Vous êtes sur la page 1sur 13

Ceia Pascal 2013 - 1

1. ACENDER AS LUZES DA FESTA COMENTADOR - Nos lares das famlias judaicas, cabia me acender as luzes dos candeeiros e, assim, dar vida e alegria ao ambiente em que se realizavam as solenidades. Podemos supor que, na ltima Ceia, foi Maria quem o fez. A Igreja Catlica conserva esta bela tradio, iniciando a cerimnia da Viglia Pascal com a beno da luz, smbolo d a vinda de Cristo, o Messias, luz do mundo. Tambm o uso das velas nos altares tem origem neste antigo costume israelita.
Apagam-se as luzes da sala. A Me (uma dirigente) acende as velas, enquanto todos esto de p.

Fazei isto em memria de mim!

Cntico: A LUZ DE CRISTO ILUMINA A TERRA INTEIRA, ALELUIA, ALELUIA


(por 3 vezes, como na Viglia Pascal)

A ME - Bendito sejas Tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que nos santificaste pelos Teus mandamentos e nos ordenaste benignamente esta festa das luzes. Bendito sejas Tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que nos conservaste a vida at ao dia de hoje. Que esta casa seja abenoada, Deus, e que a luz da Tua benevolncia brilhe sobre todos ns, trazendo-nos a paz. TODOS - Amn. Amn. (Reacendem-se as luzes) 2. QIDDUSH, A BENO DA FESTA
Todos sentados. Na mesa, na frente de cada convidado, um prato para o pssach, um pequeno recipiente com salmoura e um prato com matst (pes sem fermento), um com ervas amargas e verdes, um com harsset, um clice e um ramo verde. Diante do Presidente uma grande jarra com vinho e uma concha.

Ceia Pascal 2013 - 2


Pois digo-vos que no tornarei a beber do fruto da videira at chegar o Reino de Deus. COMENTADOR - Todo o alimento servido na Pscoa judaica era abenoado antes de ser consumido, isto , o chefe da casa agradecia a Deus, bendizendo-O por cada um dos seus dons. Do mesmo modo, hoje, o po e o vinho ao serem consagrados, so abenoados pelo Celebrante durante o chamado Ofertrio da Eucaristia, isto , o Celebrante agradece por eles. PRESIDENTE - Bendito sejas Tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que nos escolheste entre todos os povos, nos exaltaste acima de todas as lnguas e nos santificaste com os teus mandamentos. Com amor eterno nos deste, Senhor nosso Deus, dias santificados para que celebrssemos esta festa do po zimo. Por isso reunimo-nos comemorando a nossa libertao, lembrando o nosso xodo do Egipto. Bendito sejas Tu, porque nos escolheste e nos santificaste acima dos outros povos, e nos deste por herana este tempo sagrado. Bendito sejas Tu, nosso Deus, que santificaste Israel e as suas festas. 1 CLICE SERVIDO
O primeiro clice de vinho, o clice da Santificao (Qiddush), servido da mesma grande jarra que est na mesa diante do Presidente, sendo o vinho distribudo a todos os presentes.

Ceia Pascal 2013 - 23


Que a recordao desta noite, com as palavras e os gestos de Jesus, inspire a nossa conduta ao longo do nosso caminho. Faz-nos sair da escravido que ns mesmos buscamos e qual facilmente nos submetemos: a escravido do poder, do dinheiro, dos prazeres, da vida sem sentido. Fazei-nos compreender que a liberdade que ns pedimos e queremos, deve ser tambm liberdade para os outros. Por isso, ajudai-nos a desterrar dos nossos coraes todo o sentimento de egosmo, de soberba, de dio, de intolerncia. Por meio das nossas palavras, das nossas atitudes, do nosso trabalho, do nosso testemunho, queremos colaborar, na medida das nossas foras, para que ningum viva sob o terror, o medo, a pobreza, a opresso. Sobretudo, para que ningum viva sob a escravido que a raiz de todas as escravides do homem, o pecado. Que a luz da liberdade chegue at aos confins do mundo e ao corao de cada homem! Ento poderemos todos viver como Teus filhos e irmos entre ns, plenamente livres, com aquela liberdade que nos destes por meio de Jesus, Teu Filho e nosso Senhor. Amn. Vem Senhor Jesus!. (Ap 22, 20) PRESIDENTE O Senhor vos guarde e abenoe. O Senhor vos mostre a Sua face e vos conceda a Sua graa. O Senhor vos conceda a paz. Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. TODOS - Amn. Amn. Aleluia! Aleluia! Cntico: Cantai Aleluias, no haja mais dor... Somos o novo Israel, que come o po da unidade

O sacrifcio tornou-se perfeito.

