Vous êtes sur la page 1sur 19

ALARMES AUTOMOTIVOS

MANUAL DE INSTALAO E USO Alarme Microcontrolado

Olimpus

AUTOMOTIVE

ndice
1. Apresentao.....................................................................03 2. Principais Caractersticas....................................................04 3. Funcionamento..................................................................05
3.1 Controle remoto convencional (preto). 3.2 Controle remoto com sensor de presena (grafite). 3.3 Ciclo de disparo do alarme Padlock. 3.4 Funo antiassalto ativa. 3.5 Funo antiassalto passiva (presena)*.

11.4 Identificando a sensibilidade do ultrassom atual. 11.5 Adicionando um novo controle remoto.

12. Observaes Gerais...........................................................29


12.1 Controle remoto. 12.2 Substituir bateria do controle remoto. 12.3 Memria de ultimo estado. 12.4 Informaes tcnicas.

13. Sistema de Ultrasom......................................................30


13.1 A que se destina o sistema de ultrassom? 13.2 Funcionamento do sistema de ultrassom. 13.3 Posicionamento dos sensores, cabos e conectores. 13.4 Teste de funcionamento do sistema de ultrassom. 13.5 Sensibilidade do ultrassom.

4. Senha digital personalizada...............................................13


4.1 Como desativar o alarme em caso de perda do controle.

5. Teste e Funes Especiais do alarme..................................15


5.1 Funes especiais: alarme ativado. 5.2 Funes especiais: alarme desativado.

14. Sintomas e causas.............................................................16 15. Certificado de Garantia.....................................................17

6. Dicas de instalao............................................................16 7. Diagrama de instalao.....................................................18 8.

1. Apresentao
PARABNS!

Por adquirir um dos produtos da linha de segurana Olimpus Automotive, desenvolvida para oferecer ao mercado tecnologia de ponta, design arrojado e com circui7.1 Principais conexes. tos microcontrolados inteligentes. A linha Padlock de alarmes pensada de forma Diagrama de travamento...................................................20 simplicada que facilita a utilizao e a instalao, formando uma linha de produtos extremamente competitiva e dentro das normas estabelecidas pelas montadoras e 8.1 Motor escravo. 8.2 Comando de travas eltricas do tipo Carto de 3 e 4 fios por pulso pulso (-) ou (+). pelo CONTRAN para no afetar a garantia do seu veculo e preservar a segurana do proprietrio. Utilize-o dentro das caractersticas descritas neste manual e caso 8.3 Comando direto em travas do tipo Nord por pulso negativo (-). permanea alguma dvida, entre em contato com a rea de seu interesse. 8.4 Inverso de polaridade pelo boto de travamento / sem central eletrnica.
SAC Servio de Atendimento ao Cliente 0800-1122 90

9. Como fazer o bloqueio....................................................22 10. Sadas auxiliares................................................................24 11. Programaes...................................................................26


2
11.1 Programando as funes do alarme. 11.2 Saindo do modo de programao. 11.3 Programando a sensibilidade do ultrassom. 10.1 Sada auxiliar 1 (fio cinza). 10.2 Sada auxiliar 2 (fio cinza / preto). 10.3 Sada auxiliar 3 (fio branco).

Os alarmes Padlock possuem dois controles remotos anticlonagem. Apresentam design moderno, tamanho reduzido e baixo consumo de bateria. Todas estas caractersticas aliadas simplicidade na utilizao, fazem dos alarmes Padlock os mais indicados para quem procura por segurana, tranqilidade e sosticao. Para o perfeito funcionamento dos Alarmes Padlock obrigatria a instalao de um interruptor de portas, pelo menos na porta do motorista.

2. Principais Caractersticas
Controles remotos anticlonagem com baterias de Ltio; Code Learning: memoriza at 4 controles remotos; Senha digital personalizada de 2 dgitos para desativao; Funes Pnico e Localizador; Reativao Automtica (Programvel); Aciona travas eltricas*; Sada Auxiliar 1 (acionamento de vidros eltricos* ou desliga rdio*); Sade Auxiliar 2 (abre porta-malas, desce vidro inteligente, etc.); Sada Auxiliar 3 (sada para comunicao com mdulos originais*); Memria de ltimo disparo (avisa no LED qual o motivo); Memria de ltimo estado (em caso de falta de alimentao); Programaes realizadas pelo controle remoto; Cancelamento de sensor com defeito (evita falsos disparos); Cancelamento do sistema de ultrassom; Funo Antiassalto ATIVA (com acionamento pelo controle remoto); Funo Antiassalto PASSIVA (bloqueio por afastamento do controle remoto)***; Funo Auto Lock (Programvel) - Travamento automtico das portas; Cancela bip de ativao/desativao pelo controle remoto.
* Verificar pr-disposio do veculo / ** Necessrio acrescentar rel de 5 pinos *** Apenas no modelo Dual Tech (no modelo Plus opcional).

3. Funcionamento
O controle remoto do alarme um transmissor de rdio freqncia, que aps ter um de seus botes pressionados, emite sinais codificados que somente o alarme poder entender. Essa a funo anticlonagem. A finalidade deste produto, oferecer um misto de segurana e conforto para o usurio, dificultando a ao dos ladres. Aps ativado, os alarmes Padlock monitoram a abertura de portas, cap, porta-malas (desde que ligado aos interruptores do veculo) e tambm a quebra dos vidros, com o auxlio dos sensores de ultrassom.

3.1 Controle remoto convencional (preto)

Boto Pnico Boto Liga Boto Desliga

* Os alarmes Padlock saem de fbrica com 2 controles remotos gravados em sua memria.
REALIZE TESTES DAS FUNES DO SEU ALARME PERIODICAMENTE.

