Vous êtes sur la page 1sur 6

DINMICAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAO AMBIENTAL

Paulo Roberto de Abreu Tavares1; Glaucia Almeida de Morais2


1

Estudante do Curso de Cincias Biolgicas da UEMS, Unidade Universitria de Ivinhema; E-mail:

paulo_robertoivi@hotmail.com
2

Professora do Curso de Cincias Biolgicas da UEMS, Unidade de Universitria de Ivinhema; E-mail:

gamorais@uems.br

rea Temtica da Extenso: Educao Ambiental

Resumo A educao Ambiental definida como um processo educativo de busca de novos valores, sensaes e percepes, do ambiente e social. A escola o lugar mais adequado para insero de prticas educacionais inerentes ao meio ambiente porque possui espaos privilegiados na implementao de atividades que propiciem essa reflexo. Esta ao objetivou estimular docentes a adotarem atividades prticas envolvendo preservao ambiental, de forma a possibilitar maior interao entre os alunos e assimilao mais ativa dos contedos abordados. Professores de diferentes disciplinas que atuam na Escola Estadual Senador Filinto Mller, localizada em Ivinhema, foram o pblico beneficiado pelo curso. Durante os encontros, na Unidade da UEMS em Ivinhema, utilizaram-se instrumentos como: dinmicas, experimentos e outras atividades prticas, intercaladas com explicaes sobre questes ambientais. A avaliao dos cursistas foi positiva, ressaltando-se a praticidade de realizao das atividades e a eficincia destas na contribuio para o desenvolvimento de um senso de responsabilidade e de solidariedade dos alunos no uso dos bens comuns e recursos naturais, de modo a respeitar o ambiente e as pessoas da comunidade.

Palavras-chave: Sensibilizao. Recursos didticos. Meio ambiente.

Introduo Educao Ambiental definida como um processo educativo de busca de novos valores, sensaes e percepes, para o ambiente e social (GUATTARI, 2002; TOMAZELLO e FERREIRA, 2001). A educao ambiental formal compreende a dimenso ambiental nos diferentes nveis e modalidades de ensino, portanto as escolas e universidades devem ser incentivadas a participar na sensibilizao da sociedade (BRASIL, 2001). Porm, a educao

ambiental no se far pela simples promulgao de uma lei ou um documento (CASTRO et al., 2000; CADEI, 2002), sendo necessrias estratgias e aes diferenciadas das que se tem at ento. Estratgias governamentais e sociais que reformulem as metodologias, materiais didticos e conceitos e que promovam entre tantas necessidades, prticas cabveis realidade de ensino formal. A escola o lugar mais adequado para a insero das prticas educacionais inerentes ao meio ambiente, uma vez que, possui espaos privilegiados na implementao de atividades que propiciem essa reflexo com aes orientadas em projetos que levem autoconfiana, a atitudes positivas e ao comprometimento pessoal com a proteo ambiental de modo interdisciplinar (DIAS, 1998). Mas notrio que a educao ambiental timidamente desenvolvida nas escolas, estando na maioria das vezes ausente das prticas adotadas pelos educadores, no obstante algumas atividades pontuais sejam propostas inerentes preservao do ambiente (VIEIRA, 2007). Diante dos vrios obstculos, para Berna (2007), a melhor forma de trabalhar a Educao ambiental nas escolas o trabalho desenvolvido por meio de projetos, que integram os alunos e permitem que estes exercitem sua criatividade e raciocnio. Esta ao objetivou estimular docentes de uma Escola Estadual do municpio de Ivinhema, atuantes em diferentes disciplinas, a adotarem atividades prticas envolvendo preservao ambiental com a utilizao de materiais didticos alternativos.

Metodologia Esta ao foi direcionada a professores da rede pblica de ensino de Ivinhema, de quaisquer disciplinas e foi desenvolvida nas dependncias da Unidade Universitria da UEMS, em Ivinhema durante o ms de outubro de 2010. As atividades foram organizadas na forma de um curso, no qual os professores (cursistas) participaram da mesma forma que poderiam, posteriormente, trabalhar com seus alunos. Para conhecimento do grupo, inicialmente foi realizada uma avaliao da percepo ambiental dos cursistas quanto aos problemas ambientais no municpio e a forma como cada um, em sua disciplina ou na forma de um projeto escolar, trabalha ou poderia trabalhar estes problemas. Durante os encontros foram utilizados instrumentos como: dinmicas, experimento e outras atividades para facilitar a interao dos professores e a sensibilizao para o tema proposto. As atividades prticas foram intercaladas com explicaes sobre a questo a que se refere, sendo elas:

A palestra Um novo olhar: sensibilizao frente aos impactos ambientais visou esclarecer alguns conceitos relacionados s questes ambientais, tais como: desmatamento, poluio da gua, do solo e do ar, enfatizando-se as causas e consequncias dos impactos ambientais negativos (perda da biodiversidade, agravamento dos processos erosivos, inviabilizao da agricultura, assoreamento de rios e lagos, entre outros) e a importncia de se preservar os recursos naturais. Dinmicas 1- Caixinha da eroso. Este experimento objetivou alertar os participantes dos perigos do desmatamento e reforar a importncia das coberturas vegetais para conter as eroses. 2- O jogo da teia alimentar. Pediu-se para que um professor enrolasse o fio do novelo de barbante no dedo, se identificando como um membro da teia alimentar e passasse para os demais cursistas. Objetivou-se abordar o conceito de cadeia e teia alimentar, desequilbrio ecolgico e os problemas que podem ocorrer com a interferncia do homem. 3- Quem no se comunica se trumbica. Foram confeccionadas vendas e elaborados cartes duplos com nome de animais, estes foram distribudos aos professores que estavam organizados em duas linhas, uma voltada para a outra e todos comearam a emitir o som do animal que estava no carto, at a localizao do seu respectivo par. 4- Bales da Biodiversidade. Cada cursista recebeu um balo para que o enchesse e foi instrudo a mant-lo no ar, sem deix-lo cair no cho. Foram retirados alguns participantes e os demais tinham que manter todos os bales no ar para representar a perda de diversidade e a dificuldade dos demais em manterem as relaes antes existentes. 5- gua vida. Enfocou demonstrar aos participantes as quantidades aproximadas de gua doce, salgada e potvel no planeta terra. Os materiais necessrios foram: 1 garrafa plstica de dois litros cheia de gua com tampa, 1 copo de 200 ml e 1 copo de 50 ml. A garrafa plstica de 2 litros cheia foi utilizada representar toda a gua da terra. Em seguida, colocaram-se aproximadamente 200 ml de gua em um copo descartvel representando toda a gua doce do planeta, finalmente encheu-se uma tampa de garrafa, que representava a gua potvel disponvel para consumo humano. 6- Caa-palavras. Os cursistas receberam dois caa-palavras, um contendo espcies da fauna brasileira ameaadas de extino, e outro com espcies da flora. 7- O destino que voc d. O grupo recebeu diversos recortes de imagens de uma srie de itens e tiveram que optar pelos destinos para cada um dos itens, fixando as figuras a cartolinas com frases prontas (Atear fogo, enviar ao lixo, reciclar, compostagem...). Atrs de cada cartolina havia mensagens para reflexo e discusso .

Concludas as atividades, aplicou-se um segundo questionrio para a avaliao do trabalho, e para verificar a opinio dos professores sobre a aplicabilidade das metodologias propostas em sala de aula.

Resultados e Discusso Questionrio diagnstico Permitiu verificar que a maioria dos professores identificou os problemas relacionados ao lixo, falta de coleta seletiva, desmatamento, eroso do solo e poluio de rios como os problemas ambientais principais no municpio, ou seja, os professores restringiram-se aos problemas que so mais conhecidos e comentados. Questes como o abastecimento de gua, que j apresenta problemas no municpio, mas que no so visveis porque a gua captada de poos profundos, no foram mencionadas. Somente um professor relatou no ter trabalhado com a temtica ambiental em suas disciplinas, embora os demais informassem terem trabalhado apenas com temas pontuais, como lixo e queimadas. Todos demonstraram interesse em continuar trabalhando estas questes em suas disciplinas, mesmo aquele professor que ainda no havia trabalhado com este tema, respondeu que poderia colaborar com algum colega que conhecesse o assunto mais profundamente. Ficou subentendido que a escola no tem um projeto conjunto com este tema, que deveria ser trabalhado de forma transversal como previsto nos PCNs, confirmando pesquisas anteriores realizadas nas escolas de Ivinhema, como aquela feita por Glaeser (2007). CAPELETTO (1999) acrescenta que a Educao Ambiental no deve ser uma disciplina especfica do currculo, mas sim uma abordagem que permeie todo o processo educativo, aparecendo em todas as disciplinas sempre que cabvel. Sobre a existncia de dificuldade de envolvimento dos alunos no desenvolvimento de aes relacionadas s questes ambientais, os professores destacaram a falta de interesse dos alunos e a falta de responsabilidade com os contedos ambientais trabalhados em sala. Entretanto, um professor relatou No incio eles apresentam certa resistncia, mas logo aderem causa. Palestra Durante a palestra os professores mostraram-se interessados nos temas abordados e contriburam com observaes e comentrios sobre os diversos assuntos tratados. Dinmicas Caixinha da eroso: Ao regar a bandeja com solo sem cobertura vegetal, grande

