Vous êtes sur la page 1sur 8

As desigualdades de gnero e raa so estruturantes da desigualdade social brasileira.

Avanos nos indicadores socioeconmicos da populao negra atestam o impacto positivo das polticas universais. Ao mesmo tempo, os dados mostram a necessidade urgente de aes afirmativas de carter amplo na busca por igualdade racial no Brasil.

O racismo em nmeros

ltimo Censo/ Mercado de trabalho/diferenas salariais Brancos ganham 40% mais do que negros, diz IBGE. Os resultados do estudo mostram que 91 milhes de pessoas se classificam como brancas, correspondendo a 47,7% da populao do Pas. Cerca de 82 milhes de pessoas declararam ter cor parda, o equivalente a 43,1%, e 15 milhes de cor preta, representando 7,6% do total.

O levantamento tambm apontou que os negros ou pardos so maioria entre os pobres, enquanto brancos so minoria. A distribuio entre os 10% mais pobres e o 1% mais rico mostra que negros e pardos eram mais de 73% entre os mais pobres e somente pouco mais de 12% entre os mais ricos.

Por sua vez, os brancos eram, em 2006, 26,1% dos mais pobres e quase 86% na classe mais favorecida. De acordo com o IBGE, as desigualdades se verificavam em todas as grandes regies do Pas.

A Sntese dos Indicadores Sociais 2007 - Uma Anlise das Condies de Vida da Populao Brasileira foi baseada nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (Pnad), divulgados pelo prprio instituto no ltimo dia 14 de setembro. O Pnad realizado anualmente e entrevistou 410.241 pessoas, em 145.547 domiclios em todo o Brasil, em 2006.

Marcelo Paixo analisa a evoluo dos negros no mercado de trabalho como um exemplo dos benefcios e limites das polticas universais. Segundo ele, h uma aproximao recente entre a renda do trabalho auferida por negros e brancos, mas longe de significar o fim das desigualdades. Os dados levantados pelo Ipea para o Boletim Polticas Sociais n 19 Polticas Sociais: acompanhamento a anlise, mostram que os rendimentos mdios reais da populao negra recebidos de todas as fontes, cresceram 56% entre 1992 e 2009, ante um aumento de 39% entre os

trabalhadores brancos. No entanto, a diferena entre uns e outros continua significativa: na dcada de 1990, o rendimento dos negros equivalia a 50% do dos brancos; h dois anos, esta proporo passou a 57%.

SALRIO MNIMO E BOLSA FAMLIA A principal explicao para esta aproximao estaria no efeito redistributivo das polticas sociais, em especial em relao ao salrio mnimo e os benefcios previdencirios. Isso porque a maior parte dos trabalhadores negros atua em setores cujos vencimentos esto atrelados ao salrio mnimo.

Quando analisada a renda das famlias somando-se outras fontes alm do trabalho, o resultado o mesmo: percebese uma acelerao recente na diminuio das desigualdades, mas ainda insuficiente para dar conta da defasagem. Segundo anlise do tcnico do Ipea Sergei Soares, registrada em artigo no livro As polticas pblicas e a desigualdade racial no Brasil 120 anos aps a abolio (disponvel em www.ipea.gov.br), a razo entre a renda domiciliar per capita das famlias negras e a das famlias brancas iniciou um trajetria de queda constante a partir de 2001. Ao longo dos anos 1990, os brancos viviam com um ingresso 2,4 vezes maior do que os negros. Em 2007, essa proporo caiu para 2,06. No entanto, alerta Soares, mantido esse ritmo o que no provvel , a igualdade entre os dois grupos s seria alcanada em 2009.

Alm dos fatores macroeconmicos e das polticas salariais, tanto a anlise do Ipea como a do Laeser chamam a ateno para o peso dos programas de redistribuio de renda. O relatrio do Laeser aponta que a importncia dos benefcios do Bolsa Famlia sobre a renda das famlias negras significativamente maior do que para as famlias brancas. Entre os afrodescendentes, o programa representa 23,1% da renda da famlia. Para os brancos, 21,6%. Alm disso, a proporo de famlias cujo chefe preto ou pardo beneficiadas pelo programa 24% do total de famlias deste grupo no pas quase trs vezes maior do que a das unidades familiares brancas (9,8%).

Com os rendimentos de trabalho crescendo e a maior participao nos programas de distribuio de renda, natural que os ndices de pobreza e indigncia caiam rapidamente entre os afrodescendentes. No entanto, embora em nmeros absolutos mais negros tenham ultrapassado a linha da pobreza, a reduo proporcional dos ndices ficou em torno de 30% para os dois grupos, mantendo as diferenas significativas. Em 1997, 57,7% dos negros brasileiros eram pobres. Dez anos depois, eram 41,7%. Entre os brancos, o percentual caiu de 28,7% para 19,7% no mesmo perodo.

