Vous êtes sur la page 1sur 9

Degrau colgio e curso Professor: Anderson Reis Disciplina: Biologia Aluna: Lavnia Kelly 3 ano

1 e 2 lei de Mendel

AU\RN 2014

Introduo

Neste trabalho irmos abordar as leis de Mendel. Seus conceitos, como foram realizados os estudos e as experincias, como ele chegou a uma concluso e claro os resultados da experincia.

Lei da segregao dos fatores O monge e cientista austraco Gregor Mendel e suas descobertas, feitas por meio de experimentos com ervilhas, realizadas no prprio mosteiro onde vivia, foram extremamente importantes para que hoje conhecssemos os genes e alguns dos mecanismos da hereditariedade. Suas experincias foram, tambm, muito significantes para a compreenso de algumas lacunas da Teoria da Evoluo, propostas tempos antes.

O sucesso de seus experimentos consiste em um conjunto de fatores. Um deles foi a prpria escolha do objeto de estudo: a ervilha Psim sativum: planta de fcil cultivo e ciclo de vida curto e que reproduzem por autofecundao,alem de suas caractersticas marcantes como: So de fcil cultivo e se reproduzem rapidamente; Possuem flores hermafroditas; Sua diversidade de aparncia, lisa ou rugosa, amarela ou verde.

Cor da semente: verde ou amarela

Forma da semente: rugosa ou lisa

Mendel selecionou e fez uma analise criteriosa para cada caracterstica. Para iniciar seus primeiros cruzamentos, ele teve o cuidado de escolher exemplares puros, observando-as por seis geraes resultantes da autofecundao, para confirmar se realmente s dariam origem a indivduos semelhantes a ele e entre si.
Executando a fecundao cruzada da parte masculina de uma planta de semente amarela com a feminina de uma verde, observou que os descendentes, que chamou de gerao F1, eram somente de sementes amarelas. Autofecundando esses exemplares, a F2 se apresentou na proporo de trs sementes amarelas para uma verde (3:1).

Com esses dados, Mendel considerou as sementes verdes como recessivas e as amarelas, dominantes. Fazendo o mesmo tipo de anlise para as outras caractersticas dessa planta, concluiu que, em todos os casos, havia a mesma proporo de 3 para 1.

Recessivas: o aspecto encoberto que no apareci. Dominante: o aspecto que se destaca

Com isso Mendel deduziu que: As caractersticas hereditrias so determinadas por fatores herdados dos pais na mesma proporo; Tais caractersticas se separam na formao dos gametas; Indivduos de linhagens puras possuem todos os seus gametas iguais.

Assim podemos enunciar a primeira lei de Mendel desta forma: Cada carter determinado por um par de fatores genticos denominados alelos. Estes, na formao dos gametas, so separados e, desta forma, pai e me transmitem apenas um para seu descendente. Lei da segregao independente dos fatores Em suas primeiras experincias, Mendel verificou apenas uma caracterstica de cada vez (monoibridismo), no se preocupando com as

demais caractersticas. Depois de muitas experincias, Mendel prosseguiu com suas pesquisas e comeou a se preocupar com o comportamento de duas caractersticas, analisando dois caracteres ao mesmo tempo. Ao verificar cruzamentos que envolviam dois tipos de caractersticas (di-hibridismo), Mendel enunciou a sua segunda lei. Mendel cruzou plantas puras de ervilha amarelas e lisas (traos dominantes), com plantas puras de ervilha verdes e rugosas (traos recessivos). A gerao F1 era totalmente constituda por sementes amarelas e lisas. O resultado da gerao F1 j era esperado, j que as caractersticas eram dominantes e os pais eram puros. Veremos seguir;

Mendel realizou novamente outra fecundao, mas dessa vez foi uma autofecundaro entre as plantas originadas das sementes da gerao F1, e obteve como resultado quatro tipos de sementes: amarelas-lisas; amarelasrugosas; verdes-lisas e verde-rugosa.

As plantas amarela-rugosa e verde-lisa, no estavam presentes na gerao paterna e nem na gerao F1. A partir da, Mendel concluiu que a caracterstica de cor da semente (amarela ou verde), no est ligada caracterstica formal da semente (lisa ou rugosa), ou seja, a herana da cor era independente da herana da superfcie da semente.
Levando em conta esses cruzamentos, podemos dizer que os genes para um ou mais caracteres so transmitidos aos gametas de forma independente, recombinando-se ao acaso e formando todas as combinaes possveis. Concluirmos que: Os determinantes hereditrios tm uma natureza discreta. Eles so chamados genes. Cada parental tem um par de genes, em que cada clula determina o carter em estudo. Um membro de cada par segrega na formao de um gameta, por isso cada gameta tem apenas um dos alelos do par.

Os resultados dos experimentos permitiram a Mendel estabelecer a hiptese da segregao independente dos alelos na formao dos gametas, ainda que ele no conhecesse a meiose. Para testar a hiptese criada, Mendel autopolinizou a linhagem F2.

Destes resultados ns podemos agora confirmar os gentipos da F2, deduzidos inicialmente do cruzamento dos F1.

Fentipos Plantas altas F2

Gentipos Descrio gentica 1/3 DD 2/3 Dd Linhagem pura dominante homozigoto Heterozigotos Linhagem pura recessiva homozigota

Plantas baixas F2 Todas dd

Assim a F2 tem a distribuio genotpica 1/4 Dd: 1/2 Dd: 1/4 dd


Mendel tambm fez outro cruzamento para confirmar a hiptese da segregao independente. Primeiro ele cruzou dois homozigotos, um dominante (DD) e outro recessivo (Dd), obtendo os heterozigotos Dd. Em seguida, em vez de autocruzar a F1 (Dd), ele a cruzou com uma linhagem pura, no caso um homozigoto recessivo dd.

Retrocruzamento: Dd x dd Gameta masculino d DD D (Alta) d Fentipos: 1 alto : 1 baixo Gentipos: 1 Dd : 1 dd dd (Baixa)

Gameta feminino

Concluso
Levando em considerao o assunto exposto a cima, vimos s varias maneiras da gerao de uma planta atravs da fecundao de gametas, as caractersticas hedardas dos pais e como Mendel descobriu isso tudo atravs de suas experincias com ervilas.

Referncias
http://www.brasilescola.com/biologia/primeira-lei-mendel.htm http://www.brasilescola.com/biologia/segunda-lei-mendel.htm http://www.ufpe.br/biolmol/GenMendel/Mendel1&2extensoes/mendel1.htm

Vous aimerez peut-être aussi