuaespcie etambmaoambienteondevivem.Acadagerao,aseleo naturalfavoreceapermannciadascaractersticasadaptadas, constantemente aprimoradas e constantemente melhoradas. aevoluodasespcies.
A genialidade de Darwin foi perceber que a natureza podia desempenhar o papel de agente seletor e expressou tudo isso primorosamente em uma passagem no livro A origem dasespcies:
podese dizer que a seleo natural perscruta dia a dia, hora a hora, no mundo todo, cada variao, por menor que seja, rejeitando o que ruim e preservando e adicionando tudo o que bom, trabalhando de maneira silenciosa e insensvel, sempre e onde houver oportunidade, no aprimoramento de cada ser orgnico em relao s suas condies orgnicas e inorgnicas de vida. Nada vemos dessas lentas mudanas emprogressoat queamodotempotenha marcadoolongo decorrer de eras, e ainda assim to imperfeita nossa viso de eras geolgicas muito distantes que vemos apenas que as formas de vida hoje so diferentes do que eram. DARWIN, Charles. A origem das espcies e a seleo natural. Traduo Caroline Ramos Furukawa 2. ed. So Paulo:Madras, 2009,p. 81.

Considerando o trecho acima, analise as frases abaixo: I) Um homem portador do alelo mutante apresenta daltonismo. II) Um homem daltnico no transmite o alelo mutante para os filhos homens. III) Uma mulher portadora do gene do daltonismo pode transmitilo apenas para os filhos homens. IV) Um homem no poder ser daltnico mesmo se a sua me for portadora do gene do daltonismo. Assinale a alternativa que contm apenas frases CORRETAS: A) B) C) D) E) I e II,apenas I e III,apenas II e III,apenas IIeIV,apenas IIIeIV,apenas

readeCinciasHumanas
QuestoN31
A Frana mudara e as instituies j no davam conta de representarasociedadefoioquesedescobriuemmaiode 1968,quandoopasentrouemebulioapartirdamobilizao estudantil. Os estudantes tinham tradio de luta. (...) O movimento de maio inaugurava novo estilo de ao e manifestao, fora de partidos ou sindicatos, recusando qualquertipodetutelapoltica.(...)AFranaparoudetrabalhar: metadedopassonhavacomtransformaes,aoutrametade as temia, resguardandose, intimidada, para dar o troco na primeira oportunidade.
RIDENTI, Marcelo. 1968: rebelies e utopias. In: REIS FILHO, Daniel (org). O sculo XX. O tempo das dv idas.

Considerando as informaes do texto e os trabalhos de Charles Robert Darwin,analise as afirmaes que se seguem: I) Segundo Darwin, os rgos do corpo humano estariam sujeitos a hipertrofias e atrofias em decorrncia do seu uso excessivo ou do seu desuso. II) Darwin afirmou que as alteraes estruturais dos rgos, adquiridas durante a vida por influncia do meio, seriam transmissveis por hereditariedade. III) Comrelaoseleonatural,ateoriadeDarwinressalta como variante a seleo sexual. Segundo ele, os indivduos dotados de cores mais vivas (borboletas e aves), de cheiro ativo (percevejos), com aspecto luminescente (vagalumes), ou ento capazes de emitir sons peculiares (cigarras e grilos) atraem mais intensamente no aspecto sexual, incentivando uma reproduo mais abundante. IV) Segundo o texto, Charles Darwin admitiu que a seleo natural deveria amparar sempre os mais aptos, no quisdizernecessariamenteosmais fortes.Osmaisaptos so aqueles que conseguem, de alguma forma, vencer mais facilmente os problemas de sobrevivncia e reproduo. V) OtextodescreveofixismooucrenanaCriaoEspecial. Ele continua a existir na mente de muitas pessoas que se obstinam em no aceitar as concluses da cincia, temerosas de que possam assim ferir seus princpios religiosos. Esto CORRETAS as afirmaes contidas em: A)I,II,III,IVeV B)II,IIIeIV,apenas C)I,IIeV,apenas D)IIIeIV,apenas E)IeV,apenas

