Vous êtes sur la page 1sur 3

Qumica

COMPOSTOS INICOS E COMPOSTOS MOLECULARES


1. Polaridade

NOME ______________________________________ ESCOLA ____________________________________ EQUIPE _____________ SRIE _________________ PERODO ___________ DATA __________________

INTRODUO
Os compostos so classificados em compostos inicos e compostos moleculares. Os compostos inicos so aqueles que possuem uma ou mais ligaes inicas, mesmo que apresente vrias ligaes covalentes. Na ligao inica, as foras de atrao so conseqncia da transferncia completa de um ou mais eltrons de um tomo para outro sendo que um deles adquire carga positiva e o outro, negativa, surgindo as foras responsveis pela ligao. A maioria dos compostos inicos so slidos, nas temperatura e presso ambientes, porque a fora de atrao eltrica mantm os ctions e os nions firmemente ligados uns aos outros. Os compostos moleculares so aqueles que possuem somente ligaes covalentes entre seus tomos. A menor partcula deste composto denomina-se molcula. Na ligao covalente a transferncia de eltrons nunca completa, pois estes so compartilhados e neste caso a fora de atrao entre o par de eltrons (carga negativa) e o ncleo (carga positiva) o que mantm os tomos unidos. Polaridade A polaridade de uma molcula est diretamente vinculada polaridade das ligaes entre seus tomos constituintes e tambm a sua geometria. A molcula polar uma molcula com momento de dipolo diferente de zero enquanto uma molcula no-polar ou apolar tem momento dipolo eltrico igual a zero. Cada ligao de uma molcula poliatmica pode ser polar, mas a molcula como um todo pode ser no-polar ou apolar se os dipolos das ligaes individuais se cancelarem. Experimentalmente, quando uma molcula se orienta na presena de um campo eltrico externo considerada polar, caso contrrio apolar. Diferentes materiais tm diferentes tendncias de ceder ou receber eltrons. Ao atritar vigorosamente dois materiais, estamos fornecendo energia para que haja transferncia de eltrons de um material para outro. O material que recebeu eltrons fica com carga negativa e o que cedeu com carga positiva. A seqncia dos materiais em funo da tendncia de receber ou ceder eltrons mostrada pela srie triboeltrica. Ao atritar dois materiais quaisquer de uma srie triboeltrica, aquele que estiver posicionado esquerda ficar eletrizado positivamente e aquele que estiver posicionado direita ficar eletrizado negativamente.

vidro mica l seda algodo madeira mbar enxofre metais

Ponto de Fuso O ponto de fuso (PF) de um composto a temperatura na qual este composto no estado slido se transforma em lquido. O ponto de fuso est relacionado com as interaes entre partculas (tomos, ons e molculas). Compostos que possuem fortes interaes entre partculas, tero maiores pontos de fuso.

Os compostos inicos so constitudos por ons positivos e negativos, dispostos de maneira regular formando um retculo cristalino. Para que ocorra a fuso do retculo precisamos de uma considervel energia, por isso os compostos inicos possuem elevado ponto de fuso e ebulio, geralmente so slidos e muito duros. Quanto mais fortes forem as interaes intermoleculares, maior o ponto de fuso. Compostos contendo molculas polares possui ponto de fuso mais alto que molculas apolares. Conduo de corrente eltrica Para que haja conduo de corrente eltrica necessria a presena de eltrons livres, com mobilidade. Os compostos inicos no conduzem corrente na fase slida (quando os eltrons esto firmemente ligados uns aos outros), mas conduzem na fase lquida ou em soluo aquosa, quando os ons adquirem mobilidade. O composto que se dissolve originando uma soluo que conduz corrente eltrica (soluo eletroltica) chamado de eletrlito.

OBJETIVO
Estudar alguns compostos inicos ou moleculares por meio de suas propriedades: polaridade, ponto de fuso e conduo de corrente eltrica.

1. POLARIDADE OBJETIVO
Analisar a polaridade de lcool, gua e parafina.

QUESTO PRVIA: Como possvel avaliar a polaridade de um composto, utilizando uma


rgua eletrizada?

MATERIAL E REAGENTES
3 seringas de 20 mL sem mbolo 3 potinhos dosadores rotulados de gua, parafina e lcool rgua papel toalha canudos para refrigerante basto de vidro base para suporte suporte para seringa suporte em L linha tesoura papel picado parafina lquida* gua (providenciar) lcool etlico* (CH3CH2OH)

*A parafina lquida e o lcool etlico no devero ser descartados.

A Eletrizao PROCEDIMENTO
Espalhar papel picado sobre uma mesa. Atritar uma rgua no papel toalha e aproximar dos papis picados. Anotar suas observaes. Explicar o que ocorreu. Amarrar um canudo no suporte conforme a figura ao lado e atrit-lo no papel toalha. Atritar outro canudo e aproxim-los. Anotar suas observaes e explicar o que ocorreu. Atritar um basto de vidro com papel toalha e aproxim-lo do canudo suspenso. Anotar suas observaes e explicar o que ocorreu.

B Analisando a polaridade de alguns compostos PROCEDIMENTO


gua: Montar o sistema como mostra o esquema ao lado. Transferir a gua do potinho dosador para a seringa tampada. Atritar a rgua no papel toalha seco. Retirar a tampa da seringa e aproximar a rgua eletrizada do filete de gua, imediatamente, sem toc-lo. Anotar suas observaes e explicar o que ocorreu. Parafina: Substituir a seringa e o potinho dosador e repetir o procedimento com parafina lquida*. Observar, anotar e explicar o que ocorreu. lcool etlico: Substituir a seringa e o potinho dosador e repetir o procedimento com lcool*. Observar, anotar e explicar o que ocorreu. Considerando os conhecimentos adquiridos durante o experimento responder novamente a questo prvia.

Vous aimerez peut-être aussi