Vous êtes sur la page 1sur 24

Avaliao Diagnstica do E M 2012

. SRIe 3a

LINGUAGENS, CDIGOS
E SUAS TECNOlOGIAS

VOLUME 2
DISTRIBUIO GRATUITA

2 . SEMESTRE

Avaliao Diagnstica EM 2012

Questo

Lngua Inglesa

Questo

Lngua Inglesa

Alternativa: A A) Correta. O trecho Chocolate didnt suit the foreigners tastebuds at first one described it in his writings as a bitter drink for pigs justica a resposta. B) Incorreta. Os 90% mencionados no texto referem-se ao tempo na longa histria do chocolate em que foi consumido como uma bebida sem acar, como mostra o trecho But for about 90 percent of chocolates long history, it was strictly a beverage, and sugar didnt have anything to do with it. C) Incorreta. O trecho usado para justicar a alternativa B tambm justica essa alternativa. D) Incorreta. A criao da primeira barra de chocolate dos tempos modernos creditada a Joseph Fry. Em 1847, ele descobriu que poderia fazer uma pasta moldvel de chocolate adicionando manteiga de cacau derretida ao cacau holands. L-se no texto The creation of the first modern chocolate bar is credited to Joseph Fry, who in 1847 discovered that he could make a moldable chocolate paste by adding melted cacao butter back into Dutch cocoa. E) Incorreta. Em 1868, uma pequena empresa chamada Cadbury estava comercializando caixas de bombons de chocolate na Inglaterra. O chocolate ao leite chegou ao mercado alguns anos mais tarde, pela precursora cujo nome familiar Nestl. O trecho By 1868, a little company called Cadbury was marketing boxes of chocolate candies in England. Milk chocolate hit the market a few years later, pioneered by another name that may ring a bell Nestle comprova isso. Competncia de rea 2: Conhecer e usar lngua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informaes e a outras culturas e grupos sociais. Habilidade 5: Associar vocbulos e expresses de um texto em LEM ao seu tema. Habilidade 6: Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informaes, tecnologias e culturas.

Alternativa: C A) Incorreta. Essa informao no apresentada no texto. B) Incorreta. Segundo o texto, as informaes podem ser projetadas em qualquer tipo de superfcie. L-se no texto It can project information on any surface, be it a wall, table or any other object. C) Correta. O trecho [] links the physical world around us with digital information and uses hand gestures to interact with them justica a resposta. D) Incorreta. MIT a abreviao de Instituto de Tecnologia de Massachusetts, onde Pranav Mistry estudante de Ph.D., como mostra o trecho He is a Ph.D. student at MIT [...]. E) Incorreta. O dispositivo v o que vemos e mostra a informao que queremos enquanto olhamos o objeto em questo. O trecho The device sees what we see but it lets out information that we want to know while viewing the object comprova isso. Competncia de rea 2: Conhecer e usar lngua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informaes e a outras culturas e grupos sociais. Habilidade 5: Associar vocbulos e expresses de um texto em LEM ao seu tema. Habilidade 6: Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informaes, tecnologias e culturas.
Questo 3 Lngua Inglesa

Alternativa: C A) Incorreta. O trabalho desses artistas est para ser premiado em uma galeria de Nova Iorque, como comprova o trecho [] their work is to be championed by a New York gallery. B) Incorreta. O valor de um milho de libras refere-se ao prejuzo causado aos bolsos dos contribuintes que sero obrigados a pagar pelos danos ao patrimnio

a 3. srie Volume 2 - 2 . semestre

Avaliao Diagnstica EM 2012

pblico. O trecho Last week the might of English law delivered its verdict at Southwark Crown Court where five members of the DPM graffiti crew were jailed one, Andrew Gillman, for two years after admitting conspiracy to cause criminal damage costing the taxpayer at least 1m mostra isso. C) Correta. O trecho [...] the riverside facade of Tate Modern had been covered in giant murals by six urban artists with international reputations justica a resposta. D) Incorreta. Segundo o excerto, apenas um dos membros do grupo de grateiros foi sentenciado a dois anos de priso o que pode ser vericado no trecho [] five members of the DPM graffiti crew were jailed one, Andrew Gillman, for two years []. E) Incorreta. Essa informao no apresentada no texto. Competncia de rea 2: Conhecer e usar lngua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informaes e a outras culturas e grupos sociais. Habilidade 5: Associar vocbulos e expresses de um texto em LEM ao seu tema. Habilidade 6: Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informaes, tecnologias e culturas.
Questo 4 Lngua Inglesa

E) Correta. Sabe-se que a esposa no consegue acreditar que o marido no sabia o que era multitarefa at agora porque ela est gritando Voc quer dizer que s AGORA voc est descobrindo MULTITAREFAS?. Competncia de rea 2: Conhecer e usar lngua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informaes e a outras culturas e grupos sociais. Habilidade 5: Associar vocbulos e expresses de um texto em LEM ao seu tema. Habilidade 6: Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informaes, tecnologias e culturas. Habilidade 8: Reconhecer a importncia da produo cultural em LEM como representao da diversidade cultural e lingustica.
Questo 5 Lngua Inglesa

Alternativa: E A) Incorreta. A mulher no est repreendendo o marido por fazer as tarefas domsticas sozinho. Ela expressa sua indignao por ele s descobrir agora o que multitarefa, dizendo Voc quer dizer que s AGORA voc est descobrindo MULTITAREFAS?. B) Incorreta. No se pode inferir do texto que o marido no entendeu o motivo de a esposa estar to irritada. C) Incorreta. O problema apresentado no cartum no diz respeito ao fato de o casal estar com problemas para realizar multitarefas, mas ao fato de a mulher estar irritada com o marido por ele no saber, at ento, o signicado de multitarefas. D) Incorreta. No se pode armar que o beb est chorando porque a me est realizando multitarefas.
Linguagens, cdigos e suas tecnologias

Alternativa: B A) Incorreta. A informao de que mais fcil clonar um animal do que clonar um ser humano no apresentada no texto. B) Correta. O texto arma que um plasmdeo uma unidade de DNA mais acessvel e menor que utilizada na clonagem de genes, como mostra o trecho [] a smaller, more accessible piece of DNA, such as a plasmid. C) Incorreta. O texto no diz que as tcnicas usadas para clonar organismos so exatamente as mesmas que as usadas para clonar genes. D) Incorreta. A ilustrao representa a clonagem de um gene, no de um organismo. E) Incorreta. O que torna mais fcil o estudo da funo do gene individual no laboratrio a cpia da sequncia de DNA de um gene para uma unidade menor, e mais acessvel de DNA, como um plasmdeo, e no a clonagem de organismos. L-se no texto Usually this involves copying the DNA sequence of that gene into a smaller, more accessible piece of DNA, such as a plasmid. This makes it easier to study the function of the individual gene in the laboratory.
3