O movimento estudantil de maio de 1968, na Frana, representou: A) descontentamento com as ideias, os valores, a poltica conservadores da sociedade, colaborando para o desen volvimento de novos princpios como a defesa da igualda de entre os sexos e o direito das minorias. B) expanso do ensino universitrio, com a ampliao do nmero de vagas e subsdio para ingresso no mercado de trabalho. C) anseio por mudanas no modelo sovitico, excessivamente burocrtico, impedindo a transio de uma sociedade capitalista para uma sociedade socialista, onde as diferenas sociais desapareceriam. D) oposio poltica imigrantista, com receio de que os imigrantes ocupassem as vagas de trabalho dos jovens nacionais. E) apoio intelectual poltica externa de reconstruo e reestruturao das antigas reas coloniais recmlibertas, como forma de reconhecimento do perodo de opresso exercido pela metrpole.

18

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010 empresariado e a Igreja, foi manifesta na Marcha da Famlia com Deus e pela Liberdade. () A realizao do comcio conferiu visibilidade capacidade de mobilizao e reivindicao dos trabalhadores. () Os manifestantes reunidos apoiavam a expulso das empresas multinacionais, a anistia aos presos polticos e uma poltica de controle dos salrios. () Os setores opositores, temendo os desdobramentos polticos da mobilizao popular, apoiaram a deposio do presidente da Repblica. Aseqncia CORRETA : A) V, V, F, F, V B) F, V, V, V, F C) V, V, V, F, V D) F, F, V, V, F E) V, F, F, V, V

QuestoN32
Leia o texto com ateno para responder a questo proposta: O incio do sculo XXI revela um domnio curioso de regimes governamentais chamados de esquerda nos principais pases do continente americano como: Brasil, Venezuela,Argentina, Colmbia e Chile. Esta preferncia est ligada, muitas vezes, a um forte desgaste nos partidos polticos tradicionais, ditos dedireita.Aspginas daHistria revelamque operodo ps ditadura representou aos latinoamericanos forte expectativa pela democracia e reivindicao de novos espaos, liberdades e direitos.A poltica de esquerda, ou dita esquerda, nunca tomou tanto espao no cenrio poltico dos pases latino americanos. Isto no quer dizer que seja o caminho certo, ou o caminho da reao da democracia.
Adaptado de Cristiano Catarin.A vez da esquerda naAmrica Latina. In: www.historianet.com.br. Acesso em 05 de set. de 2010.

Os governos ditos de esquerda, que tm marcado alguns pases da Amrica Latina, alcanaram vitria poltica por inmeros motivos, dentre os quais, podese assinalar: A) O reconhecimento da herana ibrica (portuguesa e espanhola) como elemento identitrio para a criao de instituies permanentes e autorreguladas. B) O apoio privatizao do setor energtico como garantia de maior produtividade e competitividade no mercado externo. C) Oaumentodaproduoagrcola,graasreformaagrria e ao investimento nas pequenas e mdias propriedades. D) O fortalecimento dos movimentos sociais e desgaste da poltica neoliberal, que aprofundou as desigualdades sociais e a crise econmica. E) A melhoria no acesso renda e ao emprego, com a terceirizao dos postos de trabalho e treinamento profissional.

QuestoN34

QuestoN33
LeiaofragmentodacartaconvocatriaparacomciodaCentral do Brasil, realizado em 13 de maro de 1964:

Cerca de 200 mil muulmanos rezaram na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalm, na ltima sextafeira do Ramad.
Folhade SoPaulo, 04de set.de 2010 C6

As entidades sindicais e organizaes que subscrevem esta convocao, na qualidade de autnticas e legtimas representantes de todas as categorias profissionais de trabalhadoresdacidadeedocampo,dosservidorespblicos civis e militares, dos estudantes e das demais camadas e setores populares, juntamente com a Frente Parlamentar Nacionalista, convocam os trabalhadores e o povo em geral paraparticiparemdaconcentraopopularqueserrealizada noprximodia13demaro(sextafeira),comincios17:30 horas,napraadaRepblica(aoladodaCentraldoBrasil)e paraaqualestconvidado,ecomparecer,osenhorpresidente da Repblica
COSTA, Srgio. O CGT e as lutas sindicais brasileiras. (196064). So Paulo:Grmio Politcnico, 1981.

