Vous êtes sur la page 1sur 7

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS Disciplina: Cultura Religiosa Professor: Arnon de Miranda Gomes

Dimenses do ser humano

A dimenso corprea do Homem (Homo Somaticus)

O conhecimento que a cincia tem do corpo humano ainda muito limitado e imperfeito. Todavia, o que j sabemos mais que suficiente para deixar-nos estupefatos e maravilhados: a perfeio do aparelho circulatrio, dos tecidos nervosos, da estrutura dos olhos e ouvidos; a prpria posio dos olhos, do nariz, da boca, das unhas, dos rgos reprodutores, das mos etc. de sabedoria extraordinria. Calculou-se que o crebro humano composto por cerca de 9 bilhes de clulas nervosas, enquanto o corpo humano formado por um trilho de clulas. O comprimento total dos vasos capilares de um homem normal alcana os 100 mil quilmetros, o comprimento total dos vasos capilares dos rins de 60 km, a dimenso dos capilares abertos e distendidos em superfcie forma um total de 6.000 metros quadrados, a superfcie dos alvolos pulmonares em extenso formam quase 8.000 metros quadrados. Enquanto o animal nasce, geralmente com o corpo perfeito, inteiramente prfabricado, pelo qual torna-se independente desde os primeiros dias pintinho, bezerrinho, o leozinho o homem nasce com um corpo que est ainda em fase de estruturao. Funes da corporeidade em geral: o corpo elemento essencial do homem. Sem ele: *No pode alimentar-se *No pode reproduzir-se

*No pode aprender *No pode comunicar-se *No pode divertir-se. mediante o corpo que o homem um ser social. Os fantasmas assustam-nos justamente porque no tem corpo. por obra do corpo que o homem faz parte do mundo. No h dvida tambm que o corpo tenha uma funo a desenvolver-se em relao ao ascetismo e vida espiritual.

A vida Humana (Homo Vivens)

Busca pelo sentido o que se faz com o corpo Uma das propriedades fundamentais e mais evidentes do ser humano a vida. O homem homo vivens: ele humano enquanto vivo. Enquanto, porm, o fenmeno da vida dado certo e bvio, o seu significado, a sua verdadeira natureza e sua origem so coisas muito complexas, obscuras e misteriosas. A vida humana caracteriza-se por uma riqueza e variedade estupendas. Os animais, mesmo os mais evoludos, fazem sempre as mesmas coisas: comem, bebem, dormem, reproduzem-se e o fazem sempre do mesmo modo, com extrema monotonia. Ao contrrio, os homens tem uma vida variadssima: dormem, mas so capazes de resistir ao sono por dias e dias, em caso de necessidade; bebem e comem, mas servindose da maior variedade de comidas e bebidas e segundo os mais diversos modos; divertem-se combinando continuamente os prprios passatempos: estudando,

trabalhando, pensando, rezando, etc. Em suma, a vida humana vida que atinge nveis muito elevados, nveis que procura sempre superar. O seu olhar est sempre apontado para frente.

O conhecer sensitivo e intelectivo (Homo Sapiens)

Invenes: frutos da razo humana. O homem um ser dotado de conhecimento: homo sapiens. No conhecer, de modo particular, ele se destaca dos outros seres que o circundam e os supera imensamente. Fenomenologia do conhecer em geral: conhecer ser consciente de alguma coisa. Conheo a ma quando estou consciente desse ojeto com estas determinadas propriedades que chamo ma. primeira vista, superficial e aproximadamente, resulta que o homem tem trplice forma de conhecimento. Sensitivo: para aquisio do conhecimento sensitivo, o homem dispe, antes de tudo, de cinco sentidos externos: viso, audio, tato, paladar e olfato. Imaginativo: A fantasia e suas funes, obras de arte, por exemplo. Arte tudo o que belo Intelectivo: o conhecer intelectivo documentado, tambm, pela capacidade de julgar e de raciocinar. O homem formula juzos, proposies universais, leis gerais, como os corpos pesados caem, o fogo queima, o vidro, tambm se transparente, impenetrvel etc. O homem raciocina: chega a certas idias refletindo sobre outas, chega existncia de algo pela existncia de outra coisa. Como ltimo documento do conhecer intelectivo recordamos a cincia.

Vontade Liberdade Amor (Homo Volens)

Homem de vontade, homem de carter, homem decidido, homem livre, so expresses comuns na nossa linguagem para designar um tipo ideal de homem. Ele,

alm de dotado de somaticidade, de vida e de inteligncia se nos apresenta tambm dotado de vontade: homo volens. O homem no est imobilizado em estado de quietude permanente, mas cheio de dinamismo e os seus movimentos, as suas atitudes e atividades no so determinadas por fatores, por agentes externos, como acontece com uma pedra que se move, ou com um automvel, e tambm no se explicam tais movimentos e aes com o automatismo que encontramos nos animais e nas plantas. A ao do homem nasce das suas decises.