COMENTADOR - O vinho era servido quatro vezes durante a refeio pascal, retirado de uma jarra nica para todos os convidados, como smbolo de unio. Na ltima Ceia, Jesus serviu assim este primeiro clice de vinho ainda no consagrado, dizendo: Tomai e reparti entre vs, pois digo-vos que no tornarei a beber do fruto da videira at chegar o Reino de Deus (Lc 22,17-18). A consagrao viria mais tarde, depois da refeio, ao ser distribudo o terceiro clice de vinho, o clice da Beno. TODOS - (Com o clice na mo) Bendito sejas Tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que criastes o fruto da videira.

Ceia Pascal 2013 - 22


DEZ so os mandamentos. NOVE so os meses necessrios para dar luz. OITO so os dias para a circunciso. SETE so os dias da semana. SEIS so as partes da Mishn. CINCO so os livros da Tor. QUATRO so as Mes de Israel. TRS so os Patriarcas. DUAS so as tbuas da Lei. UM Deus, o Senhor do Universo. 4 CLICE SERVIDO
Servem-se pela ltima vez os clices. o 4 clice ritual, chamado clice da Aceitao. Todos se levantam, erguem os clices e dizem:

Ceia Pascal 2013 - 3


1 CLICE TOMADO
Todos bebem do primeiro clice. Ento, um dos Servidores apresenta ao Presidente a bacia, a toalha e o jarro com gua para que lave as mos, enquanto profere a seguinte beno.

A mesa do altar no seno a mesa da ltima ceia.

Tomai este clice e distribu-o entre vs.

COMENTADOR - O ato de lavar as mos durante a ceia da Pscoa significa a purificao interior de todos aqueles que participam no solene ritual. Do mesmo modo, aps a apresentao dos dons, no chamado Ofertrio da Eucaristia, o sacerdote repete este ato significativo. Muito provavelmente, foi justamente neste ponto da Ceia que Jesus se levantou e lavou os ps aos seus discpulos, dando assim nfase e expresso ao Seu novo mandamento do Amor. PRESIDENTE - Bendito sejas Tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que nos santificaste com os Teus mandamentos e nos ensinaste o ritual de lavar as mos.
Todos tomam dos seus pratos a erva amarga, marr, molham-na na gua salgada, smbolo das lgrimas e sofrimentos no Egipto, e dizem juntos:

TODOS - (Com o clice na mo) Bendito sejas Tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que criastes o fruto da videira! 4 CLICE TOMADO
Todos tomam do 4 clice. O Presidente termina a cerimnia convidando os presentes orao e depois proferindo a antiga beno tirada do Livro dos Nmeros 6, 24-26:

PRESIDENTE - Agora, meus amigos e irmos, antes de nos separarmos, rezemos ainda: TODOS - Deus, e Deus de nossos pais, ao terminar esta refeio ritual que comemora a Pscoa do povo de Israel e a sua libertao da escravido do Egipto, smbolo de todas as libertaes, assim como a Ceia que Jesus celebrou com os Seus discpulos na ltima noite da Sua vida, prenncio da nova libertao do mal e do pecado por meio da Sua morte, pedimos a Tua ajuda para levar, ao nosso dia-a-dia, esta mensagem de liberdade e de vida.

TODOS - Bendito sejas Tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que criastes o fruto da terra.

Todos comem da erva amarga. Um dos Servidores traz agora um prato com trs grandes matst, isto , com trs grandes pes zimos cerimoniais, cada um dentro de um guardanapo. O Presidente tira a mats do meio e divide-a em dois, escondendo a parte maior sob a toalha, at ao fim da Ceia, como aficman.

Ceia Pascal 2013 - 4


PRESIDENTE - Vou partir a mats do meio e envolver no guardanapo a parte maior, que ser escondida como aficman. Ela ser partilhada no final da Ceia, e agora serve como lembrana visvel do Messias escondido, cuja vinda para ns, cristos, cuja volta - ardentemente esperada.
(Depois levanta o prato com os restantes pes mostrando-os aos presentes.)

