Vous êtes sur la page 1sur 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof.

. Fabiano Sales Aula 00 Aula 01 (11/08/2013) Classes de Palavras Parte 2: Pronome e Verbo.

Aula 02 (18/08/2013) Classes de Palavras Parte 3: Conjunes (emprego e sentido que imprimem s relaes que estabelecem).

Aula 03 (25/08/2013) Concordncia Nominal e Verbal.

Aula 04 (01/09/2013) Regncia Nominal e Verbal. Crase.

Aula 05 (08/09/2013) Pontuao.

Aula 06 (15/09/2013) Colocao Pronominal. Vozes Verbais.


Aula 07 (22/09/2013) Interpretao de Texto: Verbal e No Verbal. Sinnimos, Antnimos e Parnimos. Sentido Prprio e Figurado das Palavras.

Vamos ao que interessa!

Caros alunos, na aula 00, apresentarei a primeira parte das classes gramaticais: substantivo, artigo, adjetivo, numeral, interjeio, advrbio e preposio. Em se tratando das classes acima apresentadas, a banca VUNESP, atualmente, concentra seus esforos nos assuntos advrbio e preposio. Para efeito didtico, portanto, o estudo das demais classes gramaticais ser ilustrado por meio de comentrios a questes de diversas bancas examinadoras.

Para refletir: Talento 1% inspirao e 99% transpirao. (Thomas Edison).


Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 Comum designa, genericamente, o nome dos seres de uma espcie. Exemplos: metrpole, homem, pas. Concreto designa seres cuja existncia independe de outros. Esqueam aquela noo que nos ensinaram na escola, em que se falava que o substantivo concreto constitui-se somente naquilo que palpvel. Exemplos: ar, Deus, gnomo, cadeira.

Abstrato designa seres cuja existncia depende de outros. Sero substantivos abstratos aqueles que representam qualidades, aes ou estados. Exemplos: beleza, inveno, tristeza.

A existncia da beleza pressupe a existncia de um ser que seja belo; a inveno depende da criao feita por algum ser (a inveno do telefone, por exemplo); por sua vez, a tristeza s existir se existir um ser que tenham esse sentimento.

Primitivo aquele que origina a formao de outro vocbulo. Exemplos: jardim, terra, livro.

Derivado aquele que formado a partir de um vocbulo. Exemplos: jardineiro, terrqueo, livraria.

Simples apresenta apenas um radical. Exemplos: capim, sol, p.

Composto apresenta pelo menos dois radicais. Exemplos: capim-limo, girassol, pontap.

Coletivo designa a totalidade de seres de uma espcie. Exemplos: manada (de elefantes), corja (de bandidos, assaltantes), esquadra (de navios).

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 1. (CESGRANRIO-2009/Casa da Moeda) H trs substantivos em: a) "... com srias dificuldades financeiras." b) "... no conseguiu prever nem a crise econmica atual." c) "... vai tornar inteis arquivos e bibliotecas)." d) "... precisa da confirmao e do endosso do 'impresso' (...) e) "Muitos dos blogs e sites mais influentes..." Comentrio: O trecho que contm trs substantivos encontra-se na alternativa (D). Os vocbulos confirmao, endosso e impresso pertencem a essa classe gramatical. Notem que as palavras esto antecedidas de artigo (veremos, adiante, que o artigo substantivo qualquer palavra): da confirmao contrao da preposio de com o artigo definido a ; do endosso - contrao da preposio de com o artigo definido o ; do impresso - contrao da preposio de com o artigo definido o . Nas demais alternativas: A) O nico substantivo a palavra dificuldades. B) H somente um substantivo: crise. C) H dois substantivos: arquivos e bibliotecas. E) Existem dois substantivos: blogs e sites. Gabarito: D.

2. (FGV-2010/FIOCRUZ) Celular um adjetivo que se transformou em substantivo masculino, em funo da elipse do vocbulo telefone, que antecedia esse adjetivo. O caso em que houve o mesmo : (A) o micro-ondas (B) o caixa (C) o Municipal (D) o pblico (E) o lana-perfume

Comentrio: Segundo o enunciado da questo, o vocbulo celular, proveniente do feminino clula, era um adjetivo, pois caracterizava o substantivo telefone na expresso o telefone celular. Entretanto, a omisso (elipse) do vocbulo telefone acarretou a mudana de classe gramatical da palavra celular, a qual passou de adjetivo para substantivo: o celular. Conforme a banca examinadora, esse mesmo processo ocorreu na assertiva (C): o Municipal, em que a omisso do vocbulo Teatro, na expresso o Teatro Municipal, acarretou a alterao de classe gramatical do vocbulo Municipal, passando a um substantivo. Gabarito: C.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 Nota: poca, a questo foi bastante controversa. Conforme disse a vocs, o vocbulo celular proveniente do feminino clula. Ao ser introduzido na expresso o telefone celular, houve a alterao de gnero (de feminino para masculino), concordando com o substantivo telefone. Na assertiva C, a elipse do vocbulo Teatro no implicou a mudana de gnero da palavra Municipal, pois esta proveniente do adjetivo municpio, ou seja, manteve o gnero masculino. A mudana de gnero ocorreu, de fato, na assertiva A, pois micro-ondas proveniente do substantivo feminino micro-ondas. Ao ser introduzida na expresso o forno de micro-ondas, essa palavra (micro-ondas) sofreu alterao de gnero (de feminino para masculino). Sendo assim, seria o gabarito mais indicado para a questo. Entretanto, lamentavelmente, a banca apontou a letra (C) como gabarito definitivo. Curiosidade: Segundo as lies de Evanildo Bechara, em Moderna Gramtica Portuguesa, muitos substantivos passaram a ter gneros diferentes, alguns sem deixar vestgios, outros como mar, hoje masculino, em que o antigo gnero continua presente em preamar (prea = plena, cheia) e baixa-mar. J foram femininos fim, planeta, cometa, mapa, tigre, fantasma, entre muitos outros; foram usados como masculinos: rvore, tribo, catstrofe, hiprbole, linguagem, linhagem.

Bem, vamos continuando...

Como disse a vocs, o substantivo pode variar em gnero e nmero. Vejamos como isso ocorre.

FLEXO DE GNERO Quanto ao gnero, o substantivo pode ser masculino ou feminino. Exemplos: aluno, aluna; irmo, irm. Quanto forma, os substantivos podem ser: Uniformes representam ambos os gneros (masculino e feminino) com apenas um radical. Os substantivos uniformes subdividem-se em:

a) Sobrecomuns contm uma s forma para representar ambos os gneros. Somente o contexto poder determinar o gnero desses substantivos. Exemplos: o cnjuge, a criana, a testemunha, o cadver.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 b) Comuns-de-dois contm uma s forma para representar ambos os gneros. Nesse caso, porm, o determinante far a distino entre masculino e feminino. Exemplos: o dentista / a dentista; o estudante / a estudante.

c) Epicenos contm uma s forma para ambos os gneros. Nesse caso, porm, a distino dos gneros ser feita pelo acrscimo do vocbulo macho / fmea. Exemplos: a ona (macho/fmea); o sabi (macho/fmea); a girafa (macho/fmea).

Biformes com apenas um radical, apresentam formas distintas para designar os gneros masculino e feminino. Exemplos: fregus, freguesa; professor, professora; choro, chorona; irmo, irm.

Observao! Existem pares de chamados heternimos. vocbulos semanticamente opostos. So os

Exemplos: pai me; genro nora; cavalheiro dama.

Dica estratgica! O gnero do artigo pode acarretar a mudana de sentido do substantivo. Exemplos: o caixa (funcionrio) a caixa (recipiente); o coma (sono mrbido) a coma (cabeleireira); o coral (plipo, canto em coro) a coral (cobra venenosa). 3. (VUNESP-2004/Ministrio Pblico-SP/Auxiliar de Promotoria) Assinale a alternativa em que os substantivos esto corretamente acompanhados dos artigos. (A) a d a piedade os espcies (B) a d a piedade as espcies (C) o d a piedade os espcies (D) a d o piedade as espcies (E) o d a piedade as espcies Comentrio: A resposta da questo encontrada na assertiva (E). O substantivo d do gnero masculino, sendo corretamente acompanhado do artigo o. J as palavras piedade e espcies so do gnero feminino, sendo acompanhadas dos respectivos artigos: a piedade e as espcies. Gabarito: E.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 Passemos, agora, flexo de nmero dos substantivos.

FLEXO DE NMERO Regra Geral Em regra, a formao de plural dos substantivos ocorre com o acrscimo do morfema -s. Isso ocorrer quando os substantivos forem finalizados por vogal, ditongo oral ou ditongo nasal -E. Exemplos: planeta planetas; chapu chapus; me mes.

Regras Especficas Substantivos finalizados por: a) S I. acrscimo de ES nos monosslabos ou oxtonos. Exemplos: s ases; anans ananases. Observao: Os substantivos CAIS e CS so invariveis. II. flexo no determinante, em caso de paroxtonos e proparoxtonos. Exemplos: o vrus os vrus; o nibus os nibus.

b) AL, EL, OL e UL : plural em IS. Exemplos: pardal pardais; pincel - pincis; lcool alcois; azul azuis.

Dica estratgica! Alguns substantivos fazem plural em ES. Exemplos: mal males; cnsul cnsules.

Cuidado: No composto mal-estar, a terminao ES ser acrescida somente ao segundo elemento. Portanto, a flexo correta mal-estares. importante ressaltar, ainda, a flexo adequada do determinante: o mal-estar / os mal-estares.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 4. (FCC-2012/TCE-SP-Adaptada)
Por isso, se h algo que determina o que h de mais importante na tradio ocidental exatamente a ideia de que no temos clareza a respeito do que nossos valores significam. Pois o que nos leva a criticar aspectos fundamentais de nossa sociedade no um dficit a propsito da realizao de valores, mas um sentimento que Freud bem definiu como mal-estar, ou seja, um sofrimento indefinido que nos lembra a fragilidade de toda normatividade social extremamente prescritiva.

correto afirmar que, Se Freud tivesse se referido a mais de um sentimento, o padro culto escrito exigiria, no plural, a forma "os mal-estar". Comentrio: Em regra, os substantivos terminados em AL iro ao plural com a terminao IS: pardal pardais. Entretanto, quando flexionados nesse nmero, alguns substantivos faro plural em ES, como o caso de mal: males. No composto mal-estar, o padro culto escrito exige que a terminao ES seja acrescida apenas ao ltimo elemento, devendo o determinante tambm ser flexionado: os mal-estares. Gabarito: Errada.

b) IL - Se forem oxtonos, o plural ser em S. Exemplos: fuzil fuzis. - Se forem paroxtonos, o plural ser em EIS. Exemplos: fcil fceis.