Avaliao Diagnstica EM 2012


Competncia de rea 2: Conhecer e usar lngua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informaes e a outras culturas e grupos sociais. Habilidade 5: Associar vocbulos e expresses de um texto em LEM ao seu tema. Habilidade 6: Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informaes, tecnologias e culturas. Competncia de rea 6: Compreender e usar os sistemas simblicos das diferentes linguagens como meios de organizao cognitiva da realidade pela constituio de signicados, expresso, comunicao e informao. Habilidade 18: Identicar os elementos que concorrem para a progresso temtica e para a organizao e estruturao de textos de diferentes gneros e tipos.
Questo 6 Lngua Espanhola

Habilidade 8: Reconhecer a importncia da produo cultural em LEM como representao da diversidade cultural e lingustica.
Questo 7 Lngua Espanhola

Alternativa: A A) Correta. A temtica central do conto o conceito de estrangeiro. Ao demonstrar que existem esteretipos culturais que consideram o estrangeiro como o outro, a narrativa coloca em xeque essas construes culturais. B) Incorreta. Embora a narrativa mencione a questo do universo infantil, o trecho est centrado na questo do esteretipo em relao ao estrangeiro. C) Incorreta. A descrio da busca por boas fotos revela que o registro fotogrco a melhor forma de lembrana, pois no se pode conar na memria. D) Incorreta. O trecho revela uma preocupao sobre como atuam as crianas estrangeiras, mas no h indcios de busca de controle. E) Incorreta. A narrativa expressa uma falta de compreenso do outro, mas no h vestgios de falta de dilogo. Competncia de rea 2: Conhecer e usar lngua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informaes e a outras culturas e grupos sociais. Habilidade 6: Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informaes, tecnologias e culturas.
4

Alternativa: E A) Incorreta. O esposo no possui uma linguagem rebuscada. Ela simplesmente no logra construir sentido da fala dele. B) Incorreta. O conto no apresenta indcios de que a personagem tenha lhos, ou no, e essa informao no auxilia no entendimento da proposio por parte da personagem. C) Incorreta. Ela no menospreza os comentrios, apenas no os entende. D) Incorreta. O encontro com a menina estimula a reexo da personagem. E) Correta. A personagem no se d conta de que ela, em outros lugares, o esteretipo de estrangeira. Competncia de rea 2: Conhecer e usar lngua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informaes e a outras culturas e grupos sociais. Habilidade 6: Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informaes, tecnologias e culturas. Habilidade 8: Reconhecer a importncia da produo cultural em LEM como representao da diversidade cultural e lingustica.
Questo 8 Lngua Espanhola

Alternativa: B A) Incorreta. Existem muitas investigaes sobre o desenvolvimento da linguagem. B) Correta. O que motivou, em tese, a pesquisa foi a preocupao em relao ao impacto que o uso de mensagens de texto traria para o desenvolvimento da linguagem. C) Incorreta. De forma objetiva, a reportagem busca apresentar um assunto, eximindo-se de apresentar a opinio do autor.
a 3. srie Volume 2 - 2 . semestre

Avaliao Diagnstica EM 2012


Habilidade 18; Identicar os elementos que concorrem para a progresso temtica e para a organizao e estruturao de textos de diferentes gneros e tipos.
Questo 10 Lngua Espanhola

D) Incorreta. O consumo de novas tecnologias de comunicao uma premissa para o uso de mensagens de texto. E) Incorreta. O jornal, como suporte, no expressa juzo de valor em relao ao contedo apresentado. Competncia de rea 2: Conhecer e usar lngua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informaes e a outras culturas e grupos sociais. Habilidade 7: Relacionar um texto em LEM, as estruturas lingusticas, sua funo e seu uso social.
Questo 9 Lngua Espanhola

Alternativa: B A) Incorreta. No se trata de um erro ortogrco, mas de um recurso estilstico que denota a importncia dada ao homem nas relaes familiares. B) Correta. Ao agrupar a histria em quadrinhos em pares de situaes que apresentam dois desenlaces diferentes, mas sempre com uma conotao negativa para a atuao da mulher, percebe-se a injustia sendo tratada com humor nunca a madrasta ter razo. C) Incorreta. A mulher no age de forma incorreta nas situaes, mas no recebe apoio do pai das crianas. D) Incorreta. Os lhos podem e atuam de forma incorreta, mas o pai condescendente. E) Incorreta. O humor no est sempre na representao da vivncia do leitor, no texto apresentado, est na relao da madrasta com os lhos do esposo. Competncia de rea 2: Conhecer e usar lngua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informaes e a outras culturas e grupos sociais. Habilidade 6: Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informaes, tecnologias e culturas. Habilidade 8: Reconhecer a importncia da produo cultural em LEM como representao da diversidade cultural e lingustica. Competncia de rea 6: Compreender e usar os sistemas simblicos das diferentes linguagens como meios de organizao cognitiva da realidade pela constituio de signicados, expresso, comunicao e informao.
Linguagens, cdigos e suas tecnologias

Alternativa: C A) Incorreta. Trata-se da relao entre madrasta x enteados. B) Incorreta. No se trata da inexistncia de vnculos afetivos, trata-se das novas dinmicas familiares e do papel desempenhado pela madrasta. C) Correta. Devido constituio de famlias de segundos casamentos, passa a existir um papel social desempenhado pela madrasta. D) Incorreta. Na sociedade contempornea, a constituio de vnculos afetivos evidencia o papel desempenhado pelos pais na relao entre lhos x segunda esposa. E) Incorreta. Embora o rechao s intervenes paternas seja recorrente na adolescncia, no so elas que motivam a produo do texto, mas, sim, o papel desempenhado pelos pais na relao entre lhos x segunda esposa. Competncia de rea 2: Conhecer e usar lngua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informaes e a outras culturas e grupos sociais. Habilidade 7: Relacionar um texto em LEM, as estruturas lingusticas, sua funo e seu uso social. Habilidade 8: Reconhecer a importncia da produo cultural em LEM como representao da diversidade cultural e lingustica.
Questo 11 Arte

Alternativa: D A) Incorreta. A viso o sentido que torna a imagem perceptvel, portanto ela no exige o uso de todos os sentidos para sua interpretao. B) Incorreta. As imagens possuem muitas funes que se ampliaram com o aumento de tcnicas de registro e reproduo.
5

