Vous êtes sur la page 1sur 24

Manual de boas prticas

maio de 2011

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

ndice

A Introduo..3 B Aspetos a considerar..4 C Medidas bsicas a aplicar..6 D Instrues acerca das medidas a aplicar8 Medidas gerais...8 Medidas especficas para as redes prediais de gua...9 Procedimentos especiais...12 Vlvulas de mistura. 14 Limitadores de temperatura autnomos...15 Outros procedimentos..15 Painis solares trmicos, recuperao de calor16 Torres de arrefecimento...18 Unidades de climatizao do ar...20 Renovao do ar..20 E Anexo I21 Anexo II...22 F Bibliografia..23

Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios

ii

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios

A Introduo
O Departamento de Sade Pblica da Administrao Regional de Sade de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. vem com este manual dar uma contribuio para a preveno de casos de infeo humana por bactrias do gnero Legionella. Estas, que se encontram presentes ubiquamente nos meios aquticos existentes na natureza como sejam rios, lagoas, ribeiros e albufeiras, podem vir a proliferar em estruturas e sistemas que contenham gua, construdos e instalados pelo Homem, beneficiando de nichos ambientais favorveis sua multiplicao, para a qual contribuem entre outros fatores a existncia de nutrientes e as condies de temperatura da gua. As redes prediais de gua nomeadamente as de gua quente sanitria recirculante, alguns equipamentos de transferncia de calor, alm duma multiplicidade de situaes que d origem formao de aerossis, podem constituir localizaes propiciadoras da proliferao e, ou, da disseminao do agente bacteriano referido. Este, alcana o nosso organismo atravs da inalao de microgotculas aerossis contaminadas. A possibilidade de se contrair a doena condicionada por vrios fatores. Em particular, da parte das caractersticas do inculo infetante aquela depende da virulncia da estirpe implicada e da parte dos indivduos expostos h a considerar o seu estado de sade e a sua suscetibilidade. Por outro lado, h que distinguir a situao de colonizao de sistemas de gua por bactrias do gnero Legionella daquela caracterizada pela ocorrncia de casos de doena dos legionrios. No respeitante Legionella pneumophila, mltiplas estirpes podem colonizar as estruturas dos servios de gua e, contudo, s algumas estirpes viro a causar doena em pessoas que venham a estar expostas gua.

Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 3

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios

B Aspetos a considerar

As investigaes acerca de surtos epidmicos e de casos espordicos da doena dos legionrios tm permitido associ-la a redes prediais de guas, a torres de arrefecimento e a condensadores evaporativos. No entanto, outras instalaes e equipamentos tm tambm sido relacionados com infees, tais como: Jaczis; Lagos decorativos interiores ou exteriores; Instalaes termais; Sistemas de gua contra incndio; Humidificadores por pulverizao ou nebulizao de gua lquida; Sistemas de rega por asperso; Outros equipamentos que acumulem gua e possam produzir aerossis.

Estas instalaes podem em determinadas circunstncias apresentar alterao da qualidade da gua e acumulao de produtos que sirvam como nutrientes para a bactria (sedimentos, matria orgnica, material de corroso). Pode ainda verificar-se a formao de uma pelcula constituda por placas de matria orgnica, denominada por biofilme. A presena de biofilme desempenha um papel importante na sobrevivncia e certamente na multiplicao das legionelas, enquanto a presena de protozorios como a amiba e a de determinados valores da temperatura favorecem a sua proliferao.

Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 4

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

A figura seguinte apresenta de uma forma grfica a temperatura mdia da gua no funcionamento dalguns equipamentos e instalaes mais relevantes, e os seus efeitos sobre as legionelas.