Caso necessite de auxlio, consulte o lojista onde o alarme foi comprado e instalado ou entre em contato com nosso SAC no telefone: 0800-11-22-90.
5

A tabela a seguir pode ser utilizada como um GUIA RPIDO para utilizao
RECURSO AO
Pressionar o Boto Liga por 1 segundo. Pressionar o Boto Desliga por 1 segundo. Pressionar o Boto Desliga e em seguida o Boto Liga, por 1 segundo. Pressionar o Boto Liga e em seguida o Boto Desliga, por 1 segundo. Pressionar o Boto Liga por 1 segundo. Pressionar o Boto Liga por 1 segundo. Localizador. Pressionar o Boto Desliga por 1 segundo. Pnico. Pressionar o Boto Liga por 3 segundos ou o Boto Pnico por 1 segundo. Pressionar o Boto Pnico por 1 segundo Alarme desativado. Com o alarme ativado, aps o perodo de cortesia.

e teste dos controles remotos e do alarme.


CONFIRMAO DO ALARME
2 bips de sirene e 2 piscadas nas setas. As portas sero travadas e os vidros sero fechados. 1 bip de sirene e 1 piscada nas setas. As portas sero destravadas. 2 piscadas nas setas. As portas sero travadas e os vidros sero fechados. 2 piscadas nas setas. As portas sero destravadas. 1 bip de sirene e 2 piscadas nas setas. 2 piscadas nas setas. 1 piscada nas setas. A sirene e as setas sero ativadas por 15 segundos. 1 piscada nas setas. O porta-malas eltrico aberto.

Tabela 1
OBSERVAES

CONDIO

Ativar Alarme.

Chave de ignio desligada.

O LED do ultrassom permanecer aceso durante 30 segundos (perodo de cortesia) e em seguida, emitir piscadas a cada 1 segundo. O LED do ultrassom apagar. O LED do ultrassom permanecer aceso durante 30 segundos (perodo de cortesia) e em seguida emitir piscadas a cada 1 segundo. O LED do ultrassom apagar. Funo indicada para quem precisa deixar os vidros abertos ou pessoas / animais dentro do veculo com o alarme ligado. As piscadas nas setas ocorrero a cada toque em um dos botes do controle, de acordo com a condio do alarme (ativado/desativado). Para interromper o disparo, pressione o Boto Liga, mantendo o alarme ativado ou o Boto Desliga, desativando o alarme. A Sada Auxiliar 2 programvel para melhor adaptao necessidade de aplicao. (verificar programao no item 11.1) Optar pela funo abrir porta-malas ou descer vidros no ato da instalao.

Desativar alarme. Cancelamento momentneo dos bips ao ativar. Cancelamento momentneo dos bips ao desativar. Cancelamento momentneo do ultrassom.

Alarme ativado.

Alarme desativado.

Alarme ativado. At 5 segundos aps a ativao do alarme. Alarme ativado.

Abrir porta-malas eltrico. (Sada Auxiliar 2 com pulso curto).

Alarme desativado.

Descer vidros eltricos inteligentes. (Pulso longo na sada Auxiliar 2) Auto Lock / Unlock (Travamento / Destravamento automtico das portas Programvel).

Pressionar o Boto Desliga de 3 a 7 segundos.

Alarme desativado.

1 piscada nas setas. Os vidros eltricos inteligentes descem. As portas sero travadas ao trmino do perodo de 10 segundos e sero destravadas imediatamente ao se desligar a chave de ignio. O alarme realizar todas as funes de uma ativao.

A Sada Auxiliar 2 programvel para melhor adaptao necessidade de aplicao. (verificar programao no item 11.1). Optar pela funo abrir porta-malas ou descer vidros no ato da instalao. Esta funo pode ser cancelada temporariamente se algum interruptor de porta for aberto no prazo de 10 segundos aps a ignio ser ligada. Para que haja o destravamento automtico, necessrio que o travamento automtico tenha ocorrido anteriormente. Esta funo poder ser cancelada temporariamente dentro do perodo de 1 minuto aps a desativao do alarme caso algum sensor seja violado.

Manter portas fechadas e a chave de ignio ligada por 10 segundos.

Alarme desativado.

Reativao automtica (Programvel).

Desativao acidental do alarme sem que haja violao do veculo.

Alarme desativado.

Antiassalto Ativo.

Pressionar o Boto Liga por 1 segundo.

Alarme desativado e ignio ligada.

1 piscada nas setas.

O acionamento deve ser feito no raio de alcance do alarme.

Funes exclusivas para o novo Gol / Voyage / Saveiro e Fox.


Antes de utilizar estes recursos, verificar a
RECURSO AO
Manter pressionado o Boto Desliga do controle por at 10 segundos.

(Depende da conexo direta com o mdulo de conforto original)


programao da Sada Auxiliar 3 no item 11.1.
CONFIRMAO DO ALARME OBSERVAES
Ao completar 3 segundos com o boto pressionado, os vidros comearo a descer. Para interromper a descida dos vidros, basta parar de pressionar o boto.

Tabela 2

CONDIO

Descer vidros. (Sada Auxiliar 2)

Alarme desativado com a ignio desligada.

1 piscada nas setas.

Abrir porta-malas eltrico. (Sada Auxiliar 3)

Acionar o Boto Pnico do controle por 3 segundos.

Alarme desativado.

1 piscada no LED do ultrassom.

Acionar o Boto Liga do controle por 1 segundo.