TRABALHO PRECRIO O fato que as polticas macroeconmicas e as de carter redistributivo, como o Bolsa Famlia, contriburam para diminuir a desigualdade de renda, mas a distncia muito grande, comenta Marcelo Paixo. Os limites ficam mais evidentes, diz ele, quando se analisa a possibilidade de mobilidade dos negros dentro

do mercado de trabalho. Essas polticas gerais no afetam a maneira como os afrodescendentes chegam ao mercado, nem como so tratados dentro dele. A estrutura do vnculo com cor e raa no muda, afirma. Hoje, os negros so maioria nos setores econmicos com as piores condies laborais agricultura, construo civil e trabalhos domsticos e tambm nas posies mais precrias, sendo a maioria entre os profissionais no remunerados e assalariados sem carteira.

Educao

De acordo com o quadro est sendo montado, com base em dados da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar), 13% dos negros com idade a partir de 15 anos ainda so analfabetos. Somando todas as raas, o total de pessoas que no sabem ler nem escrever no Pas chega a 10% da populao. O maior percentual de analfabetismo entre a populao negra est registrado no Nordeste, 21%. Depois vm o Norte e o Sul, abaixo da mdia, cada um com 10%, seguidos da regio Centro Oeste, 9% e do Sudeste, com 8%. Segundo os estudos coordenados pela subsecretaria de Aes Estratgicas da SAE, a maior concentrao de negros analfabetos por faixa etria est registrada a partir de 65 anos: 45% desse grupo em todo o Pas. No Nordeste esse percentual se agrava e 57% da populao negra com idade a partir de 65 no sabem ler nem escrever. Nas outras regies as taxas so menores do que a registrada no Nordeste. No Centro-Oeste, 43% da populao negra com idade a partir de 65 anos so analfabetos. No Norte, 42%, no Sul, 39% e no Sudeste 33%.

Educao Infantil

25,5% das crianas brancas e amarelas de 0 a 3 anos frequentam a escola 20,5% das crianas negras e pardas de 0 a 3 anos frequentam a escola

Fonte: Pnad 2011 - Elaborao: Todos Pela Educao

Educao de adultos

Entre os mais jovens, com idade que vai de 15 a 29 anos, as taxas de analfabetismo na populao negra caem consideravelmente. Fica em 6% no Nordeste, 2% no Norte, no Centro Oeste e na Regio Sul e 1% no Sudeste. Na soma do pas, 3% dos negros com idade de 15 a 29 anos no sabem ler nem escrever. Na faixa de 30 a 64 anos o percentual sobe para 15%.

Fonte: http://www.sae.gov.br/site/?p=11130#ixzz2zjg9MBDl

Constata-se com facilidade que negros so menos escolarizados que no ne-gros: Em 2011-2012, enquanto 27,3% dos afro-brasileiros ocupados no haviam concludo o ensino fundamental e apenas 11,8% contavam com o diploma de ensino superior, entre os no negros esses percentuais eram, respectivamente, de 17,8% e de 23,4%. Dieese,2013

Analfabetismo

De acordo com o Censo Demogrfico 2010, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica) existem grandes diferenas na taxa de analfabetismo entre as categorias de cor e raa.

Enquanto para o total da populao, a taxa de analfabetismo de 9,6%, entre os brancos de 5,9%. J entre pretos, o total sobe para 14,4% e entre pardos para 13%. O nmero de negros ou pardos que esto entre os 14,4 milhes de analfabetos brasileiros de 10 milhes, o que representa 69,4% do total. De acordo com a Sntese de Indicadores Sociais 2007, divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), o analfabetismo atingia, em 2006, 6,5% do total de brancos e 14% do total da populao negra e parda, considerando-se a idade de 15 anos ou mais. O analfabetismo funcional tambm era muito menor para brancos (16,4%) do que para negros (27,5%) e pardos (28,6%). A mdia de anos de estudo da populao de 15 anos ou mais de idade mostrava uma vantagem de 2 anos para brancos (8,1 anos de estudos), em relao a negros e pardos (6,2).

Acesso ao Ensino superior

Segundo dados levantados pelo Ipea para o Boletim Polticas Sociais: acompanhamento e anlise n 19, disponveis no site criado por ocasio da programao em torno do Ano Internacional dos Afrodescendentes www. ipea.gov.br/igualdaderacial , no ano de 1992, apenas 1,5% dos jovens negros nesta faixa etria estavam na universidade. Em 2009, eram 8,3 %. Entre os jovens brancos, as matrculas lquidas triplicaram no mesmo perodo de 7,2% para 21,3%. A frequncia dos jovens negros na universidade, que correspondia a 20,8% da frequncia dos brancos em 2002, passou a corresponder a 38,9% em 2009

Segurana/Violncia / extermnio da Juventude negra

Dois teros das pessoas assassinadas no Brasil so negras, ou: A chance de um adolescente negro ser assassinado 3,7 vezes maior em comparao com os brancos, ou ainda: De cada 3 vtimas e assassinatos, 2 so negros.