Instalaes e equipamentos

Efeitos sobre a legionelas

Humidificadores de vapor

100C

90C

No sobrevive
80C

70C

Depsitos de gua quente sanitria


60C

Inviabilizao

Rede predial de gua quente sanitria


50C

Ausncia de multiplicao

Jaczis, chuveiros

40C

Multiplicao Torres de arrefecimento, condensadores evaporativos


30C

Rede predial de gua fria, fontes Humidificadores por pulverizao de gua lquida

20C

Estado latente
10C

Figura Temperatura mdia da gua no funcionamento dalguns equipamentos e instalaes, e o seu efeito sobre a legionelas. Vale a pena chamar a ateno para o intervalo de temperaturas entre 20 C e 45 C, alusivo multiplicao das legionelas, com maior expresso entre 25 C e 42 C. Igualmente, para o facto de que entre 45 C e 50 C as mesmas ainda no morrem.
Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 5

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

C Medidas bsicas a aplicar


gua fria sanitria 1- A gua fria da rede predial dever apresentar valores de cloro residual livre entre 0,2 e 0,6 mg/litro. Dever-se- impedir que as temperaturas da gua fria ultrapassem os 20 C.

gua quente sanitria 2- O controlo das legionelas e doutros microrganismos na gua quente sanitria, na maioria dos casos recirculante, faz-se quer por desinfeo trmica quer por desinfeo qumica quer ainda pela conjugao das duas. A desinfeo trmica, quando forma nica de desinfeo, ser realizada atravs da manuteno da temperatura constante da gua, entre 55 C e 60 C. Para isso, nos depsitos de aquecimento, a temperatura da gua ser igual ou superior a 60 C, sendo esta distribuda ao longo da rede de forma a que sua sada nos pontos de consumo, e ao correr durante um minuto, venha a apresentar a temperatura de pelo menos 50 C ou, preferencialmente, de 55 C. No percurso de retorno, a gua quente ter uma temperatura igual ou superior a 50 C. A desinfeo qumica, quando forma nica de desinfeo, pressupor a presena na gua de teores de cloro residual livre de 1 a 2 mg/litro, observados conjuntamente com valores de pH compatveis com o efeito de desinfeo.

A desinfeo trmica pressupe uma capacidade de aquecimento suficiente e poder implicar o aumento do consumo de energia, havendo tambm o risco de escaldes. Por outro lado, a desinfeo qumica poderia nalgumas situaes no estar desprovida de efeito corrosivo.

Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 6

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

Outras medidas 3- Dever-se-o evitar a libertao de aerossis e as pulverizaes de gua lquida. 4- Execuo de um programa de inspeo, de limpeza e de manuteno peridicas dos sistemas e dos equipamentos implicados, por forma a obviar-se a presena de sedimentos, de incrustaes e de biofilmes. Esto includos naqueles, os equipamentos relacionados com sistemas de climatizao ou de refrigerao, nomeadamente as torres de arrefecimento. Os procedimentos referidos sero realizados periodicamente, consoante o mais conveniente em cada caso, e tambm de acordo com os resultados das anlises bacteriolgicas. 5- Na gua dos jaczis, quando so usados desinfetantes base de cloro deve ser mantida uma concentrao de cloro residual livre de 2-3 mg/l e no caso de se ter optado pelo bromo o teor de bromo total ativo deve ser de 4-6 mg/l. Estes valores so corretos para, no caso do cloro, gua com o pH entre 7,2 e 7,8, e, no caso do bromo, gua com o pH entre 7,2 e 8,0. Ler mais em: Jaczis e banheiras de hidromassagem. Manual de boas prticas. 6- Em andares e localizaes diversificados devero ser realizadas diariamente determinaes do teor de cloro residual livre na gua das redes de gua fria e de gua quente. Na desta ltima proceder tambm determinao da temperatura da gua. Os resultados sero registados em impresso prprio. Na seleo dos pontos das determinaes considerar-se-o aqueles que renam condies mais propcias proliferao de legionelas sendo de incluir neles, obrigatoriamente, os percursos de retorno da gua quente sanitria. 7- Proceder-se- pelo menos semestralmente a colheitas para pesquisa de legionelas, nos pontos mais problemticos dos sistemas (nas redes prediais, nos equipamentos de risco). 8- As tarefas aludidas nos nmeros 4, 5, 6 e 7 devero ficar documentadas atravs do arquivamento das folhas de registos, de anotaes, de resultados e de relatrios tcnicos.
Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 7

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

D Instrues acerca das medidas a aplicar

Medidas gerais
As medidas preventivas vo no sentido de serem evitadas condies que favoream a colonizao, a multiplicao e a disperso das legionelas, tais como a temperatura adequada para o seu crescimento, a estagnao de gua e a acumulao de nutrientes.