Ceia Pascal 2013 - 21


O MAIS NOVO TODOS Sabes o que quer dizer ONZE? ONZE so as estrelas do sonho de Jos. DEZ so os mandamentos. NOVE so os meses necessrios para dar luz. OITO so os dias para a circunciso. SETE so os dias da semana. SEIS so as partes da Mishn. CINCO so os livros da Tor. QUATRO so as Mes de Israel. TRS so os Patriarcas. DUAS so as tbuas da Lei. UM Deus, o Senhor do Universo. Sabes o que quer dizer DOZE? DOZE so as tribos de Israel. ONZE so as estrelas do sonho de Jos. DEZ so os mandamentos. NOVE so os meses necessrios para dar luz. OITO so os dias para a circunciso. SETE so os dias da semana. SEIS so as partes da Mishn. CINCO so os livros da Tor. QUATRO so as Mes de Israel. TRS so os Patriarcas. DUAS so as tbuas da Lei. UM Deus, o Senhor do Universo. Sabes o que quer dizer TREZE? TREZE so os atributos de Deus. DOZE so as tribos de Israel. ONZE so as estrelas do sonho de Jos.

A Nova Aliana era agora ratificada pelo sangue de uma vida perfeita.

Festejemos com o po zimo da sinceridade e da verdade.

COMENTADOR - Durante os oito dias de Pscoa, os judeus eram obrigados a usar o po zimo (mats), para comemorar a primeira Pscoa, em lembrana da sada do Egipto, quando no houve tempo para levedar o po. Jesus usou tambm deste po para instituir a Eucaristia, na ltima Ceia. por isso que as partculas que se consagram na Eucaristia, no rito latino, tambm no contm fermento. E por isso tambm que S. Paulo nos aconselha a celebrarmos a Pscoa no com o fermento velho, nem com o fermento da malcia e da corrupo, mas com os zimos da pureza e da verdade (1 Cor 5,8). PRESIDENTE - Contemplai: este o po do tormento, que os nossos pais comeram na terra do Egipto. Todos vs que tendes fome, vinde e comei! Todos vs que o desejardes, vinde e celebrai a Pscoa connosco. Permita Deus redimir-nos de todo o mal e de toda a escravido. Este ano festejamos aqui; no ano que vem, na terra de Israel, em Jerusalm. Este ano somos ainda escravos; no ano que vem, seremos livres! 3. HAGAD - O RELATO DA SADA DO EGIPTO 2 CLICE SERVIDO
Um segundo clice de vinho, o clice da Redeno, tambm chamado clice da Hagad, servido.

O MAIS NOVO TODOS

O MAIS NOVO TODOS

Ceia Pascal 2013 - 20


O MAIS NOVO TODOS Porque que esta noite diferente de todas as outras noites? Sabes o que quer dizer OITO? OITO so os dias para a circunciso. SETE so os dias da semana. SEIS so as partes da Mishn. CINCO so os livros da Tor. QUATRO so as Mes de Israel. TRS so os Patriarcas. DUAS so as tbuas da Lei. UM Deus, o Senhor do Universo. Sabes o que quer dizer NOVE? NOVE so os meses necessrios para dar luz. OITO so os dias para a circunciso. SETE so os dias da semana. SEIS so as partes da Mishn. CINCO so os livros da Tor. QUATRO so as Mes de Israel. TRS so os Patriarcas. DUAS so as tbuas da Lei. UM Deus, o Senhor do Universo. Sabes o que quer dizer DEZ? DEZ so os mandamentos. NOVE so os meses necessrios para dar luz. OITO so os dias para a circunciso. SETE so os dias da semana. SEIS so as partes da Mishn. CINCO so os livros da Tor. QUATRO so as Mes de Israel. TRS so os Patriarcas. DUAS so as tbuas da Lei. UM Deus, o Senhor do Universo.

Ceia Pascal 2013 - 5


COMENTADOR - Neste momento, a histria da primeira Pscoa relatada de novo, como foi ordenado por Deus, no livro do xodo (cf. Ex 12,26-28; 13,8-9). Tal qual como na Liturgia da Palavra durante a Eucaristia, hoje em dia, esta parte do ritual tinha um grande valor educativo. A pessoa mais jovem presente faz as quatro perguntas tradicionais. Na ltima Ceia, quem as formulou foi provavelmente o apstolo Joo. O MAIS NOVO 1. Porque que esta noite diferente das outras? Nas outras noites tanto comemos do po zimo como do po comum. Porque que esta noite comemos apenas do po zimo? 2. Todas as outras noites comemos qualquer espcie de verduras. Porque que esta noite comemos ervas amargas? 3. Todas as outras noites no colocamos nenhum condimento nas ervas. Porque que esta noite as colocamos em gua salgada e harsset? 4. Todas as noites comemos sem comemoraes especiais. Porque que esta noite celebramos a Pscoa? PRESIDENTE - Eis porqu: Os arameus perseguiram de tal modo os nossos pais, que estes resolveram abandonar a terra de Israel e fixar-se no Egipto. Neste pas, dentro em breve, constituram uma grande e forte nao que se desenvolveu extraordinariamente. Mas tambm no Egipto o nosso povo tornou a ser oprimido, perseguido e obrigado aos mais penosos trabalhos. Clamamos, ento, ao Senhor, Deus de nossos pais, e Ele ouviu-nos e socorreu-nos nas nossas aflies, trabalhos e desgraas. Conduziu-nos, cheios de espanto, para fora do Egipto, por meio de muitos sinais e prodgios. Esses prodgios contra os egpcios, so recordados como as 10 pragas que os afligiram, porque o fara se obstinava em no deixar partir os escravos hebreus.