Avaliao Diagnstica EM 2012


Habilidade 16: Relacionar informaes sobre concepes artsticas e procedimentos de construo do texto literrio.
Questo 13 Literatura

C) Incorreta. Alm de permitir a comunicao entre culturas, a imagem contribui para transmitir ideologias e tem alto poder de manipulao. D) Correta. O apelo visual da imagem permite a rpida captao de informao, tornando-a um recurso importante nos meios de comunicao. E) Incorreta. As mensagens observadas por meio da imagem no so apenas artsticas, podem promover a reexo, mas tambm a manipulao. Competncia de rea 4: Compreender a Arte como saber cultural e esttico gerador de signicao e integrador da organizao do mundo e da prpria identidade. Habilidade 12: Reconhecer diferentes funes da Arte, do trabalho da produo dos artistas em seus meios culturais. Habilidade 13: Analisar as diversas produes artsticas como meio de explicar diferentes culturas, padres de beleza e preconceitos.
Questo 12 Literatura

Alternativa: A A) Correta. O fragmento do conto apresentado parte da primeira publicao de Clarice Lispector. Tal produo est marcada pela presena das relaes familiares desde a perspectiva da mulher no conto, o distanciamento na relao me x lha. B) Incorreta. O fato de as mulheres seguirem apressadas para a estao no central na narrativa. C) Incorreta. Embora esteja escrito em terceira pessoa, esse procedimento no caracteriza o uso da linguagem formal no conto. D) Incorreta. No fragmento apresentado, no possvel vislumbrar uma reexo de cunho losco. E) Incorreta. O fato de a personagem ser estrbica no signica que ela se sente marginalizada. Competncia de rea 5: Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, funo, organizao, estrutura das manifestaes, de acordo com as condies de produo e recepo.
6

Alternativa: A A) Correta. J no primeiro pargrafo, ao descrever o ar zombeteiro da lha em relao atitude da me, o narrador esclarece o tipo de relao entre elas estabelecido. B) Incorreta. No se trata de preocupao, mas, sim, de um comentrio irnico em relao diculdade de dilogo entre sogra e genro. C) Incorreta. No h relao de proximidade entre as duas. Ao contrrio, o uso do advrbio finalmente denota que as duas anseiam pelo m da estada. D) Incorreta. O uso do ditado tem uma conotao irnica, pois a sogra parece no gostar do genro e vice-versa. E) Incorreta. No se trata de diculdade de relacionamento, Catarina simplesmente parece se divertir com o ridculo da situao. Competncia de rea 5: Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, funo, organizao, estrutura das manifestaes, de acordo com as condies de produo e recepo. Habilidade 16: Relacionar informaes sobre concepes artsticas e procedimentos de construo do texto literrio.
Questo 14 Lngua Portuguesa

Alternativa: B A) Incorreta. Embora o leitor possa inferir a presena de uma crtica em relao aos padres de consumo atuais, o texto objetiva apresentar a obra As coisas, de George Perec. B) Correta. O texto tem como objetivo apresentar a obra de George Perec cujo tema o consumo. C) Incorreta. O texto no tem como objetivo contestar a forma de atuao em relao ao consumo, apenas
a 3. srie Volume 2 - 2 . semestre

Avaliao Diagnstica EM 2012


Competncia de rea 7: Confrontar opinies e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestaes especcas. Habilidade 21: Reconhecer em textos de diferentes gneros, recursos verbais e no verbais utilizados com a nalidade de criar e mudar comportamentos e hbitos. Habilidade 22: Relacionar, em diferentes textos, opinies, temas, assuntos e recursos lingusticos.
Questo 16 Lngua Portuguesa

divulga uma obra cujo tema o consumismo contemporneo. D) Incorreta. O objetivo do texto apresentar uma obra que est ambientada na dcada de 1960. E) Incorreta. Pode-se considerar a possibilidade de que um leitor da obra de George Perec mude seu comportamento a partir da leitura da obra, mas o objetivo do texto publicado no jornal divulgar o texto literrio. Competncia de rea 7: Confrontar opinies e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestaes especcas. Habilidade 23: Inferir em um texto quais so os objetivos de seu produtor e quem seu pblico-alvo, pela anlise dos procedimentos argumentativos utilizados.
Questo 15 Lngua Portuguesa

Alternativa: A A) Correta. Por meio da apresentao da obra de George Perec As coisas podem-se vislumbrar as relaes sociais contemporneas, marcadas pelo consumo, expostas na resenha de Marleth silva. B) Incorreta. O consumo no apresentado como algo inerente condio humana, mas uma forma de atuao prpria das sociedades capitalistas contemporneas. C) Incorreta. No h indcios de rechao ao texto literrio como conformador de padres de comportamento. Ao contrrio, por meio da apresentao deste, busca-se tratar de um tema que diz respeito a toda a sociedade. D) Incorreta. No h inteno de condicionar o leitor a atuar de determinada forma, o texto apenas apresenta uma obra que trata do consumismo. E) Incorreta. O texto apresenta as ideias defendidas pelo autor da obra As coisas e permite reetir sobre as formas de atuao da sociedade na dcada de 1960, mostrando que no h tanta diferena com os padres atuais em que a identidade se estabelece a partir do que se tem e no do que se .

Alternativa: D A) Incorreta. A identidade contempornea se conforma a partir da imagem construda por meio dos produtos consumidos. B) Incorreta. Nesse contexto, a vida criativa est em segundo plano. C) Incorreta. Os meios de comunicao de massa inuenciam os padres e os comportamentos consumistas, sendo os responsveis pela constituio de uma cultura da imagem que tem no consumo seu maior cone. D) Correta. A partir da apresentao das ideias de Georges Perec, defendidas na obra As coisas e apresentadas na resenha de Marleth Silva, percebe-se que a identidade contempornea se constitui pela imagem forjada pelo consumo. E) Incorreta. O ideal de vida da juventude de 1960 contraposto ao desenvolvimento da sociedade de consumo. Competncia de rea 6: Compreender e usar os sistemas simblicos das diferentes linguagens como meios de organizao cognitiva da realidade pela constituio de signicados, expresso, comunicao e informao. Habilidade 20: Reconhecer a importncia do patrimnio lingustico para a preservao da memria e da identidade nacional.
Questo 17 Educao Fsica