As medidas que devero ser implementadas pelo titular das instalaes e dos equipamentos so as seguintes: Caracterizao de cada instalao e de cada equipamento, que contemple todos os seus componentes, a qual dever ser atualizada sempre que se realize qualquer alterao. Identificao e avaliao do risco das instalaes e dos equipamentos. Elaborao de um mapa de pontos crticos que leve adoo das medidas necessrias preveno ou minimizao do risco. Preparao de um plano de reviso e de inspeo de todas as partes da instalao para assegurar o seu correto funcionamento, estabelecendo os pontos de reviso, os parmetros a medir e os procedimentos a seguir, assim como a periodicidade de cada atividade. Definio de um programa de tratamento da gua que acautele a sua qualidade. Definio de um programa de limpeza e desinfeo de toda a instalao para assegurar que o equipamento funciona em condies de segurana microbiolgica, estabelecendo claramente procedimentos, produtos a utilizar, doses, precaues a ter em conta e periodicidade de cada atividade.
Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 8

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

Seleo adequada, formao e atribuio de competncias, do pessoal encarregado da operacionalizao do plano e dos programas anteriormente estabelecidos, ao qual devem ser atribudos os meios necessrios para realizar as tarefas e adotar as medidas de proteo individual. Garantir a existncia de uma pasta na qual sejam arquivados os registos de ocorrncias respeitantes a todas as atividades de operao e de manuteno desenvolvidas, assim como os resultados obtidos nas anlises efetuadas.

Medidas especficas para as redes prediais de gua


Como j foi mencionado, as redes prediais de gua so consideradas instalaes que renem condies propcias ao desenvolvimento das legionelas. Por essa razo, entendeu-se identificar um conjunto de medidas direcionadas para essas instalaes, o qual descrito de seguida apresentando-se organizado em funo da periodicidade associada respetiva execuo. Para alm de outros pontos de consumo que se considere representarem um risco particular, convm tambm recorrer aos pontos-sentinela, que so: para a rede predial de gua quente sanitria recirculante, a primeira e a ltima torneiras, ou chuveiros, dum circuito em anel; para a rede predial de gua fria sanitria, a torneira mais prxima e a torneira ou o chuveiro mais distantes do depsito de gua ou da entrada da gua no edifcio; para uma rede predial de gua quente sanitria no recirculante, o chuveiro ou a torneira mais prximos e o ou a mais distantes do depsito de aquecimento.

Dirio Determinao dos valores de cloro residual livre na gua das redes de gua fria e de gua quente. Na desta ltima proceder tambm determinao da temperatura. Estes apuramentos devero ser efetuados de acordo com os critrios de localizao acima enunciados.
Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 9

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

Na gua quente sanitria recirculante deve prever-se sempre um ponto para determinao do cloro residual livre e, ou, da temperatura da gua, no circuito de retorno. Na gua quente, dever ser considerado um nmero representativo doutras torneiras numa base rotativa, o que permite ir obtendo informaes da totalidade da rede predial. Por outro lado, a diferena entre a temperatura mais alta e a mais baixa aps a gua quente correr durante um minuto no dever ser superior a 10 C.

Semanal Purga nos depsitos de gua fria e nos depsitos de gua quente. Efetuar descargas nas torneiras e nos chuveiros, quer de gua quente quer de gua fria, e ainda dos autoclismos, nos quartos que estejam no ocupados por perodos de uma semana ou, a considerar, mesmo menos do que por uma semana. Manuteno do dispositivo de reforo de cloragem da gua quente sanitria, no caso de existir.

Mensal Verificar a temperatura da gua fria na entrada da mesma para os depsitos de aquecimento e nos pontos-sentinela (a temperatura no dever ultrapassar os 20 C). Proceder verificao das vlvulas de mistura termoesttica existentes. No caso de no haver desinfeo qumica isto , se s houver desinfeo trmica, a temperatura da gua quente a jusante das mesmas deve ser de, pelo menos, 50 C, estando esta a correr durante um minuto. Ler mais em: Vlvulas de mistura (pgina 14). Efetuar descargas de gua quente a pelo menos 60 C, por um perodo de dois minutos, nos locais propcios do ponto de vista hidrulico estagnao da gua.
Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 10

