Vous êtes sur la page 1sur 4

PROGRESSO ARITMTICA 1) O nmero 15 possui quantos mltiplos com 2 dgitos?

Sabemos que todos os nmeros naturais so mltiplos de si mesmos exceto o zero, ento neste exerccio tratamos de uma P.A. que se inicia no nmero 15 e de quinze em quinze termina no nmero 90, que o maior nmero com dois dgitos que divisvel por 15, ou seja, que o maior mltiplo de quinze com dois dgitos. Ento os dados que possumos para a resoluo do problema so:

Atravs da frmula do termo geral vamos identificar o nmero de termos desta P.A.: Portanto a referida P.A. possui 6 termos. Apenas para que voc possa conferir, veja abaixo a P.A. completa: P.A. ( 15, 30, 45, 60, 75, 90 ) Logo: O nmero 15 possui 6 mltiplos com 2 dgitos. 2) Qual o trigsimo mltiplo do nmero natural 21? Sabemos que com exceo dele prprio, o nmero zero mltiplo de todos os nmeros naturais, ento estamos tratando da seguinte P.A.: P.A. ( 0, 21, 42, ..., a30 ) Estamos em busca do termo a30, sendo que dispomos dos seguintes dados:

Atravs da frmula do termo geral vamos identific-lo: Logo: O trigsimo mltiplo do nmero natural 21 609. 3) Uma progresso aritmtica finita possui 39 termos. O ltimo igual a 176 e o central e igual a 81. Qual o primeiro termo? Como esta sucesso possui 39 termos, sabemos que o termo central o a20, que possui 19 termos sua esquerda e mais 19 sua direita. Ento temos os seguintes dados para solucionar a questo:

Sabemos tambm que a soma de dois termos equidistantes dos extremos de uma P.A. finita igual soma dos seus extremos. Como esta P.A. tem um nmero mpar de termos, ento o termo central tem exatamente o valor de metade da soma dos extremos. Em notao matemtica temos: Assim sendo: O primeiro termo desta sucesso igual a -14. 4) Uma sucesso de nmeros igualmente distantes um aps o outro, tem como dcimo e vigsimo termos, respectivamente os nmeros 43 e 83. Qual o trigsimo termo desta sucesso? Vamos utilizar a frmula abaixo na resoluo do problema:

Temos os seguintes dados: Substituindo-os na frmula temos: Agora que conhecemos a razo da sucesso, podemos partir do termo a20, poderia ser o termo a10 se assim quisssemos, para encontrarmos o termo a30: Assim sendo: O trigsimo termo desta sucesso igual a 123. 5) A soma dos dez termos de uma P.A. igual a -35. O ltimo termo igual ao nmero de termos. Qual o primeiro termo? Do enunciado tiramos que o ltimo termo, a10, igual a 10. Ento podemos utilizar a frmula a seguir para solucionarmos a questo: Dispomos dos seguintes dados:

Substituindo-os na frmula em busca de a1 temos: Portanto: O primeiro termo desta progresso igual a -17. 6) H uma certa P.A. que tanto o primeiro termo, quanto a razo so iguais ao nmero de termos. Sabe-se que a soma do primeiro com quarto termo igual a 40. Qual esta P.A.? Temos os seguintes dados:

Utilizaremos a frmula abaixo para representarmos a4 em funo de a1: Para n = 4 do termo a4 e m = 1 do termo a1, temos: Portanto a4 = 4a1 e como sabemos que a1 + a4 = 40 temos: Como temos uma P.A. com 8 termos, que se inicia em 8 e cuja razo tambm igual a 8 temos: A P.A. procurada P.A. ( 8, 16, 24, 32, 40, 48, 56, 64 ). 7) Se somarmos do quinto ao dcimo-nono termo de uma P.A., quanto dar esta soma sabendo-se que o quinto termo igual a 32 e o dcimo-nono igual a 81? Na resoluo deste problema utilizaremos a seguinte frmula: Temos os seguintes dados:

Substituindo estes dados na frmula acima temos:

Portanto: A soma do quinto ao dcimo-nono termo desta P.A. igual a 847,5. 8) A soma dos 3 termos de uma P.A. decrescente finita igual a 21 e o seu produto igual a 231. Qual o valor do ltimo termo? Temos ento a seguinte progresso aritmtica: P.A. ( a1, a2, a3 ) Como visto na parte terica, sabemos que podemos representar um termo em funo de outro, atravs da adio ou da subtrao da razo, de n vezes a razo, onde n a quantidade de termos deslocados de um ao outro. Pensando nisto podemos eleger o termo a2 para representarmos todos os outros em funo dele, assim: P.A. ( a2 - r, a2, a2 + r ) Mas por que foi escolhido o termo a2 e no o a1, por exemplo? Caso tivssemos escolhido o termo a1 teramos: P.A. ( a1, a1 + r, a1 + 2r ) Repare que como a2 o termo central, ao escolh-lo temos a possibilidade de eliminarmos a razo r e encontramos o seu valor ao somarmos todos os termos da P.A., vejamos: No entanto podemos ver que se tivssemos escolhido o termo a1 isto no seria possvel: Note que neste caso teramos uma expresso com duas variveis, o que no nos permitiria obter o valor das mesmas a partir de uma nica sentena. Agindo de forma anloga, na expresso do produto iremos escrever os demais termos tambm em funo de a2, visto que este um valor j identificado: Visto que a P.A. decrescente, a sua razo negativa. Como a2 = 7, r = -4 e a3 = a2 + r, temos que: Logo: O valor do ltimo termo desta P.A. igual a 3. 9) A soma dos 5 primeiros termos de uma P.A. igual a -35 e a soma dos 10 primeiros termos igual a 5. Qual a soma dos 15 primeiros termos desta P.A.? Sabemos que atravs da frmula abaixo podemos calcular a soma dos n primeiro termos de uma progresso aritmtica. Com o auxlio dela iremos solucionar o problema. Para a soma dos 5 primeiros termos temos: Para a soma dos 10 primeiros termos temos: Expressando estas duas equaes em funo de a1 temos: Multiplicando 2a1 + 4r = -14 por -1 e somando com 2a1 + 9r = 1, temos:

Tendo conhecimento do expresso 2a1 + 9r = 1:

valor

da

razo,

podemos

identificar

valor

de a1 na

Finalmente conhecendo-se o valor de a1 e da razo, podemos calcular a soma dos 15 primeiros termos: Assim sendo: A soma dos 15 primeiros termos desta P.A. igual a 120.

10) A soma dos termos da P.A.(5+x, 10+x, 15+x, ..., 100+x) igual a 1110. Qual valor de x? Primeiramente iremos calcular a razo da progresso aritmtica: Agora temos como calcular o seu nmero de termos: Finalmente iremos calcular o valor de x: Portanto: O valor de x 3.

Vous aimerez peut-être aussi