Vous êtes sur la page 1sur 12

MANUAL DE PRESTAO DE CONTAS Projetos apoiados pela Lei Municipal de Incentivo Cultura de Balnerio Cambori 001/2013

Fundao Cultural de Balnerio Cambori: Anderson Beluzzo- Presidente Guilhermina Stuker Diretora de Artes

Organizao: Andra Wolff Maikon Dias

Diagramao: Guilherme ...

Este documento d nova redao ao anexo 08 do Edital da LIC BC N 001/2013.

Apresentao

Caro (a) proponente,

Parabns! Ter seu projeto apoiado pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Balnerio Cambori em 2013 uma grande conquista! Mas tambm uma grande responsabilidade. Este manual tem como objetivo auxili-lo na adequada gesto e prestao de contas dos recursos recebidos para o desenvolvimento de seu projeto. Ele foi construdo em cumprimento ao tem 10.6.3 do Edital da LIC BC N 001/2013 e conter orientaes e dicas para a adequada execuo e monitoramento de cada fase do projeto, incluindo os requisitos necessrios do ponto de vista tcnico, legal e contbil. Alm do estudo deste manual muito importante a leitura integral do Edital da LIC BC N 001/2013 e das leis que embasam a prestao de contas de projetos executados com recursos pblicos em nosso municpio, estado e pas, referenciadas no anexo 01.

Bons estudos e sucesso para o seu projeto!

Este documento d nova redao ao anexo 08 do Edital da LIC BC N 001/2013.

1- Para o recebimento dos recursos:

1.1-

Plano de Trabalho:

Inicialmente deve ser elaborado o plano de trabalho, em cumprimento a exigncias estabelecidas pela Instruo Normativa 0001/2013-PMBC. O cumprimento desta etapa obrigatrio por parte dos proponentes, pois o mesmo servir de base para a construo do contrato, sua assinatura e recebimento dos recursos. O modelo para a construo do plano de trabalho encontra-se no anexo 02. O Plano de Trabalho deve convergir com o plano de mdia (anexo 5 do edital LIC BC 001/2013) e com proposta de distribuio dos produtos culturais desenvolvidos pela projeto. Conforme o item 10.8 do edital LIC BC 001/2013, no sero admitidas, sob qualquer hiptese, alteraes de contratado e do objeto da proposta apresentada e aprovada.

1.2-

Assinatura do contrato:

Aps a entrega do plano de trabalho e a adequada compreenso de todas as clusulas envolvidas no contrato, o responsvel legal do projeto, em caso de pessoa fsica, a prpria pessoa, e em caso de pessoa jurdica seu representante legal, deve assinar suas 03 vias, das quais uma ficar com o(a) proponente, uma ficar com a Fundao Cultural de Balnerio Cambori e outra com o setor jurdico-financeiro da Prefeitura Municipal de Balnerio Cambori. Em caso de organizaes no governamentais recomenda-se aprovar o projeto e contrato em reunio de diretoria, bem como, registrar sua assinatura em ata, com lista de presena. Observao: Em ateno ao tem 10.6.3 do Edital LIC BC 001/2013 e as demais legislaes pertinentes, no podem celebrarconvnio com o poder pblico: As entidades privadas sem fins lucrativos que tenham como dirigente agente poltico de Poder ou do Ministrio Pblico, dirigente de rgo ou entidade da administrao pblica de qualquer esfera governamental, ou respectivo cnjuge ou companheiro, bem como parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o segundo grau.

Este documento d nova redao ao anexo 08 do Edital da LIC BC N 001/2013.

Agente poltico de poder, dos Poderes Executivo, Legislativo, Judicirio, do Ministrio Pblico e do Tribunal de Contas da Unio, bem como seus respectivos cnjuges, companheiros, e parentes em linha reta, colateral ou por afinidade at o 2 grau; Servidor pblico vinculado ao rgo ou entidade concedente, bem como seus respectivos cnjuges, companheiros, e parentes em linha reta, colateral ou por afinidade at o 2 grau. Pessoas e/ou instituies em divida com o poder pblico municipal, estadual ou federal.

