Vous êtes sur la page 1sur 2

CURSO TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO POLO BICAS LEONARDO LINO MENDONA.

Tarefa Elementos Principais do SGSST: De acordo com o material da aula, cite os elementos principais de um SGSST e descrevaos com suas palavras.

Os elementos principais do Sistema de Gesto de Sade de Segurana do Trabalho SGSST so: 1- Poltica: Os objetivos e metas para a Poltica de Segurana devem ser tratados por ambas as partes, empregados e empregadores devem manifestar suas ideias e sugestes para a melhoria contnua.

2 - Organizao: No mbito da organizao, o empregador, atravs das hierarquias da empresa, deve conduzir e liderar para que todas as atividades sejam executadas assegurando a proteo e sade dos trabalhadores; sempre levando em considerao os fatores como: competncia e formao profissional (requisitos necessrios para assumir as competncias em SST), documentao (a documentao relativa a SST deveria ser elaborada, atualizada, revisada, modificada quando necessrio, garantindo sua divulgao e acesso facilitado) e comunicao em todos os setores.

3 - Planejamento e Implementao: Anlise inicial da situao do SST, mensurando o processo de melhoria contnua gesto em SST, visando o planejamento, desenvolvimento e a implementao do sistema, objetivando sempre a segurana, necessidades especficas do trabalho e a sade no trabalho.

4 - Preveno de Riscos: Estabelecer uma ordem, procurando identificar, hierarquizar e avaliar os perigos e riscos existentes, em seguida adotar as medidas corretivas, educativas e preventivas, a fim de que no ocorram acidentes de trabalho e minimizem seus riscos. Observar os impactos que toda e qualquer mudana poder causar no processo de trabalho e quais seus riscos. Estabelecer plano de ao e treinamento para lidar com situaes de urgncia e emergncia. Garantir material de qualidade e equipamentos de proteo individual e coletiva aos trabalhadores. Contratar pessoal qualificado e garantir terinamento continuado a todos trabalhadores.

5 - Avaliao: implantar avaliao de desempenho do SST determinando as atribuies e responsabilidades de cada agente nos diferentes nveis da empresa. Investigar e documentar os acidentes de trabalho, doenas e incidentes e os impactos das medidas de SST e comunicao dos daos levantados para implementao de aes corretivas e preventivas.

Auditoria para determinar o desempenho global do sistema e a sua eficcia na proteo da segurana e sade dos trabalhadores e na preveno de acidentes. Anlise da gesto peridica do sistema de gesto.

6 - Ao para Melhoria: desenvolver aes educativas de preveno, correo, assim como atividades de capacitao permanente em servio, visando garantir o bom desempenho e a sade do trabalhador

Vous aimerez peut-être aussi