A imagem mostra uma cena que nos permite avaliar o significado e importncia da f dos muulmanos no ms do Ramad. Baseandose nos conhecimentos sobre a cultura rabe, e em notcias quase dirias ventiladas pela mdia impressa e visual, podese afirmar que a imagem: I) Est associada a um legado cultural islmico secular, escrito no livro sagrado dos muulmanos o Alcoro. II) Est ligada ao ms sagrado dedicado ao j ej um, implantadoporMaom,comobjetivodereforarerevitalizar a obedincia aos ensinamentos legados pelo Alcoro. III) Est reforada em mbito internacional e bastante significativa,principalmentenummomentoemqueamdia divulgou que um pastor evanglico da Flrida pretendia queimaroAlcorono9aniversriodo11deSetembro. IV) Esta imagem apresenta a inexistncia de lugares fechados para a prtica da religio islmica, que no possui santurios fechados onde os fiis se renem em horrios diferentes para louvar seu verdadeiro deusAL.

OcomciodaCentraldoBrasilreuniucercade150milpessoas e se tornou um evento emblemtico. Das afirmaes abaixo, assinale V para aquelas que estiverem corretas e F para aquelas que forem falsas. () O comcio demonstrou o apoio dos trabalhadores s reformasde basedeJoo Goularte reformulaoeleitoral com ampliao do direito ao voto. () A reao dos setores conservadores, como o

EstoCORRETAS as afirmativas contidas em:


A) IIIeIV,apenas B) I,II,III,apenas C) IIeIV,apenas D) I,II,IIIeIV E) IV, apenas

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010

19

QuestoN35
CafcomLeite Na Repblica Velha, o coronel senhor de todo o serto manda e desmanda,faz o que quer tempodernaterra enocu NaRepblicaVelhadeseocoronel temtempoquedemineiro temtempoquedepaulista smisturaleiteecaf,pois Na Repblica Velha, o coronel governador de gado e gente pensa ser o dono do mundo quer ser mais, quer ser nosso Deus NaRepblicadoseocoronel temotempoqueodocaf,pois outrahoraahoradoleite outra vez teremos caf.
(Milton Nascimento e Fernando Brant)

QuestoN36

QUEIMADASumproblemaecolgicoesocial. Entre os meses de maio e dezembro, so comuns as notcias de queimadas no interior do Brasil. Feitas tanto por pequenos agricultores como por grileiros, esse mtodo de limpeza da readeplantioumatcnicaconsideradaarcaicaeprejudicial tanto para o ecossistema quanto para a prpria produo agrcola. Mas se prejudicial, por que elas acabam acontecendo? Considere as afirmaes seguintes: I) O pequeno agricultor faz uso da queimada para acabar com pragas e doenas e preparar o solo para pastagem ou plantio. J os invasores de terra e grileiros usam o artifciodaqueimadaparaseapossarilegalmentedaterra, acabandocomamatanativaecolocandogadooumudas na rea. Alm disso, nos canaviais, a queimada feita para facilitar a colheita. II) Incndios e queimadas apresentam antecedentes tcnicos distintos, uma vez que os primeiros so acidentais e motivados por fatores de ordem natural, muitas vezes descontrolados. No segundo caso, ocorre interveno direta da ao humana. III) Apsaqueimada,oprodutortemumoudoisanosdeboa produtividade, j que o processo acaba concentrando alguns nutrientes importantes para a plantao, como o fsforo. Mas nos anos seguintes fica constatada uma perda excessiva dos nutrientes. Uma pesquisa da Embrapa Amaznia Oriental mostra que, em sete anos, soperdidos 96%de nitrognio,76% deenxofre,47%de fsforo, 48% de potssio, 35% de clcio e 40% de magnsio em uma capoeira. IV) OInstitutodePesquisasEspeciais (INPE)oresponsvel pelo monitoramento das queimadas no Brasil. No stio eletrnico do Instituto possvel monitorar o andamento das queimadas no pas. So mais de 100 imagens feitas por dia por cerca de 10 satlites diferentes. Eles conseguem identificar frentes de fogo com, no mnimo, 30 metrosde extensopor 1 metrode largura, em alguns satlites. Esto CORRETAS as afirmaes contidas em: A) I,IIIeIV,apenas B) II e III,apenas C) I e II,apenas D) I,IIeIII,apenas E) I,II,IIIeIV