Porque que esta noite diferente de todas as outras noites?

O MAIS NOVO TODOS

O MAIS NOVO TODOS

Ceia Pascal 2013 - 6


Relembrando agora essas 10 pragas, deixamos cair outras tantas gotas de vinho nos nossos pratos: como o vinho no copo diminui, assim a nossa alegria esmorece com o sofrimento e a morte dos nossos opressores. Apesar de tudo, eram tambm filhos de Deus e seres humanos, como ns. COMENTADOR - A cada praga enunciada pelo Presidente e repetida por todos, deixaremos cair uma gota de vinho nos nossos pratos. PRESIDENTE - A gua transformada em sangue TODOS - A gua transformada em sangue PRESIDENTE - As rs TODOS - As rs PRESIDENTE - Os mosquitos TODOS - Os mosquitos PRESIDENTE - As moscas TODOS - As moscas PRESIDENTE - A doena do gado TODOS - A doena do gado PRESIDENTE - As lceras TODOS - As lceras PRESIDENTE - A chuva de pedra TODOS - A chuva de pedra PRESIDENTE - Os gafanhotos TODOS - Os gafanhotos PRESIDENTE - As trevas TODOS - As trevas O MAIS NOVO TODOS O MAIS NOVO TODOS O MAIS NOVO TODOS O MAIS NOVO TODOS -

Ceia Pascal 2013 - 19


Pois digo-vos que no tornarei a beber do fruto da videira, at chegar o reino de Deus. Sabes o que quer dizer TRS? TRS so os Patriarcas. DUAS so as tbuas da Lei. UM Deus, o Senhor do Universo. Sabes o que quer dizer QUATRO? QUATRO so as Mes de Israel. TRS so os Patriarcas. DUAS so as tbuas da Lei. UM Deus, o Senhor do Universo. Sabes o que quer dizer CINCO? CINCO so os livros da Tor. QUATRO so as Mes de Israel. TRS so os Patriarcas. DUAS so as tbuas da Lei. UM Deus, o Senhor do Universo. Sabes o que quer dizer SEIS? SEIS so as partes da Mishn. CINCO so os livros da Tor. QUATRO so as Mes de Israel. TRS so os Patriarcas. DUAS so as tbuas da Lei. UM Deus, o Senhor do Universo. Sabes o que quer dizer SETE? SETE so os dias da semana. SEIS so as partes da Mishn. CINCO so os livros da Tor. QUATRO so as Mes de Israel. TRS so os Patriarcas. DUAS so as tbuas da Lei. UM Deus, o Senhor do Universo

Porque que esta noite diferente de todas as outras noites?

O MAIS NOVO TODOS

Ceia Pascal 2013 - 18


E tudo quanto pedirdes em Meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Como o Pai Me amou, tambm Eu vos amei a vs; permanecei no Meu amor. Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor, do mesmo modo que Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e permaneo no Seu amor. Digo-vos isto para que a Minha alegria esteja em vs e o vosso gozo seja completo. O Meu mandamento este: que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei. Ningum tem mais amor do que aquele que d a sua vida pelos seus amigos. Vs sereis Meus amigos se fizerdes o que Eu vos mando. J no vos chamareis servos, porque o servo no sabe o que faz o seu Senhor; chamei-vos amigos porque tudo quanto ouvi de Meu Pai vo-lo dei a conhecer. No fostes vs que Me escolhestes, fui Eu que vos escolhi e vos nomeei para irdes e dardes fruto, e o vosso fruto permanecer, a fim de que tudo quanto em Meu nome pedirdes ao Pai, Ele vos conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. Cntico: Se vos amardes uns aos outros, Deus permanece em vs. 9. BENO FINAL
Antes do 4 clice e da Beno Final, fica bem uma alocuo por parte de algum do grupo ou mesmo uma partilha entre os participantes, na linha de transformarem em vida as sugestes do ritual. E ainda antes do 4 clice, poder-se- expor a seguinte charada cumulativa, sntese da tradio.

