Vous êtes sur la page 1sur 2

Homologao de Sentena Estrangeira

1- Conceito:
A homologao de sentena estrangeira tratada nos artigos 483 e 484 do CPC, que por sua vez trata-se de processo de competncia do Supremo Tribunal de Justia ( art. 105,I,i CF, com a redao da EC n 45/2004), sendo que este assunto fica entre duas formas de direto (o direito processual civil e o direito internacional); A melhor opo seria o direito processual civil internacional, isso porque o processo de homologao de sentena estrangeira destinado a reconhecer a produo de efeitos, no Brasil, de atos de imprio provenientes de Estados estrangeiros soberanos. A ao de homologao de sentena estrangeira uma ao de conhecimento, em que se busca obter sentena constitutiva. Entretanto a sentena s produzir efeito depois de homologada. Desta maneira a deciso que homologa a sentena estrangeira modifica a situao jurdica j existente, permitindo que se produza em nosso pas a eficcia do ato jurisdicional. Conforme o texto do art. 483 do CPC, a sentena proferida por tribunal estrangeiro no ter eficcia no Brasil seno depois de homologada pelo Supremo Tribunal Federal ( sendo certo que, depois da vigncia da EC n 45/2004, esse dispositivo deve ser lido como se fizesse expressa referencia ao STJ, e no ao STF). preciso interpretar de forma abrangente a referencia contida em lei sobre Tribunal Estrangeiro, para permitir que se considerem includos no alcance da norma as sentenas proferidas por juzos monocrticos, bem assim os atos jurdicos que, no Brasil, seriam sentenas judiciais. Diante do que j foi relatado at aqui torna - se possvel buscar um conceito de homologao de sentena estrangeira, dizendo ser este o instrumento destinado a reconhecer a sentena proveniente de estado estrangeiro, permitindo que a mesma passe a produzir efeitos no Brasil. Nota-se, luz deste conceito, que, ao apreciar o pedido de homologao de sentena estrangeira, o STJ no dever julgar, novamente, a demanda original, j julgada pelo tribunal estrangeiro, mas to -somente apreciar a presena dos requisitos necessrios para que se homologue a sentena aliengena. Tem se, assim, o chamado juzo de deliberao. Ao adotar o sistema do juzo de deliberao, o Brasil passou a respeitar a decise proveniente de estado estrangeiro, procurando apenas a verificar seus aspectos formais e sua adequao ordem pblica e aos bons costumes de nosso pas, sendo os requisitos de admissibilidade cumpridos, ser a sentena estrangeira homologada, para que possa surtir efeitos entre ns.

Entretanto, para tal efetividade, deve-se observar quais so os requisitos no Brasil. Estes se encontram enumerados na Lei de Introduo ao cdigo civil ( art. 15 ), e so as seguintes: Haver sido a sentena estrangeira proferida por juiz ( rectius, juzo ) competente; Terem sido as partes citadas ou haver-se legalmente verificado a revelia; Ter a deciso estrangeira transitado em julgado e estar revestida da das formalidades necessrias para que produza efeitos no pas em que foi proferida; Estar traduzida por interprete autorizado; No ofender a soberania nacional, a ordem pblica e os bons costumes.

Vistos os requisitos de homologabilidade, por fim, a questes da homologao das sentenas arbitrais estrangeiras, no qual verifica-se a Lei n 9.307/96; artigo 35. Ela diz que dever ser homologada, unicamente no STF. Entretanto, por fora da EC 45/2004, como se fizesse aluso ao STJ. Trata-se de norma destinada a permitir a produo de efeitos no Brasil de decises proferidas em processos arbitrais estrangeiros. Porm, existem hipteses a serem consideradas, como a Espanha, onde no se exige a homologao judical da mesma para que seus efeitos se produzam (esta atitude adotada entre ns ). O entendimento que se prefere considerar as decises arbitrais estrangeiras que independam de homologao em seus pases de origem estaro, tambm, livres da exigncia de homologao no Brasil, cabendo ao juzo da execuo a verificao de sua adequao s exigncias formais para a validade do ato.

Vous aimerez peut-être aussi