Alternativa: D

Linguagens, cdigos e suas tecnologias

Avaliao Diagnstica EM 2012

A) Incorreta. O texto no estabelece este tipo de relao. B) Incorreta. Segundo o texto, a inuncia dos pais pode contribuir para o aumento ou diminuio do ndice de sedentarismo. C) Incorreta. O texto mostra o contrrio. Pelo fato de morar em reas urbanas, subentende-se que h uma diminuio nos espaos para a prtica de esportes ou lazer, bem como do tempo para poder execut-las. D) Correta. Segundo o texto, escolas sem atividades esportivas geram sedentarismo na adolescncia, portanto escolas com atividades fsicas podem contribuir para a diminuio desse ndice. E) Incorreta. Muitos adolescentes esto no mercado de trabalho, mas o nmero pequeno, se comparado aos adultos. Portanto h mais tempo para a prtica de exerccios fsicos por parte dos adolescentes do que para os adultos. Competncia de rea 3: Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a prpria vida, integradora social e formadora da identidade. Habilidade 9: Reconhecer as manifestaes corporais de movimento como originrias de necessidades cotidianas de um grupo social. Habilidade 10: Reconhecer a necessidade de transformao de hbitos corporais em funo das necessidades cinestsicas.
Questo 18 Arte

E) Incorreta. O Cubismo procura manter-se ligado ao tema que est representando, no caso do guitarrista, o artista parte da realidade, reconstruindo-a a partir de pontos diferentes no plano da pintura. Competncia de rea 4: Compreender a Arte como saber cultural e esttico gerador de signicao e integrador da organizao do mundo e da prpria identidade. Habilidade 12: Reconhecer diferentes funes da Arte, do trabalho da produo dos artistas em seus meios culturais. Habilidade 13: Analisar as diversas produes artsticas como meio de explicar diferentes culturas, padres de beleza e preconceitos.
Questo 19 Literatura

Alternativa: B A) Incorreta. O Cubismo um movimento artstico que buscou distanciar-se do Realismo acadmico das formas dos objetos. B) Correta. Esta uma de suas justicativas artsticas, o Cubismo prope uma busca por representaes inovadoras da realidade. C) Incorreta. As diferenas sociais e tnicas no so a nfase deste movimento. D) Incorreta. O Cubismo mostra que a realidade pode ser vista de outras maneiras, partindo de outros pontos de vista.
8

Alternativa: B A) Incorreta. O tema do texto o m de um relacionamento. B) Correta. As falas curtas e entrecortadas evidenciam a falta de compreenso entre os personagens-narradores, demonstrando como os dois so individualistas a ponto de no quererem entender um ao outro. C) Incorreta. No se trata de versatilidade, trata-se de desconsiderao com o outro. D) Incorreta. A velocidade da linguagem oral representada no texto apenas reete a conversa estabelecida entre o casal sobre o relacionamento. E) Incorreta. O fato de mencionar que tristeza d cncer, lugar comum das discusses populares, apenas contextualiza o entorno/tempo da discusso e demonstra a pouca preocupao com o outro, pois o interlocutor parece no querer saber o motivo da tristeza. Competncia de rea 5: Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, funo, organizao, estrutura das manifestaes, de acordo com as condies de produo e recepo. Habilidade 16: Relacionar informaes sobre concepes artsticas e procedimentos de construo do texto literrio.
a 3. srie Volume 2 - 2 . semestre

Avaliao Diagnstica EM 2012

Questo

20 Lngua Portuguesa

Alternativa: E A) Incorreta. A obra contraria o senso comum ao revelar que a timidez pode ser uma caracterstica positiva. B) Incorreta. Os produtos culturais so apresentados para dar exemplos de indivduos tmidos. C) Incorreta. No ocorre um rechao ao comportamento tmido apenas a exemplicao de como esse pode ser um comportamento comum. D) Incorreta. O objetivo da obra apresentada na reportagem no demonstrar como ser bem-sucedido. A obra busca romper com a ideia de que preciso ser extrovertido para alcanar xito. E) Correta. Ao apresentar os dados sobre como a introspeco pode ser positiva, o texto contribui para desenvolver o senso crtico do leitor, pois o coloca contra o que, usualmente, se pensa em relao timidez. Competncia de rea 7: Confrontar opinies e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestaes especcas. Habilidade 21: Reconhecer em textos de diferentes gneros, recursos verbais e no verbais utilizados com a nalidade de criar e mudar comportamentos e hbitos. Habilidade 24: Reconhecer no texto estratgias argumentativas empregadas para o convencimento do pblico, tais como a intimidao, seduo, comoo, chantagem, entre outras.
Questo 21 Lngua Portuguesa

pela literatura clssica ou pela produo cultural de massa. D) Incorreta. A apresentao da autora do livro tem como objetivo dar mais objetividade e veracidade s informaes apresentadas. E) Incorreta. O uso da linguagem formal no pode ser considerado, por si s, como um indcio de aproximao com o universo do leitor. Competncia de rea 6: Compreender e usar os sistemas simblicos das diferentes linguagens como meios de organizao cognitiva da realidade pela constituio de signicados, expresso, comunicao e informao. Habilidade 18: Identicar os elementos que concorrem para a progresso temtica e para a organizao e estruturao de textos de diferentes gneros e tipos.
Questo 22 Educao Fsica

Alternativa: C A) Incorreta. O ttulo da obra em ingls no aproxima o texto de um universo mais amplo de leitores, apenas serve ao intento de demonstrar a origem do texto que est sendo comentado. B) Incorreta. A indicao da editora um dado que muitas vezes passa at despercebido pelo leitor. C) Correta. Ao apresentar os dois heris Julien Sorel e Clark Kent, o texto amplia o universo de interesse pelo artigo seja porque o leitor pode se interessar
Linguagens, cdigos e suas tecnologias

Alternativa: C A) Incorreta. De acordo com o texto, a difuso em massa nos meios de comunicao no traz somente efeitos positivos. B) Incorreta. A mdia esportiva inuencia o entendimento das prticas corporais tanto fora como dentro da escola, seja no imaginrio dos alunos, que querem atuar como seus dolos esportivos, aclamados pela mdia em geral, seja na seleo que o prprio professor de Educao Fsica faz das prticas corporais a serem trabalhadas nas aulas. Por isso, a urgncia de propostas curriculares crticas, direcionadas formao humana e cidad. C) Correta. A Educao Fsica pode contribuir para minimizar os efeitos deste contato precoce das crianas com as prticas corporais do mundo adulto. D) Incorreta. As aulas de Educao Fsica no deveriam estar diretamente relacionadas difuso, explorao e massicao das prticas corporais, tal como divulgadas na mdia em geral, especialmente em se tratando de alunos das sries iniciais. E) Incorreta. A Educao Fsica no se transformou em bem de consumo pelos meios de comunicao.
9