3.2 Controle remoto com sensor de presena (grafite)


O contedo a seguir descreve as programaes necessrias para ativao e desativao do modo presena no controle remoto Dual Tech. Para o perfeito funcionamento do modo presena, indispensvel que as programaes sejam realizadas com o controle remoto Dual Tech prximo central do alarme. Este controle remoto pode ser adquirido separadamente para ser utilizado no alarme Padlock Plus. Leia os procedimentos e recomendaes abaixo com ateno.
RECURSO AO
Com o alarme desativado e com a ignio desligada, pressione ao mesmo tempo o Boto Liga e o Boto Pnico do controle remoto, por mais de 10 segundos. Com o alarme desativado e com a ignio desligada, pressione simultaneamente o Boto Desliga e o Boto Pnico do controle remoto, por mais de 10 segundos. Com a ignio do veculo ligada pressiona o Boto Pnico do controle remoto por 3 segundos.

IMPORTANTE
1) Quando o controle remoto Dual Tech estiver no MODO PRESENA, os botes dos controles remotos permanecero inoperantes. 2) Depois da desativao do modo presena, o estado do controle muda para o MODO ATIVO e passa a desempenhar as mesmas funes do controle remoto convencional. 3) Sempre que MODO PRESENA estiver programado, para que o veculo possa ser utilizado normalmente, o controle remoto Dual Tech dever permanecer prximo ao veculo, caso contrrio, ocorrer a funo Antiassalto por presena. Outras informaes sobre este recurso encontram-se no item 3.5.

Tabela 3

CONFIRMAO DO ALARME
Ao completar o perodo de 10 segundos, a sirene do alarme confirmar emitindo 3 bips.

3.3 Ciclo de disparo do alarme Padlock


1) Sirene + setas disparam durante 60 segundos; 2) Em seguida, somente as setas piscam por mais 30 segundos; 3) O LED indicar o diagnstico do disparo at que o alarme seja desativado e a chave de ignio seja ligada (verificar a tabela de indicaes do LED no item 5.1-Tabela 3); 4) Caso este sensor permanea ativado, os passos 1, 2 e 3, sero repetidos por 3 vezes, cancelando este sensor e mantendo o alarme ativado; 5) Pela chave de ignio, o ciclo de disparo se repete inmeras vezes.

Ativar modo presena.

Desativar modo presena (modo ativo).

Ao completar o perodo de 10 segundos, a sirene do alarme confirmar emitindo 6 bips.

Check-up de alcance (apenas no modo presena)

A sirene do alarme confirmar emitindo 1 bip a cada 6 segundos, aproximadamente. (Para finalizar, desligue a ignio).

3.4 Funo antiassalto ativa


Em caso de assalto com o veculo em funcionamento, o sistema poder ser ativado ao se pressionar o Boto Liga do controle remoto por 1 segundo. A ativao acontecer de forma discreta (bips, LED e funes de 11

10

travamento de portas e levantamento de vidros no so ativadas). Apenas 1 piscada das setas indicar que o sistema foi ativado. Ser iniciado um processo de temporizao de 30 segundos. (Neste perodo, o alarme no poder ser desativado pelo controle remoto, para no diminuir a eficincia da funo). Alcanados 30 segundos, as setas do veculo comearo a piscar e a sirene emitir bips curtos, diferentes do disparo, durante 15 segundos. Nesta situao, caso se queira interromper o processo da funo, possvel desativar o alarme pressionando-se o Boto Desliga do controle remoto por 1 segundo. Com o ciclo completo, 30 segundos de temporizao + 15 segundos de alerta, o alarme dispara conforme o item 3.3 e o bloqueio seguro (motor de partida) realizado. Observaes: A funo deve ser ativada at a distncia limite de ativao / desativao pelo controle remoto.

forma discreta: bips, leds e funes de travamento de portas e levantamento de vidros no sero ativados. Caso o controle remoto seja localizado nesse perodo, o sistema ser restabelecido. * Funo disponvel no alarme Padlock Dual Tech. No alarme Padlock Plus OPCIONAL.

4. Senha Digital Personalizada


Recomendamos que a senha digital personalizada do seu alarme Padlock seja guardada em local de fcil acesso, como por exemplo, junto ao documento do veculo.

Ateno!
Este recurso s tem utilizao em situao de emergncia, quando se necessita desativar o alarme sem o uso do controle remoto (perda do controle remoto com o alarme ativado).

3.5 Funo antiassalto passiva (presena)*


O alarme Padlock DualTech tambm proteger o seu veculo em caso de assalto no trnsito. A funo antiassalto por presena passar a funcionar a partir do momento em que o veculo estiver ligado e uma das portas tenha sido aberta e fechada (para essa funo obrigatrio o uso de interruptor de portas e a conexo do mesmo ao alarme). O alarme comear a procurar pelo controle remoto 1 minuto aps a porta ser fechada. Caso o controle remoto Dual Tech esteja fora do alcance do alarme e no seja localizado em at 90 segundos, as setas do veculo comearo a piscar e a sirene emitir bips curtos, diferentes do disparo, durante 15 segundos. Nesta situao, caso se queira interromper o ciclo da funo, necessrio desativar o alarme pressionando-se o boto desliga do controle remoto Dual Tech por 1 segundo. Com o ciclo completo, 1 minuto de cortesia + 1 minuto e meio de busca + 15 segundos de alerta, o alarme dispara conforme o item 4.6 do manual e o bloqueio seguro (motor de partida) realizado. A ativao acontecer de

4.1 Como desativar o alarme em caso de perda do controle remoto.


A senha digital personalizada possui 2 dgitos e no pode ser modificada. Para inform-la ao alarme, siga o procedimento abaixo com ateno: Exemplo: (senha 34) Nota: Se a ignio estiver ligada, desligue-a e aguarde 5 segundos antes de iniciar o procedimento. 1. Com o alarme disparando (bloqueado); 2. Ligue e desligue a ignio 3 vezes; 13

12

3. Aguarde 3 segundos. O LED do ultrassom emitir uma piscada, informando que o prximo dgito pode ser inserido; 4. Ligue e desligue a ignio 4 vezes; 5. O sistema emitir 2 bips de sirene confirmando que foi desativado. Aps a digitao correta de todos os dgitos do cdigo de segurana, respeitando o intervalo de tempo entre cada um dos dgitos, todas as funes do veculo sero restabelecidas.