A proclamao da Repblica no provocou mudana significativa na sociedade brasileira. O povo assistiu, bestializado,eclosodomovimentoefoimantidomargem do processo.As oligarquias agrrias tomaram conta do poder. O perodo conhecido como Repblica Velha (18891930) foi marcado expressivamente por determinadas caractersticas que so explcitas na letra da msica acima. Com base nos conhecimentos histricos e no significado da msica, podese detectar algumas dessas caractersticas, como: I) osurgimentode umapolticaconhecidacomo Cafcom leite,quedeterminavaoquasemonopliodopoderpelos dois estados economicamente mais fortes: So Paulo e Minas Gerais. a vitria da burguesia industrial, que apoiou os movimentos tenentistas na luta contra os interesses oligrquicos. o aparecimento dos movimentos de lutas e resistncias sertanejas, conhecidos como movimentos messinicos e religiosas, e o banditismo social. a preponderncia do coronel que mandava, tinha a proteo das autoridades, e era a prpria autoridade a imposio da vontade do coronel que, com seus capangas, controlovam os votos de seus subordinados, instituindo o voto de cabresto.

II)

III)

IV) V)

As alternativasCORRETAS esto contidas em: A) B) C) D) E) I,IVeV,apenas I,IIeIII,apenas I,III,IVeV,apenas III,IVeV,apenas II,IVeV,apenas

20

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010

QuestoN37
ChinarebatecrticadosEUAsobreregimecambial
Agncia Internacional de Notcias Reuters Por KevinYao eAileen Wang

QuestoN38
Aps a leitura da reportagem, analise as afirmativas:

COLMBIAPLANTOUGPSEMCHEFEDASFARC MonoJojoy,ldermilitarenmerodoisdaguerrilha,morto porBogot,usavacaladoespecialdevidoadoena. Guerrilheiro, q ue sofria de diabetes, teve o seu co rpo identificadoporrelgioeremdiosemuniformecamuflado. Botas equipadas secretamente com GPS permitiram o rastreamento do lder militar das FARC (Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia) Jorge Briceo, o Mono Jojoy. Umrelgiodeluxoemedicamentosparadiabetesidentificaram oseucorpo. Jojoy, 57, nmero dois das FARC, teve a sua morte anunciada anteontem (23/09) pela Colmbia. A baixa foi considerada por Bogot o maior golpe na histria da narcoguerrilha. A doena de que padecia o guerrilheiro foi utilizada paraseurastreamento.SegundoardiolocalRCN,oservio de inteligncia colombiano interceptou pedido de Jojoy por tipoespecialdebotasparaferimentosqueeletinhanosps devido ao diabetes. Ainformao permitiu a agentesque interceptassem oprodutoeplantassemum dispositivoGPSlocalizadorpor satlite que emitiu sinal indicando sua movimentao na regioserranadeLaMacarena(acercade280Kmaosulde Bogot). AsFARC,quedesde2008jperderamtrsmembros dasuaaltacpula,disseramontem,pormeiodeumsite,que ainda esperam uma chance para as negociaes de paz..
(fragmentos)
Jornal Folha de So Paulo 25 de set. de 2010 Caderno Mundo p.A15