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

Os germes totais so um bom indicador da eficcia do tratamento da gua mas no so um indicador seguro de falta de higiene no fornecimento da mesma nem so um indicador de associao com a eventual presena de patogneos como as legionelas. Nos casos em que se considerar conveniente fazer a sua pesquisa, proceder-se- mensalmente colheita de amostras quer de gua fria sanitria quer de gua quente sanitria.
O nmero e a distribuio dos pontos de colheita sero definidos em funo das caractersticas da instalao e do conhecimento acumulado ao longo do tempo acerca da qualidade bacteriolgica das guas sanitrias, apresentando-se como modelo genrico o seguinte: (i) Duas amostras de gua fria sanitria, uma no reservatrio e outra num quarto afastado. No caso de no haver reservatrio, o primeiro ponto de colheita ser prximo da entrada da gua na rede predial de gua fria. (ii) Trs amostras de gua quente sanitria, uma no percurso de retorno (inclui coletor de retorno), outra num depsito de aquecimento (no dreno de fundo) e outra num quarto afastado.

Semestral Efetuar a pesquisa de legionelas, procedendo colheita de amostras, em localizaes apropriadas, considerando as redes prediais de gua, torres de arrefecimento, tabuleiros de condensados em que haja permanncia de gua de condensao, jaczis, etc. Na rede de gua quente sanitria recirculante atender a localizaes como o dreno de fundo dos depsitos de aquecimento, o percurso de retorno e os chuveiros. Importante: como as tcnicas de colheita de amostras para pesquisa de legionelas so diferentes das utilizadas para pesquisa doutros parmetros microbiolgicos, dever-se- observar o descrito em E Anexo I e Anexo II (nas pginas 21 e 22).
Poder ser vantajoso no concentrar a colheita de todas as amostras numa mesma ocasio mas, antes, distribu-la por vrios meses do semestre. claro que esta distribuio no tempo origina mais deslocaes para a colheita do mesmo nmero de amostras.

Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 11

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

Desmontar os crivos das torneiras e as cabeas dos chuveiros, para desincrustao, limpeza e desinfeo. Substituir as juntas de vedao e os filtros que o necessitarem.

Limpeza, desinfeo e manuteno dos depsitos de gua fria, cuja frequncia poder eventualmente diminuir sendo de realizar, pelo menos, uma vez por ano.

Anual Reviso geral do funcionamento da instalao. Avaliao de todos os componentes (vlvulas, torneiras, chuveiros, tubagens, juntas, ligaes, etc.) procedendo-se a eventuais reparaes e substituies e eliminao de canalizaes que se encontrem fora de uso. Atualizao das plantas das redes prediais no caso de ter havido qualquer alterao na estrutura destas. Limpeza, desinfeo e manuteno dos depsitos de aquecimento, e se existirem, dos de acumulao de gua quente e dos depsitos de pr-aquecimento.

Procedimentos especiais no contexto da desinfeo trmica da gua quente sanitria


De aplicao individualizada e opcional, consoante as caractersticas da instalao.
As descries foram adaptadas do protocolo do European Working Group for Legionella Infections.

Combate aos efeitos da estratificao da temperatura da gua no interior dos depsitos de aquecimento Numa rede de gua quente sanitria, a gua fria de compensao entra pela parte inferior do depsito de aquecimento enquanto que a gua quente sai pela parte superior do mesmo para distribuio pelos pontos de consumo existentes nas instalaes. Deve ser montado na parte superior (ou a meia altura) do depsito de aquecimento um
Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 12

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

termstato de controlo para regular o fornecimento de calor, dispositivo que ser ajustado de modo a que a temperatura da gua, sada, seja constante. A temperatura da gua na base do depsito de aquecimento, em geral, estar mais fria do que a temperatura da gua na parte superior. Assim, devem ser adotadas solues para se aquecer a totalidade do contedo de gua do depsito de aquecimento, incluindo o da parte inferior, a uma temperatura de 60 C, durante uma hora em cada perodo de vinte e quatro horas. Este tempo deve coincidir com o funcionamento da caldeira (ou doutra fonte de calor do depsito de aquecimento) e programado para um perodo de nulo ou baixo consumo de gua.