Ateno! Os vocbulos a seguir apresentam dupla grafia , admitindo, portanto, mais de uma possibilidade de plural: Oxtonos - projetil projetis; reptil reptis Paroxtonos projtil projteis; rptil rpteis.

c) M: plural em -NS.

Exemplos: armazm armazns; lbum lbuns.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 d) N : plural em -S ou -ES. Exemplos: hmen himens (ou hmenes); lquen liquens (ou lquenes).

e) R, Z: plural em ES. Exemplos: hangar hangares; arroz arrozes; gravidez - gravidezes.

f) X : a flexo ocorrer apenas no determinante (artigo, pronome, ...). Exemplos: o nix os nix; o clmax os clmax. Dica estratgica! Alguns substantivos apresentam a forma pluralizada: bens, costas, frias, haveres, culos etc. No confundam esses vocbulos, por exemplo, com bem, costa e fria, haver, culo, pois o sentido diferente. Vamos ver abaixo: Bem : virtude, benefcio Bens : propriedades, riquezas Costa : litoral Costas : parte dorsal Fria : quantia em dinheiro Frias : perodo de descanso Haver : verbo haver Haveres : bens (substantivo) culo : luneta culos : lentes em uma armao Alguns substantivos so usados apenas no plural. Exemplos: os afazeres, as alvssaras, os arredores, as bodas, as calas, as ccegas, as condolncias, as efemrides, as exquias, as fezes, os psames, os parabns, os picles, as reticncias, os suspensrios, as tmporas, as vsceras, os vveres etc. Cuidado! Quando pluralizados, alguns substantivos deslocam a slaba tnica. Exemplos: carter - caracteres; espcimen - especmenes; jnior - juniores; snior seniores; lcifer lucferes.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 6. (FCC-2011/TRE-AP-Adaptada) afirmativas a seguir. Acerca da flexo nominal, julgue as

I. Em Ele um dos mais antigos tabelies deste cartrio., a palavra destacada est grafada incorretamente. II. Em Os funcionrios da manuteno j instalaram os corrimos., a palavra destacada est flexionada corretamente.

Comentrio: Vamos analisar cada afirmativa. I. Conforme estudamos nas lies, a formao de plural (regra geral) dos substantivos terminados em -O -ES: ao aes; balo bales; nao naes. Entretanto, alguns oxtonos e monosslabos fazem plural somente em -ES, tais como alemo alemes; po pes; escrivo escrives; tabelio tabelies. Logo, a afirmativa do enunciado est correta. II. Alguns oxtonos admitem a formao de mais de um plural. O vocbulo corrimo, por exemplo, enquadra-se nesse critrio, sendo corretas as formas corrimos e corrimes. Portanto, a afirmativa do enunciado est correta. Gabarito: Corretas.

7. (CESGRANRIO-2010/PETROBRAS-Adaptada) luz da norma culta da lngua portuguesa, julgue a afirmativa a seguir. I. O plural de cidado tambm segue a regra para emprego do plural do termo arteso em Somos artesos. Comentrio: As formas pluralizadas das palavras cidado e arteso so obtidas por meio do acrscimo do morfema -s: cidados e artesos. Logo, a afirmativa est correta. Gabarito: Correta.

SUBSTANTIVOS DIMINUTIVOS Regra geral: retirada do -s , que ser deslocado para aps o sufixo. Exemplos: mes papis flores bares me + zinha + s = mezinhas papei + zinho + s = papeizinhos flore + zinha + s = florezinhas bare + zinho + s = barezinhos

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 D) Resposta incorreta. O vocbulo guarda-costa formado por um verbo (classe que, nos substantivos compostos, invarivel) e por um substantivo (palavra varivel). Sendo assim, correto o plural guarda-costas. E) Esta a resposta da questo. Alguns vocbulos oxtonos admitem duas formas de plural, tal como o caso de corrimo: corrimos ou corrimes. Vale frisar que ambos os plurais so abonados pela Academia Brasileira de Letras.

Gabarito: E.

10. (FCC-2010/TRE-RS-Adaptada) Considerada a flexo, a frase que est em total concordncia com o padro culto escrito : a) Os tabelies renem-se sempre s quinta-feiras. b) Nos ltimos botas-foras, houve grande confuso, pois a agncia de turismo no reteu os que no possuam ingresso. c) Na delegacia, no tinha ainda reavido os documentos que perdera, quando entrou o rapaz considerado a testemunha mais importante de famoso crime. d) Se no se conterem roubos de obras-primas, geraes futuras sero privadas de grandes realizaes do esprito humano. Comentrio: Vamos analisar cada assertiva. A) Resposta incorreta. Conforme vimos na questo anterior, alguns monosslabos e oxtonos tm sua forma pluralizada apenas em ES, como o caso de tabelio tabelies. Ademais, o composto quinta-feira formado por um numeral e um substantivo, razo por que ambos os elementos devem ir ao plural: quintas-feiras. B) Resposta incorreta. Quando o composto for estruturado por meio de um verbo seguido de um advrbio, nenhum elemento ser flexionado no plural, como se d em bota-fora. Nesse caso, somente o determinante (artigo, numeral, pronome) sofrer flexo: os bota-fora. C) Esta a resposta da questo. O substantivo testemunha contm uma s forma para representar ambos os gneros. Portanto, sobrecomum, e somente o contexto poder determinar o gnero desses substantivos. No trecho (...) entrou o rapaz considerado a testemunha (...), h referncia ao gnero masculino, devido presena do vocbulo rapaz. D) Resposta incorreta. No perodo, h erro de flexo verbal, assunto que ser estudado na prxima aula. No contexto, h uma relao de condio hipottica, motivo pelo qual o verbo conter deveria ter sido flexionado no pretrito imperfeito do subjuntivo: Se no se contiverem roubos de obras-primas, geraes futuras sero privadas de grandes realizaes do esprito humano. Gabarito: C.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 11. (FCC-2010/Casa Civil-SP) A frase em que a flexo verbal e a nominal esto em total concordncia com o padro culto escrito : a) Sei que ele remoe a ideia de que sua cnjuge possa ter dificuldades durante sua ausncia, por isso ele proviu a famlia do necessrio antes de viajar. b) Se ele no se comprouvesse, seria diferente, mas, como soe acontecer, ele imediatamente se prontificou a organizar a exquia do soldado morto em ao. c) Isto constitue verdade inconteste: ele sempre obstri as negociaes, mesmo quando se desenvolvem apoiadas em legtimos abaixo-assinados. d) Pea-lhe que remedie a falta de conforto que gerou ao distribuir indiscriminadamente os salvo-condutos disponveis, e, se ele no se dispor a fazlo, avise-nos. e) Se ele antevir os problemas que possam decorrer de sua ousadia, ou se reouver o juzo, certamente no ser uma vtima do prprio atrevimento. Comentrio: Vamos analisar cada assertiva. A) Resposta incorreta. Na 3 pessoa do singular do presente do indicativo, as formas verbais terminadas em OER so finalizadas pela vogal i: ele ri (de roer) / mi (de moer) / remi (de remoer). Portanto, no contexto, a forma correta Sei que ele remi a ideia (...). Ademais, o substantivo cnjuge contm uma s forma para representar ambos os gneros. Portanto, sobrecomum, e somente o contexto poder determinar-lhe o gnero. No trecho (...) a ideia de que sua cnjuge possa ter dificuldades durante sua ausncia, por isso ele (...), ainda que a referncia seja esposa, o determinante sua deve apresentar-se no masculino: (...) a ideia de que seu cnjuge (...). Por fim, a forma verbal proviu, flexionada no pretrito perfeito do indicativo, deriva do verbo prover (abastecer, providenciar, dispor). Logo, o correto (...) por isso ele proveu a famlia do necessrio antes de viajar. B) Resposta incorreta. poca, muitos candidatos ficaram em dvida com relao estrutura comprouvesse. Essa forma verbal uma variante do verbo comprazer, que significa ser corts, servir. No contexto, est empregada corretamente no pretrito imperfeito do subjuntivo: Se eu no eu me comprouvesse ... Se tu no te comprouvesses ... (se) ele se comprouvesse ... Se ns no nos comprouvssemos ... Se vs no vos comprouvsseis ... Se eles no se comprouvessem ... Na 3 pessoa do singular do presente do indicativo, as formas verbais terminadas em OER so finalizadas pela vogal i. o que ocorre com o verbo soer (costumar, acontecer com frequncia). Portanto, no contexto, a forma correta Se ele no se comprouvesse, seria diferente, mas, como si (=costuma) acontecer, ele imediatamente (...). Por fim, vale frisar que alguns substantivos so empregados apenas no plural por no terem forma singular correspondente. o caso de exquias, cujo significado cerimnias ou honras fnebres.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 C) Resposta incorreta. Na 3 pessoa do singular do presente do indicativo, as formas verbais terminadas em UIR so finalizadas pela vogal i: Isto constitui verdade inconteste: (...). Na estrutura obstri, a grafia est incorreta, pois, segundo os cnones gramaticais, o correto ele sempre obstrui (derivado do verbo obstruir) as negociaes (...). No que se refere flexo nominal, o vocbulo abaixo-assinado formado por um advrbio (palavra invarivel) e um adjetivo (palavra varivel), razo por que apenas o ltimo elemento do composto deve flexionar-se no plural. No contexto, a grafia est correta, portanto. D) Resposta incorreta. Em regra, as formas verbais terminadas em -iar so regulares. Exemplo: ARRIAR (abaixar-se) - eu arrio, tu arrias, ele arria, ns arriamos, vs arriais, eles arriam. Porm, alguns verbos terminados em -iar so irregulares. So eles: mediar (alm do derivado intermediar), ansiar, remediar, incendiar e odiar. E o que isso significa? Meus amigos, por serem irregulares, os verbos acima recebero a vogal E nas formas rizotnicas (rizo = raiz + tnica = slaba forte), ou seja, rizotnica a forma cuja slaba tnica recai no radical do verbo. Em regra, as formas rizotnicas ocorrem na 1, 2 e 3 pessoas do singular (eu, tu, ele) e na 3 pessoa do plural (eles): eu remedeio, tu remedeias, ele remedeia, eles remedeiam. No presente do subjuntivo, a 3 pessoa do singular uma forma rizotnica, devendo ser grafada da seguinte maneira: Pea-lhe que remedeie a falta de conforto (...). Prosseguindo com a anlise do perodo, o vocbulo salvo-conduto foi corretamente flexionado no plural. Segundo o Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa (VOLP), esse composto admite mais de uma forma pluralizada: salvo-conduto salvo-condutos, salvos-condutos

Para finalizar a anlise da assertiva em comento, o verbo dispor segue o paradigma (modelo) de conjugao do verbo por. Sendo assim, no contexto em que se encontra, a forma verbal adequada (...) se ele no se dispuser (...).