5. Testes e Funes Especiais do Alarme


5.1 Funes Especiais: alarme ativado A) DESATIVA SENSOR COM DEFEITO: Durante o perodo de cortesia, o sistema inteligente do alarme verifica se algum sensor ligado est com defeito, (porta, cap, porta-malas), desativando o sensor defeituoso para que voc possa utilizar o alarme normalmente e no ocorram falsos disparos. Caso isso tenha ocorrido, o alarme avisar atravs do LED no ultrassom, conforme a tabela 4.
B) TESTE DE INSTALAO (check-up): Durante o perodo de cortesia, o alarme emitir bips de sirene e o LED piscar para indicar cada sensor que for acionado (portas, cap, porta-malas, ultrassom e ps-ignio). Verifique as indicaes na tabela abaixo: Tabela 4
SENSOR ATIVADO
Ultrassom Ps-ignio Porta Cap / porta-malas

Observaes
A) Depois de concludo este procedimento, o alarme abrir uma janela de 10 segundos para gravao de um novo controle remoto, se necessrio, basta pressionar o Boto Pnico do controle por 1 segundo ou o Boto Liga por 3 segundos. B) Se o controle remoto for encontrado, basta utiliz-lo normalmente, pois no necessrio utilizar o cdigo novamente. C) Depois de desativar o sistema pela senha digital personalizada, o alarme voltar s configuraes de fbrica e permanecer inoperante at ser utilizado um controle remoto previamente memorizado ou a gravao de um novo controle remoto. D) O MODO PRESENA do controle remoto Dual Tech dever ser reprogramado. 14

BIP DE SIRENE
1 Bip 2 Bips 3 Bips 4 Bips

INDICAO DO LED
1 piscada 2 piscadas 3 piscadas 4 piscadas

5.2 Funes Especiais: alarme desativado


A) DIAGNSTICO DE DISPARO: No momento da desativao, caso tenha ocorrido disparo na ausncia do proprietrio, o alarme avisar emitindo 4 piscadas nas setas. Verifique na tabela qual sensor foi acionado, ocasionando o disparo, atravs do LED do ultrassom. Ao ligar e desligar a ignio o LED e as setas voltaro ao seu funcionamento normal, porm, o relatrio de ltimo disparo permanecer na memria do alarme. Caso isso ocorra repetidamente, leve o veculo loja que efetuou a instalao para verificar a causa. 15

B) MEMRIA DO LTIMO DISPARO: No caso de disparo aleatrio, possvel saber por qual sensor houve o disparo, facilitando o trabalho do lojista. Para verificar o ltimo disparo registrado na memria do alarme, siga o seguinte processo: 1. Com o alarme desativado; 2. Pressione os Botes Liga e Desliga ao mesmo tempo, por mais de 3 segundos; 3. O alarme emitir uma confirmao de 2 bips na sirene e 4 piscadas nas setas; 4. Verifique na tabela 4 o sensor responsvel pelo disparo atravs das piscadas do LED no ultrassom.

fornecido, o mais prximo possvel da caixa de fusveis, para uma maior garantia da instalao, j que o chicote original foi desenvolvido para uma longa vida; Usar sempre ferramentas adequadas ao tipo de tarefa. A lmpada de teste utilizada nas lojas, por exemplo, pode danificar alguns componentes eletrnicos do veculo ou do alarme. Para tal, aconselhamos o uso de multmetros ou LED de teste; recomendada a instalao apenas da sirene dedicada fornecida, que passiva e de impedncia aproximada entre 9 a 15 Ohms; Veculos em mau estado de conservao ou com rudo eltrico excessivo no sistema de ignio, tambm podem interferir no perfeito funcionamento dos controles e do alarme (utilizar sempre cabos supressivos nas velas); Para melhor alcance do controle remoto, a antena deve estar esticada e longe de partes metlicas do veculo, buscando sempre o ponto mais alto, por dentro do painel;
Em caso de dvida, entre em contato com o nosso SAC - 0800 11 2290.

6. Dicas de Instalao
Uma boa instalao caracteriza-se pela firmeza das conexes, organizao da fiao e um bom isolamento das emendas; O chicote deve estar bem firme, preso atravs de cintas plsticas;

O mdulo deve ser fixado em uma superfcie plana, com os conectores voltados para baixo, e deve estar preso, isolado de vibraes excessivas e infiltrao de gua, atravs de fita autocolante e espuma anti-chama; Os sensores de ultrassom devem ser fixados no para-brisa a 2 cm das colunas laterais e direcionados para o centro do vidro traseiro. (Obs.: Para evitar falsos disparos ou at o no funcionamento dos sensores de ultrassom, os cabos devem estar bem esticados, nunca enrolados, nem misturados um com o outro);
16

Todas as ligaes do alarme devem ser feitas utilizando o chicote original


17

7. Diagrama de Instalao

7.1 Principais conexes


Tabela 5
PINO
1 2

COR DE FIO
Azul Preto

FUNO
Ps-ignio Negativo ( - )

CONEXO
Conectar linha 15 do veculo. Conectar um ponto negativo, preferencialmente na carroceria do veculo. Conectar ao fio do interruptor de porta (negativo) do veculo. Conectar aos fios dos interruptores de cap e porta-malas do veculo. Esta sada permanecer com sinal negativo constante enquanto o alarme estiver ativado. Sada auxiliar digital para conexo direta com mdulos de conforto original.* Sada auxiliar de pulso negativo, com durao controlada pelo Boto Desliga do controle remoto, varia de 1 a 7 segundos. Conectar a um ponto positivo do veculo (antes da caixa de fusveis). Sada com pulso negativo de baixa potncia. Ligar ao sistema de destrava do veculo. Verificar como realizar essa ligao no item 8.