Para atestar condies de estabelecer convnio com o poder pblico, devem ser entregues as declaraes contastes no anexo 03, devidamente assinadas pelo (a) executor (a) do projeto, acompanhada de todas as certides negativas de dbito atualizadas(exigidas no tem 5 do Edital LIC BC 001/2013). 1.3Cartas de anuncia:

Para projetos que sero desenvolvidos em parceria com outras instituies e/ou pessoas fsicas, devero ser entreguescartas de anuncia devidamente assinadas, documentando a parceria e a que se compromete o parceiro envolvido, conforme modelo disponvel no anexo 04 deste manual,em at 30 dias do resultado final da seleo do projeto.(Obrigatrio conforme item 10.11 do Edital da LIC BC 001/2013, alnea a) Ateno: A apresentao das cartas de anuncia uma condicionante paraa liberao da primeira parcela do recurso.

1.4-

Das autorizaes:

Conforme o tem 15.3 do Edital da LIC BC 001/2013, a FCBC e os demais realizadores, no se responsabilizam pelas licenas e autorizaes necessrias realizao dos projetos contemplados, sendo essas de total responsabilidade de seus proponentes.

2- Dastransferncias de recursos:

Para a transferncia dos recursos o beneficiado dever abrir uma conta bancria no Banco ., identificada com o nome do proponente e Edital 001/2013 FCBC. ( Item 12.4 do Edital LIC BC 001/2013) Os recursos sero repassados conforme cronograma de desembolso que consta no projeto aprovado, transferido para o plano de trabalho.

2.1-Realizao de Pagamentos:
Este documento d nova redao ao anexo 08 do Edital da LIC BC N 001/2013.

As despesas somente podero ser efetivadas a partir do dia do crdito na conta especfica e at a data final para execuo do projeto, prevista no Plano de Trabalho e no Contrato de Apoio Financeiro. Para todo pagamento a ser realizado devero ser apresentados 03 oramentos, devendo ser adquirido o produto/servio de menor valor. Em caso de impossibilidade da obteno de 03 oramentos, apenas justificada pela inexistncia na regio de 03 empresas que forneam o produto/servio necessrio ou por se tratar de profissional de notrio saber, esta condio dever ser explicada na prestao de contas e estar sujeita a aprovao do financiador. A nica forma autorizada para realizao de pagamentos relativos ao projeto a transferncia direta de valores da conta corrente do projeto para a conta corrente do fornecedor do produto/servio a ser adquirido. Somente sero considerados pagamentos realizados para contas correntes com o mesmo nome/razo social e CPF/CNPJ constante na nota fiscal comprovante do produto/servio adquirido. A movimentao da conta corrente vinculada ao projeto no poder, em hiptese alguma, ser efetuada atravs de cheques ou saque com carto magntico/direto no caixa. S permitido o pagamento de taxa bancria referentea tarifa de manuteno de conta ativa/pacote de servios. Eventuais outras despesas bancrias ou tarifas devem ser arcadas pelo contratado. Cabe lembrar que membros de diretoria/conselhos de organizaes no governamentais, salvo Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIPs) com diretoria remunerada, no podem receber pagamentos advindos de recursos recebidos pela entidade.

2.2- Da aplicao financeira: obrigatria a aplicao dos recursos recebidos para gerar rendimentos, podendo se utilizar os rendimentos auferidos das aplicaes financeiras exclusivamente na consecuo do objeto pactuado ou ser devolvido para ao final da prestao de contas. Deve-se sempre solicitar a FCBC autorizao prvia para utilizao, informando em que aquisio e/ou pagamento ser investido.

2.3- Dos saldos remanescentes: Todo saldo existente na conta bancria, aps o prazo de execuo do projeto dever ser devolvido Fundao Cultural de Balnerio Cambori, a ser depositado na conta....., informada no momento da assinatura do contrato.

Este documento d nova redao ao anexo 08 do Edital da LIC BC N 001/2013.

O comprovante de depsito da devoluo de saldo dever ser anexado na prestao de contas.