E) Esta a resposta da questo. No contexto, a forma verbal antevir est flexionada no futuro do subjuntivo. Por ser um verbo derivado de ver, segue o modelo de conjugao deste: Se eu vir (verbo ver); Se ele antevir (verbo antever). Portanto, a flexo est correta. Com relao ao verbo reaver, a forma adequada no futuro do subjuntivo reouver, a qual foi apresentada no perodo da assertiva. Vejamos a conjugao:

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 Futuro do subjuntivo (Quando) eu reouver (Quando) tu reouveres (Quando) ele reouver (Quando) ns reouvermos (Quando) vs reouverdes (Quando) eles reouverem Gabarito: E. 12. (FCC-2006/SEFAZ-SP) A frase que respeita o padro culto no que se refere flexo : (A) No caso de proporem um dilogo sem pseudodilemas tericos, o professor visitante diz que medeia as sesses ; (B) Chegam a constituir-se como cls os grupos que defendem opinies divergentes, como as que interviram no ltimo debate pblico . (C) Ele era o mais importante testemunha do acalorado embate entre opinies contrrias, de que adviram os textos de difuso que produziu ; (D) Em troca-trocas acalorados de ideias, poucos se atem s questes mais relevantes da temtica ; (E) Quando aquele grupo de pesquisadores reaver a credibilidade comprometida nos ltimos revs, certame apresentar com mais tranquilidade sua contribuio. Comentrio: Vamos analisar cada assertiva.

A) Esta a resposta da questo. Em regra, as formas verbais terminadas em -iar so regulares. Entretanto, existem excees, ou seja, algumas formas verbais terminadas em -iar so irregulares, a saber: mediar (alm do derivado intermediar), ansiar, remediar, incendiar e odiar. Segue uma tcnica mnemnica para vocs memorizarem as excees:

ediar eu medeio, tu medeias, ele medeia, ns mediamos, vs mediais, eles medeiam. nsiar eu anseio, tu anseias, ele anseia, ns ansiamos, vs ansiais, eles anseiam. emediar eu remedeio, tu remedeias, ele remedeia, ns remediamos, vs remediais, eles remedeiam. ncendiar eu incendeio, tu incendeias, ele incendeia, ns incendiamos, vs incendiais, eles incendeiam. diar eu odeio, tu odeias, ele odeia, ns odiamos, vs odiais, eles odeiam.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 B) Resposta incorreta. O verbo intervir deriva de vir. Sendo assim, a conjugao daquele deve seguir o paradigma deste: (...) divergentes, como as que intervieram (...). C) Resposta incorreta. Em Ele era o mais importante testemunha (...), o substantivo destacado sobrecomum, pois pode ser usado para referir-se tanto ao gnero masculino quanto ao feminino. Entretanto, o determinante que acompanha esse nome deve ser sempre feminino: Ele era a mais importante testemunha (...). Por sua vez, o verbo advir deriva de vir, seguindo o paradigma deste ltimo: (...) de que advieram (...). D) Resposta incorreta. O verbo ater deriva de ter, devendo seguir o paradigma de conjugao deste ltimo: (...) poucos se atm s questes (...). E) Resposta incorreta. Segundo o contexto, a forma verbal reaver deveria estar flexionada na 3 pessoa do singular do futuro do subjuntivo. Na pessoa e no tempo mencionados, a flexo verbal correta seria Quando aquele grupo de pesquisadores reouver (...). Vale frisar que a assertiva tambm apresenta um erro de flexo nominal: em (...) nos ltimos revs, (...), a formao correta de plural do substantivo em destaque reveses. Logo, a opo em anlise no atende ao enunciado. Gabarito: A.

13. (VUNESP-2005/TJ-SP/Analista Judicirio) Assinale a alternativa que apresenta todas as palavras com o plural correto. (A) Animalzinhos - caridades - cartos - amores-perfeito - cristes. (B) Questes salrios-famlia pastis limes reais. (C) Feijos arranhas-cus ticos-ticos ps-de-moleques acares. (D) Corres-corres abaixos-assinados cidades quarta- feiras padres-nossos. (E) Degrais ancestrais cordos decretos-lei tiquestaques Comentrio: Todas as palavras foram corretamente pluralizadas na assertiva (B): questo questes (plural em es); salrio-famlia salrios-famlia (o elemento famlia limita salrio, indicando finalidade); pastel pastis (substantivo terminado em EL: plural em IS); limo limes (plural em es); real reais (adjetivo terminado em AL: plural em IS). Nas demais opes, os plurais corretos so: a) animaizinhos caridades cartes amores-perfeitos cristos c) feijes arranha-cus tico-ticos (segundo o VOLP) ps-de-molque acares d) corres-corres (ou corre-corres, segundo o VOLP) - abaixo-assinados cidados quartas-feiras padres-nossos (ou padre-nossos) e) degraus ancestrais cordes decretos-lei tique-taques (segundo o VOLP) Gabarito: B.
*Segundo a nova ortografia a expresso p de moleque, atualmente, grafada sem hfen.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 ARTIGO classe gramatical varivel que antecede o substantivo, indicando seu gnero e nmero. O artigo pode ser: Definido refere-se a um ser preciso, determinado. representado por o(s), a(s). Exemplos: O jogo foi fantstico. (Temos um jogo especfico, do qual temos conhecimento.) Indefinido refere-se a um ser de maneira imprecisa, vaga. representado por um, uma, uns, umas. Exemplos: Um jogo foi fantstico. (Temos um jogo qualquer, no especificado.)

EMPREGO DO ARTIGO O artigo definido pode: - referir-se a uma espcie inteira. Exemplo: O limo azedo. (= Todo limo azedo.) - assumir o valor de pronomes demonstrativo e possessivo. Exemplos: Partirei no momento para a Espanha. (= este) Na semana passada, eu estava com os ps inchados. (= meus)

- indicar intimidade ou familiaridade, quando empregado antes de nomes prprios. Exemplo: Samara sempre estuda comigo. (no h familiaridade, intimidade) A Samara sempre estuda comigo. (h familiaridade, intimidade) importante mencionar para vocs que a anteposio do artigo (e demais determinantes) substantiva qualquer palavra. Exemplos: O amar da cor vida. (verbo passa a substantivo) Ela me disse um no. (advrbio passa a substantivo) o telefone celular o celular (adjetivo passa a substantivo) o Municipal (adjetivo passa a substantivo) o Teatro Municipal A moa, cujo olhar sedutor, chegou h pouco. (verbo passa a substantivo)

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 14. (FGV-2008/Senado Federal) Atinge toda a regio e a si mesmo, pois o Equador credor no mbito do CCR, e a efetiva realizao da ameaa de no honrar compromisso assumido o impedir de receber aquilo que lhe devido. No trecho acima h: (A) Sete artigos. (B) Seis artigos. (C) Cinco artigos. (D) Quatro artigos. (E) Trs artigos. Comentrio: No excerto acima, h seis artigos, quais sejam: na expresso a regio; em o Equador; na expresso no mbito do CCR, em que ocorre a contrao da preposio em com o artigo definido o (do) e da preposio de com o artigo definido o (no); na expresso a efetiva realizao; no trecho da ameaa, em que ocorre a contrao da preposio de com o artigo definido a (da). Nota: No trecho compromisso assumido o impedir, a partcula o pronome oblquo, e no um artigo. No contexto, refere-se ao Equador.

Gabarito: B.

15. (FGV-2010/CODESP) ... algumas iniciativas inovadoras comeam a apresentar resultados, o que pode motivar a reproduo dessa experincia pelo pas inteiro. No trecho acima, h quantos artigos? (A) Um (B) Nenhum (C) Quatro (D) Trs (E) Dois Comentrio: No excerto acima, h dois artigos, encontrados na expresso a reproduo (linha 2) e na contrao da preposio pelo (contrao da preposio por com o artigo definido o). Na expresso comeam a apresentar, o termo em destaque uma preposio, empregada na locuo verbal. Por fim, no trecho o que pode motivar, temos um pronome demonstrativo, equivalente a aquilo. Gabarito: E.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 Texto para a questo 16.

16. (FGV-2010/CODESP) Na fala da me, h: (A) um artigo. (B) dois artigos. (C) trs artigos. (D) cinco artigos. (E) quatro artigos. Comentrio: Na fala da me, encontramos quatro artigos, situados nos seguintes trechos: uma boa pessoa; fazer o bem ao prximo (em ao, ocorre a combinao da preposio a com o artigo definido o); comer os legumes. Gabarito: E. OMISSO DO ARTIGO Aqui, temos um ponto muito importante, pois imprescindvel para o emprego do acento grave. Devemos omitir o artigo: - antes de nomes ou expresses de sentido generalizado. Exemplo: Tempo dinheiro.