Choque trmico O tratamento da gua quente sanitria por choque trmico a 70-80 C, por perodos relativamente curtos, tem sido usado no mbito de programas de controlo de legionelas tanto para a desinfeo de emergncia como para a desinfeo peridica das redes respetivas. A desinfeo do choque trmico realizada elevando a temperatura de todo o contedo de gua do depsito de aquecimento a 70-80 C e, em seguida, fazendo circular a gua em toda a rede durante um perodo de tempo que no mais poder ir at trs dias. Para ser eficaz, a temperatura do depsito de aquecimento deve ser suficientemente alta para garantir que as temperaturas da gua em torneiras e noutros dispositivos no sejam inferiores a 65 C. Em cada ponto de consumo, sequencialmente, a gua ser posta a correr a temperatura plena durante pelo menos cinco minutos e isto deve ser medido. Para a desinfeo trmica eficaz da gua quente sanitria, a rede precisa de estar bem isolada. Alguns autores recomendam que os depsitos de aquecimento sejam esvaziados com antecedncia, limpos e descontaminados com cloro (50 mg/l para uma hora ou equivalente). essencial verificar que, durante o procedimento, nos pontos distais a temperatura da gua atinge ou ultrapassa 65 C. Como se compreende, a concretizao do choque trmico no compatvel com o funcionamento e a ocupao do estabelecimento hoteleiro, concomitantemente.
Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 13

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

No final do processo, devem ser recolhidas amostras de gua, de sedimento e de biofilme em pontos distais da instalao e realizada a pesquisa de legionelas. Se o resultado no for satisfatrio, o procedimento deve ser repetido at a descontaminao ficar documentada. Depois desta conseguida, periodicamente, devem ser repetidos controlos microbiolgicos. O tratamento trmico tem a vantagem de no ser necessrio qualquer equipamento especial para que o processo possa ser efetuado, imediatamente, desde que haja capacidade suficiente de aquecimento da gua quente sanitria. No entanto, o procedimento exige mo de obra e considervel consumo de energia, no sendo normalmente prtico para grandes edifcios mas podendo ser adequado para redes de gua quente sanitria mais pequenas. Por outro lado, o tratamento trmico tem um valor limitado nos estabelecimentos onde esto instaladas vlvulas de mistura termosttica uma vez que no desinfetar a jusante das mesmas. H um grave risco de queimadura a estas temperaturas. Embora os nveis de legionelas possam ser diminudos, a recolonizao da rede de gua quente sanitria pode ocorrer to pouco como algumas semanas aps o tratamento, especialmente se ele no for acompanhado de outras atuaes convenientes.

Vlvulas de mistura
As vlvulas de mistura de gua quente com gua fria permitem obter gua moderadamente quente. Com temperaturas da gua, a jusante da vlvula, pertencentes frequentemente ao intervalo 35-45 C, a situao representa por esse facto um enorme risco no que respeita proliferao de legionelas e colonizao por elas de toda a rede ou de segmentos. Assim, a temperatura da mistura das guas inferior a 50 C torna praticamente obrigatria a desinfeo qumica da gua quente sanitria.

Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 14

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

Se houver uma vlvula de mistura para cada chuveiro, situada na tubagem de ligao do circuito em anel ao chuveiro e instalada na proximidade deste, com regulao do dbito, ento o controlo do risco inerente mistura das guas incluiria que a tubagem, a jusante da vlvula de mistura, fosse autodrenada, por inclinao (ver esquema da figura na pgina 17).

Limitadores de temperatura autnomos


O perigo da ocorrncia de escaldes ou queimaduras na utilizao da gua quente sanitria levou produo de dispositivos que so regulados de fbrica e capazes de bloquear a corrente de gua quando ultrapassada a temperatura previamente determinada. Sendo instalados a montante mas junto da cabea do chuveiro, proporcionam proteo individualizada a cada chuveiro. A desinfeo trmica, ento, ser ou no ser possvel em funo da temperatura para a qual os limitadores estejam regulados.