2.4-Dicas para controle da movimentao financeira: a) Retirar extrato inicial logo aps o crdito em conta; b) A cada incio do ms, retirar extrato do ms anterior; c) Efetuar eventuais conferncias de saldo via tela, sem impresso, para no incidir em tarifas de extratos excedentes (no permitidas); d) Aps todas as despesas realizadas retirar extrato para conferncia final; e) Verificar o saldo existente, antes de fazer a ltima despesa; f) Todos os extratos bancrios (da conta corrente e aplicao financeira) inicial e zerado - faro parte da prestao de contas. Aps o fim da execuo financeira do projeto a conta bancria especfica dever ser encerrada, sendo anexado na prestao de contas o termo de encerramento de conta bancria assinado pelo gerente do banco. De acordo com o plano de trabalho,cada projeto poder ter 01 ou mais repasses, o que implicar em uma ou mais prestaes de contas. Para projetos que possuem mais de uma parcela, a liberao da parcela seguinte depender da aprovao integral da prestao de contas referente parcela anterior. A cada prestao de contas necessrio o envio de extrato bancrio referente ao perodo, no qual dever conter assinatura e carimbo do gerente do banco (Resoluo do Tribunal de Contas de SC, n 16/94, artigo 44, inciso V e artigo 52, incisos II e III). 3. Documentos comprobatrios das despesas: Somente sero aceitos como documentos comprobatrios de despesas notas fiscais em primeira via, devendo estar totalmente preenchidas por uma nica caligrafia, sem rasuras ou emendas e devidamente descritas, constando o nome do projeto aprovado no corpo da nota - Edital 001/2013 FCBC, especificando o material adquirido ou o servio prestado, a quantidade, valor unitrio e total de cada item. Quando no for possvel discriminar adequadamente os bens ou servios no documento fiscal (por falta de espao), o emitente dever fornecer termo complementando as informaes para quefiquem claramente evidenciados todos os elementos caracterizadores da despesa e demonstrada sua vinculao com o objeto do repasse.

Este documento d nova redao ao anexo 08 do Edital da LIC BC N 001/2013.

Na prestao de contas devero ser apresentados os 03 (trs) oramentos para cada item de despesa, ou justificativa em caso inexistncia na regio de 03 empresas que forneam o produto/servio necessrio ou por se tratar da contratao de profissional de notrio saber. Os oramentos devero conter o CPF/CNPJ do fornecedor dos produtos/servios envolvidos, detalhamento dos itens, quantidade, valor unitrio e valor total da aquisio (modelo disponvel no anexo 04) Aps a pesquisa de preos e a verificao de empresa/ fornecedoro proponente do projeto dever enviar declarao de autorizao de fornecimento de servio e /ou produto e somente aps o recebimento ou execuo do mesmo, com respectiva nota fiscal,poder ser efetuado o pagamento. Os modelos de tabela de pesquisa de preos e carta de autorizao encontram-senos anexos 05 e 06. Em caso de locao de imveis, bens mveis, veculos (nibus), materiais ou equipamentos, tais como equipamentos de sonorizao e iluminao, palco ou outras estruturas para eventos, a prestao de contas ser acompanhada dos contratos de locao e demais itens que o proponente entender que so necessrios para a segurana e qualidade do servio contratado. Os documentos fiscais relativos a combustveisdevem conter a identificao da placa do veculo e a quilometragem. Em casos de hospedagem, anexar listagem de hspedes original, fornecida pelo hotel. Na prestao de contas tambm devem ser apresentados bilhetes de passagem e roteiros de transporte, com a lista de passageiros fornecida pelo transportador contratado. Em caso de viagem dever ser preenchido o relatrio de viagem, com comprovantes de passagens vinculadas. Na contratao de servios, especialmente os de assessoria, assistncia, consultoria e congneres; produo, promoo de eventos, seminrios, capacitao e congneres; devem serdetalhadas as horas tcnicas de todos os profissionais envolvidos, discriminando-se as quantidades e os custos unitrio e total, bem como as justificativas da escolha, em termo de referncia com modelo disponvel no anexo 07. As Notas Fiscais devero ser certificadaspelo responsvel, atestando que o material foi recebido ou o servio prestado, conforme as especificaes, de preferncia na parte da frente da nota. Caso seja impossvel por falta de espao, poder ser no verso. (Modelo de carimbo de certificao disponvel no anexo 08).

Este documento d nova redao ao anexo 08 do Edital da LIC BC N 001/2013.