- antes do vocbulo casa, quando houver referncia ao prprio lar. Exemplo: Aos finais de semana, estudamos juntos em casa. (e no na casa) Dica estratgica! Se o vocbulo casa estiver especificado, ser admitido o emprego do artigo. Exemplo: Aos finais de semana, estudamos juntos na casa da Samara.
Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 - antes do vocbulo terra, significando terra firme. Exemplo: Os marinheiros ficaram em terra. (e no na terra) Dica estratgica! Se o vocbulo terra estiver especificado, ser admitido o emprego do artigo. Exemplo: Os marinheiros ficaram na terra prometida. - antes ou depois do pronome relativo cujo (e flexes). Exemplo: Esta a aluna a cuja me me referi. (a = preposio exigida pelo verbo referir-se) - antes de pronomes de tratamento iniciados por Vossa ou Sua. Exemplos: Dirigi-me a Vossa Excelncia. (a = preposio) Escrevi uma carta a Sua Excelncia, o deputado. (a = preposio) Dica estratgica! As formas de dona, senhora, senhorita e madame admitem a anteposio de artigo. Exemplos: A senhorita/senhora/dona/madame muito bonita. Pessoal, segue uma dica importante: Quando o artigo estiver precedido da palavra TODO (e flexes), designar totalidade; sem o artigo, significar qualquer, cada. Exemplos: Todos os alunos sero aprovados no concurso. (totalidade de alunos) Todo dia estudamos para o concurso do DETRAN. (qualquer dia) 17. (FUNRIO-2009/Prefeitura do Rio de Janeiro) Tentou mand-lo embora umas vinte vezes... O emprego do artigo indefinido na forma plural no exemplo destacado acima tem por objetivo indicar quantidade de vezes: a) exata b) irrisria c) pequena d) aproximada e) real Comentrio: No contexto, o adjetivo indefinido umas tem por objetivo indicar quantidade aproximada. Equivale expresso cerca de (=aproximadamente): Tentou mand-lo embora cerca de vinte vezes... . Logo, a letra (D) a resposta da questo. Gabarito: D.
Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 ADJETIVO classe de palavras que atribui qualidade ou estado a um substantivo. Os adjetivos podem ser: Restritivos atribuem caractersticas eventuais. Exemplos: fogo baixo, homem sujo. Explicativos atribuem caractersticas inerentes, prprias. Exemplos: fogo quente, homem mortal.

Dica estratgica! A colocao dos adjetivos aps os substantivos a regra geral. Vale frisar que, em certas circunstncias, o significado do adjetivo poder variar, se estiver anteposto ou posposto ao substantivo. Exemplos: velho amigo (=amigo de longa data, antigo) / amigo velho (=amigo idoso). bela garota (=garota de bons princpios) / garota bela (=garota bonita). pessoa certa (=pessoa ideal) / certa pessoa (=qualquer pessoa). pobre homem (=homem infeliz) / homem pobre (=homem sem recursos financeiros)

18. (VUNESP-2012/CREFITO-SP/Relaes Pblicas) Analise a afirmao abaixo. I. Se o trecho em seu pequeno apartamento da Vila Ub... for substitudo por em seu apartamento pequeno da Vila Ub... , o sentido do texto se mantm. Comentrio: No primeiro trecho, a expresso pequeno apartamento formada por um adjetivo e um substantivo, sendo este ltimo vocbulo o ncleo do sintagma. No segmento em anlise, o adjetivo pequeno especifica a dimenso do substantivo apartamento. Com a inverso da ordem vocabular, obtm-se a expresso apartamento pequeno, mantendo-se o sentido inicialmente apresentado e, inclusive, a classe gramatical dos vocbulos apartamento (substantivo) e pequeno (adjetivo). Portanto, a afirmao da banca est correta. Gabarito: Correta.

Voltando parte terica, vejamos a flexo dos adjetivos.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 FLEXO DE GNERO Quanto ao gnero, os adjetivos podem ser: Uniformes so aqueles que contm uma s forma. Exemplos: aluno inteligente, aluna inteligente.

Biformes flexionam-se em gnero, masculino e feminino. Exemplos: aluno esperto, aluna esperta; rapaz cristo, moa crist. Nos adjetivos biformes, a regra geral trocar a terminao -o por -a: esperto, esperta; bonito, bonita. Entretanto, alguns adjetivos no seguem a regra acima. Exemplo: trabalhador trabalhadeira.

Professor, o adjetivo feminino de trabalhador no trabalhadora? No, meus amigos! Se quisermos atribuir uma caracterstica ao substantivo mulher, por exemplo, deveremos escrever mulher trabalhadeira. Fiquem atentos a esses detalhes!

Alguns adjetivos no variam em gnero. Quais? So aqueles terminados em -U, -S e -OR. Exemplos: o cidado/a cidad zulu; o homem/a mulher corts; o bilhete/a carta anterior.

Nos adjetivos terminados em -eu, troca-se a terminao por -eia. Exemplos: europeu, europeia; plebeu, plebeia; pigmeu, pigmeia, ateu, ateia. Excees: judeu, judia; sandeu, sandia.

Em adjetivos terminados em -o, troca-se a terminao por -oa, - ou -ona. Exemplos: beiro, beiroa; cristo, crist; amigo, amigona.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 FLEXO DE NMERO Quanto flexo numrica, os adjetivos simples seguem as mesmas regras apresentadas para os substantivos. Exemplos: bonito bonitos; bela belas; esperto espertos.

FLEXO DOS ADJETIVOS COMPOSTOS Regra geral: Como vimos na flexo dos nomes compostos, a regra geral dos adjetivos compostos flexionar somente o ltimo termo. Exemplos: reunio ltero-musical reunies ltero-musicais festas cvico-religiosas festa cvico-religiosa cincia poltico-social cincias poltico-sociais Excees: surdo-mudo surdos-mudos; surda-muda surdas-mudas.

Nos adjetivos compostos referentes a cores, quando o segundo elemento um adjetivo, flexiona-se apenas o ltimo. Exemplos: olho verde-claro olhos verde-claros cala azul-escura calas azul-escuras

Dica estratgica! Em conformidade com as lies de Evanildo Bechara, na obra Gramtica Escolar da Lngua Portuguesa, 2 edio ampliada e atualizada pelo Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, editora Nova Fronteira, 2010, pg. 107, nos substantivos compostos que designam cores, ambos os elementos vo para o plural: os verdes-claros, os amarelos-esverdeados, os azuis-escuros.

Observao! De acordo com as lies de Domingos Paschoal Cegalla, na obra Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa, Companhia Editora Nacional, 48 edio, 2010, pg. 165, os adjetivos compostos azul-marinho, azul-celeste e azul-ferrete so invariveis: ternos azul-marinho, mantos azul-celeste, gravatas azul-ferrete. O gramtico acrescenta, ainda, que invarivel o adjetivo ultravioleta: raios ultravioleta.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 Consoante Bechara, ambos os elementos ficam invariveis nos adjetivos compostos que designam cores quando o segundo elemento um substantivo: olho verde-gua olhos verde-gua olho azul-turquesa olhos azul-turquesa uniforme verde-oliva uniformes verde-oliva carro vermelho-sangue carros vermelho-sangue

Esse tambm o posicionamento de Domingos Paschoal Cegalla, acrescentando que, nos compostos desse tipo, subentende-se a expresso da cor de: tapetes verde-esmeralda tapetes da cor verde da esmeralda.

Dica estratgica! Nos substantivos compostos deste tipo, admitem-se dois plurais. Exemplos: o verde-gua o verde-abacate o azul-turquesa os verdes-guas ou os verdes-gua

os verdes-abacates ou os verdes-abacate os azuis-turquesas ou os azuis-turquesa

19. (DETRAN-SP-2006/Oficial Administrativo) Assinale a alternativa em que no h erro de flexo. a) As crianas surdas-mudas brincam no parque. b) Elas tm blusas azuis-marinhas. c) As patas das crianas eram amarelo-ouro. d) As festas cvica-religiosa so frequentes naquela cidade. e) Os guadas-noturna foram atacados no confronto. Comentrio: A questo foi aplicada em 2006 e deveria ter sido anulada. Inicialmente, a banca apontou a assertiva (C) como resposta da questo. De fato, a expresso amarelo-ouro deve permanecer invarivel, pois se trata de um adjetivo composto que designa cor, sendo o segundo elemento um substantivo: patas amarelo-ouro. Entretanto, a opo (A) tambm est correta: o adjetivo composto surdo-mudo admite flexo em gnero e nmero em ambos os elementos. Portanto, no trecho as crianas surdas-mudas, a flexo est em conformidade com as prescries gramaticais. Lamentavelmente, porm, a questo no foi anulada. Nas demais opes, as respectivas flexes corretas so blusas azul-marinho, festas cvico-religiosas e os guardas-noturnos. Com relao a esta ltima expresso, cabe a seguinte considerao: o vocbulo guarda significa policial, pertencendo, portanto, classe dos substantivos. Por essa razo, foi flexionado no plural. Por outro lado, quando a palavra guarda significar

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 proteger, pertencer categoria verbal e permanecer invarivel como em os guarda-roupas. Gabarito: C.

20. (FCC-2006/TRT-24 Regio) A forma correta de plural dos substantivos compostos mico-leo-dourado e ararinha-azul : a) micos-leo-dourados e ararinhas-azul. b) micos-leo-dourado e ararinha-azuis. c) mico-lees-dourados e ararinha-azuis. d) mico-leo-dourados e ararinhas-azul. e) micos-lees-dourados e ararinhas-azuis. Comentrio: O composto mico-leo-dourado formado pela sequncia de substantivo + substantivo + adjetivo, devendo todos os elementos ir ao plural: micos-lees-dourados. Por sua vez, o substantivo ararinha-azul formado pela sequncia substantivo + adjetivo. Logo, ambos os elementos do composto devero ser flexionados no plural: ararinhas-azuis. Gabarito: E.