Ceia Pascal 2013 - 7


PRESIDENTE - A morte dos primognitos TODOS - A morte dos primognitos PRESIDENTE - Portanto, se fossemos sbios e versados no conhecimento da Lei, ainda assim seria nosso dever rememorar, todos os anos, o facto inesquecvel da nossa sada do Egipto. Cumpre, pois, meditarmos longamente sobre a passagem da nossa histria.
Quatro elementos lem agora a narrativa da sada do Egipto directamente da Bblia.

Anunciando a morte do Senhor at que Ele venha.

Cristo, o nosso cordeiro pascal, foi imolado.

Leitura do Livro do xodo (xodo, cap. 12) 1 Leitor: versculos 1 a 8. 2 Leitor: versculos 11 a 15. 3 Leitor: versculos 26 a 34. 4 Leitor: versculos 37 a 42. Cntico: Cantemos ao Senhor, que se revestiu de Glria, Cantemos aos Senhor. O CORDEIRO TRAZIDO
um momento solene: durante o cntico os servidores entram solenemente com o Cordeiro Pascal e colocam-no diante do Presidente, na mesa principal.

O MAIS NOVO TODOS O MAIS NOVO TODOS -

Sabes o que quer dizer UM? UM Deus, o Senhor do Universo. Sabes o que quer dizer DOIS? DUAS so as tbuas da Lei. UM Deus, o Senhor do Universo.

COMENTADOR - Para esclarecer a relao existente entre a sada do Egipto e a Ceia Pascal levanta agora o Presidente os alimentos cerimoniais, um de cada vez, e explica o que cada um significa. Era este o ponto alto da refeio dos antigos judeus e continua ainda a ser para ns, os novos israelitas.

Ceia Pascal 2013 - 8


Note-se que o Cordeiro era sujeito a muitas exigncias do ritual, cheias de significado proftico: devia ser macho, sem defeito, assado em espeto em forma de cruz, com uma vara penetrando toda a sua extenso e a outra separando os ps dianteiros; e nenhum osso devia ser quebrado.

Ceia Pascal 2013 - 17


Se Deus foi glorificado nEle, Deus tambm o h -de glorificar em Si mesmo e glorific-lO- sem demora. Filhinhos, ainda estou um pouco convosco. Procurar-Me-eis e, como disse aos judeus, tambm vo-lo digo agora: Para onde Eu vou, vs no podeis ir. Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei, vs tambm vos deveis amar uns aos outros. Por isso que todos sabero que sois Meus discpulos: se vos amardes uns aos outros. NARRADOR - Disse-Lhe Simo Pedro: PEDRO Para onde vais Senhor? JESUS - Para onde Eu vou no podes tu seguir-Me, por agora; seguir-Mes depois. PEDRO - Porque no posso seguir-Te agora? Por ti darei a minha vida. JESUS - Tu dars a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: no cantar o galo sem tu Me teres negado por trs vezes. NARRADOR - Disse-Lhe Tom: TOM Senhor, ns no sabemos para onde vais, como podemos saber o caminho? JESUS - Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ningum vem ao Pai seno por Mim. Se vs Me conhecsseis, tambm conhecereis Meu Pai; e desde agora O conheceis e O tendes visto. NARRADOR - Disse Filipe: FILIPE Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta. JESUS - Estou h tanto tempo convosco e no me conheceis, Filipe? Quem Me v, v o Pai. Como que tu dizes: Mostra-nos o Pai? No crs que Eu estou no Pai e que o Pai est em Mim? As palavras que Eu vos digo, no as digo de Mim mesmo, mas o Pai, que est em Mim, que faz as obras. Acreditai que estou no Pai, e o Pai em Mim: crede-me ao menos por causa das mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo: aquele que acredita em Mim tambm far as obras que Eu fao; e far obras maiores do que estas, porque Eu vou para o Meu Pai. ___________________________________________________________

Somos um s corpo, todos ns partilhamos de um mesmo po.

E a mesa do altar no seno a mesa da ltima Ceia.

Enquanto o Presidente aponta para o Cordeiro, todos perguntam:

TODOS - Qual o significado do Pssach? PRESIDENTE - Pssach significa o Cordeiro pascal que os nossos antepassados sacrificaram ao Senhor em memria daquela noite, quando o Todo-Poderoso passou pelas casas dos nossos pais no Egipto, como est escrito: E quando os vossos filhos vos perguntarem, que significa este rito, respondereis: o sacrifcio da Pscoa em honra do Senhor que, ferindo os egpcios, poupou as casas dos filhos de Israel no Egipto e poupou as nossas famlias (Ex 12, 26-27).
O Presidente descobre a parte superior do primeiro po zimo e levanta-o.

