Vous êtes sur la page 1sur 8

Idosos e ILPI

395

Qualidade de vida de idosos institucionalizados


Quality of life of institutionalized elderly
ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES

Mariana Ayres Vilhena de Freitas 1 Marcos Eduardo Scheicher2

Resumo
Introduo: a medida que a populao envelhece, aumenta a procura por instituies para idosos, e o Brasil no est estruturalmente preparado para receber essa demanda. A institucionalizao pode trazer inmeras consequncias, pois toda mudana implica fatores positivos ou negativos. Objetivos: avaliar e comparar a qualidade de vida (QV) de idosos institucionalizados. Mtodos: foram avaliados 36 idosos institucionalizados da cidade de Avar, SP, de trs instituies, compondo trs grupos. Foi utilizado o questionrio SF 36 para avaliao da qualidade de vida. Resultados: o domnio Estado Geral de Sade obteve valores semelhantes para as trs ILPIs, porm com um escore baixo (22). O escore Aspectos Emocionais foi estatisticamente diferente das outras ILPI (p < 0,01). Os resultados do estudo apontam que a qualidade de vida de idosos institucionalizados da cidade de Avar est baixa, mostrando a importncia da avaliao da QV nessas instituies.

Palavras-chave: Qualidade de vida. Idosos. Idosos Institucionalizados.

Abstract
Introduction: as the population ages increases, the search for institutions for elderly and Brazil is not structurally prepared to meet this demand. Institutionalization can bring countless consequences, because every change implies either positive or negative factors. Objectives: to evaluate and to compare the quality of life (QL) in institutionalized elderly. Methods: 36 institutionalized seniors of the city of Avar, SP, participated in the research of three institutions, forming three groups. The questionnaire used was the SF 36, to evaluate the quality of life. Results: the domain General of Health obtained similar values for the three long term care institutions, however with a low score (22). The score Emotional Aspects was significantly different from the other long term care (p < 0,01). The results of the study point that that the quality of life of institutionalized seniors of city of Avar is low, showing the importance of the evaluation of QL in those institutions.

Key words: Quality of life. Elderly. Institutionalized Elderly.

1,2

Universidade Estadual Paulista. Departamento de Educao Especial, Curso de Fisioterapia. Marlia, SP, Brasil

Correspondncia / Correspondence Marcos Eduardo Scheicher Departamento de Educao Especial, Curso de Fisioterapia Universidade Estadual Paulista, Campus de Marlia Av Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900, Marlia, SP, Brasil E-mail: mscheicher@marilia.unesp.br

REV . B RAS . G ERIATRIA E G ERONTOLOGIA ; 2006; 8(1); 9-20

396

REV . B RAS . GERIATR . G ERONTOL ., R IO

DE JANEIRO ,

2010; 13(3):395-401

INTRODUO
Nas ltimas dcadas, tem-se observado um ritmo acelerado no crescimento da populao idosa em todo mundo. Esse crescimento implica consequncias srias que afetam diretamente os servios de assistncia social e de sade da populao geritrica, agravado com a precariedade dos convnios mdicos e do baixo salrio da aposentadoria. Somado a isso, observa-se o problema da famlia, pois os parentes tm dificuldades para cuidar dos seus idosos, encaminhando-os s instituies popularmente denominadas ILPI (Instituio de Longa Permanncia para Idosos), casas de repouso ou instituies geritricas. Diante do avano da populao idosa, surge uma grande questo: como est a qualidade de vida desses idosos? A capacidade de realizar as tarefas do cotidiano sem o auxlio de outros denominada de capacidade funcional. Estas necessidades dirias so de dois tipos: atividades bsicas da vida diria (AVDs) levantar-se da cama ou de uma cadeira, andar, usar o banheiro, vestir-se, alimentar-se e atividades instrumentais da vida diria (AIVDs) andar perto de casa, cuidar do seu dinheiro, sair e tomar uma conduo, fazer compras. Os estudos realizados no Brasil tambm mostram que quase a metade dos idosos precisa de alguma ajuda para a realizao de pelo menos uma das atividades necessrias sua da vida diria e uma minoria significativa (7%) mostrou ser altamente dependente1. Algumas literaturas, e inclusive a Organizao Mundial da Sade-OMS, definem como marco de 65 anos o aumento da prevalncia de problemas especficos do envelhecimento como diminuio da acuidade visual e auditiva, incontinncias, incidncias de quedas, demncia, depresso e isolamento. medidaRque a populao envelhece, aumenta EV . B RAS . GERIATRIA E G ERONTOLOGIA ; 2006; 8(1); 9-20 a procura por instituio para idosos e o Brasil no est estruturalmente preparado para receber