Ora, se considerarmos que, segundo o prprio estudo, 36.735 brasileiros de entre 12 e 18 anos sero assassinados at 2016, poderamos formular outra manchete: De cada 100 vtimas e assassinatos, 70 so negros. Poderamos fazer contas simples que chegariam aos seguintes dados: 25.714 jovens negros sero assassinados em 3 anos, o que equivale a mais de 8.570 por ano ou a 715 por ms! Analogia perfeita: Trs avies lotados de jovens negros, caindo todos os meses nos prximos trs anos, sem nenhum sobrevivente.

A cada trs assassinatos no Pas, dois vitimam negros;

A possibilidade de o negro ser vtima de homicdio no Brasil maior inclusive em grupos com escolaridade e caractersticas socioeconmicas semelhantes.

A chance de um adolescente negro ser assassinado 3,7 vezes maior em comparao com os brancos.

Assassinatos atingem negros numa proporo 135% maior do que os no-negros; Enquanto a taxa de homicdios de negros de 36,5 por 100 mil habitantes, no caso de brancos, a relao de 15,5 por 100 mil habitantes;

H uma perda na expectativa de vida devido violncia letal 114% maior para pessoas negras; Enquanto o homem negro perde 20 meses e meio de expectativa de vida ao nascer, a perda do branco de oito meses e meio;

Pelo menos 36.735 brasileiros de entre 12 e 18 anos sero assassinados at 2016, maior nvel desde que o ndice comeou a ser medido em 2005, quando a taxa era de 2,75 adolescentes assassinados por cada mil. Fonte: A pesquisa do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea) divulgada na ltima quinta-feira, 17/10/2013

Segundo as recentes estimativas populacionais, para o ano de 2011 o pas contava com um contingente de 34,5 milhes de jovens na faixa dos 15 aos 24 anos de idade. Esse quantitativo representa 18,0% do total dos 192,3 milhes de habitantes que o IBGE projetava para o pas nesse ano.(Mapa da Violncia,2013).

Estruturao da violncia homicida. Os nveis de violncia que ceifam a juventude das capitais chegam, em diversos estados, a limites absurdos.A situao da regio Centro-Oeste bem mais heterognea. Goinia apresentando um

elevando crescimento: 100,9%.De forma geral o nmero de vtimas brancas caiu de 18.867 em 2002 para 13.895 em 2011, o que representou um significativo decrscimo: 26,4%. J as vtimas negras cresceram de 26.952 para 35.297 no mesmo perodo, isto , um aumento de 30,6%. Assim, a participao branca no total de homicdios do pas cai de 41% em 2002, para 28,2% em 2011. J a participao negra, que j era elevada em 2002, 58,6%, cresce mais ainda, vai para 71.4%. Com esse diferencial a vitimizao negra passa de 42,9% em 2002 nesse ano morrem proporcionalmente 42,9% mais vtimas negras que brancas para 153,4% em 2011, em um crescimento contnuo, ano a ano, dessa vitimizao.

O nmero de homicdios de jovens brancos cai de 6.596 em 2002, para 3.973 em 2011: queda de 39,8%, bem maior que a do conjunto da populao, que foi de 26,4%. J as vtimas negras entre os jovens cresceram de 11.321 para 13.405, isto , um aumento de 24,1%. Assim, a participao dos jovens brancos no total de homicdios juvenis do pas cai de 36,7% em 2002, para 22,8% em 2011. Por sua vez, a participao dos jovens negros, que j era muito elevada em 2002, 63%, cresce ainda mais, indo para 76,9%. Com esse diferencial de ritmos, a vitimizao de jovens negros passa de 71,6% em 2002 nesse ano morrem proporcionalmente 71,6% mais jovens negros que brancos para 237,4% em 2011, maior ainda que a pesada vitimizao na populao total, que nesse ano foi de 153,4%.

Fonte: Mapa da violncia-2012

Racismo Institucional

Como mostra a Pesquisa Nacional de Vitimizao, 6,5% dos negros que sofreram uma agresso no ano anterior tiveram como agressores policiais ou seguranas privados (que muitas vezes so policiais trabalhando nos horrios de folga), contra 3,7% dos brancos (IBGE, 2010) em relao a condutores de veculos que mais levanta suspeita a de uma pessoa de cor preta dirigindo um carro de luxo: trata-se de uma situao de suspeita para 21% dos policiais militares, enquanto um branco dirigindo um carro de luxo levantaria suspeita para apenas 2,6% dos entrevistados (Barros, 2008, p. 139).A esmagadora maioria dos beneficirios do Brasil Sem Misria de negros, comprova levantamento do governo federal

Vous aimerez peut-être aussi