TODOS - Qual o significado da mats? PRESIDENTE - Este o po do tormento que os nossos pais levaram consigo para fora do Egipto, como est escrito: Cozeram a massa que tinham levado do Egipto e fizeram pes zimos pois a massa no estava fermentada, porque tinham sido obrigados a sair do Egipto sem qualquer delonga e sem ter tempo para levar outras provises (Ex 12,39).

Ceia Pascal 2013 - 16


A TAA DE ELIAS
Antes do dilogo da Ceia, pode-se trazer a taa de Elias, o profeta. Abre-se a porta para acolh-lo. Enche-se a taa (vazia at este momento) e coloca-se no meio da mesa.

Ceia Pascal 2013 - 9


O Presidente ergue as ervas amargas, enquanto todos perguntam:

TODOS - Qual o significado do marr? PRESIDENTE - Marr significa erva amarga. Comemos marr para relembrar que os egpcios amarguraram a vida dos nossos pais, como est escrito: Os egpcios impuseram a mais implacvel servido aos filhos de Israel. Faziam-lhes passar uma vida amarga, submetendo-os a violentos trabalhos de barro e de tijolos, e a toda a espcie de servios agrcolas; e, cruelmente, impunham-lhes todas estas tarefas (Ex 1, 1314).
O Presidente ergue a cremeira com a harsset, enquanto todos perguntam:

Purificai-vos do velho fermento para serdes nova massa.

Eis o cordeiro que tira o pecado do mundo.

PRESIDENTE Damos as boas vindas neste momento a Elias, o profeta, defensor do seu povo, mensageiro da redeno final e da libertao de todas as formas de opresso. Bendita seja a tua presena, inspirao para todos ns e para a humanidade. COMENTADOR Abrimos a porta da casa, esta noite, ao profeta Elias. E lembramos com reverncia os homens, mulheres e crianas que, por amor f e liberdade, lutaram e morreram nas mos de tiranos mais perversos do que o fara, que escravizou os nossos pais no Egipto. PRESIDENTE Lembramos os seis milhes de judeus e suas comunidades, destrudos na Europa pelas foras diablicas que se revoltaram contra tudo o que sagrado aos judeus, cristos e todos os povos que consideram a vida humana como dom e manifestao de Deus. COMENTADOR Abrimos tambm as portas da nossa hospitalidade e da nossa amizade a todos os que necessitam de calor humano e de gestos fraternos. TODOS Sejam todos bem-vindos. Estendemos as nossas mos, abrimos os nossos coraes e oferecemos o nosso apoio, para que juntos possamos caminhar na construo de um mundo melhor. 8. DILOGO DA CEIA (Jo 13-15) NARRADOR - Leitura de alguns trechos do Evangelho segundo S. Joo. Assim que Judas saiu, disse Jesus: JESUS Agora foi glorificado o Filho do Homem e Deus foi glorificado nEle.

TODOS - Qual o significado da harsset? PRESIDENTE - A harsset, com a sua cor vermelha, significa a argamassa e os tijolos que os escravos hebreus eram obrigados a fabricar no Egipto. Misturada com o marr, simboliza a prpria vida, feita de acontecimentos doces e amargos, mas sempre aberta esperana. TODOS - Em tempos de opresso, no falte a esperana da liberdade; em tempos de liberdade, no se apague a lembrana da escravido. 4. ACO DE GRAAS PELA SADA DO EGIPTO COMENTADOR - A prece de gratido pela sada do Egipto, agora pronunciada pelo Presidente, semelhante ao Prefcio da Eucaristia. E os salmos Hallel os grandes salmos de louvor (113-118) que todos cantam em resposta, so como a aclamao do Santo. Hallelu-Jh, na nossa Liturgia aleluia, significa literalmente louvai o Senhor. Estes salmos eram muitas vezes rezados, ou cantados, por Nosso Senhor.

Ceia Pascal 2013 - 10


Como prefcio aos salmos Hallel, o Presidente, levantando o clice de vinho (ainda o 2 clice da Hagad), diz:

Ceia Pascal 2013 - 15


E So Lucas refere-nos que, depois de cear, Jesus tomou o clice, deu graas e ofereceu-o aos discpulos, dizendo: Este clice a nova aliana no Meu sangue, que por vs se vai derramar. (Lc 22,20). A parte do salmo 116 (115), que se segue, era recitada pelo sacerdote antes de tomar do clice, durante a Eucaristia. O clice da salvao o sangue de Cristo: Deus quebrou os nossos grilhes pelo Seu sacrifcio. Jesus, o Todo-Santo cuja morte preciosa aos olhos do Senhor. Com Ele oferecemos o perfeito sacrifcio de louvor na Eucaristia.
Todos, de p, com o clice na mo, recitam o Salmo 116 (115), 12-18:

Pois digo-vos que no tornarei a beber do fruto da videira, at chegar o Reiono de Deus.