PEQUIM,21desetembro(Reuters)O MinistriodoExterior chinspediunestaterafeira(21)queosEstadosUnidosparem deapontarodedoparaPequimeexigirumavalorizaomaior do yuan, dizendo que Washington deveria se concentrar em estimular a economia nacional. O comunicado do ministrio veio aps o presidente Barack Obamareforararetricanorteamericanasobreoyuanantes das eleies parlamentares em novembro. A moeda chinesa ampliou os ganhos pelo nono dia seguido a mais longa srie dealtasdesdeamudana cambial,emjulhode2005. Recentemente, h algumasvozes discordantes nos Estados Unidos criticando a taxa de cmbio do yuan e dizendo que eles (os EUA) adotariam todos os meios possveis para pressionarpelaapreciaodoyuan.Issoinsensatoemope, disseoministriochinsemseusite. O desequilbrio comercial entre a China e os EUA no decidido pela taxa de cmbio, mas pela globalizao. A apreciaodoyuannoconsegueresolverodficitcomercial dosEUA,sobreoqueosamericanostambmchegaramaum consenso. Nasegundafeira(20),opresidenteBarackObamaentrouem cena,dizendoquePequimnofezosuficienteparaaumentar ovalordesuamoeda.
Atualmente, no cenrio interno da economia brasileira, a sociedade assiste a declaraes de diversos setores do pas, pblico e/ou privado,sobreos perigos da contnua valorizao dorealfrenteaodlar,implicandoatumapossvelinterveno do Banco Central na poltica cambial do Brasil. Assim,analisandootextoe,considerandoarealidadenacional brasileira, CORRETO afirmar: A) Nocasochins,avalorizaodoyuanreflexodiretodas boas relaes comerciais da China com todo o mundo, especialmente com os Estados Unidos. B) A contnua valorizao do real uma forte ameaa s importaes realizadas pelo Brasil. C) A insatisfao do governo norteamericano se deve ao fato de que existe um dficit contnuo nas relaes comerciais EUAChina, da a fala de Barak Obama no sentido de esperar mais esforo do governo chins para valorizar o yuan. D) Para estimular as exportaes brasileiras, o nico mecanismo disponvel para uso pelo Banco Central a desvalorizao forada do real, fato que poder comprometer as metas de crescimento do pas em curto prazo. E) O regime cambial de um pas funciona segundo normas impostaspelaOMC,mas,nocasodaChina,talregrano se aplica.

I)

O narcotrfico um grave fator desestabilizador da estru tura econmica e social dos pases latinoamericanos, o que leva a uma forte interveno dos governos dos pa ses do sudeste asitico, no continente, visando prote o dos imigrantes que chegam com muita intensidade, principalmente Colmbia. II) As reas de maior produo de coca, a base para a cocana, esto na Colmbia, no Peru, no Uruguai, na Guiana Francesa e principalmente na Argentina. Alm disso, essas mesmas reas fornecem maconha tanto para o consumo interno como para o trfico mundial. III) A economia do narcotrfico envolve desde os grandes cartis, como os colombianos de Cali e Medelln, at os microtraficantes,queagemdiretamentecomoconsumidor local. IV) A guerrilha e o narcotrfico tm sido, nos ltimos anos, dois dos maiores problemas enfrentados pelo povo colombiano, que vive sobressaltado com a situao de insegurana que o pas atravessa. Esta situao est sendo contornada por meio do Plano Colmbia, que recebe investimentos estadunidenses para combater as guerrilhas e o narcotrfico. Esto CORRETAS as afirmativas contidas em: A) B) C) D) E) I e II,apenas IeIV,apenas II e III,apenas I,IIeIII,apenas IIIeIV,apenas

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010

21

QuestoN39
Aps a leitura da reportagem e anlise dos mapas, considere as afirmativas a seguir:

Jornal Folha de So Paulo, caderno MUNDO, p.14, 04 de set. de 2010

22

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010 Sobre esse assunto, considere as afirmativas: I) Ptria Basca e Liberdade (ETA) o nome de uma das mais violentas associaes separatistas do mundo, fundadaem1959,porjovensdoantigoPartidoNacionalista Basco, inspirado na Revoluo Cubana. II) Os problemas enfrentados na Irlanda so consequncia deumalongahistriadeconflitosentrecatlicos(ingleses) e protestantes (irlandeses) nas ilhas britnicas. III) A antiga Iugoslvia passou a fazer parte do mapa da Europa em 1920, composta de diversas etnias que conviviam pacificamente, em decorrncia do carisma do Marechal Tito. IV) A pennsula Balcnica, localizada no sul do continente Europeu, possui uma populao que apresenta grande diversidade tnica e religiosa, com predomnio de protestantes. Esto CORRETAS as afirmativas contidas em: A) B) C) D) E) I e II,apenas IIeIV,apenas IIIeIV,apenas I e III,apenas II e III,apenas

I)

Os judeus so descendentes dos hebreus, antigos habi tantes da Palestina, que haviam sido expulsos pelos ro manos no incio da Era Crist. Dispersos pelo mundo num movimento conhecido como Dispora, os hebreus passaram a ser chamados de judeus. Hoje preferem a designao de israelenses. II) Osrabesocuparamaregiodurantesuaexpansoentre os sculos VII e XV e a permaneceram sob o Imprio Otomano e, depois, sob o protetorado britnico. So tambm chamados de palestinos. III) A regio foi dividida entre rabes e judeus, na chamada Partilha daPalestina.Em 1948,foi criado oEstado judeu, o Estado de Israel, com a aprovao incondicional dos pases do Oriente Mdio, uma vez que as terras agricultveis ficaram em territrio rabe. IV) Em 1948, teve incio uma srie de conflitos que parecem no termais fim.Jordnia,Sria eEgito,pasesrabes da regio, tambm se colocam contra Israel, que se consolidou como aliado dos Estados Unidos no Oriente Mdio. Esto CORRETAS as afirmativas contidas em: A) B) C) D) E) I,eII,apenas I e III,apenas I,IIeIV,apenas II,IIIeIV,apenas IIIeIV,apenas

QuestoN40
Leiaotexto.

(FRAGILIZADO,ETAANUNCIACESSARFOGO) Gru p o p ro mete ad o tar v ia d em o c rtic a p ara o b ter independnciadaregionafronteirafrancoespanhola. O grupo terrorista basco ETA anunciou um cessar fogo,recebidocomdesconfianapelaEspanha.Emumvdeo, divulgado ontem (05/09) pela rede britnica BBC, aparecem trs homens encapuzados dizendo que a deciso de no levaradianteasaesarmadasjestavatomadahaviavrios meses. No vdeo os homens prometem pr em prtica um processo democrtico que leve independncia do Pas Basco,regioquerenepartesdaEspanhaeFrana.Masem nenhum momento fica claro se ser um cessarfogo permanente.Fundadoh51anos,ogrupojfoiautordemais de800assassinatos. Reaes o 11 anncio de cessarfogo do grupo terrorista, mashmotivosparacrerqueessepodedurarmaistempo.O grupo est bastante debilitado, com seus principais lderes presos e a capacidade de organizar ataques, reduzida. H pressocadavezmaiorentreosbascosparaqueadoteavia poltica. Apesar disso, os partidos polticos espanhis receberamonovoannciocomdesconfiana.Epedemqueo grupo abandone as armas.
(Fonte:FolhadeSoPaulo,cadernoMUNDO p.806 deset.de 2010 fragmentos.)

No continente Europeu, no decorrer de sua histria, foram registrados muitos movimentos separatistas violentos, nas regies das cadeias de montanhas tercirias do Cucaso e dos Blcs, na Irlanda do Norte e na Espanha.

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada3Etapa23outubrode2010

23

Cader no de Pr ova

UNIUBE

Pgina 1 de 1

PIAS - 3 Etapa - Gabarito 2010

Q U ESTO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

RESPO STA C C B D A C B A E D D B C A C E E B D A B B E E C B E A D A A D C B C E C E C D

http://www.uniube.br/copese/pias/2010/gabarito/

08/03/2012

Vous aimerez peut-être aussi