Locuo adjetiva expresso formada por uma preposio e um substantivo. Equivale a um adjetivo. Exemplos: gua de chuva = gua pluvial gua de rio = gua fluvial suco de estmago = suco gstrico / estomacal era de gelo = era glacial perodo de guerra = perodo blico amor de irmo = amor fraternal festas de vero = festas estivais cordo de umbigo = cordo umbilical atitude de paixo = atitude passional jogada de mestre = jogada magistral gesto de criana = gesto infantil / pueril doena de fgado = doena heptica produo de ouro = produo aurfera

21. (VUNESP-2013/SEAP-SP/Agente de Escolta e Vigilncia Penitenciria) Em caractersticas epidmicas , o adjetivo epidmicas corresponde a caractersticas de epidemias. Assinale a alternativa em que, da mesma forma, o adjetivo em destaque corresponde, corretamente, expresso indicada. (A) gua fluvial gua da chuva.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 (B) produo aurfera produo de ouro. (C) vida rupestre vida do campo. (D) notcias brasileiras notcias de Braslia. (E) costela bovina costela de porco.

Comentrio: A correlao adequada encontrada na assertiva (B). O adjetivo aurfera corresponde locuo adjetiva de ouro. Logo, esta a resposta da questo. Nas demais opes, temos: a) gua fluvial = gua do rio c) vida rupestre = vida de primitivo / da caverna d) notcias brasileiras = notcias do Brasil e) costela bovina = costela de boi.

Gabarito: B.

NUMERAL classe de palavras que exprime quantidade, ordem, multiplicao ou diviso. O numeral pode ser: Cardinal designa quantidade. Exemplos: zero, um, dois, trs, quatro ...

Ordinal designa ordem. Exemplos: primeiro, segundo, terceiro, quarto...

Multiplicativo designa multiplicao. Exemplos: dobro, triplo, qudruplo, quntuplo...

Fracionrio indica diviso. Exemplos: um tero, metade, meio, um quinto...

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 Na numerao de artigos de leis, decretos, portarias e outros textos oficiais, devemos: - usar o ordinal at nove. Exemplos: Artigo 3 (terceiro); Artigo 7 (stimo) - usar o cardinal de dez em diante. Exemplos: Artigo 10 (dez); Artigo 20 (vinte); Artigo 46 (quarenta e seis). No primeiro dia do ms, devemos: - usar o numeral ordinal. Exemplo: Hoje dia primeiro. - nos demais dias, devemos empregar o numeral cardinal. Exemplo: Hoje dia dez.

22. (VUNESPE-2012/IAMSPE/Oficial Administrativo) Assinale a alternativa em que a palavra em destaque pertence mesma classe gramatical que na frase Diante dela, somos a um tempo reis.... (A) Entre ns, de um lado chove demais, no Rio, em Minas e outros locais. (B) ... de outro, a seca atormenta, angustia e empobrece... (C) No sei se apenas por influncia das nossas perversas atividades... (D) ... em milhes e milhes de anos, houve alternncias de bonana e terror, ... (E) ... pode nos (...) levar ao paraso com suas belezas e surpresas. Comentrio: No perodo Diante dela, somos (...) reis, o vocbulo em destaque pertence classe dos substantivos. A mesma categoria morfolgica encontrada na assertiva (E): a palavra belezas um substantivo (abstrato), derivado do adjetivo belo. Logo, esta a resposta da questo. Nas demais opes, temos: a) entre = preposio (classe gramatical que ser vista adiante) b) angustia = verbo (no confundir com o substantivo angstia) c) perversas = adjetivo d) milhes = numeral Gabarito: E.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 INTERJEIO classe de palavras que exprime sentimentos ou emoes.

Exemplos:

Oba! Fui convocado para tomar posse! (alegria) Voc vai conseguir. Coragem! (animao) Psiu! Voc est falando muito alto. (silncio) Mantenha distncia! Lquido inflamvel. (advertncia) Ai! Cortei o dedo. (dor) Cruzes! (medo) Ol, pessoal! (saudao) Considere o texto a seguir. Gera alguma curiosidade tanta dedicao do governo a essa ao especfica. uma agenda positiva, ok, mas h tantas outras por a sem o mesmo tratamento... Talvez a explicao esteja exatamente na pirotecnia das blitze. Alm do marketing do bem, o modus operandi marketing por si s.

23. (VUNESP-2012/CREFITO 3 Regio/Relaes Pblicas) No trecho uma agenda positiva, ok... o termo em destaque expressa: (A) hesitao. (B) dvida. (C) aprovao. (D) discordncia. (E) descaso. Comentrio: Por meio do contexto, identificamos que o termo ok confirma, aprova o sentido do trecho uma agenda positiva . Logo, a letra (C) a resposta da questo. Gabarito: C.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 ADVRBIO classe de palavras invarivel que exprime circunstncia. Modifica adjetivos, verbos e advrbios, podendo, tambm, modificar uma orao. Trata-se de um tpico do contedo programtico bastante cobrado nas provas da VUNESP.

Exemplos: Ela muito bonita. (muito = advrbio) Estudarei hoje. (hoje = advrbio) Voc escreve muito bem. (muito = advrbio) Provavelmente voc passar no concurso. (provavelmente = advrbio) CLASSIFICAO DO ADVRBIO O advrbio pode apresentar as seguintes circunstncias: a) tempo: amanh, agora, anteontem, ontem, hoje, breve, antes, depois, jamais, nunca, outrora, sempre ... Exemplo: Amanh faremos a prova. Ateno! Os advrbios nunca e jamais indicam tempo, e no negao. Fiquem atentos! b) lugar: aqui, ali, c, l, acol, atrs, dentro, embaixo, longe, perto ... Exemplo: Fique aqui, pois voltarei rapidamente. Cuidado! O vocbulo onde deve ser empregado somente quando houver referncia a lugar fsico: A cidade onde estou linda. incorreto o emprego em outros contextos, tais como no trecho A situao onde me encontro favorvel. Notem que, no exemplo apresentado, no h referncia a lugar, razo por que o emprego de onde est incorreto. Nesse caso, correto o emprego das expresses em que ou na qual: A situao em que me encontro favorvel. A situao na qual me encontro favorvel. c) modo: bem, mal, depressa, assim, alerta, felizmente ... Exemplo: Sentiu-se bem aps ver o gabarito da prova.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 Em geral, os advrbios terminados em -mente so obtidos a partir do adjetivo feminino: educada + mente = educadamente. Por essa razo, o -a, de educadamente deve ser classificado como desinncia de gnero feminino. Entretanto, nem todos os advrbios terminados em -mente so oriundos de adjetivos biformes: feliz + -mente = felizmente; corts + mente = cortesmente. Tambm no podemos dizer que todos os advrbios terminados em -mente apresentam a circunstncia de modo. Querem testar? Por exemplo, na frase Choveu torrencialmente., o advrbio torrencialmente intensifica a forma verbal Choveu. Logo, um advrbio de intensidade, equivalente a muito: Choveu muito. Dica estratgica! Quando advrbios terminados em -mente estiverem em sequncia, a norma culta admite o emprego do sufixo apenas na ltima forma adverbial. Exemplo: Os policiais agiram calma e sabiamente.
advrbio advrbio

d) intensidade: bastante, demais, mais, menos, muito, pouco, quo, assaz, to ... Exemplo: Quo bom estar com voc. (= Muito bom estar com voc.) e) dvida: porventura, possivelmente, provavelmente, qui, talvez ... Exemplo: Provavelmente vocs passaro no concurso. f) afirmao: certamente, decididamente, efetivamente, realmente, sim ... Exemplo: Certamente vocs passaro no curso. g) negao: no, absolutamente ... Exemplo: No durma tarde! Dica estratgica! Segundo as lies de Celso Cunha, em Nova Gramtica do Portugus Contemporneo, a norma culta apresenta preferncia pelo emprego das formas adverbiais analticas mais bem e mais mal junto a particpio, em detrimento da forma melhor. Exemplos: Os esquadres mais bem encavalgados foram despedidos (...) (...) abalava e rompia as armas mais bem temperadas. Foram os exemplos mais bem escolhidos.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 Nos demais casos, prefervel o emprego da forma melhor. Exemplos: Ningum conhece melhor os interesses do que o homem virtuoso. (advrbio melhor no admite flexo) No h exemplo melhor deste tipo de superstio que o estatuto da noo de raa no nazismo. (adjetivo melhor uma forma comparativa de superioridade do adjetivo bom, razo por que admite flexo, concordando em nmero com o nome a que se refere: exemplo melhor.)

Locuo adverbial o conjunto de duas ou mais palavras que tem o mesmo valor de um advrbio. Basicamente, sua estrutura mnima composta de uma preposio e um substantivo. Exemplos: Atrasado para a prova, o candidato saiu s pressas. O carro virou direita. Sempre vou a p.

DIFERENA ENTRE LOCUO ADJETIVA E LOCUO ADVERBIAL

Tanto a locuo adjetiva quanto a locuo adverbial tm a mesma estrutura mnima: preposio + substantivo. Desse modo, a maneira de diferenci-las verificar a que palavras elas se ligam.

Exemplos: (1) Ela fez cara de medo.

Em (1), a expresso de medo est ligada ao substantivo cara. Logo, uma locuo adjetiva.

(2) Ela morreu de medo.

Em (2), a expresso de medo modifica o sentido do verbo morrer. Portanto, uma locuo adverbial, exprimindo valor de causa.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 24. (VUNESP-2012/Cmara de Mau-SP/Taqugrafo) Assinale a alternativa em que a expresso em destaque indica circunstncia adverbial. (A) Era um possante veculo movido a vapor. (B) O poeta seguiu com o veculo levemente desgovernado. (C) Por fim, incrvel velocidade de trs quilmetros por hora, perdeu o controle da alavanca de direo. (D) Por sorte, a rvore foi a nica vtima do primeiro acidente automobilstico. (E) Patrocnio concluiu ironicamente que o acidente aconteceu porque ele no tinha sido batizado. Comentrio: A questo exigiu que os candidatos identificassem um advrbio. Conforme a definio, a classe adverbial aquela que modifica um adjetivo, um verbo ou um outro advrbio. Essa relao encontrada na assertiva (E): o vocbulo ironicamente modifica o sentido da forma verbal concluiu, exprimindo matiz semntico de modo. Estamos diante, portanto, de um adjunto adverbial de modo. Nas demais opes, temos as seguintes classes gramaticais: a) possante qualifica o vocbulo veculo, pertencendo categoria dos adjetivos. b) desgovernado tambm qualifica veculo, integrando a classe dos adjetivos. c) alavanca um substantivo, sendo ncleo do sintagma alavanca de direo. d) automobilstico qualifica o substantivo acidente, sendo um adjetivo. Gabarito: E.