Outros procedimentos
1- A limpeza e a desinfeo das redes prediais de gua sanitria devero ser efetuadas nas seguintes situaes: - Quando se coloca em funcionamento a instalao pela primeira vez; - Aps uma paragem superior a um ms; - Aps reparaes ou alteraes estruturais; - Quando se verificar a sua necessidade durante a reviso da instalao. 2- Quando termoacumuladores ou depsitos de aquecimento doutras tipologias estiverem fora de servio por perodos iguais ou superiores a uma semana, num contexto de desinfeo trmica, proceder-se- de forma a que a totalidade da gua que vier a ser consumida atinja a temperatura de 70 C, durante uma hora, antes daqueles entrarem novamente em servio, obviamente ento tendo ateno ao risco de queimaduras.
Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 15

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

3- Se numa anlise realizada for detetada a presena de legionelas, devero ser implementados os seguintes procedimentos: - A gua da rede dever sofrer um tratamento de choque, qumico ou trmico; - Reviso dos programas de tratamento da gua, de operao e de manuteno, devendo ser corrigida de imediato qualquer deficincia encontrada; - No caso de descontaminao qumica, uma a duas semanas aps devero ser colhidas, para anlise em laboratrio, amostras de gua da rede nos mesmos locais de onde foram detetadas as legionelas. No caso de descontaminao trmica, o mesmo, aps a estabilizao das condies trmicas; - Se depois daqueles procedimentos ainda se vierem a detetar legionelas nas amostras de gua analisada, dever-se- rever toda a atuao de descontaminao e repeti-la, considerando ainda a convenincia de suspender a utilizao de equipamentos que promovam a formao de aerossis. 4- Quando se utiliza gua de abastecimentos privados (furos, minas, etc.), as captaes devero estar devidamente protegidas contra a contaminao superficial e a subterrnea, devendo cumprir todos os requisitos sanitrios para a sua utilizao. Para garantir a todo o momento a potabilidade microbiolgica da gua necessrio proceder ao seu tratamento, sendo imprescindvel a sua desinfeo. Dever-se- igualmente efetuar o seu controlo analtico.

Painis solares trmicos, recuperao de calor e gua quente sanitria


O aproveitamento de energia trmica, para aquecimento de gua sanitria, baseado em painis solares trmicos ou em modalidades de recuperao de calor, aconselha a que aquela seja aplicada em condies que no favoream a colonizao dos equipamentos por microrganismos. Num depsito de pr-aquecimento na dependncia de coletores solares, o qual realiza naturalmente a funo de acumulao de calor, as intermitncias
Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 16

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

climticas e as do ciclo diurno, com as suas consequncias na irregularidade de aquecimento do fluido trmico primrio, conjugadas com a admisso da gua fria de compensao, podem dar origem a uma situao de nicho ambiental de risco devida s temperaturas moderadamente quentes da gua as quais favorecem a proliferao microbiana. Normalmente, os depsitos de pr-aquecimento no dispem de meios que permitam neutralizar a possibilidade desta ocorrncia. Uma soluo alternativa passaria por a funo de acumulao de calor do aproveitamento ser feita indiretamente atravs dum acumulador de calor, no qual no constitui problema o facto de as temperaturas da gua prolongadamente presentes poderem vir a ser inferiores a 55-60 C. Totalmente independente do circuito da gua sanitria, a gua do acumulador de calor ceder a energia trmica quela por meio de permutador de placas em relao com a gua fria de compensao e posicionado a montante do depsito de aquecimento propriamente dito. As hipteses de utilizao dum acumulador de calor, mais seguras, proporcionaro todavia menor eficincia energtica.
Adaptado de esquema tcnico do Eng. Lus Malheiro em: Doena dos Legionrios, Guia Prtico, DGS e DGT 1. O troo linear aps a vlvula de mistura deve ser autodrenado.

2. A temperatura da gua no depsito de aquecimento deve ser 60 C, controlada por sensor colocado a meia altura do depsito.

3. O aproveitamento de energias renovveis (solar, geotrmica) e de energia trmica recuperada pode aconselhar utilizao de acumuladores de calor (a temperaturas inferiores a 60 C).

Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 17

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

Situao para a qual se pode prever um risco microbiano elevado, no contexto que estamos a considerar, diz respeito aos aproveitamentos de recuperao de calor para os quais ter sempre mais cabimento uma linha de atuao que passe pelo fornecimento do calor a um acumulador de calor ou gua sanitria existente no interior dum depsito de aquecimento propriamente dito. No depsito de aquecimento est por definio garantida outra fonte de calor que possibilita que o aquecimento da gua possa ser completado at se atingirem valores de temperatura da gua que estabeleam uma barreira sanitria trmica. A transferncia de calor para a gua sanitria dum depsito de aquecimento tambm se aplica em casos em que o mesmo seja veiculado por fluido trmico primrio em relao com painis solares trmicos j que o depsito de aquecimento tambm cumpre a funo de acumulao de calor. importante que fique claro que, qualquer que seja o figurino funcional da instalao, se as temperaturas atingidas no aquecimento da gua quente sanitria e o regime de consumo da mesma no forem adequados para possibilitar uma desinfeo trmica eficaz, ento o recurso desinfeo qumica torna-se inevitvel.