Todos os documentos impressos em material de pouca durabilidade (como comprovantes bancrios e cupom fiscal, por exemplo) devero ser anexados na prestao de contas em via original e cpia.

4. Dos tributos e impostos obrigatrios: Executor do projeto Prestador de Servio Incidncia de reteno e recolhimento de impostos No h reteno e recolhimento No h reteno e recolhimento Sim, h reteno de INSS (11% at o valor do teto mximo de recolhimento e IRRF (Tabela Progressiva) e INSS Patronal no valor de 20%. Sim, h reteno de INSS e IRRF/PIS/COFINS/CSLL; Obs.: devendo seguir a legislao em vigor especfica para cada caso.

Pessoa Fsica Pessoa Fsica Pessoa Jurdica

Pessoa Fsica Pessoa Jurdica Pessoa Fsica

Pessoa Jurdica

Pessoa Jurdica

TABELA DO IRF 2013 - VIGNCIA DE 01.01.2013 a 31.12.2013 Lei 12.469/2011 Base de Clculo (R$) At 1.710,78 De 1.710,79 2.563,91 De 2.563,92 3.418,59 De 3.418,60 at at at Alquota (%) 7,5 15 22,5 Parcela a Deduzir do IR (R$) 128,31 320,60 577,00

Este documento d nova redao ao anexo 08 do Edital da LIC BC N 001/2013.

4.271,59 Acima de 4.271,59 27,5 790,58

Na prestao de contas devem ser apresentados todos os comprovantes de recolhimentos dos Impostos, pois trata-se de Lei Federal e por isso o proponente dever seguir as regras vigentes de reteno e recolhimento dos impostos. Observao: os impostos podem sofrer alteraes, devendo ser conferidos junto aos rgos competentes poca em que ocorrer a reteno. Quando contratar servios de Pessoa Fsica a Nota Fiscal de Servio Avulsa dever ser retirada na Prefeitura Municipal de Balnerio Cambori, realizando cadastro no respectivo setor e em seguida, dirigir-se para o Setor de Arrecadao, o qual emitir boleto para pagamento do imposto e fornecer a respectiva nota fiscal. Na nota fiscal dever constar o nome do prestador de servio, o endereo e o CPF, contendo especificaesdo material adquirido ou o servio prestado, a quantidade, valor unitrio e total de cada item. O campo cliente deve ser preenchido com os dados do proponente do projeto, seguido do nome do projeto Edital 001/2013 FCBC, com respectivo endereo, CPF e/ ou CNPJ. obrigatria a apresentao do comprovante de recolhimento do ISS da referida Nota de Servio e INSS quando o tomador do servio (executor do projeto) for pessoa jurdica. No caso de emisso de nota fiscal avulsa para estrangeiros no Brasil, dever ser solicitado CPF provisrio na Receita Federal e aps recebimento, realizar a emisso da Nota Fiscal Avulsa junto Prefeitura Municipal de Balnerio Cambori. Os recursos repassados a entidades beneficiadas atravs de convnio no podero contemplar qualquer pagamento de Servidor Pblico Municipal sob qualquer forma ou pretexto, conforme artigo 14 da Instruo Normativa SCI/BC N 001/2013 de 10 de janeiro de 2013. Para efeitos de execuo e prestao de contas do projeto cultural ser permitido ao contratado, pessoa fsica ou jurdica, a autorremunerao, seguindo-se as normas da lei, o projeto e plano de trabalho. Para comprovar este pagamento dever emitir junto Prefeitura Municipal de Balnerio Cambori a Nota Fiscal Avulsa do Servio que foi prestado pelo proponente (sendo o mesmo cliente e contribuinte) e comprovadas as devidas retenes de impostos (IRRF INSS ISS).

obrigatria a assinatura de contador na prestao de contas. No caso de recebimento parcelado de recursos dever ser realizada a prestao de contas aps cada parcela, com respectiva assinatura do contador, segunda legislao do Tribunal de Contas de SC.
Este documento d nova redao ao anexo 08 do Edital da LIC BC N 001/2013.