25. (VUNESP-2012/CREFITO-SP/Relaes Pblicas) Observe as frases. Blitz da lei seca, j parte do cenrio, outrora mais romntico, das noites cariocas. Talvez a explicao esteja exatamente na pirotecnia das blitze. O sentido expresso pelos advrbios em destaque de, respectivamente, (A) tempo e intensidade. (B) condio e afirmao. (C) tempo e dvida. (D) causa e tempo. (E) condio e dvida. Comentrio: Questo simples acerca das circunstncias expressas pelos advrbios. No primeiro perodo, a forma adverbial outrora exprime o valor de tempo. J no segundo perodo, o advrbio talvez indica a ideia de dvida, sendo equivalente a provavelmente, qui. Portanto, a letra (C) a resposta da questo. Gabarito: C.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 26. (VUNESP-2013/SEAP-SP/Agente de Escolta e Vigilncia Penitenciria)

Nos primeiro e segundo quadrinhos, esto em destaque dois advrbios: A e AINDA. Considerando que advrbio a palavra que modifica um verbo, um outro advrbio ou um adjetivo, expressando a circunstncia em que determinado fato ocorre, assinale a alternativa que classifica, correta e respectivamente, as circunstncias expressas por eles. (A) Lugar e negao. (B) Lugar e tempo. (C) Modo e afirmao. (D) Tempo e tempo. (E) Intensidade e dvida. Comentrio: Reparem que, no enunciado, a banca examinadora apresentou o conceito de advrbio: a palavra que modifica um verbo, um outro advrbio ou um adjetivo, expressando a circunstncia em que determinado fato ocorre. No trecho acabo de limpar a (1 quadrinho), o vocbulo em destaque expressa ideia de lugar. Por sua vez, a palavra ainda, constante do trecho mas ainda so 21h!, expressa noo de tempo. Logo, a letra (B) nossa resposta. Gabarito: B.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 Fragmento de texto para a questo 27. A lei seca havia sido esvaziada depois que o STJ (Superior Tribunal de Justia) decidiu que o bafmetro e o exame de sangue eram obrigatrios para comprovar o crime. Motoristas comearam a recusar os exames valendo-se de um direito constitucional: ningum obrigado a produzir provas contra si mesmo. O condutor era multado, perdia a carteira e tinha o veculo apreendido, mas no respondia a processo. Agora, passa a ser crime conduzir veculo automotor com capacidade psicomotora alterada em razo da influncia de lcool ou de outra substncia psicoativa que determine dependncia. Com isso, o limite de lcool passou a ser uma das formas de se comprovar a embriaguez, e no mais um requisito de punio. 27. (VUNESP-2013/Polcia Civil-SP/Agente de Polcia) Em Agora, passa a ser crime conduzir veculo automotor com capacidade psicomotora alterada em razo da influncia de lcool... , o termo em destaque introduz a ideia de: (A) afirmao. (B) tempo. (C) lugar. (D) intensidade. (E) modo. Comentrio: Por meio do contexto, identificamos que o vocbulo agora um advrbio, modificando o sentido do trecho passa a ser crime (...). Essa palavra exprime valor semntico de tempo, validando a opo (B) como resposta da questo. Gabarito: B.

Observao! Normalmente, a palavra agora classificada como advrbio de tempo, como no trecho Vou estudar agora. Em algumas circunstncias, entretanto, esse vocbulo tem assumido feies de conjuno adversativa, a exemplo do que ocorre no excerto a seguir: Voc pode at morar comigo. Agora, se for bagunceira, vou dispens-la. Qual o objetivo dessa observao? Dizer para vocs que, apesar de o vocbulo agora ainda no figurar como conjuno nas gramticas tradicionais, esse fato ocorre devido constante mudana da lngua. Por essa razo, fundamental que vocs observem o comportamento das palavras e o valor semntico em determinado contexto!

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 28. (VUNESP-2013/Polcia Civil-SP/Auxiliar de Necropsia) Considere o trecho a seguir: Nunca antes na histria da humanidade isso aconteceu. Mas, hoje, uma pessoa pode sair rua levando no bolso, juntamente com carteira, chaves e chicletes, toda a biblioteca que ela tem em casa. As expresses em destaque no trecho introduzem, respectivamente, circunstncia de: (A) tempo e de tempo. (B) modo e de modo. (C) afirmao e de afirmao. (D) modo e de tempo. (E) dvida e de afirmao. Comentrio: Questo semelhante aos moldes da anterior, exigindo que os candidatos identifiquem a ideia expressa pelos advrbios. Primeiramente, a expresso nunca antes modifica o sentido da forma verbal aconteceu, exprimindo matiz semntico de tempo. Essa mesma ideia expressa pela forma adverbial hoje. Desse modo, a letra (A) a resposta da questo. Gabarito: A. 29. (VUNESPE-2012/IAMSPE/Oficial Administrativo) Assinale a alternativa em que o sentido expresso pelo advrbio em destaque na frase est indicado corretamente. (A) ... como exercemos a nossa finalidade de cuidar bem de nossos filhos? afirmao. (B) ...casas destrudas ou desaparecidas totalmente no barro, ... certeza. (C) Entre ns, de um lado chove demais, ... intensidade. (D) ..., mas possivelmente porque no tem dinheiro, instruo, ... modo. (E) ... em favor dos que tanto e h tanto tempo aguardam desesperadamente solues imediatas... tempo Comentrio: Vamos analisar as opes. a) Errada. No contexto, o advrbio bem modifica o sentido do verbo cuidar, exprimindo ideia de modo. b) Errada. Na frase, o vocbulo totalmente expressa a noo de modo. c) Esta a resposta da questo. O vocbulo demais modifica o sentido do verbo chover. Portanto, pertence classe dos advrbios. No contexto, expressa valor de intensidade. d) Errada. A forma adverbial possivelmente expressa noo de dvida, sendo equivalente a provavelmente. e) Errada. Por fim, o advrbio desesperadamente exprime ideia de modo. Gabarito: C.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 30. (VUNESP-2010/CREA-SP/Agente Administrativo) A palavra j, destacada em A influncia humana tem alterado o meio ambiente, e j no existem dvidas de que as consequncias so irreversveis. , expressa ideia de: a) comparao; b) concesso; c) oposio; d) causa; e) tempo. Comentrio: No perodo, a forma j pertence classe dos advrbios. Por meio do contexto, percebemos que o vocbulo j um modificador da forma verbal existem. Com isso, a letra (E) atende ao comando da questo. Gabarito: E.

Observao! semelhana do que ocorre com o advrbio agora, a forma adverbial j exprime ideia de tempo, conforme vimos na questo anterior.

Todavia, em algumas circunstncias, esse vocbulo tem assumido feies de conjuno adversativa, a exemplo do que ocorre no excerto a seguir:

Vamos ao cinema amanh, j meus primos ficaro em casa.

O excerto acima apresenta ideias contrrias, sendo ligadas por meio do vocbulo j. Se uma questo de interpretao textual, por exemplo, perguntar o sentido estabelecido por meio do emprego da palavra j, a resposta deve ser oposio/contraste. Portanto, analisem o contexto!

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 PREPOSIO - classe gramatical invarivel que liga termos. Exemplos: Confiamos em seu sucesso. Preciso de sua ajuda. CLASSIFICAO DA PREPOSIO As preposies podem ser: a) essenciais - desempenham a funo tpica de preposio desde sua origem: a, ante, aps, com, at, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trs.

b) acidentais - palavras que pertencem a uma outra classe gramatical, mas que so usadas como preposio: fora, como, conforme, consoante, fora, exceto, salvo, malgrado, durante, mediante, segundo, menos, que, seno ...

Exemplos: Temos que passar no concurso. (conjuno empregada como preposio) Muitos sorriram, exceto ele. (advrbio empregado como preposio)

Observao!

A preposio pode unir-se a outros elementos. Exemplo: A moa foi ao teatro. (a (preposio) + o (artigo definido)) O carro estacionado deste rapaz. (=de (preposio) + este (pron. demonstrativo)) Voc est numa enrascada. (= em (preposio) + uma (artigo indefinido)) Aps as provas, iremos praia. (= a (preposio) + a (artigo definido)) Iremos quela praia maravilhosa aps as provas. (a (preposio) + aquela (pronome demonstrativo))

Com

nomes

prprios,

no

unio

entre

preposio

artigo:

Ele colunista de O Globo.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 VALOR SEMNTICO DA PREPOSIO Este ponto sempre figura nas provas elaboradas pela VUNESP.

As preposies que no imprimem valor semntico ao termo com que se relacionam so chamadas de relacionais. So obrigatrias, iniciando a estrutura de objeto indireto ou de complemento nominal.
Exemplos: Preciso de dinheiro. (o verbo precisar rege preposio de, elemento que introduz a estrutura do objeto indireto de dinheiro) Confio em voc. (o verbo confiar rege o emprego da preposio em, elemento que inicia a estrutura do objeto indireto em voc) Aquele rapaz caminha igual a voc. (o adjetivo igual rege preposio a, termo que inicia a estrutura do complemento nominal a voc) A necessidade de ajuda latente. (o substantivo necessidade exige a preposio de, elemento pertencente estrutura do complemento nominal de ajuda)

J as preposies que imprimem matiz semntico so denominadas nocionais. Segundo as lies de Evanildo Bechara, na obra Gramtica Escolar da Lngua Portuguesa, cada preposio tem o seu significado unitrio, primrio, que se desdobra em outros significados contextuais (sentido), em acepes particulares que emergem do nosso saber sobre a lngua e as coisas, e da nossa experincia de mundo. Exemplos: (1) Cortei o po com a faca. No trecho Cortei o po com a faca, compreendemos que a faca no s esteve presente ao ato de cortar o po, mas foi o instrumento utilizado para realizar esta ao.

(2) Estudei com prazer. J em Estudei com prazer, o prazer no s esteve presente, como tambm representou o modo como a ao foi levada a termo.