Avaliao Diagnstica EM 2012


Competncia de rea 3: Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a prpria vida, integradora social e formadora da identidade. Habilidade 9: Reconhecer as manifestaes corporais de movimento como originrias de necessidades cotidianas de um grupo social.
Questo 23 Arte

Alternativa: C A) Incorreta. A Figura I um exemplo de Arte Medieval com a religiosidade predominante do perodo, portanto do Texto II. B) Incorreta. A Figura III no exemplo de Arte Medieval, e, sim, de Arte Moderna. C) Correta. As Figuras I, II e III so exemplos para a denio do termo clssico por representarem produes artsticas consagradas na Arte. D) Incorreta. Apenas a Figura I ilustra a Arte Medieval por representar a arte religiosa crist daquele perodo histrico. E) Incorreta. As duas denies no so complementares a princpio, pois ilustram expresses artsticas de contextos diferentes, embora arte primitiva tambm possua obras consagradas do ponto de vista esttico. Competncia de rea 4: Compreender a Arte como saber cultural e esttico gerador de signicao e integrador da organizao do mundo e da prpria identidade. Habilidade 12: Reconhecer diferentes funes da Arte, do trabalho da produo dos artistas em seus meios culturais. Habilidade 13: Analisar as diversas produes artsticas como meio de explicar diferentes culturas, padres de beleza e preconceitos.
Questo 24 Literatura

cesso, mas Woody Allen, por exemplo, smbolo de intelectualidade. B) Incorreta. Embora a opinio alheia fosse a que contaria na escolha de um novo rosto, o dilogo entre os amigos busca elucidar que nem todos esto de acordo com tal possibilidade. C) Incorreta. O trecho apresentado revela traos da sociedade marcada pelo consumo e a ironia presente no fragmento tem como nalidade produzir uma crtica. D) Incorreta. O fragmento demonstra que as descobertas cientcas, embora, a princpio, tenham certo grau de altrusmo, so usadas para ns comerciais. E) Correta. O bordo popular ganha novo sentido ao ser empregado para referir-se possvel troca de rosto e responsvel pelo carter irnico e sarcstico que permeia o texto. Competncia de rea 5: Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, funo, organizao, estrutura das manifestaes, de acordo com as condies de produo e recepo. Habilidade 16: Relacionar informaes sobre concepes artsticas e procedimentos de construo do texto literrio.
Questo 25 Literatura

Alternativa: E A) Incorreta. Nem todos podem ser considerados como cones de beleza. Todos representam pessoas de su10

Alternativa: B A) Incorreta. A crnica faz uma reexo sobre o uso comercial de uma descoberta cientca e o cronista usa um fato do cotidiano para sua argumentao. B) Correta. De forma irnica e divertida, o cronista faz uma crtica ao uso comercial das descobertas cientcas. C) Incorreta. O cronista parte de uma informao sobre o resultado de uma pesquisa, mas no objetiva apenas trazer essa informao para o leitor. D) Incorreta. O cronista brinca como alguns cones da sociedade, mas com o objetivo de demonstrar como estes inuenciam o imaginrio popular.
a 3. srie Volume 2 - 2 . semestre

Avaliao Diagnstica EM 2012

E) Incorreta. No h rechao em relao criao de cones, o cronista apenas descreve como seria o uso comercial da troca de rosto e cita os que seriam os mais buscados. Competncia de rea 5: Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, funo, organizao, estrutura das manifestaes, de acordo com as condies de produo e recepo. Habilidade 16: Relacionar informaes sobre concepes artsticas e procedimentos de construo do texto literrio.
Questo 26 Lngua Portuguesa

B) Correta. O Texto II corrobora as ideias apresentadas na reportagem, pois defende que a guerra fruto da fome. C) Incorreta. O Texto II no apresenta dados sobre o clima, apenas sobre a fome e a escassez de alimentos. D) Incorreta. Os dados apresentados corroboram as ideias apresentadas no Texto I. E) Incorreta. Os textos possuem temas convergentes, j que tratam da questo da fome e da guerra. Competncia de rea 7: Confrontar opinies e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestaes especcas. Habilidade 22: Relacionar, em diferentes textos, opinies, temas, assuntos e recursos lingusticos.
Questo 28 Educao Fsica

Alternativa: B A) Incorreta. No ocorre elipse no fragmento apresentado. B) Correta. O ttulo da reportagem se constri por meio da gradao uma gura de linguagem que indica a enumerao de determinados fatos no caso, a questo do clima que leva fome e da fome que leva guerra. C) Incorreta. So dois fenmenos climticos diferentes. D) Incorreta. No ocorre uma anttese, apenas so descritos os dois fenmenos meteorolgicos sem a inteno de contrap-los. E) Incorreta. O pleonasmo consiste na repetio desnecessria de uma ideia trata-se de uma redundncia. Competncia de rea 6: Compreender e usar os sistemas simblicos das diferentes linguagens como meios de organizao cognitiva da realidade pela constituio de signicados, expresso, comunicao e informao. Habilidade 18: Identicar os elementos que concorrem para a progresso temtica e para a organizao e estruturao de textos de diferentes gneros e tipos.
Questo 27 Lngua Portuguesa

Alternativa: B A) Incorreta. A capoeira no uma manifestao violenta. B) Correta. A criana possui agressividade, mas, por meio das aulas de capoeira, ela pode ser manifestada de maneira segura e controlada. C) ncorreta. A capoeira pode ser trabalhada tambm com as meninas, tanto na Educao Fsica como em clubes, associaes ou locais especcos que promovam esta prtica corporal. D) Incorreta. O objetivo o mesmo tanto para meninas quanto para meninos: trabalhar e controlar a agressividade por meio de movimentos especcos e corretamente orientados pelo professor. E) Incorreta. A capoeira faz parte do contedo lutas ou dana na Educao Fsica, no havendo a necessidade de um professor de Educao Fsica com formao especca em capoeira. Competncia de rea 3: Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a prpria vida, integradora social e formadora da identidade. Habilidade 9: Reconhecer as manifestaes corporais de movimento como originrias de necessidades cotidianas de um grupo social.
11

Alternativa: B A) Incorreta. No se trata de levantar hipteses, pois o texto est baseado em dados de uma pesquisa.
Linguagens, cdigos e suas tecnologias