5- Da aplicao de logomarcas: Segundo o tem 10.11 doedital LIC BC 001/2013, o contratado dever enviar a FCBC a arte de final de todas as peas de divulgao, releases e imagens que sero utilizados para divulgao do projeto e arte (layout) do(s) produto(s) final(is), com no mnimo 30 dias de antecedncia do incio ou lanamento da programao cultural prevista, para avaliao dos logotipos, conforme manual de aplicao que encontra-se disponvel na pgina da FCBC( conforme o anexo 06 do Edital BC 0012013).

6- Da contrapartida social: De acordo com o tem 10.1.1 do Edital LIC BC 001/2013, os projetos aprovados devero apresentar contrapartida social, conforme estabelecido no formulrio de formatao (anexo 3) de cada projeto. fundamental que cada projeto planeje antecipadamente com a FCBC datas, locais e outros aspectos relevantes sobre o cumprimento da referida contrapartida social, devendo se adequar aos projetos estratgicos da poltica pblica de cultura.

7- Do monitoramento dos projetos: de responsabilidade da FCBC realizar o monitoramento dos projetos financiados pela LICBC 001/2013, por isso, poder, a qualquer tempo, solicitar relatrios, documentos comprobatrios de execuo do projeto e de comprovao de despesas, bem como, realizar visitas nos locais aonde os projetos sero desenvolvidos.

De acordo com o tem 10.10 do Edital LICBC 001/2013, e conforme artigo 23 da Lei 3400/2011, a FCBC poder determinar vistorias, avaliaes, percias, anlises e demais levantamentos necessrios perfeita observncia dareferida leis, tomando as providencias que julgar necessrias. indispensvel informar FCBC, caso ocorram mudanas de endereo postal ou eletrnico do proponente. (tem 10.9 da LIC BC 001/2013).

8- Dos prazos para cumprimento do objeto do projeto: O prazo para entrega do produto cultural proposto ser de at 01 ano contar pela data da assinatura do contrato. (tem 10.5 do edital LICBC 001/2013).
Este documento d nova redao ao anexo 08 do Edital da LIC BC N 001/2013.

9- Dos prazos para prestao de contas: O contratado dever entregar no prazo de at 30 dias aps a execuo do projeto, relatrio final tcnico e financeiro, incluindo a prestao de contas completa, com todos os seus requisitos. (tem 10.6 do EditalLICBC 001/2013). O relatrio final tcnico e financeiro dever ser entregue no formato Word, em 1 via impressa e encadernada, datada e assinada, alm de via eletrnica em meio digital (CD ou DVD). Os modelos encontram-se no anexo 09 e 10. 10- Das penalidades pelo descumprimento de regras: Cada inscrio efetuada no Edital LICBC 001/2013 implica na aceitao das condies estabelecidas no edital e nas legislaes pertinentes nvel municipal, estadual e federal. (tem 15.1). A inobservncia das normas estabelecidas, constatadas qualquer tempo, implicar na eliminao do projeto e resciso do contrato. O proponente cujo projeto for contemplado estar sujeito s penalidades previstas na legislao vigente em virtude da inexecuo total ou parcial do projeto, ou, ainda, pela execuo do projeto em desacordo com a descrio contida neste manual e nas legislaes especficas, obrigando-se a devolver os recursos recebidos, atualizados, de acordo com a legislao vigente poca em que se realizar a respectiva quitao; (tem 15.5)

Este documento d nova redao ao anexo 08 do Edital da LIC BC N 001/2013.

Anexos:

Anexo 01- Legislaes que regem a prestao de contas. Anexo 02 Modelo de plano de trabalho. Anexo 03- Declaraes Anexo 04-Modelo de carta de anuncia. Anexo 05- Modelo de oramento. Anexo 06- Modelo de tabela de pesquisa de preo. Anexo 07- Carta de autorizao de fornecimento de bens/servios. Anexo 08-Termo de referncia. Anexo 09-Modelo de carimbo de certificao. Anexo 10- Modelo de relatrio tcnico. Anexo 11- Modelo de relatrio financeiro.

Todos os anexos esto disponveis no site da FCBC : www.culturabc.com.br.

Este documento d nova redao ao anexo 08 do Edital da LIC BC N 001/2013.

Vous aimerez peut-être aussi