Verde

Porta

Marrom

Cap/Porta-malas Sada Auxiliar 1 (Levantar vidros, desligar radio etc.)

Cinza

Branco

Sada Auxiliar 3

Cinza / preto

Sada Auxiliar 2

Vermelho

Alimentao (+12V)

Vermelho/ Preto

Sada de destrava

Ver opes de bloqueio no item 9. 18

19

10

Vermelho/ Amarelo

Sada de trava

Sada com pulso negativo de baixa potncia. Ligar ao sistema de trava do veculo. Verificar como realizar essa ligao no item 8. Conectar ao fio verde da sirene. O outro fio da sirene deve ser ligado a um ponto negativo, preferencialmente na carroceria do veculo. Conectar aos fios de seta do veculo. Conectar a um ponto positivo do veculo (antes da caixa de fusveis). Conectar aos fios de seta do veculo.

comandar as travas eltricas.

8.1 Motor escravo. Veculos que no possuem trava eltrica na porta do motorista, necessrio acrescentar uma trava escrava de 2 fios e 2 rels de 5 pinos.

11

Preto/ Amarelo

Sirene

12 13 14

Preto/verde Vermelho Preto / verde

Setas Alimentao (+12V) Setas

8.2 Comando de travas eltricas do tipo Carto de 3 e 4 fios por pulso (-) ou (+).
* Depende da pr-disposio do veculo. Consultar o suporte tcnico.

8. Diagrama de Travamento
Os novos alarmes Padlock possuem um sinal digital para comunicao direta com os mdulos de conforto das linhas Novo Gol/Voyage/Saveiro, Novo Fox e Famlia Plio, realizando, assim, as funes de conforto. Para os demais veculos, devero ser utilizados os fios de travamento do alarme que enviam sinal negativo de baixa potencia, de at 300 mA. Caso o veiculo no possua entrada para o sinal digital, verificar as possibilidades de travamento a seguir. Dependendo do tipo de trava utilizada no veculo, ser indispensvel o uso de rels que reforcem e/ou transformem as sadas do alarme para

O sistema de travamento tem consumo maior do que o suportado pelo alarme sendo necessrio utilizar 2 reles de 4 pinos.

Obs: Caso as travas trabalhem com pulso (+) ligue estes terminais ao (+12V) em vez de massa.

8.3 Comando direto em travas do tipo Nord por pulso negativo (-).
Sistema de travamento com central eletrnica de pulso negativo de baixa potencia, ligar o alarme direto ao travamento do veculo. 21

20

motor

Destrava

Trava

(-) (-)

8.4 Inverso de polaridade pelo boto de travamento/sem central eletrnica.


Em caso de inverso de montagem dos terminais 30 e 87A dos rels, possvel danificar o sistema de travamento do veculo.

9. Como Fazer o Bloqueio


Para o bloqueio do veculo, verifique primeiro a viabilidade do mesmo, pois ser necessrio que se interrompa um circuito original do veculo. Utilize terminais compatveis com os originais, evitando que o fio tenha que ser cortado. 22 O nico ponto recomendado para o bloqueio o do corte do automtico do

Central Eletrnica de Travamento

motor de partida, que s bloqueia o funcionamento do veculo estacionado, ficando dentro das normas estabelecidas pelo CONTRAN.

Obs: Caso o mdulo original do veculo esteja ligado ao fio branco do alarme para realizar subida de vidros, desconsiderar o diodo. 23

10. Sadas Auxiliares


10.1 Sada Auxiliar 1 (fio cinza)
Ao ativar o alarme, essa sada se torna negativa. Comando de mdulo de vidro: ligar o fio cinza a qualquer mdulo de vidro que possua uma entrada de comando negativo (pulso ou constante). Desliga o rdio: para us-la, utilize um rel extra de 5 pinos, corte a alimentao do rdio e faa a ligao conforme figura abaixo.

Habitualmente utilizada como comando para mdulos de vidros automatizados (abertura) ou utilizada para abrir porta-malas eltrico de veculos que disponibilizam tal funo, pode ser necessrio acrescentar um rel extra de 4 ou 5 pinos, conforme figura abaixo:

10.3 Sada Auxiliar 3 (fio branco).


A Sada Auxiliar 3 interage com o mdulo de conforto original dos veculos da famlia Novo Gol, Voyage e Saveiro, e com o Novo Fox. Na linha Fiat, realiza subida dos vidros em veculos a partir de 2008 *. Com esta conexo exclusiva possvel comandar o travamento das portas, a subida e a descida dos vidros eltricos e abertura do porta-malas **, e tudo isso com a ligao de um nico fio. * Para a utilizao deste recurso necessrio que o veculo possua os acessrios originais. ** Depende da pr-disposio do veculo. Consulte o suporte tcnico. Obs.: Funo recomendada apenas para veculos com bateria superior a 45A, pois o rel ficar ligado enquanto o alarme estiver ativado. A) Aplicao VW: Conectar o fio branco do novo alarme Padlock posio 5 do maior conector do mdulo de conforto original, conforme figura abaixo.

