Vous êtes sur la page 1sur 8

FUNDAO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA DIREITO PROCESSUAL CIVIL II Prof.

: Nilsiton Rodrigues de Andrade Arago

UNIDADE I Execuo jurisdicional


1) Consideraes Gerais
Conceito: executar significa satisfazer uma pretenso mediante realizao forada de prestao devida e no adimplida. Terminologia: em sentido amplo possvel considerar execuo como toda satisfao de direitos. - Variaes: o legislador utiliza outros termos para se referir a esta atividade, como, por exemplo: cumprimento, no Art. 475-I, referindo-se a execuo de sentena; efetivao, no Art. 273, 3, referindo-se a execuo da tutela antecipada. Distines: no se deve confundir execuo com: - sano; - autotutela; - adimplemento espontneo; - cumprimento de sentena constitutiva; - autoexecutoriedade dos atos administrativos. Funo jurisdicional: a execuo se realiza por meio de um provimento jurisdicional. Logo, pressupe um processo, pois, em regra, somente o estado pode utilizar da fora para impor o cumprimento de uma obrigao ou respeito a um direito. Cognio executiva: a atividade de conhecimento no processo de execuo bem restrita, uma vez que a finalidade precpua desse processo a realizao do direito expressado no ttulo. Frise-se que, embora reduzida, a atividade cognitiva no inexistente, pois na execuo o magistrado realizar juzo de admissibilidade da mesma, valorar o ttulo executivo, conhecer de questes meritrias como prescrio, decadncia, pagamento, etc.

2) Formas de execuo
Vontade do executado: - Parte-se do pressuposto de que a crise jurdica que ensejou a execuo decorreu do fato de a vontade do executado estar em desacordo com a lei, ou seja, ele no pretende adimplir voluntariamente o crdito.

Prof. Nilsiton Arago

1/8

- Diante desta constatao, cabe ao Estado, como ente responsvel pela garantia da paz social, atuar no sentido de substituir ou mudar a vontade do executado, o que pode ocorrer por sub-rogao ou por execuo indireta. Sub-rogao: - Conceito: tambm chamada de execuo direta, aquela pela qual, mediante atos executivos, o estado substitui a vontade do executado pela vontade da lei. - Exemplo: penhora, busca e apreenso, expropriao, adjudicao, usufruto, desconto, etc. Execuo indireta: - Conceito: trata-se da presso psicolgica sobre o executado para que ele prprio cumpra a obrigao de forma voluntria, embora no espontnea. Visa induzir a mudana da vontade do executado, adequando-a vontade da lei, mas sem substitui-la. - Exemplo: piora da situao do executado: astreintes, priso civil, Art. 475-J multa de 10% do valor crdito, etc.; ou melhora da situao do executado: art. 652-A, p.u. - desconto de 50% dos honorrios no pagamento do dbito em at 3 dias, art. 1.102-C, 1

3) Processo de execuo
Autonomia dos processos: pela lgica jurdica adotada em 1973, poca da elaborao do atual CPC, a existncia de finalidades diversas a ser resguardadas no processo (certificar, realizar e assegurar), o legislador dividiu o Cdigo em trs espcies de processos autnomos, que, em princpio no se misturavam. - Espcies de processos autnomos (art. 270 do CPC):
FINALIDADE - Certificar o direito PROCESSO Conhecimento Execuo Cautelar PROCEDIMENTOS APLICVEIS Ordinrio, sumrio ou especial Fazer ou no fazer, entrar coisa ou pagar quantia Tpico ou atpico

Realizar o direito Assegurar o direito -

- No obstante, este dogma da autonomia processual, a despeito de sua fundamentao terica, mostrou-se contraproducente, burocrtico e formalista, prejudicando a efetividade da prestao jurisdicional pleiteada. Sincretismo processual: visando primordialmente efetividade e celeridade processual, passou-se a admitir diferentes tutelas processuais em um mesmo processo. Fuso dos atos cognitivos, cautelares e executivos em um nico