essa demanda. Os estudos sobre institucionalizao dos idosos so poucos e no avaliam com profundidade o tema, sendo que grandes partes de idosos institucionalizados so por problemas de misria e abandono, e em segundo lugar, por problemas mentais e fsicos, alm de contar com o nmero reduzido de vagas nas ILPIs2. Historicamente, fato que grande parte das instituies de longa permanncia possui um perfil assistencialista, no qual prestar cuidados aos idosos resume-se a oferecer abrigo e alimentao3. Fatores como a contratao de mo-de-obra barata no habilitada legalmente e a no-observncia da estrutura fsica adequada da unidade repercutem consideravelmente no desenvolvimento das atividades tcnicas de sade e do prprio idoso institucionalizado. A institucionalizao uma das situaes estressantes e desencadeadoras de depresso, que levam o ancio a passar por transformaes de todos os tipos. Esse isolamento social o leva perda de identidade, de liberdade, de autoestima, ao estado de solido e muitas vezes de recusa da prpria vida, o que justifica a alta prevalncia de doenas mentais nos asilos4. Assim sendo, acredita-se que toda essa problemtica vivenciada pelo idoso, sobretudo quando institucionalizado, possa comprometer de diferentes maneiras a sua qualidade de vida, tema este que tem ocupado lugar de destaque na discusso sobre envelhecimento. To importante quanto a preocupao com as consequncias e o impacto sofrido pela sociedade advinda das questes relacionadas s transies demogrfica e epidemiolgica, a investigao da percepo individual do idoso acerca de seu bem-estar, no intuito de avaliar a qualidade de vida e sugerir condutas e polticas que favoream um envelhecimento bemsucedido5. Diante disso, o objetivo do trabalho foi: avaliar e comparar a qualidade de vida em idosos de trs instituies asilares da cidade de Avar/SP.

Idosos e ILPI

397

CASUSTICA E MTODOS
Sujeitos da pesquisa
Foram includos no estudo 36 idosos institucionalizados, das trs ILPIs da cidade de Avar, SP (uma instituio pblica e duas privadas). Os critrios de incluso foram: ser institucionalizado e ter capacidade cognitiva (dados no mostrados) de responder ao questionrio de qualidade de vida.

indivduo em atividades sociais; Sade mental: inclui questes sobre ansiedade, depresso, alteraes no comportamento ou descontrole emocional e bemestar psicolgico.

Entrevistas
As 36 entrevistas foram agendadas previamente em cada instituio. A durao mdia da entrevista foi de 54 minutos, variando de 32 minutos a 134 minutos. Para os no alfabetizados, o questionrio foi lido pelo entrevistador, sem interferncia nas respostas, e assinado com a impresso digital do polegar direito no local da assinatura do termo de esclarecimento. Para os alfabetizados, o questionrio foi lido pelo prprio entrevistado e assinado o termo de esclarecimento.

Aspectos ticos
Os indivduos que foram includos receberam informaes sobre os objetivos do estudo e como seria aplicado o questionrio. Todos assinaram um termo de consentimento antes de qualquer participao, sendo o estudo submetido e aprovado pelo Comit de tica em Pesquisa da UNESP/Marlia, processo n.1758/2006.

Anlise estatstica
A comparao dos escores de qualidade de vida entre as ILPI foi feita por meio do teste de Kruskal-Wallis. Um valor de p 0,05 foi adotado como significante.