10.2 Sada Auxiliar 2 (fio cinza/preto)


Com o alarme desativado e a chave de ignio desligada, pressionando-se o Boto Desliga do controle remoto por um perodo de 3 segundos, essa sada emitir um pulso negativo ( - ) por 1 segundo. Caso se deseje um pulso com tempo maior que 1 segundo, basta manter o Boto Desliga do controle remoto pressionado por mais tempo (durao mxima do pulso: 7 segundos). 24

25

Funcionamento - Travar as portas e subir os vidros Acionar o Boto Liga do controle por 1 segundo; - Destravar as portas Acionar o Boto Desliga do controle por 1 segundo; - Descer os vidros Manter pressionado o Boto Desliga do controle por at 10 segundos; - Abrir o porta-malas Acionar o Boto Pnico do controle por 3 segundos. B) Aplicao Fiat: conectar o fio branco do novo alarme Padlock ao fio Cinza/ Amarelo do mdulo de conforto original Fiat.

As funes da tabela 6 que estiverem destacadas saem programadas de fbrica Tabela 6


FUNO
Auto Lock Reativao Automtica Bips de ativao e desativao Sada Auxiliar 2 Sada Auxiliar 3

BOTO LIGA
Ativar Ativar Ativar Pulso Longo Trava/Vidro VW

BOTO DESLIGA
Desativar Desativar Desativar Pulso Curto Vidro (FIAT)

11. Programaes
Os novos alarmes Padlock possuem 5 funes que j vm configuradas de fbrica e exclusiva programao pelo controle remoto, o que facilita qualquer alterao na programao de fbrica para melhor adequao do produto ao veculo ou atender a expectativa do usurio.

11.2 Saindo do modo de programao.


O sistema sair automaticamente do modo de programao de 4 formas diferentes: ao trmino da configurao das 4 funes; aps 10 segundos sem que nenhum boto seja pressionado; ao desligar a chave de ignio durante o procedimento de programao; ao fechar a porta durante o procedimento de programao. Em todos os casos, o alarme emitir 1 bip de confirmao e nesta situao, caso no tenha sido intencional o trmino da programao, o procedimento precisar ser reiniciado.

11.1 Programando as funes do alarme.


Caso exista a necessidade de alterar o estado de alguma funo, entre na programao do alarme seguindo os passos de 1 a 4 do texto a seguir e atravs do controle remoto, escolher quais funes modificar. Depois de entrar na programao do alarme, programe as funes na seqncia em que se apresentam na tabela 6. A primeira funo o Auto Lock. Caso queira ativ-la, acione o boto LIGA por 1 segundo ou para desativ-la, o boto DESLIGA. Realize o mesmo processo para as demais funes. A cada funo programada, o alarme emitir 1 bip quando ativada e 2 bips quando desativada. Para entrar no modo de programao, siga a seqncia abaixo: 1. Ative o alarme pelo controle remoto; 2. Dentro de 5 segundos, abra a porta do veculo e mantenha-a aberta; 3. Aps 3 segundos, ligue e desligue a chave de ignio 4 vezes; 4. O alarme emitir 2 bips de confirmao. 26

11.3 Programando a sensibilidade do ultrassom.


Os novos alarmes Padlock possuem 4 ajustes de sensibilidade do ultrassom, devido aos diversos tamanhos de veculos no mercado. O sistema j vem ajustado de fbrica para veculos pequenos e caso haja a necessidade de ajustar a sensibilidade, deve-se entrar na programao do alarme e atravs do controle remoto, escolher a sensibilidade desejada. Depois de entrar na programao do ultrassom, programe a sensibilidade na seqncia em que se apresentam na tabela 7. Cada vez que o boto LIGA pressionado a sensibilidade muda, e cada nvel representado por uma seqncia de bips na sirene. Para confirmar o ajuste, pressione o boto DESLIGA aps ouvir a quantidade de bips que deseja. Para programar a sensibilidade do ultrassom, siga a seqncia abaixo: 27

1. Ative o alarme pelo controle remoto; 2. Mantenha os Botes Liga e Desliga do controle, juntos, pressionados por mais de 3 segundos; 3. Haver um bip de confirmao na sirene; 4. Pressione o Boto Liga para escolher a sensibilidade desejada para o ultrassom: Desabilitado, Baixa, Mdia ou Alta; 5. Pressione o Boto Desliga para confirmar e terminar o ajuste de sensibilidade. Tabela 7
SENSIBILIDADE
Desabilitar o Ultrassom Baixa Mdia Alta

memorizado 1 controle remoto a mais, o primeiro controle ser apagado da memria e dar lugar ao novo; Ao substituir a bateria do veculo ou alimentao do alarme, poder ser necessrio recadastrar os controles remotos conforme o procedimento acima; Para cada controle remoto que necessitar ser gravado, repita os passos de 1 a 4.

CONFIRMAO DA SIRENE
1 bip 2 bips (ajuste de fbrica) 3 bips 4 bips

12. Observaes
12.1 Controle remoto.
Regies ou reas onde se concentram campos eletromagnticos excessivos (torres de transmisso) podem afetar o perfeito funcionamento do alarme, apresentando reduo do alcance dos controles remotos. O mesmo poder ocorrer quando a bateria do controle remoto estiver com uma carga muito baixa. Recomendamos que as baterias dos controles remotos sejam substitudas com um intervalo de tempo de aproximadamente 12 meses. Para substituir a bateria, abra com cuidado o controle remoto, utilizando ferramenta adequada ao tipo de parafuso; A bateria deve ser montada no suporte de bateria da placa com o lado positivo para cima; Ao substituir a bateria do controle remoto, pode ser necessrio recadastrar o mesmo. Siga a orientao do manual. Todos os estados e funes dos alarmes Padlock so memorizados constantemente pelo sistema do alarme para o caso de queda brusca de alimentao, troca de bateria do veculo, tentativa de roubo etc. Ao se restabelecer a alimentao, o sistema retorna para o ltimo estado antes de sua interrupo. (alarme desligado retorna desligado, alarme em disparo volta disparando). Apenas os controles remotos podem necessitar de nova codificao. 29

11.4 Identificando a sensibilidade de ultrassom atual.


1. Siga os passos de 1 a 3, do item 11.3, para entrar no modo de programao; 2. Pressione o Boto Pnico por 1 segundo; 3. A sirene emitir bips informando o nvel de sensibilidade atual, conforme a tabela 7.

