Vous êtes sur la page 1sur 4

Tema: O MINISTRO DE DEUS E O SEU PAPEL NA ATUALIDADE. Texto: Atos. 20.17-36 Introduo: Ministrar na igreja o maior privilegio.

. Nada pode ser mais honroso para um homem servir a Cristo em sua Igreja. Mas este privilegio est imbudo de grandes responsabilidades e de muitos desafios.

Ao assumirmos o privilgio de sermos Ministros de Deus e ministramos ao seu povo, perguntamos:


Transio: o que Deus espera do seu ministro? O que a igreja pode esperar do ministro do Evangelho? 1. ESPERA-SE QUE O MINISTRO DE DEUS QUE TENHA CONVICO DA CHAMADA DIVINA. a) o Esprito Santo quem chama. 28 b) Ele chama de forma especifica para pastoreardes a igreja de Deus c) Erwin Lutzer define chamado como uma convico interior, dada pelo Esprito Santo e confirmada pela Palavra de Deus e pelo Corpo de Cristo. d) Tenha convico da sua chamada: Charles Spurgeon, disse: Homens que ousam declarar-se embaixadores de Cristo precisam compreender mais profundamente que o Senhor lhes entregou a palavra da reconciliao (2 Co 5.18,19)...Preferiria que vivssemos em duvida e nos examinssemos muitssimas vezes, do que tornarmos empecilhos no ministrio... Ser pastor sem vocao como ser membro professo e batizado sem converso... 2. ESPERA-SE QUE O MINISTRO DE DEUS SEJA UM SERVO DEDICADO a) Dedicado a evangelizao: 21 b) Dedicado ao ensino. 31 c) Dedicado o cuidado do rebanho 28- pastorar levar a rebanho para pastos verdejantes e ao mesmo tempo cuidar, proteger o rebanho dos lobos. 3. ESPERA-SE QUE O MINISTRO DE DEUS SEJA INTEGRO

a) Diante de Deus- 27 a. No ensino da palavra 20 b. Na pregao da palavra 26,27 b) Diante dos homens - 18,33,34 aqueles que ensinam por meio de sua doutrina, devem tambm ensinar por meio de seu modo de viver disse Matthew Henry . c) O ministro deve ter uma vida moral acima de qualquer suspeita. Spurgeon aconselhando seus alunos dizia: no ministro, a santidade ao mesmo tempo a sua principal necessidade e o seu mais excelente ornamento. A barba da reputao uma vez raspada, dizia ele dificilmente cresce de novo .

4. ESPERA-SE QUE O MINISTRO DE DEUS SEJA SUBMISSO VONTADE DE DEUS. a. Mesmo que no entenda 22; b. Mesmo que seja difcil 23; c. Mesmo que seja contra sua vontade 24;
5. ESPERA-SE QUE O MINISTRO DE DEUS SEJA UM HOMEM DE ORAO. a) Orando com e pelo rebanho. 36 b) Spurgeom disse: Naturalmente o pregador deve salientar ser sobre todos como um homem de orao. Ele ora como um crente comum ou seria um hipcrita; ele ora mais como um crente comum ou seria desqualificado no ofcio que ocupa. Se os ministros no so dedicados a orao, so dignos de lstima. Se vs vos tornais negligentes na devoo sagrada, no s vs mas tambm o vosso povo digno de compaixo... O ministro que no ora fervorosamente pela obra que realiza s pode ser um homem ftil e vaidoso... O pregador que negligencia orar s pode ser muito desleixado quanto ao seu ministrio. No possvel que tenha compreendido a sua vocao. No pode ter computado o valor de uma alma, nem avaliado o sentido da eternidade. c) Por quem deve o ministro de Deus orar? d) Primeiro, Ele deve orar por si mesmo Paulo disse ao jovem Timteo Tem cuidado de ti mesmo. Um jovem ministro em seu af na seara do Mestre pode ser tentado a cuidar de tudo e de todos e se esquecer de si mesmo. Esta no tem sido a razo por que muitos tm naufragado no ministrio, a falta do cuidado pessoal? O ministro como todo mortal deve vigiar e orar para no cair em tentao. Deve ainda o ministro orar para