Avaliao da qualidade de vida


No estudo utilizou-se o Medical Outcome Study 36item Short Form (MOS SF-36), um questionrio genrico, traduzido e validado para a lngua portuguesa por Ciconelli et al.6, composto por 36 itens, que se resumem em oito escalas, com o resultado variando de 0 a 100, sendo 0 o pior estado geral de sade e 100 o melhor estado de sade7. As oito escalas que compem o SF 36 so: Capacidade funcional: avalia a presena e extenso de limitao relacionada capacidade fsica; Aspectos fsicos: avaliam limitaes quanto ao tipo e quantidade de trabalho, bem como quanto essas limitaes dificultam; Aspectos emocionais: avaliam o impacto de aspectos psicolgico como bem-estar do paciente; Dor: avalia a presena de dor, sua intensidade e sua interferncia nas atividades da vida diria; Estado geral de sade: avalia como o paciente se sente em relao a sua sade global; Vitalidade: itens que consideram o nvel de energia e de fadiga; Aspectos sociais: analisam integrao do

RESULTADOS
Caractersticas dos indivduos
A Tabela 1 mostra a distribuio dos indivduos estudados quanto ao sexo e idade em cada ILPI. No houve diferena estatstica entre as idades dos pacientes das trs ILPIs. Pode-se notar um maior nmero de indivduos do sexo feminino em relao ao masculino. Ocorreram nove recusas de participao, sendo quatro idosos dependentes e cinco idosos independentes. Os motivos para no participar da entrevistas foram: sou uma pessoa muito nervosa, estou muito indisposto hoje, estou com muita dor e no quero participar.
REV . B RAS . G ERIATRIA E G ERONTOLOGIA ; 2006; 8(1); 9-20

398

REV . B RAS . GERIATR . G ERONTOL ., R IO

DE JANEIRO ,

2010; 13(3):395-401

Tabela 1 - Caractersticas dos participantes. Avar, SP. 2009.


ILPI 1 N Mdia de Idade (anos) DP Gnero (M/F) Caracterstica Presena de recreacionista e/ou Fisioterapeuta 14 78,2 7,5 7/7 Pblico No ILPI 2 12 75,5 5,4 4/8 Privado Sim ILPI 3 10 75,5 4,4 3/7 Privado Sim

ILPI: Instituio de Longa Permanncia para Idosos, DP: desvio padro

Na Figura 1, vemos a comparao da qualidade de vida em todos os domnios nas trs ILPIs estudadas. Percebe-se que o domnio aspectos emocionais teve um valor baixo para a ILPI 1

em relao s outras 2 ILPIs. Alm disso, a qualidade de vida dos idosos da ILPI 1 foi pior em comparao as outras instituies, pois seis dos oito domnios ficaram abaixo de 50.

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 CF AF Dor EGS Vital AS AE SM

* * *

Es cores

Domnios

Figura 1 - Comparao da qualidade de vida nas ILPI.

CF: capacidade funcional, AF: aspectos fsicos, EGS: estado geral de sade, Vital: vitalidade, AS: aspectos sociais, AE: aspectos emocionais, SM: sade mental. ILPI 1; ILPI 2; ILPI 3. * p < 0,05 em relao ao asilo 2; p < 0,01 em relao ao asilo 1; # p < 0,01 em relao aos asilos 2 e 3. valor mdio
REV . B RAS . GERIATRIA E G ERONTOLOGIA ; 2006; 8(1); 9-20

Idosos e ILPI

399

DISCUSSO
Avaliar a qualidade de vida algo que se tornou importante nas ltimas dcadas. Tradicionalmente, a medida de QV teve incio em outras reas do conhecimento. Depois foi incorporada sade, denominando-se qualidade de vida relacionada sade (QVRS), devido necessidade de transformar a medida, antes subjetiva, em quantitativa, e que a mesma pudesse ser usada em pesquisas e modelos econmicos, e tambm que os resultados pudessem ser utilizados em populaes diversas e mesmo em diferentes doenas8. Tendo em vista a variabilidade do conceito de qualidade de vida e sua subjetividade, com o propsito de se orientar as polticas para um envelhecimento bem-sucedido, parece imprescindvel conhecer o que, para a maioria dos idosos, est relacionado ao bem-estar, felicidade, realizao pessoal, enfim, qualidade de vida nessa faixa etria. A procura por instituies de longa permanncia para idosos (ILPI) tem aumentado, mas o Brasil no est preparado para esse aumento de demanda e as instituies, na sua grande maioria, no esto estruturadas para receber os idosos 9 . As ILPIs, geralmente, so casas inapropriadas e inadequadas s necessidades do idoso, as quais no lhes oferecem assistncia social, cuidados bsicos de higiene e alimentao10. Constituem, tambm, a modalidade mais antiga e universal de atendimento ao idoso, fora do seu convvio familiar, tendo como inconveniente favorecer seu isolamento, sua inatividade fsica e mental, tendo, dessa forma, consequncias negativas sua qualidade de vida11. Na maioria delas, os idosos ficam esperando a morte. Por esses motivos, avaliar a QV em instituies asilares imprescindvel para a determinao de uma poltica para essas pessoas. Foi observada maior ocorrncia do sexo feminino em relao ao masculino em duas das trs instituies avaliadas (considerando-se os idosos entrevistados). Tal ocorrncia justificada,