Prof. Nilsiton Arago

2/8

processo, passando cada uma delas a representar uma fase ou um incidente processual. Etapas de Evoluo: - Lei 5.869/73 - Diretriz original do CPC com processos autnomos; - Lei 8.078/90 (CDC) execuo de obrigaes de fazer ou no fazer na tutela coletiva (art. 84 do CDC); - Lei 8.952/94 execuo de obrigaes de fazer ou no fazer no prprio processo de conhecimento (art. 461 do CPC); - Lei 9.099/95 toda execuo nos processos dos Juizados Especiais. - Lei 10.444/02 execuo de obrigaes de entregar coisa no prprio processo de conhecimento (arts. 461-A e 621 do CPC); - Lei 11.232/2005 execuo de obrigaes de pagar quantia certa no prprio processo de conhecimento (art. 475-J do CPC); Tcnicas processuais de execuo: - Processo de execuo autnomo: Conceito: mantm-se a lgica da autonomia dos processos, de modo que a execuo ocorrer por meio de um processo prprio, ainda que o ttulo executado tenha sido originado em outro processo. Importa destacar que o processo sincrtico no extinguiu o processo de execuo autnomo. Para os ttulos extrajudiciais: a regra. Para os ttulos judiciais: a exceo. Aplica-se, por exemplo, nas execues contra a Fazenda Pblica, contra devedor insolvente e, para alguns, na execuo de alimentos, hipteses em que se seguir a execuo autnoma. - Fase executiva do processo de conhecimento: Conceito: a execuo se apresenta como uma fase do procedimento. Forma primordial de execuo, aplicvel a quase todos os ttulos executivos judiciais. Exceo: h procedimento hbrido (inicial e citao e depois cumprimento de sentena) para sentena arbitral, sentena penal condenatria e sentena estrangeira. Decises mandamentais: o sincretismo no uma novidade, pois algumas aes sempre foram sincrticas, sendo, por esta razo, denominadas de mandamentais. Por exemplo: aes possessrias; ao de despejo, mandado de segurana, etc.

4) Princpios e regras gerais


4.1 - Princpios Gerais do Processo aplicveis execuo Princpio do contraditrio: - Conceito: possibilidade de participao do executado no processamento e concluso da execuo (art. 5, LV da CF/88).

Prof. Nilsiton Arago

3/8

Embora em intensidade menor que a do processo de conhecimento, o contraditrio efetivamente se manifesta na execuo. No se prope a rediscusso do mrito do processo de conhecimento, destina-se a evitar abusos e ilegalidades na execuo e influenciar na convico do magistrado sobre matrias conhecidas na execuo. - Garantias: Garantia a participao: faceta formal que consiste em ser ouvido, ser comunicado e falar no processo. Possibilidade de influncia nas decises: faceta material que consiste em ter condies concretas de interferir no julgamento com argumentos fticos e jurdicos novos e produo de provas. - Defesas: o executado pode se defender por meios tpicos: os embargos execuo (art. 736 do CPC) ou por impugnao execuo (art. 475-L do CPC), e por outras manifestaes como, por exemplo, alegao de impenhorabilidade ou de fraude execuo. Princpio da boa-f processual: - Conceito: as partes do processo devem agir com lisura e sinceridade, no podendo abusar dos seus direito processuais, ou seja, utiliz-los para atingir finalidades diversas daquela prevista pelo legislador (art. 14, II do CPC). - Principais aplicaes: Proibio de criar posies processuais desvantajosas ao exequente. Proibio de abuso de poderes processuais. Proibio de venire contra factum proprium (medidas processuais contraditrias). - Institutos mais comuns: fraude contra credores, fraude execuo e alienao de bem penhorado, atos atentatrios dignidade da Justia. - Sanes: em caso de configurao da m-f o legislador prev a possibilidade de aplicao de multas processuais que se somam ao valor executado (Ex. arts. 14, 18 e art. 601 do CPC). Princpio da cooperao: - Conceito: por este princpio o magistrado deve adotar uma postura de dilogo com as partes e demais sujeitos processuais, esclarecendo as dvidas destes e pedindo esclarecimentos para as suas, pois embora todos tenham suas funes, o objetivo final um s. - Deveres gerados para o magistrado: dever de esclarecer; dever de consultar; dever de prevenir. - Exemplos: art. 600 (indicao de bens penhora), art. 475-L, 2 (apresentao imediata do valor que entende devido quando da alegao de excesso de execuo). Princpio da proporcionalidade:

Prof. Nilsiton Arago

4/8

- Conceito: o julgador deve agir com razoabilidade na aplicao das normas processuais da execuo. Assume grande importncia no processo de execuo, pois juiz da execuo possui uma grande margem de discricionariedade na conduo do processo de execuo quando se faz necessrio ponderar conflitos comuns entre os interesses do exequente e do executado. - Exemplos: art. 620 (menor onerosidade), art. 655 (ordem preferencial de bens penhorveis e sua relativizao) e art. 657 (soluo de questes), etc.. Princpio da adequao: - Conceito: tambm chamado de princpio da adaptabilidade, implica na necessidade de adaptao do processo s especificidades do caso. - Manifestaes: segundo a doutrina pode ser vislumbrado em dois momentos: Pr-jurdico: informador da produo legislativa do procedimento em abstrato. Ex: previso de priso civil na execuo de alimentos, o regime de precatrios na execuo contra a fazenda pblica e a previso de medidas atpica no art. 461, 5 do CPC. Jurdico: permite ao juiz adaptar o procedimento de modo melhor afeio-lo s peculiaridades da causa. Ex. prorrogao de prazos, quebra da ordem preferencial de bens penhorveis, produo de provas em momentos diversos do previsto, etc. Princpio da instrumentalidade das formas: - Conceito: como o processo no um fim em si mesmo, mas s um instrumento formal que serve ao direito material, deve-se flexibilizar as regras procedimentais que, na prtica, estejam obstaculizando a consecuo do direito em discusso. - Limite: importa destacar que se a formalidade estiver diretamente relacionada a um principio processual fundamental (contraditrio, fundamentao, etc.), provavelmente sua desconsiderao no ser vivel, pois gerar mais prejuzo que o seu respeito. Princpio da razovel durao do processo: - Conceito: traduz a ideia de um trmite processual sem dilaes indevidas (art. 5, LXXVIII da CF/88). - Anlise do caso: deve levar em conta trs aspectos: a complexidade do assunto; o comportamento dos litigantes; a atuao do rgo jurisdicional. 4.2 - Princpios especficos da Execuo Princpio da efetividade: - Conceito: processo efetivo aquele que realiza o direito material que fundamenta o litgio de forma clere, completa e correta. Tem por valor

Prof. Nilsiton Arago

5/8

base a satisfao do credor, ou seja, viabilizar que lhe seja entregue o bem da vida perseguido na demanda. A doutrina coloca-o como derivado dos princpios da razovel durao do processo e da inafastabilidade da jurisdio, contudo, a posio mais correta a que prega sua autonomia, pois possui ncleo essencial prprio. - Manifestaes: segundo Marcelo Lima Guerra, esse princpio impe: interpretao que garanta mxima efetividade; poder-dever do juiz de no aplicar normas restritivas execuo de acordo com a proporcionalidade; e poder-dever do juiz de utilizar meios executrios necessrios tutela executiva. Princpio da primazia da tutela especfica - Conceito: tambm chamado de princpio do exato adimplemento, de princpio da maior coincidncia possvel ou princpio do resultado. Traduz a ideia de que a execuo visa realizao do interesse do credor (art. 612 do CPC), utilizando as medidas necessrias para garantir a satisfao de sua pretenso da forma mais prxima quela que teria ocorrido com o adimplemento voluntrio, completo e tempestivo da obrigao (art. 461, 1 do CPC). Busca gerar uma situao similar a que ocorreria se no houvesse o descumprimento da obrigao (retorno ao status quo ante). - Tutela genrica: somente possvel a converso das obrigaes de fazer, no fazer e dar coisa certa em perdas e danos se for impossvel a obteno da tutela especfica ou do resultado prtico equivalente (ex. art. 627 do CPC). Princpio da atipicidade dos meios executrios: - Conceito: tem por valor base a conscincia de que os atos executrios no esto todos taxativamente previstos na legislao, e que mesmo aqueles que estejam estabelecidos na lei podem necessitar de adaptao para o caso concreto (art. 461, 5 do CPC). - Manifestaes: possui, assim, duas facetas: Preenchimento de lacunas legislativas: como legislador no pode prever todas as medidas executivas necessrias a cada caso concreto, deve o magistrado eleger o ato a ser praticado nos pontos omissos. Adequao do da legislao ao caso concreto: possibilita uma releitura dos dispositivos legais, que podem ceder espao em face de princpios constitucionais. Abre uma margem de discricionariedade do magistrado que no pode ser objeto de abuso. Princpio da Responsabilidade patrimonial - Conceito: tambm chamado de princpio da patrimonialidade, indica que o patrimnio do devedor o que responde pela dvida e no o prprio devedor. Assim, em uma evoluo humanstica da execuo, os atos da
Prof. Nilsiton Arago 6/8