Avaliao Diagnstica EM 2012

Questo

29 Arte

Alternativa: E A) Incorreta. O compositor no est isolado como referncia do perodo, no texto, cita-se Caetano Veloso e Gilberto Gil. B) Incorreta. A obra do sculo XX do artista no foi rejeitada pelo pblico e pela crtica, ela foi alvo, sim, da censura poltica, e alguns crticos consideram essa produo melhor que a atual. C) Incorreta. O texto comenta que a cano, como a conhecemos, sofreu mudanas e est perdendo popularidade diante das transformaes culturais e cita que o prprio artista vem usando formas e temas diferentes nas suas composies. D) Incorreta. A produo do artista no possui leitura unnime de crtica e pblico, como cita o texto, pois existem pessoas que desconsideram a produo atual do compositior. E) Correta. Chico Buarque considerado referncia da MPB e encontra-se no texto justamente a apresentao das vises e das comparaes dos perodos de sua obra. Competncia de rea 4: Compreender a Arte como saber cultural e esttico gerador de signicao e integrador da organizao do mundo e da prpria identidade. Habilidade 12: Reconhecer diferentes funes da Arte, do trabalho da produo dos artistas em seus meios culturais. Habilidade 13: Analisar as diversas produes artsticas como meio de explicar diferentes culturas, padres de beleza e preconceitos.
Questo 30 Literatura

B) Incorreta. Nas fbulas, os animais so personicados e podem assumir caractersticas humanas, entre elas, tornarem-se amigos. C) Incorreta. Como se trata de um texto literrio, no h incoerncia. D) Incorreta. O enunciado exige a anlise do ttulo x enredo do texto. Nesse sentido, a moral da fbula se apresenta a partir da descrio das evidncias em relao amizade entre um tigre e um rato entendidas como impossveis at na co. E) Incorreta. Como o enunciado inquire sobre a relao entre ttulo x enredo, no se verica uma stira no que tange aos conhecimentos de cozinha francesa do ratinho. Competncia de rea 5: Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, funo, organizao, estrutura das manifestaes, de acordo com as condies de produo e recepo. Habilidade 16: Relacionar informaes sobre concepes artsticas e procedimentos de construo do texto literrio.
Questo 31 Literatura

Alternativa: A A) Correta. Ao analisar o ttulo do texto A evidncia percebe-se que a fbula parte desse mote para desenvolver o enredo. Dessa forma, entre o ttulo e a histria descrita se estabelece uma correspondncia, pois a evidncia de que o tigre no estava faminto era o fato de ele estar com o ratinho no restaurante.
12

Alternativa: C A) Incorreta. Na alegoria apresentada jantar do ratinho com o tigre , no h expresso de determinao em manter-se em uma briga (conforme o ditado popular usado na autobiograa), mas, sim, muita audcia. B) Incorreta. A apresentao do pedido do ratinho em francs revela, de certa forma, o cosmopolitismo do autor. No entanto, no est relacionado ao fato de ser conhecido no mundo todo, mas de ser conhecedor de outras culturas. C) Correta. Ao reinventar uma fbula, Millr Fernandes contribui para a efetivao de um humor nativo, isto , que expressa as caractersticas de seu espao/tempo. D) Incorreta. A fbula trabalha com a recusa do bravado, isto , defende a ideia de que at a imaginao precisa ser lcida. E) Incorreta. O fragmento apresentado revela, de certa maneira, a vontade de o escritor fazer-se mais lido.
a 3. srie Volume 2 - 2 . semestre

Avaliao Diagnstica EM 2012


Competncia de rea 5: Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, funo, organizao, estrutura das manifestaes, de acordo com as condies de produo e recepo. Habilidade 16: Relacionar informaes sobre concepes artsticas e procedimentos de construo do texto literrio.
Questo 32 Lngua Portuguesa

fora que o prprio discurso, pois, se ela interferir, a reao dos ouvintes pode ser totalmente adversa palavra falada. Competncia de rea 6: Compreender e usar os sistemas simblicos das diferentes linguagens como meios de organizao cognitiva da realidade pela constituio de signicados, expresso, comunicao e informao. Habilidade 18; Identicar os elementos que concorrem para a progresso temtica e para a organizao e estruturao de textos de diferentes gneros e tipos.
Questo 34 Lngua Portuguesa

Alternativa: D A) Incorreta. O narrador-personagem busca delinear como a imagem inuencia na viso que um interlocutor pode ter da pessoa com quem est conversando. B) Incorreta. O texto versa sobre como a imagem exterior alheia a quem apresenta suas ideias. C) Incorreta. A imagem/aparncia fsica o tema sobre o qual o autor discorre para provocar uma reexo. D) Correta. A anlise do texto permite ao leitor inferir que o narrador-personagem est preocupado ao dar-se conta de que a imagem externa importante no momento da interlocuo. E) Incorreta. O texto trata de demonstrar a angstia do narrador-personagem ao dar-se conta de que sua imagem pode inuenciar no processo de interlocuo. Competncia de rea 7: Confrontar opinies e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestaes especcas. Habilidade 21: Reconhecer em textos de diferentes gneros, recursos verbais e no verbais utilizados com a nalidade de criar e mudar comportamentos e hbitos. Habilidade 22: Relacionar, em diferentes textos, opinies, temas, assuntos e recursos lingusticos.
Questo 33 Lngua Portuguesa

Alternativa: B A) Incorreta. O Texto I aborda a relao entre as ideias x aparncia externa. B) Correta. A obra constituda de vrias fotograas representa a diversidade identitria, marcada pelas diferenas entre as pessoas. C) Incorreta. O Texto I apresenta algumas descries, mas predominam as sequncias argumentativas. D) Incorreta. Embora no seja constitudo por uma mensagem verbal, Retratos um texto cujo sentido se constri a partir da representao das diferenas entre as pessoas. E) Incorreta. O Texto I, embora apresente uma ideia em relao ao poder da imagem no apresenta, explicitamente, nenhuma intencionalidade de mudar o comportamento do leitor. Em relao a isso, h de se observar que se trata de um texto literrio e que a reexo feita, de cunho existencialista. Competncia de rea 6: Compreender e usar os sistemas simblicos das diferentes linguagens como meios de organizao cognitiva da realidade pela constituio de signicados, expresso, comunicao e informao. Habilidade 18; Identicar os elementos que concorrem para a progresso temtica e para a organizao e estruturao de textos de diferentes gneros e tipos.
Questo 35 Arte

Alternativa: E O fragmento do item E melhor explica e exemplica a importncia da imagem na recepo de um discurso. De acordo com o exemplo, a imagem, inclusive, tem mais
Linguagens, cdigos e suas tecnologias