na literatura, por vrios motivos, dentre eles: a expectativa de vida das mulheres maior em relao aos homens; a viuvez mais frequente para as mulheres; as idosas geralmente possuem grau de instruo e nvel de renda baixos, fatores que favorecem o ingresso nas ILPI12. Os dados obtidos dos escores nas trs ILPI sugerem que a ILPI 2 possui uma qualidade de vida melhor, se comparada com as outras duas instituies, j que apenas o escore Estado Geral de Sade apresentou valores abaixo da mdia, enquanto a ILPI 1 apresentou a pior qualidade de vida com apenas Vitalidade e Sade Mental acima da mdia (50) 13. O escore Aspectos Emocionais da ILPI 1 apresentou uma diferena significativa, se comparada com as outras duas ILPIs. Isso possivelmente se deve ao fato de que os entrevistados no recebiam visitas constantes e no realizavam atividades intelectuais. As ILPIs, em sua maioria, no oferecem atividades suficientes para suprir as necessidades dirias, tendo os idosos uma vida montona. No escore Estado Geral de Sade, o valor mdio obtido foi bem abaixo da mdia, sugerindo que a qualidade vida nas trs ILPIs, nesse aspecto, est muito ruim. Esse domnio avalia como o entrevistado v sua sade de maneira geral. A literatura apresenta poucos estudos com a qualidade de vida em ILPI. Savonitti14, avaliando a qualidade de vida de 60 idosos (30 homens e 30 mulheres) usando o questionrio SF-36, encontrou um valor mdio maior que 60 em cinco das oito escalas do questionrio. Em duas escalas (Aspectos Fsicos e Aspectos Emocionais), o valor ficou abaixo de 60 e na escala Capacidade Funcional, o valor mdio foi abaixo de 50. Em relao s ILPI avaliadas no nosso estudo, percebe-se que a qualidade de vida dos idosos do trabalho de Savonitti foi melhor. Isso se deve, provavelmente, s diferenas entre as instituies avaliadas nos trabalhos.
15 Mazuim , em estudo em idosos lcidos, REV . B RAS . G ERIATRIA E G ERONTOLOGIA ; 2006; 8(1); 9-20 constatou que, antes de serem institucionalizados, tanto os homens quanto as mulheres realizavam atividades rotineiras, o que favorecia a manuteno

400

REV . B RAS . GERIATR . G ERONTOL ., R IO

DE JANEIRO ,

2010; 13(3):395-401

da autonomia e independncia; aps a institucionalizao, em virtude da escassa atividade sugerida, muitos perdiam a capacidade funcional. Esses resultados sugerem que, a persistir a maneira como a grande maioria das instituies trata seus velhos, a tendncia que os mesmos se tornem pessoas dependentes e incapacitadas. Nossos resultados tambm direcionam nesse sentido, pois no escore CF, das trs ILPIs avaliadas, duas apresentaram escores abaixo de 50. No aspecto Estado Geral de Sade, as trs instituies avaliadas mostraram escores muito abaixo do valor mdio (Figura 1). Mincato e Freitas16, avaliando a qualidade de vida em idosos institucionalizados da cidade de Caxias do Sul RS, encontraram uma pior QV

nesse grupo, em comparao com idosos noinstitucionalizados. Narciso 17 , avaliando a qualidade de vida de idosas institucionalizadas, encontrou um pior desempenho nas dimenses capacidade funcional, aspectos fsicos, estado geral de sade, vitalidade, aspectos sociais e sade mental, quando comparadas com idosas no institucionalizadas.

CONCLUSO
Os resultados permitem concluir que a qualidade de vida em idosos institucionalizados tende a ser ruim, principalmente em instituies que no oferecem alternativas como recreao e/ ou fisioterapia.