Eis o que o Senhor fez por mim quando sai do Egipto.

PRESIDENTE - Em todas as geraes, cada um deve considerar-se como se tivesse pessoalmente sado do Egipto, como est escrito: Dirs ento aos teus filhos: em memria do que o Senhor fez por mim quando sa do Egipto (Ex 13,8). Portanto, nosso dever agradecer, honrar e louvar, glorificar, celebrar, enaltecer, consagrar, exaltar e adorar Aquele que realizou todos esses milagres para com os nossos pais e para connosco. Ele conduziu-nos da escravido liberdade, do sofrimento alegria, da desolao a dias festivos, da escurido a uma grande claridade e do cativeiro redeno. Cantemos diante d`Ele uma nova cano.

O Presidente repe no lugar o seu clice. Todos se levantam e recitam o salmo 114 (113):

PRESIDENTE - Aleluia, louvemos o Senhor! TODOS - Aleluia, louvemos o Senhor! PRESIDENTE - Quando Israel saiu do Egipto, e a casa de Jacob dum povo estranho, TODOS - Jud tornou-se o seu santurio e Israel o seu domnio. PRESIDENTE - O mar, vista disso, fugiu, o Jordo voltou atrs. TODOS - Os montes saltaram como carneiros, as colinas como cordeiros. PRESIDENTE - Que tens, mar, para assim fugires, e tu, Jordo, para retrocederes, TODOS vs, montanhas, para saltardes como carneiros, e vs, colinas, como cordeiros?

PRESIDENTE Que darei eu ao Senhor por todos os Seus benefcios? TODOS Elevarei o clice da salvao, invocando o nome do Senhor. PRESIDENTE Cumprirei com as minhas promessas ao Senhor, na presena de todo o Seu povo. TODOS preciosa aos olhos do Senhor a morte dos Seus fiis. PRESIDENTE Ah Senhor! Eu sou Vosso servo, sou Vosso servo nascido da Vossa serva, a quem quebrastes as cadeias. TODOS Oferecer-Vos-ei um sacrifcio de aco de graas, invocando o nome do Senhor. PRESIDENTE Cumprirei com as minhas promessas ao Senhor, na presena de todo o Seu povo, nos trios da casa do Senhor, no meio de ti, Jerusalm. TODOS - (Com o clice na mo) Bendito sejas Tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que criastes o fruto da videira! 3 CLICE TOMADO
Todos tomam do clice da beno e sentam-se para a leitura do dilogo da Ceia.

Ceia Pascal 2013 - 14


3 PO ZIMO REPARTIDO
Terminada a leitura, o Presidente toma do prato a terceira mats, distribuindo-a em pedaos pequenos por todos os presentes.

Ceia Pascal 2013 - 11


Se no comerdes a sua carne e no beberdes o seu sangue, no tereis a Vida em vs. PRESIDENTE vista do Senhor, a terra treme, na presena do Deus de Jacob, TODOS - que transforma a rocha em lago e a pedra em fonte de guas. PRESIDENTE - Aleluia, louvemos o Senhor! TODOS - Aleluia, louvemos o Senhor! 5. LOUVOR SOLENE PELOS ALIMENTOS
Todos sentados.

COMENTADOR - agora que se d a segunda distribuio de po zimo entre os comensais, para terminar a refeio da Pscoa segundo o costume israelita. Provavelmente foi neste momento da Ceia que Jesus tomou o po, pronunciou a beno de aco de graas, partiu-o e o distribuiu aos discpulos, dizendo: Isto o Meu corpo, que vai ser entregue por vs. (Lc. 22,19) Este o meu corpo entregue por vs.
Todos seguram o pedao de po zimo enquanto o Presidente diz:

PRESIDENTE - Bendigamos ao Senhor! TODOS - Que o nome do Senhor seja bendito agora e para sempre! PRESIDENTE - Bendito seja o Senhor, nosso Deus, rei do universo, que alimenta o mundo inteiro com bondade, graa, amor e misericrdia. Ele d po a todas as suas criaturas, pois eterno o Seu amor e santo o Seu nome. Ele quem tudo sustenta, faz bem a todos e prov alimento para todos os seus filhos. TODOS - Bendito sejas Tu, Adonai, nosso Deus, que dais alimento a todas as criaturas! 3 CLICE SERVIDO
Todos comem o pedao da mats. O terceiro clice de vinho, o clice da beno, servido da jarra nica.