Alternativa: D
13

Avaliao Diagnstica EM 2012

A) Incorreta. A base das composies so as linhas e as grades, no so as cores que descentralizam o ponto visual da obra. B) Incorreta. O neoplasticismo no uma proposta para descrever a obra do artista, mas, sim, um movimento esttico. C) Incorreta. A obra no privilegia a irreverncia; pois as composies com linhas verticais e horizontais revelam um equilbrio espiritual. D) Correta. As caractersticas da obra do artista so o equilbrio e a espiritualidade, fruto de reexo e pesquisa. E) Incorreta. As caractersticas da obra do artista so: pesquisa e equilbrio e espiritualidade. Competncia de rea 4: Compreender a Arte como saber cultural e esttico gerador de signicao e integrador da organizao do mundo e da prpria identidade. Habilidade 12: Reconhecer diferentes funes da Arte, do trabalho da produo dos artistas em seus meios culturais. Habilidade 13: Analisar as diversas produes artsticas como meio de explicar diferentes culturas, padres de beleza e preconceitos.
Questo 36 Literatura

E) Incorreta. O uso da expresso hurungus denota o desconhecimento, por parte do narrador, da expresso correta hngaro. No entanto, a temtica discutida em torno ao futebol. Competncia de rea 5: Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, funo, organizao, estrutura das manifestaes, de acordo com as condies de produo e recepo. Habilidade 16: Relacionar informaes sobre concepes artsticas e procedimentos de construo do texto literrio. Habilidade 17: Reconhecer a presena de valores sociais e humanos atualizveis e permanentes no patrimnio literrio nacional.
Questo 37 Lngua Portuguesa

Alternativa: A A) Correta. A reexo crtica feita a partir da intertextualidade com o primeiro verso do Hino da Independncia. Tal recurso confere um grau de ironia ao texto que versa sobre futebol um cone nacional e descreve, na fala de um narrador simples, as diculdades a que o pas ainda est exposto. B) Incorreta. A meno comida dos estrangeiros no o tema central, mas, sim, o futebol. C) Incorreta. Embora, pela linguagem, o leitor possa inferir as diculdades a que o narrador est exposto, a temtica discutida a partir do futebol. D) Incorreta. Ao armar que, na Copa de 1954, foi usado raio laser, pode-se vislumbrar a ignorncia do narrador, mas a reexo est baseada no jogo de futebol.
14

Alternativa: C A) Incorreta. O texto no aborda a falta de preparo feminino para atuar na medicina, mas, sim, o fato de que, durante muito tempo, essa foi uma prosso masculina. B) Incorreta. No h preconceito em relao aos homens serem bons cuidadores. O texto faz aluso ao fato de que as mulheres foram admitidas, em alguns casos, no exerccio da medicina porque se considerava que eram boas cuidadoras. C) Correta. As prticas descritas no texto podem ser consideradas como sexistas, pois todas revelam o preconceito em relao prtica da medicina pelas mulheres. D) Incorreta. No se trata de falta de opo, mas de reetir como determinadas prosses so consideradas mais apropriadas para determinado sexo. E) Incorreta. O preconceito existia. O fato de considerar as mulheres como boas cuidadoras tambm mantinha uma conotao sexista. Competncia de rea 6: Compreender e usar os sistemas simblicos das diferentes linguagens como meios de organizao cognitiva da realidade pela constituio de signicados, expresso, comunicao e informao.
a 3. srie Volume 2 - 2 . semestre

Avaliao Diagnstica EM 2012


Habilidade 20: Reconhecer a importncia do patrimnio lingustico para a preservao da memria e da identidade nacional.
Questo 38 Arte

Davi no tem problemas em matar seus semelhantes e at condecorado por isso. Competncia de rea 5: Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, funo, organizao, estrutura das manifestaes, de acordo com as condies de produo e recepo. Habilidade 15: Estabelecer relaes entre o texto literrio e o momento de sua produo, situando aspectos do contexto histrico, social e poltico. Habilidade 17: Reconhecer a presena de valores sociais e humanos atualizveis e permanentes no patrimnio literrio nacional.
Questo 40 Lngua Portuguesa

Alternativa: A A) Correta. A performance uma possibilidade de expresso artstica contempornea em que um artista utiliza rituais, apresentaes que aproximam as linguagens artsticas como a cnica e a plstica em sua realizao, promovendo uma interao maior com o pblico. B) Incorreta. Por sua prtica iniciar-se no sculo XX, sobre este olhar histrico e esttico que ela produzida. C) Incorreta. Sua compreenso no atinge completamente o pblico, gerando opinies controversas sobre sua validade como produo artstica. D) Incorreta. A produo do artista ocorreu em um espao particular, como cita o texto. E) Incorreta. A performance, como expresso exclusiva em um determinado espao e momento, no uma produo industrial repetida e comercializvel, portanto no refora a cultura de massa. Competncia de rea 4: Compreender a Arte como saber cultural e esttico gerador de signicao e integrador da organizao do mundo e da prpria identidade. Habilidade 12: Reconhecer diferentes funes da Arte, do trabalho da produo dos artistas em seus meios culturais. Habilidade 13: Analisar as diversas produes artsticas como meio de explicar diferentes culturas, padres de beleza e preconceitos.
Questo 39 Literatura

Alternativa: A A) Correta. A leitura da notcia caracterizada pela objetividade permite inferir que, recitando versos de um dos poetas mais consagrados da literatura portuguesa, o autor brasileiro prestou uma homenagem ao pas que lhe concedeu o prmio. B) Incorreta. No h indicativos que permitam inferir uma escala de valor entre os prmios recebidos por Rubem Fonseca. C) Incorreta. O objetivo do texto noticiar o recebimento do Prmio Literrio Casino da Pvoa. D) Incorreta. No h contraposio entre o uso da linguagem formal e as aspas elas indicam que se trata da reproduo ipsis literis da fala de algum. E) A funo social da notcia divulgar fatos de relevncia para a comunidade de leitores. Competncia de rea 7: Confrontar opinies e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestaes especcas. Habilidade 22: Relacionar, em diferentes textos, opinies, temas, assuntos e recursos lingusticos. Habilidade 23: Inferir em um texto quais so os objetivos de seu produtor e quem seu pblico-alvo, pela anlise dos procedimentos argumentativos utilizados.
15

Alternativa: E O fragmento que apresenta uma contradio em relao aos valores cultivados pela sociedade contempornea pode ser vislumbrado na alternativa E, em que o novo