execuo no podem incidir sobre liberdade, integridade fsica ou vida dos executados (Art. 591 do CPC e 391 do CC/02). - Priso civil: a natureza da privao da liberdade do devedor de alimentos de execuo indireta, representando uma presso psicolgica e no uma forma de satisfao do crdito, de modo que sua destinao, em ltima anlise, o patrimnio. - Patrimnio no penhorvel: em outra vertente, impe que o juiz adque corretamente o dbito responsabilidade do executado, no excedendo o valor da dvida. Vale dizer, limita-se ao necessrio e suficiente para satisfazer a obrigao. Princpio da menor onerosidade da execuo: - Visa proteger o executado de eventual abuso de direito por parte do exequente ou de eventuais falhas no procedimento, garantindo que o valor do ttulo seja pago sem prejuzos excessivos (art. 620 do CPC). - Somente aplicvel se todos os meios em discusso forem igualmente eficazes. - Aplica-se a todos os tipos de execuo. - necessrio que o executado alegue a onerosidade excessiva na primeira oportunidade indicando o bem pelo qual pretende substituir, sob pena de precluso. Princpio da utilidade: - A execuo, ou um ato executrio, s se justifica se puder, ainda que em tese, trazer alguma vantagem para o exequente, no podendo ser admitida se simplesmente acarretar prejuzos ao executado sem nenhum benefcio ao pretenso credor. - Ex. penhora de bem inteiramente consumido pelas despesas processuais (art. 659, 2 do CPC. 3.3 - Regras gerais Regra da inexistncia de execuo sem ttulo: - Previso legal: art. 586 do CPC. - Brocardo latino: nulla executio sine titulo ( nula a execuo sem ttulo). - Fundamento: o ttulo prova mnima indispensvel para instaurao de um processo executivo, representando a grande probabilidade da existncia do crdito, necessrio porque o executado estar em uma situao de desvantagem processual. - Espcies de ttulo executivo: judicial (art. 475-N do CPC) ou extrajudicial (art. 585 do CPC). - A presena do ttulo pretende demonstrar a certeza do direito para que a atividade jurisdicional se concentre na execuo e no na certificao do direito. - Nem sempre a certeza jurdica obrigatoriamente exigida, pois o ordenamento admite, como exceo, a execuo de provimentos
Prof. Nilsiton Arago 7/8

antecipatrios e a execuo provisria, nas quais a cognio precria, ou seja, h mera verossimilhana das alegaes. Regra da disponibilidade da execuo: - Conceito: o legislador assegurou a livre disponibilidade da execuo. Assim, pode o exequente desistir do processo de execuo, independente da concordncia do executado, sem que isso importe em renncia ao seu direito de crdito (Art. 569 do CPC). - Regras para desistncia: se a desistncia ocorre antes do oferecimento dos embargos, desnecessria a anuncia do devedor; se forem apresentados embargos por defeitos processuais da execuo e o devedor no consentir, o processo ser extinto por perda de objeto, no sendo necessria a apreciao da defesa. se for apresentada defesa de mrito e o devedor no consentir, a execuo extinta, mas os embargos devem ser apreciados. - Abrangncia: A doutrina majoritria entende por aplicar as regras de desistncias tambm para as excees de pr-executividade e as impugnaes ao cumprimento de sentena. No entanto, nos casos de defesas de mrito, como estas medidas so incidentais e, por consequncia, no possuem autonomia, no podem prosseguir sem a execuo, de modo que o mais razovel no admitir a desistncia. Regra da responsabilidade objetiva do exequente: - Previso: arts. 475-O, 475-I e 574 do CPC. - Conceito: parte da premissa de que os riscos da execuo correm por conta do exequente, no sendo necessria a comprovao de culpa deste para que o executado seja ressarcido por eventuais prejuzos. Regra da aplicao subsidiria das normas do processo de conhecimento: - Conceito: para incidncia deste instituto necessrio que no haja norma prpria no procedimento de execuo e que a regra do processo de conhecimento seja compatvel com o rito executrio (Art. 598 do CPC). - Exemplos: Emenda inicial (art. 284 do CPC); Citao com hora certa (art. 227 do CPC); Determinao de atos instrutrios pelo juiz (art. 130 do CPC).

Prof. Nilsiton Arago

8/8

Vous aimerez peut-être aussi