Torres de arrefecimento
Se o estabelecimento hoteleiro dispuser de torres de arrefecimento, as mesmas devero ser objeto dum programa de tratamento antimicrobiano da gua do circuito prprio para alm doutros tratamentos como, por exemplo, o de inibio de corroso e de incrustao ou o de controlo dos slidos dissolvidos totais. Estes programas passam pela monitorizao de parmetros fsicos, qumicos e microbiolgicos, a qual, de preferncia, dever ser concretizada com uma frequncia de acordo com o que recomendado no protocolo do European Working Group for Legionella Infections e que a seguir se transcreve e traduz.
Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 18

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

PARMETRO Dureza de clcio (mg/l CaCO3) Dureza de magnsio (mg/l CaCO3) Dureza total (mg/l CaCO3) Alcalinidade total (mg/l CaCO3) Cloretos (mg/l Cl) Sulfatos (mg/l SO4) Condutividade s (slidos dissolvidos totais) Slidos suspensos (mg/l) Nvel de inibidor(es) (mg/l) Biocida oxidante (mg/l) Temperatura (C) PH Ferro dissolvido (mg/l Fe) Ferro total (mg/l Fe) Fator de concentrao Atividade microbiana Legionelas

FREQUNCIA gua de reposio gua a arrefecer Mensal Mensal Mensal Mensal Mensal Mensal Trimestral Trimestral Mensal Mensal Trimestral Trimestral Mensal Semanal Trimestral Trimestral Mensal Semanal Trimestral Trimestral Semanal Trimestral Trimestral Trimestral Trimestral Mensal Trimestral Semanal Trimestral

Frequncias de inspeo recomendadas para torres de arrefecimento. Tarefas. A. Averiguao acerca da qualidade da gua, do seu uso e do uso dos produtos para o seu tratamento a fim de se fazer a avaliao e assegurar a eficcia do programa de tratamento da gua, incluindo para isso os parmetros qumicos e microbiolgicos, representativos, e ainda a observao das condies do interior do tanque, do bloco evaporativo e da gua. Frequncia de acordo com as indicaes do quadro acima.

B. Funes centrais de controlo. Calibrao do sensor de condutividade. Funo de purga. Uniformidade de distribuio da gua. Estado dos pulverizadores. Separadores. Bloco evaporativo. Tanque. Ventiladores e atenuadores acsticos. Frequncia mensal a trimestral, consoante o risco.
Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 19

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

C. Limpeza e desinfeo da torre de arrefecimento, do reservatrio da gua de reposio e das canalizaes associadas, incluindo todas as superfcies molhadas, procedendo desincrustao de acordo com o necessrio. Os blocos evaporativos devero ser desmontados, e limpos onde tal for possvel. Frequncia semestral.

Unidades de climatizao do ar
Em relao com as unidades de climatizao do ar nas quais haja arrefecimento do ar durante os perodos do ano em que isso acontece nos quartos o arrefecimento do ar habitualmente ocorre de maio a setembro estabelecer o calendrio de verificao do estado de conservao dos tabuleiros de condensados e da sua higienizao, assim bem como o da verificao da drenagem adequada dos condensados de modo a que no ocorra a sua acumulao. Nas mesmas ocasies e se as condies aconselharem a desinfeo sistemtica dos condensados, nomeadamente atravs da colocao de pastilhas desinfetantes nos tabuleiros, proceder verificao do estado das pastilhas quer nas pequenas quer nas grandes unidades, e sua reposio em caso de necessidade.