Linguagens, cdigos e suas tecnologias

Avaliao Diagnstica EM 2012


Competncia de rea 5: Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, funo, organizao, estrutura das manifestaes, de acordo com as condies de produo e recepo. Habilidade 16: Relacionar informaes sobre concepes artsticas e procedimentos de construo do texto literrio. Habilidade 17: Reconhecer a presena de valores sociais e humanos atualizveis e permanentes no patrimnio literrio nacional.
Questo 43 Lngua Portuguesa

Questo

41 Arte

Alternativa: B A) Incorreta. O kabuki surgiu para a classe dos mercadores e no para a aristocracia, tambm no privilegia a simplicidade de recursos. B) Correta. A visualidade e a possibilidade de chocar pela riqueza de detalhes e pela expressividade caracterizam o kabuki. C) Incorreta. A arte do kabuki uma tradio muito valorizada pelo povo japons. D) Incorreta. As caractersticas do kabuki, contrastes e exageros em cena, procuram expressar uma viso mais fantstica da Arte. E) Incorreta. o conjunto formado por atores, pela expressividade e pelos recursos que garante o valor do espetculo. Competncia de rea 4: Compreender a Arte como saber cultural e esttico gerador de signicao e integrador da organizao do mundo e da prpria identidade. Habilidade 13: Analisar as diversas produes artsticas como meio de explicar diferentes culturas, padres de beleza e preconceitos. Habilidade 14: Reconhecer o valor da diversidade artstica e das inter-relaes de elementos que se apresentam nas manifestaes de vrios grupos sociais e tnicos.
Questo 42 Literatura

Alternativa: A A) Correta. A partir das informaes apresentadas sobre os benefcios do uso da bicicleta, imagina-se que o leitor possa considerar a possibilidade de mudana de hbitos/comportamento em relao ao uso desse meio de transporte. B) Incorreta. O Frum j tinha acabado quando o texto foi publicado. C) Incorreta. O frum j havia acabado quando o texto foi publicado. D) Incorreta. O texto faz recomendaes em relao sade, mas no restringe a bicicleta como nico meio ecaz de transporte urbano que faz essa combinao sade e bem-estar. E) Incorreta. O texto no menciona a questo ambiental. Competncia de rea 7: Confrontar opinies e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestaes especcas. Habilidade 21: Reconhecer em textos de diferentes gneros, recursos verbais e no verbais utilizados com a nalidade de criar e mudar comportamentos e hbitos.
Questo 44 Arte

Alternativa: A Conforme pode se vislumbrar nas ltimas estrofes do poema, o ditado popular que encerra a concluso de Aninha A quem te pedir um peixe, d uma vara de pescar.
Donde se infere que o homem ajuda sem participar e a mulher participa sem ajudar. Da mesma forma aquela sentena: A quem te pedir um peixe, d uma vara de pescar. Pensando bem, no s a vara de pescar, tambm a linhada, o anzol, a chumbada, a isca, apontar um poo piscoso e ensinar a pacincia do pescador. [...] 16

Alternativa: C A) Incorreta. A musicalidade da cultura africana tambm manifesta-se em rituais religiosos, mas no apenas neles.
a 3. srie Volume 2 - 2 . semestre

Avaliao Diagnstica EM 2012

B) Incorreta. A presena da musicalidade africana na cultura brasileira citada no texto como um elemento geral, em toda a cultura nacional, e no como pertencente a uma elite ou a uma regio. C) Correta. De acordo com o texto, essas so as duas principais caractersticas expressivas presentes em nossa cultura. D) Incorreta. Pelo fato de a inuncia da cultura africana ocorrer h sculos, no so os conitos sociais atuais que marcam a presena desta cultura na brasileira. E) Incorreta. O texto cita que a riqueza da cultura africana ocorre em diversas naes, portanto no privilgio do Brasil. Competncia de rea 4: Compreender a Arte como saber cultural e esttico gerador de signicao e integrador da organizao do mundo e da prpria identidade. Habilidade 13: Analisar as diversas produes artsticas como meio de explicar diferentes culturas, padres de beleza e preconceitos. Habilidade 14: Reconhecer o valor da diversidade artstica e das inter-relaes de elementos que se apresentam nas manifestaes de vrios grupos sociais e tnicos.
Questo 45 Lngua Portuguesa

A) Incorreta. O texto no apresenta as consequncias do uso intensivo do Facebook. O autor busca apenas descrever uma das facetas da sociedade contempornea, marcada pelo narcisismo. B) Incorreta. No fragmento apresentado, ao descrever como ocorre a autopromoo no Facebook, o autor mobiliza o recurso da exemplicao. C) Correta. O autor do texto busca referendar sua opinio por meio da apresentao de vrios argumentos de autoridade: parfrase das ideias do historiador americano Christopher Lasch e do doutor Viv Vignoles, catedrtico da Universidade de Sussex. D) Incorreta. O texto no apresenta dados estatsticos, apenas revela as tendncias em relao ao comportamento na sociedade contempornea. E) Incorreta. O texto apresenta citaes e parfrases baseadas em estudos, dessa forma, no constituem o senso comum, mas dados e informaes representativos da esfera acadmica. Competncia de rea 7: Confrontar opinies e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestaes especcas. Habilidade 24: Reconhecer no texto estratgias argumentativas empregadas para o convencimento do pblico, tais como a intimidao, seduo, comoo, chantagem, entre outras.

Alternativa: C
Anotaes

Linguagens, cdigos e suas tecnologias

17

Avaliao Diagnstica EM 2012

Anotaes

18

a 3. srie Volume 2 - 2 . semestre

Avaliao Diagnstica EM 2012

Anotaes

Linguagens, cdigos e suas tecnologias

19

Avaliao Diagnstica EM 2012

Anotaes

20

a 3. srie Volume 2 - 2 . semestre

Avaliao Diagnstica EM 2012

Anotaes

Linguagens, cdigos e suas tecnologias

21

Avaliao Diagnstica EM 2012

Anotaes

22

a 3. srie Volume 2 - 2 . semestre

GABARITO
AVaLIaO DIaGNSTIca dO EM 2012 3a . SRIE VOLUME 2 2o . SEMESTRE LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Nome da escola: _______________________________________________________________ Aluno(a): _____________________________________________________________________ Srie: ______________________ Turma: ___________________________________ Data: ______________________ Assinatura: ________________________________

GABARITO

1
A B C D E

2
A B C D E

3
A B C D E

4
A B C D E

5
A B C D E

6
A B C D E

7
A B C D E

8
A B C D E

9
A B C D E

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23
A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E

24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45
A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E A B C D E

Vous aimerez peut-être aussi