que Deus lhe d a Palavra no abrir da sua boca, pois a instruo e a sabedoria esto nos lbios do sacerdote. O ministro deve incessantemente dedicar-se a orao a fim de conhecer as profundezas da riqueza de Cristo e conhecer a altura, a profundidade, a largura e o cumprimento do amor de Deus. Deve orar pelo pleno conhecimento de Deus e da Sua vontade para a sua vida. Deve ainda o ministro de Deus orar pela uno divina no seu ministrio. O ministro que ora coloca Deus na obra. Paulo diz: A nossa capacidade vem de Deus. Deve portanto o ministro buscar de Deus na orao o leo fresco da Santa Uno a fim de que seu ministrio flua e traga vida a todos. A uno de Deus, o machado emprestado. Mas somente o cabo, a madeira no serve realizarmos a obra de Deus eficazmente, precisamos do ferro, do poder, da uno divina sobre a nossa vida e essa s obteremos no altar da orao. ficai em Jerusalm at que do alto sejais revestidos de poder. e) Segundo, deve o ministro de Deus orar pelo seu povo. por esta razo... no cessamos de orar por vs.... dizia Paulo aos colossenses ( Cl 1.9). E.M. Bounds em seu opsculo falando sobre o Poder Atravs da Orao disse: Falar aos homens a respeito de Deus uma grande coisa; mas falar a Deus a favor dos homens ainda maior. Quem no aprendeu a falar com Deus em favor dos homens, no pode falar bem e com real sucesso aos homens de Deus. Mais do que isto, as palavras sem orao, tanto no plpito como fora dele, so palavras que amortecem. Devemos entender que o Ministro de Deus tem um papel sacerdotal que de levar o seu povo aos ps de Deus em orao; isto pelo menos com trs objetivos: Primeiro, Deve o Ministro de Deus orar pelo seu povo para que este seja salvo. Paulo dizia aos Glatas: meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, at ser Cristo formado em vs (Gl. 4.19). Cabe ao Ministro de Deus a responsabilidade de interceder pela salvao do seu povo e que essa salvao se desenvolva a ponto de ser reconhecida a sua eleio. John Welch, um pregador escocs, acordava noite e orava. A sua esposa queixava-se dele quando o encontrava chorando prostado no assoalho. Ele lhe replica: Oh mulher, tenho a responsabilidade de trs mil almas diante de Deus! E eu no sei quantos dentre eles tm a certeza da salvao. No deve ser tambm essa a nossa preocupao como ministro de Deus ? Esto todos salvos em nossa comunidade ? Tm todos revelado provas da eleio divina em suas vidas ? Segundo, Deve o Ministro de Deus orar pelo seu povo para que este seja santo. Orando ainda pelos colossenses Paulo diz que pedia a Deus que eles vivessem do modo digno do Senhor (Cl 1.9,10). Pelos tessalonicenses ele faz voto para que Deus os santificasse em tudo e os conservasse ntegros e irrepreensveis na vinda do Senhor (1 Ts. 5.23).

O desejo do Ministro de Deus deve ser de ter um povo que viva uma vida que agrada ao Senhor. E muito mais que sermo de orao que o povo precisa. ...para isso que eu tambm me afadigo, esforando-me o mais possvel, segundo a sua eficcia que opera eficientemente em mim. Assim fazia Paulo pelos crentes de Colossos. Terceiro, Deve o Ministro de Deus orar pelo seu povo para que este seja til. Ainda orando pelos colossenses o apostolo pede para que frutifiquem em toda boa obra. Pelos crentes de Corinto ele ora suplicando a Deus que no lhes falte nenhum dom (1 Co. 1.7). Segundo Paulo o Ministro um dom de Cristo para a edificao da igreja a fim de que essa desempenhe o seu servio. Por esta razo deve o Ministro de Deus se ocupar em orar pelo seu povo para que este descubra seus dons, os desenvolva e torne-se um povo de boas obras. Concluso: Muitas expectativas so colocadas sobre o irmo. Algumas reais outras nem tanto assim, mas diante desse desafio lembre-se em nada saiamos onde a vocao divina nos colocou, bom ou ruim o plpito nossa torre de vigia, compete-nos quando no vermos o rosto de Deus descansarmos sob as suas asas.

Vous aimerez peut-être aussi