Vous êtes sur la page 1sur 3

Se voc deseja entender o significado da palavra Revoluo, chame-a de Progresso.

E se voc deseja entender o que Progresso significa, chame-o de Amanh. Victor Hugo
No sculo XVIII, a Frana encontra-se submetida ao modelo clssico que se atribui ao Antigo Regime. A sociedade, embora altamente diversificada, quando vista pela perspectiva do Estado, apresentava uma diviso em trs ordens: Clero, Nobreza e Povo, excluindo de uma ordem os industriais, ricos comerciantes, banqueiros, camponeses, lojistas, aprendizes, artesos, mendigos, pequenos proprietrios, servos, entre outros. A Frana nesse momento era um pas agrrio, de uma populao de 25 milhes, sendo que 20 milhes viviam no campo. Desses, 4 milhes eram servos e 10 milhes camponeses semilivres. A produtividade era baixa, alm disso, a terra estava quase inteiramente concentrada nas mos da Igreja e da Nobreza. Nas cidades, as corporaes de ofcio e as manufaturas controladas pelo Estado inibiam o crescimento econmico, deixando pouco espao para a atividade empreendedora da burguesia. Um elo unia a burguesia e a grande massa, que privados de qualquer privilgio ou direito poltico, representava uma forte oposio ao Antigo Regime. A condio da Igreja como instituio era a de grande proprietria, o que aproximava, de forma inseparvel, seus interesses ao da Nobreza. As duas instituies possuam uma srie de privilgios, tais como iseno de impostos, monoplio de determinados cargos pblicos, esse fator contribuiu para agravar ainda mais a tenso revolucionria. Toda estrutura tributria e fiscal do pas caa sobre os ombros da terceira ordem, o Povo, uma contradio da estrutura francesa. Politicamente, o Absolutismo caracterizava a Frana, os rgos existentes eram meramente consultivos e a participao restrita a nobres. Assim qualquer tentativa de alterar o cenrio poltico levava ao um confronto com o Estado.

Economicamente a Frana pr-revolucionria vivia uma crise, ao mesmo tempo em que os ingleses viviam o processo de Revoluo Industrial, intensificando sua produo e monopolizando mercados, a Frana ainda se via com as velhas manufaturas estatais e com as excessivas regulamentaes econmicas impostas pelo Estado absolutista. Dessa forma, a concorrncia tornava-se impossvel, levando grandes parcelas da populao ao desemprego e fome. Alm disso, o luxo da Corte, a iseno de impostos para a Nobreza e o Clero, a ineficincia administrativa contriburam para uma situao de insustentabilidade da economia francesa. A economia da Frana sofreu ainda um processo de quebra acentuada com os enormes gastos da Guerra dos Setes anos, que levou uma situao de endividamento externo. A monarquia foi obrigada a tomar medidas no momento em que a crise passou a afet-la diretamente. O declnio da arrecadao de fazia com que o estado francs j no tivesse recursos para pagamento de funcionrios ou manuteno do exrcito. Em 1787, o ministro das finanas, Calonne, com o apoio do Rei, convocou a Assemblia dos Notveis, composta pelo Clero e a Nobreza. O ministro props que essas duas ordens colaborassem com uma tributao provisria para salvar o Estado da falncia. A Nobreza no s recusou a abrir mo de seus privilgios fiscais, como tambm provocou vrias revoltas nas provncias onde tinha mais influncia, contestando a autoridade real, na chamada revolta aristocrtica. Em meio a uma situao que beirava ao caos, a Frana perdeu a maior safra agrcola, no ano de 1788, devido a uma seca que se prolongou por trs anos: os prees subiram, os camponeses passaram fome, e a misria atingiu as cidades. O Estado francs literalmente faliu: a dvida pblica era o dobro do meio circulante nacional. Diante da revolta da Nobreza e do Clero, e da recusa destes em aceitar a tributao, a nica esperana de Lus XVI era aumentar a tributao sobre a terceira ordem, o Povo. Foi com esse objetivo que ele decidiu convocar os Estados Gerais, uma instituio tradicional sobre a qual a monarquia francesa tinha direto controle.

A situao de crise econmica e misria, o descontentamento da burguesia e o fervilhamento das ideias iluministas estavam se chocando com a muralha insupervel da monarquia francesa; essa era a primeira brecha que se abria no absolutismo francs. O espao vai ser ocupado pela propaganda revolucionria burguesa que buscava os Estados gerais em um amplo palco de reformas na estrutura francesa. A insatisfao popular levou o povo para as ruas, e o primeiro alvo dos revolucionrios foi o maior smbolo de poder da monarquia absolutista: a Bastilha. Os desejos da terceira ordem foram resumidos no lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade. A famlia real foi perseguida e guilhotinada, e o Clero teve todos os bens confiscados. A Assemblia Constituinte promulgou a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado e anularam todos os direitos feudais, o que trouxe grande satisfao a populao que conquistou seus direitos de cidados e sua participao poltica. Outros resultados conquistados foram a fundao do Banco da Frana por Napoleo Bonaparte; um novo sistema de educao e a liberdade religiosa e de livre expresso de f. Aps a revoluo, a terceira ordem se dividiu em dois grupos: Girondinos que evitavam a participao da massa trabalhadora na poltica, e defendiam os interesses da alta burguesia; e os Jacobinos com uma postura radical, que lutavam a favor da participao popular na poltica, e eram representantes da baixa burguesia. Os dois grupos brigavam pelo poder, mais tarde Napoleo assumiu o poder e instalou o primeiro governo burgus, dando origem a sociedade burguesa e capitalista atual. A Revoluo Francesa marcou o fim da idade moderna e o comeo da idade contempornea, significou o fim do absolutismo e dos privilgios da Nobreza. Foi inspirao para os ideais de independncia na Amrica Espanhola e o movimento da Inconfidncia Mineira no Brasil. A Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado serviu de base para a elaborao da Declarao Universal dos Direito Humanos.

Vous aimerez peut-être aussi