11.5 Adicionando um novo controle.


1. Abra a porta do veculo e mantenha-a aberta;

12.2 Substituir bateria do controle remoto.

Para adicionar um controle remoto com o alarme previamente desativado, siga o procedimento descrito abaixo:

2. Ligue e desligue a chave de ignio 4 vezes, dentro de no mximo 10 segundos; 3. O sistema emitir 2 piscadas nas setas e 2 bips na sirene, pressione o Boto Liga por 3 segundos ou o Boto Pnico por 1 segundo, do controle a ser gravado; 4. O sistema emitir 2 bips de sirene para confirmar a gravao do controle remoto novo. Os alarmes Padlock podem memorizar at 4 controles remotos. Caso seja 28

12.3 Memria de ltimo estado.

Observaes:

12.4 Informaes tcnicas.


Tenso de operao do alarme Consumo de corrente Sadas: auxiliar 1, 2, 3 e travamento Bateria do controle remoto Sirene passiva Frequncia de operao Sada rel bloqueio 9 V ~ 16 V DC

Tabela 8
4,5 mA (alarme ativado + LED + ultrassom) 3,5 mA (alarme desativado) Max. 200 mA 1 Bateria CR 2032 = 3V 9 ~15 Ohms / Mx. 300 mA 433,92 MHz Mx. 15A

13. Sistema de Ultrassom


O seu alarme Padlock equipado com o mais moderno sistema de ultrassom do mercado. O circuito digital, incorporado ao mdulo central e com ajuste rpido e prtico pelo controle remoto. O sistema de ultrassom destina-se a informar ao alarme, caso a comunicao entre suas cpsulas e o sinal emitido e recebido por elas seja interrompido. Isso ocorrer quando houver quebra dos vidros do veculo com o alarme ativado, ocasionando disparo das setas e da sirene do alarme. Lembre-se: para garantir o disparo do alarme em caso de abertura de portas, cap e porta-malas, utilize os interruptores originais ou instale-os caso no sejam fornecidos com o veculo. O sistema de ultrassom inteligente dos alarmes Padlock se adapta a pequenas variaes cada vez que o alarme ativado. Tudo para garantir a segurana e o conforto do usurio do veculo, evitando falsos disparos. Caso vidros ou portas permaneam abertos durante os 25 segundos do perodo de cortesia, a funo do sistema de ultrassom possivelmente no ser cumprida. Para um melhor funcionamento, necessrio que o sinal ultrassnico emitido pela cpsula emissora consiga trafegar pelo interior do veculo sem muita perda, refletindo no vidro traseiro e chegando at a cpsula receptora.

Primeiramente, deve-se observar se as capas de coluna do para-brisa e encostos de cabea dos bancos dianteiros e traseiros no esto obstruindo a passagem do sinal de ultrassom. Os sensores devem ser fixados no prabrisa e posicionados a 2 cm (ou mais) das colunas laterais, a altura pode ser de aproximadamente 15 cm com relao ao teto, mas dever ser definida na hora de se colar os sensores, pois pode variar conforme a inclinao do vidro oferecida em cada carro. Procure direcion-los ao centro do vidro traseiro, na parte mais alta e para isso, s vezes, pode ser necessrio inclinar levemente a parte superior de cada sensor para o centro. Os cabos de ultrassom devem estar esticados, nunca enrolados e nem misturados um com o outro ou com o chicote principal do alarme. Tambm no podem ser cortados ou emendados. Na traseira do mdulo central do alarme esto os dois conectores do sistema de ultrassom, um deles tem a inscrio PTO (conectar ao terminal de ultrassom com capa preta) e o outro BCO (conectar ao terminal de ultrassom com capa branca). Para testar o funcionamento do sistema de ultrassom do seu alarme Padlock, evite procedimentos como abertura de portas ou porta-malas, ou ainda, deixar os vidros abertos. Para test-lo, permanea dentro do veculo, de preferncia no banco traseiro, atrs dos encostos dos bancos dianteiros, sem ficar no caminho do sinal de ultrassom. Ative o alarme e aps o perodo de cortesia, faa um movimento de forma a ficar no caminho do sinal de ultrassom. Caso o alarme reconhea a obstruo no sinal, ir disparar a sirene do alarme e setas do veiculo. Aps o trmino da instalao, obrigatoriamente, a sensibilidade do ultrassom precisa ser programada conforme o tamanho do veculo. Para facilitar a instalao, o mdulo central do alarme Padlock j est com a sensibilidade BAIXA de ultrassom programada de fbrica, para atender s necessidades da maioria dos usurios. Das 4 opes de programao, apenas 3 so nveis de sensibilidade e 1 a desabilitao do sistema de ultrassom. Veja como ajustar a sensibilidade no item 11.4 31

13.3 Posicionamento dos sensores, cabos e conectores.

13.1 A que se destina o sistema de ultrassom?

13.4 Teste de funcionamento do sistema de ultrassom.

13.2 Funcionamento do sistema ultrassom.

13.5 Sensibilidade do ultrassom.

30

14. Sintomas e Causas


SINTOMAS CAUSAS PROVVEIS
1. Bateria do veculo descarregada ou fusvel aberto. 2. Bateria do controle descarregada. 3. Falta de alimentao no alarme. 4. Controle remoto no est memorizado. 1. Bateria do controle remoto descarregada. 2. Mdulo central posicionado prximo a alguma fonte de rudo ou montado na lataria do veculo. 1. Verificar o tipo de travamento existente. 2. Verificar o rel auxiliar adaptado.