parte do solo foi removida junto com a gua, enquanto que ao regar o solo com a cobertura vegetal, pouca quantidade de solo foi removida. Permitiu a observao da importncia da presena da cobertura vegetal para o controle da eroso e do assoreamento dos recursos hdricos. Jogo da teia alimentar: Como todos os participantes estavam interligados pelo barbante, ao realizar a tentativa de retirar um dos componentes, todos eram puxados, ou seja, todos eram afetados por este efeito provocado em um deles. Relatou-se que na ausncia de uma espcie, vrios seres dessa cadeia sentiro a sua perda causando um desequilbrio ecolgico. Quem No se Comunica se Trumbica: Enfatizou-se a importncia da audio como forma de comunicao com o ambiente, muito desenvolvida pelos animais e pouco utilizada pelos seres humanos. Bales da biodiversidade: Com a retirada gradativa dos participantes, chegou-se a um ponto em que no foi mais possvel manter os bales no ar. Durante a dinmica, um balo foi propositalmente estourado, representando um forte impacto no ambiente ocasionado pelo homem, alertando sobre os problemas que ocorrem quando o homem interfere na biodiversidade, causando desequilbrios ecolgicos. gua vida: Permitiu visualizar a dificuldade de obteno de gua potvel e trabalhar problemas de contaminao, poluio e desperdcio de gua. Caa-Palavras: Os professores consideraram esta dinmica interessante e uma forma de manter a disciplina dos alunos em sala, pois requer ateno para sua resoluo. Que destino voc d: Procurou-se mostrar que o destino dado ao lixo sempre um problema a ser resolvido. Os professores mostram-se informados sobre o destino correto dos diferentes tipos de resduo. Aps as dinmicas, a leitura do texto Uma Histria chamada coiote serviu para reflexo sobre a interferncia humana nas interaes naturais entre os seres vivos, possibilitando a discusso da importncia de cada espcie na manuteno do equilbrio ecolgico e trouxe exemplos recentes, como a proliferao de javalis no Estado. Questionrio ps-atividades Permitiu constatar que um docente que leciona matemtica, no tinha conhecimento de todos os temas abordados. Sobre as dinmicas desenvolvidas, verificou-se que os professores pretendiam trabalh-las com seus alunos e um dos cursistas relatou a importncia das atividades prticas: as aulas se tornam mais prazerosas e de mais fcil assimilao para

os alunos. De forma geral, a avaliao dos cursistas foi positiva, ressaltando-se a eficincia das atividades propostas e a praticidade destas.

Concluso Este trabalho contribuiu com professores de vrias reas de conhecimento a trabalharem contedos de educao ambiental, possibilitando aos alunos dos diferentes nveis escolares interagirem mais nas aulas e, consequentemente, assimilarem de forma mais ativa os contedos abordados.

Referncias bibliogrficas BERNA, V. S. D. 2007. Como trabalhar com projetos em Educao Ambiental. Disponvel em: Acesso: 13 set 2010. BRASIL. 2001. Educao Ambiental curso bsico distncia- documentos e legislao da Educao Ambiental. 2. ed. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente,5 v. DIAS, G. F. 1998. Educao Ambiental: Princpios e prticas. 5. ed. So Paulo: Gaia, 400p. CASTRO, R.S. 2000. (Org.). Sociedade e Meio Ambiente: A Educao Ambiental em Debate. 4. ed. So Paulo: Cortez, 184 p. CADEI, M. S. 2002. A formao em Biologia e a participao em projetos de Educao Ambiental: algumas reflexes. In: VIII- Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo, CD- Rom. GLAESER, D. L. 2007. Educao ambiental: um instrumento para a sensibilizao dos alunos do Ensino Fundamental em Ivihema-MS. Trabalho de Concluso de Curso. UEMS. Ivinhema, 53f. TOMAZELLO, M. G. C; FERREIRA, T. R. C. 2001. Educao Ambiental: que critrios adotar para avaliar a adequao pedaggica de seus projetos. Cincia & Educao. Piracicaba, v. 7, n.2.

Vous aimerez peut-être aussi