Renovao do ar
Relativamente qualidade do ar nos estabelecimentos hoteleiros deve ser dada uma ateno especial renovao do mesmo. Neste mbito, recorre-se quer ventilao direta e natural atravs de vos de janela quer ventilao mecnica. Lembra-se que, na hiptese de produo de aerossis contaminados na sala de banho do quarto do hotel, a carga bacteriana inalada pelo hspede que toma um chuveiro ou tem a gua da torneira a correr ser tanto maior quanto mais insuficiente for a extrao do ar ento presente na sala de banho.
No contexto da ventilao mecnica e no respeitante extrao do ar viciado e introduo de ar novo, os projetos de ventilao e de climatizao definiro os critrios tcnicos a aplicar aos diversos tipos de instalaes incluindo s salas de banho dos quartos. Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 20

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

ANEXO I

Procedimentos de colheita de amostra de gua em torneiras, em torneiras de dreno e em chuveiros, destinada pesquisa de legionelas.

1. No desmontar acessrios da torneira, caso existam. 2. No deixar correr a gua. 3. No desinfetar interior e exteriormente o bocal da torneira com algodo embebido em lcool. 4. No flamejar a torneira. 5. Destapar o frasco (1 litro) na proximidade da torneira, conservando a tampa virada para baixo. Se for feito esfregao com zaragatoa, 6. Encher o frasco at meia altura, com o fluxo inicial, mantendo-o inclinado e sem contacto com a torneira. Fechar o frasco. 7. Realizar a colheita de biofilme, com zaragatoa, de acordo com os respetivos procedimentos. 8. Repetir a recolha de gua, enchendo o resto do frasco o qual receber o raspado trazido pela gua (no encher o frasco na totalidade, deixando um vazio de cerca de um centmetro de altura). Fechar o frasco. Se no for feito esfregao com zaragatoa, 9. Encher o frasco por completo, com o fluxo inicial, mantendo-o inclinado e sem contacto com a torneira (no encher o frasco na totalidade, deixando um vazio de cerca de um centmetro de altura). Fechar o frasco. 10. Identificar o frasco. 11. Colocar o frasco em mala de transporte ou saco, opacos. O transporte feito temperatura ambiente e ao abrigo da luz solar. Nota: nos casos em que o ponto de colheita um chuveiro, introduzir a cabea do chuveiro dentro de um saco de plstico, cortar um canto do fundo do saco e inseri-lo no bocal do frasco. Parmetros a determinar no ponto de colheita, de imediato: A temperatura. Aps os procedimentos anteriormente descritos encher um recipiente com gua, mergulhar a sonda e registar a temperatura indicada. O cloro residual livre.
Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 21

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

ANEXO II
Procedimentos de colheita de amostra de gua em depsitos de pequena profundidade (por exemplos: tanque de torre de arrefecimento, tanque de jaczi), destinada pesquisa de legionelas.

1. Calar as luvas. 2. Na proximidade da gua destapar o frasco (1 litro), tambm esterilizado exteriormente, conservando a tampa virada para baixo sem a pousar. 3. Mergulhar o frasco em posio invertida e vertical at profundidade pretendida, inclinando-o para o encher. 4. Retirar o frasco e fech-lo. 5. Identificar o frasco. 6. Colocar o frasco em mala de transporte ou saco, opacos. O transporte feito temperatura ambiente e ao abrigo da luz solar. Nota: nos tanques das torres de arrefecimento, as amostras podero ser colhidas aspirando a gua com um tubo de borracha de silicone, previamente esterilizado. Parmetros a determinar no ponto de colheita, de imediato: A temperatura - Aps os procedimentos anteriormente descritos encher um recipiente com gua, mergulhar a sonda e registar a temperatura indicada. O cloro residual livre.

Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 22

Preveno nos estabelecimentos hoteleiros da doena dos legionrios maio de 2011

Bibliografia

European Guidelines for Control and Prevention of Travel Associated Legionnaires Disease. January 2005. Members of the European Surveillance Scheme for Travel Associated Legionnaires Disease and the European Working Group for Legionella Infections.

Guia Prtico. Doena dos Legionrios. Procedimentos de Controlo nos Empreendimentos Tursticos. Direo-Geral da Sade e Direo-Geral do Turismo. Lisboa 2001.

Decreto-Lei n79/2006 de 4 de abril. Dirio da Repblica n 67, Srie I-A de 2006-04-04. Ministrio das Obras Pblicas, Transportes e Comrcio.

Departamento de Sade Pblica Programa de Preveno e Controlo da Doena dos Legionrios 23

Vous aimerez peut-être aussi