COMENTADOR - Neste momento abenoa-se o vinho e, depois, o po zimo e as ervas amargas, smbolos da escravido do Egipto, da qual Deus libertou o Seu povo.
O Presidente toma o clice (ainda o 2 clice) e diz:

PRESIDENTE - Bendito sejas Tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que nos redimiste, libertaste nossos pais do Egipto, e nos permitiste viver esta noite para participar do Cordeiro, do po zimo e das ervas amargas. Possa assim o Senhor, nosso Deus e Deus de nossos pais, permitir-nos viver at outras datas festivas e santificadas. Possa Tua vontade ser cumprida por Jacob, Teu servo escolhido, de modo que o Teu nome seja santificado por todos na terra e todos os povos sejam levados a louvar-Te em unssono. E ns Te cantaremos novos hinos de louvor pela nossa redeno e pela libertao das nossas almas. Glorificado sejas Tu, Senhor, que redimistes Israel! TODOS - (com o clice na mo) Bendito sejas Tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que criastes o fruto da videira!

COMENTADOR - So Paulo refere-se ao terceiro clice, o clice da beno, quando pergunta: O clice de beno que abenoamos no a comunho do sangue de Cristo?. (1Cor.10,16)

Ceia Pascal 2013 - 12


Quando comermos a carne e bebermos do sangue do Senhor a Pscoa celebramos. 2 CLICE TOMADO
Todos tomam do 2 clice. O Presidente, a seguir, toma a primeira mats, pronunciando a beno com a seguinte orao: diz:

Ceia Pascal 2013 - 13


Cada convidado embebe uma folha das ervas amargas na harsset e

PRESIDENTE - Bendito sejas Tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que da terra tiras o po! COMENTADOR - Assim como no caso do vinho distribudo de uma jarra comum, a diviso e distribuio de um nico po zimo a todos os presentes significa unidade. o que, a propsito, lembra So Paulo: Uma vez que h um s po, ns, embora sendo muitos, formamos um s corpo, porque todos participamos do mesmo po. (1Cor 10,17). Por isso, o dono da casa, durante a refeio da Pscoa, molhava um pedao de po em harsset e o oferecia a cada um dos convidados: era costume tido como sinal de afecto. Isto d um carcter notvel ao gesto de Jesus, partindo um pedao de po e oferecendo-o a Judas. Era o ltimo apelo do Seu grande amor. E o Evangelho diz-nos Tendo,pois, tomado o bocado, Judas saiu imediatamente. E era noite. (Jo 13,30) 1 PO ZIMO DIVIDIDO
O Presidente parte a primeira mats mais a metade restante da segunda em pedaos pequenos, e distribui-os a cada um dos presentes. Segurando o pedao recebido, dizem todos:

TODOS Bendito sejas Tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que por Tua vontade nos santificastes e nos ordenastes comer das ervas amargas, temperadas com a Tua doura. 6. REALIZA-SE A CEIA PASCAL
Neste ponto interrompe-se o Sder, o ritual propriamente dito. Dividese o cordeiro. O jantar que servido um momento de confraternizao, expresso de unidade e de amor. O Presidente, como um pai de famlia, pode explicar aqui o sentido da refeio em famlia, e assim fazer a transio entre a solenidade da primeira parte e a espontaneidade da refeio que se inicia. Uma suave msica de fundo poder contribuir para uma serena confraternizao.

O clice da Beno a comunho do sangue de Cristo.

7. O PO E O VINHO DA BENO
A continuao do ritual no fim da refeio pode ser introduzida pela leitura de um trecho do Evangelho sobre a instituio da Eucaristia.

Leitura de Lc. 22, 7-27 NOTA Estando para terminar a refeio, pode-se realizar a cerimnia do tsafn, a procura do oculto, isto , a procura do aficomn, pedao de mats escondido pelo Presidente no incio do ritual. Havendo crianas, elas que devem procur-lo. Quem o encontrar reparte-o, no necessariamente por todos, mas basta que alguns convidados dele participem.

TODOS - Bendito sejas Tu, Adonai, nosso Deus, rei do universo, que pelos Teus mandamentos nos santificastes e nos ordenastes comer o po zimo!
(Todos comem do po repartido)

PRESIDENTE - Vamos tomar das ervas amargas e colocar nelas um pouco da harsset, comprometendo-nos a assumir a vida de cada dia, feita de dores e alegrias.

Ceia Pascal 2013

Vous aimerez peut-être aussi