Vous êtes sur la page 1sur 2

TTULO: Sodomitas nas terras de Ngupata Algumas reflexes sobre a homoafetividade entre os Tikuna

RESUMO Os estudos sobre gnero e identidades desenvolveram numerosos avanos na compreenso das sociedades contemporneas. A necessidade de conhecimento acerca desta temtica deve ser encarada como desafio a eixos pragmticos, onde ainda predomina o tabu e silncio que calam a muitos. Pesquisadores em meados de 1920 j sinalizavam a relevncia acerca desta temtica; em uma poca, onde o homem desempenhava seu papel como chefe de famlia, portador de fora e inteligncia, enquanto a mulher aparecia com o papel da maternidade, e relaes homoafetivas eram desprezadas e renegadas por grande parte da populao. Tais conceitos permearam diversas culturas, como a de nossos indgenas, com os quais abordaremos a viso histrica e antropolgica, assim como a atual situao das prticas sexuais homoafetivas.

OBJETIVO GERAL O objetivo geral desta pesquisa promover reflexo acerca do papel atual do homem indgena e as relaes homoafetivas inseridas na sociedade Tikuna. OBJETIVOS ESPECFICOS Para atingir o objetivo geral deste projeto, cada plano de trabalho focalizar a reviso da literatura desse conceito, visando futuras comparaes com o que for observado na comunidade Tikuna, o qual ser definido pelo discente e construdo por ele durante o desenvolvimento da pesquisa. Assim, os objetivos especficos desta pesquisa consistem em: - Significao e importncia do homem e sua masculinidade no cotidiano da aldeia - Levantamento histrico e antropolgico acerca da viso da homoafetividade dentro da cultura indgena do povo Tikuna - Reflexo acerca da interseccionalidade no contexto homossexual - Abordagem, registro e anlise da atual situao dos indgenas declarados homossexuais dentro da comunidade

JUSTIFICATIVA A sociedade indgena est constituda de diferentes atribuies entre seus membros, sendo primordial uma diviso de tarefas, por mais que esta no seja igualitria em todos os povos, as atividades realizadas por cada um dos gneros tendem a garantir uma qualidade de vida em toda a comunidade. Desde a tenra infncia so educadas e esclarecidas acerca do papel que cada um dos gneros deve constituir, sendo as crianas sempre levadas pela me quando menina, ou pelo pai quando menino, para acompanhar em seus afazeres. Surge como pressuposto o determinismo nas distribuies das tarefas, tornando quase intangvel a viso de um terceiro gnero, alm do masculino e feminino, os chamados meia coisa por eles. Os quais nos ltimos anos tm surgido em crescente nmero, inclusive em tabulaes da Funai (Fundao Nacional do ndio), tendo registros destes nas aldeias Tikuna de Umariau 1, Belm do Solimes, Feijoal e Filadlfia. O antroplogo Darcy Ribeiro (1922-1997) escreveu que h registros de homossexualidade entre ndios desde meados do sculo 19. Isto posto, justifica-se a presente proposta, interesse e necessidade em promover reflexo e conhecimento desta temtica, a fim de evidenciar em dias atuais.

METODOLOGIA O material para a conduo da pesquisa, tanto para o levantamento da bibliografia, quanto para a constituio dos corpora de cada plano de trabalho, ser obtido por meio de difcil acesso, geralmente inexistentes nos compndios tradicionais de fontes bibliogrficas, tais como livros, teses, artigos, publicaes oficiais etc. Os dados a serem desenvolvidos tendem a permitir o avano na discusso sobre a prpria teoria da homossexualidade. Ser produzida uma reviso da literatura para cada conceito apresentado nos objetivos especficos deste projeto. Com base na produo cientfica decorrente dessa reviso de literatura, levantaremos o comparativo de caracterstica particular, onde o prximo seguimento ser a ida at a comunidade para estudos de observao, anotaes dos registros, e entrevista com alguns membros do grupo. No haver objetos tericos e analticos coincidentes, pois o projeto de pesquisa pretende construir e apresentar uma ideia de conjunto mais ampla a respeito da natureza e do alcance da temtica de gnero e sexualidade.

Vous aimerez peut-être aussi