Tabela 9 - Continuao Tabela 9


SINTOMAS CAUSAS PROVVEIS AES CORRETIVAS
1. Existe um posicionamento ideal para a instalao dos sensores de ultrassom, ver informaes no item 13.3 do manual. 2. Substituir os sensores, um de cada vez, para identificar a origem. 3. Confirmar conexes (PTO e BCO), conforme item 13.3 do manual. 4. Verificar toda a extenso, pois os mesmos podem estar danificados ou prensados por cintas plsticas ou capas de coluna. 1. Verificar os sensores. Testar usando a funo Teste de instalao. 2. Desligar o boto de acionamento da luz de cortesia, ou acrescentar diodo se necessrio. 3. Ligue e desligue a ignio, em caso de disparo, as sinalizaes devero desaparecer. 1. Verificar sensor correspondente indicao do LED no item 5.1 do manual. 2. Ligue e desligue a ignio, em caso de disparo, as sinalizaes devero desaparecer.

AES CORRETIVAS
1. Verificar a bateria do veculo ou o fusvel de 5 A do alarme. 2. Substituir as baterias do controle. 3. Verificar o ponto negativo (-), o positivo (+12 V) e os fusveis. 4. Verificar item 11.6 (Adicionando um novo controle). 1. Substituir a bateria do controle. 2. Mudar o mdulo central de posio, preferencialmente, afastando-o da lataria. 1. Verificar as sadas do alarme com um multmetro. No utilizar lmpada. 2. Verificar dicas de travamento no item 8 do manual. 1. Ver programao no item 11.1 do manual. 2. Ver conexo ou substituio da sirene. 1. Verificar conexo e ponto escolhido para o ps-ignio. 2. Verificar no manual ou no carto se a senha est correta. Informaes de uso no item 4 do manual. LED do ultrassom piscando em frequncia diferente do normal. 1. Posicionamento dos sensores. 2. Cpsula danificada por jato de ar, gua ou produto qumico. 3. Conexes dos sensores incorretas ou mal conectadas ao alarme. 4. Cabos rompidos ou prensados.

Alarme no ativa / desativa.

No dispara pelo ultrassom.

Baixo alcance para ativar e desativar o alarme.

Alarme no envia sinal para travar / destravar as portas.

Alarme emite 4 piscadas extras nas setas ao desativar.

1. Sensor de porta ou cap em curto. 2. Retorno da luz de cortesia. 3. O alarme disparou na ausncia do proprietrio.

Alarme no emite bip ao ativar / desativar.

1. Funo no programada. 2. Sirene com mau contato na conexo ou com defeito. 1. Ligao do ps-ignio incorreta. 2. Digitao da Senha Digital Personalizada de 2 dgitos incorreta.

Alarme no desativa pela Senha Digital Personalizada.

1. Indicao de sensor ativado ou em curto, com alarme ativado. 2. Indicao do sensor responsvel por disparo na ausncia do proprietrio.

32

33

15. Certificado de Garantia


1. Este produto garantido pela Olimpus Industrial e Comercial Ltda., contra defeitos de fabricao por 2 (dois) anos a contar da data de compra pelo consumidor, desde que seja apresentada a nota fiscal de compra, caso contrrio, a anlise de garantia ser realizada atravs do nmero de srie do produto. O conserto ou substituio do aparelho no prorroga o prazo de garantia. 2. Em caso de defeito, procure o revendedor onde o produto foi instalado e/ ou adquirido. 3. de responsabilidade da loja que efetuou a instalao, a anlise da falha e se necessrio envio do produto para garantia. 4. A garantia no cobre: Instalaes incorretas ou que no estejam de acordo com o manual. Aparelhos ou partes que tenham sofrido infiltrao de gua, p, ao do fogo, produtos qumicos por instalao em local indevido. Partes ou peas faltantes, ou que tenham sofrido adulteraes, tais como: violao do mdulo, chicotes, chaves, sirene danificada, sensores e controles remotos. Avaria na identificao do cdigo de segurana / data de fabricao do mdulo. Pilhas e baterias, mesmo que acompanhem o produto. 5. A empresa no se responsabiliza por eventuais danos causados ao catalisador ou componentes do veculo por instalao incorreta do ponto de bloqueio e demais ligaes.

6. Como qualquer sistema de alarme, este funciona como um dificultador ao crime, no impedindo a realizao do mesmo, portanto a Empresa no se responsabilizar em nenhuma hiptese pela ocorrncia de qualquer furto, violao ou roubo do prprio veculo. 7. Os produtos fora da garantia que apresentem defeitos podero ser reparados, sendo que o custo das peas e transporte ficam por conta e risco do consumidor/cliente. 8. Para ter direito garantia preencha corretamente os dados solicitados abaixo: Nome do comprador (*)................................................................................... Veculo (*)....................................................Placa (*)...................................... Data de instalao (*): ............../.............../................... Revendedor autorizado: .................................................................................. Nota fiscal de venda ao consumidor: N. .......................................................... 9. Ao enviar o produto acompanhado deste certificado, descreva abaixo o sintoma apresentado. Obs. (Para uso do Lojista/Consumidor) ............................................................ ........................................................................................................................ ........................................................................................................................ ........................................................................................................................ No. de srie do produto .................................................................................... (*) Preenchimento Obrigatrio

Olimpus

AUTOMOTIVE

34

35

62.90.9767

0800-11-22-90
Produzido por: Olimpus Indl. e Coml Ltda. CNPJ 60.892.528/0001-44 Indstria Brasileira Made in Brasil

SAC

36

Vous aimerez peut-être aussi