(3) Everaldo cortou o po com a Rosa. Em (3), temos uma acepo contextual (sentido) de ajuda ou companhia.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 Portanto, preciso analisar o valor semntico que a preposio atribui ao termo na sentena. Vejamos outras acepes: A Fomos a Copacabana. (destino) Escrevam a lpis. (instrumento) ANTE Ficou conversando ante o porto de casa. (posio) Ante o sucesso na profisso, ficou satisfeito. (causa) AT Dirigimo-nos at a praia do Leme. (espao) Conversaram sobre futebol at s cinco horas da tarde. (tempo) COM O mendigo morreu com a fome. (causa) Brindarei a aprovao com a namorada. (companhia) Bateu na cabea do bandido com o revlver. (instrumento) DE O mendigo morreu de fome. (causa) Ela vir de Belm. (origem) Falei muito de futebol. (assunto) EM Cursou a grade curricular e graduou-se em Letras. (especialidade) Ficamos em seu apartamento. (lugar) PARA O vizinho veio para ajud-la a consertar o encanamento. (finalidade) Comprou a passagem e viajou para a Europa. (destino) POR Vendia legumes por dois reais. (preo) Atualmente, as pessoas comunicam-se muito por celular. (meio)

Antes de encerrar as lies desta aula, vamos praticar um pouco!

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 31. (VUNESP-2013/FUNDAO CASA/Agente de Apoio Operacional) No trecho Temos de refletir sobre isso para mudar nossas atitudes. , a palavra destacada apresenta sentido de: (A) tempo. (B) modo. (C) origem. (D) assunto. (E) finalidade. Comentrio: No perodo Temos de refletir sobre isso para mudar nossas atitudes, o termo destacado liga duas ideias, imprimindo entre elas uma relao de finalidade. No contexto em anlise, a preposio para equivale locuo conjuntiva para que: Temos de refletir sobre isso para que mudemos nossas atitudes. Logo, nosso gabarito a letra (E). Gabarito: E.

32. (VUNESP-2013/SEJUS-ES/Agente de Escolta e Vigilncia Penitenciria) Em O projeto Comear de Novo busca sensibilizar entidades pblicas e privadas para promover a ressocializao dos presos... , o termo em destaque estabelece uma relao de: (A) causa. (B) tempo. (C) lugar. (D) finalidade. (E) modo. Comentrio: Novamente, temos a preposio para. No contexto, esse termo estabelece uma relao de finalidade entre sensibilizar entidades pblicas e privadas e promover a ressocializao dos presos. Desse modo, a letra (D) a resposta da questo. Gabarito: D.

(VUNESP-2013/TJ-SP/Contador) Leia a tira a seguir para responder prxima questo.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

47 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 33. Nas frases da personagem que est na fila, o termo para empregado expressando ideia de: (A) causa. (B) modo. (C) lugar. (D) finalidade. (E) oposio. Comentrio: Inicialmente, vejamos os trechos a que o examinador fez aluso: Fila para entrar no banco Fila para o caixa Fila para o gerente Novamente, identificamos o sentido de finalidade nas frases da personagem, validando a opo (D) como resposta da questo. Gabarito: D. 34. (VUNESP-2013/Polcia Civil-SP/Agente de Polcia) Em Responder com simplicidade e clareza s perguntas dos filhos, a palavra em destaque expressa, no contexto em que empregada, ideia de: (A) finalidade. (B) causa. (C) meio. (D) posse. (E) modo. Comentrio: No contexto, as expresses com simplicidade e (com) clareza so locues adverbiais. Elas expressam ideia de modo com que os pais respondem s perguntas dos filhos. Assim, nosso gabarito a assertiva (E). Gabarito: E. 35. (VUNESP-2010/TJ-SP/Assistente Social) A relao entre a palavra em destaque e a circunstncia expressa nos parnteses est correta na alternativa: (A) Preparou-se para o baile. (referncia) (B) Voltaram apesar do escuro. (concesso) (C) Para de escrever com lpis. (modo) (D) S Deus imortal. (incluso) (E) Eis o homem, senhor. (situao)

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

48 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 Comentrio: A resposta da questo encontra-se na assertiva (B). A locuo apesar de exprime ideia de concesso, ou seja, um obstculo incapaz de impedir o fato da orao principal voltaram. Nas demais opes, temos as seguintes relaes: a) para = direo; c) com = instrumento; d) s = palavra denotativa de excluso; e) eis = palavra denotativa de designao. Gabarito: B.

Por hoje s, pessoal! Abraos e at a prxima aula. Fabiano Sales.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

49 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS NA AULA 1. (CESGRANRIO-2009/Casa da Moeda) H trs substantivos em: a) "... com srias dificuldades financeiras." b) "... no conseguiu prever nem a crise econmica atual." c) "... vai tornar inteis arquivos e bibliotecas)." d) "... precisa da confirmao e do endosso do 'impresso' (...) e) "Muitos dos blogs e sites mais influentes..." 2. (FGV-2010/FIOCRUZ) Celular um adjetivo que se transformou em substantivo masculino, em funo da elipse do vocbulo telefone, que antecedia esse adjetivo. O caso em que houve o mesmo : (A) o micro-ondas (B) o caixa (C) o Municipal (D) o pblico (E) o lana-perfume 3. (VUNESP-2004/Ministrio Pblico-SP/Auxiliar de Promotoria) Assinale a alternativa em que os substantivos esto corretamente acompanhados dos artigos. (A) a d a piedade os espcies (B) a d a piedade as espcies (C) o d a piedade os espcies (D) a d o piedade as espcies (E) o d a piedade as espcies 4. (FCC-2012/TCE-SP-Adaptada)
Por isso, se h algo que determina o que h de mais importante na tradio ocidental exatamente a ideia de que no temos clareza a respeito do que nossos valores significam. Pois o que nos leva a criticar aspectos fundamentais de nossa sociedade no um dficit a propsito da realizao de valores, mas um sentimento que Freud bem definiu como mal-estar, ou seja, um sofrimento indefinido que nos lembra a fragilidade de toda normatividade social extremamente prescritiva.

correto afirmar que, Se Freud tivesse se referido a mais de um sentimento, o padro culto escrito exigiria, no plural, a forma "os mal-estar".

5. (FUNRIO-2009/Prefeitura do Rio de Janeiro) Mas havia um luar dentro de mim; o do Serto. A palavra serto apresenta-se no plural da mesma forma que: a) irmo b) po c) mo d) corao e) rgo

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

50 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 6. (FCC-2011/TRE-AP-Adaptada) afirmativas a seguir. Acerca da flexo nominal, julgue as

I. Em Ele um dos mais antigos tabelies deste cartrio., a palavra destacada est grafada incorretamente. II. Em Os funcionrios da manuteno j instalaram os corrimos., a palavra destacada est flexionada corretamente.

7. (CESGRANRIO-2010/PETROBRAS-Adaptada) luz da norma culta da lngua portuguesa, julgue a afirmativa a seguir. I. O plural de cidado tambm segue a regra para emprego do plural do termo arteso em Somos artesos.

8. (DETRAN-SP/2006/Oficial Administrativo-Adaptada) Analise a afirmao a seguir. I. No perodo Os guardas-noturna foram atacados no confronto, no h erro de flexo.

9. (FCC-2011/TRE-AP) A palavra destacada que est empregada corretamente : a) Diante de tantos abaixos-assinados, teve de acatar a solicitao. b) Considerando os incontestveis contra-argumento, reconheceu a falha do projeto. c) Ele um dos mais antigos tabelies deste cartrio. d) Os guardas-costas do artista foram agressivos com os jornalistas. e) Os funcionrios da manuteno j instalaram os corrimos.

10. (FCC-2010/TRE-RS-Adaptada) Considerada a flexo, a frase que est em total concordncia com o padro culto escrito : a) Os tabelies renem-se sempre s quinta-feiras. b) Nos ltimos botas-foras, houve grande confuso, pois a agncia de turismo no reteu os que no possuam ingresso. c) Na delegacia, no tinha ainda reavido os documentos que perdera, quando entrou o rapaz considerado a testemunha mais importante de famoso crime. d) Se no se conterem roubos de obras-primas, geraes futuras sero privadas de grandes realizaes do esprito humano.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

51 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 11. (FCC-2010/Casa Civil-SP) A frase em que a flexo verbal e a nominal esto em total concordncia com o padro culto escrito : a) Sei que ele remoe a ideia de que sua cnjuge possa ter dificuldades durante sua ausncia, por isso ele proviu a famlia do necessrio antes de viajar. b) Se ele no se comprouvesse, seria diferente, mas, como soe acontecer, ele imediatamente se prontificou a organizar a exquia do soldado morto em ao. c) Isto constitue verdade inconteste: ele sempre obstri as negociaes, mesmo quando se desenvolvem apoiadas em legtimos abaixo-assinados. d) Pea-lhe que remedie a falta de conforto que gerou ao distribuir indiscriminadamente os salvo-condutos disponveis, e, se ele no se dispor a fazlo, avise-nos. e) Se ele antevir os problemas que possam decorrer de sua ousadia, ou se reouver o juzo, certamente no ser uma vtima do prprio atrevimento. 12. (FCC-2006/SEFAZ-SP) A frase que respeita o padro culto no que se refere flexo : (A) No caso de proporem um dilogo sem pseudodilemas tericos, o professor visitante diz que medeia as sesses ; (B) Chegam a constituir-se como cls os grupos que defendem opinies divergentes, como as que interviram no ltimo debate pblico . (C) Ele era o mais importante testemunha do acalorado embate entre opinies contrrias, de que adviram os textos de difuso que produziu ; (D) Em troca-trocas acalorados de ideias, poucos se atem s questes mais relevantes da temtica ; (E) Quando aquele grupo de pesquisadores reaver a credibilidade comprometida nos ltimos revs, certame apresentar com mais tranquilidade sua contribuio. 13. (VUNESP-2005/TJ-SP/Analista Judicirio) Assinale a alternativa que apresenta todas as palavras com o plural correto. (A) Animalzinhos - caridades - cartos - amores-perfeito - cristes. (B) Questes salrios-famlia pastis limes reais. (C) Feijos arranhas-cus ticos-ticos ps-de-moleques acares. (D) Corres-corres abaixos-assinados cidades quarta- feiras padres-nossos. (E) Degrais ancestrais cordos decretos-lei tiquestaques 14. (FGV-2008/Senado Federal) Atinge toda a regio e a si mesmo, pois o Equador credor no mbito do CCR, e a efetiva realizao da ameaa de no honrar compromisso assumido o impedir de receber aquilo que lhe devido. No trecho acima h: (A) Sete artigos. (B) Seis artigos. (C) Cinco artigos. (D) Quatro artigos. (E) Trs artigos.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

52 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 15. (FGV-2010/CODESP) ... algumas iniciativas inovadoras comeam a apresentar resultados, o que pode motivar a reproduo dessa experincia pelo pas inteiro. No trecho acima, h quantos artigos? (A) Um (B) Nenhum (C) Quatro (D) Trs (E) Dois Texto para a questo 16.

