Vous êtes sur la page 1sur 2

Texto Complementar DISCIPLINA: ARTE EDUCAO

Selma Moura

Professor(a): Mrcia Cristina de Freitas TURMA: Magistrio IM!STR!: 1

Arte-Educao para qu? (Razes para ensinar arte)


A educao uma das aes que definem nossa humanidade: o ser humano transcende seu status animal, pois vai alm dos instintos: compreende, reelabora, reflete, cria e recria, critica, aprende, ensina. A busca do homem atravs da histria sempre uma busca de compreender e transformar a realidade. ! foi dito que uma caracter"stica distintiva do ser humano a necessidade do suprfluo. # que ultrapassa os limites das necessidades b!sicas essenciais $ sobreviv%ncia e coloca&se no campo da atribuio de sentido o que nos torna humanos. A admirao diante de um por do sol, a necessidade de dei'ar uma marca que dure alm do ef%mero tempo de nossa e'ist%ncia, o inc(modo diante da desor)ani*ao e a valori*ao de certa ordem individual, o espanto diante do inusitado, a apreciao da bele*a, a refle'o sobre o que diferente e nos provoca... +odos os seres humanos vivenciam essas situaes ao lon)o de suas vidas, pois so constitu"dos de dimenses f"sicas, co)nitivas, emocionais, sociais, ticas e estticas. ,ssa caracter"stica pluridimensional do ser humano por si s -! seria v!lida para -ustificar a import.ncia da arte na educao, -! que sua aus%ncia no favoreceria um desenvolvimento inte)ral da pessoa, um dos principais ob-etivos da educao. Mas alm desse fator h! outros que valem a pena serem lembrados. A arte cultura. / fruto de su-eitos que e'pressam sua viso de mundo, viso esta que est! atrelada a concepes, princ"pios, espaos, tempos, viv%ncias. # contato com a arte de diversos per"odos histricos e de outros lu)ares e re)ies amplia a viso de mundo, enriquece o repertrio esttico, favorece a criao de v"nculos com realidades diversas e assim propicia uma cultura de toler.ncia, de valori*ao da diversidade, de respeito m0tuo, podendo contribuir para uma cultura de pa*. # conhecimento da arte produ*ida em sua prpria cultura permite ao su-eito conhecer a si mesmo, percebendo&se como ser histrico que mantm cone'es com o passado, que capa* de intervir modificando o futuro, que toma consci%ncia de suas concepes e ideias, podendo escolher criticamente seus princ"pios, superar preconceitos e a)ir socialmente para transformar a sociedade da qual fa* parte. Alm das -! referidas -ustificativas ontol)icas e culturais para a import.ncia da arte na educao, cabe falar da dimenso simblica da arte, de seu poder e'pressivo de representar ideias atravs de lin)ua)ens particulares, como a literatura, a dana, a m0sica, o teatro, a arquitetura, a foto)rafia, o desenho, a pintura, entre outras formas e'pressivas que a arte assume em nosso dia&a&dia. ,ssas formas so lin)ua)ens criadas pela humanidade para e'pressar a realidade percebida, sentida ou ima)inada, e como lin)ua)ens que so, t%m suas prprias estruturas simblicas que envolvem elementos tais como espao, forma, lu* e sombra em artes visuais, timbre, ritmo, altura e intensidade em m0sica, entre outros

elementos inerentes a outras lin)ua)ens da arte. #ra, o conhecimento dessas estruturas simblicas no evidente aos alunos, nem se constri espontaneamente atravs da livre e'presso, mas precisam ser ensinados. # ensino das lin)ua)ens da arte cabe tambm $ escola, embora no apenas a ela. #utro ar)umento em defesa da arte na educao passa pela sua import.ncia ao desenvolvimento co)nitivo dos aprendi*es, pois o conhecimento em arte amplia as possibilidades de compreenso do mundo e colabora para um melhor entendimento dos conte0dos relacionados a outras !reas do conhecimento, tais como matem!tica, l"n)uas, histria e )eo)rafia. 1m e'emplo mais evidente a melhor compreenso da histria, de seus determinantes e desdobramentos atravs do conhecimento da histria da arte e das ideias sobre as quais os movimentos art"sticos se desenvolveram. 2o e'iste dicotomia entre arte e ci%ncia, entre pensar e sentir, entre criar e sistemati*ar, e a fra)mentao do conhecimento so uma fal!cia que tem estado presente na educao, devendo ser superada, pois o ser humano "nte)ro e total. 3iante de tal import.ncia que a arte assume na educao, pode&se fa*er uma reviso cr"tica do que a escola tem alcanado em termos de ensino da arte. +emos conse)uido valori*ar nos alunos sua e'pressividade e potencial criativo4 +emos sabido perceber, compreender e avaliar suas ideias sobre as lin)ua)ens art"sticas4 +emos desenvolvido nosso prprio percurso em artes de tal modo que conheamos os conte0dos, os ob-etivos e os mtodos para ensinar cada uma das lin)ua)ens art"sticas4 +emos tido suficiente ba)a)em terico&conceitual para identificar o momento que cada educando vivencia em sua construo de conhecimento sobre a arte e fa*er intervenes que lhe permitam avanar4 +emos sabido incentivar a formao cultural de nossos educandos e a-ud!&los a perceberem&se como su-eitos de cultura4 5reio que estamos vivenciando um momento histrico de )rande import.ncia na educao como um todo e na arte&educao especificamente: o desafio de superar concepes tecnicistas e utilitaristas, mas tambm de ir alm do 6dei'ar fa*er7 e da livre e'presso apenas, para reconhecer que a arte tem caracter"sticas prprias que devem ser melhor conhecidas pelos educadores, que tem ob-etivos prprios e seus prprios mtodos. Ser! que ns tivemos, em nossa educao, acesso $ arte4 , que acesso foi esse4 ,stamos reconstruindo o ensino da arte, no com base no que aprendemos na escola, mas no conhecimento que estamos a construir a)ora. 2s, como educadores, precisamos aprender mais para ensinar melhor. 5ada um de ns dever! ser um construtor de conhecimentos e um semeador de ideias e pr!ticas que, esperamos, daro frutos no futuro.

8ndicaes de 9eitura: Derdyk, Edith. Formas de Pensar o Desenho: O desenvolvimento do grafismo infantil. So Paulo, Scipione, !"!. #avel$erg, %osa. Para gostar de &prender &rte: Sala de &ula e Forma'o de Professores. Porto &legre, &rtmed, ())*. #avel$erg, %osa. O desenho +ultivado na +rian'a: Pr,tica e Forma'o de Professores. So Paulo, -ouk, ()). /icolau, 0arieta 12cia 0achado e 0arina +3lia 0oraes Dias 4org.5. Oficinas de Sonho e %ealidade na Forma'o do Educador da #nf6ncia. +ampinas, Papirus, ())*.

Vous aimerez peut-être aussi