REFERNCIAS
1. Ministrio da Sade(BR). Redes estaduais de ateno a sade do idoso. Guia operacional e portarias relacionadas. Braslia ( DF). [Acesso em: 2009 abr 9] Disponvel em: http:// bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ redes_estaduais.pdf. Mendona JA, Marques Neto JF. Qualidade de vida do idoso institucionalizado frente aos grupos de afeces crnicas. Rev. Cin. Md. 2003;12 (4): 299 306. Ferreira PA. Qualidade de vida nas Instituies de Longa Permanncia para idosos no Estado de Minas Gerais. [Acesso: 2010 mar 25]. Disponvel em: www.mp.mg.gov.br/portal/public/interno/ arquivo/id/7191. Pizarro RADS. A importncia da atuao do profissional enfermeiro na qualidade de vida dos idosos institucionalizados. Uma avaliao qualitativa nas casas de repouso da cidade de So Paulo. [ Dissertao]. Universidade Federal de Santa Catarina: Florianpolis; 2004. Ferraz AF, Peixoto MRB. Qualidade de vida na velhice: estudo em uma instituio pblica de recreao para idoso. Rev. Esc. Enfermagem USP. 1997; 31(2): 316-338. Ciconelli RRM, Ferraz MB, Santos W, Meino EV . B RAS . GERIATRIA E G ERONTOLOGIA ; 2006; 8(1); 9-20 IM. Traduo para lngua portuguesa do questionrio de avaliao de qualidade de vida SF-36. Rev. Bras. Reumatol. 1999; 39 (3): 145-50. 7. Ware JE. Comments on the use of health status assessment in clinical setting. Med. Care. 1992; 30: MS205-MS209. 8. Scheicher ME, Ach RES. Qualidade de vida e funo cardaca no infarto do miocrdio. Rev. Fisioterapia Univ. So Paulo. 2002 ; 9(2): 63-8. Ministrio Pblico Federal (BR). Procuradoria Geral da Repblica. Procuradoria Federal dos Direitos do Cidado. [ Acesso em: 2009 abr 9] Disponvel em: <http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/ clipping/agosto-1/relatorio-aponta-superlotacaoe-falta-de-lazer-em-asilos/>.

2.

9.

3.

4.

10. Davim RMB, Torres GV, Dantas SMM, Lima VM. Estudo com idosos de instituies asilares no municpio de Natal/RN: caractersticas socioeconmicas e de sade. Rev Latinoamericana de Enfermagem. 2004 maiojunho; 12(3):518-24. 11. Brito FC, Ramos LR. Servios de ateno sade do idoso. In: Papalo M Netto. Gerontologia. So Paulo: Atheneu; 1996. p. 394-402. 12. Ferreira PA. Qualidade de vida nas Instituies de Longa Permanncia para idosos no Estado de Minas Gerais. [Acesso: 2010 abr 5]. Disponvel em: www.mp.mg.gov.br/portal/public/interno/ arquivo/id/7191. 13. SF-36.org. A community for measuring health outcomes using SF tools. [Acesso em 2009 abr 17]. Disponvel em http://www.sf-36.org/tools/ sf36.shtml.

5.

6.

Idosos e ILPI

401

14. Savonitti BHRA. Qualidade de vida dos idosos institucionalizados. So Paulo. [Dissertao]. Escola de Enfermagem: Universidade de So Paulo; 2000. 139 p. 15. Mazuim CR. Idoso institucionalizado: suporte, abrigo ou segregao? Canoas: Ulbra; 2005. 34p. 16. Mincato PC, Freitas CLR. Qualidade de vida dos idosos residentes em instituies asilares da cidade de Caxias do Sul (RS). RBCEH, Passo Fundo; 2007; 4(1):127-138.

17. Narciso FMS. Estudo comparativo dos ndices plasmticos de interleucina-6, fora muscular de preenso manual e qualidade de vida em mulheres idosas da comunidade e institucionalizadas [dissertao]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 2006. [Acesso em: 2010 abr 5]. Disponvel em http://www.eef.ufmg.br/mreab/ documentos_new/Dissertpdf/ fabricianarciso.pdf.

Recebido: 12/8/2009 Revisado: 13/4/2010 Aprovado: 07/6/2010

REV . B RAS . G ERIATRIA E G ERONTOLOGIA ; 2006; 8(1); 9-20

Vous aimerez peut-être aussi