O problema da Linguagem (Homo Loquens)

Uma das definies que hoje aparece mais frequentemente a que caracteriza o homem como um ser falante: homo loquens. Ela definida particularmente bem ajustada, porque, de fato, a propriedade de falar distingue nitidamente o homem dos animais e de qualquer outro ser deste mundo e faz dele um ser totalmente singular. Definio e diviso da linguagem: sistema de signos que torna possvel a comunicao entre os homes. Existem muitas espcies de signos: A distino entre signos naturais e artificiais: so naturais, por exemplo, a fumaa como signo de fogo, as nuvens como signo de chuva iminente; so artificiais, por exemplo, a pomba como smbolo da paz, etc. A distino entre smbolos no lingusticos: por exemplo: os gestos expressivos, os semforos, a sinalizao rodoviria; e os smbolos lingusticos: so os da lngua, tanto escrita como falada. A linguagem , portanto, um sistema de signos artificiais e convencionais destinados comunicao. Ela comporta estrutura essencialmente intencional. Com efeito, a linguagem quer significar intenes, idias, sentimentos, coisas, etc.

A dimenso social e poltica do homem (Homo Socialis)

A sociabilidade a propenso do homem para viver junto com os outros e comunicar-se com eles, torn-los participantes das prprias experincias e dos prprios desejos, conviver com eles as mesmas emoes e os mesmos bens. A politicidade o conjunto de relaes que o indivduo mantm com os outros, enquanto faz parte de grupo social. Sociabilidade e politicidade so, ento, dois aspectos correlativos de um nico fenmeno: o homem socivel e, por isso, tende a entrar em contato com os seus semelhantes e a formar com eles certas associaes estveis. O homem essencialmente socivel; sozinho no pode vir a este mundo, no pode crescer, no pode educar-se; sozinho no pode nem ao menos satisfazer suas necessidades reais mais elementares nem realizar as suas aspiraes mais elevadas; ele pode obter tudo isso apenas em companhia dos outros. Por isso, desde o seu primeiro aparecimento, sobre a terra, encontramos o homem sempre posto em grupos sociais, inicialmente muito pequenos (a famlia, o cl, a tribo) e, depois, sempre maiores (a aldeia, a cidade, o estado).

A cultura e o homem (Homo Culturalis)

Defronte a ns se estende uma maravilhosa srie de produtos humanos: cidades, estradas, canais, pontes, ferrovias, trens, catedrais, instrumentos musicais, obras de arte de todos os gneros (pintura, escultura, obras arquitetnicas), lnguas, poemas, romances, jornais, teatros, ritos, religies, sistemas polticos, instituies civis, etc. Atravs do estudo de tais obras, parece legtimo esperar descobrir algo de seguro e profundo com relao ao homem, sua natureza e ao seu destino.

O trabalho e a tcnica (Homo Faber)

Hoje temos conscincia de que o trabalho a atividade to importante para o estudo do homem como o conhecimento, a liberdade e a linguagem. Hoje compreendeuse que o homem essencialmente artifex, criador de formas, fazedor de obras... que a natureza do homem o operados. a opinio dos estudiosos que a descoberta que mais contribuiu para elevar o homem ao estgio de homo faber teria sido a descoberta do fogo. Com a descoberta do fogo, o homem passou do trabalho manual para o artesanal. Na histria do trabalho humano distinguem-se dois grandes perodos: o artesanal e o industrial. No perodo artesanal, o instrumento de trabalho era o utenslio; no industrial, a mquina.

O jogo e o divertimento (Homo Ludens)

O jogo a atividade tpica do homem. O homem inventa jogos e diverte-se como nenhum animal sabe fazer. Dentre as vrias maneiras de jogar, recordaremos as cartas, o jogo de bochas, o bingo, os dados, o xadrez, a caa, as corridas, a pesca, fazer castelos na areia, o bilhar, o tamborete, tocar piano, o violino, trompete ou outros instrumentos musicais, dar cambalhotas, fazer piqueniques, excurses nas montanhas, escrever poesias ou pintar, colecionar moedas, selos, figurinhas, assistir televiso, ir ao cinema, teatro, contar piadas, namorar, nadar, jogar futebol. Em tudo isso est presente a dimenso ldica do homem.

O homem e a religio (Homo Religiosus)

Manifestao tipicamente humana a religio. Ela no est presente nos outros seres vivos, mas somente no homem.

Os antroplogos informan-nos que o homem desenvolveu atividade religiosa desde a sua primeira apario na cena da histria e que todas as tribos e todas as populaes de qualquer nvel cultural cultivaram alguma forma de religio. Ademais, coisa mais que sabida que todas as culturas so profundamente marcadas pela religio. portanto, razovel afirmar que o homem alm de sapiens, volens, socialis, faber, loquens, ludens tambm religiosus.

Fonte: MONDIN, Battista. O homem: quem ele? elementos de antropologia filosfica. So Paulo: Paulus, 1980.

Vous aimerez peut-être aussi