16. (FGV-2010/CODESP) Na fala da me, h: (A) um artigo. (B) dois artigos. (C) trs artigos. (D) cinco artigos. (E) quatro artigos. 17. (FUNRIO-2009/Prefeitura do Rio de Janeiro) Tentou mand-lo embora umas vinte vezes... O emprego do artigo indefinido na forma plural no exemplo destacado acima tem por objetivo indicar quantidade de vezes: a) exata b) irrisria c) pequena d) aproximada e) real 18. (VUNESP-2012/CREFITO-SP/Relaes Pblicas) Analise a afirmao abaixo. I. Se o trecho em seu pequeno apartamento da Vila Ub... for substitudo por em seu apartamento pequeno da Vila Ub... , o sentido do texto se mantm.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

53 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 19. (DETRAN-SP-2006/Oficial Administrativo) Assinale a alternativa em que no h erro de flexo. a) As crianas surdas-mudas brincam no parque. b) Elas tm blusas azuis-marinhas. c) As patas das crianas eram amarelo-ouro. d) As festas cvica-religiosa so frequentes naquela cidade. e) Os guadas-noturna foram atacados no confronto. 20. (FCC-2006/TRT-24 Regio) A forma correta de plural dos substantivos compostos mico-leo-dourado e ararinha-azul : a) micos-leo-dourados e ararinhas-azul. b) micos-leo-dourado e ararinha-azuis. c) mico-lees-dourados e ararinha-azuis. d) mico-leo-dourados e ararinhas-azul. e) micos-lees-dourados e ararinhas-azuis. 21. (VUNESP-2013/SEAP-SP/Agente de Escolta e Vigilncia Penitenciria) Em caractersticas epidmicas , o adjetivo epidmicas corresponde a caractersticas de epidemias. Assinale a alternativa em que, da mesma forma, o adjetivo em destaque corresponde, corretamente, expresso indicada. (A) gua fluvial gua da chuva. (B) produo aurfera produo de ouro. (C) vida rupestre vida do campo. (D) notcias brasileiras notcias de Braslia. (E) costela bovina costela de porco. 22. (VUNESPE-2012/IAMSPE/Oficial Administrativo) Assinale a alternativa em que a palavra em destaque pertence mesma classe gramatical que na frase Diante dela, somos a um tempo reis.... (A) Entre ns, de um lado chove demais, no Rio, em Minas e outros locais. (B) ... de outro, a seca atormenta, angustia e empobrece... (C) No sei se apenas por influncia das nossas perversas atividades... (D) ... em milhes e milhes de anos, houve alternncias de bonana e terror, ... (E) ... pode nos (...) levar ao paraso com suas belezas e surpresas. Considere o texto a seguir. Gera alguma curiosidade tanta dedicao do governo a essa ao especfica. uma agenda positiva, ok, mas h tantas outras por a sem o mesmo tratamento... Talvez a explicao esteja exatamente na pirotecnia das blitze. Alm do marketing do bem, o modus operandi marketing por si s. 23. (VUNESP-2012/CREFITO 3 Regio/Relaes Pblicas) No trecho uma agenda positiva, ok... o termo em destaque expressa:

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

54 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 (A) hesitao. (B) dvida. (C) aprovao. (D) discordncia. (E) descaso. 24. (VUNESP-2012/Cmara de Mau-SP/Taqugrafo) Assinale a alternativa em que a expresso em destaque indica circunstncia adverbial. (A) Era um possante veculo movido a vapor. (B) O poeta seguiu com o veculo levemente desgovernado. (C) Por fim, incrvel velocidade de trs quilmetros por hora, perdeu o controle da alavanca de direo. (D) Por sorte, a rvore foi a nica vtima do primeiro acidente automobilstico. (E) Patrocnio concluiu ironicamente que o acidente aconteceu porque ele no tinha sido batizado. 25. (VUNESP-2012/CREFITO-SP/Relaes Pblicas) Observe as frases. Blitz da lei seca, j parte do cenrio, outrora mais romntico, das noites cariocas. Talvez a explicao esteja exatamente na pirotecnia das blitze. O sentido expresso pelos advrbios em destaque de, respectivamente, (A) tempo e intensidade. (B) condio e afirmao. (C) tempo e dvida. (D) causa e tempo. (E) condio e dvida. 26. (VUNESP-2013/SEAP-SP/Agente de Escolta e Vigilncia Penitenciria)

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

55 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 Nos primeiro e segundo quadrinhos, esto em destaque dois advrbios: A e AINDA. Considerando que advrbio a palavra que modifica um verbo, um outro advrbio ou um adjetivo, expressando a circunstncia em que determinado fato ocorre, assinale a alternativa que classifica, correta e respectivamente, as circunstncias expressas por eles. (A) Lugar e negao. (B) Lugar e tempo. (C) Modo e afirmao. (D) Tempo e tempo. (E) Intensidade e dvida. Fragmento de texto para a questo 27. A lei seca havia sido esvaziada depois que o STJ (Superior Tribunal de Justia) decidiu que o bafmetro e o exame de sangue eram obrigatrios para comprovar o crime. Motoristas comearam a recusar os exames valendo-se de um direito constitucional: ningum obrigado a produzir provas contra si mesmo. O condutor era multado, perdia a carteira e tinha o veculo apreendido, mas no respondia a processo. Agora, passa a ser crime conduzir veculo automotor com capacidade psicomotora alterada em razo da influncia de lcool ou de outra substncia psicoativa que determine dependncia. Com isso, o limite de lcool passou a ser uma das formas de se comprovar a embriaguez, e no mais um requisito de punio. 27. (VUNESP-2013/Polcia Civil-SP/Agente de Polcia) Em Agora, passa a ser crime conduzir veculo automotor com capacidade psicomotora alterada em razo da influncia de lcool... , o termo em destaque introduz a ideia de: (A) afirmao. (B) tempo. (C) lugar. (D) intensidade. (E) modo. 28. (VUNESP-2013/Polcia Civil-SP/Auxiliar de Necropsia) Considere o trecho a seguir: Nunca antes na histria da humanidade isso aconteceu. Mas, hoje, uma pessoa pode sair rua levando no bolso, juntamente com carteira, chaves e chicletes, toda a biblioteca que ela tem em casa. As expresses em destaque no trecho introduzem, respectivamente, circunstncia de: (A) tempo e de tempo. (B) modo e de modo. (C) afirmao e de afirmao. (D) modo e de tempo. (E) dvida e de afirmao.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

56 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 29. (VUNESPE-2012/IAMSPE/Oficial Administrativo) Assinale a alternativa em que o sentido expresso pelo advrbio em destaque na frase est indicado corretamente. (A) ... como exercemos a nossa finalidade de cuidar bem de nossos filhos? afirmao. (B) ...casas destrudas ou desaparecidas totalmente no barro, ... certeza. (C) Entre ns, de um lado chove demais, ... intensidade. (D) ..., mas possivelmente porque no tem dinheiro, instruo, ... modo. (E) ... em favor dos que tanto e h tanto tempo aguardam desesperadamente solues imediatas... tempo 30. (VUNESP-2010/CREA-SP/Agente Administrativo) A palavra j, destacada em A influncia humana tem alterado o meio ambiente, e j no existem dvidas de que as consequncias so irreversveis. , expressa ideia de: a) comparao; b) concesso; c) oposio; d) causa; e) tempo.

31. (VUNESP-2013/FUNDAO CASA/Agente de Apoio Operacional) No trecho Temos de refletir sobre isso para mudar nossas atitudes. , a palavra destacada apresenta sentido de: (A) tempo. (B) modo. (C) origem. (D) assunto. (E) finalidade.

32. (VUNESP-2013/SEJUS-ES/Agente de Escolta e Vigilncia Penitenciria) Em O projeto Comear de Novo busca sensibilizar entidades pblicas e privadas para promover a ressocializao dos presos... , o termo em destaque estabelece uma relao de: (A) causa. (B) tempo. (C) lugar. (D) finalidade. (E) modo.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

57 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00 (VUNESP-2013/TJ-SP/Contador) Leia a tira a seguir para responder questo 33.

33. Nas frases da personagem que est na fila, o termo para empregado expressando ideia de: (A) causa. (B) modo. (C) lugar. (D) finalidade. (E) oposio.

34. (VUNESP-2013/Polcia Civil-SP/Agente de Polcia) Em Responder com simplicidade e clareza s perguntas dos filhos, a palavra em destaque expressa, no contexto em que empregada, ideia de: (A) finalidade. (B) causa. (C) meio. (D) posse. (E) modo.

35. (VUNESP-2010/TJ-SP/Assistente Social) A relao entre a palavra em destaque e a circunstncia expressa nos parnteses est correta na alternativa: (A) Preparou-se para o baile. (referncia) (B) Voltaram apesar do escuro. (concesso) (C) Para de escrever com lpis. (modo) (D) S Deus imortal. (incluso) (E) Eis o homem, senhor. (situao)

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

58 de 59

Curso de Portugus DETRAN/SP Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 00

GABARITO 01. D 02. C 03. E 04. ERRADA 05. D 06. CORRETAS 07. CORRETA 08. ERRADA 09. E 10. C 11. E 12. A 13. B 14. B 15. E 16. E 17. D 18. CORRETA 19. C 20. E 21. B 22. E 23. C 24. E 25. C 26. B 27. B 28. A 29. C 30. E 31. E 32. D 33. D 34. E 35. B

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

59 de 59

Vous aimerez peut-être aussi